Eu tenho esse livro e estudei ele para a prova do mestrado em estudos culturais e passei e entrei no programa faz vídeo sobre o livro do homi bhabha o local da cultura que tem características parecidas com pode o subalterno falar da gayatri spivak sensacional esses conceitos de decolonialidade e estudos subalternos e esse livro é maravilhoso excelente para uma boa leitura e reflexão e entendimento dos conceitos
@alinotic Жыл бұрын
Amigo, use pontuações, fica difícil ler seu comentário sem elas. Ajude os colegas a interagirem contigo. Bom mestrado!
@elzeberpaizflores63437 ай бұрын
@@alinoticOi boa tarde, sim desculpa, é que na ocasião acabei escrevendo rápido, por isso acabei não tendo tempo de arrumar o que havia escrito, mas muito obrigado pelas dicas. Sobre o mestrado já conclui ele Graças a Deus, agora estou é pensando em um programa de Doutorado para dar sequência como pesquisador acadêmico, abraços e Fica Com Deus.
@janiasouza83537 ай бұрын
Eu entendi tudo que você escreveu. Muito obrigada pela sua generosidade em nos indicar um livro tão importante. É preciso decolonizar as mentes.
@elzeberpaizflores63437 ай бұрын
@@janiasouza8353 sim isso é realmente fundamental, ótimo que possamos ter esse espaço para proporcionar interação, ainda que de forma remota, porém, contribui muito para o processo de ensino e aprendizagem, abraços, que Deus a abençoe sempre, a você e a toda a sua família. ❤️🙏
@janiasouza83537 ай бұрын
@@elzeberpaizflores6343 , muito obrigada. Desejo o mesmo a você e sua família. Abraços.
@adrianomichalovicz Жыл бұрын
Muito bom, muito obrigado! Somos da familia unespar ❤ estou no programa de mestrado em musica, e minha pesquisa é sobre musicos brasileiros wue estudam musica indiana, e quanto mais me aprofundo na historia da Índia, mais me interesso pelos estudos subalternos (citado por alguns autores), mas não sabia por onde começar , com seu video tive uma boa direção para iniciar este estudo, obrigado
@clarabastos53414 жыл бұрын
Meu deus eu vou fazer uma live sobre a juventude periférica nas universidades, o preto no mundo branco, de dentro pra fora, como é estar num lugar de cotas indesejáveis, e o final do vídeo foi tudo! Nós só seremos livres quando nos organizamos e falarmos com a nossa língua, fora isso, enquanto nos convertermos para falar academiques seguiremos silenciados! Mt obrigada, foi de MT serventia!!!
@SociologiaAnimada4 жыл бұрын
Que massa, Clara! Spivak é super importante neste debate mesmo! Depois de uma pesquisada em outros autores, como Ramon Grosfoguel! Você vai curtir demais, tenho certeza! Uma boa live para você, vai dar tudo certo! Ah, e da uma olhada na descrição deste vídeo, tem uma errata lá!
@otempoeimplacavel57672 ай бұрын
Ademiques é imbecilidade...não é língua. É linguagem de gueto.
@suenyacosta46325 жыл бұрын
Que ótimo! Façam mais vídeos sobre estudos decoloniais.
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Sue Costa oi Sue! Sim sim! Com certeza faremos mais vídeos sobre os decoloniais! O próximo será Edward Said! Acho que daqui umas 3 semanas sai um vídeo dele!
Caraca, que legal, Karina! Que bom que ajudou. Sabemos que não há muito material visual sobre a Spivak!
@lorranlima9755 жыл бұрын
parabéns, acabei de ler o livro.
@coronatempo7214 жыл бұрын
Por favor não é correto falar de "decolonial" em relação aos trabalhos da Spivak. Ela é pós colonial. A decolonialidade é uma escola de pensamento Latino Americana, a (M/C) Modernidade/Colonialidade que tem como autores principais o sociólogo Anibal Quijano, o filósofo e semiologo Walter Mignolo, o filósofo Enrique Dussel, o sociólogo Ramon Grosfoguel, entre outros. Existe até um debate sobre as diferenças dessas duas correntes de estudo. Faça, por favor, um vídeo sobre a "colonialidade do poder, do saber, do ser", ou seja, sobre a DECOLONIALIDADE. Obrigado.
