COMPRE MEU LIVRO: "No limite do stress - Tudo que aprendi com meu burnout e que pode ser útil pra você" - em versão digital (não precisa ter kindle pra ler) ou impressa (chega em 2 dias): tinyurl.com/nolimitedostress ;)
@esdrassantosdeoliveira43255 жыл бұрын
Eu consigo adquiri o livro físico em outra plataforma que não seja a Amazon? Sou de Brasília!
@robertacarusi15 жыл бұрын
@@esdrassantosdeoliveira4325 Só tá à venda na amazon, porque a editora é a própria amazon... mas não entendi vc ter falado que é de brasília, dá pra comprar na amazon no mundo inteiro ;)
@deizianenogueira31612 жыл бұрын
Sou enfermeira e trabalho na UTI Pediátrica de um hospital privado aqui em Recife, Pernambuco. Não sei se o que eu tenho é depressão, ansiedade, burnout ou qualquer outra coisa, mas se eu tivesse visto esse vídeo um mês atrás, talvez não tivesse passado por DUAS crises incontroláveis no trabalho. (Sim, depois do primeiro piripaque eu insisti e continuei). Mas como vc disse no início, a gente simplesmente negligência e continua. Agora luto pra achar algum profissional que acredite no que eu falo, sem achar que tô querendo tirar vantagem da empresa ou do sistema de previdência social. Mas no fundo, eu ainda quero provar pras pessoas que eu não tenho nada. Na verdade iniciei a terapia pra provar que não era louca e saí da primeira consulta com um diagnóstico de ansiedade generalizada (excessiva e persistente) 🤔
@marciarezek48123 жыл бұрын
Estou passando por isso...e me faço essa pergunta constantemente. Senti, até mesmo vergonha de me sentir assim!
@a_Karine2 жыл бұрын
Minha sorte é que tenho pessoas ao meu redor que perceberam que eu estava bem mal e me "obrigaram"na parar... A primeira vez que ouvi falar de Burnout foi através do meu melhor amigo, que é médico... Tava chorando as pitangas pra ele e ele me falou que eu poderia estar com Burnout e uma possível depressão inicial... Tirei alguns dias de folga, melhorei por um certo tempo e semana passada explodi novamente.... Eu ainda não consigo achar que tem algo de errado comigo, mas vou ao psiquiatra ver o que ele tem a dizer.
@sheylanancy59596 жыл бұрын
Adorei o vídeo está questão das pessoas acharem que você não tem nada, é terrível.
@mercesluciamaiamartins49955 жыл бұрын
Roberta, me identifiquei com sua história. Parece até que vc trabalhava comigo. Só que minha função/área era finabeira. Muita cobrança e joguinhos como os que vc informou. Tomar o lugar do outro e vice versa. Meus colega de setor chegou a falar para meu marido que eu ainda não tinha nem entrado em coma. Está foi das menores coisas que eu ouvia. Ffiquei apática, a ponto de não me interessar por mais nada. Dores, choro, esquecimentos e muito mais. Mas eu adorava meu trabalho apaixonadamente. Trabalhei muitas vezes até sozinha para várias pessoas, só para não deixar o setor afundar. Estou convencida, só pode ser está doença. Faço tratamento com psiquiatra'entre aspas tomo remédios psiquiátricos'. Eu quero eu preciso.
@robertacarusi15 жыл бұрын
Ah, então vc entende meu comentário anterior pra vc, eu ainda não tinha lido esse seu comentário aqui. Psiquiatra não resolve burnout, não adianta. Tem que ir em um médico ortomolecular e, caso vc não esteja fazendo, é preciso também fazer terapia, ok? te expliquei melhor no outro comentário, mas qq dúvida é só falar!
@mariavalentinaricartedeoli6049 Жыл бұрын
Bom dia meu nome é maria valentina. Identifiquei muito com com o depoimento da Roberta sobre a Síndrome de Burnout. Estou no processo da descoberta o que tenho realmente, são inúmeros diagnóstico nas sei hoje que através da identificação que pode ser síndrome de burnout.
@karinagomes60637 жыл бұрын
dor de cabeça...cansaço...dor muscular..choro..sem vontade de fazer as coisas...ninguém me entende...insônia....😗
@cicerocesar25796 жыл бұрын
Exato! Sintomas principais. Infelizmente.
@marciarezek48123 жыл бұрын
sinto tudo isso
@MarciaOliveira-vq8dg7 ай бұрын
Que precioso esses vídeos. É um acolhimento e uma luz de esperança. Obrigadaaaa❤
@robertacarusi17 ай бұрын
Eu acho que vc vai gostar do canal de aulas (é só colocar "roberta carusi aulas" aqui na busca do youtube) 🥰
@camilacristina98686 жыл бұрын
A despersonalização e desrealização tbm fazem parte! Muitos têm vergonha de falar sobre isso. Mais eu desenvolvi isso depois de um período longo de estresse no trabalho...
