Confira o material complementar na descrição do vídeo.
@allankardec63223 жыл бұрын
Blz
@webradiotrilogia37712 жыл бұрын
Quero participar do curso
@webradiotrilogia37712 жыл бұрын
Nome é Fernando Nunes dos Santos
@jcboaventuradasilva.222 ай бұрын
Trabalho fascinante, parece que estamos voltando no tempo, e vamos precisar aprender a observar a Natureza, parabéns pelo trabalho
@beatrizdellagaraglazzini291011 ай бұрын
Um dos melhores canais. Isso é chamado o verdadeiro "serviço público". Eu acredito que este é o fundamento de ser ser humano: partilhar aquilo em que somos melhores a fazer. Transmitir aos outros o que para nós é mais fácil de aprender. Obrigado pela partilha de conhecimento, essa sim é a verdadeira dádiva da vida. Não poderia receber melhor presente, assisto sempre aos vídeos religiosamente. Continue com o excelente trabalho feito até ao momento, muita saúde para si e para os seus! :)
@SuperSl4Sh Жыл бұрын
Acompanhando sua aula e o texto complementar do Paolo Rossi, não me escapa uma ironia: Enquanto o naturalista modelo da antiguidade, Aristóteles, fora tomado como vanguarda do desenvolvimento teológico do período feudal, a modernidade renascentista ainda coloca a Bíblia como um dos carros-chefe para as reflexões da filosofia natural (e do exercício do pensamento crítico inclusive). Creio que seja exatamente esse imbricamento de origem entre as dimensões religiosas e científicas que esta aula, e o curso no geral, quer demonstrar. Bacon é paradigmático nesse aspecto, posto que os fundamentos de seu pensamento científico estão todos ancorados em sua filosofia da história de cariz inequivocamente cristã: O domínio humano sobre a natureza como decorrência da permissão divina de Adão e Eva nomearem as criaturas edênicas no Gênesis, processo que é originariamente corrompido pela busca arrogante de ambos pelo conhecimento do bem e do mal, estando Aristóteles, segundo o empirista inglês, na situação de herdeiro maldito dessa atitude soberba, mas agora expressa pelo ímpeto de classificar o mundo pelo seu próprio pensamento puro, abstrato, ilimitado e, por isso mesmo, vazio de significado, visto que a natureza, sendo um contexto de causas suficientes em si mesmas, é limitada como obra de Deus. Eis o exemplo máximo dos escolásticos, que se deblateram infindavelmente a partir de comentários de comentários de comentários de uma obra estéril e sem utilidade. Interessante notar i) que a prática de recorrer a comentadores ainda é bastante forte nos círculos acadêmicos atuais e ii) essa cisão entre Deus e Natureza está na base do processo científico de tomar o mundo como objeto (o Outro absoluto que serve a um fim externo a ele). Gostei muito da analogia "Sola Scriptura" "Sola Natura", o uso do conceito de "ascese intramundana" e a noção de utilidade na ciência e, claro, sem olvidar que Bacon era, antes de mais nada, um homem proeminente do nascente Estado Moderno. Seu empirismo é bastante debitária dessa bagagem política. Enfim, excelente aula. Ansioso para as próximas
@theresakelly99272 жыл бұрын
É muito legal ver que a ciência e a religião sempre foram conectadas de alguma forma. Uma das partes que achei mais interessante na aula foi: Sola Scriptura e Sola Natura.
@henryweler5 ай бұрын
Até esse momento dessa ruptura, hoje elas caminham em direções opostas, e se tornam cada vez mais distantes entre si
@elianaleoni50553 жыл бұрын
Professor, eu nunca fui fã do Bacon, rs. Mas hoje eu pude vê-lo de outra forma. Mas é impossível, pelo menos pra mim, negar que o olhar dele ajudo e validou a delapidação da natureza. O pensamento dele serve ao espírito da sua época, de um nascente sociedade predatória . Vemos hoje as consequências.
@pauloferrareis2 жыл бұрын
Exelente aula!! Sou professor de Historia e tenho muito interesse pela história da religião, e esse curso "Ciência e religião através da historia" me ajuda muito na construção de meu conhecimento. Gratidão!
@rubyamatos64593 жыл бұрын
Que curso incrível e organizado! Saboreando cada parte desse conteúdo rico de conhecimento!
@vanessacosta7518 Жыл бұрын
Muito interessante a participação do Bacon nesse processo. O "Discurso sobre o método" do René Descartes também colaborou para o melhor estudo da realidade através do empirismo de seus quatro passos: evidência, divisão, ordem e enumeração.
