Fico vendo gente no KZbin tentando explicar Hegel sem a humildade que vc tem, mesmo vc estudando em alemã e português. Parabéns pelo seu empenho em nos transmitir esse conhecimento de graça., aliás, parabéns não, o termo correto é muito obrigado!
@felipefreitas74734 жыл бұрын
Camarada, será que valeria a pena fazer uma mini serie sobre hegel? Por exemplo, 10 episodios com pontos principais (videos curtos)
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Seria uma boa, camarada! Já comentaram isso aqui mesmo!
@ivos.37634 жыл бұрын
Adoraria uma Série sobre Hegel. Na graduação tive encontro com a Fenomenologia do Espirito e confesso q precisei saber mais de Alemão. Meus professores não sabiam de Hegel. O que me SALVOU foi um encontro q tive com Manfredo Araújo de Oliveira.
@pedroh.macedo73464 жыл бұрын
Apoio demais essa iniciativa!
@joaocouceiro5334 жыл бұрын
@@FilosofiaVermelha faz por favor
@Jonascostab4 жыл бұрын
Sobre o idealismo em Hegel: Basicamente nada do que falamos a respeito das coisas são inerentes a elas. Apontamos para uma maçã vermelha e dizemos "esta maçã é vermelha", depois apontamos para outra maçã vermelha e dizemos o mesmo. Embora sejam objetos diferentes e únicos, não somos capazes de dizer algo sobre cada um deles sem apelar para coisas que, de fato, não existem neles. Sobre a dialética em Hegel: Dizer que algo é, é dizer que algo tem relação com outro algo. E todas as coisas tem alguma relação. Uma maçã tem relação positiva com o vermelho mas negativa com o preto, com o azul, ou qualquer outra cor. Também a maçã tem relação com a fruta que também tem relação com plantas e etc. Conforme descobrimos mais sobre a relação da maçã com o corpo humano, por exemplo, descobrimos algo sobre a maçã e sobre o corpo humano, e nessa descoberta redefinimos O QUE É maçã e o que NÃO É maçã, bem como O QUE É corpo humano e o que NÃO É corpo humano. É esse o movimento dialético e contraditório de Hegel.
@lindinalvalima9395 Жыл бұрын
É incrível como os canais que instruem não crescem com a mesma velocidade dos que deseduca e doutrinam para o mal.
@josereboucas1221Ай бұрын
Verdade. Mas esse é resultado de quinhentos anos de trabalho bem feito dessa excrementa direita
@deboratavares56254 жыл бұрын
A vida é curta para aprender alemão, mas ainda bem que descobri você para me ajudar a entender Hegel! ❤️
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Há muito de verdade neste ditado, Debora! Alemão é um idioma complicado! :D Abraços!
Muito bom esse canal. Estudei filosofia por 3 anos no início da década de 80 e depois mergulhei na vida, e longe do marxismo, que também conheci nesse epóca. Assumi o marxismo depois de 2016 e agora estou correndo atrás do tempo perdido, lendo e atrás de bons canais spbre filosofia e marxismo. Como estou retomando Hegel, que conheci superficialmente quando estudante, vim parar aqui e foi ótimo ter acessa a essa lição substanciosa, que vai marcar o meu rumo no estudo de Hegel. Foi bom ter me livrado do mito do "tese-antítese-síntese" logo de cara.
@FilosofiaVermelha2 жыл бұрын
Obrigado, Fabrício! Grande satisfação poder contribuir, e que bom que você retomou a filosofia e o marxismo. Grande abraço!
@rogeriotanganelli25479 ай бұрын
que aula sensacional. Clareza e solidez ao compartilhar o conteúdo.
@RafaelGuilherme19964 жыл бұрын
Muito orgulho de ver alguém com perfil headbanger, que estuda e compreende a importância dos movimentos sociais. Diferente de grande parte dos que vemos aqui no Brasil, que só dão vergonha, tudo reacinha.
@dalefazcriticadosfilmesdeb9693 Жыл бұрын
E tem que ser esquerdista? Kkkkkkk
@Jack_804 Жыл бұрын
Me explica ai então amigão porque que os movimentos sociais são importantes? Porque que eu deveria me importar com minorias? Explica ai de forma material.
