Eu trabalho com ilustrações e cobro valores diferentes para uso pessoal e comercial. Você ta corretíssimo 🤝🏻
@gabrielsapАй бұрын
É tão óbvio, né?
@tiagomateiroАй бұрын
Tenho 15 anos de experiência como produtor audio visual e isso sempre foi o padrão de mercado. Cada orçamento é único, sempre levando todos os aspectos em consideração: tempo de execução (quantos meses/anos vai rodar), se é local, nacional ou internacional, interno, quantas mídias (tv/rádio/internet)... enfim, tudo é levado em conta. Cobrar sem levar essas coisas em consideração pode inclusive transmitir amadorismo pros clientes grandes. Você tem toda razão, irmão.
@gabrielsapАй бұрын
Transmite amadorismo, deixa o mercado mau acostumado, desvaloriza o profissional, etc
@fabiofilo100Ай бұрын
O mercado de fotografia é desvalorizado por alguns mesmos "fotógrafos". Ai junta com os vampiros que estão acostumados com estes caras...ai já viu.
@gabrielsapАй бұрын
Por isso tento fazer a minha parte pra ensinar outros fotógrafos a se valorizarem e clientes a entenderem que isso aqui não é brincadeira.
@renanfilipe10Ай бұрын
couch de riqueza chorando preço no trabalho dos outros, classico!
@gabrielsapАй бұрын
Vai que que foi assim que ela acumulou dinheiro: gastando pouco 😂
@alissonmirandafilmesАй бұрын
kkk ja passei por isso, um cara se gabando que comprou uma casa de 600mil no melhor bairro da cidade, questionou o preço de 150,00 em um video de 1 minuto, e nem me respodeu mais, é pra cabar mesmo
@fotografocomercialАй бұрын
Muito bom seu vídeo e depoimento Gabriel. Pra mim é algo tão simples e claro, pois eu sempre tive em mente, que a cobrança é de acordo com a exigência do cliente: PF & PJ Simples, se houver fomentação comercial em cima do meu trabalho, obviamente a cobrança deverá ser com maior valor agregado. Quanto ao caso da influencer, que lhe chamou de ridículo, ela está conforme o novo mercado, onde nada é cobrado é tudo é igual, um mar de iguais. Porém, veja o media kit dela, se ela cobra igual para um stories ou para uma publicação no feed. Mesmo sendo um vídeo, com certeza terão valores diferenciados. Ou seja, o que vale pra mim, não serve pra vc, a velha regra que nunca se aplica ao negócio de quem estamos contratando, mas pra nosso é sempre usado. Parabéns pela postura, se todo o mercado fizesse assim, com certeza todos nós ganharíamos. Afinal, quando um barco sobe, todos sobem juntos. Grande abs.
@gabrielsapАй бұрын
É isso aí!
@ForsterFilmesАй бұрын
Você está certo. Esse é o tipo de coisa que a gente deve fazer naturalmente. O produto é esse e o valor é esse. Troca-se ideias entre colegas, mas não precisa explicar como você chegou nesse valor para o cliente, porque quanto mais explicar, pior fica. Você vai criar mais dúvidas do que esclarecimentos. Cliente precisa responder o briefing, entender a proposta, ver o valor e dizer se quer te contratar ou não. Não precisa receber explicação sobre os custos e a contabilidade da tua empresa.
@gabrielsapАй бұрын
Eu prefiro explicar porque sinto que assim educo o público e ajudo outros fotógrafos.
@TheCodeCreatorАй бұрын
Obrigado pela partilha. Tudo no vídeo é verdadeiro, é coerente, faz sentido. Nem todas as pessoas se podem dar ao luxo de perder um trabalho e cobram mal (pouco) nos casos em que esses trabalhos, produtos ou serviços, têm empresas como destino final. - São esses que muitas vezes destroem os negócios profissionais de verdade. Há um outro bom exemplo que corrobora bem esta questão que o Gabriel fala no video que tem a ver com os contratos de serviços das operadoras de telecomunicações. Um pacote empresarial é mais caro do que um pacote de serviços residencial. O pacote empresarial, conforme são apresentados (ou anunciados), não só é mais caro porque temos de acrescentar o IVA. - As empresas pagam o IVA mas conseguem o reembolso, mas um empresário em nome individual que escolha um pacote empresarial não terá essa facilidade.
@gabrielsapАй бұрын
É isso!
