HISTÓRIA GERAL #20 COMUNA DE PARIS

  Рет қаралды 124,556

Parabólica

Parabólica

Күн бұрын

Пікірлер: 244
@saliusoficial
@saliusoficial 3 жыл бұрын
Comuna de Paris ➡ Comuna de Paris (18 de março de 1871 a 28 de maio de 1871): a primeira experiência de governo operário da história ➡ Causa: a França havia perdido a guerra para a Prússia (Guerra Franco-Prussiana, 1870-1871), tendo que ceder territórios e aceitar a influência do futuro império alemão. A população de Paris, formada por operários e jacobinos, não aceitou a rendição francesa e se rebelou • A Prússia queria expandir seu território e criar um império e atacaram à França de Napoleão III. • A Prússia vence • Napoleão III perde o trono ➡ A 3ª República Francesa era governada por Louis Adolphe Thiers, com sede em Versalhes, enquanto o governo da Comuna fazia uma administração paralela e independente ➡ Parte dos membros da Comuna eram integrantes da Internacional dos Trabalhadores (1864), uma organização internacional de esquerda que representava a classe trabalhadora • Haviam pessoas influenciadas por Karl Marx ➡ A administração da cidade de Paris, bem como os meios de produção, eram feitos por funcionários públicos ➡ Aumento do prazo para o pagamento de aluguéis ➡ A educação era gratuita e obrigatória, e os professores tiveram os seus salários dobrados ➡ Tabelamento dos preços de produtos alimentícios. Essa medida é antiliberal, pois o Estado está interferindo na economia ➡ O estado se tornou laico (liberdade religiosa) e o calendário revolucionário de 1789 foi colocado novamente em prática ➡ Igualdade de gênero, ocupação de prédios públicos ociosos, redução da jornada de trabalho para 8 horas por dia e abolição da pena de morte ➡ O fim da Comuna se deu devido as forças de Thiers, vindo de Versalhes, através de 100.000 soldados com apoio das tropas alemãs, que derrotaram 15.000 soldados da guarda nacional que protegiam a cidade de Paris • Durante a instalação da Comuna 1000 pessoas que não aceitavam o novo regime morreram • Durante à intervenção francesa e alemã para derrubar a comuna morreram 20000 pessoas.
@joaoemanuelpapatorelli5003
@joaoemanuelpapatorelli5003 Жыл бұрын
Muito obrigado, eu estava quase desistindo de procurar. Por favor, deem like ou fixem esse comentário de alguma forma para que mais pessoas vejam.
@sidneimigueldossantossidne9426
@sidneimigueldossantossidne9426 5 жыл бұрын
Domingão, o povo jogando video game e vc dando aula de História. O Brasil precisa de gente como vc. Parabéns!!
@GuilhermeSilva-rw5yn
@GuilhermeSilva-rw5yn Жыл бұрын
e isso video game e vida foda-se
@analuizamoraes8904
@analuizamoraes8904 4 жыл бұрын
mds ele é muito fofooo, um excelente professor, educador...
@LeozitosCorajoso
@LeozitosCorajoso 6 жыл бұрын
Explicação ótima, só precisa mudar a cor da legenda, por exemplo, amarelo.
@FernandoAvena
@FernandoAvena 6 жыл бұрын
E colocar um fundo no texto mais escuro/cinza.
@alacru1
@alacru1 6 жыл бұрын
e por um sombreamento pra contrastar com o fundo.
@Heverlismedrado
@Heverlismedrado 6 жыл бұрын
Verdade
@nicolleoliveira240
@nicolleoliveira240 5 жыл бұрын
Concordo
@mariadosanjosdesouza8213
@mariadosanjosdesouza8213 4 жыл бұрын
Mto ibrigada!!! Mto, mto, mto ...boa aula!!!! Por favor, qual a relação da Comuna c o Clero.
@ricardofernandodossantos1914
@ricardofernandodossantos1914 4 жыл бұрын
ótima aula, e mt simpático com os vizinhos hahah
@alacru1
@alacru1 6 жыл бұрын
Olá professor Renno, sou finalista do curso de História e concursando para professor do estado. Creio que seus vídeos vão me ajudar bastante. Pessoas podem estranhar o porquê de um universitário estuda a partir de vídeo aulas, mas com os concursos valorizando mais o conhecimento factual em detrimento aos processos que se aprende na universidade, não sabem que é mais fácil um vestibulando de ENEM gabaritar as questões específicas do que um professor. haha Fico muito feliz de tê-lo encontrado, sua oratória e carisma são excepcionais e prendem a atenção. Sei que suas aulas são as mais sintetizadas o possível, e por isso devem ficar umas lacunas, mas já venho notado as dificuldades em criar a empatia histórica, e também a dificuldade de desenvolver as questões econômicas, pontos complexos que não dão para se explicar em 30 minutos, e as vezes nem em várias aulas. Espero um dia ser tão carismático quanto você com meus alunos, e desde já os meus agradecimentos pelas sínteses de qualidade.
