Belo Horizonte, cidade onde morei até meus 38 anos, tem uma presença marcante de imigrantes e descendentes. Por exemplo, o bairro mais famoso de lá apropriou-se do nome de uma padaria tradicional fundada por irmãos italianos em 1939 e que funcionou até 1977, a Padaria e Confeitaria SAVASSI. Ouvi dizer que a cidade de Extrema, na divisa com São Paulo, sul de Minas, é praticamente uma colônia. No caso do meu antenato, era um jovem arquiteto de Pádua que se estabeleceu em Ouro Preto, onde se casou com uma moça de Mariana e constutui uma extensa família. Valeu, abçs
@Liberte178910 ай бұрын
Sim man, eu sou do Sul do estado e aqui ta lotado de italianos e espanhois, é muito bonito de se ver
@caroly_n5 ай бұрын
sou de bh e não sabia dessa, sempre bom descobrir coisas novas
@MaykonSouzaBorindeOliveira Жыл бұрын
É exatamente a história de parte dos meus antepassados Vênetos, em julho de 1897 desembarcam no RJ meus trisavós vindos de Salgareda - Treviso, Vêneto e de lá foram para a hospedaria Horto Barbosa em Juíz de Fora MG, eles estavam destinados a fazenda floresta em Rio Branco, hoje Visconde do Rio Branco MG, mas com menos de 3 anos já estavam na região de Jaú SP, são eles Costante Borin, Francesca Tasca e uma filha de 2 anos, mas também vieram o pai de Costante a madastra e vários irmãos menores de idade.
@luizvelten07 Жыл бұрын
Sou de MG e sou descendente de italianos... Minha cidade fica bem próxima do Espírito Santo e possui uma forte presença de descendentes e imigrantes italianos.
@cilenesilva264411 ай бұрын
Olá! Estou pesquisando minha família também! Seria possível Miotto
@sergiosapori Жыл бұрын
Meus antepassados vieram de uma pequena comuna próxima de Bologna, chamada hoje Sasso Marconi. No Brasil chegaram em Juiz de Fora e depois para as proximidades de Belo Horizonte.
@TheMarcelowayne Жыл бұрын
Meu bisavô era Vêneto, Giacomo Zatti, sua mãe era Sarto, eu avô paterno era Crabi, mas este era Lombardo. Fixaram-se em Varginha MG e Eloi Mendes MG.
@izaiasanthony2 жыл бұрын
Meu Trisavó era do venito sobrenome Cassiano ou com a verção original Cassiani sul de MG
@jeffersonpimentel89118 ай бұрын
Sou do nordeste de Aracajú Sergipe,e fiz um teste de ancestralidade pelo Genera e o My heritage e fiquei surpreso,lá mostrou que minha ancestralidade europeia seria de Veneto e tinha vindo para o Brasil para Minas Gerais!!!
@thiagoh8787 Жыл бұрын
mt massa o video, a familia do meu pai veio pelo navio Adria em 1899 desembarcando no Espirito santo e migrando para MG
@Liberte178910 ай бұрын
Os meus vieram em um chamado Simpione
@Can_ball-z4c22 күн бұрын
Família Barbieri na região de Pouso Alegre.
@MentesLiterarias4013 күн бұрын
Alguém com sobrenome Barbina na família ?
@jv-eh8jb17 күн бұрын
Sou da familia Marcolino, Cerino, Sirino todos estes sobrenomes sao da italia, mais eu nao tenho informações concretas da minha familia pois todos meus parentes sao dispersos pelo brasil e pelo mundo. Eu sou de Varginha região e segundo minha tia meus parentes são de Belo Horizonte e região
@cilenesilva264411 ай бұрын
Muito interessante! Estou pesquisando minha família chegaram 1888 Rj , foram pá hospedagem Juiz de Fora e depois para distrito Mar de Espanha, se alguém tiver alguma informação, seria família possível Miotto,pois escrita na certidão da minha avó está meata
@carlosveneto23872 жыл бұрын
Olá professor boa tarde. Se puder dê uma olhada no site do arquivo publico mineiro, na seção imigrantes. Ele te direcionará para a base de dados da Hospedaria de imigrantes Horta Barbosa na cidade de Juiz de fora onde poderá ter uma noção maior da imigração direta para o estado de Minas Gerais, o que vai um pouco na direção contrária desse estudo. Um abraço.
@brunogeraldine9610 Жыл бұрын
Maratonando tudo aqui. Material de excelência!! Meus antepassados virem do Vêneto e Friuli. De início fizeram em SP, depois MG e por fim GO. Aqui, pertinho de Goiânia, temos Nova Veneza de Goiás e junho é festa italiana nesse pedacinho da Itália...
@MaykonSouzaBorindeOliveira Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo irmão!
