Tem algum vídeo sobre mapas de sensibilidade da linha costeira, ESI maps?
@vicentecostacosta855Ай бұрын
obrigado, os vídeos vão ajudar muito para o meu artigo
@alexwink1Ай бұрын
Bom dia. Quando abro o Modelador Gráfico a tela inicial que aparece é diferente da que aparece no vídeo. Aparece uma tela menor, sem o quadro de propriedades. Alguém pode me dizer como corrigir?
@ricardozely92682 ай бұрын
Bom dia! Você faria um mapa de APP de Topo de Morro para um terreno da nossa pousada? Qual seria o valor? Muito obrigado!
@opengisog2 ай бұрын
Olá, Ricardo. Envia para o e-mail [email protected] um ponto de sua área. Pode ser google earth (kmz).
@larissakauane36203 ай бұрын
Qual licenciamento ambiental para solicitar dupla tarifa de energia ? No caso para uma plantação tao me pedindo um licenciamento ambiental...
@opengisog3 ай бұрын
Se for para interligação de energia pela ENEL, basta que você solicite uma declaração de isenção de licença ambiental. Se o local da ligação se localizar em unidade de conservação, será necessária uma autorização do órgão que administra a unidade. E se for uma empresa cuja atividade seja passível de licenciamento, deverá ser solicitada a referida licença.
@marcellobreves3 ай бұрын
Excelente. Obrigado!
@MayaraMarinho-c3o4 ай бұрын
Me achou muitooooooooooooooooooooooo
@opengisog4 ай бұрын
Obrigado, Mayara. Continue acompanhando o canal.
@adery1004 ай бұрын
Muito bom vídeo. Dá para usar esse método mapa gerar mapa de risco de inundação?
@opengisog3 ай бұрын
Olá, Adery. Dá sim. Procura no google o trabalho intitulado APLICAÇÃO DO MÉTODO PROCESSO ANALÍTICO HIERÁRQUICO (AHP) PARA MAPEAMENTO DE RISCO DE INUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RIBAS DO RIO PARDO/MS. Ele explica bem.
@adery1002 ай бұрын
@@opengisog Muito obrigado, e mais uma vez, muito bom o conteúdo.
@lucasguedescosta73254 ай бұрын
o dado de Fator R que eu gero não aparece na tela. Consta como executado e aparece no campo de camadas mas não consigo visualizar. Consta como banda 1 e não há diferença entre os valores o limite minimo fica igual ao máximo. Interpolei 50 pontos. Sabem o que pode ser esse erro?
@opengisog4 ай бұрын
Oi Lucas, tudo bem? Eu não sei exatamente qual o problema, mas pode ser relacionado à projeção, pois a depender do tipo de operação, exige-se coordenadas planas. Precisaria de mais detalhes.
@pauloamaral84095 ай бұрын
Bom dia, Ulisses! Qual foi a fonte de solos usada em seu trabalho? Estou modelando com o Swat+ (doutorado) com uma bacia vizinha a sua (do Açude Jaburu I).
@opengisog5 ай бұрын
Paulo, manda e-mail para [email protected] que te envio os arquivos que usei.
@matheusfiocco69795 ай бұрын
grandíssimo mestre!! obrigado por compartilhar sua sabedoria
@opengisog5 ай бұрын
Obrigado, Matheus. Forte abraço.
@warlenlibrelon23946 ай бұрын
Excelente vídeo. Poderia enviar o título do artigo da referência Barbosa et al. 2015 que trata dos valores de CP?
@opengisog5 ай бұрын
Obrigado, Warlen. Segue título: Aplicação da Equação Universal de Perda do Solo (USLE) em Softwares Livres e Gratuitos
@MilenaAzevedo-y9c6 ай бұрын
Quais as referências dos cálculos?
@karlalobato84986 ай бұрын
Os fatores de comprimento da encosta (L) e inclinação do declive (S) foram obtidos, respectivamente, por meio da metodologia de Desmet e Govers (1996) (Equação 6) e McCool et al. (1987) (Equações 8 e 9). Por meio do produto desses fatores, em um ambiente SIG, foi possível obter o fator topográfico LS. DESMET, P. J. J.; GOVERS, G. (1996). A GIS procedure for automatically calculating the USLE LS factor on topographically complex landscape units. Journal of soil and water conservation, v. 51, n. 5, p. 427-433. McCool, D. K. et al. (1987). Revised slope steepness factor for the Universal Soil Loss Equation. Transactions of the ASAE, v. 30, n. 5, p. 1387-1396. McCool, D. K. et al. (1989). Revised slope length factor for the Universal Soil Loss Equation. Transactions of the ASAE, v. 32, n. 5, p. 1571-1576
@RafaelBernardi-cw4xu6 ай бұрын
Parabéns. Sou iniciante em QGIS e me deparei com alguns erros ao realizar a rotina, o que me impediu de finalizar a análise. Teria disponibilidade em realizar trabalho profissional para avaliar uma área litorânea específica de Santa Catarina?
