Parei pra dar aula pra geração z recentemente, teve gente que sabia fazer tudo o que eu pedi que fizesse, incluindo registrar as ações realizadas e manipular dados em PLANILHAS... mas no celular. No computador não sabiam nem como salvar um arquivo no excel Eles tem o mesmo conhecimento, ou potencial, que a gente (millenial) tem com computador, mas em outras plataformas e outras aplicações
@croelho6 ай бұрын
esse povo que tenta zoar adolescente e jovem-adulto por não usar computador igual "a gente", é tudo descolado da realidade
@igorxablass6 ай бұрын
eu sou gen Z domino completamente um computador e celulares também, não tem a ver com a tua geração e sim com qual lhe convém mais o uso
@thaisbree6 ай бұрын
Millennials passaram por muitas revoluções tecnológicas, a gente foi do "não existe internet" até o cenário atual e ainda veremos muito mais. A geração Z foi do iPhone 3 ao 14, sei la. Então eles não tiveram uma necessidade de aprender a mexer em tudo para dar conta e também porque ou você conserta, ou fica quebrado, já que o reparo era caro e difícil de encontrar no início. Hoje a nossa geração 30+ reclama dos boomers porque eles não sabem usar computador e tem cargos de liderança e tomada de decisão. Não acho que o cenário será parecido daqui +30 anos, muito pelo contrário. A necessidade faz o ladrão e o trabalhador também haha, acho que a geração Z vai saber usar o computador, mas só para o que ele realmente precisa, ferramentas específicas para exercer a função dele. Diferente da geração anterior (a minha) que aprendeu de tudo um pouco porque as coisas estavam literalmente sendo inventadas naquela época
@edulendario6 ай бұрын
Acho que somos uma geração privilegiada por testemunhamos tantas transformações no mundo e ainda continuamos uma geração jovem. Somos a geração que viu o nascimento das redes sociais com o Orkut. Somos a geração que viu Celular Tijolão virar os modernos smartphones. Vimos as Locadoras de Vídeo sendo substituídas pelas Netflix da vida . Quando a gente chegou na Internet tudo era mato: Internet discada, o KZbin era um site bem amador com videos de no máximo 5 minutos , hoje tem podcasts de 10 horas no KZbin.
@jefflds6 ай бұрын
Exatamente concordo com tudo que você disse, tivemos um grande privilégio de ver tudo se formar e se transformar. Um detalhe que ficou passando na minha cabeça sobre o vídeo em questão, é que ele fala que ''A Geração Z muitas vezes não tem acesso a computador porque não é barato''. Fiquei pensando sobre isso, Iphone não é barato, muitos tem, trocar de celular todo ano não é barato e muitos fazem. Isso me faz pensar que muitas vezes o problema não é apenas o preço mas a falta de interesse tbm. Isso faz parte do privilegio que tivemos porque como tudo era novo e interessante, tínhamos interesse em conhecer, algo que infelizmente se perdeu com as próximas gerações.
@AnaPaula-ku4xs6 ай бұрын
No ensino médio eu estudava numa federal, a maioria dos trabalhos q eu e meus colegas faziamos era no celular pq ficavamos o dia td na escola e na hr q precisava de algo o celular tava lá, é mais pratico (Porem depende as vezes era falta de opção msm kk) então acaba q aprende mais a fazer no celular.
@flaviogomesdesouza14126 ай бұрын
Meu perrengue com computadores foi quando estudei design gráfico no IFPE, meu primeiro choque de realidade, não ensinam programas usei Corel draw, photoshop, indesign e outros programas na raça. Eu sabia desenhar mas isso não era o suficiente e foi nessa época que descobri os softwares de licença livre e open source pela menos nobre das razões, não tenho grana pra maioria dos softwares mais conhecidos, como esses softwares são gratuitos, ajudaram muito a ter um computador funcional do sistema aos aplicativos. Me informei em canais do KZbin sobre software livre e open source e aprendi muita coisa. Por exemplo as distribuições linux são usadas geralmente naquele computador carroça que estava encostado. Eu uso distribuições linux no meu PC principal tem sistemas bem fáceis de usar como o Ubuntu, mint, federal, manjado, quanto a ser melhor que o Windows nem ligo, uso meu PC de boa e de graça tá suave.
