Essa aula foi de grande auxílio para o meu trabalho e para o meu repertório, muito obrigado e boa sorte com o canal!
@rrsilva34344 жыл бұрын
vc é músico é??
@danielemarcelinorafael11634 жыл бұрын
O sociólogo Gilberto Freyre, procurava entender do que era feito o Brasil. A forma como ele tenta mostrar isso, a questão da miscigenação no país é muito positiva. De certo modo ele apresentava uma relação harmoniosa entre senhores e escravos, apesar da relação de escravidão entre os dois. E isso nos faz pensar no que o Brasil é hoje, uma "mistura", que por sinal é muito boa. Por fim, Freyre nos serve como referência para estudos e como base para muitas reflexões.
@khaleozacarias29083 жыл бұрын
Gilberto, o Freyre do bem!!
@laurietejunior53394 жыл бұрын
Por meio do vídeo e explanação em nossas aulas de Antropologia Cultural, pode ser observado um pouco sobre Gilberto Freyre, suas obras, pensamentos e vida deste sociólogo, antropólogo, deputado e professor universitário brasileiro, o qual abordava e fazia afirmações duras a respeito da prostituição e da depravação dos colonizadores com as escravas, utilizando do recurso literário para abordar está temática, uma das suas obras mais famosas é “Casa-Grande e Senzala". Um dos principais influenciadores de Freyre é o antropólogo alemão Franz Boas, ele é considerado o “pai da antropologia americana”. Gilberto Freyre tem o enfoque direcionado ao comportamento dos indivíduos enquanto elucidadores da cultura, e não às instituições e seu funcionamento. Assim, as diversas formas de contato: interação, assimilação, aculturação, difusão, bem como as linguagens, são os elementos de apreensão da realidade.
@cortesdocortex19695 жыл бұрын
Ótimo vídeo
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
lucas Emanoel valeeeeeu!
@marianasoaresdecarvalho23745 жыл бұрын
Amo esse canal!
@mariastella37975 жыл бұрын
Muito bom o vídeo. Parabéns! =)
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Maria Stella obrigado, Maria Stella! Valheus!
@roselysobralgimenezpolvani46433 жыл бұрын
Amei
@joaohenrique76279 ай бұрын
explicou bem
@ambi46245 жыл бұрын
Perfeito
@BruceWADAS3 жыл бұрын
Gostei do vídeo, muito bem feito. Sugestão: falem também sobre o Luso-tropicalismo. Acredito que é pertinente.
@carlseygel94603 жыл бұрын
Eu desconto de Freire quando ele disse que foi mais brando! O que ocorreu foi que devido á colonização portuguesa é que o português ele consegue conviver com antagonismo por exemplo em Angola havia muitos ativistas pela descolonização de origem mestiça! Os portugueses são um povo muito misturado eles são o povo europeu mais miscigenado da Europa! Eles tem mistura com mouros, berberes islâmicos, Eles são misturados com uma série de outros povos, o fim da (e mesmo antes)escravidão o português e simplesmente se misturaram eles não tem problemas em se misturar mesmo com aqueles que lhe são antagônicos de certa forma! Enquanto os ingleses por exemplo não queriam se misturar e e segregavam, os ibérico sobretudo os portugueses se misturavam! Por exemplo via imigrantes portugueses aqui e se misturavam com africanos indígenas e outros nativos! Os portugueses se nesse Genaro até mesmo com os muros contra os quais que guerrearam para recuperar as terras ibéricas! Os ingleses simplesmente expulsavam esses povos ou os matavam!
@annaluizabarreto20032 жыл бұрын
Adorei o vídeo e o canal!! Queria saber alguns autores que concordam e discordam de Gilbereto Freyre, por favor.
@isis94142 жыл бұрын
Vou ter uma prova amanhã sobre e eu não sabia o assunto pq o professor n consegue dar aula direito. Obrigada!
@thiagomoreiragomesdelima12505 жыл бұрын
Mt bem feito
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Thiago Moreira Gomes Lima obrigado, Thiago!
@luaquinomar5 жыл бұрын
Acabei de pegar o Sobrados e Mocambos, dele. Dei uma pesquisada e parece que o livro é completamento de Casa Grande & Senzala. Você acha que eu posso ler Sobrados e Mocambos sem ter lido Casa Grande & Senzala? Obrigado!
