Um livro prático sobre o uso da imaginação para ajudar com dificuldades emocionais é o "Feeding your demons" ("alimente seus deuses e demônios") da Tsultrim Allione. Bem passo a passo, sistemático, com muitos exemplos.
@dompedritouruguaiana Жыл бұрын
Relato 2: Na MAgia aprendi sobre Oráculos e a simbologia de alguns oráculos. Abracei o Tarot por ser mais simbólico e mais fácil. Eu aprendia algo básico sobre o símbolo, depois conversava com cada símbolo como se fosse verdadeiro, depois deitava, fechava os olhos e meditava com o símbolo (exercício repetido por várias semanas com o mesmo símbolo). A meditação consistia em deitar e entrar em estado de sonolência. E de fato, me corpo quase dormia, e eu me sentia sonhando, embora estivesse meio acordado. Apesar do objetivo ser o Tarot, não era para eu imaginada nada do Tarot. Era apenas para deixar a imaginação fluir. De início, surgiam fantasias desconexas e sem sentido. Depois parecia que o símbolo se estruturava e passava a falar comigo, me ensinando coisas sobre ele, coisas que nunca li em livro nenhum. Tempos depois, quando fui usar o Tarot como oráculo, eu conseguia ler os símbolos de uma maneira precisa e acertava minhas leituras sem dificuldade. Isso teria algo a ver com a Imaginação Ativa de Jung??? Obrigado Professor!
@Jungnapratica3 ай бұрын
Olá .. a Imaginação Ativa é uma técnica para acessar as imagens inconscientes... os símbolos que temos dentro de nós 😍
@tmanapaulatoledo9 ай бұрын
Fantástico! Experienciei na Pós de Psicologia Transpessoal, e hoje prático com clientes. Salve Jung!
@Jungnapratica6 ай бұрын
Que show
@dompedritouruguaiana Жыл бұрын
Relato 1: No passado fiz aulas de Magia e por lá, aprendi algumas práticas. Uma delas era tentar conexão com Divindades do Panteão Grego. Consistia em estudr o mito de uma Divindade, depois fazer rituais pedindo que essa Divindade aparecesse em minha "meditação". Depois do ritual, eu me deitava, fechava os olhos e imaginava que estava indo em direção a esta Divindade. Mas o objetivo era livre, não deveria construir imagem nenhuma da Divindade, nem direcionar a imaginação. Pois bem, ocorria um processo estranho pois, após um certo tempo de olhos fechados, eu sentia um estado de sonolência e parecia que meu corpo adormcia, mas eu estava meio acordado. E só a partir desse momento, começavam a surgir fantasias e símbolos da Divindade. Eu deixava fluir. Após algumas tentativas, a Divindade surgia e me dava instruções que, para mim, eram desconhecidas, eu não pensava em nada, e recebia as instruções com certa surpresa. Eu agradecia e me retirava. Ao despertar de minha meditação, eu parecia ter acordado de um sono. As vezs ocorria de a Divindade não aparecer, mas apareciam fantasias estranhas e eu perguntava o que elas queriam me dizer, mas nem sempre recebia respostas. Isso seria imaginaçao Ativa de Jung??? Obrigado Professor!
@Jungnapratica3 ай бұрын
Grato pelo feedback .. a Imaginação ativa é uma técnica de acesso às imagens dentro de nós 😍
@ali-onaissi3 жыл бұрын
Super interessante...
@Jungnapratica2 жыл бұрын
Que bom que gostou Ali.. 😉
@ugmmgu87955 жыл бұрын
Lino, qual a relação ( se é que existe) da imaginação ativa com a hipnose clínica??
@Botafoguense_feliz4 жыл бұрын
Então quem tem uma imaginação MUITO ativa, são pessoas que "viajam na imaginação"?! Consideradas até anormais?!
@manocustaff48092 жыл бұрын
como eu posso diferenciar a imaginação dirigida de uma intuição extrovertida?
@rick15oliveira5 жыл бұрын
Tem a ver com aquelas 'meditações guiadas'; existindo tão bem enquanto algo autónomo, a serviço das funções cerebrais superiores, da alma, do intelecto, mais\menos consciente. 'A exemplo do ''Einstein'', e suas ''experiéncias d pensamento''.