@robertacarusi16 жыл бұрын
Sim. Fui aprendendo mais com o tempo :)
@cicerocesar25796 жыл бұрын
Exatamente. O problema é quando envolve trabalho.
@nubiafonseca70344 жыл бұрын
Melhorou?
@nubiafonseca70344 жыл бұрын
@@robertacarusi1 a despersonificação e desrealização passam com um bom tratamento ortomolecular entre outros fatores? Passou em ti 100%?
@robertacarusi14 жыл бұрын
@@nubiafonseca7034 Essa seria a parte da terapia ;)
@elianabittencourt6012 жыл бұрын
Eu tive por extremo.Stress Emocional. Ñ falei.para ninguém e moro sózinha. Mas tive Depressão e por mais de 25 anos. Nunca fiz terapia. Vc tem toda razão em tudo !!!
@ivanaribeiro13905 жыл бұрын
Eu sou professora. Esse tipo de doença é muito comum em professores. Não é só o estresse em si da profissão mas essa é uma profissão que, em nosso país, vem acompanhado de uma série de questões estressantes.
@robertacarusi15 жыл бұрын
Verdade. Vc tem toda razão. Mas cuidado pra não pôr a culpa no sistema e no governo e não procurar mudar sua forma de lidar com as pressões, críticas, expectativas e limites ;)
@dotosemdoutorado645 жыл бұрын
Se conseguirmos uma mudança no nosso estilo de vida, respeitando nosso tempo, lidando resilientemente com nosso trabalho/estudos, nos exercitando, tendo uma vida social/amorosa saudável, dormindo bem e tendo ao menos uma horinha de ócio, quase todas as mazelas contemporâneas serão improváveis de ocorrer.
@robertacarusi15 жыл бұрын
Da forma como vc coloca parece que o burnout é uma escolha.
@leticiamendes68916 жыл бұрын
Você teve isso por um propósito. Ajudar outras pessoas. Obrigada!
@carlatrindade2995 жыл бұрын
Eu estou com pavor de estar em público, me dá raiva de GENTE o barulho pra mim é um terror eu tenho perca de memória tipo assim dia desses eu me encontrei com uma amiga e eu não consegui lembrar o nome dela meu Deus uma pessoa que vejo todos os dias fora outras coisas 😱😱😱😱😱😱😱😱😱😱😱😱
@robertacarusi15 жыл бұрын
Carla, tudo isso é sintoma, vc está fazendo tratamento? procure um ortomolecular e uma terapia já!
@ivanaribeiro13905 жыл бұрын
É professora?
@c.a.garcia12575 жыл бұрын
Excelente explicação.... quando tive depressão "grave" as pessoas diziam que não era nada... mandavam fazer umas compras... sempre pensei que se eu tivesse uma perna quebrada as pessoas entenderiam o meu sofrimento.
@robertacarusi15 жыл бұрын
as pessoas só levam a sério o que elas podem ver, é um negócio de LOUCO! Argh. :)
@martafranco36983 жыл бұрын
Sou psicoterapeuta e tenho que lidar com esse momento em que depois de chegar a um ponto do processo a pessoa me diz que : "Mas a minha mãe diz que. ... Mas o meu marido acha besteira Mas o meu chefe disse que é só eu...." E nessa hora, como sou humana, tenho muito ranço e vontade de mandar esses "conselheiros" para Pqp. ... Porque temos um longo trabalho com o cliente, baseados em muito estudo, experiência de campo e experiência própria. .. os maridos, chefes e mães, com todo respeito devido,não sabem Para os bem intencionados eu pediria que não opinem se não são profissionais, para os clientes /pacientes de qualquer terapia eu peço encarecidamente : 🔊 Não aceitem nem peçam opiniões. Confiem no seu processo terapêutico, confiem na pessoa profissional que está com você nele, confie no seu próprio senso e coração.
@cheirinhodelivrosecafe48626 жыл бұрын
Obrigada por esse vídeo! Não tenho mais motivação pra nada e sempre tenho insônia. É uma angústia que parece não ter fim.
@robertacarusi16 жыл бұрын
É um show de horror mesmo! Mas o tratamento ortomolecular + terapia vai fazer vc virar esse jogo :)
@francianevalentimcoelho47884 жыл бұрын
Só quero agradecer pelo excelente conteúdo.