@graf6374
@graf6374 2 жыл бұрын
Tbm sou graduando de história, e sei exatamente como é isso kkk, nada como sair da filosofia da história e vir para uma video aula, dar uma inteirada no assunto.
@GabArMtt
@GabArMtt 3 жыл бұрын
O senhor é um professor maravilhoso!! Admiro demais sua inteligência!! Deveria dobrar o salário de professores como o senhor, assim como foi em Paris!!😂❤❤
@MarcosSouza-lz9eu
@MarcosSouza-lz9eu 4 жыл бұрын
Professor boa tarde...não me lembro de ter feito algum comentário em seus vídeos...porem quero agradecer imensamente por todas as aulas...eu era um leigo em quase todos os assuntos e ainda os que eu pensava conhecer, nao sabia nada...o sr me ensinou muito ..seus vídeos sao ótimos...espero conseguir meus objetivos com a sua ajuda...imensamente grato..parabéns pelo seu trabalho!!!
@paulafusco35
@paulafusco35 2 жыл бұрын
Amo de paixão assisir seus videos... eles abrem nossa mente, você faz com que entendamos história com mais clareza... Muito obrigada. Sempre quando estou com dúvidas sobre as matérias da faculdade entro no seu canal e assisto alguns de seus videos para me clarear as idéias.
@lagartixasvoadoras8889
@lagartixasvoadoras8889 5 жыл бұрын
NOSSA VELHOOOOO! que aula boaaaa, já me ajudou a estudar no ultimo dia pra prova e mesmo assim tiro nota boa , já me salvou muito . vou indicar supeeer . obrigada por ser um professsor tão booom!
@gabrieldantas1437
@gabrieldantas1437 4 жыл бұрын
Professor maravilhoso. Precisa mudar nada. Parem de reclamar de legenda, disso, daquilo! Pedro já é muito ocupado e ainda arruma um tempo para fazer essas aulas esplêndidas para a gente! É feio reclamar de boca cheia!!! Obrigado Pedro! Por tudo, por cada palavra, cada sorriso, cada legenda, cada iluminação, cada conteúdo! Amamos vc muito!!!!
@pedrohenriquevaleferreirap8564
@pedrohenriquevaleferreirap8564 3 жыл бұрын
Ninguém está reclamando, só estão dando uma sugestão. Estude + e lacre -
@halfaperson6781
@halfaperson6781 5 жыл бұрын
Poxa, além da ótima aula, você é um fofo hahaha Muito carismático Parabéns!
@evandrovarela3357
@evandrovarela3357 5 жыл бұрын
Professor, nunca entendi tão bem história, você esclareceu tudo. Parabéns pela ótima explicação!!!
@marcianojuniormaraschin5080
@marcianojuniormaraschin5080 3 жыл бұрын
Uma retificação histórica aqui deve ser feita: Marx, diante da grandiosidade da revolução parisiense, se viu acoado, e obrigado a retratar-se, pois, meses antes dos trabalhadores franceses colocarem em prática a primeira revolução proletária da história, nas suas trocas de cartas com Friedrich Engels, o filósofo comunista alemão orgulhava-se de que a classe trabalhadora alemã era superior à francesa, tanto em relação à organização quanto em teoria; sem contar que Marx desejava que os franceses fossem “surrados” pelos prussianos na guerra franco-prussiana, o que, de acordo com o teórico e pai do marxismo, faria o centro de gravidade do operariado europeu passar da França para a Alemanha. Friedrich Engels, nestas cartas, ridicularizava os operários franceses chamando-os de sapos. Abrindo um parêntese, neste sentido, posso dizer que a Comuna de Paris buscou uma estruturação federalista da sociedade e com um princípio de organização essencialmente anarquista - pois, tal levante popular extinguiu a ideia de chefes supremos. Em síntese, as ideias de organização social postas em prática na comuna parisiense de 1871, eram horizontais, completamente antagônicas às ideias de centralização política de Marx e Engels. A composição política da Comuna, os comunnards, como ficaram conhecidos tais revoltosos, de acordo com o professor Alexandre Samis, no livro: Negras Tormentas, era formada majoritariamente por jacobinos e blanquistas; e, o grupo dos socialistas revolucionários, que embora coeso, não era monolítico. Os internacionalistas, que faziam parte deste último grupo (mutualistas e coletivistas ligados à Associação Internacional dos Trabalhadores, a princípio influenciados pelas ideias mutualistas de Pierre-Joseph Proudhon, e posteriormente pelas ideias coletivistas de Mikhail Bakunin), tiveram papel de destaque na atuação em vários bairros da capital francesa. Marx, segundo Eric Hobsbawn, na obra: A Era dos Impérios, na época, não tinha nenhuma influência na França. O historiador inglês busca ainda atrelar alguma influência do filósofo alemão aos jacobinos parisienses, porém: como é que alguém vai deixar-se persuadir por um outro alguém desconhecido e que ao mesmo tempo quer a sua ruína? Bakunin ao referir-se ao livro: Guerra Civil na França, redigido por Marx após a comuna, dirá que o mesmo é um “travestimento realmente bufão” daquilo que pensava o comunista germânico.