@suzanadieckmannjeolas26792 ай бұрын
Excelente.Quisera eu ter tempo suficiente para me aprofundar. Cuide-se professor!
@alinevidal1720 Жыл бұрын
Adorei essa aula inicial! Essa importância da compreensão do contexto histórico para compreender os filósofos e suas ideias é muito interessante!
@donizete-ey7dh2 жыл бұрын
Assisti a aula, cujo o tema chama a atenção para com os conhecimentos a serem abordados, em relação à historiografia religiosa e a sua análise para com os conhecimentos científicos. Muito bem explicado, e exemplificado, através das análises das fontes iconográficas em seu recorte teórico, em reflexão.
@andreamunizbaijao.2838 Жыл бұрын
" O verdadeiro fim do conhecimento é..." Incrível! Não tinha observado por este ângulo. Comentários Aristóteles, Galeano, Euclides, depois a liberdade para cada um , do seu jeito praticar a Leitura Literal da Bíblia, sem os comentários e livres para boa interpretação. Me surpreendi Ad fontes. Fênix e a visão de esperança para ressurreição, sendo a natureza uma forma de livro. E a figura da leitura alegórica , onde a visão era o real , a realidade! Amei ♥️
@eraneidemiranda14462 жыл бұрын
Aula magnifica.Muito interessante a forma como é analisada as discussões sobre Reforma Religiosa e Revolução cientifica na perspectiva de Bacon. Maravilha, aprendendo muito..Obrigada.
@isacandre2419 Жыл бұрын
Boa noite! Gostei muito da aula. Francis Bacon e a Reforma Científica. - Demorei um tempo maior para terminar rs...mas consegui aprender muito...de modo especial: "Ascese intramundano", acredito que sempre é "possível fazer o nosso melhor sapato" com nosso trabalho em sala de aula. Obrigado Prof, Henrique Rodrigues. Responder
@Analiasantana713 жыл бұрын
Imprescindível esse curso em tempos de pandemia. Uma iniciativa excelente para que o conhecimento de Religião e Ciência e suas correlações sejam mais difundido. A primeira aula traz Francis Bacon e suas contribuições para a ciência moderna através do método científico empirista. Obrigada!
@joanalopes77582 жыл бұрын
É de suma importância que conheçamos teóricos que nos levem a repensar os períodos passados e estudados. Francis Bacon é referência ao falarmos sobre a construção de do método científico.
@maryalveslima13212 жыл бұрын
O tema é muito profundo. E embora Bacon não foi um cientista, segundo sua fala, praticava o fundamentos da pesquisa científica. E buscou uma reforma da busca do conhecimento, num momento histórico, onde as dogmas religiosos eram tão dominantes. E como ciência e religião estavam interligados na busca do conhecimento.
@maria.ferreirarios10063 жыл бұрын
Muito interessante, não se consegue fazer uma separação entre religião e a ciência, mesmo que tentem elas estão conectadas de certa forma, como vemos na reforma protestante. Ótima explicação, muito boa aula.
@canalquerosaber4693 жыл бұрын
Sensacional a aula, o bacana disso tudo, é saber que ao longo da existência humana, em todo período homens são levantados, e com seus espíritos investigativos vão em busca da ciência, "tornar ciente" afim de proporcionar a humanidade melhores condições de vida.
@taizabarbosa12683 жыл бұрын
Apesar de Francis Bacon ser mais político que qualquer outra coisa, com seus pensamentos e deduções buscou transformar o conhecimento do seu período e com isso, se tornou um revolucionário no campo da ciência, mesmo sem uma pesquisa e estudos, realmente, aprofundados. Muito obrigada pela excelência aula, vou pesquisar mais sobre o tema.
@cristiellefrancisconi37922 жыл бұрын
A visão de Francis Bacon de ciências como algo que engrandece a Deus muito interessante. Porque ele da o reconhecimento a quem é de direito
@sissadebastiani7822 Жыл бұрын
Aula interessante, rica e muito fácil de compreender. Cuide dessa tosse, nós que trabalhamos com a voz sabemos a falta que faz🙏🤝
@milkbreadkawa3 жыл бұрын
Tanto a Reforma Protestante como a Revolução Científica se preocuparam com a aplicação prática e popular do conhecimento e isso, para mim, é o que soa mais importante. De alguma maneira o conhecimento estava sendo democratizado e isso construiu muitas fronteiras e possibilidades das mais diversas, como seu uso para o progresso ou retrocesso. Algo que eu não tinha percebido foi o quanto os estudiosos aprendiam lendo somente fontes secundárias, terciárias, etc. Por isso, ficou mais claro o quanto é importante voltar ao original para ter um vislumbre melhor das ideias que formulo. Afinal, interpretações não deixam de estar carregadas da compreensão de quem as teve. Vivências e princípios interferem no jeito que olhamos o mundo. E, partindo do conhecimento que temos sobre os costumes dessa época de revoluções, sem o consenso mais estabelecido atualmente no ambiente acadêmico de compromisso com a verdade e ética, o olhar dos estudiosos deveria estar muito mais contaminado com essas interferências, fazendo, assim, surgir a necessidade de mudança.