@Robertoilo Жыл бұрын
Não tem como haver "reacinhas" visto que não há uma "revolucinha" para reacionar. Rebelde sem causa adolescente até dá pra relevar, mas tem gente que já passou da idade de culpar terceiros por seus fracassos e frustrações...
@soniapereira57478 ай бұрын
Só tem um problema, os roqueiros de Cuba não conseguem ser roqueiros, gravar suas bandas etc.
@frazyfrog3 ай бұрын
spawnou os rock wins da extrema direita nos comments
@amilcarcarvalho7214 Жыл бұрын
Aos meus 59 anos muitíssimo obrigado !
@diogenesduarte857 ай бұрын
Os minutos finais são impulsionais para aqueles que desejam realmente realizarem estudos. Muito bom!!!!
@brunakarla292 ай бұрын
Nossa, que vídeo maravilhoso, super consistente demais, parabéns
@Dhiehrry4 жыл бұрын
Ótima explanação! Identifiquei muitos preconceitos em mim e, agora, fiquei motivado a ler Hegel. Valeu.
Ай бұрын
Minha última obra (Fenomenoespíritosofia do Ser: prolegômenos para uma nova ciência e a quadridimensionalidade do conhecimento humano), o último Capítulo é sobre a Fenomenologia Do Espírito, onde uso Hegel e seu conceito, um tanto que não próprio ou específico da Fenomenologia do Espírito, de "espírito objetivo" que é mais próprio da Linhas Preliminares da Filosofia do Direito. Li a Fenomenologia do Espírito inteira e estou finalizando a segunda leitura na Parte 2. Li Ser e Tempo do Heidegger e não achei mais difícil do que a Fenomenologia. Opinião minha...
@LuciAntunes-vs9whАй бұрын
Você fala de modo simples e claro !... É realmente agradável ouvi-lo ! Muito agradecida !...
@adpg104 жыл бұрын
Cara, descobri o teu canal hoje e estou muito admirado com teus conhecimentos. Meus parabéns camarada !!! Obrigado por existir e por me fazer seguir firme e forte no combate!!!
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Andre! Fico feliz por poder contribuir! Abraços! ✊🏼✊🏼✊🏼
@gustavorebelo1052 Жыл бұрын
Estou lendo o Curso de Estética de Hegel. Até o momento é uma obra relativamente acessível. Tem sido um bom primeiro contato
@luizpaulosouza2083 Жыл бұрын
Vídeo que me abriu os olhos, me rememorou a superficialidade que ronda os especialistas que nos influenciam erroneamente. É bom lembrar que a filósofia precisa de rigor para ser estudada em sua integridade. Parabéns pelo vídeo
@enrico_tolentino Жыл бұрын
Aula deliciosa!! Gratidão mestre!
@madsoncarvalho26305 ай бұрын
muuito bom cara!!! parabéns Não sou marxista... tenho visto seus vídeos e fico muito feliz com a forma honesta com que você aborda os temas. Muito bacana. Isso é filosofia!!!! muito!!! conteúdo não panfletário é beeeem raro na youtube!!! estou recomendando seus vídeos àqueles mais "curiosos", notadamente esse!!! muito bem!!! Estou escrevendo minha dissertação e enfrentando a tarefa de estudar a fenomenologia!!! muito boa, mesmo, sua leitura!!! parabéns
@henriquepwagner54803 жыл бұрын
Você é o melhor divulgador e facilitador de filosofia que conheço por aqui. Parabéns. Acho de me inscrever no canal.
@jaocarlos13 жыл бұрын
Vídeo muito estimulante para persistir nos estudos.
@arthurcecim896220 күн бұрын
Excelente, meu caro! Tu tens razão! A filosofia é escanteada em muitos movimentos marxistas. Não satisfeitos em vulgarizar Marx, vulgarizam Hegel também. Ótimo vídeo!
@anastalin53112 жыл бұрын
Estou iniciando a leitura, " A sagrada Família " tenho outras obras de Marx, incluindo os três do capital. Mas tô seguindo a sequencia de leituras, para compreender melhor. E vou fazer seu curso ,professor Glauber.