@marcianojuniormaraschin5080
@marcianojuniormaraschin5080 3 жыл бұрын
@ryu. "O efeito foi tão formidável [Bakunin refere-se aqui à Comuna de paris de 1871] em todos os lugares que os próprios marxistas, dos quais todas as ideias haviam sido derrubadas por esta insurreição, viram-se obrigados a tirar o chapéu diante dela. Fizeram ainda mais: ao contrário da mais simples lógica e de seus verdadeiros sentimentos, proclamaram que seu programa e seu objetivo eram os deles. Foi um travestimento verdadeiramente bufão, mas forçado. Tinham de fazê-lo, sob pena de se verem ultrapassados e abandonados por todos, de tanto que a paixão que essa revolução havia provocado em todo mundo tinha sido poderosa. Também é preciso admirar a coragem tanto quanto a habilidade do Sr. Marx que, dois meses mais tarde, teve a audácia de convocar uma Conferência da Internacional, em Londres, para apresentar-lhe seu pobre programa. Esta audácia se explica, por sinal, por dois fatos. Inicialmente, a Paris popular havia sido dizimada, e toda a França revolucionária, com raras exceções, estava momentaneamente reduzida ao silêncio. Em seguida, a grande maioria dos franceses que foram representá-la em Londres era blanquista, e creio ter exposto claramente as causas que levaram os blanquistas a buscarem a aliança com o Sr. Marx, o qual, longe de encontrar adversários nesses representantes autoritários da Comuna de Paris, em Londres, encontrou neles, naquele momento, um forte apoio. Sabemos, por sinal, como esta Conferência foi sabotada; ela foi composta pelos íntimos do Sr. Marx, selecionados por ele mesmo cuidadosamente, e mais alguns ludibriados. A Conferência votou tudo o que ele acreditou ser bom propor-lhe, e o programa marxista, transformado em verdade oficial, encontrou-se imposto como princípio obrigatório para toda a Internacional. Mas a partir do momento em que havia uma verdade oficial na Internacional, era preciso um governo para conservá-la. Foi a segunda proposição do Sr. Marx; ela foi votada, como a primeira. Daí em diante, a Internacional se encontrava acorrentada ao pensamento e à vontade do ditador alemão. Deram-lhe o direito de censura sobre todos os jornais e sobre todas as seções da Internacional. Reconheceram a urgência da correspondência secreta entre o Conselho Geral e todos os conselhos regionais; concederam-lhe, além do mais, o direito de enviar agentes secretos a todos os países, afim de intrigar em seu favor e levar-lhes à desorganização, para a maior glória do Sr. Marx; em resumo, investiram-no de um poder secreto completo" (BAKUNIN, Mikhail. Escrito contra Marx - Conflitos na Internacional. Brasília: Novos Tempos, 1989, p. 45-46). O trecho de texto contido na foto deste post, é originário desta carta de Karl Marx para Friedrich Engels, escrita alguns meses antes da insurreição parisiense. Segue o link: www.marxists.org/archive/marx/works/1870/letters/70_07_20.htm
@marcianojuniormaraschin5080
@marcianojuniormaraschin5080 3 жыл бұрын
@ryu. Ah, esqueci, o link da carta, é pq eu fiz um post na minha página do facebook, e nela há uma imagem, por isso coloquei o link da carta em inglês, que pode ser traduzida diretamente no google... Enfim, o youtube barrou o link da minha página também... Mas o início da investigação está aí... Tudo de bom.
@professorluizpires1176
@professorluizpires1176 6 жыл бұрын
Explicação excelente professor. Mas poderia mudar a cor das legendas. A cor branca ficou praticamente transparente com o fundo branco. Abraços e parabéns
@lorenabarcelos7711
@lorenabarcelos7711 6 жыл бұрын
Professor Luiz Pires concordo..
@Parabólica
@Parabólica 6 жыл бұрын
Valeu demais! pois é, estou tentando achar uma cor que não deixe que tanta poluição visual. Vou continuar procurando. Um abraço, meu amigo!
@joaopbrn
@joaopbrn 5 жыл бұрын
@@Parabólica otimo video, mas coloca um fundo contrastante , não precisa ser uma cor forte, apenas para poder ver a legenda. Se não nem adianta legenda
@andreantunes7411
@andreantunes7411 4 жыл бұрын
@@Parabólica colocar uma fonte branca com bordas pretas talvez melhore
@__luc4s
@__luc4s 4 жыл бұрын
@@juniocesar2086 olha o respeito moleque, o professor grava vídeo em um domingo e você reclama...