@HeryckWallyson6 ай бұрын
Tenho 21 anos e sei mexer mais menos em computadores,eu tinha um notebook mas falhou,e tem a questão da condição social,nem todo mundo tem um computador, só celulares.
@3dnacho6 ай бұрын
Eu aprendi muita coisa de pc na FORÇA DO ÓDIO. Mas isso porque eu tive acesso né. Queria o Bruinin no nosso campo.
@laizasoares4526 ай бұрын
To sinceramente curiosa pra saber quais são editores de texto melhor que o word que vc falou?!
@lucasamarantelucas45246 ай бұрын
Sou geraçao Z e vou ser o chato dos comentarios. Celular é uma coisa, computador bom é outra coisa, e notebbok lixão é outra coisa. Nem todo mundo cresceu com um computador só seu.
@francielyalvessilva71726 ай бұрын
Nisso eu concordo eu montei um pc simples de mesa (só para uso pessoal ) sem fins de jogos eu gastei uns 3500
@francielyalvessilva71726 ай бұрын
Eu ministro aulas de tecnologia, as crianças não sabe o comando ctrl+c. E o básico do básico.
@cortesdochocolate6 ай бұрын
Mas se der um celular na mão em quanto segundo abrem um joguinho?! kkkk
@ViniciusdeMenezesMoraes6 ай бұрын
12:12 só mais um dia normal na vida de técnico de informática kkkkkk
@mariananavarro47216 ай бұрын
E digo mais: nos meus trabalhos precisava saber mexer no pacote office (trabalhei numa gerenciadora de obras e no setor de arquitetura da administração de um shopping aqui de Brasília). Infelizmente tinha q saber e apesar do zap facilitar muita coisa, ainda assim, muita demanda era formalizada por email, desenvolvida e apresentada por slides do power point..... arcaico? Talvez, mas ainda muito muito utilizado (canva o pessoal tem usado mais pra trabalho de faculdade e slides da escola).
@nandosky216 ай бұрын
Fiz curso de computador e digitação em 1999. Meu primeiro Pc foi um Pentium 133. Windows 3.1 depois o 95 e 98. Instalado no disket
@mariananavarro47216 ай бұрын
Estranho esse dado da geração Z ser ruim com computadores. Eu sou de 96 e eu tive aula de informática na escola, no ensino fundamental, com aqueles computadores que pareciam um mini frigobar. Agora, em compensação, eu vejo que a galera que nasceu entre 2005-2010 absolutamente não sabe mexer com computador ou mexe muito pouco. Inclusive a geração a partir de 2010 é uma tb que desconhece o google, e SE PESQUISAR, vai ser no tktk.
@castelomania30836 ай бұрын
esta frase do jovem preguiçoso é do bill gate, ele falou isto ainda no inicio dos anos 2000 quando apresentou o w XP
@thesnowarts9436 ай бұрын
sou gen Z e concordo bastante com td aí, principalmente sobre acesso a ter um pc e etc. mas também tem uma questão: hj em dia mesmo quando o jovem têm sim a possibilidade de ir lá e comprar um PC, ele está optando por um celular mais caro, um iphone da vida não por um pc. eu fui aprendiz por volta de 2019 e comprei meu pc q uso até hoje com o acerto, mas a realidade é q a grande maioria ia lá e comprava um iphone. e eu discordo bastante do choco no quesito que querendo ou não as ferramentas do celular são sim BEM limitadas quando comparadas as do PC em alguns campos. isso com crtz vai mudar alguma hora mas os apps de pc e cel tem sim uma distância considerável atualmente. e também discordo do ponto de que não dá pra montar um PC bom que rode muitas ferramentas ou mesmo jogos com 2k - 2,5k. é perfeitamente possível as GPUs integradas estão cada vez melhores e os SSDs nem se fala. basta procurar ajuda ou buscar vc mesmo tem muito conteúdo sobre montar pc custo benefício por aí. então da minha perspectiva o Gen Z está sim se limitando quando prioriza um celular que é mais caro que um PC, seja por falta de insentivo, conhecimento ou vontade msm, pois realmente somente uma parcela menor teve contato com PC na infância ou adolescencia pra saber a diferênça atual no potencial das duas plataformas, logo é normal a pessoa querer se manter na zona de conforto.