@martafranco36983 жыл бұрын
Vi um psiquiatra falando que se a pessoa tem miopia, por exemplo, ela não vai tentar melhorar com força de vontade, ela vai ao médico. .. Porquê, no caso de sofrimento emocional,ela não pode buscar ajuda profissional? É muito preconceito baseado em ignorância e as vezes más intenções mesmo. .. precisamos nos cuidar, buscar ajuda e preservar nossas vidas, Sofrimento emocional gera doença física e morte Simples assim
@thaizoliveira23726 жыл бұрын
Nossa como Vc mudou! Está mais bonita e menos ansiosa, parabéns
@robertacarusi16 жыл бұрын
obrigada :) na verdade, eu descobri que a velocidade que eu falo não tem a ver com a minha ansiedade... a ansiedade diminuiu MUITO e outro dia eu tava tagarelando loucamente, até dei risada sozinha quando percebi. agora, o mais bonita... te agradeço... mas se vc vir os vídeos desse ano, vai ver como eu tô com uma cara piorzinha... mas passa, mas passa... :)
@Kiwisamurai7 жыл бұрын
exelente video ! muito útil, e como vc disse no min 7,entre outras coisas, eh incontrolável e não respeita absolutamente nada ! concordo em 100%
@fabiannamartins58975 жыл бұрын
Cheguei no ponto em que até para tomar banho falta motivação. Não suporto as pessoas do meu trabalho... Não suporto o que eu faço abandonei tudo está tudo parado. Vontade de sumir...
@robertacarusi15 жыл бұрын
Vc está fazendo que tipo de tratamento?
@eleonoralbuquerque41446 жыл бұрын
Muito importante suas informações. Ajuda a melhorar as relações interpessoiais. Saber não para os comentários venenosos. Obrigada
@Ana-qy6zg4 жыл бұрын
Parabéns pela explanação, isso mesmo!
@carlatrindade2995 жыл бұрын
Hoje tive esse questionamento porque no meu trabalho tem gente que parece que lida tão bem com essa pressão! Me senti tão fraca e idiota, 😥😥😥😥
@robertacarusi15 жыл бұрын
Tem gente que realmente lida bem. Mas a maioria está lá passando o mesmo que vc, porém se faz de forte, porque, e vc e eu sabemos bem, quando a gente cai, é considerado fraco. E é por isso que vc se sente fraca, porque o sistema todo é feito para celebrar quem vive para o trabalho. Não é nenhuma vantagem a gente estar adaptado a uma sociedade doente, já disse alguém. Faça seu tratamento, vc vai ver que daqui um tempo vc vai começar a perceber que tem gente que tá só o pó fazendo papel de fortão... vai pra casa e desaba ;) Mas isso não é vantagem, porque não cura a gente perceber isso. Procure ajuda (ortomolecular + terapia) e vira o seu jogo. Deixa os outros se virarem, cada um tem um nível de consciência.
@igrejabatistapeniel36166 жыл бұрын
Linda! corajosa! Parabéns! amei...
@robertacarusi16 жыл бұрын
:)
@artedaguerrawushu64445 жыл бұрын
Igreja???? Tempo diferente hein!
@gilbertolopes11664 жыл бұрын
obrigado. valeu
@gilbertolopes11664 жыл бұрын
obrigado
@camilaferreira89867 жыл бұрын
Obrigada por falar sobre ! Após uma carga muito grande de estresse ( que sei que na verdade era burnout), saí de férias. Amanhã é o dia que voltarei. E estou tendo uma crise de ansiedade... Não queria voltar...
@robertacarusi17 жыл бұрын
Pois é... faz parte do burnout um paniquinho de voltar para o trabalho que te levou ao limite. Vc está fazendo algum tipo de tratamento? O melhor é vc fazer terapia em paralelo a um tratamento com um médico ortomolecular (fadiga de adrenal), pra se reequilibrar e domar a ansiedade (que com certeza aumentou por conta do stress). Quanto ao trabalho, também seria legal mudar. Claro que nem sempre é possível mudar de uma hora pra outra, mas pense nisso. Nem que vc tenha que arrumar uma renda temporária enquanto pensa, matura, planeja e dá início a um novo caminho :) Eu sei que nada disso parece fácil - e não é - mas insistir no que faz mal é pior ainda... Amanhã respira fundo, se vc perceber que está ficando ansiosa demais, vai pro banheiro e faz esse exercício: kzbin.info/www/bejne/n3vWpmp9p9-Gfdkm42s Já deixei no ponto ;) O negócio é se acalmar pra não se desesperar e ver que tipo de coisas vc precisa fazer pra mudar sua situação atual, ok? Burnout a gente tem pra ser mais feliz, não é só pra sofre, não, acredite!
@marciapp53026 жыл бұрын
Não volte! Cuide-se!
@cicerocesar25796 жыл бұрын
Se ver que não tem condições de voltar, não volte! Cuide-se primeiro. E depois planeja outro ofício. Acho melhor.