@francielepereira6992
@francielepereira6992 4 жыл бұрын
Pedro Reno e Debora Aladim são os deuses da história ♡
@artututuutututtutututututu8950
@artututuutututtutututututu8950 Жыл бұрын
que porra de Débora aladim oqKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@dainaraandrade2496
@dainaraandrade2496 5 жыл бұрын
que vídeo maravilhoso, adorei sua explicação com uma voz tão calma, me senti estudando história e fazendo meditação ao mesmo tempo,
@lauroaugusto3355
@lauroaugusto3355 4 жыл бұрын
Tive a mesma sensação! Fechei os olhos e consegui ficar bem concentrado na "meditação" rsrs.
@micamyself
@micamyself 4 жыл бұрын
Aula espetacular! Consegui tirar todas minhas dúvidas, melhor professor de humanas!!!
@mithalys.correa6115
@mithalys.correa6115 5 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, o youtube se bem usado é um ótimo meio de compartilhar conhecimento. Parabéns pelo trabalho!
@larimlps
@larimlps Жыл бұрын
Resuminho que fiz enquanto assistia, qualquer erro me avise que eu corrijo!! - Governo popular - Aconteceu em 1871 - Durou pouco tempo, cerca de 2 meses. - 1º experiência de governo operário - Guerra franco-prussiana. França de napoleão III X Prússia otto von bismarch - Jacobinos pequena burguesia não aceitam a condição da França - Comuna governo paralelo - Internacional dos trabalhadores (aliança) - O que fizeram: - Fabricas e meios de produção tomadas pelos trabalhadores - Ensino gratuito e obrigatório - Dobraram salários professores - Estado tabelou preços dos produtos - Estado laico, liberdade religiosa. - Igualdade de gênero, ocupação de prédios ociosos, redução da jornada de trabalho, abolição da pena de morte. - Como acabou? - Exército francês acabou com a comuna com ajuda do império alemão (antiga Prússia)
@dizinarts1242
@dizinarts1242 4 жыл бұрын
Parabéns, professor, quando bem explicado torna-se muito fácil responder a questão.
@1xed
@1xed 5 жыл бұрын
2:12 "CHUPAAAA"
@joaopedrocoelho9254
@joaopedrocoelho9254 4 жыл бұрын
KKKKKKKKK
@1xed
@1xed 4 жыл бұрын
@@joaopedrocoelho9254 mano meu comentário existe até hoje kkkkkkkkkkk
@leonardoskrobotneto764
@leonardoskrobotneto764 4 жыл бұрын
KKKKKKKKKKKKKK
@gabrielayala5460
@gabrielayala5460 2 жыл бұрын
@@1xed kkkkkkkkkkkk
@kauaneribeiro7295
@kauaneribeiro7295 5 жыл бұрын
Professor, muito obrigada pelo conteúdo exposto, didática clara e descontraida apresentada! Está me ajudando muito nessa revisão histórica. Grata!
@nandalarocca
@nandalarocca 3 ай бұрын
Vídeo excelente!!! Muito obrigada professor
@robertaaoliveira
@robertaaoliveira 6 ай бұрын
Muito obrigada pela aula! Enem 2024 ✨📚
@alissonndavid5583
@alissonndavid5583 6 жыл бұрын
Melhor professor !
@felipeoliver7139
@felipeoliver7139 5 жыл бұрын
Professor o senhor é o melhor,explica bem detalhadamente e com calma,eu realmente acho história intediante mas com o senhor se torna algo que da gosto de aprender
@yurigandin621
@yurigandin621 2 жыл бұрын
Boa tarde, professor! Gosto muito das suas aulas, obrigado. Recomendo deixar sem música de fundo mesmo que tenha alguns barulhos, pois às vezes a música pode incomodar mais. Valeu, abraço
@wendelfreitastutti9459
@wendelfreitastutti9459 2 жыл бұрын
Parabólica, sempre grato por postar.
@felipepassos5394
@felipepassos5394 6 жыл бұрын
Prof, poderia começar algumas aulas de sociologia, pelo menos o essencial para o enem? Obrigado
@gabrielacastro6804
@gabrielacastro6804 5 ай бұрын
voce é muito otimo professor e querido
@severofeniz6302
@severofeniz6302 4 жыл бұрын
Aula especular, mestre! Muito grato.
@joaogabrielsimplicio4355
@joaogabrielsimplicio4355 6 жыл бұрын
Muito boa a explicação! Tenho prova amanhã, e você explicando melhorou muito pra mim kk! Meus pais e continue assim! 👏🏻👏🏻
@francinetesouza7689
@francinetesouza7689 3 жыл бұрын
amei aprender mais um pouco sobre a comuna de paris.