@janainamarquesdematospires45252 жыл бұрын
Olá, assunto bastante necessário para futuras aulas que darei de história. Obrigada!
@josemirfrancisco89882 жыл бұрын
Excelente explicação sobre Fracis Bacon, muito profundo.
@mariaterezasoaresfrancisco56773 жыл бұрын
Agradeço muito a explanação. Para mim foi plenamente clara. Não tive oportunidade antes de ter contato com esse assunto, e adorei. Trouxe de forma direta a questão da evolução humana, que o conhecimento não vem da noite para o dia e que a humanidade precisa estar amadurecida para se apoderar de novos conceitos e realidades e poder promover mudanças que não se dão de súbito. Grata.
@annacarolinamonteiro89223 жыл бұрын
Excelente explanação, muito esclarecedora. Realmente temos o péssimo vício de colocar as coisas em caixas separadas, mas está tudo ligado e constantemente influenciando uma a outra, como o professor bem colocou. Também destaco que achei muito interessante como as revoluções são sutis e influenciam diretamente a mentalidade humana e assim sua forma de viver.
@ProfessorDney2 жыл бұрын
Muito boa a aula. Mesmo tendo experiência com a História do protestantismo, não sabia dessas correlações entre a Reforma Protestante e a Reforma Científica por falta de conhecimento em História da Ciência. Várias coisas fizeram muito sentido pra mim.
@roseanearaujo14543 жыл бұрын
Boa Noite! Gratidão pela oportunidade.
@mayarazonta6960 Жыл бұрын
Debater, compreender e analisar a diferença entre ciência e religião de maneira histórica nunca se fez tão necessário, principalmente considerando o contexto em que vivemos atualmente. Não sou da História, sempre ouvi falar de Francis Bacon, mas nunca de maneira aprofundada - talvez pelo motivo que o professor citou: ele não está nos livros didáticos, não fez exatamente uma “descoberta científica”. Então, foi muito interessante compreender um pouco mais o referido pensador, ainda mais de maneira tão bem historicamente contextualizada. Ansiosa pelas próximas aulas!
@elianefuroni17182 жыл бұрын
Interessante também a questão da instauratio magna onde ele tenta romper com as ferramentas de conhecimento anteriores e o que ele propõe para o dali em diante.
@thaylinecoelho98003 жыл бұрын
Tenho um conhecimento muito básico nas questões históricas e religiosas, ao ver essa aula e perceber como a ciência e a religião já foram tão próximas chegou a ser assustador. A ideia de que a ciência nasceu com a ideia primeiramente de se aproximar de algo interno, quase espiritual foi um lado novo da ciência, e foi muito interessante ver o início do método científico com Bacon a partir da observação de informações micro formando um conceito macro, como o exemplo do cisne. O vídeo além de uma excelente aula, foi extremamente claro para mim que que estou chegando aqui em uma disciplina de história basicamente crua de conhecimentos prévios. Me surpreendi positivamente.
@cidavalente58823 жыл бұрын
Muito interessante a explanação e apresentação do conteúdo da aula. Com certeza muito acrescentou aos meus conhecimentos,
@lindembergcamargo366 Жыл бұрын
Tenho aprendido muito com cada vídeo aula, sobretudo, no concernente a definição do que é ciência, descrita como uma invenção conceitual para descrever coisas da realidade, ou seja, uma ferramenta cognitiva criada pelo próprio homem ao longo da sua experiência. Também me chamou a atenção saber que John Locke usava explicações sobrenaturais como parte das suas investigações, ao afirmar que anjos eram parte do campo de suas investigações.
@valquiriafigueiredo18683 жыл бұрын
Boa tarde! Parabéns professor, muito esclarecedora a aula. E está contribuindo muito com meu aprendizado.
@leandrohenrique60133 жыл бұрын
Achei muito interessante como na escola é passado que as revoluções científica e religiosa são totalmente opostas uma à outra, quando na verdade caminharam juntas em alguns momentos, como a revolução científica e a reforma protestante que não se opunham, mas sim tinham pontos de vista diferentes, contudo ambas prezam por tornar o conhecimento popular. Uma coisa que me intrigou foi a relação com a religiosidade de nomes que são conhecidos apenas pelo viés científico e como essa relação foi importante, em Bacon com a ideia de que o conhecimento verdadeiro somente seria alcançado quando a humanidade retomasse a pureza da criação, retornando ao primeiro estágio do ser humano.