@leticiamendes68916 жыл бұрын
Você trabalha com que?
@malusantarelli54065 жыл бұрын
Camila Ferreira ... não volta não., se vc voltar, vai piorar...
@danielafmorenog5 жыл бұрын
Preciso mesmo de marcar uma consulta, pedir ajuda. Obrigada
@sheilaaraujo73185 жыл бұрын
Paciência e muita oração AMÉM
@robertacarusi15 жыл бұрын
E médico ortomolecular e terapia :)
@lucy24476 жыл бұрын
Excelente, passei e estou passando por isso, a estou com uma alergia na mão, com ctz é.por.conta do.cortizol, concordo.e.penso exatamente como vc, parabéns pelo vídeo
@robertacarusi16 жыл бұрын
obrigada :) procure um médico ortomolecular (e faça terapia) para reverter esse quadro! Força! eu não entendi a relação da produção de cortisol com a sua alergia na mão...
@ivanaribeiro13905 жыл бұрын
Eu tenho isso.. será que é o cortisol?? Você acendeu uma luz! Obrigada.
@monicaregina18946 жыл бұрын
Me ajudou muito
@robertacarusi16 жыл бұрын
ai que bom! :)
@Lyrion_A2 жыл бұрын
É possível desenvolver Burnout por motivos que não sejam trabalho? Parece uma pergunta sem sentido mas a questão é que eu passei por uma situação de abuso sexual em 2016, após anos de uma convivência de muita submissão e receio da pessoa que fez isso, que era da família. Eu tinha 15 anos, me dedicava muito à escola, estava no 1º ano do E.M., cursando formação de professores. Inclusive já fazia estágios. Eu fazia aulas de teclado, violão e pintura em tecido. Nas terças e quintas ia ajudar na limpeza da ong late&mia, que era o que eu amava de verdade. E quando chegava da escola eu limpava a casa e tratava das cachorras, gatos e galinhas que minha mãe tinha. Todo dia. É importante comentar porque desde que isso aconteceu, no fim daquele ano, não consigo mais encontrar essa pessoa em mim. Tem 6 anos que enfrento problemas para retomar a vida normal. Tenho fobia social, hoje não vou correndo pro banheiro quando tem visitas mas ainda tenho crises de ansiedade para coisas como atender ao telefone. Eu terminei meu E.M. apenas esse ano, com 21, após várias tentativas onde, pelo meio do ano, ia ficando cada vez mais difícil comparecer as aulas. Eu não continuei em nenhum dos cursos, nem consegui aparecer mais na ong. Também tenho muita dificuldade em executar tudo q eu penso ou preciso. Isso seria até mesmo as refeições que preciso fazer ou as tarefas de casa. Tem dias que eu acordo e preciso me esforçar mesmo para escovar os dentes e lavar o rosto. Perdi disposição de fazer as coisas que eu gostava, como desenhar e escrever. É cansativo mesmo manter conversas com pessoas por mensagem. Não consigo enxergar o que eu quero pro futuro. Gosto de muitas coisas mas nada delas me faz sentir motivação, nem as que faziam antes. Sinto no físico além do mental, mesmo que ninguém veja isso. Não recebo apoio da minha mãe e desde o que aconteceu moro com meus avós maternos. Minha avó sofre de alzheimer em estágio 2, usa fraudas e precisa de mim. Meu avô, minha mãe e meu tio cobram bastante sobre isso e ao mesmo tempo eu não tenho conseguido fazer o básico completamente. Sempre fui muito emotiva mas principalmente da metade do ano para cá, não tenho conseguido me equilibrar. Mesmo vídeos alegres nas redes sociais podem fazer eu chorar e me sentir deprimida sem saber o motivo, e isso costuma acontecer 2, 3 vezes durante o dia. Sem enxergar um futuro ou progresso, ao mesmo tempo, a todo momento estou ansiosa pensando sobre o que fazer para virar essa situação, isso todas as horas, todos os dias. Mas no fim do dia não realizei nenhum, pois me vejo em um ciclo de culpa e procrastinação, por falta de disposição. Já me cansei de ouvir que ainda não saí dessa por falta de vontade. Entrei nesse vídeo porque já li sintomas do Burnout e mesmo as dores no estômago e o intestino desregular eu tenho. É como se eu já acordasse exausta para ter uma vida. Mas sei que pode ser outras coisas também, por isso minha pergunta. Estou muito perdida. Me desculpa o desabafo.
@glauciadl7484 Жыл бұрын
Sinto muito que você esteja passando por isso. Eu sofri abuso quando era muito pequena e até hoje tenho dificuldades em situações da vida e depressão. Têm 3 anos que me trato com psicólogo. Tenho meus altos e baixos, mas é possível com cuidado viver e ter momentos lindos. Se cuide.