@vamostomarosmeiosdeproduca973
@vamostomarosmeiosdeproduca973 4 жыл бұрын
Obrigada, prof, o senhor é um anjo
@joaoabrantes2527
@joaoabrantes2527 4 жыл бұрын
Cobrou a mesma questão da minha apostila hahaha ótima explicação professor!
@analuizabrito2752
@analuizabrito2752 2 жыл бұрын
ÓTIMA aula, professor!
@marialauragomesmadeira284
@marialauragomesmadeira284 3 жыл бұрын
Obrigada pela aula. Abraço.
@ellenlima8965
@ellenlima8965 6 жыл бұрын
Excelente explicação!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@fabiomedeiros1694
@fabiomedeiros1694 4 жыл бұрын
Faz uma sobre a República de Weimar, por favor.
@victoroliveirabucard1518
@victoroliveirabucard1518 6 жыл бұрын
Quase 100 mil inscritos.Parabéns Pedro ! Sucesso! Seus vídeos tem me ajudado muito.
@thaynaranarinha
@thaynaranarinha 2 жыл бұрын
Show de bola, muito obrigada!!!!
@study-istoría
@study-istoría 2 ай бұрын
esse é o melhor professor!
@isabellyblard
@isabellyblard 4 жыл бұрын
excelente explicação!!! mt obrigada
@patricianery1756
@patricianery1756 4 жыл бұрын
Brilhante como sempre professor 🙂
@ludimilaborges1447
@ludimilaborges1447 5 жыл бұрын
Amei a explicação,consegui aprender tudo direitinho,muito obrigada e sucesso para o canal♡
@anazzord
@anazzord 5 жыл бұрын
Oi prof, eu gostaria de deixar uma sugestão. Eu acho que a questão da limpeza étnica que ocorreu na Iuguslávia seria um tema interessante pra um possível video.
@kauanemouradasilva750
@kauanemouradasilva750 Жыл бұрын
Ótima aula prof, você é demaiis. Só uma consideração: a legenda branca dificulta a leitura, o fundo preto ajudaria muitoo
@ellenpatricio3453
@ellenpatricio3453 3 жыл бұрын
Adorei!!! Parabéns ótima aula, acertei a questão 😊😉
@Frequenciavermelha
@Frequenciavermelha 2 жыл бұрын
que vídeo agradável, parabéns!
@AvelinoTiago
@AvelinoTiago 4 жыл бұрын
Vídeo muito gostoso de assistir. Parabéns
@pedrobrandao6363
@pedrobrandao6363 6 жыл бұрын
Gosto muito dos seus vídeos. Parabéns 👏👏👏
@julianaponce
@julianaponce 5 жыл бұрын
Excelente vídeo e explicação! Amei que teve uma questão bem específica no final. *-*
@marcianojuniormaraschin5080
@marcianojuniormaraschin5080 3 жыл бұрын
Uma retificação histórica aqui deve ser feita: Marx, diante da grandiosidade da revolução parisiense, se viu acoado, e obrigado a retratar-se, pois, meses antes dos trabalhadores franceses colocarem em prática a primeira revolução proletária da história, nas suas trocas de cartas com Friedrich Engels, o filósofo comunista alemão orgulhava-se de que a classe trabalhadora alemã era superior à francesa, tanto em relação à organização quanto em teoria; sem contar que Marx desejava que os franceses fossem “surrados” pelos prussianos na guerra franco-prussiana, o que, de acordo com o teórico e pai do marxismo, faria o centro de gravidade do operariado europeu passar da França para a Alemanha. Friedrich Engels, nestas cartas, ridicularizava os operários franceses chamando-os de sapos. Abrindo um parêntese, neste sentido, posso dizer que a Comuna de Paris buscou uma estruturação federalista da sociedade e com um princípio de organização essencialmente anarquista - pois, tal levante popular extinguiu a ideia de chefes supremos. Em síntese, as ideias de organização social postas em prática na comuna parisiense de 1871, eram horizontais, completamente antagônicas às ideias de centralização política de Marx e Engels. A composição política da Comuna, os comunnards, como ficaram conhecidos tais revoltosos, de acordo com o professor Alexandre Samis, no livro: Negras Tormentas, era formada majoritariamente por jacobinos e blanquistas; e, o grupo dos socialistas revolucionários, que embora coeso, não era monolítico. Os internacionalistas, que faziam parte deste último grupo (mutualistas e coletivistas ligados à Associação Internacional dos Trabalhadores, a princípio influenciados pelas ideias mutualistas de Pierre-Joseph Proudhon, e posteriormente pelas ideias coletivistas de Mikhail Bakunin), tiveram papel de destaque na atuação em vários bairros da capital francesa. Marx, segundo Eric Hobsbawn, na obra: A Era dos Impérios, na época, não tinha nenhuma influência na França. O historiador inglês busca ainda atrelar alguma influência do filósofo alemão aos jacobinos parisienses, porém: como é que alguém vai deixar-se persuadir por um outro alguém desconhecido e que ao mesmo tempo quer a sua ruína? Bakunin ao referir-se ao livro: Guerra Civil na França, redigido por Marx após a comuna, dirá que o mesmo é um “travestimento realmente bufão” daquilo que pensava o comunista germânico.