@marconidias6263 Жыл бұрын
Olá!!! Embora não tenha formação acadêmica em história, filosofia ou teologia, admiro muito o tratamento que a história e a filosofia dão às ciências e à religião, principalmente em relação à religião. É possível perceber pelas abordagens feitas que elas se transformam quase que mutuamente, com suas particularidades e compreensões, a partir dos objetos de estudo de cada uma. Estou encontrando uma certa dificuldade de compreender com mais o assunto pelos motivos que apresentei anteriormente. Achei super interessante as questões abordadas sobre o método científico e sobre as abordagens que faz via indutivismo e empirismo.
@teus5133 жыл бұрын
Essa perspectiva da correlação entre Revolução Científica e Reforma Protestante mexeu com minhas memórias dos tempos da escola. Nos são apresentados como dois campos que se debatem a muito tempo, sempre se opondo e se atacando, não existindo pontos de convergência. A aula me fez pensar também no papel dos ditos libertinos (na França, por exemplo) ali pelo século XVII. A concepção que temos deles, a grosso modo, é atrelada à rebeldia extrema contra os dogmas católicos, boêmia e vida desregrada, mas quando olhamos a fundo percebemos que muitos nao deixavam de lado suas concepções religiosas em suas formulações, pelo contrário, só estavam propondo outras perspectivas que não necessariamente eram contrárias à fé.
@matheus.b.oliveira3 жыл бұрын
A aula deixou muito claro como os conceitos de religião e ciência sempre estiveram conectados e influenciando um no outro ao longo do tempo. Contudo, o que me pareceu mais curioso é como os dois conceitos, nessa época de Francis Bacon, coexistiam em aparente harmonia, bastante diferente do debate entre ciência e religião no mundo atual. Essa revolução do conhecimento que foi encabeçada por Bacon não surgiu em oposição à Igreja, pelo contrário, parece ser feita com muito respeito por esta e até mesmo em complementaridade. Não parece que a ciência foi escolhida pois se acreditava que a religião não era mais capaz de interpretar o mundo, mas sim porque era o dever das pessoas como “filhos de Deus” de se inserir e dominar a criação, como o Criador um dia intencionou. Nos dias de hoje em dia sinto que há uma espécie de “disputa” e antagonismo entre essas duas áreas, ambas tentando provar ser a mais confiável para explicar o mundo ao redor, ao menos no nível dos crentes dessas duas facções. A religião age muito mais em reação à ciência do que oferecendo uma outra voz em uma conversa, da mesma forma que a ciência não parece dar ouvido algum à religião. Contudo, uma questão me parece estranha nisso tudo. A ideia de que a ciência seria o meio pelo qual a humanidade conseguiria retomar a soberania sobre a natureza, assim como Adão e Eva possuíam no primeiro estágio da criação. Essa restauração da humanidade perante a queda do paraíso. Adão e Eva não foram expulsos da graça de Deus justamente por terem-no desobedecido e provado do fruto do “conhecimento”? Se o conhecimento foi a razão da queda, o que fez a humanidade se desconectar dessa soberania sobre a natureza que possuíam, utilizar desse mesmo conhecimento para retomar o que Deus nos tirou não seria uma afronta a Sua decisão? Até porque, segundo o pensamento da época, as escrituras deveriam ser tomadas literalmente, como registros históricos de uma era. Logo, a história de Adão e Eva não pode ser uma alegoria, e faz com que o conhecimento tenha sim sido o responsável pela expulsão do Éden. Parece-me um grande paradoxo.
@marciacandido78283 жыл бұрын
Caramba! kkkk vou ter que assistir umas quatro vezes para captar mais detalhes. Minha cabeça está dando um nó aqui, professor!
@elainecristinasoares52523 жыл бұрын
Eu também vou assistir novamente. O professor tem uma ótima didática, é o assunto que é muito complexo né?
@elainecristinasoares52523 жыл бұрын
Está sendo difícil fazer um resumo, uma resenha para aquela parte no final do curso que temos que preencher o formulário. Estou aqui quebrando a cabeça só pra fazer o rascunho.
@alinetelesb3 жыл бұрын
Muito boa a aula, nem vi o tempo passar. Obrigada professor Henrique!
@ibatiramariano7732 жыл бұрын
Gratidão Prof. Henrique pela excelente iniciativa, desse curso. Explanações bem didáticas, irão enriquecer muito nosso conhecimento. Francis Bacon, embora um político, se importava com a busca da verdade através da ciência.