@samantanovaes7256Ай бұрын
Acabei de ser diagnosticada.
@robertacarusi1Ай бұрын
Então, espero que vc veja os vídeos mais recentes, o canal de aulas etc. Um caminho longo pela frente ❤
@rosilene61025 жыл бұрын
Qual a sua profissão? Eu sou professora e fui diagnosticada com burnout apos uma crise de nervos. Percebo q passei por todos os sintomas prévios à uma crise não tinha concentração errava ate meu nome, e nunca achava q o q eu fazia estava bom...
@robertacarusi15 жыл бұрын
Procura um médico ortomolecular e uma psicoterapia, vai melhorar tudo isso :) Eu era publicitária. Redatora e Planner.
@cinthyabraga58105 жыл бұрын
Perfeito! Muito esclarecedor!
@marcelopereira15486 жыл бұрын
Ótimo estou com esse treco
@robertacarusi16 жыл бұрын
Então vamos virar esse jogo: procure um médico ortomolecular e um bom terapeuta. Não adianta ir em médico alopata, eles vão te mandar pro psiquiatra pra tratar depressão, ok? Veja a playlist Básico do Básico, aqui no canal, e no que vc achar que posso ajudar, me chama! :)
@malusantarelli54065 жыл бұрын
Fiquei impressionada com o seu canal! Parabéns! Eu também sou das que caem. Só fico bem se estiver gostando muito do que faço. As cobranças são impossíveis pra mim. As pessoas têm níveis de tolerância muito diferentes mesmo.... eu tenho um canal também... ele é meu amor... Rsrsr...
@robertacarusi15 жыл бұрын
Qual é seu canal? Vamos divulgar aqui :)
@malusantarellicroche5 жыл бұрын
Malu Santarelli ... eu estava no outro perfil. Meu canal é de crochê, foi como me redescobri. É terapêutico pra mi... um beijo 😘
@robertacarusi15 жыл бұрын
@@malusantarellicroche aaah, agora, sim. Já vou lá. E fica aqui a dica pra quem estiver lendo :)
@miriampazeamor80256 жыл бұрын
Obrigada amor! Deus te abençoe!🌸❤😘
@artedaguerrawushu64445 жыл бұрын
O seu deus não tem nada a ver com isso. Esta mulher é uma heroína e não um ser mitológico!
@ivanagoulartdamasceno2975 жыл бұрын
Não suporto meu trabalho a muito tempo, atualmente como sou autônoma to atendendo apenas 2 dias na semana e sofro muito, não tenho vontade de levantar nesses dias, depois q atendo as clientes fico sem energia nenhuma, cansada, irritada porque não quero atender, vivo recusando serviços e me sinto muito, muito culpada pois preciso do trabalho,essa é minha maior angustia ,estou fazendo terapia e tomando medicação, mas está sendo bem difícil, e minha psicóloga nunca falou sobre a sindrome, mas acho q é isso q eu tenho
@robertacarusi15 жыл бұрын
Pode ser mesmo. Meu conselho é: continue a terapia e a medicação e vá a um médico ortomolecular!
@ivanagoulartdamasceno2975 жыл бұрын
@@robertacarusi1 obrigado
@juniorcarvalhojr78116 жыл бұрын
vc tinha q picicologa 👏👏👏👏👏👏👏
@karinagomes60637 жыл бұрын
sabe que me perguntei isso semana passada...
@rcobr44 жыл бұрын
como se reinventar?