@yorcolinto Жыл бұрын
Vamos montar esse curso logo😊
@lanamoreirabraz3 ай бұрын
Professor, suas contribuições foram extremamente esclarecedoras para mim que estou iniciando essa jornada de aprofundamento teórico, sobretudo a filosofia de Marx. Faço mestrado em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará.
@vitorcarvalho85842 жыл бұрын
Alan Woods, principal teorico da IMT(uma corrente trotskista internacional) disse que iria dedicar o resto da vida dele em escrever essa obra(não tenho certeza se é exatamente essa) que marx nao conseguiu ele já começou esse projeto e o primeiro livro é sobre a historia da filosofia
@nerdvideo12342 жыл бұрын
Que irado, não sabia.
@ivos.37633 жыл бұрын
Na minha Graduação fiz uma promessa de ler a Fenomenologia. Eu li, mas é uma obra q temos que ler sempre.
@hernanlema26914 жыл бұрын
Outro patamar! A filosofia é uma arma poderosa! Compartilhado!
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Hernán! ✊🏼✊🏼✊🏼
@elielfj687 ай бұрын
Excelente explicação Grato pelo tempo dedicado.
@vitorr.moraiss Жыл бұрын
que explicação sensacional! longe das explicações preguiçosas que vejo por aí
@marciliaduarte45462 жыл бұрын
Obrigada! Através de seus vídeos estou motivada a voltar a estudar filosofia.
@felipesouzaateulibertario2 жыл бұрын
Muito bacana esse vídeo! Eu nunca li Hegel e também não conheço ninguém que tenha lido rsrs. Confesso que me senti instigado a tentar lê-lo.
@vicentejouclas25182 жыл бұрын
Entendi sua explicação da Dialética em Hegel, via transformação do estado de algo, objeto, matéria, sistema, pensamento e tudo o mais. Obrigado.
@morcegorock14 жыл бұрын
Camarada, parabéns pelo vídeo, um dos melhores sobre o tema da dialética. Abra um curso online sobre o tema, eu seria o primeiro a me inscrever. Enfim, parabéns, continue com o trabalho
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Andre! ✊🏼✊🏼✊🏼
@cremilsonsoares11304 жыл бұрын
Vídeo altamente didático,sobre a dialética hegeliana!
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Cremilson! Abraços!
@flaviabotelho59273 ай бұрын
Já li os dois , tanto Helgel como Max, são muito difíceis para entender. Obrigada pela explicação.
@DanielGarcia-jc6md Жыл бұрын
Acho que seria interessante um conteúdo que inicia em Kant, passa brevemente por Fischter, volta em Hegel, Marx e termina na hermenêutica (diltheyana, essencialmente). Sei que seria grande, mas pelo menos para mim seria uma continuidade interessante do pensamento filosófico alemão. Ótimo trabalho para a comunidade colega.
@priscilae.36223 жыл бұрын
Cara, este foi o único vídeo sobre o tema q deu sentido ao texto do Plekhanov q estou tentando ler, para depois tentar ler o Capital. Valeu!
@drxtavo Жыл бұрын
Obrigado por fazer esse vídeo!
@taianybarroso3 жыл бұрын
Gostei muito da explicação. Levei esse assunto a aula que tive, faço pedagogia e, pago uma disciplina de sociologia. Infelizmente meu professor de sociologia discordou muito com o que o senhor falou a respeito da dialética de Hegel e Marx. Ele alega que existe sim a ideia de tese, antítese e síntese. Tentei passar as informações que vc falou durante o vídeo, mas ele não quis ouvir.
@luisapinheiro88204 жыл бұрын
Excelente vídeo e sua didática também é digna de nota! Até eu, que sou da saúde e mera curiosa da filosofia consegui apreender um pouco melhor esses conceitos. Muito obrigada. :)
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Luisa! Grande satisfação!
@antonioguimaraes85232 ай бұрын
Exposição. Conhecimento e conteúdo. Ótima exposição e didática. Mais. Parabéns. Tenho dito. 😅😅😅
@philippe1204712 жыл бұрын
Muito bom o vídeo. Vida longa à página!