@alineazevedo1749
@alineazevedo1749 4 жыл бұрын
Obrigadaaaa, professor! Aula incrível!!!!!
@liviamvandrade
@liviamvandrade 2 жыл бұрын
Muito bom! Obrigada!
@camillaigarashi3581
@camillaigarashi3581 6 жыл бұрын
Parabéns!!! Mto bem explicado!!
@larimlps
@larimlps Жыл бұрын
Valeu professor ^^
@faleitoleve6553
@faleitoleve6553 Жыл бұрын
Ótimo vídeo!
@larissalb23
@larissalb23 6 жыл бұрын
Professor, grava vídeo da independência espanhola e inglesa por favor!! 🙏
@izamsms
@izamsms 5 жыл бұрын
horrorosa
@lucrecialeal3783
@lucrecialeal3783 6 жыл бұрын
Muito bom. Bem esclarecedor. Parabéns
@marcianojuniormaraschin5080
@marcianojuniormaraschin5080 3 жыл бұрын
Uma retificação histórica aqui deve ser feita: Marx, diante da grandiosidade da revolução parisiense, se viu acoado, e obrigado a retratar-se, pois, meses antes dos trabalhadores franceses colocarem em prática a primeira revolução proletária da história, nas suas trocas de cartas com Friedrich Engels, o filósofo comunista alemão orgulhava-se de que a classe trabalhadora alemã era superior à francesa, tanto em relação à organização quanto em teoria; sem contar que Marx desejava que os franceses fossem “surrados” pelos prussianos na guerra franco-prussiana, o que, de acordo com o teórico e pai do marxismo, faria o centro de gravidade do operariado europeu passar da França para a Alemanha. Friedrich Engels, nestas cartas, ridicularizava os operários franceses chamando-os de sapos. Abrindo um parêntese, neste sentido, posso dizer que a Comuna de Paris buscou uma estruturação federalista da sociedade e com um princípio de organização essencialmente anarquista - pois, tal levante popular extinguiu a ideia de chefes supremos. Em síntese, as ideias de organização social postas em prática na comuna parisiense de 1871, eram horizontais, completamente antagônicas às ideias de centralização política de Marx e Engels. A composição política da Comuna, os comunnards, como ficaram conhecidos tais revoltosos, de acordo com o professor Alexandre Samis, no livro: Negras Tormentas, era formada majoritariamente por jacobinos e blanquistas; e, o grupo dos socialistas revolucionários, que embora coeso, não era monolítico. Os internacionalistas, que faziam parte deste último grupo (mutualistas e coletivistas ligados à Associação Internacional dos Trabalhadores, a princípio influenciados pelas ideias mutualistas de Pierre-Joseph Proudhon, e posteriormente pelas ideias coletivistas de Mikhail Bakunin), tiveram papel de destaque na atuação em vários bairros da capital francesa. Marx, segundo Eric Hobsbawn, na obra: A Era dos Impérios, na época, não tinha nenhuma influência na França. O historiador inglês busca ainda atrelar alguma influência do filósofo alemão aos jacobinos parisienses, porém: como é que alguém vai deixar-se persuadir por um outro alguém desconhecido e que ao mesmo tempo quer a sua ruína? Bakunin ao referir-se ao livro: Guerra Civil na França, redigido por Marx após a comuna, dirá que o mesmo é um “travestimento realmente bufão” daquilo que pensava o comunista germânico.
@annabeatriz2420
@annabeatriz2420 3 жыл бұрын
ótimo vídeo!!! muito obrigada!
@nicoliaragao337
@nicoliaragao337 4 жыл бұрын
Aula maravilhosa, como sempre. Obrigada, Pedro!
@erikalorrayneferreirafonse2004
@erikalorrayneferreirafonse2004 4 жыл бұрын
Excelente aula!!!
@dudasimoes2563
@dudasimoes2563 3 жыл бұрын
perfeita aula!!!!!
@ghylmarasantos
@ghylmarasantos 6 жыл бұрын
Oi Pedro tudo bem, muito obrigado pelos videos aprendo muito com eles excelentes explicações ótimo professor, estou estudando para o Enem e pretendo fazer historia (claro preciso ir muito bem no Enem pois dependerei do prouni). Pedro por gentileza e possivel quando vc escrever no video ser escrito de com amarelo ou vermelho assim dara para ver melhor, muito obrigado.
@FernandoSantos-uv7cx
@FernandoSantos-uv7cx 6 жыл бұрын
Gostei do tema!Poderias editar um vídeo falando sobre a unificação Italiana e alemã?