@danysouza40823 жыл бұрын
Excelente explicação acerca de ciência e religião
@escolamorin3 жыл бұрын
Excelente aula para o começo de um curso tão promissor! Obrigada por disponibilizar um conhecimento tão rico de forma gratuita. Não lembrava que Bacon era político, assim como Sir Isaac Newton. Isto me fez imaginar se Bento de Spinoza fosse também político, não estaríamos vivendo em um mundo com tendências tão fundamentalistas dos dois lados (religião e ciência). Será que estamos arcando com as consequências de tanto mecanicismo, pragmatismo e dicotomias? Lembrei que Bacon, profundo estudioso da Alquimia, perdeu a paciência talvez com os tais "6 cérebros" e os chamou de arrogantes. Sem as tais alegorias e a contemplação, o conhecimento da Alquimia perde o sentido. Ainda bem que Carl G. Jung trouxe ela à tona, uma vez que nunca deixou de fazer parte da alma humana. A sua correlação entre Reforma Protestante e Revolução Científica é sensacional.
@danielsierra39412 жыл бұрын
Em primeiro lugar boa madrugada! E melhoras para o Sr. Professor. Muito bom a questão sobre a Fenix como ressurreição de Jesus Cristo. A questão da divisão entre teologia e filosofia cada um em sua área mesmo podendo se relacionarem entre sì. Francis Bacon era muito antecipado a sua época.
@rossanacarvalho89892 жыл бұрын
Como é importante esses estudos nos dias de hoje, pois estamos vivendo tantos retrocessos e entender as influências e o desenvolvimento da ciência nos tempos, pensamentos dos grandes filósofos e afiins é muito interessante. Senti um pouco a falta de uma explicação um pouco mais detalhadas sobre a filosofia aristotélica sobre a natureza. Mas também vi que, embora os autores ' modernos' dêem importância sobre a racionalidade, observei que tbm há um certo preconceito sobre conceitos antigos gregos, exemplificado em alguns dizeres selecionados no curso. Muito bom!!!
@antoniovilas-boas42163 жыл бұрын
Gratidão Professor Henrique R. Caldeira. Trabalho fantástico pelo brilhante trabalho de exposição e pelo conteúdo eleito, momentos históricos e sua relevância para a formação do pensamento contemporâneo.
@leticiasousa74812 жыл бұрын
Essa aula foi muito ótima,pois eu eu não conhecia a história de Francis Bacon que era também conhecido como o pai da ciência moderna e de como ele fazia da filósofia parte da sua vida.
@ulyssesmontealverne Жыл бұрын
é muito interessante se colocar no papel de um cidadão na época da revolução científica, quando alguém teve a grande epifania de pensar que talvez tudo o que conhecemos seja pfruto de um processo indutivo, ou empírico e que foi feito por alguém antes de nós e tomamos como verdade, ainda hoje estamos socialmente presos em paradigmas mas graças aos grandes hoje temos certeza de muitas coisas, conseguimos nos aproximar de entender como as coisas literalmente funcionam.
@fabianasouza54332 жыл бұрын
Estou gostando muito do curso, muito interessante perceber como a história a religião e a ciência estão interligadas. Buscar entender a origem e a interdependência de religião e ciência só enriquece e ampliar nossa visão de mundo.
@marcelaahn9135 Жыл бұрын
No tempo 32:40 onde tem o recorte de Bacon sobre a necessidade de ir direto à fonte, me recordei daquela frase de Charles Chaplin em O Grande Ditador: "Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! " Não sei porque associei essas frases mas me pareceu semelhantes em diferentes contextos.
@luanasarto33133 жыл бұрын
Está sendo muito interessante perceber estas aproximações e cruzamentos entre religião e ciência ao longo da história. Uma questão que me chamou bastante atenção foi principalmente a maneira como a presença destes grandes nomes de intelectuais são vistos em sua maioria ligados estritamente ao viés científicos, e muitas vezes é negligenciada essa presença profunda da religião e religiosidade nos próprios propósitos da ciência e do pensamento científico destacados por estes. O vídeo deu uma grande elucidada na leitura, e a dinâmica entre estes diferentes materiais da disciplina está muito boa, estou gostando bastante! :D
@elisangelasantos44492 жыл бұрын
Excelente contribuição, em minhas aulas de Literatura, costumo contextualizar História com Filosofia e Sociologia. Esse período do século XVI/XVII corresponde, na Literatura, ao Final do Renascimento, Barroco e Arcadismo. Os pontos apresentados sobre as Reformas desse período vão ao encontro do que a sociedade vivia nessa turbulenta época permeada por dualidades entre o sacro e o profano, teocentrismo e o antropocentrismo, os paradoxos e antíteses nas quais o homem barroco, em específico, está submergido. Maravilhoso, utilizarei em meu planejamento!!