@robertacarusi14 жыл бұрын
Essa é a pergunta de um milhão de dólares (e que acho que vale um vídeo, mas enquanto decido, não vou te deixar sem resposta). A resposta começa aqui: vc já percebeu que a gente está sempre sendo julgado pelas pessoas? Pro bem ou pro mal, elas estão ali, dentro da nossa casa, na rua, na internet, no whatsapp, no trabalho, na padaria julgando o que fazemos, como parecemos, o que decidimos, o que conseguimos. Quando a gente se importa com isso (e é bem difícil não se importar), a gente cria um personagem, que a gente encarna todo dia. O cara que tem esse trabalho, esse salário, esse cargo, essas roupas, esses amigos, esses relacionamentos, esse carro, essa casa... Quando as coisas começam a perder o sentido, e a gente começa a se sentir mal e a adoecer, é preciso começar a entender o que, disso tudo que a gente se tornou, nos faz feliz. A gente está fazendo o que está fazendo porque a gente é feliz assim ou porque é o que esperam da gente? Estamos tentando corresponder expectativas? Estamos com medo do que vão pensar? Depois que a gente descobre o que está certo e o que está errado, a gente vai começar a refazer nossos planos, nossos objetivos... mas vamos ter problemas, porque a gente não sabe viver de outro jeito, a gente sempre fez do mesmo jeito a vida toda... é aí que a terapia entra. E então, a gente tem que começar a ressignificar tudo na nossa vida. Desde as coisas grandes até as coisinhas do dia a dia. Por exemplo: vamos supor que vc se irrite toda vez que vc chega em casa e pisa em uma peça de Lego que seu filho deixou jogado em qualquer lugar. isso é uma coisa que te irrita, que te dá raiva. Vc foca no fato de estar chegando cansado e ter que lidar com isso, fora a dor. É uma frustração. Isso te estressa, é um saco! Mas aí vc começa a mudar sua forma de pensar. E percebe que isso é sinal de que vc tem uma família, tem um filho, amor maior do mundo, que está saudável, que brinca, com os brinquedos que vc pode dar pra ele, vc está chegando em casa, vc tem um teto, uma cama quentinha... entendeu? A gente começa a fazer isso com tudo. E, aos poucos, a gente vai mudando a forma de pensar... e aí a forma de se comportar... e aí a forma com que a gente lida com o trabalho, com os relacionamentos, com o nosso corpo, com tudo! Com a vida! Fez sentido? Não vou te dizer que é fácil. Mas é menos difícil do que parece, pode acreditar. ;)
@nubiafonseca70344 жыл бұрын
@@robertacarusi1 eu to me sentindo apatica
@robertacarusi14 жыл бұрын
@@nubiafonseca7034 te respondi no seu outro comentário :)
@sheilaaraujo73185 жыл бұрын
Os sintomas são parecidos com depressão...falo isso pq tô passando pelo quadro de depressão e notei que praticamente eu sentia os mesmos sintomas!
@robertacarusi15 жыл бұрын
Sim! E por isso os médicos alopatas acham que o tratamento com antidepressivo resolve...
@espacovaranlierartesanatos85115 жыл бұрын
Conheci seu canal pesquisando sobre essa síndrome na qual fui diagnosticada recentemente após dois grandes picos de.estresse .Ainda estou bastante assustando e buscando informações sobre como lidar com ela .Acho que estou naquele estágio ainda de não aceitação , na minha cabeça com a.medicação dentro de 01 mês no máximo já estarei apta ao retorno para minha função.Me fiz esse questionamento, pq eu cai já que.tantas outras pessoas passam pela mesma situação de estresse no trabalho junto comigo?Me sinto impotente .Mas procurei ajuda médica e.estou sendo acompanhada.
@robertacarusi15 жыл бұрын
Faz parte do processo, é normal. Tem um período de aceitação e de entendimento do que está acontecendo no corpo e na mente. Não se desespere nem tente apressar as coisas. Recomendo que vc procure, aqui no canal, uma playlist chamada Básico do Básico. Nela, respondo as 10 perguntas que vêm à nossa cabeça quando entendemos que estamos com burnout. E não perca tempo tentando entender por que aconteceu com vc e não com fulano e beltrano. O que vc precisa saber agora, por mais que pareça impossível pra vc nesse momento, é que o burnout não é uma fraqueza sua, não é um castigo e, sim, é uma oportunidade. É o jeito que a vida arrumou de te falar "ó, desse jeito não está funcionando. Se vc continuar fazendo tudo igual, vai continuar infeliz e com essa sensação de que não tem o que vc possa fazer para melhorar as coisas, que nunca melhoram". Vc tá aqui no mundo pra ser feliz. Vc ganhou essa vida pra se sentir bem, realizado, não é um sonho impossível, a gente é que acaba acreditando que as coisas são difíceis, sabe? Meio porque é o que a maioria das pessoas acredita. Essa é a chance que vc tá tendo de mudar tudo, se reinventar e ser feliz. Pode não fazer sentido agora, mas daqui um tempinho vai fazer. E um dia vc vai olhar pra trás e falar "quer saber? até que valeu a pena". Calma! Vai dar tudo certo. Não tão rápido quanto vc gostaria, mas se reinventar leva tempo :)
@espacovaranlierartesanatos85115 жыл бұрын
@@robertacarusi1 muito obrigada, estou fazendo várias reflexões sobre minha vida , o que eu representei em todos esses anos dedicado a minha função que culminou na síndrome.Achei muito bom encontrar sua página.
@andresluizmartinez32805 жыл бұрын
Existe diferencas entre o Burnout e a Ergofobia? creio que sofro de ergofobia, porem os sintomas do Burnout sao mto semelhantes. no momento estou desempregado e que com extrema inseguranca de trabalhar. tive ja crises de panico relacionadas aos trabalhos anteriores..
