Adoro Saramago! Gostei! No meu canal também falo sobre a obra "Caim".
@danielpuziski17335 жыл бұрын
Adoro Saramago, suas críticas e escrita. Depois de “O homem duplicado”, “Caim” é o meu favorito dele. A forma como ele desmistifica essas passagens, seu humor único e como ele humaniza esses personagens é incrível, te faz refletir. A ideia de que o “projeto” ser humano deu errado. Que maravilha ler Saramago. É uma leitura que mexe, você termina modificado.
@LeituradeCabeceira4 жыл бұрын
Eu amo um escritor e não é pouco, Daniel. Concordo c tudo q vc escreveu, ele consegue fazer tudo isso e mais um pouco!!! :)
@danielpuziski17334 жыл бұрын
Hilário - Leitura de Cabeceira ❤️
@ShaktiAnabela5 жыл бұрын
Aqui em Portugal houve muita polémica desde que saíram o "Evangelho Segundo Jesus Cristo" e o "Caim", não se falava de outra coisa, foi todo um drama. Eu adoro a forma como o Saramago levanta essas questões relacionadas com a Bíblia, acho-as muito pertinentes. E mesmo para uma pessoa que seja católica, é importante tentar pensar pela própria cabeça e questionar. Para mim, é simplesmente fascinante, não considero esses livros ofensivos, mas a maioria das pessoas não pensa assim. Já li metade dos romances dele, é o meu escritor preferido
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Oi, Anabela. Concordo demais com vc. Seria muito bom se as pessoas tivessem essa capacidade de avaliar cada coisa por uma ótica mais imparcial e até empática com os outros. Teríamos um mundo bem melhor assim. Hj em dia as pessoas andam meio inflamadas, sabe?! O menor atrito já causa um negócio sem tamanho. Entendo os limites e a situação de cada um. Mas é cada caso que vejo ou fico sabendo aqui no Brasil q vc nem imagina. Obrigado pelo comentário. Abraço. :)
@paulovalenca80004 жыл бұрын
Excelente sinopse da grande obra Caim.O ilustre Saramago é um eterno orgulho para a literatura mundial e sobremaneira para a nação lusófona.
@LeituradeCabeceira4 жыл бұрын
Concordo demais, Paulo. Meu autor favorito disparado, tenho imenso orgulho tbm. Obg pelo comentário. Abç. :)
@rogerbeier Жыл бұрын
Acabo de ler esta instigante obra de Saramago. Nela nos deparamos com a história de um Caim que, após ser castigado pelo fratricídio, peregrina o espaço das lendas narradas na bíblia a testemunhar as muitas crueldades de uma divindade que se supõe, antes de tudo, ser boa. Sendo este um dos últimos livros do autor, encontramos aí excelentes reflexões de um ateu já nos estertores de sua vida. Tal como Voltaire, Saramago se nega a aceitar essa divindade mesquinha mesmo diante de sua própria morte. Em vez disso, destemido, aponta o dedo para ela acusando seus múltiplos e hediondos crimes, colocando-se na pele de um Caim que olha para a humanidade do século XXI e nos questiona: como tantos se deixam enganar por este senhor que, tal como descrito nas páginas do velho testamento, tem uma natureza sádica, mesquinha e narcisista? Fica a questão para nossa reflexão. Nota 1000.
@dulivros37545 жыл бұрын
Também acabei de ler Caim! Gostei muito dessa narrativa. Com certeza se o leitor for um cristão fervoroso irá se ofender. Particularmente, achei genial a forma como Saramago descreve o indivíduo vivendo em sociedade, desvinculado de qualquer crença, ou seja, o homem social sendo prático e sensato. O "Caim" de Saramago é muito racional.