@monicaoliveira88733 жыл бұрын
Aula excelente! Muito esclarecedora.
@carlacustodio10662 жыл бұрын
Gostaria de parabenizar o professor pela iniciativa de disponibilizar um material tão maravilhoso - incluindo vídeos e textos complementares, bem como indicações bibliográficas -, e tudo isso de forma gratuita, é um banquete para pessoas apaixonadas por história, filosofia e teologia!
@senildaleopoldinagomesdasi74113 жыл бұрын
É interessante estudar Francis Bacon, propõe a sociedade a importância do acesso a Ciência para todos, questionou a visão dos Filosofos os quais estavam inseridos na cultura bíblica. As verdades filosoficas tendo a fonte da Verdade era o próprio Deus, a Natureza apenas aponta ao Criador. Parabéns! Obrigado por disponibilizar as aulas.!
@Neuropsicopedagogomotivacao3 жыл бұрын
Aula muito rica. Parabéns professor! O tema foi abordado de maneira sutil , ponderada.
@tiagoaguiar9543 жыл бұрын
Excelente aula, professor. Deus te ilumine mais e mais.
@glaucialaisalves41722 жыл бұрын
Achei super interessante a questão de estudarmos separados mas serem complementares A parte de explicar por tópicos é maravilhoso que na minha compreensão sai bem melhor de entender e aprender
@welingtonguilhermepastrees10812 жыл бұрын
Muito Booa A Aula Professor Henrique, Eu Confesso Q É a Primeira Vez Q Eu Conheci Francis Bacon e Suas Idéias Sobre A Ciência e A Religião !
@arturmendes69112 жыл бұрын
Muito bom! Obrigado pela aula! A contextualização de Bacon em um tempo predominantemente Cristão em seu berço geográfico, mostra como o meio ambiente e a cultura modelam o ser humano. Contudo, o "Pai da ciência moderna" enfatiza a quebra de paradigmas filosóficos, por meio do rompimento com a versão alegórica da natureza, e, nesse ponto o ser humano começou a se distanciar de superstições, partindo para uma busca literal, sólida do que realmente são as os componentes da natureza e como poderiam vir a ser utilitários para o coletivo social. Dessa forma cresceu o movimento da busca pelo conhecimento diretamente da fonte, em paralelo aos dias atuais, é necessário separar moralmente as alegorias dos fatos literais, ou seja, o significado explícito do que há além daquilo. Para que se beba água de uma fonte limpa, é necessário manter a visão crítica e racional por meio do pensamento próprio, questionamento e método científico, desconstruindo uma informação para construir um conhecimento que aplicado na prática se concretiza em sabedoria. Por tanto, Bacon foi uma grande personalidade que fez parte do processo de Revolução da Filosofia Natural e seus pensamentos, claramente se associam aos ideais da Reforma Protestante principalmente pelo fato do rompimento com o modo de pensar tradicional.
@profkauevinicius853 жыл бұрын
Excelente! Parabéns pelo curso!
@sandrasuadicani73452 жыл бұрын
Boa tarde. Finalizei agora a aula 1, estou seguindo o curso em doses homeopáticas. Agora passarei para as leituras indicadas e anotar os devidos comentários. Nesse primeiro momento, a frase que mais me impactou foi " a ciência se conecta com a religião mas são independentes, uma da outra". Há muito o que se pensar, questionar, no sentido de fazer associações e compreender essa evolução ao longo do desenvolvimento da Humanidade. Gratidão
@simonesouza63612 жыл бұрын
Excelente aula!
@genildarosanage80582 жыл бұрын
Parabéns prof. Henrique Caldeira, também leciono História e gostei muito de sua explanação hoje, tranquila e transmite muita confiança, não conhecia alguns aspectos sobre Francis Bacon abordados nesta temática. Valeu e vamos para a próxima aula!!! Gratidão!
@solangerezende98212 жыл бұрын
Além da aula e a metodologia histórica apresentada, temos a oportunidade de obter mais informações sobre o conteúdo. Agradeço, por compartilhar seu conhecimento.
@AlessandroCalu2 жыл бұрын
É muito interessante ver como a sociedade se desenvolve das formas mais variadas possíveis. Também interessante ver como a reforma se relacionou ao espírito de sua época, de certa forma influenciado e sendo influenciada.