@robertacarusi15 жыл бұрын
Olha, eu acho que tudo se mistura e só um profissional vai poder, depois de te ouvir, dizer com certeza. Procura um psicólogo primeiro, pra que vc possa entender melhor que caminho é legal pra vc percorrer. Tem atendimento gratuito nas universidades, por exemplo, assim vc não precisa investir nisso estando sem emprego agora. Pode ser também uma soma, por exemplo: as experiências anteriores foram um gatilho pra um transtorno de ansiedade, que colaborou pra um nível de stress que pode, sim, ter virado um burnout! Pode também ter um tanto de depressão aí no conjunto. Acho que o melhor jeito de vc ter uma ideia melhor é analisar os sintomas do burnout - e tem um vídeo aqui no canal chamado "quais são os sintomas?", na playlist Básico do Básico. Mas na minha opinião só mesmo com uma ajuda profissional vc vai ter segurança de entender qual é o diagnóstico e qual é o tratamento. Se for ansiedade e/ou ergofobia, além da terapia vc vai precisar de um Psiquiatra. Se for burnout, vc vai precisar, além da terapia, de um médico ortomolecular. E, como tem a questão da ansiedade, nesse caso é bom também ter um psiquiatra. Seja o que for, procurando ajuda vc vai virar esse jogo! :)
@luciamaciel5046 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏
@ritatavares53575 жыл бұрын
Estou com todos os sintomas dessa síndrome. Desesperador
@robertacarusi15 жыл бұрын
tá tratando como? :)
@ritatavares53575 жыл бұрын
@@robertacarusi1Está no início. Tô meio perdida
@robertacarusi15 жыл бұрын
@@ritatavares5357 Mas com psiquiatra? Vou te dar minha opinião, mesmo antes da sua resposta, tá? Os médicos alopatas (e aí tá incluído o psiquiatra) entendem que burnout = depressão. O ideal é vc ir a um médico ortomolecular e começar uma terapia, caso não esteja ainda fazendo. O médico vai reequilibrar as funções do seu corpo, que o stress alterou/prejudicou, e a terapia vai fazer vc entender como vc gera tanto stress pro seu corpo, e mudar sua forma de lidar com as coisas, pra não ter tanto stress, entende? Tem uma playlist aqui no canal chamada Básico do Básico que pode te ajudar nesse início ;)
@ritatavares53575 жыл бұрын
@@robertacarusi1 Muito obrigado pela atenção. Vou procurar tratamento o mais breve possível. Deus abençoe
@laertegodoy69377 жыл бұрын
o que tomar?
@robertacarusi17 жыл бұрын
O melhor tratamento é aquele em 2 frentes paralelas: terapia + tratamento médico homeopático ou ortomolecular (recomendo mais). Falei mais aqui: kzbin.info/www/bejne/m16zkH6dgsuJa6M :)
@guilhermekruger74634 жыл бұрын
Lucas 16 nos ensina que neste mundo existem dois tipos de pessoas: filhos da luz, e filhos deste mundo. Os filhos da luz não receberam o espírito deste mundo são os fracos cheios de sicatrizes. Somos da árvore genealógica de Jesus Cristo (estudem as Escrituras )
@nubiafonseca70344 жыл бұрын
Eu me sinto sem conexão com minhas emoções porem consigo durmir e comer porem sem animo , isso veio de mt carga de estress e noites sem durmir, pode ser?
@robertacarusi14 жыл бұрын
Pode ser. O melhor que vc faz é procurar ajuda profissional para diagnosticar o que está acontecendo com vc e, assim, vc poder fazer o tratamento correto. O ideal seria vc procurar um médico ortomolecular e um psicólogo. O médico ortomolecular vai te examinar, ouvir seu relato e vai verificar se essa falta de ânimo é alguma coisa no seu corpo, que não está funcionando bem. Se for, ele vai prescrever um tratamento e com o tempo vc vai sentir melhora. O psicólogo vai entender, junto com vc, como vc gera tanto stress para o seu corpo. Tem a ver com a forma como a gente encara a vida, sabe? Tem muito das dificuldades que a gente já passou, das crenças que a gente formou etc. Aí, se o ortomolecular e o psicólogo acharem que vc tem depressão, eles vão te encaminhar para um psiquiatra, que vai te ajudar nisso. Mas se for complicado financeiramente pra vc ir a um ortomolecular, procure um psiquiatra primeira. Porém, se ele te diagnosticar com burnout, vê esse vídeo: kzbin.info/www/bejne/eHukp3iooNOAeNU :)
@nubiafonseca70344 жыл бұрын
@@robertacarusi1 eu fiz os exames que o médico clinico geral pediu e deu falta de vitamina D colesterol alto e vitamina b 12 quase baixa tbm, ai hj fui no psiquiatra e ele me falou sobre essa sindrome e me receitou um remédio chamado bupium , porem tenho ansiedade daii to com medo de tomar pq diz q pra ansiedade n ajuda, venho tomando apenas florais de bach q vem me dando uma acalmada na vdd com os florais foi oq mais me ajudou, no inicio n conseguia durmir e comer , agr eu como e durmo e meu intestino vem melhorando porem to apatica ainda com sentimentos como amor e alegria e isso vem prejudicando meu relacionamento , queria mt tua opinião pois vc ja passou por isso , vc acha q devo investir na saude do corpo vitaminas emagrecimento ajuda a sair desse quadro?