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Friederich Nietzsche Isso mesmo! Sobrados e Mucambos é como se fosse uma continuação do Casa Grande e Senzala! Rapidamente, a ideia é a seguinte: em Casa Grande, Freyre tenta explicar essa integração, que falamos no vídeo - e isso em uma realidade predominantemente rural. Quando o Brasil passa pela Abolição e começa o processo de urbanização, Freyre se preocupada em observar como os fenômenos vão ocorrer em outro ambiente - e ambiente é fundamental para Freyre! A ideia dele em Sobrados é de que os conflitos ficam mais aparentes, mas que nos fim chegam a uma conciliação de novo! Se você ler Sobrados sem Casa Grande, talvez perca as nuances de algumas análises, mas é possível sim! Se não for para fins acadêmicos, dá para ter a ideia com o nosso vídeos e os artigos que sugerimos na descrição! Obrigado por sempre estar conosco e sempre participar de maneira relevante! É nois!
@luaquinomar5 жыл бұрын
@@SociologiaAnimada então tá. Muito obrigado!
@carlosmendes17925 жыл бұрын
@@SociologiaAnimada obrigado pela explicação a mais a qual, indiretamente, terminou sendo dirigida para todos os interessados no vídeo.
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
@@carlosmendes1792 Isso aê! A sessão de comentários é para isso: enriquecer e fazer da internet um espaço de construção de pontes! Tamo junto!
@we_are_made_of_love67845 жыл бұрын
muito obrigada! ajudaram bastante^^
@thaliaestevam62534 жыл бұрын
É interessante a forma como Gilberto Freyre tenta mostrar o lado positivo sobre a miscigenação no Brasil. Pois sempre ouvimos essa questão da história com enfoques trágicos, desimportantes e até prejudiciais ao "progresso" brasileiro, sendo que na verdade, é isso que faz do Brasil o que ele é hoje(não que o nosso país seja perfeito, mas talvez se não fosse por essa "mistura" não teríamos muito do que temos hoje de bom). Não deixando também, é claro, de lado todo o luto pelos estragos e violências ocorridos nesse percurso. A questão do desenfoque biológico no sentido de não se julgar pelas questões físicas é importante e atualmente necessário, considerando que já tivemos diversos estudos científicos comprovando que as questões físicas e biológicas não são as principais influentes na consciência e no comportamento. Entretanto, não podemos confundir essa perspectiva com o pensamento que vai contra a inclusão no sentido de cotas raciais e entre outros, pois os motivos pelos quais essas existem são mais voltados a questões de falta de oportunidades relacionadas ao racismo e preconceito ainda existente.
@simplesassim7109 Жыл бұрын
Foi contemporâneo ao Titanic.
@cristhiancruz82295 жыл бұрын
A democracia racial existe ou não existe segundo Freyre? Vi professores dizendo que ele afirmava que ela seria possível, não que existia de fato no BR.
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
MAZDa Night veja, como comentamos no video, a defesa de Freyre é de uma democracia racial no quesito cultural!
@cristhiancruz82295 жыл бұрын
@@SociologiaAnimada Obrigado por responder e parabéns pelo canal, ele é ótimo! Vou fazer especifica de sociologia(2 fase) na UEL e seu canal ajuda demais.
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
MAZDa Night massa demais! Fico feliz, meu querido!
@brunaarcanjo23332 жыл бұрын
Não existe, bem. Democracia racial é um mito, pois não há igualmente racial no Brasil ou no mundo todo.
@elianaribeiro28874 жыл бұрын
Gilberto Freyre é um pernambucano, veio de uma família nobre e se formou fora do Brasil, também estudou com Franz Boas. Ele acaba sendo uma referência pra pensar a formação de um povo a partir não do biológico. Ele aborda a questão da miscigenação, que é um movimento de diversificação que precisa ser acolhido. Outro ponto a ser destacado é a formação do pensamento, pois de acordo com Freyre, não pode se dar no nível de uma comparação biológica. A nossa formação cultural tem que passar pela leitura da diferença, pois, nós não sabemos pensar aquilo que foi negado na história.
@cicerolopes32635 жыл бұрын
👍
@biribinha3398 Жыл бұрын
Eu vou defender ele no debate da escola 😑
@brazuka19975 жыл бұрын
Comentário aleatório: Poderia me dizer qual o nome da música de fundo que começa a partir de 5:06? Procuro ela faz anos! A propósito, ótimo vídeo. Curso história e divulgarei seu canal lá na turma.
@SociologiaAnimada5 жыл бұрын
Olá Gabriela! Então mano, as músicas nós baixamos na biblioteca gratuita do KZbin. E agora não saberemos dizer qual é a música desse vídeo, esquecemos de anotar! E que bom que você irá divulgar! Ficamos felizes!
@JoaoVitor-vp1ql5 жыл бұрын
O nome da "música" é "Dance of the sugar plum fairy" - tradução livre: "A dança da fada açucarada"; encontrada no ballet "O Quebra-Nozes" de Piotr Illitch Tchaikovsky. P.S.: seu curso é o melhor!
