No video

Immanuel Kant: Nova Revolução Copernicana

  Рет қаралды 8,690

Saber em Foco

Saber em Foco

7 жыл бұрын

Filósofo alemão do século XVIII, Immanuel Kant foi um dos principais pensadores do período moderno da filosofia. Abordando questões que abrangiam desde a moralidade até s natureza do espaço e do tempo, Kant é reconhecido particularmente por promover s reunião conceitual entre o racionalismo, que tem em Descartes seu maior expoente, e o empirismo, tal como apresentado por Hume. Desta forma reunindo o potencial da razão humana e a relevância da experiência no processo de aquisição produção de conhecimento.
Kant comparou a si mesmo com Copérnico, que reverteu a forma como vemos o sistema solar, na medida em que seu trabalho promoveu uma revolução similar na filosofia. Isto ocorreu quando Kant demonstrou como os problemas metafísicos tradicionais poderiam ser superados pela suposição de que a concordância entre os conceitos que usamos para conceber a realidade e a própria realidade surge da conformação desta realidade a mente humana, de modo ativo e de forma que todos os humanos possam experimenta-la, e não porque nossos conceitos mentais passivamente reflitam a realidade, sem nada adicionar. Destarte, para Kant, a experiência era de extrema importância, mas a mente humana era a condição de possibilidade para qualquer experiencia. A mente humana é o que nos permite transcender a mera atitude passiva em relação a realidade e termos experiências genuínas.
Em sua Crítica da Razão Pura, de 1781, Kant leva este trabalho a cabo e busca afastar o ceticismo de filósofos como David Hume, promovendo a dissolução do impasse entre racionalistas e empiristas. Sua posição não implica em relativismo da realidade, de fato Kant defende uma realidade objetiva, para a qual cunhou o termo "coisa em si", porém, se não pelas configurações específicas da mente humana a experiência da coisa em si é impossível, de modo que só temos acesso ao resultado de nossos conceitos aplicados sobre s realidade, para o que utilizou o termo "fenômeno". Desta forma, não temos acesso a coisa é si, mas a mente humana não altera s realidade, enquanto coisa em si, ela altera a nossa experiência da realidade, o fenômeno, em última instância, a mente humana torna possível a experiência.
Devido a estas mesmas configurações, conceitos como espaço e tempo são compartilhados por todas as mentes, de modo a tornar possível a comunicação, o conhecimento e a moral.
Em ética, seu principal legado é o conceito de imperativo categórico, que utilizou para afastar a visão utilitarista.
Em termos de filosofia politica, Kant foi uma expoente da ideia de que a Paz Perpétua seria o resultado da história universal, sendo atingida, em algum momento, e garantida sem um planejamento racional, mas pela cooperação internacional. O autor defendeu um estado baseado na lei, ou uma reunião de indivíduos sob a lei, com um governo republicano. Kant recusou a democracia direta, pois esta oferece risco a liberdade individual, comparando a democracia com o despotismo, uma vez que esta estabelece um poder executivo que pode governar contra a liberdade dos indivíduos que discordam da maioria. Criticou ainda que a democracia é normalmente identificada com a ideia de que todos governam, mas de fato o "todo" não é a totalidade. O autor propunha um governo misto, composto de elementos da democracia, aristocracia e monarquia, o que deveria servir para evitar as suas formas degeneradas, respectivamente anarquia, oligarquia e tirania.
As posições e teorias de Kant continuam a ser estudadas ativamente, em campos clássicos como a política e a metafísica, assim como em campos contemporâneos como a ciência cognitiva e filosofia da psicologia. Entre seus maiores críticos encontramos os filósofos Arthur Schopenhauer e Johann Georg Hamann.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
www.infoescola....
"𝓥𝓲𝓿𝓮𝓷𝓭𝓸 𝓪 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓖𝓪𝓫𝓻𝓲𝓮𝓵 𝓒𝓱𝓪𝓵𝓲𝓽𝓪
"𝓕𝓾𝓷𝓭𝓪𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸𝓼 𝓭𝓮 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓖𝓲𝓵𝓫𝓮𝓻𝓽𝓸 𝓒𝓸𝓽𝓻𝓲𝓶 𝓮 𝓜𝓲𝓻𝓷𝓪 𝓕𝓮𝓻𝓷𝓪𝓷𝓭𝓮𝓼
"𝓘𝓷𝓽𝓻𝓸𝓭𝓾çã𝓸 À 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓜𝓪𝓻𝓲𝓪 𝓗𝓮𝓵𝓮𝓷𝓪 𝓟𝓲𝓻𝓮𝓼 𝓜𝓪𝓻𝓽𝓲𝓷𝓼 𝓔 𝓜𝓪𝓻𝓲𝓪 𝓛𝓾𝓬𝓲𝓪 𝓓𝓮 𝓐𝓻𝓻𝓾𝓭𝓪 𝓐𝓻𝓪𝓷𝓱𝓪
"𝓗𝓲𝓼𝓽ó𝓻𝓲𝓪 𝓭𝓪 𝓯𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓖𝓲𝓸𝓿𝓪𝓷𝓷𝓲 𝓡𝓮𝓪𝓵𝓮 𝓮 𝓓𝓪𝓻𝓲𝓸 𝓐𝓷𝓽𝓲𝓼𝓮𝓻𝓲
"𝓒𝓸𝓷𝓿𝓲𝓽𝓮 à 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓜𝓪𝓻𝓲𝓵𝓮𝓷𝓪 𝓒𝓱𝓪𝓾𝓲
profilocri.blog...
Curriculum Lattes: lattes.cnpq.br/...
Site: quimeras.webnod...
Canal: / cpbbh .

