Não consigo conter a repulsa, a revolta, em qualquer história sobre a crueldade que atingiram os negros 😢Não suporto nem ver filmes sobre isso...É desumano...Obrigada, professor, por mais esse conhecimento ❤
@lazaroneto3715Күн бұрын
"A sabedoria gera revolta" Essa frase é bem real. É nítido.
@vandarozadeoliveira5351Күн бұрын
Não posso nem imaginar o sofrimento das minhas ancestrais, sempre choro muito, minha mãe falava muito do que sua bisavó e avó passaram nas mãos dos senhores de escravos, minha avó já era liberta, minha mãe também sofreu muito o racismo estrutural neste país. Tanto que casou com um branco pra "branquear" as gerações com medo que sofressem como ela. Sofremos, mas fomos muito defendidos pela leoa Helena, minha mãe, saudade eterna!
@augustanunesdossantos876411 сағат бұрын
Esse vídeo doeu em mim. Para nós negras ouvir tais histórias é como viver a história
@Flavio-ApolinarioКүн бұрын
Boa tarde professor Flávio. É inacreditável um desumano desse ser considerado "pai" da ginecologia moderna, e o mais inacreditável ainda é que tinha uma estátua exaltando esse sujeito no central park que só foi retirada em 2018.
@mytzplikКүн бұрын
Um dos videos mais difíceis que eu já assisti no youtube. Perturbador.. e revelador
@elaine700Күн бұрын
A Historia do povo negro ainda tem muitas revelações a serem feitas. Seus vídeos contribuem imensamente para que todos nós possamos conhecer o que nos foi ocultado durante séculos. Ela é feita de fatos e episódios revoltantes, mas também de solidariedade, inteligência e sagacidade. Muito obrigada por nos despertar para melhor compreensão e conhecimento da nossa história.
@mariadosanjos3813Күн бұрын
Professor, eu não gostaria de ver, saber , mas tenho obrigação, assim lhe agradeço por nos trazer conhecimento.
@daniellefialho5156Күн бұрын
Larissa Velasquez da Fiocruz, pesquisou a violência obstétrica no Brasil. A pesquisa dela assinala como práticas violentas e racistas ainda são presentes no Brasil contemporâneo. Mulheres negras recebem menos anestesia do que mulheres brancas por exemplo. A história crítica da medicina nos mostra inúmeras práticas antiéticas.
@mariaritasantos4390Күн бұрын
Sou mulher negra ,médica. Conheço toda essa história. E garanto que, esse sofrimento e falta de empatia continuam ainda no nosso tempo.
@silviabaldino34Күн бұрын
😢😢😢😢😢😢@@mariaritasantos4390
@adrianaacioli-alunoigormat873121 сағат бұрын
Merece denúncia.
@acledileidecarlota5118Күн бұрын
E muito importante conhecer nossa história, e saber o quanto nossos ancestrais sofreram e ainda sofremos com racismo estrutural.
@RitadeCássiaFreitasAndreataКүн бұрын
As mulheres negras carregaram e carregam nosso país nas costas😢😢😢
@goretesantana8365Күн бұрын
Professor Flávio, como sempre, você nos traz informações, fruto de sua pesquisa e que nao vemos em outros canais. Impressiona as crueldades praticadas e completo desrespeito às pessoas negras.
@PEDROEFABIO-ek9txКүн бұрын
Só digo uma coisa : Obrigada ! Milhões de vezes😭. Que aula !
@shirleyuju11722 сағат бұрын
❤😢A história mais linda que já ouvi, muito obrigada por compartilhar essa luta, indignação e conhecimento, garantida a disseminação desse conhecimento entre os residentes de onde trabalho, gratidão pelo seu amor e dedicação em prol daqueles que não puderam ser ouvidos.
@vikingbrava2125Күн бұрын
Estava evitando assistir esse vídeo. Difícil ter conhecimento de práticas médicas e a tortura de mulheres negras. Há tanta violência em tudo, até hoje.😡😡😡
@delmaribeiro2458Күн бұрын
Aula fantástica Professor, desconhecia essa origem tão cruel da ginecologia moderna. No trecho 35:42 notei um erro de data, cita-se 1822, por equívoco, pois o livro de Sims seria de 1868 e fala do procedimento de 1852, enquanto a revista médica mencionada foi publicada de 1887 a 1905 segundo anotação do rodapé da imagem.
@pedro-darcКүн бұрын
excelente aula!
@flaviahora416212 сағат бұрын
Infelizmente, em várias regiões do país, a violência obstetra ainda acontece. Triste demais e revoltante 😡
@LuNaylon12 сағат бұрын
É muito difícil ouvir esses relatos, nunca consigo ver um vídeo seu de uma vez so, mas é de extrema importância que todos entendam e percebam como as pessoas negras lutaram e lutam ate hj para terem o minimo: dignidade como seres humanos.
@Mycaell7AstrosКүн бұрын
muito obrigado, seus vídeos são muito nescessários para todas as pessoas. vc é uma força de muita Luz professor parabens
@HistoriadaAfricaКүн бұрын
Muito obrigado
@alessandroalmeida7141Күн бұрын
Parabéns professor, muito obrigado pela informação...
@HistoriadaAfricaКүн бұрын
Eu que agradeço
@SelumielAngelinoКүн бұрын
Obrigado❤🇦🇴 Kota Flávio nosso irmão por mais uma verdade que os livros de história na escola ocultaram, continua com esse trabalho fundamental para continuar a elucidar todos aqueles que desconhecem a verdade sobre o nosso continente africano.