@SociologiaAnimada4 жыл бұрын
Olá Atineli! Sim, sabemos disso! Recentemente escrevemos um roteiro sobre a decolonialidade e percebemos esse pequeno deslize! Acontece ne? Quando tudo voltar ao normal, conseguiremos produzir novos vídeos! Obrigado pela crítica detalhada!
@coronatempo7214 жыл бұрын
@@SociologiaAnimada Muitíssimo obrigado. E, parabéns pelo belo trabalho e a gentil atenção com o público. Bravo! 👍😎
@SociologiaAnimada4 жыл бұрын
Eu que agradeço a atenção e cuidado no comentário positivo que fizeste!
@tiagocalazanssimoes96173 жыл бұрын
cê tbm pode fazer mano/mana/mane. Afinal, como trabalham Deleuze e Guattari na perspectiva do N - 1, as pluralidades são feitas por repetições de diferença dos mesmos e diferentes.
@coronatempo7213 жыл бұрын
@@tiagocalazanssimoes9617 Exato. A escola de pensamento decolonial não se apoia nesses autores eurocentricos. Questão de coerência e de posicionamento. Caso contrário esta não existiria. Leia Quijano. Aqui www.ihu.unisinos.br/188-noticias/noticias-2018/579677-o-legado-de-anibal-quijano-para-o-pensamento-latino-americano-descolonizado
@juliomerisi19145 жыл бұрын
Conheci agora há pouco seu canal, e posso dizer que esse vídeo foi excelente. Estou lendo Spyvak, retomando meus estudos em Filosofia, graduação minha da década de 90. O livro é "pesado" hehehe...denso, mas interessantíssimo e evita, a todo momento, cair na linguagem chula para se fazer entender. Méritos também da tradutora. Vida longa ao Canal!!
@SociologiaAnimada4 жыл бұрын
Que massa, Augusto! Retomar estudos é sempre uma ótima escolha se fazer!
@henriqueamorimsoares23904 жыл бұрын
Excelente!
@fabianagelard34715 жыл бұрын
Pós-colinialidade e Decolonialidade são perspectivas diferentes...
@SociologiaAnimada4 жыл бұрын
Olá Fabiana! Sim sim, sabemos dessa realidade. Quando falamos no vídeo sobre isso, tentamos apresentar que existem estudos que consideram um foco não-eurocêntrico para a discussão. Caso tenha soado diferente, pedimos perdão pelo vacilo. Mas iremos fazer outros vídeos que aprofundem essas perspectivas! Obrigado pelo comentário.
@itailanecarvalho5961 Жыл бұрын
obrigado pelo vídeo, li o livro e tive bastante dificuldade na compreensão. Voltarei na leitura.
@ileizifiorelli27505 жыл бұрын
Obaa!! Estava com saudades. Excelente escolha. Nao conheço essa teorica. Vou ler. Obrigada
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Ileizi Fiorelli uhuuul! Nós também estávamos morrendo de saudades dessa correria deliciosa que é lançar vídeos toda semana! A escolha da Spivak foi sugestão do Alex Eleotério! Daí, com a ajuda dele, conseguimos sistematizar as ideias da autora! A proposta teórica dela é bem bacana! Um abração!
@eglysterfane80915 жыл бұрын
Adorei o vídeo e o canal. Parabéns e obrigada!
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Egly Stérfane nos que agrademos o carinho, Egly!
@crieconsciente5 жыл бұрын
obrigada pelo vídeo! me ajudou mto en um seminário
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Que ótimo, Ana! Ficamos felizes que o nosso trabalho ajudou!
@belacristina20115 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Elucidador e muito bem montado
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Livro, leve e solta obrigado! Ficamos felizes que tenha ajudado e gostado!