@yasmiml.s4656
@yasmiml.s4656 6 жыл бұрын
Fernando Santos upp🙆🙆🙌🙌
@lilahleal
@lilahleal 4 жыл бұрын
Qual bibliografia você recomendaria sobre o assunto?
@lucianacaldasgb
@lucianacaldasgb 3 жыл бұрын
Ótima aula 👏🏼👏🏼👏🏼
@laisarocha1856
@laisarocha1856 6 жыл бұрын
Aula excelente! Muito obrigada!
@edgardantastenorio1195
@edgardantastenorio1195 5 жыл бұрын
parabéns professor pelas suas aulas ,estou aprendendo muito! sò uma dica ,coloca fundo preto nos resumes em todas as suas aulas .tenho prova dia 26 de maio de 2019,vestibular , to pegando firme aqui rsrs. muito obrigado pelas aulas !!!!
@lyn9350
@lyn9350 5 жыл бұрын
Adoro suas aulas, muito obrigada por todas elas ♡
@maiamarieli3776
@maiamarieli3776 6 жыл бұрын
Ótima aula!!! Realmente é perceptível que você faz o que gosta :)
@_karylaineribeiro
@_karylaineribeiro 3 жыл бұрын
Que aula 🥰👏🏻
@Ciganosenaoengano
@Ciganosenaoengano 6 жыл бұрын
Obrigado professor, muito boa explicação!
@fodaseodinheiro
@fodaseodinheiro 3 жыл бұрын
Bom assunto!
@milenadequeiroz4057
@milenadequeiroz4057 4 жыл бұрын
Amo um professor
@Daniel-op8nx
@Daniel-op8nx 3 ай бұрын
gostei desta aula professor! S2
@marianamarlley73
@marianamarlley73 4 жыл бұрын
Ótima aula!! Acertei de primeira a questão haha
@edsonbpbr
@edsonbpbr 3 жыл бұрын
Ótimo vídeo!👏👏 Mais um inscrito! 💥
@SupostoRobertim
@SupostoRobertim Жыл бұрын
mds essa musica me deixou maluko, otima aula professor!
@lreinaldoeb
@lreinaldoeb 9 ай бұрын
Impecável
@dulcemaria9028
@dulcemaria9028 6 жыл бұрын
Muito bom, obrigada ❤️
@douglasribeiropedrolo21
@douglasribeiropedrolo21 Жыл бұрын
Show de explicação 👏👏👏👏👏
@lucineidezanellaflorenzano9493
@lucineidezanellaflorenzano9493 5 жыл бұрын
vídeo excelente!
@andersonsilva9924
@andersonsilva9924 5 жыл бұрын
Ótima aula
@juliabenjamim7293
@juliabenjamim7293 4 жыл бұрын
Vai fazer vídeo sobre Unificação Italiana e Alemã??
@lucasvasconcellos1009
@lucasvasconcellos1009 6 жыл бұрын
Excelente aula, vídeo excelente só precisa mudar a cor da legenda.
@anafruguli6081
@anafruguli6081 4 жыл бұрын
Muito obrigada pelo vídeo viu
@flavioviananet260
@flavioviananet260 Жыл бұрын
Showwww Obrigado!!!!
@LucasFernandes-bd7hm
@LucasFernandes-bd7hm 6 жыл бұрын
Ótima aula professor
@1473date
@1473date 6 жыл бұрын
Ótima explicação prof muito obg ♡ , Ps: (Só uma dica , talvez fosse melhor colocar uma legenda com uma cor um pouco mais distinguível , provavelmente ficaria de mais fácil entendimento )
@marcianojuniormaraschin5080
@marcianojuniormaraschin5080 3 жыл бұрын
Uma retificação histórica aqui deve ser feita: Marx, diante da grandiosidade da revolução parisiense, se viu acoado, e obrigado a retratar-se, pois, meses antes dos trabalhadores franceses colocarem em prática a primeira revolução proletária da história, nas suas trocas de cartas com Friedrich Engels, o filósofo comunista alemão orgulhava-se de que a classe trabalhadora alemã era superior à francesa, tanto em relação à organização quanto em teoria; sem contar que Marx desejava que os franceses fossem “surrados” pelos prussianos na guerra franco-prussiana, o que, de acordo com o teórico e pai do marxismo, faria o centro de gravidade do operariado europeu passar da França para a Alemanha. Friedrich Engels, nestas cartas, ridicularizava os operários franceses chamando-os de sapos. Abrindo um parêntese, neste sentido, posso dizer que a Comuna de Paris buscou uma estruturação federalista da sociedade e com um princípio de organização essencialmente anarquista - pois, tal levante popular extinguiu a ideia de chefes supremos. Em síntese, as ideias de organização social postas em prática na comuna parisiense de 1871, eram horizontais, completamente antagônicas às ideias de centralização política de Marx e Engels. A composição política da Comuna, os comunnards, como ficaram conhecidos tais revoltosos, de acordo com o professor Alexandre Samis, no livro: Negras Tormentas, era formada majoritariamente por jacobinos e blanquistas; e, o grupo dos socialistas revolucionários, que embora coeso, não era monolítico. Os internacionalistas, que faziam parte deste último grupo (mutualistas e coletivistas ligados à Associação Internacional dos Trabalhadores, a princípio influenciados pelas ideias mutualistas de Pierre-Joseph Proudhon, e posteriormente pelas ideias coletivistas de Mikhail Bakunin), tiveram papel de destaque na atuação em vários bairros da capital francesa. Marx, segundo Eric Hobsbawn, na obra: A Era dos Impérios, na época, não tinha nenhuma influência na França. O historiador inglês busca ainda atrelar alguma influência do filósofo alemão aos jacobinos parisienses, porém: como é que alguém vai deixar-se persuadir por um outro alguém desconhecido e que ao mesmo tempo quer a sua ruína? Bakunin ao referir-se ao livro: Guerra Civil na França, redigido por Marx após a comuna, dirá que o mesmo é um “travestimento realmente bufão” daquilo que pensava o comunista germânico.