@JarradeBisscoito6 ай бұрын
Po entendo o ponto mas discordo levemente, vai das necessidades de cada um. Mesmo que o pc seja mais potente, um pc médio pra bom vai custar mais que um celular bom que atende a demanda do público geral, e que ainda cabe no bolso literalmente, muito melhor pra quem não para em casa por exemplo. Sobre o iPhone o povo compra mais por causa da glamourização da marca, por status do que por performance, as outras marcas são bem mais baratas. Claro que pra jogar jogos mais complexos, ou trabalhar em algumas áreas o pc é mais viável, mas isso é detalhe que vai servir pra um público mais nichado
@thesnowarts9436 ай бұрын
@@JarradeBisscoito como eu já salientei, é perfeitamente possível montar um PC bom que consegue atender bem além do básico com 2 - 3k. e um celular bom mesmo vai custar nessa faixa de preço também, meu ponto é q via de regra os mais jovens não investem mais em um PC , mesmo os que tem essa possibilidade. o iphone eu citei só por ser mais caro, independente se é por fetiche ou não meu argumento é o mesmo, a final o ponto é que mesmo a partir dessa faixa de preço não da pra comparar pc e cel em performace.
@dargorwarrior6 ай бұрын
Se o computador for para uso de escritório (famoso pacote office, navegador, youtube) não sai caro, até pc de segunda mão dá pra comprar por um preço acessível. Já se for para uso mais direcionado, jogos, processamento de vídeo, etc, aí a situação muda.
@thesnowarts9436 ай бұрын
mesmo um pra processamento de vídeo ou jogos até certo ponto não está tão inacessível considerando que um Gen Z ta sempre um busca de seu iphone de 2, 3k ou mais se tiver a oportunidade. é perfeitamente possível montar um PC bom com 2 - 3k, as GPUs integradas estão cada vez melhores, e os SSDs nem se fala mano.
@waguity6 ай бұрын
Ahhh que delicia é o verão!!!
@これは侍ですか6 ай бұрын
meu primo de 15 anos querendo usar a calculadora e nao conseguia achar. os amigos dele,,,,pesquisa no google. kkkkkk
@JarradeBisscoito6 ай бұрын
Acho que esse pessoal do RH e os jornalistas que ficam fazendo materia sobre a geracao Z não fazer isso ou aquilo, tem algo contra nós, não é possível, provavelmente porque somos a geração com mais aversão ao capitalismo e ao trabalho. Algumas pesquisas até são úteis lógico (tipo saber porque somos mais ansiosos) mas esse papo do computador é muito simples: é algo absurdo de caro que a maioria dos brasileiros não tem acesso nas suas casas e hoje em dia existe uma alternativa mais barata e prática que cumpre com as mesmas necessidades do público geral, antes não, computador era além de trabalho uma ferramenta de lazer que não tinha bem uma alternativa, então o pessoal era obrigado a aprender o básico pelo menos, hoje em dia é bem dispensável ter um computador se você não trabalha em áreas que necessitam de um. Já o conhecimento avançado é algo muito mais nichado que não sei dizer se tem mais ou menos jovens se interessando. E outra pesquisa que me deixou chocada um tempo atrás foi a que fizeram sobre os gen Z não transarem muito, se transa de mais reclamam, se transa menos reclamam, se não transa tbm reclamam, ah pqp... Falando por experiência minha e dos meus colegas da minha idade, a gente só tem por conta da internet, muito mais noção sobre ists, educação sexual e consequentemente uma responsabilidade maior (pelo menos nesse sentido) que as gerações passadas talvez. Além de ter acesso a mais conteúdo adulto, o que é perigoso, mas não acho que seja por isso que diminuiu o número de relações, até porquê ficou também mais fácil conhecer gente com aplicativos de relacionamento e redes sociais. Enfim, fica aí meu desabafo sobre essas brigas bobas geracionais que sempre rolam
@laraluizsilva77876 ай бұрын
N perco um vídeo
@dargorwarrior6 ай бұрын
Porque será
@matheusnovoa57666 ай бұрын
bom banho
@listen2urs2916 ай бұрын
🎉
@KarenSaP6 ай бұрын
Bah... não é bem assim. O xovem não sabe usar Word e Excel. Ponto. O que se resolve com um simples treinamento.