Hiperfoco em pessoas EXISTE?

  Рет қаралды 526

Tiago Abreu

Tiago Abreu

Күн бұрын

Пікірлер: 26
@barbaraamadios
@barbaraamadios 6 ай бұрын
Que bom que você retornou ao canal, desejo todo sucesso nessa nova fase. Estive usando o canal para estudar desde o começo do ano, então ter conteúdo atualizado é muito bom!
@joaovictoripiraja761
@joaovictoripiraja761 6 ай бұрын
Muito bom o vídeo, Tiago :) Vontade, ação e pensamento são coisas totalmente diferentes. Vai muito além de uma dissociação, como recursos persuasivos com excesso de cognição, quando as pessoas se apaixonam e colocam os desejos acima de tudo, ou tentam resolver algo pela força e se tornam violentas. Em um estado consciente, foco são ações condicionadas que escalonam para satisfação; hiperfoco é o recurso que tenta prolongar o bem-estar. Como há atritos com o mundo que exigem renúncia, o hiperfoco se retroalimenta com focos derivados mas variados. Concluo que é um mecanismo evolutivo.
@79648100
@79648100 6 ай бұрын
"super poder" quando bem usado foi importante para mim na vida acadêmica, profissional e afetiva
@PaulohVEVO
@PaulohVEVO Ай бұрын
não tenho diagnóstico mas tenho muitas evidências. o hiperfoco em pessoas é algo que tá se tornando consciente na minha mente no sentido de olhar pra relações anteriores e identificar como fiquei em cada uma delas. minha ultima relação (e primeiro relacionamento) é o que me fez olhar pra isso. tem sido horrível, confesso. pq em mtos momentos parei de olhar pra mim mesmo pra tentar entender a trajetória do outro procurando justificativas pras suas ações. nesse período entrei em teorização das situações e acredito que até fantasiei. a questão que se permeia na minha mente sobre mim mesmo é: esse hiperfoco acontece comigo pq sou autista, tdah ou psicopata? insiro a psicopatia como uma possível alternativa pois esses pensamentos obsessivos em pessoas me fez stalkear (mas nunca fiz nada ruim não viu).
@Rogerio2193
@Rogerio2193 6 ай бұрын
Eu acho, e é um conceito pessoal, que as pessoas, no ponto em que se tornam um hiperfoco, acabam representando algum outro anseio. Elas vêm na sua subjetividade, mas também pelo que representam. Isso é potencialmente problemático num dos casos. Se meu hiperfoco se direciona a alguém enquanto matéria, enquanto sujeito de estudo, análise e acompanhamento, acaba sendo algo saudável até certo ponto, e que pode verter num foco patológico ao ponto que envolve renúncias exageradas a outro assunto. Mas é algo que se movimenta independentemente do interesse. A pessoa não sabe do meu interesse e talvez nem me conheça, então ela não muda ou age de acordo com ele. Quando a pessoa entra como representação de uma interação que eu sempre quis ter, ou que me falta em algum nível, o direcionamento do meu interesse passa a depender também dessa pessoa, se ela interagir comigo. Teve um caso, já há uns anos, em que eu desenvolvi um hiperfoco em certa relação de amizade, e pertencer àquela amizade satisfazia o meu foco. Me alegrava saber que aquela pessoa melhorava, ficava mais feliz ou satisfeita com relação a algo que eu fazia. Só que em certo momento, e isso não é uma regra, essa pessoa me afastava ou aproximava, me parabenizava ou repreendia, de acordo com interesses exclusivos dela. Eu, de dentro da relação, não conseguia ver danos colaterais, porque só me importava estar naquela amizade, e