@matheusmoura9493Ай бұрын
Concordo com você, Gabriel! Sou fotógrafo de arquitetura e interiores e tenho preços diferentes para arquitetos, que só vão postar em um perfil, e fábricas / lojas / fornecedores, que usam as fotos em inúmeros perfis pelo Brasil e exterior e atingem um público muito maior. Ainda bem que seu orçamento foi um filtro para ela, imagina ter que lidar com uma pessoa que leva para ofensa algo que ela não concorda. Parabéns pelos videos como sempre!
@gabrielsapАй бұрын
Valeu por compartilhar, Matheus! É isso aí
@rodrigoferreira8857Ай бұрын
Parabéns Gabriel, falou tudo nesse vídeo. Eu mesmo tenho várias orçamento, aniversário infantil um preço, aniversário 15 anos outro preço, fotos no estúdio empresarial e pessoal outro preso, casamento tbm um preço e por aí vai. Eu acho super certo ter um preço diferente na fotografia. Igual falou " voce vai em uma loja e quer uma geladeira grandona top, o preço tbm é diferente". Não existe o mesmo pra nada, até mesmo o pão que compra em uma padaria e outra são diferentes.
@gabrielsapАй бұрын
Exatamente, Rodrigo!
@gabirusaurusАй бұрын
esse video é essencial e esclarecedor pra muita gente. parabéns!
@gabrielsapАй бұрын
Valeeeeeu, xará!
@mega_interessanteАй бұрын
Só cliente bocó não entende isso, na minha opinião eu quero é distância desse tipo de gente. Você é 10 e essa pessoa com certeza é muito sem noção da realidade.
@gabrielsapАй бұрын
É isso, cliente bocó mesmo 😂
@videosguimonteiroАй бұрын
Mas meu Deus, isso era para ser óbvio. Inacreditável o que essa mulher fez
@gabrielsapАй бұрын
Por incrível que pareça não é óbvio pra MUITA gente :/
@sleepingduck97Ай бұрын
Sou designer e lido bastante com isso, faço diferença até pro tipo de negócio, se uma padaria do bairro orçar comigo vai ser um preço, se for uma loja no centro da cidade, onde a concorrência é muito maior, o preço sobe e se for uma rede de supermercados ou uma franquia nível nacional o preço vai lá pra cima. Não porque estou tirando vantagem do cliente, mas sim porque o branding da empresa pode ajudá-la ter mais lucro dependendo de vários fatores, uma padaria simples do bairro não precisa de um branding forte e estratégico, uma franquia como o McDonald's sim e isso afeta diretamente o lucro dessas empresas, logo, meu trabalho fica mais complicado quando esse é o caso. Então faz total sentido cobrar diferente por serviços.
@gabrielsapАй бұрын
Tá certíssimo. Uma vez um amigo recebeu um pedido de orçamento pra uma filmagem com drone em um estádio de futebol da nossa cidade. Como foi um amigo dele que pediu o orçamento, fez um "preço camarada". No dia do job ele descobriu que a filmagem era pra FIFA ou CBF (não lembro direito) que estava coletando imagens para algum tipo de reconhecimento e avaliação dos estádios para a Copa do Mundo. Imagina a quantidade de dinheiro que ele deixou de ganhar!
@Paulo-DomАй бұрын
Gabriel você tem toda razão. Sou analista de sistemas e como programador, faço o mesmo. Existe diferença de softwares no desenvolvido e para cada situação e aplicações. E com isto os valores são diferentes. Pena que as pessoas, não respeita como cobramos nossos serviços. Parabéns pelo canal.
@gabrielsapАй бұрын
Obrigado por compartilhar, Paulo
@Gabriel_55mmАй бұрын
Top o vídeo, tbm já tive problema com esse tipo de cliente, mas temos que ter paciência sempre. 😅
@gabrielsapАй бұрын
Paciência e atitude.
@eduardomelo8515Ай бұрын
Fala Gabriel, concordo demais com a precificação diferenciada para finalidades pessoais (B2C) e corporativas (B2B). Na minha produtora a gente difere quanto a esses quesitos. Entendamos que não é que para negócios os serviço fica mais caro, e sim para clientes finais que o serviço fica mais barato, tanto pelo propósito quanto pela complexidade. Muita coisa muda da quantidade de equipamentos envolvidos até a quantidade de horas trabalhadas.