@Simone150973 жыл бұрын
Muito obrigada por disponibilizar este conhecimento para todos.
@kp17513 жыл бұрын
Glauber, precisamos de um curso sobre Hegel!!!!
@carlosalbertoscorpiaodasil9271 Жыл бұрын
Super, muito esclarecedor e didático. Danke Shön!
@carlosalbertoscorpiaodasil9271 Жыл бұрын
Aos 64 fiz ENEN passei, fui fazer Bacharelado em Humanidades, por 5 anos na UFBA e ousei estudar Fenomenologia, na Faculdade de Filosofia, dentro da liberdade da Interdisciplinaridade que o BI possibilita, claro que já tendo lido sobre Filosofia, mas na superficialidade com a qual alguns tratam, Fui desestimulado pela rígida professora a desistir, já que não era minha praia, permaneci, e fui aprovado, peguei gás! Como Marxista baiano, inevitável não entender Hegel, e assim entender o CAPITAL, que comprei novamente, e fiquei boiando no Primeiro capítulo seção 4, LOGO DE CARA. Mas ainda tenho tempo, pois sou saudável física, e mentalmente, nesse ainda paira dúvidas, mas...
@FilosofiaVermelha Жыл бұрын
Parabéns pelas conquistas, disciplina e perseverança! 👏🏼👏🏼👏🏼
@lenisearneiroteixeira76082 ай бұрын
Puxa vc até me incentivou... Tentei ler "A fenomenologia do espírito" e fiquei com raiva do Hegel por não entender nada. Obrigada por mostrar que a culpa não é só minha
@mahrianajuana3 жыл бұрын
Que obra prima. Parabéns pela clareza. Tão fácil de entender 🙏🏽💚
@Calenga3 жыл бұрын
Obrigado.
@stefanifilho4 жыл бұрын
Cara, eu acho q já comentei aqui, mas vou comentar novamente. Embora "o algoritmo" seja programado para impedir o crescimento de canais como este, é por meio dessa plataforma injusta que posso ter contato com esse conteúdo. Olha, sei que as palavras não podem alimentar as necessidades do corpo, mas se elas alimentam alguma boca do espírito, entrego aqui minha oferenda: muito obrigado por seu conteúdo; que enquanto for possível, você consiga manter o canal; pode parecer exagero, mas não é; seu conteúdo, não fosse sua vontade de expô-lo, estaria reservado aos seletos grupos que conseguiram acesso ao melhor da educação formal. Contudo, seu esforço disponibilizou esse saber a todos que, com sorte, conseguem chegar até aqui. Assim, mais uma vez, obrigado cara! Sucesso na sua jornada!
@bernardomenezes2412 Жыл бұрын
Estava lendo um capítulo de um livro do Dermeval Saviani em que ele apresenta o debate acerca de como tratar o "sistema educacional", e explora muito a relação fenomenológica com o processo dialético. Me pareceu bastante operante nesta lógica que apresentou, não sei o quanto equivocado posso estar nesta leitura. Ainda estou a digerir o que li, e tentando organizar...
@heloisemontenegro72 Жыл бұрын
Excelente a sua didática Professor ! 👏👏
@julianesantos17054 жыл бұрын
Amei o vídeo. Gratidão pela partilha.
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Juliane! ✊🏼✊🏼✊🏼
@ulyrio2 жыл бұрын
Dificuldades com Hegel? E com Kant?
@alexandrerezzzende2 жыл бұрын
Caro professor, te sigo aqui no canal e no Spotify. Sou historiador e publiquei meu TCC, falando sobre Hegel, Marx, Sartre e Milton Santos. Gostaria de te mandar o livreto para que vc apontasse as deficiências da minha abordagem. Só eu e meu professor de filosofia geral lemos a Fenomenologia do Espírito de Hegel. Grande abraço
@FilosofiaVermelha2 жыл бұрын
Olá, Alexandre! Posso dar uma olhada, só não garanto que seja tão rápido. Nosso e-mail está ali na descrição do canal, pode mandar para lá. Grande abraço!
