Рет қаралды 4,958
Neste vídeo, o Dr. André fala dos prós e contras, ou melhor, dos motivos para se submeter a uma cirurgia de hérnia de disco, e das razões para se evitar a cirurgia. Afinal, em quais situações devemos realmente buscar o tratamento cirúrgico?
Primeiro, vamos falar dos três principais motivos para buscar a cirurgia de Hérnia de Disco:
1º Motivo para operar - Melhora mais rápida da dor do paciente.
De fato, o tratamento cirúrgico costuma apresentar uma melhora mais rápida no paciente. É o que mostra um estudo científico publicado em uma das revistas médicas mais importantes do mundo (BMJ).
Neste estudo, foram analisados pacientes tratados com medicamentos e fisioterapia, em comparação com pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico precoce. O que se pode perceber é que o grupo de pacientes submetidos à cirurgia teve uma melhora mais rápida dos quadros dolorosos, tanto na perna quanto na região lombar.
Porém, vale ressaltar que outro estudo, onde foram analisados pacientes atletas, não demonstrou um retorno antecipado às atividades esportivas naqueles pacientes submetidos à cirurgia, quando comparados aos pacientes que realizaram um tratamento conservador (fisioterapia e medicamentos).
2º Motivo para operar - Perda de força muscular no membro afetado.
Outra boa razão para a cirurgia, é quando a Hérnia comprime tanto a raiz nervosa que desce para a perna ou para o braço, que acaba causando uma perda progressiva da força muscular no membro afetado.
Nestes casos, a cirurgia é obrigatória e deve ser feita com urgência, pois é a única possibilidade dessa força muscular retornar. Pacientes que apresentem esses sintomas devem procurar uma avaliação com um cirurgião de coluna o mais rápido possível.
3º Motivo para operar - Paciente não melhora com outros tratamentos.
Quando nada melhora a dor do paciente, e o paciente continua com uma dor muito forte, mesmo tendo realizado o tratamento medicamentoso, fisioterapia e procedimentos minimamente invasivos, aí vale a pena correr o risco de uma cirurgia para que o paciente possa recuperar sua qualidade de vida.
Agora, vamos falar dos principais motivos para NÃO se submeter a uma cirurgia de Hérnia de Disco:
1º Motivo para não operar - Melhora semelhante com o passar do tempo.
A médio e longo prazo, todos os pacientes, submetidos à cirurgia ou ao tratamento conservador, estarão da mesma forma. É o que mostrou aquele estudo sobre a melhora dos pacientes, mencionado anteriormente.
Então, mesmo que os pacientes operados tenham uma melhora mais rápida do quadro doloroso, devemos nos perguntar se vale o risco cirúrgico, sendo que a médio e longo prazo o paciente vai obter os mesmos resultados clínicos.
Isso sem mencionar que o estudo não levou em consideração o uso de procedimentos menos invasivos, como os Bloqueios, que podem acelerar a melhora da dor no paciente.
2º Motivo para não operar - Possibilidade de complicações da cirurgia.
Pacientes que fazem cirurgias para hérnia de disco têm cerca de três vezes mais chances de precisar de uma cirurgia de Artrodese da Coluna, isto é, aquela cirurgia mais invasiva, onde se colocam pinos e parafusos.
Além disso, há outras complicações possíveis, como a formação de Fibrose Peridural, que são formações de cicatrizes perto dos nervos, que podem dificultar a irrigação sanguínea da região, causando bastante dor.
3º Motivo para não operar - As Hérnias podem ser reabsorvidas naturalmente.
Por incrível que pareça, as hérnias de discos podem ser reabsorvidas pelo corpo. Cerca de 70% das Hérnias de Disco vão ter pelo menos uma reabsorção parcial, e quanto mais grave for a Hérnia, maior a chance de reabsorção.
Então, por exemplo, dos Abaulamentos Discais, cerca de 13% são reabsorvidos; das Hérnias Protusas, 37% são reabsorvidas; das Hérnias Extrusas, 66% são reabsorvidas; e das Hérnias Sequestradas, aquelas onde se perdem até fragmentos, quase 90% são reabsorvidas.
4º Motivo para não operar - Efetividade dos Bloqueios com a Fisioterapia.
Um estudo científico recrutou vários pacientes com Hérnia de Disco que já estavam realizando fisioterapia, mas que não estavam melhorando e, por esse motivo, estavam sendo encaminhados para a cirurgia.
Então, os pesquisadores decidiram submetê-los a Bloqueios da Hérnia de Disco, que são procedimentos minimamente invasivos e sem necessidade de internação, nos quais são injetadas substâncias anestésicas e anti-inflamatórias na região da hérnia.
Esse estudo concluiu que a realização desse procedimento, mantendo a fisioterapia especializada, reduziu a necessidade de cirurgia de hérnia de disco em cerca de 80%.
Acompanhe pelo Instagram:
/ drandremansano
Agendamento de consultas:
WhatsApp: 11971175715
Ou pelo link:
agendar.amplim...
Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
Dr. André Mansano - Médico Especialista no Tratamento da Dor. São Paulo - SP.
__
#herniadedisco #bloqueio #coluna