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Sim, concordo demais contigo. E gosto bastante da maneira crítica e afiada que o Saramago usa pra pontuar as percepções dele. Acho corajoso até. :)
@vitin17985 жыл бұрын
Adorei o vídeo parabéns n pare PFVR
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Obg, Vítor. :)
@elzaohira97075 жыл бұрын
Quando li O evangelho segundo Jesus Cristo fiquei pensando no livro por muito tempo. Leitura muito impactante. No ano passado fiz uma releitura e acabei me apaixonando de vez. Um dos melhores livros que já li na vida. Há pouco tempo li Caim e também gostei muito, embora não tenha entrado para a lista dos melhores que li dele. Para reforçar as ideias que esses dois livros trazem acerca de religião é interessante assistir a algumas entrevistas dadas pelo autor a respeito de seu ateísmo. O que mais me atrai na escrita de Saramago são as suas alfinetadas em relação a tudo de um jeito bastante particular, que às vezes chego a rir e sempre acabo pensando "esse cara era genial!". Outras obras dele de que gostei muitíssimo: Ensaio sobre a cegueira , Memorial do convento e As intermitências da morte. E, finalizando, gostei muita das suas observações sobre o livro.
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Oi, Elza. Teu comentário me provocou um sorriso de canto de boca enquanto eu lia pq penso exatamente como vc quando leio ou ouço alguma coisa do Saramago. Pretendo ler O Evangelho ainda este ano, quem sabe talvez final de Abril ou Maio. Só ouço elogios sobre ele, tenho certeza de que irei gostar muito. Memorial do Convento também deve entrar esse ano na lista de leituras. Obg pelo comentário. Abç. :)
@williamoliveira16175 жыл бұрын
Se prepare para o que virá pela frente, mas morro de vontade de ler sobre Caim.
@LivrosdaTuca5 жыл бұрын
Do Saramago eu li As intermitencias da Morte e adorei! Achei um tanto dificil a escrita dele , devido aos longos paragrafos, mas a historia é incrível. Agora com sua resenha fiquei curiosa para ler Caim !! 😍😍😍😍
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Se puder, leia. É mto bom!!! :)
@lenineoliveira84785 жыл бұрын
Muito boa resenha!
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Obrigado!!! :)
@LeilaCassimira5 жыл бұрын
Li esse livro ano passado e como vc amei, amo o Saramago! Super concordo que temos que nos despojar de religiosidade para lê-lo, e de repente olhar com olhos neutros mesmo, mas sempre com uma pitada de indagação, rs Aproveitando, quero comentar com vc que minha filha vai fazer psicologia na UFF, estou mega feliz! bjins e estou com saudades de prosear com vc
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Que massa, Leila. É um ótimo curso. E se for algo que ela gosta mesmo vai ser melhor ainda. Ainda mais com o estímulo pra leitura que ela tem em casa. Ler é o q mais se faz nesse curso. Rs... Sdds de conversar c vc tbm!!! Abç. :)
@crisduarte835 жыл бұрын
Também adoro José Saramago. O primeiro livro que li dele foi Ensaio sobre a Lucidez, ainda era eu adolescente. Por acaso, ainda não li Caim, mas está na minha lista. Boas leituras.
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
“Lucidez” foi um dos q gostei menos, acredita?! Mto por conta do que ele faz nele com os personagens do “Cegueira” q tanto amo!!! :)
@crisduarte835 жыл бұрын
@@LeituradeCabeceira compreensível :) foi a minha introdução a Saramago, e adorei. Só li O Ensaio Sobre a Cegueira muitos anos depois. Mas, ainda hoje conservo no coração o Intermitências da Morte e aconselho a todos os que não conhecem a obra dele. Foi dos livros mais engraçados e reflexivos que alguma vez li.
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Sim, concordo demais. Achei super engraçado “As Intermitências”. Tem gente q quando eu falo não acredita. Mas aqueles diálogos da Morte com a gadanha são impagáveis!!! Hahahhh
@crisduarte835 жыл бұрын
@@LeituradeCabeceira depois desta pequena conversa, fiquei com vontade de o reler :) mas ainda tenho na estante, por ler, O Evangelho e Clarabóia.
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Vou de “Evangelho” como próximo tbm.