@elizabethcarvalho92628 ай бұрын
MG tem grande quantidade de imigrantes pq a administração estadual ia construir a Nova capital que virou BH. S grande maioria dos construtores foram italianos. Os moradores do antigo arraial ficavam assustados com o vozerio e a gesticulação dos italianos. Vide Barreto, Abilio. Belo Horizonte: memória histórica e descritiva. 1928.
@fabyn16332 жыл бұрын
Verdade.... no Rio de Janeiro..... estado e capital há muitos descendentes de italianos, inclusive na região serrana se vê muita descendencia alemã..... suiça e italiana tbm. O Rio é bem diverso.
@beatrizgalvao87544 ай бұрын
Muitos italianos que desembarcaram no RJ, antes da grande imigração, e foram para MG, entrando pela Zona da Mata, eram da Campania e da Calábria em sua maioria. Meu trisavô era da Campania e ele, seu pai e seu irmão desembarcaram no RJ e foram parar inicialmente em Leopoldina - MG. O irmão permaneceu em Santo Antonio Aventureiro, o pai voltou, após alguns anos, para a Itália e meu trisavô parecia ter rodinhas nos pés. Se estabeleceu em Lavras. Acreditamos que tenham vindo para cá entre 1854-1865.
@fabyn16334 ай бұрын
@@beatrizgalvao8754 Sim.. Minas tem muuuito descendende de italinaos tanto na capital quanto no interior do estado.
@elizeupicolli2 жыл бұрын
Olá professor! Parabéns pelo maravilhoso conteúdo do seu canal, entretanto, me permita discordar do estudo abordado. A imigração secundária também houve em Minas gerais, mais a principal foi a imigração primária, direto da região vêneta. Sou descendente de vênetos que imigraram de Verona para Minas, apenas passando pelo porto do Rio de janeiro. O estado de minas promulgou diversas leis a fim de regulamentar a imigração, inclusive com escritório e prepostos na Itália para esse fim. As hospedarias também existiram em várias cidades mineiras. O estudo abordado é um pouco ingênuo em não mencionar que naquele período, são Paulo e Minas eram as maiores economias do país e, por conseguinte, os que mais precisavam substituir a mão de obra escrava.
@lenguamare2 жыл бұрын
Obrigado pela contribuição!
@catiamegabrum58546 ай бұрын
Sou do Rio de Janeiro,Meu avô filho de Italiano,nasceu em Bicas Minas Gerais. Nosso sobrenome é Mega .Gostaria de saber de que região da Itália vieram.
@lenguamare4 ай бұрын
Obrigado pelo comentário!!!
@Sr.Battelini Жыл бұрын
Paraiba tem algumas famílias
@MariaaparecidaBritoCunha-im4mz7 ай бұрын
Meu bisavô Giuseppe Grosso.1886.Veio de Entracque Cuneo.
@MegaCasal09 Жыл бұрын
Falou só de um lado do estado, faltou falar dos que vieram para o Triangulo e outras cidades próximas ao estado de SP, pelo que sei vindos do porto de Santos. Por aqui tem muito sobrenome de origem Italiana e meu antenato veio da região do Veneto, mais precisamente Rovigo, Castelmassa. Então faltou informação nesse texto.
@lenguamare Жыл бұрын
Sim, faltou mesmo. Perdão, mas estou aprendendo sobre a imigração por aí com os comentários de vocês. Obrigado! 😉👍🏻
@leandrolander02 Жыл бұрын
Olá. Fiz um teste genético da Genera e consta descendência de italiano. Porém, pesquisei até meus trisavós e não encontrei nenhum, infelizmente. Minha família é do interior de MG e os registros são precários além de conter muitos erros. Acredito que não encontrarei esse ancestral, que deve ter chegado ao Brasil na primeira onda migratória, nos idos de 1880, o que explica a dificuldade em encontrar qualquer registro. Também não sei até que ponto esses imigrantes aportuguesavam seus nomes, o que dificulta ainda mais o processo de identificação, tornando quase impossível. Infelizmente. Alguns sobrenomes tem correspondentes em português e italiano. Oliveira (Olivieri), Dias (Diaz), Amorim (Amorini), Afonso (Alfonso, Difonzi) são sobrenomes de ascendentes meus.
@giselacruz291410 ай бұрын
Verdade meu bisavô veio da Itália com seus pais e foi registrado depois de adulto com 65 anos pra aposentar o nome José Alves de Souza Pinto e minha tia não sabe o sobrenome italiano do avô
@alexdiasdasilva87745 ай бұрын
Minhas tias dizem que o bisavó dela era filho de Italianos mas não sabemos muita coisa sobre a família, tentei buscar os documentos mas sem sucesso, não encontrei nem um nome Italiano ainda nos documentos. Sei que o meu avô tinha um irmão que se chamava Donato, há sobrenomes como; Lourencio, Romao, Alexandrina, Santana, também percebi que há muitos erros nos sobrenomes, entrei em contato com o cartório da minha cidade para pedir a certidão de Inteiro teor de casamento dos meus bisavós porém eles disseram que quando eles casaram não deixam a certidão de nascimento, ou seja fica impossível descobrir os verdadeiros nomes, já faz muitos anos, e provavelmente se houve algum Italiano mesmo na linhagem deve ter vindo para o Brasil na primeira fase da imigração, minha avó teve 19 filhos.