@opengisog5 ай бұрын
Olá, Rafael. Infelizmente eu não tenho condições de prestar serviço profissional por questões de tempo. Mas você pode descrever o seu problema?
@DeboraSantos-mz2kb6 ай бұрын
Uma duvida genuina, quando colocou 300 para a medição das bacias, levou em consideração sua área que deve ter poucos rios e etc. no caso de uma cidade na amazonia, onde se tem niveis mais baixos de topografia e maiores numeros de rios, qual numero indicarias colocar?
@rafaelfrutuoso81996 ай бұрын
Parabéns pela a explicação, excelente!
@luanacastellani35276 ай бұрын
Boa noite, poderia disponibilizar suas referencias de K e CP? não estou achando
@opengisog6 ай бұрын
Olá, Luana. Manda e-mail para [email protected] que te respondo com os materiais.
@thiagoasl48587 ай бұрын
Muito bom! Parabéns! Tenho uma dúvida em casos onde a base de dados o solo está como área urbana ou água, qual dado de grupo incluir na tabela?
@opengisog7 ай бұрын
Eu te recomendaria generalizar para o tipo de solo que deveria estar ali, já que as categorias de uso e cobertura são tratadas no dado de uso e cobertura que serão combinados com os dados de solo.
@manoelluisdasilvaneto53348 ай бұрын
Para aqueles que estiverem tentando calcular o 'DifZ' na estapa: 'Matriz de distância' e não estiverem conseguindo, sugiro que exportem o shapefile para planilha excel, faça o cálculo da diferença e só depois façam o Join
@manoelluisnetosilva59878 ай бұрын
Muito bom, fui aluno do professor Ermano Falcão.
@hermogens69658 ай бұрын
Oh amigo, poderia disponibilizar as referências da tabela dos fatores K que mencionou no vídeo ? N acho.
@opengisog6 ай бұрын
Olá. Manda e-mail para [email protected] que te respondo com os materiais.
@miguelcaetanovargem95198 ай бұрын
Olá boa tarde. Parabens pelo conteúdo. Como eu faço para obter o uso e ocupação do solo em shapefile?
@opengisog8 ай бұрын
Olá, Miguel. Você pode baixar o dado de uso e cobertura no formato raster (MapBiomas, por exemplo), recortar sua área e depois converte em shapefile.
@miguelcaetanovargem95198 ай бұрын
@@opengisog Mais uma coisa... onde voce baixou a camada solos? foi pelo IBGE?
@opengisog8 ай бұрын
@@miguelcaetanovargem9519 não tenho 100% de ctz, mas usei do órgão estadual que fez o levantamento, mas o dado do IBGE tbm pode ajudar demais a depender da escala.
@miguelcaetanovargem95198 ай бұрын
@@opengisog Muito obrigado
@AlineMoraes-j7p8 ай бұрын
Olá! Qual a versão do QGIS que você usa nesse vídeo?
@opengisog8 ай бұрын
Olá. 3.16
@emillyaraujo10419 ай бұрын
este vídeo salva vidas
@mariaeduardapinheiro89509 ай бұрын
O EPSG tem que ser sempre sobre o Mercator ?
@joseaugustoguimaraes989110 ай бұрын
Amigo, tudo bem? Como eu estava tendo problemas com o SAGA (tanto ele quanto o SAGA Next Gen), acabei adaptando a fórmula apresentada por você para o cálculo de S e utilizei a própria calculadora raster que vem com o software QGIS. Assim, ficou escrita da seguinte maneira: if ((tan("Declividade@1"*0.01745)< 0.09), 10.8*sin("Declividade@1" * 0.01745)+0.03, 16.8*sin("Declividade@1"*0.01745)-0.5) Acabei gerando um mapa aparentemente decente, bem parecido com o mapa de declividade. Você acha que eu teria algum tipo de prejuízo por fazer dessa forma? Abraços! Parabéns pelos vídeos, estão me ajudando bastante no TCC.