@biancamenezes64932 жыл бұрын
Muito boa a síntese!
@mayaraoliveira16925 жыл бұрын
Sou professora de Sociologia e encontrei esse canal, foi uma surpresa achar um canal no youtube que aborda de maneira sistemática e lúdica temas pertinentes na sociologia. Por mais vídeos assim. Obrigada por disseminar um conteúdo tão bom!
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Mayara Oliveira que legal, Mayara! Ficamos felizes que os docentes também passam por aqui! É que bom que o conteúdo esta positivo ao seus olhos! Muito obrigado por nos acompanhar!
@helenadefatimalucamba44323 жыл бұрын
Bravo 😱, ajudou muito
@ConradoDess5 жыл бұрын
Muito bom!
@fabiooliverira15 жыл бұрын
Muito interessante esse breve resumo sobre o pensamento dessa pensadora indiana. Eu só fiquei confuso num ponto: Ela considerar Deleuze e Foucault como nomes centrais da universalização de um modelo hegemônico de humano. Nesse quesito Kant e Hegel foram muito mais danosos.
@williamsantosdeoliveira10545 жыл бұрын
Também concordo porque Kant e Hegel tinham uma perspetiva universalista.
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Fabricio Oliveira pois é, Fabrício! Concordo com vc! A minha hipótese é de que ela quis travar um embate mais contemporâneo. Mas é uma suposição!
@genicefortunato5 жыл бұрын
Excelente vídeo!
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Obrigado, Genice!
@tiagocalazanssimoes96173 жыл бұрын
Esse vai entrar na aula de hoje.
@roseane_mundo4 жыл бұрын
Excelente 👏🏾👏🏾👏🏾
@marcioramosfoto5 жыл бұрын
Boa apresentação. Aguçou minha curiosidade. Entrevisto muita gente de movimentos sociais e tradições culturais, e é difícil conversar com os "subalternos" eles mesmo pensam que é sempre o líder que deve falar, se negam ou se calam por ignorância ou respeito e justificam seu silencio; a liderança acredita muitas vezes que é a unica voz que deve ser ouvida e que representa toda complexidade da comunidade. e isso acontece em outras esferas, familiar, nas classes sociais e intelectuais, internacionais, etc. É isso?
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Marcio Ramos isso ae, Márcio! Uma das ideias da autora e que apresentamos no vídeo é isso mesmo!
@mathavila5 жыл бұрын
Vão continuar falando de colonialidade no futuro? Estou a espera do Aníbal Quijano então kkkkk
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Com certeza, Matheus! A nossa intenção este ano é resgatar autores que fogem do eixo Europa EUA, ou que questionam essa hegemonia! Sendo assim, não tem como não cairmos nos teóricos da colonialidade! Já tínhamos pensando em um episódio do Edward Said, mas podemos pensar um sobre o Quijano também! Valeu pela sugestão, meu querido!
@wocj165 жыл бұрын
Excelente.
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Wanessa Oliveira valeu, Wanessa!
@sdaniela04 жыл бұрын
pensamento decolonial e pós colonial NÃO é a mesma coisa a spivak não se enquadra em decolonial
@SociologiaAnimada4 жыл бұрын
Olá Daniela! Sim, nós cometemos este deslize teórico quando fizemos o vídeo! Sabemos do equívoco, mas, em virtude da pandemia, o projeto está suspenso e não conseguimos fazer outro para corrigir. Obrigado pela dica.
@sdaniela04 жыл бұрын
Sociologia Animada eu entendo pessoal, acho q vale ao menos uma errata na descrição no vídeo
@SociologiaAnimada4 жыл бұрын
Ok! Providenciaremos!
@cicerolopes32635 жыл бұрын
Parece ser um nome masculino... Bom vídeo 👍
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
É um nome indiano, Izaac, por isso a estranheza que temos! Mas as ideias delA são show de bola. Sem querer fomentar a pirataria, você consegue encontrar o livro dela em PDF na internet! Estamos aí para trocarmos ideias!