@joaocordioli8727
@joaocordioli8727 Жыл бұрын
@@marcianojuniormaraschin5080 que explicação incrível, vc é historiador?
@marcianojuniormaraschin5080
@marcianojuniormaraschin5080 Жыл бұрын
@@joaocordioli8727 oi, João. Não sou historiador. Estou terminando a minha faculdade de Ciências Sociais e o anarquismo na Comuna de Paris de 1871 vai ser o objeto de estudo do meu TCC. Abraço, bro.
@dalles8122
@dalles8122 2 жыл бұрын
Amei❤
@HenriqueMizuno
@HenriqueMizuno 5 жыл бұрын
Parabéns pela resiliência com seus vizinhos! Desnecessário dizer que o conteúdo foi muito bom, mas isso eu achei 10!
@roger_in
@roger_in 5 жыл бұрын
ameiii a musiquinha, seu cuidado com os vídeos é incrível
@mikaelribeiro3722
@mikaelribeiro3722 7 ай бұрын
A legenda branca com o fundo preto fica ótima
@jers8938
@jers8938 4 жыл бұрын
Melhor professor
@englishchannel2098
@englishchannel2098 6 жыл бұрын
obrigado!
@antoniodepadua6334
@antoniodepadua6334 6 жыл бұрын
Muito bom.
@marinamatos9841
@marinamatos9841 4 жыл бұрын
Tu é foda Pedro
@wladpinheiro185
@wladpinheiro185 5 жыл бұрын
ate que a musiquinha ficou legal haha excelente aula 💙
@gustavohonorato9731
@gustavohonorato9731 4 жыл бұрын
Excelente
HISTÓRIA GERAL #21 IMPERIALISMO
14:17
Parabólica
Рет қаралды 146 М.
HISTÓRIA GERAL #19 PRIMAVERA DOS POVOS
29:41
Parabólica
Рет қаралды 217 М.
Что-что Мурсдей говорит? 💭 #симбочка #симба #мурсдей
00:19
She made herself an ear of corn from his marmalade candies🌽🌽🌽
00:38
Valja & Maxim Family
Рет қаралды 18 МЛН
Quando eu quero Sushi (sem desperdiçar) 🍣
00:26
Los Wagners
Рет қаралды 15 МЛН
HISTÓRIA GERAL #8.1 HISTÓRIA DO ISLAMISMO
16:47
Parabólica
Рет қаралды 274 М.
A COMUNA DE PARIS
14:05
Vogalizando a História
Рет қаралды 42 М.
HISTÓRIA GERAL #19.3 A UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA
18:52
Parabólica
Рет қаралды 188 М.
4 momentos que contam a história da destruição das ferrovias no Brasil
13:19
Os holandeses no Brasil
28:06
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 373 М.
O que foi a Comuna de Paris? | Fabio Mascaro Querido
18:00
TV Boitempo
Рет қаралды 30 М.
HISTÓRIA GERAL #24 REVOLUÇÃO RUSSA
30:09
Parabólica
Рет қаралды 440 М.
HISTÓRIA GERAL #17 REVOLUÇÃO FRANCESA
27:00
Parabólica
Рет қаралды 640 М.
O QUE É ANARQUISMO? | POLITIZE! EXPLICA 10
8:04
Politize!
Рет қаралды 196 М.
HISTÓRIA GERAL #8.9 IGREJA CATÓLICA NA IDADE MÉDIA
20:47
Parabólica
Рет қаралды 196 М.
Что-что Мурсдей говорит? 💭 #симбочка #симба #мурсдей
00:19