@jclgts10 Жыл бұрын
Freyre está de acordo com a realidade que vivenciei. Hoje a cultura de massas e exploração política tenta transformar isto. Amor é algo que a gente carrega dentro da gente. Viva em paz !
@caiquejasleyservo11283 жыл бұрын
Em suma :Freyre foi o grande responsável por romantizar o racismo no Brasil. ( Mito da democracia racial )
@ooutrocanaldolouis84602 жыл бұрын
Romantizou o seu c* vitimista.
@pagunete59174 жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo do canal. Uma perguntinha: qual software é utilizado na produção do vídeo?
@cristianschneider7964 жыл бұрын
Lendo os comentários da desespero, espero que as pessoas que estão escrevendo essas bobagens, não estejam em um curso superior, mas sim apenas zapeando na Net, Freire é um importante e maravilhoso autor, essa bobagem de ver o negro como o grande coitado e o português o vilão master da história é contaminada por ideologias políticas, e muitas vezes contraditória, no caso do freire muitos o atacam por ser branco, como se um cor definisse capacidade, a verdade é que dentro do contexto histórico tudo isso era absolutamente normal, e não era uma questão de racial, estudem e deixem de fazer juízo de valor sobre um período tão distante.
@cristianschneider7964 жыл бұрын
@Marx is not dead li casa grande senzala e se alguém chora ali não é Freire, é a versão histórica com mais madura que já li.
@carlseygel94603 жыл бұрын
@ENÉAS is young again. Cara usa a cabeça! Ler a obra não basta! Ler com a bunda todo mundo pode ler! A questão é entender o que o autor passa!
@vianeysilva58195 жыл бұрын
Um neto de senhores de escravos escrevendo uma linda história triste.
@reispaulo98084 жыл бұрын
Seu comentário é ridículo. 1) Não duvido que tu tenhas também um ancestral escravagista ou que apoiava a famigerada escravidão, que mesmo sendo menos cruel e menos desumana, foi abominável. 2) Somos um país mestiço, qualquer um pode comentar sobre qualquer tema. Freyre foi um dos maiores sociologos desse país e um dos mais realistas.
@direitocomsilver4 жыл бұрын
O vídeo está atrasado em relação ao que você fala.
@SociologiaAnimada4 жыл бұрын
Pois é, Gleyton! Erros de edição! Perdão pelo vacilo!
@andreiarochacravopiano46942 жыл бұрын
Amo a obra do G Freyre!
@gairplane2 жыл бұрын
Kkkkkk claro que ama. Ele minimiza o racismo do jeitinho que vc e sua turma gostam.
@andreiarochacravopiano46942 жыл бұрын
@@gairplane vc já leu algum dos livros dele? Aliás , vc já leu algum livro na sua vida ? Ou só os textos da xerox do seu professor esquerdoide?
@gairplane2 жыл бұрын
@@andreiarochacravopiano4694 já li. Mas tenho senso freire só é bom pros racistas pardos iguais a vc que minimizam a discriminação no Brasil. Não sou gadonazista iguais a vc conheço um monte.
@anny020 Жыл бұрын
@@gairplane Nem discute, ela é mulher conservadora e patriota.
@nsouza23892 жыл бұрын
Putz Balela de quem Nunca andou pela periferia de salvador ou Rio.
@patriciarosa6675 жыл бұрын
Ainda tem gente que acredita nessa teoria. Com Deus
@mauriciodacosta81915 жыл бұрын
Sim, e tem gente que ainda acredita no Lula.
@Sforza_19945 жыл бұрын
Por que ela tá errada?
@andrecastanhoxavier59885 жыл бұрын
@@mauriciodacosta8191 EEEEE TESÃO PELO CARA, NÃO? hahahaha
@janaineh.22835 жыл бұрын
@@Sforza_1994 ?
@helenaboeltermitidieri8954 жыл бұрын
@@mauriciodacosta8191 os cara leva tudo p política pqp
@brunayanne86603 жыл бұрын
2 17
@ronaldocandido56443 жыл бұрын
nunca vi nenhuma das suas frases.
@joseaugustoramalhocosta3303 Жыл бұрын
Não e assim todos nós negros fomos empurrando pra favela brasileira deixando espaço pra os imigrantes que estavam na miséria europeia esse e a história brasileira não contadas nós livros e agora e tiro na cara das mães e crianças brasileira isso me envergonha
@pliniofelix82382 жыл бұрын
Que coisa mais idiota e inútil, não resolve nada e só cria mais problemas.