Пікірлер: 11
@carlosmendes1792
@carlosmendes1792 7 жыл бұрын
Registro, enquanto leitor iniciante em Filosofia, que a sua abordagem foi interessante e me motivou a conhecer mais sobre Kant. Parabéns!
@catharinaorlandi6855
@catharinaorlandi6855 4 жыл бұрын
muito bom!!
@roqueribeirojunior937
@roqueribeirojunior937 6 жыл бұрын
Muito bom Cristiano
@simonearaujo8925
@simonearaujo8925 5 жыл бұрын
Amei a explicação
@economiapolitica7046
@economiapolitica7046 4 жыл бұрын
Tô começando a estudar kant, é muito complexo, obrigado pelo vídeo
@charles_boa
@charles_boa 7 жыл бұрын
muito bom!
@CarlosEduardo-xm3wt
@CarlosEduardo-xm3wt 2 жыл бұрын
Não entendi esse exemplo do sintético a priori. Ao me ver, dizer que duas linhas paralelas não se encontram no espaço, não está acrescentando nenhuma informação nova. O conceito de paralelo não diz justamente isso? Pra mim, isso é o mesmo que aquele exemplo do quadrado tem 4 lados.
@saberemfoco
@saberemfoco 2 жыл бұрын
Exatamente por isso é um exemplo sintético e não analítico, e como você mesmo concluiu só pode ser a priori.
@pedrofreitas4662
@pedrofreitas4662 4 жыл бұрын
Nicki Minaj tá grávida
@piearl_1559
@piearl_1559 4 жыл бұрын
O BOBBO PQ DHNEWKXGEWFBGCJEBR DO ND KCT
@danielazevedo8725
@danielazevedo8725 5 жыл бұрын
1em4 was here
Exploring the Philosophical and Scientific | Dr. Daniel Dennett | EP 438
1:39:28
EPISTEMOLOGIA: FILOSOFIA DA CIÊNCIA - AULA 3 - CIENCIA EM XEQUE
12:43
Kant: A Complete Guide to Reason
1:11:08
Then & Now
Рет қаралды 868 М.
Kant e a Revolução Copernicana
7:37
Professor Krauss
Рет қаралды 11 М.
Then Next Comes
17:52
exurb1a
Рет қаралды 583 М.
Atheism 2.0 | Alain de Botton
19:21
TED
Рет қаралды 1,4 МЛН
FILOSOFIA: KANT E A REVOLUÇÃO COPERNICANA
6:54
Zophya
Рет қаралды 26 М.
DESCARTES E O GRANDE RACIONALISMO | PROF. CRISTIANO
10:56
Saber em Foco
Рет қаралды 16 М.
How philosophy got lost | Slavoj Žižek interview
35:57
The Institute of Art and Ideas
Рет қаралды 464 М.
Idealismo transcendental de Immanuel Kant (revolução copernicana)
7:57
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 17 М.