@nadiramariaalves23642 жыл бұрын
Aula excelente. Um novo olhar para Ciência e Religião ,elas se entrelaçam. Rompendo com o senso comum.
@monicacseri38783 жыл бұрын
Muito bom refletir sobre Bacon nestes tempos sobrios de agora, em que a ciência em geral está sendo tão malvista, muitas vezes entrando em choque com fundamentalismos sem noção, apesar da disponibilidade de informações nos dias atuais.
@anag5144 Жыл бұрын
A ciência não está sendo mal vista, muito antes pelo contrário, ela se consolidou como ferramenta principal de entendimento da realidade, empurrando religião e outros tipos de conhecimento para o campo das lacunas e da vivência pessoal. Talvez o fenômeno que você pressinta seja o declínio das antigas autoridades científicas, como universidades e autoridades estatais, devida à difusão e consequente expansão do conhecimento difuso na sociedade. Eu sou otimista e prevejo uma explosão da ciência, movida pela iniciativa privada.
@AlexSilva-eu7ds2 жыл бұрын
Muito relevante a forma como Francis Bacon via e pensava o mundo através das suas teorias.
@samirlima39489 ай бұрын
Cheguei. Abaixei a aula 1 e a 2 ,
@emillytorres1a5262 жыл бұрын
Sola Natura, ótimo termo! Simboliza muito bem o regresso às fontes do conhecimento da Filosofia Natural, a própria natureza. Esse retorno me pareceu muito importante e positivo, uma vez que o objeto de estudo passou de artigos e comentários que intermediavam a busca pelo conhecimento na área, para às Escrituras e à Natureza.
@raissasantos67512 жыл бұрын
Me encontrei profissionalmente em Francis bacon, saber é poder, poder sobretudo transformar a natureza em prol da humanidade! Se todos soubesse o tanto que a ciência liberta e impulsiona o ser humano… muitas atrocidades deixariam de existir! Acredito fielmente que a ciência e o divino estão entrelaçados, e não precisamos abrir mão do conhecimento científico para crer no divino e vice versa! Aula maravilhosa, obrigada por isso!
@rudneymarinhodesouza47212 жыл бұрын
Perfeito, a trajetória construída ao longo dos séculos em relação a ciência e a religião exige que façamos uma revisão de algumas abordagens, de determinados padrões referentes ao tema ciência e religião.
@moisesmelo39592 жыл бұрын
08/01/22. Excelente aula. E bom entender parte da gênese da ciência moderna e propriamente do método cientifico. As contribuições de Francis Bacon são notórias e extremamente relevantes.
@daniloaugusto95633 жыл бұрын
Ao longo do Ensino Médio, somos levados a construir uma noção de que a Revolução Cientifica teria se dado em oposição a religião. Foi muito interessante então perceber que na verdade não houve uma ruptura entre religião e ciência e a Revolução Cientifica não era antirreligiosa. Outro ponto que me chamou a atenção foi perceber que tanto a Reforma Protestante como a Revolução Científica seguem uma mesma linha de pensamento e que esse fato se deu por terem sido gestadas em um mesmo terreno cultural o que difere e muito da ideia que muitas vezes a gente constrói de causalidade, ou seja, de que uma teria sido uma espécie resposta à outra. Danilo Augusto da Silva
@josedias52852 жыл бұрын
Excelente abordagem. Aí se está a importância dessa maravilhosa disciplina chamada História: nos mostrar que o os conceitos não são eternos e que mudanças acontecem a todo momento e o que conhecemos hoje como algo plenamente estabelecido não foi assim no passado e muito provavelmente não o será assim no futuro.
@michellemonteiro48162 жыл бұрын
Aula maravilhosa e instigante. Rica em conhecimento. Francis Bacon foi uma importante figura na História!
@gabrielmobrici2 жыл бұрын
Acho que o mais interessante - e difícil para nós hoje em dia - é tentar conceber a visão de mundo dos pensadores de uma época tão distante, e em certos modos tão oposta à nossa.
@anacleumamiranda50722 жыл бұрын
Aula importantíssima sobre os processos de estruturação e reconstrução dos conceitos de religião, ciência, política e suas conexões e interferências na sociedade. Importante também por destacar as formas de produção de conhecimento naquele período.
@oberdanquintino22032 жыл бұрын
Ótima aula, parabéns!
@paulohenriquenettodealcant6578 Жыл бұрын
Excelente exposição - eu estava buscando algo assim para deixar como vídeo complementar para os alunos se aprofundarem sobre o contexto histórico em que o método científico foi proposto!
@manoelmcarvalhoamericoamer37813 жыл бұрын
Parabéns a aula foi muita educativa
@TheLusouto2 жыл бұрын
Excelente aula professor Henrique! Parabéns pelo projeto!