@leandrolander025 ай бұрын
@@alexdiasdasilva8774 sorte daqueles que sabem ou conseguem descobrir algum rastro. Eu meio que desisti. Esperar um tempo até indexarem mais documentos no Family Search.
@vercingetorixkingofgalia71962 жыл бұрын
Estive em BH há um mês, a trabalho, e tomei alguns vinhos que, segundo me informaram, são produzidos em colônias Italianas do estado. Achei bastante interessante pois não sabia de colonização italiana lá. Strucon mistro.
@famigliaarra18972 жыл бұрын
Olá. Hoje o Estado possui cerca de 20 milhões de habitantes, 1.5 milhão são de descendentes de italianos, segundo o Consulado Italiano de BH
@PalestraItaliaMineira10 ай бұрын
@@famigliaarra1897na verdade esses são os que tem passaporte italiano
@deniscr.47728 ай бұрын
Minha família também. Sobrenome Poggianella.
@MariaaparecidaBritoCunha-im4mz7 ай бұрын
Meu sogro vieram do norte.Sebastiano Moisé
@joseeustaquiobatista66872 жыл бұрын
Imigração italiana ou somente Vêneta? Pq a imigração aconteceu em muito mais localidades do somente essas duas cidades no Leste de Minas, há muita presença na região sul e zona da mata
@luizvelten07 Жыл бұрын
Eu nasci no leste de Minas, bem na divisa com o Espírito Santo e em muitas cidades de Minas que fazem divisa com o ES, possuem uma grande parte de descendentes italianos.
@carlostrivellatodecarvalho6965 Жыл бұрын
PONTE NOVA, MG, ZONA DA MATA
@pauloagostini09047 ай бұрын
De Soave, Verona, Veneto, Italia 🇮🇹 para São João Del Rei, MG, Brasil 🇧🇷. De 1888 a 2024. Forza, Rio Grande do Sul!
@rodrigocarlos70272 ай бұрын
Boa noite, blz sou do sul de minas sou descendente de italianos família rissi , é veneta ? Não sei qual região da Itália vieram
@lucasandreateandreata7260 Жыл бұрын
Nunca imaginei que em minas gerais teve imigração europeia italiana !
@janainalopessilva7880 Жыл бұрын
Sou de ponte nova mg zona da mata conheço uns 30 sobrenomes italianos só na minha região
@jhonymccartney8604 Жыл бұрын
Não só a italiana, como também a britânica, alemã, holandesa e até mesmo a francesa meu amigo 👍
@luizvelten07 Жыл бұрын
Sou de MG e sou descendente de italianos... Minha cidade fica bem próxima do Espírito Santo e possui uma forte presença de descendentes e imigrantes italianos.
@deborahmachado.2025 Жыл бұрын
Em Minas, há muitos descendentes de italianos. Em Belo Horizonte, que é a capital do estado, 66% da população da cidade, tem ascendência italiana. Os italianos vieram para a construção de BH. Sendo assim, vieram inúmeros arquitetos, engenheiros, gesseiros, marceneiros, comerciantes, médicos, chefes de restaurantes, artesãos, escultores, músicos, etc. A arquitetura antiga da capital, têm influências italianas. A maior parte dos palacetes, casas e casarões foram projetados por arquitetos e engenheiros italianos. Bom, isso sem falar em inúmeras cidades de MG que têm milhares de pessoas descendentes dos imigrantes italianos. Sou trineta de italianos.♥️
@lucasandreateandreata7260 Жыл бұрын
@@deborahmachado.2025 66% Kkkkk nunca.
@vanhellsingamdg Жыл бұрын
Minha família veio da Emília-Romagna para o sul de Minas Gerais, achas que ainda sim possa haver uma ascendência veneta?
@lenguamare Жыл бұрын
Qual é o sobrenome?
@JaneCFdeOliveira Жыл бұрын
Sera que você podia passar o link desse artigo? Queria muito ler ❤
@carlosteixeiraniquini83528 ай бұрын
Sou da zona da Mata de Minas. Meu avô veio de Manerba del Garda. Da mesma cidade vieram 18 pessoas, destinados a trabalhar na Fazenda Canada, por contrato com o governo de Minas. Como ter acesso a estes contratos? Vc pode me orientar?
@carlostrivellatodecarvalho6965 Жыл бұрын
ITALIANO CHEGAVA COMPRAVA A TERRA E TRAZIA A FAMILIA COMO MÃO DE OBRA. TRABALHAVAM CULTIVANDO A TERRA EM FAMILIA, 1885.