@lucimarachultes73405 жыл бұрын
Esse do Saramago eu n li ainda. Será q consegue ser melhor que o Ensaio Sobre a Cegueira? Já leu Damian, do Herman Hesse? Ele fala muito de Caim tb. Recomendo demais. Parabéns pela resenha, sempre de altíssimo nível. 😉
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Oi, Lucimara. Até hoje não li nenhum dele que superasse o Cegueira. Tenho um apego afetivo muito grande por esse livro. Sobre o Demian: ainda não o li. Mas tá na lista faz um tempinho já. Obg pelo comentário. Fico feliz q gosta dos vídeos. Abç. :)
@gerusaaraujo73265 жыл бұрын
Fiquei curiosa. Como seria o livro *"ABEL"* ? Vou procurar os dois livrinhos... *Obrigada pela dica ! = )*
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Boa pergunta. Abel é um personagem que tem pouco momento de cena, mas é fundamental pro andamento da história. Espero que goste do livro quando o ler. :)
@heiderallen83685 жыл бұрын
Presente!
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
:)
@williamoliveira16175 жыл бұрын
Já li do Saramago o Evangelho segundo Jesus Cristo e o ensaio sobre a cegueira.
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
O “Cegueira” foi meu primeiro dele e por enquanto é o meu favorito. Mas o “Evangelho” vai ser o próximo. :)
@joseafonsotavares65125 жыл бұрын
Sua sugestão de se "distanciar" de alguns conceitos internalizados para entender o pensamento do outro foi bem apropriada :) Isso serve para vários seguimentos da nossa vida. Do Saramago eu li apenas o Homem Duplicado, mas já estão na minha lista o Evangelho e as Intermitências da Morte.
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Sim, José. Penso o mesmo. Funciona muito bem em vários contextos essa questão do “se afastar pra enxergar melhor”. “As Intermitências” é um livraço. Acho q irá gostar muito!!! :)
@jeffersonalves16045 жыл бұрын
❤️
@oivlis09125 жыл бұрын
As pessoas têm medo, ficam iradas (IRA), se sentem ofendidas quando alguém, porventura, convida-as a sair da caixinha limitadora da cultura pré-arregimentada, que herdamos dos antigos, portanto inquestionável, e que nos moldam à maneira dos tempos do bronze. É só um exercício de pensamento para sair da zona de conforto, imagina se fosse realmente para sair da caixinha?!
@LeituradeCabeceira5 жыл бұрын
Vdd. Acho q os livros do Saramago sempre nos convidam a isso de uma forma ou de outra.
@kruskaya22254 жыл бұрын
Hilario, ¿cómo llego a tu vida Saramago? ¿Qué fue lo que te apasiono de él? O ¿cuál fue el momento en que te apasionaste por él? A mi nunca me aburrira verte hablar de él 😊 Saramago ... como el mismo dijo en su libro "el cuaderno del año del nobel" "Nobel ." La vida sigue 😂😂😂 asi era él 👈 Saludos
@LeituradeCabeceira4 жыл бұрын
Foi na faculdade ainda. Uma amiga me emprestou o “Ensaio Sobre a Cegueira” e fiquei apaixonado pela escrita dele. A partir daí foi só amores!!!! ❤️❤️❤️
@gustavocamargo1020 Жыл бұрын
Caim: racismo cultural... 😞😓😩
@1312Luisa3 жыл бұрын
Quem sou eu pra criticar Saramago? Ninguém! 😅😅 Gostei muito da proposta de releitura do antigo testamento, mas tenho algumas ressalvas com a forma que ele conduziu a crítica. Pra mim ele fez a leitura do antigo testamento com um olhar do século XX e ocidental, o que pra mim é um pouco problemático pqe distancia-se muito da realidade dos homens antigos que contavam essas histórias. Um leitor desatento pode levar toda essa leitura muito a sério, o que eu acho bem complicado... A título de exemplo... Li em algum lugar que a recusa de Deus à oferenda de caim, segundo os estudos judeus, teria sido em virtude dele não ter dado o melhor que tinha a deus como Abel fez... Na leitura de Saramago deus recusou a oferta de caim sem motivo, pqe é mal... Mas enfim! Gostei do livro, meu primeiro do Saramago. O final que ele deu à história foi surpreendente pra mim!
@LeituradeCabeceira3 жыл бұрын
Vc é uma leitora com uma ótima capacidade crítica e de análise... tem todo o direito de criticar quem quiser... hehehh... Eu mesmo não sabia disso que vc mencionou. Obrigado por compartilhar. Leia mais coisas dele, tem uns maravilhosos: intermitências da morte, o homem duplicado e ensaio sobre a cegueira são os meus favoritos!!! :)