@HiltonFernandes Жыл бұрын
Professor, seria interessante ouvir uma crítica filosófica à Dialética da Natureza, de Engels.
@franciscachagasrodrigues2473 жыл бұрын
Valeu a dica tenho essa obra li poucos trechos
@saveleza2 жыл бұрын
Muito bom!!!! Tive a oportunidade de dar os primeiros passos na Fenomenologia do Espírito com o Professor Eduardo Chagas..
@rosemarysantana8758 Жыл бұрын
Muito obrigada.
@lucianamartini99094 жыл бұрын
Sou advogada e agora estou fazendo o curso de Ciências Sociais. Tenho muita dificuldade de entender Hegel. Meu professor de introdução à Filosofia passou um trabalho com algumas questões sobre Hegel e foi a minha pior nota até agora na faculdade.
@AbnerHenrique Жыл бұрын
Muito bom
@Dom_Golpi2 жыл бұрын
Para início de conversa: primeiro ciência da lógica ou fenômenologia do espírito?
@fabioribeiro68514 жыл бұрын
Rapaz, você na graduação demorou dois anos para começar a ver Hegel. Eu tô no quarto ano e ainda não vi nadinha, a não ser um pouco de estética. Aliás, Hegel é o fantasma que me assombra, toda vez que penso que hora ou outra eu tenho que enfrentá-lo. Cheguei agora no seu canal e estou achando os vídeos incríveis (por favor, não pare!). Mas eu acabei de chegar e já vou fazendo um pedido inconveniente: que tal um vídeo com dicas de introdução à obra de Hegel? Se você pudesse indicar um norte, isto é, de onde devemos começar, que livros de apoio usar, etc, etc, etc, ajudaria bastante esse graduando desesperado que vos escreve. Enfim, mais uma vez, por favor, não pare! E muito obrigado por esse deleite que é o seu canal. Um abraço!
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Valeu, Fábio! Muito obrigado! Sim, está na pauta fazer um vídeo de introdução a Hegel, ou pelo menos à Fenomenologia. Abraços!
@ezequielsimao74413 жыл бұрын
Cara, estou lendo a crítica da filosofia do direito de hegel e o manifesto, mas você me motivou a ler Hegel e O Capital. Eu estava com medo de não conseguir lê-los, mas me motivou
@loocriativo4 жыл бұрын
Professor. Não sou havido, hoje, as condições socialistas. Logo deveria, conforme a brutal patrulha polarizada, nunca dar-me ao tempo sobre qualquer estudioso em filosofia que não estivesse na "conformidade" de tal direita ( que sinceramente não exista na sua essência em comparação, aqui no BRasil). Mas confesso que compreendi muitos conceitos contigo e isso é o que vale. Penso que um bom pensador, mesmo que seja fora de minhas pífias crenças, deva ser respeitado e digno de suas construções. Um forte abraço.
@BabyBat14 Жыл бұрын
O quanto eu ouvi esse mito da tese síntese antítese na graduação de História... E nunca fez sentido pra mim, porque claramente a contradição tava dentro da coisa, mas pensava que eu que não tinha entendido o esquema do triângulo kkk Obrigada pelo vídeo camarada!
@aprigio644 жыл бұрын
Espetacular. Ganhei demais com essa exposição.
@JoveMarx4 жыл бұрын
Esse vídeo ficou muito masss. É uma pena não ter o livro de Adorno em português ou espanhol.
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado camarada! Vc faz um trabalho de divulgação incrível nas redes!
@JoveMarx4 жыл бұрын
@@FilosofiaVermelha, valeu. É muito bom saber disso.
@mariaalaide8494 жыл бұрын
Estou tentando começar a leitura
@lucianomachado63404 жыл бұрын
Conheci hoje teu canal e gostei muito da didática sua. Parabéns. Mais um inscrito.
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Luciano! Abraços!
@roselimartins58803 жыл бұрын
Estou aos poucos maratonado seus vídeos e adorando.