@valeriapaiva31122 жыл бұрын
Adorei a aula . Professor excelente
@naramariapereiranara39033 жыл бұрын
Excelente exposição, conteúdo, didática. Gostei muito do tópico recapitulando, facilita a memorização. Parabéns e obrigada.
@robsoncmferreira3 жыл бұрын
eu estou fazendo graduação em História pela UCAM, no rio de Janeiro, e gostei muito da forma como abordado o assunto baseado em Francis Bacon, que preciso confessar que não o conhecia. Como ele buscou forma de distinguir a ciência e religião e iluminando as mentes para focar sua atenção na fonte do saber e não nas pessoas que teciam comentários sobre Deus e a natureza, e a forma que ele expôs sua visão na figura da Nova Atlântida, com a riqueza de detalhes e informações que mostram porque Bacon era referência em seu tempo.
@elinealbuquerque71582 жыл бұрын
Como é bom ouvir, compreender e pensar sobre quando a didática é boa. De grande contribuição essa aula. Realmente, gostei muito.
@damiaodasilva96532 жыл бұрын
Excelente aula. Interessante perceber a presença de elementos, signos da Reforma Protestante na Revolução Científica de Francis Bacon.
@elianefuroni17182 жыл бұрын
Interessante a questão de Francis Bacon com o método indutivo
@margarethfdias84342 жыл бұрын
Excelente aula, o assunto é muito interessante, as abordagens sobre Bacon são bem relevantes. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
@ed05gar2 жыл бұрын
Muito interessante essa aula, ver como a sociedade se desenvolve das formas mais variadas possíveis. Ficou muito bem elaborado a forma como Bacon aborda esses dois temas ciência e religião. Na leitura literal da Bíblia e da Natureza gostei muito da forma como foi ilustrado o entendimento da imagem da fênix e suas lições de moral.
@suzyfarias97422 жыл бұрын
Francis bacon contribuiu imensamente na revolução científica, ajudando a separar a questão da ciência e religião, ou seja, algo que revolucionou a ciência para funcionar sem as " teias" da religião. Parabéns pela aula muito interessante.
@neudalopesbatista45002 жыл бұрын
Amando as aulas. Os fatos não são estanques, precisamos ter noção do todo para compreender suas partes.
@abgailmendes72033 жыл бұрын
Achei um tanto interessante essa ideia que foi explicitada no vídeo de Bacon, onde ele estabelece que o fim do conhecimento é a restauração do "poder do homem sobre a natureza" e o exemplo dado (sobre a energia elétrica) elucidou bastante, dando pra perceber como esses ideais 'religiosos' e 'científicos' realmente não estavam em ruptura. Além disso, ver como se deu o caminho para diferenciação entre a teologia e a filosofia natural através de uma progressiva mecanização desse estudo da natureza, me ajudou a perceber detalhes da aula passada que ainda estavam um pouco soltos.
@carlacustodio10662 жыл бұрын
Estou começando a estudar hermenêutica reformada na teologia e essa aula me ajudou bastante a compreender o pensamento do homem moderno, obrigada professor!
@kellisousa27182 жыл бұрын
Primeiramente gostaria de agradecer ao professor pela aula excelente, bastante elucidativa. Percebo o quanto tais debates se fazem importantes, principalmente neste momento histórico de contestação da ciência e contraposição à religião por alguns grupos. Francis Bacon, um filósofo do século XVI e XVII que nos traz reflexões a cerca da correlação entre a religião e a ciência, temática essa que se mostra de grande relevância para análise e discussões em pleno século XXI. Como historiadora, creio que não há como seguir em frente sem que haja uma compreensão da origem e dos pilares da ciência e como a religião permeia tais questões.
@sergiocorrea23772 жыл бұрын
No entendimento de Bacon, a figura dos signos orientava-se por percepções equivocadas e hábitos entranhados na mentalide ou no espírito dos homens. O espectro dos ídolos estava baseado em falsas noções e hábitos configurados de modo limitante que cerceavam a evolução científica e o aperfeiçoamento da racionalidade humana. Excelente abordagem. Parabéns professor!
@lucielgomesdossantos71093 жыл бұрын
Excelentes explanações sobre Francis Bacon...descortinam o mitos e liberam as verdades sobre o seu real pensamento e elucida a contribuição deste ao Filosofia.
@NELSONBARBAROMr2 жыл бұрын
Tema muito profundo e vem de encontro com meus pensamentos, conforme a apresentação e o pensamento de Bacon, tambem acredito que há inumeras alterações da historia.