@gabrielsapАй бұрын
É isso :)
@mnckrdrgАй бұрын
Inacreditável. Vc tá certo e sempre um lord. 🌹
@gabrielsapАй бұрын
Obrigado! :)
@matheuscordeiroGTRАй бұрын
A diferença é simples, a prestação de serviço comecial exige responsabilidade com quem te contratou, mas também com quem vai consumir o produto final no qual seu trabalho ajudará a subir o preço. Logicamente exige uma carga maior de obrigação e, consequentemente, de preço. Na advocacia, que eu conheço mais, o preço para defender uma empresa é proporcionalmente superior ao preço cobrando para uma pessoa física. Curiosamente, na música também via isso acontecer. Tocar no mercado corporativo trazia muito mais valor de cachê do que tocar em barzinhos.
@gabrielsapАй бұрын
Exatamente, Matheus! Já fui advogado e os valores cobrados pra empresas eram mesmo incomparáveis aos dos clientes particulares.
@MendesLuthieriaАй бұрын
Certíssimo! Parabéns pelo alerta.
@gabrielsapАй бұрын
Gostei do comentário. A idéia desses vídeos é realmente alertar.
@w.carvalhofotografia6700Ай бұрын
As vezes eu faço um filtro assim que o ciente pede orçamento. Olho o perfil, vejo o tempo que ele demora pra responder, e se ele vai usar palavras como rapidinho, "nada muito caprichado", 4 ou 5 fotos... pergunto a data e falo que não estou disponível. Esses são indícios de um péssimo cliente.
@gabrielsapАй бұрын
Isso é muito verdade 😂
@DamfotografiaАй бұрын
O tanto que eu ja perguntei pra outros fotógrafos quanto custa a hora de trabalho dele e me olharam com uma cara de... "do que vc ta falando?"... imagina falar de assuntos mais complexos 😅
@gabrielsapАй бұрын
O perigo de trabalhar com o que a gente ama é esse. QUALQUER profissional liberal sabe o preço da sua hora de trabalho mas quase nenhum fotógrafo/artista pensa nisso.
@lucasreisfotografiaАй бұрын
Eu concordo discordando rsrs Sobre a diferença de valor, realmente faz sentido ter tabelas diferentes, porém se a agenda estiver vazia com os boletos vencendo, o que cair na rede é peixe 😂😂😂
@gabrielsapАй бұрын
Esse é o perigo. Cada um sabe onde o calo aperta mas eu prefiro abandonar a profissão e ir fazer outra coisa do que contribuir para a desvalorização da nossa atividade.
@lucasreisfotografiaАй бұрын
@@gabrielsap Eu entendo o seu ponto de vista, mas é muito importante pensar que muitas vezes quem está começando, ainda não consegue chegar no nível de ter tabelas diferentes para PF/PJ. O perido de opiniões como essas é "matar" a semente antes mesmo dela nascer. Claro que concordo que cobrar mais caro de uma empresa é o correto, mas nem todos ainda podem fazer isso. Eu comecei a seguir o seu canal, por você apresentar um conteúdo leve e dinâmico, mas os dois últimos vídeos que assisti, relacionado ao conteúdo de fotografia e vídeo, tenho notado uma coisa diferente. Não perca aquela excencia inicial do seu canal. (Isso é minha opinião, claro que é você quem sabe o que é melhor para o seu canal). Tudo de bom sempre.
@gabrielsapАй бұрын
@@lucasreisfotografia Discordo disso também, Lucas. Um dos piores erros de um novo fotógrafo é cobrar barato no início. O risco de ficar marcado como fotógrafo barato é grande demais. Sou a favor da pessoa treinar, se aperfeiçoar, evoluir e só começar a realmente oferecer seus serviços quando for um profissional que tenha condições de cobrar BEM. E desde o início do canal eu luto pela valorização da fotografia e dos fotógrafos, sempre compartilhei minhas opiniões sobre isso e sempre tentei abrir os olhos de profissionais novos ou experientes para os riscos da desvalorização.
@kaiofelipegonzaga828828 күн бұрын
grande ensinamento nesse video!