@AndreMarques-fy2py4 жыл бұрын
Camarada, estou impressionado com a qualidade de seus vídeos. Acabei conhecendo seu canal por meio do Revolushow e ao final no episódio sobre Hegel fiquei com uma dúvida. Por onde começo a ler Hegel? Estou apenas no início do estudo do Marxismo e fico em dúvida se o meu processo de aprendizado sobre o mesmo seria muito afetado sem a leitura prévia de Hegel. Pra um iniciante no marxismo seria interessante primeiro se familiarizar com Marx e depois ir pra Hegel e então voltar a Marx visando o aprofundamento? Ou seria melhor o contrário?: Começar com Hegel e depois ir para Marx
@sofiacesco89924 жыл бұрын
Camarada, não sei se te interessa, mas acabei de fazer Teoria da História que, na minha faculdade, é basicamente a leitura de Hegel e Marx. Meu professor colocou alguns roteiros de leitura e textos indicativos para cada aula. Se quiser, posso te passar esse material e acredito que seja uma boa porta de entrada :)
@AndreMarques-fy2py4 жыл бұрын
@@sofiacesco8992 seria ótimo! se puder manda no email andre.montanarip@gmail.com . Valeu!
@leoj24564 жыл бұрын
@@sofiacesco8992 Oi Sofia, poderia me enviar também por gentileza? Gostaria de me aprofundar um pouco mais na obra de Hegel. leo.abom@gmail.com
@lucasbueno63434 жыл бұрын
@@sofiacesco8992 Tenho interesse também! Poderia enviar para o meu email? lucasspbueno@gmail.com
@pedroh.macedo73464 жыл бұрын
@@sofiacesco8992 olá! Gostei demais dessa base da disciplina que você cursou. Curso SeSo, sou leitor de Marx há algum tempo e venho me empenhando num estudo mais sistemático da história e iniciando o estudo de Hegel. Acredito que esse material vai contribuir com essa empreitada... pode me mandar também? pedrohenriquedemacedo@hotmail.com
@MarcosLima-di7ek2 жыл бұрын
Excelente! Muito grato!
@hiraimango Жыл бұрын
ótimo vídeo!!!
@peluisbraga2 жыл бұрын
Gostei pra caramba do vídeo, me esclareceu muita coisa. Mas vc começa falando que a dialética não é tese antítese sintese, mas não diz então, o que ela é, na sua leitura de Hegel. Fico no aguardo na parte 2 kkkk
@tanitaalmeida18611 ай бұрын
Bom dia!
@anacelmaribeiromoura19723 жыл бұрын
Maravilhosas suas aulas! Foi um grande achado esse canal!
@lucianaribeiro90874 жыл бұрын
Sinto enorme dificuldades em entender Hegel, seu vídeo me deu um pouco de esperança em um dia chegar lá.
@eduardorodrigues84134 жыл бұрын
Seu canal é fantástico. Muito obrigado = ) Eu estou enfrentando dificuldades para compreender os Manuscritos Econômico-Filosóficos e você está me ajudando demais.
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Eduardo! Feliz em contribuir com o estudo dos camaradas! ✊🏼✊🏼✊🏼
@eduardorodrigues84134 жыл бұрын
@@FilosofiaVermelha Parabéns pelo trabalho. Sempre faço questão de divulgar. Eu que agradeço.
@antoniocarlos82344 жыл бұрын
Pode parecer fora de moda mas acho muito necessário ,o estude em grupo,
@zildaaraujo15994 жыл бұрын
Belém sima explanação. Parabéns jovem! Eu teria que viver mais duas vidas para chegar nesse nível de compreensão. Rsrsrs
@zildaaraujo15994 жыл бұрын
Corrigindo: belíssima explanação!
@junioraugustomunizcosta77534 жыл бұрын
Sou leitor amador e intusiasta de filosofia quase fiquei doido, o que tava difícil ficou mais complicado, o que se falava de dialética de hegel não é o que ele mesmo falava, ainda mais pra entender o próprio marx e hegel fica mais fácil entender na lingua alemã, parabéns pelo vídeo camarada continue com esse ótimo trabalho, pois a cada dia terá mais adeptos, e eu sou mais um, valeu👏👏👏
@Professor_MonteiroАй бұрын
Boa aula.