@lucasguedescosta73254 ай бұрын
Também tive problema com o SAGA Next Gen. Fiz como você e usei a calculadora raster para calcular o fator. Apliquei essa mesma fórmula que você citou. Tenho uma dúvida: Como você calculou o fator LS? Valeu!!
@BárbaradeMeloPortela10 ай бұрын
Ulisses, qual o nome do artigo de Soares et al, 2017 da tabela de valores do CN?
@opengisog10 ай бұрын
Oi Barbara! O artigo e EFICIÊNCIA DO MÉTODO CURVE NUMBER DE RETENÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS
@felipemagalhaes656210 ай бұрын
o vídeo é muito bom, falei contigo no instagram pra tirar uma dúvida, se puder responder agradeço
@pablocasella392811 ай бұрын
Quando calculo declividades acima de 25 graus, o resultado é que não há áreas com essa declividade. Consequentemente, quando multiplico "morro_maior_100m" pela "dec_media_maior_25" o resultado está dando nenhuma área. Tenho dois estranhamentos em relação ao que relatei: 1) não haver dec maior que 25 numa área montanhosa (variações de 0 a 1000m em 50km) ; e 2) o resultado da multiplicação dar nenhuma área (esperava que resultassem, ao menos, os morros acima de 100m). Alguém palpita qual foi meu erro?
@manoelluisdasilvaneto53347 ай бұрын
tem certeza que vc n marcou a opção de declividade em 'porcentagem' em vez de graus? a única explicação que penso no momento, más estarei repetindo esse procedimento em breve e se conseguir identificar algo, comentarei aqui.
@lucasuchoa0211 ай бұрын
Que aula maravilhosa! Agradeço imensamente pelo conteudo meu caro.
@opengisog11 ай бұрын
Obrigado, Lucas. Continue acompanhando o canal! Um abraço!
@FernandaBELSTMRIO Жыл бұрын
Sempre me perguntei sobre o critério do raio, mas sempre me dizia, é tentativa e erro. Então, o vídeo ajudou muito. Agora, não consigo passar da fase de classificação por quebras naturais do shape. O meu sempre trava. O que fazer?
@opengisog Жыл бұрын
Olá, Fernanda. Tudo bem? Infelizmente o QGIS não tem esse algoritmo ainda. Já era tempo de eles criarem. Esse "jeitinho" que dei, pois o algoritmo está disponível para vetores, exige muito processamento por parte do computador. Então, a depender da área ele trava mesmo. Uma outra possibilidade é usar o arcgis, caso você tenha, pois ele roda tranquilamente no próprio raster sem precisar converter em pontos. Outra opção é fazer no R. Caso você deseje, posso te enviar um script.
@FernandaBELSTMRIO Жыл бұрын
@@opengisog olá, obrigada pela rápida resposta. Se você puder enviar o script eu agradeço muito.
@opengisog Жыл бұрын
@@FernandaBELSTMRIO # Carregue as bibliotecas a serem usadas library(raster) library(classInt) # Acessas o raster que será reclassificado mde <- raster("CAMINHO/nome.tif") # Determinar as quebras e salvar o arquivo resultante. O número de classes fica a seu critério. Você pode escolher outros estilos tbm ("fixed", "sd", "equal", "pretty", "quantile", "kmeans", "hclust", "bclust", "fisher", "jenks", "dpih", "headtails", "maximum", or "box"). num_classes <- 5 # Número de classes desejadas breaks <- classIntervals(values(mde), n = num_classes, style = "jenks") img_rec <- reclassify(mde, breaks$brks) writeRaster(reclassified_raster, filename = "CAMINHO/nome_rec.tif", format = "GTiff", overwrite = TRUE)
@FernandaBELSTMRIO Жыл бұрын
@@opengisog muito grata pelo envio. ❤
@gustavomaiarocha2049 Жыл бұрын
Ola, boa tarde! Qual versao do qgis esta usando no vídeo? Obrigado
@opengisog Жыл бұрын
Olá! Versão 3.16
@gustavomaia3601 Жыл бұрын
Boa tarde! excelente vídeo, muito didático... consigo essa planilha de fator R com o Sr? Muito obrigado e no aguardo
@gustavomaia3601 Жыл бұрын
BOA NOITE ! QUAL VERSÃO DO QGIS VC ESTA USANDO NO VÍDEO? OBRIGADO E NO AGUARDO
@opengisog Жыл бұрын
@@gustavomaia3601 manda email para [email protected]. A versão foi a 3.16.