@nubiafonseca70344 жыл бұрын
@@robertacarusi1 estou acima do peso detalhe
@robertacarusi14 жыл бұрын
@@nubiafonseca7034 Nubia, para sair desse quadro, na minha opinião, vc precisa investir na sua saúde física e mental. Vc foi a um clínico geral e ele apontou alguns problemas que ele já localizou nos exames. O ideal é vc ir a um médico ortomolecular/integrativo/funcional. Mas vc pode seguir com esse clínico geral se ele tiver te passado confiança, se vc se sentir segura com o tratamento dele. Mas vc tem que fazer algum tratamento, porque vc viu que seu corpo está com deficiências. Quando o corpo está mal por excesso de stress, é fundamental que a gente faça uma reeducação alimentar. Alimentos ultraprocessados fazem MUITO mal pra nós em qualquer situação, mas quando estamos com excesso de stress, a coisa fica bem pior e é preciso investir em uma melhora da alimentação. O emagrecimento vai ser consequência. O problema não é vc estar acima do peso ou não: o problema é a qualidade do que a gente come. Se vc vir os vídeos recentes do canal, vai ver que engordei, e isso não interferiu negativamente na minha saúde, porque eu não como açúcar, farinha de trigo nem ultraprocessados desde 2014. A parte da saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Não adianta nem só ir ao médico e nem só fazer terapia, é preciso fazer as duas coisas. O médico vai reequilibrar o corpo e a terapia vai fazer vc mudar seus padrões de pensamento, que é o que gera stress, tristeza etc. Agora, se vc foi ao psiquiatra, ele te receitou um ansiolítico... quem "diz" que não ajuda? Ou vc não fez perguntas o suficiente na consulta para se sentir segura ou vc está resolvida a não tomar remédio psiquiátrico. Ou vc tem que procurar outro médico ou se informar melhor sobre os remédios psiquiátricos pra tirar o preconceito ou o medo que vc tem de tomar. É muito comum, a gente vive em uma sociedade psicofóbica, ou seja, que tem preconceitos com tudo que se refere à saúde mental. Mas remédio psiquiátrico é o mesmo que qualquer tipo de remédio. Se o seu estômago funciona de um jeito que te prejudica, vc toma um remédio pra ele funcionar direitinho. Se o seu cérebro funciona de uma maneira que te prejudica, vc toma um remédio pra ele funcionar direitinho. Mas recomendo que vc pergunte mais, se informe mais, a gente não pode sair da consulta sem perguntar tudo. E se for aquele tipo de médico que a consulta demora 5 minutos, aí vc pesquisa pela internet e vê como vc se sente em relação ao que falam daquele remédio. Mas do que falam os médicos, não o povo em geral, procure fontes científicas, confiáveis. Agora... vc pode investir em coisas que comprovadamente façam a ansiedade baixar. Cortar o açúcar e a farinha de trigo da sua alimentação é uma dessas coisas, minha ansiedade baixou muito quando fiz isso. Meditação é outra forma. Vc pode fazer meditações guiadas, que vc encontra em apps e mesmo aqui no youtube. Faz essas coisas e vê se vc consegue ver resultado. Se não vir... vc precisa considerar o psiquiatra, sim. Florais podem te dar um alívio, mas, sozinhos, não resolvem. Continue com eles se vc se sente bem e está vendo um efeito positivo. Mas é um tratamento complementar. Vc precisa investir em um tratamento médico que reequilibre seu corpo e em um tratamento com psicoterapia (e, se necessário, remédios psiquiátricos). Sem isso, desculpe a sinceridade, mas não vai rolar. Invista na sua felicidade sem medo: vai ao médico, procura um psicólogo e pesquisa sobre formas de combater a ansiedade e sobre o remédio que o cara te receitou. Não tenha medo! Vc merece ser feliz :)
@nubiafonseca70344 жыл бұрын
@@robertacarusi1 obrigada de coração💙
@hebiomr14533 жыл бұрын
Pura ignorância….Estou passando pelo problema, e me sinto muito impotente..