@gabrielsap27 күн бұрын
🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽
@BertottiThiagoАй бұрын
Quando comecei, passei por uma situação bastante constrangedora. Fotografei um aniversário, e a dona de uma revista local começou a exigir as fotos de forma insistente. Já havia trabalhado para essa pessoa antes, e ela foi, sem dúvida, uma das profissionais mais desagradáveis que encontrei em minha carreira. Expliquei a ela sobre os prazos acordados, mas ela continuou a pressionar, chegando a enviar e-mails com minha cliente em cópia. Precisei ligar para ambas, deixando claro que não era funcionário dela para me submeter aos prazos que ela impunha. Se quisesse fotos para a revista (provavelmente porque já havia vendido a página), deveria ter enviado seu próprio fotógrafo. Após essa experiência, incluí no meu contrato uma cláusula restritiva para o uso de imagens em publicações, sem contato prévio e sem a devida remuneração para mim. Isso independente do que esteja fotografando.
@gabrielsapАй бұрын
Infelizmente as vezes a gente tem que errar e/ou passar por essas situações pra aprender mesmo. Como eu já venho errando há 20 anos tento sempre compartilhar essas experiências pra ajudar outros profissionais a aprenderem da forma mais fácil.
@vinvision777Ай бұрын
Tem um outro ponto nisso. Fotografia é Arte. Como toda arte, compra-la não te faz o autor. Se você usar ela para fins comerciais deverá antes comprar também os direitos autorais e exploração comercial dela junto ao autor.. Caso contrario, o autor pode inclusive pedir para retirar de veiculação ou cobrar os royalties relativos a comercialização. No caso, o turista que contratou as fotos precisa apenas da "materialidade" da foto (arquivo, impressão, Fine Art, silk screen.....). No caso da influencer, ela precisa comprar a parte material e a imaterial que esta relacionada a autoria, por isso é bem mais caro. O Autor ainda que venda a obra, a sua autoria ainda esta la e cabe a ele decidir se pode ser exposta ao publico ao não, se pode ser alterada ou não, inclusive apenas ele pode emitir opinião interpretativa oficialmente.
@gabrielsapАй бұрын
Excelente explicação!
@arquitetocariocaАй бұрын
O povo está sem noção sobre respeitar o trabalho dos outros. É lógico que para uso comercial deve ser cobrado a mais. Vide a lei de direitos autorais, como exemplo. Projeto residencial, comercial ou industrial; aluguéis de imóveis... claro que tudo tem um preço diferenciado.
@gabrielsapАй бұрын
É isso
@davidsonlssАй бұрын
Realmente não faz sentido, podem cobrar mais caro mas não tentem explicar de forma lógica 🤣🤣 Simplesmente informe que a sua politica é esta e pronto. É como tentar explicar para o cliente uma tabela adegraf no qual ele solicita um banner e custa (exemplo) R$250 e se ele solicitar um outdoor será R$3000, tem lógica ? Não!, mas é assim. Obs: Sou da área de exatas (não que precisasse para concluir que não a lógica no raciocínio), presto serviços, tenho empresa... estou de todos os lados referente ao tema.
@gabrielsapАй бұрын
Eu tento sempre explicar pra educar o mercado. Acho que é um dever de todo profissional fazer isso pois ajuda na valorização das nossas atividades.
@brunosantiago2024Ай бұрын
Gabriel, excelente conteúdo. Além dessa questão comercial/pessoal, incluiria a questão de localização? Por exemplo, o valor do meu trabalho feito para o Brasil (moro aqui) é apenas convertido em dólar ao cobrar pra fora?
@gabrielsapАй бұрын
Boa pergunta, Bruno. Não, não é tão simples. Eu trabalho pra uma produtora na Inglaterra e cobro mais do que cobraria pra um cliente português por ser um país MUITO mais rico, onde tudo é mais caro, mas ainda assim cobro menos do que profissionais ingleses cobrariam. Se você vai prestar serviço pros EUA precisa conhecer os preços praticados lá, custo de vida, custo de operação, etc. Esse vídeo aqui pode te ajudar: kzbin.info/www/bejne/Y2HNloyma9mfq6s
@brunosantiago2024Ай бұрын
@@gabrielsap Valeu, Gabriel. Vou conferir o vídeo agora!
@EvandroStoccoАй бұрын
Teve a mesma discussão tempo atrás sobre o pacote de maquiagem para noivas ser mais caro do que uma maquiagem comum, e se a mulher quiser uma maquiagem comum para usar no dia do casamento dela?
@gabrielsapАй бұрын
Pra casamento tem muita coisa inflacionada e superfaturada sem motivo, mas tem coisas, tipo fotografia e maquiagem, que tem que ser mais caras mesmo. Além de mais responsabilidade, uma maquiagem de casamento tem que durar 8, 10, 12h.