@verakropochinski6237Күн бұрын
Muito obrigada, Professor Flávio por tanto conhecimento!
@HistoriadaAfricaКүн бұрын
Eu que agradeço
@margaretenovaes7487Күн бұрын
Fiquei muito triste, mas infelizmente não surpresa, diante de tantas agruras que negros(as) sofreram e ainda sofrem, no campo da saúde não seria diferente. O ser humano consegue ser o pior de si mesmo e ainda usar de um discurso do progresso da humanidade desumanizando o próprio ser humano no caso corpos de negras e negros😢
@mariagabriela2694Күн бұрын
Vídeo maravilhoso! Tantas informações bem colocadas que deixa o coração partido pelas mulheres que tanto sofreram.
@mariapriscilasantos5646Күн бұрын
Prof, simplesmente chocante!
@edileinesanfelice6350Күн бұрын
Excelente vídeo...parabéns!!
@vavaoliveira-O_CarcaraКүн бұрын
Chocante.
@paulohenriquepessoa1964Күн бұрын
Ei Flávio, boa noite, tem um mês que eu fiquei conhecendo seu programa no KZbin, eu assisto todos que aparecem. Eu sei como o preconceito racial dói, eu não sou negro, mas eu já senti o preconceito na pele e na alma, porque eu sou gay, muitas pessoas desfazem da gente me diminuindo por esta condição sexual. São tantos comentários que eu nem sei como falar, só sei que isso faz a gente sentir inferior!
@HistoriadaAfricaКүн бұрын
Obrigado pela empatia. É importante unirmos forças contra a Discriminação Racial.
@TatianaBerioska23 сағат бұрын
Sou afrodescendente de pele clara, e fico feliz d+ pela sua abordagem. E também a diferença entre o colonizador, o povo alienado por esse colonizador, os povos colonizados e todas as maracutaias que inventaram para justificar esse horror que vivemos do Racismo contra pessoas Africanas de cor escura... lembrando tbm que na época da inquisição, onde equipamentos de tortura eram estatais, rolava algumas experiências desse tipo, assim como tbm aconteceu em campos de concentração nazista.... ñ é algo que aconteceu só com o povo negro, porém o descaramento comprar escrava para esse fim e a sociedade "aceitar" pelo o que eu saiba só aconteceu com mulheres negras.... do tipo, mulheres negras podiam ser usadas vivas para testes médicos e ninguém se importava...
@anamariamachadoaskimКүн бұрын
Cobaias morreram para que hoje exista medicação e tratamento que jamais justifica essas brutalidade contra a qualquer raça 😢
@niltonmartz8931Күн бұрын
No dia do juízo final todos hão de pagar à Deus pelos seus crimes e pecados.
@marlucesantos54Күн бұрын
Boa tarde
@frasessemfrasesКүн бұрын
🔥🔥🔥🔥🔥
@AnaClaudia-hx3jm7 сағат бұрын
É revoltante! Penso nos meus ancestrais
@rosafank2617Күн бұрын
Tudo muito doloroso tenho vergonha de ter na minha família pessoas que ainda sao racista infelizmente tive um casal de filhos onde o pai e negro sempre disse aos filhos jamais tenham vergonha ou sitam diminuido por suas origens
@revianepsiКүн бұрын
Quantos traumas transgeracionais!Que tragédia humana 😢
@Cristina-s8j4i17 сағат бұрын
A neguinha com quem A Rama Caipora pripoz o encontro para repasse um pouco do dinheiro na escola Castelo Branco foi a Neguinha de Joelson Freitas
@MelhoneuКүн бұрын
Upppppp😢
@paulapaulinha5618Күн бұрын
😢
@silviapeixoto329722 сағат бұрын
A escravidão é uma das tragédias da raça humana .
@Marcia-y5sКүн бұрын
😮😮😮😮😮😮
@quintalsousa4306Күн бұрын
não vamos ser ingénuos um enfermeiro sai da escola em 2024 onde começa a ganhar pratica . Em ricos Abastados ou em pobre ? E o medico da mais atenção a mulher bonita ou a feia ? As coisas são como são! Passam 100 anos . 200 anos e não mudam
@oseiassantos4951Күн бұрын
Pela sua visão você é um exemplo vivo de como o animal chamado homem é considerado racional mas pela suas atitudes e conceitos se tornam uns verdadeiros bichos irracionais, Apesar de tudo quando essas atitudes atinge aqueles que não faz parte do círculo afetuoso do determinado indivíduo, as atitudes e os pensamentos de quem as pratica tendem a ser Normais, o negócio muda e quando é com uns de nosso sangue, aí a coisa muda.
@quintalsousa4306Күн бұрын
@@oseiassantos4951 os Medicos sem Fronteiras vão para Africa ou medio oriente praticar uma medicina como na Europa ou USA ? - ou vamos ver se safamos este se morrer que se lixe ele já estava condenado ---- aqui não há bichos irracionais , nem moralidades condenaveis há circunstancias .
@alijamalkhaffu4151Күн бұрын
🤲🏿🤲🏿
@andredomorrodaformiga7797Күн бұрын
🧐🧠🔎♥️🖤💚✊🏿✊🏿✊🏿
@VâniaDeMoraesAmorimAlvesКүн бұрын
Tudo isso é repugnante e me faz pensar até onde vai o limite da tolerância humana
@niltonmartz8931Күн бұрын
Aquelas mulheres negras foram como ratos brancos de experimentações clínicas e laboratoriais.
@rosselamartins9080Күн бұрын
As vezes é difícil assistir seus vídeos, mas verdadeira história humana é horrível e lamentável e sempre revoltante,mas necessária.