não estar parecia invalidar tudo o que eu era. Acho que talvez, ao falar em hiperfocos que tenham pessoas como representação, e até outros, talvez seja algo a se considerar também. Não apenas a forma como a pessoa se relaciona com o hiperfoco, mas a forma que esse hiperfoco responde, seja ele humano ou não. Pois na medida em que o hiperfoco tem influência sobre seu objeto, este objeto pode também responder de forma que acabe, sobre o autista, estimulando ou causando um exercício danoso desse interesse mais restrito.
@otiagoabreu
@otiagoabreu 6 ай бұрын
Reflexão bem interessante sua. O que você disse também faz pensar sobre os problemas de dependência emocional em relacionamentos.
@veronicamariadesousa4081
@veronicamariadesousa4081 6 ай бұрын
Oi Tiago muito boa explicação,meu filho teve diagnóstico tardio,e hoje eu vejo os hiperfocos que ele teve em sua infância e adolescência,seus interesses restritos por determinados assuntos,e ainda continuam ,mas o relacionado a escrita,esse é vital pra ele.
@LeksoPozuaho
@LeksoPozuaho 6 ай бұрын
Olá, Tiago! Sempre que ouço o termo "hiperfoco em pessoas" imagino um hiperfoco nos mecanismos de relações humanas, seja direcionado às relações humanas em geral (o que, de forma sistematizada levaria ao caminho da psicologia, sociologia ou mesmo filosofia), seja em relação à experiência pessoal em lidar com as pessoas de seu convívio (o que poderia levar por exemplo ao desenvolvimento de estratégias do tipo masking). "Hiperfoco em pessoas" não me parece ser um nome razoável para descrever o hiperfoco em uma pessoa específica.
@otiagoabreu
@otiagoabreu 6 ай бұрын
Muito interessante a relação que você fez. Já conheci muitos autistas profundamente interessados em entender melhor as relações humanas também como forma de lidar (ou compensar) com os próprios desafios do autismo. Ao mesmo tempo, acho que a maioria das pessoas não faz essa correlação quando ouvem essa expressão.
@LeksoPozuaho
@LeksoPozuaho 6 ай бұрын
@@otiagoabreu você deve estar certo: provavelmente o termo "hiperfoco em pessoas" é frequentemente dito num sentido diferente do que eu costumo interpretar, e deve ser por isso que o que as pessoas estão falando não faz sentido pra mim 😂😂😂 Um abração, grande Tiago! Estamos juntos! Você é um cara foda!
@FL0R3SCHANNEL
@FL0R3SCHANNEL 5 ай бұрын
@@otiagoabreu tem um livro bok que se chama "como fazer amigos e influênciar pessoas". O autor já fez varios livros bons disto, poderia falar sobre esse livro no seu canal?
@marcoscamargo9227
@marcoscamargo9227 6 ай бұрын
Conversei sobre isso com o Chimura ontem mesmo e na minha opinião hiperfoco em pessoas não existe (já esse lance do hiperfoco no trabalho de uma pessoa, eu até acho 0k). E me incomoda um pouco uma galera usando isso como justificativa pra ser stalker.
@otiagoabreu
@otiagoabreu 6 ай бұрын
A questão do stalking é bastante relevante mesmo, especialmente quando está relacionado a relações conflituosas entre autistas.
@FL0R3SCHANNEL
@FL0R3SCHANNEL 6 ай бұрын
Tiver que ler seu comentario de novo para entender. Relamente, mais ainda é hiperfoco em pessoas... pois esta relacionado a um ser, não um robô ator, ou um cantor ator, tipo vocaloid ou um personagem... se a pessoa tiver conhecomentos em outras areas, pode entender isso, que gosta do trabalho da pessoa... mais tem casos que é além, tipo eu. Eu sou apaixonada por alguém que vive no sec 19... eu queria saber mais sobre ele e vi que muita gente não saber como ele era e estudei sua bibliografia melhor, e tem bastanre informação confiavel... mais confiavel que esse atores em hoje em dia kkkkk