@EvandroStoccoАй бұрын
@@gabrielsapmas o ponto é que ela não queria uma maquiagem para durar 12 horas ela queria uma maquiagem comum, porém ia casar com ela
@DjairDutraАй бұрын
Usando a analogia da câmera (para uso profissional ou pessoal), entendo que existam diferenças entre um trabalho simples e um mais complexo e essa diferença deve, sim, ser cobrada. Porém, a forma como essa diferença de complexidade é inserida no serviço, deveria ser negociada com antecedência e não cobrar mais caro apenas pq é para uma empresa. Assim, realmente fica sem um critério justo. Quando falo negociar com antecedência é mostrar o quão é mais complexo e detalhado o trabalho para uma empresa, incluindo coisas que um ensaio pessoal simples não tem, como revisões, adoção de padrão de cores, temas, etc. Porém, se a cliente quiser um trabalho para a marca dela, sem os acréscimos de complexidade desse nicho, não vejo problema em cobrar o valor mais baixo, porém, deixando-a ciente de que ela está contratando menos serviço. Ninguém compra um carro sem ar-condicionado e no dia seguinte vai reclamar na concessionária, e se for, não tem a menor razão de reclamar. O próprio vendedor dirá que "é óbvio que um carro com ar-condicionado é mais confortável, nós temos ele, lhe oferecemos mas a escolha foi sua".
@gabrielsapАй бұрын
Entendo sua opinião, Djair, mas também não dá pra ser assim.
@nathannascimento3111Ай бұрын
Tá certíssimo!!
@gabrielsapАй бұрын
💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽
@mfestudio1Ай бұрын
Vc esta super certo
@gabrielsapАй бұрын
🤘🏾
@alissonmirandafilmesАй бұрын
Fácil de entender, se o Zezinho da goiaba me procura querendo um videozinho pra vendinha, é um preço, ja a mega empresa multinacional é outro preço, pois a entrega é sempre diferente
@gabrielsapАй бұрын
Exaaaatamente
@felipe.q.b.espertofoneАй бұрын
Eu cobro igual para todos os meus clientes, mas sou programador e o produto é um SaaS.
@gabrielsapАй бұрын
E todos os seus clientes são empresariais, certo?
@felipe.q.b.espertofoneАй бұрын
@@gabrielsap Não, podem ser pessoa física também. Mas entendo que é um modelo diferente, porque nesse caso o app é o mesmo pra todos os clientes. Já coisas artísticas como fotografia tem muitos fatores que podem ser diferentes de um trabalho para outro. De qualquer forma, quando alguém não gosta do preço de uma coisa, basta não comprar. Não era preciso dizer tudo aquilo que a guria te disse.
@DavidFullerBrazilАй бұрын
Pessoas que pensam que é tudo a mesma coisa, deve ser pq sempre lidaram com empresas muito pequenas... normalmente empresas que são dirigidas por apenas 1 pessoa... Ou seja, a empresa é apenas uma fachada para um serviço pessoal... Quando empresas sérias negociam entre si, o "buraco é mais embaixo".
@gabrielsapАй бұрын
Ou são pessoas espertas FINGINDO que acham que é tudo a mesma coisa 😅
@felipe.q.b.espertofoneАй бұрын
O negócio é cobrar sempre o preço mais caro pra todo mundo. 😉👍
@gabrielsapАй бұрын
Seria muito injusto 😅
@felipe.q.b.espertofoneАй бұрын
@@gabrielsap sim, mas ao menos ninguém vai poder reclamar que "tu cobra preços diferentes" hauhauehaueu.
@JkTeixeiraАй бұрын
Concordo 100%
@gabrielsapАй бұрын
Valeu!
@victorgiannottiАй бұрын
Quem foi a influencer? Quero me proteger kk
@gabrielsapАй бұрын
😂
@KarlMaxFernandesАй бұрын
Bem-vindo ao meu mundo kkkkkkk!!!
@gabrielsapАй бұрын
Nosso mundo hehe. Vivo nele há mais de 20 anos.
@whois_jsАй бұрын
Exato. Como nós portugueses costumamos dizer aqui, "Uma coisa é o cu, outra coisa são as calças."
@gabrielsapАй бұрын
Temos um ditado parecido no Brasil 😂
@kdu3dАй бұрын
q bike é essa?
@gabrielsapАй бұрын
Engwe L20. O review vai sair na semana que vem mas se quiser logo conhecer ela melhor aqui está o link: engwe-bikes-eu.com/products/l20?ref=bsnaaegq