@AugustoFadu Жыл бұрын
Assim que eu terminar minha dissertação coloco o link dela aqui pra da uima olhada! muito obrigado ♥
@AugustoFadu Жыл бұрын
eU TE AMO, CARA !!
@opengisog Жыл бұрын
Tamo junto! Espalha o canal para seu grupo! Em breve, mais vídeo excelentes! Um abração!
@mayaramariadearrudagomes8460 Жыл бұрын
Excelente metodologia!!
@henrique7999 Жыл бұрын
Conteúdo enriquecedor. Parabéns pela aula!
@opengisog Жыл бұрын
Obrigado, Henrique. Continue acompanhando o canal.
@julianagiselegottschalkpet6016 Жыл бұрын
Grata pelo material didático e objetivo 😉
@opengisog Жыл бұрын
Obrigado, Juliana. 🙂
@yaguarazu Жыл бұрын
Excelente o seu conteúdo e a apresentação, muito obrigado !! Moro numa região com declividade média de 40%, ficou quase tudo com IDR "muito forte"... Vou ver com o método do Crepani como fica. Uma pergunta, por que “meias-bacias” e não “rótulo único para cada bacia”, com o r.watershed do Grass? Dos trabalhos entendi que deve-se considerar as duas vertentes nos cálculos de comprimento e largura da bacia.
@opengisog Жыл бұрын
Olá, João. Obrigado pelo seu comentário. Muito pertinente a sua colocação. Basicamente, a diferença entre as “meias-bacias” e “rótulo único para cada bacia” é que a primeira mapeia as áreas de contribuição de cada rio/riacho individualmente no contexto de uma bacia maior. É mais específica do que a ferramenta “rótulo único para cada bacia” que mapeia a bacia considerando a área de contribuição do segmento maior (maior ordem). Mas como a aplicação feita é experimental, certamente podem ser feitos testes para análise do que apresenta melhor desempenho para expressar a realidade. Talvez, de fato, a ferramenta “rótulo único para cada bacia” possa representar melhor, mas é importante a validação do produto. É testar!! Espero ter ajudado!
@AugustoFadu Жыл бұрын
Meu Deus, Cara Eu te amo ♥ De verdade !
@opengisog Жыл бұрын
Opaaa! O amor está no ar!! Um abração!! Espero tê-lo ajudado!
@AugustoFadu Жыл бұрын
incrivel !! Ótimo trabalho !!!
@opengisog Жыл бұрын
Obrigado Augusto!!!
@AugustoFadu Жыл бұрын
Muito bom esse vídeo !!! Obrigado !!
@ottonelli_music Жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso meu caro, muito obrigado pela explanação
@andrepedrogarrido1340 Жыл бұрын
Opa. Estou com uma dúvida, Ulisses. Por que deve-se normalizar os valores dos rasters? É obrigatório para a aplicação da metodologia?
@opengisog Жыл бұрын
André, a normalização ela resolve o problema de os diferentes dados (declividade e moradias, por exemplo) estarem em diferentes unidades (percentual e distâncias). Ela permite que eles sejam ponderados proporcionalmente dentro de um mesmo intervalo.
@arquiteturastudents6347 Жыл бұрын
como encontro os dados da minha cidade em pontos?
@lysnegirao5591 Жыл бұрын
Olá. Eu tenho uma dúvida no processo de normalização que você fez. Na metodologia do trabalho em que você se baseou, a equação de normalização é multiplicada por um fator chamado intervalo de normalização, ficando: (Raster - menor valor) /(maior valor - menor valor) * intervalo_normalizado. Você considerou esse intervalo normalizado na calculadora raster?
@opengisog Жыл бұрын
Olá, Lysne. Boa pergunta. O intervalo normalizado é o limite máximo que o valor poderá assumir. No meu caso, como meus dados eu optei por valores entre 0 e 1, o intervalo no caso seria 1. Se vc desejar variar de 0 a 100, multiplique por 100. Se desejar com 256, multiplique por 256. Espero ter ajudado!
@lysnegirao5591 Жыл бұрын
@@opengisog Muito obrigada pela explicação. Foi esclarecedora 😊
@cleoheck6218 Жыл бұрын
Não consegui fazer, não estou conseguindo gerar a dissecação do relevo pela drenagem.
@vitormatos4763 Жыл бұрын
não funcionou. o GPS visualizer gera uma planilha toda bagunçada cheia de códigos que não podem ser separados na importação do csv pelo qgis.