@nerdvideo12343 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos do canal ❤
@adsonrutomenezes7093Ай бұрын
No minuto 11:33, você menciona que a ideia de tese, antítese e síntese está presente em Kant e em um outro filósofo. Qual é este segundo? Não consegui identificar apenas ouvindo.
@alexandregasparotti23672 жыл бұрын
Muito obrigado pelo vídeo. Estou lendo a Fenomenologia do Espírito por conta própria e seu vídeo foi muito útil para ajudar entender. Você não teria condições de oferecer um mini curso de iniciação à obra de Hegel? Seria uma boa, eu acredito.
@rosangelarosinski3838 Жыл бұрын
Excelente exposição
@tainasousa59415 ай бұрын
Achei muito interessante o vídeo, parabéns pela sua didática. Eu mesma que só me aventurei na parte mais superficial de Marx consegui entender um pouco sobre essa questão da dialética Hegeliana com sua explicação. Muito interessante também o exposto sobre Lenin achar importante saber sobre esse conceito pra estudar Marx. Porém fico com uma dúvida: Na prática, pra alguma transformação de fato acontecer na sociedade capitalista em benefício da nossa classe, por que seria necessário as pessoas saberem sobre conceitos filosóficos tão densos?
@danielaraujo37929 ай бұрын
Que aula!
@TheGabrielMends3 жыл бұрын
o livro do Leandro Konder sobre a dialética mudou a minha vida! E percebi que as traduções em português das obras de marx passam uma ideia muito equivocada para o público que não conhece a superação dialética. Obras como o manifesto comunista ficam quase dogmáticas
@freiredeabreuadv4 жыл бұрын
Impressionante a clareza com que você fala de temas tão complexos. Parabéns. Me incetivou a ler mais sobre o assunto.
@marcosmarques9257 Жыл бұрын
Muito bom Glauco!
@paulocesarsilvacesar5154 жыл бұрын
Obrigado!
@pedroh.macedo73464 жыл бұрын
Cara, muito obrigado por esse vídeo! Vou chover no molhado aqui: não só ajudou como também me motivou nesse início dos meus estudos sobre Hegel, e espero que tenhamos mais vídeos sobre o pensamento do autor. Vida longa e próspera ao canal!
@musicas7004 жыл бұрын
Eu estou me atrevendo a ler a Fenomenologia. Estou tomando "pedrada na cabeça" rsrs. Valeu, camarada. Abraço!
@Omnilaterau2 жыл бұрын
Anos atrás, essa ideia de "tese, síntese e antítese" me ajudou muito a começar a assimilar a dialética pois era a referência que eu tinha; ainda hoje, em conversas mais rápidas, uso esse exemplo pra introduzir qualquer tentativa de explicação. É simplista, mas didaticamente considero válido.
@OniDasAlagoas3 жыл бұрын
Glauber, vídeo antigo. Mas qual melhor edição brasileira de fenomenologia do espirito?
@FranciscoJose-wt2jn Жыл бұрын
Excelente aula, professor! Não tive vontade ler a obra em tela, mas curiosidade. A vontade mesmo está em rever A crítica à filosofia do direito em Hegel, artigo exposto por Marx em A questão judia. De qualquer maneira, muitíssimo grato pela indicação. Outro aspecto, vou me inscrever no teu curso sobre Marx, não o fiz porque não terminei ainda o Filosofia dos pré socrático a Marx. Abraços
@jorgemachado53174 жыл бұрын
Antigamente eu entendia a questão manjada da tese-antítese-síntese como uma sequência de causalidade. Como se houvesse uma tese que causasse uma antítese e, posteriormente, ambas causassem uma síntese. Mas a ideia de causalidade em Hegel para mim ainda não é muito clara. Mas ainda acho que o exemplo ajuda a condensar um pensamento obscuro para quem deseja penetrar os primeiros centímetros de profundidade na obra de Hegel
@jorgemachado53173 жыл бұрын
@Prince of Persia Acho que o Hegel ajuda a entender Marx, mas não é indispensável. O difícil é entender. Sempre que eu penso que entendi aparece uma nova dúvida rsrs