@FL0R3SCHANNEL
@FL0R3SCHANNEL 6 ай бұрын
Ai eu realmente gostei dele, pois acredito que a morte não é o fim, e que ele está bem e mesmo que tenha feito coisas erradas em vida, ele se arrepende
@marcoscamargo9227
@marcoscamargo9227 6 ай бұрын
@@FL0R3SCHANNEL nem sei se eu devia, mas vou tentar explicar meu ponto aqui: Eu gosto muito do trabalho do Hideo Kojima. Quero jogar todos os jogos dele, quero saber de onde vem as referências que ele coloca nos jogos e tal... Mas pouco me interessa se ele é solteiro ou casado, se tem filhos, a sexualidade dele, se ele tem ou não religião... Gosto do trabalho do cara, mas eu gosto muito mesmo. Mas a vida pessoal dele simplesmente não me interessa em absolutamente nada. Inclusive, quando ele veio pro Brasil numa BGS, eu não senti vontade nenhuma de ir lá ver ele pessoalmente. Então dá pra separar sim o hiperfoco na obra da pessoa da obsessão stalker pela pessoa em si.
@FL0R3SCHANNEL
@FL0R3SCHANNEL 5 ай бұрын
@@marcoscamargo9227 achei seu texto bom, até vc botar staker no final, achei um pouco ofensivo, pois eu estou estudando sobre a vida de alguém, justamemte pois isso afeta a sua obrar. Então existe hiperfoco em pessoas, mais é bifucado, igual outro hiperfocos... tipo em paises, tem pessoas que gostam de saber tudo d eum pais, e tem pessoas ye gostam de saber da lingua e outras coisas assim
@FL0R3SCHANNEL
@FL0R3SCHANNEL 6 ай бұрын
Tenho hiperfoco em uma pessoa que já morreu! A muitooo tempo... eu acabei fazer algimas coisas por conta dele, positivas. Estudar piano e outras coisas, tipo, estudo sobre a bibliografia dele para as pessoas saberem melhor quem é ele e qentender melhor sua musica
@otiagoabreu
@otiagoabreu 5 ай бұрын
Por curiosidade, quem é o artista?
@mateusichirogamer
@mateusichirogamer 5 ай бұрын
Faz autistas no KZbin versão 2024 ,eu tenho um canal e eu sou autista! O nome do meu canal é Mateus ichiro gamer! Vai ser legal
@arturom9006
@arturom9006 6 ай бұрын
Muito legal
@cauegamer2453
@cauegamer2453 6 ай бұрын
Meu filho tem hiperfoco no meu amigo 😂 ele fala muiiiiiitas vezes com ele kkkkk
@RENATASOLE
@RENATASOLE 6 ай бұрын
Cheguei 😊
História da neurodiversidade
12:03
Tiago Abreu
Рет қаралды 1,1 М.
Os NÍVEIS DE SUPORTE do autismo vão acabar?
12:33
Tiago Abreu
Рет қаралды 2,4 М.
“Don’t stop the chances.”
00:44
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 62 МЛН
PROBLEMAS NA INFÂNCIA QUE GERAM CONSEQUÊNCIAS NA VIDA ADULTA | Psicologia na Prática
22:57
Psicologia na Prática por Alana Anijar
Рет қаралды 33 М.
THE TRUTH ABOUT HYPERFOCUS IN ADHD
6:03
TDAH Descomplicado
Рет қаралды 41 М.
A paixão da pessoa com TDAH pode virar uma obsessão?
8:00
Lara d Almeida
Рет қаралды 25 М.
Think Fast, Talk Smart: Communication Techniques
58:20
Stanford Graduate School of Business
Рет қаралды 44 МЛН
NEURODIVERSO ou NEURODIVERGENTE?
7:43
Tiago Abreu
Рет қаралды 2,9 М.
Autismo: Minha experiência com Hiperfoco
8:28
Family On Board
Рет қаралды 11 М.
O DeepSeek EXPLODIU a Nvidia e o ChatGPT na Bolsa de Valores
14:04
Copfy | Lucas Bernardes
Рет қаралды 66 М.
ADD/ADHD | What Is Attention Deficit Hyperactivity Disorder?
28:15
Understood
Рет қаралды 10 МЛН