Duas coisas muito boas sobre esse vídeo e sobre algumas experiências que tive: 1. Ensaio de presente é sempre um gigantes erro (hahahah). Digo isso pq já passei por várias, igual você. Motivo de ser um gigante erro: A pessoa que deu o ensaio, gosta de você e das suas fotos. Gosta também da pessoa a qual ela deu o presente. A pessoa que ganhou o presente, pelo que entendi, não te conhecia, não conhecia seu estilo, não te acompanhava e mesmo a conversa tendo sido bem legal, ela não queria saber da sua fotografia, mas única e exclusivamente das referências que ela mesmo tinha e claro, da idealização que ela teve para ensaio. É tipo presentear alguém que não come sushi, com um jantar de sushi. haha - Fiz alguns ensaios desses de presentes e foi a maior frustração da minha vida e da vida de quem ganhou o ensaio. Minhas fotos são as mais documentais possíveis, muito mais conversa do que pose perfeita. Focado 100% em expressão corporal e não em poses, mas não tem como explicar que sushi é delicioso para alguém que odeia sushi. Hoje, não aceito mais esse tipo de presente com ensaio envolvendo meu trabalho se a pessoa não conhece bem meu trabalho e não me acompanha. Não é nem pela minha pessoa, mas por quem ganhou o presente e será fotografado. Sei que a experiência vai ser péssima e não quero que a pessoa passe por isso. hahaha (: 2. Com o tempo aprendi que quando eu estou prestando serviço, eu não sou artista, sou apenas prestador de serviço. Óbvio que faço minha arte, mas não tenho a mesma como meu ideal, meu ideal é trabalhar pra fazer o job do cliente acontecer. Aprendi muito sobre isso, quando em 2017 comecei a fotografar publicidade e moda. O cliente/marca quer minha arte, mas ele quer vender algo com aquilo e claro que ele quer que tenha a arte dele também, o tipo de cores dele, a forma como ele vê e enxerga aquele trabalho. A publicidade é fantástica pq nos colocar no lugar de prestador de serviço. Você tem uma ideia, a gente faz o briefing de tudo, a gente cria além da sua ideia, uma ideia a mais e eu vou executar a ideia com o cliente. Nessa, se o cliente quiser o material bruto, ele vai receber o material bruto sim, sem problemas. Mas claro, isso tudo foi alinhado antes. Se ele quer uma edição diferente, vai ter também e assim seguimos para obter o melhor resultado possível para ambos os lados, mas claro, primeiramente para o cliente, pq nesse caso eu não sou artista, mas o cara que vai fazer desejo/sonho dele virar real. Sou artista apenas nos meus projetos. (: Cliente tem sempre razão? Não. Da pra lutar essa luta várias vezes, mas vamos perder todas elas. Não tem como defender arte na prestação de serviço, mas claro, eu também defendo essa nossa arte. hahaha Por isso, os projetos pessoais são tão importantes na vida do ser humano criativo. Pq são nos projetos que fazemos arte de verdade, a nossa arte, da forma como pensamos, sonhamos e imaginamos.
@gabrielsap2 ай бұрын
Insights bacanas, Ricardo! 1. É um risco enorme mesmo mas a gente acaba imaginando que os amigos se conhecem, conhecem os gostos uns dos outros e vão dar um presente que faça sentido 😅 2. Esse meu trabalho lifestyle é essencialmente autoral e não abro mão de controle criativo TOTAL. Já no meu trabalho comercial em instagram.com/glimtmidia ou quando presto serviço de edição de vídeo pra outras produtoras eu já trabalho de forma diferente, criando em parceria com o cliente.
@oficialfrancorodrigues31642 ай бұрын
Cirúrgico no comentário. Falou tudo
@videoseagАй бұрын
Vc tem razão! Se a pessoa fosse educada, eu venderia as fotos sem tratamento a ela pelo fato dela ter recebido de presente e não curtir o tratamento. Ela deveria ter visto o Instagram. Editar em outro estilo não faria, mas cederia as fotos. Mas, sendo estupida comigo, eu tenderia a não passar . Não suporto estupidez!
@gabrielsapАй бұрын
Na verdade ela nem começou sendo estúpida mas ficou MUITO PUTA quando eu falei (educadamente) que não entrego fotos sem edição ou com outro estilo de tratamento.
@CerejaTech2 ай бұрын
Concordo totalmente. Quando eu trabalhava com fotografia, isso era um problema recorrente. Acredito que o mais correto é alertar o cliente sobre esses pontos antecipadamente e incluir uma cláusula no contrato, para evitar que ele exija algo que não seja de seu direito.
@gabrielsap2 ай бұрын
O maior problema é que a pessoa que fotografei não foi quem comprou o ensaio. Ela ganhou de presente, não conhecia meu trabalho e não fez questão de conhecer ¯\_(ツ)_/¯
@gabrielaamaral7740Ай бұрын
Sim Sap, super coerente toda tua colocação, já passei por isso ainda láaaa na Clarté, e foi porque as fotos tinham desfoque de fundo, e a pessoa gostava de flash na cara e tudo focado, que tal? Foi alguém que nunca nem tinha visto nosso material e só contratou, porque havia confiado em quem indicou. A partir desse episódio adoto sempre procurar saber: como você conheceu meu trabalho? Você já viu o meu estilo fotográfico? Justamente pra não passar mais por essas coisas. Recentemente fiz as fotos de um pet e a cliente veio por indicação, sem não ter visto nada do meu trabalho o evento em cima da hora. Eu disse pra ela que ainda não tinha feito um evento como esse, mas que eu precisava que ela visse meu trabalho, pra ter noção do que iria receber e evitar algum descontentamento, porque se não agradasse eu indicaria outros colegas com estilos diferentes. Então sim, super compreendo!
@gabrielsapАй бұрын
Fotografia é um negócio muito pessoal, chega a ser burrice contratar sem conhecer bem o trabalho, né? E por mais bizarro que seja, também já recebi feedback de cliente reclamando que não dava pra ver nada do fundo pq tava tudo desfocado 😂
@F.MEDIAA2 ай бұрын
Ser fotografo em Portugal é cada vez mais complicado, não há qualquer respeito pelo nosso trabalho.
@gabrielsap2 ай бұрын
Ser fotógrafo em Portugal não é fácil mesmo mas a cliente é estadunidense.
@igorrodrigues54372 ай бұрын
Haha 😆
@EduPerazzoliАй бұрын
Bom, já que você pediu nossa opinião. Sou fotógrafo profissional há mais de 16 anos, já fotografei em diversos países, em quase todo o Brasil, além de palestrar e ministrar cursos e workshops em diversos estados. Não concordo em "não arredar o pé", esse é uma patamar que pouquíssimos "artistas" encontraram, e eu não considero que nós, fotógrafos sociais, somos artistas, se você quer "impor" a sua arte, faça fotos autorias e venda em uma galeria, quando você decide "prestar um serviço" de fotografia a pessoas, o bom senso vai melhorar a experiência do cliente, vai fazer com que ele te indique para amigos e que você tenha cada vez mais clientes, e assim, mais dinheiro... Não é do seu agrado? Simplesmente não poste, nem tudo que eu faço vai para o meu feed, mas faço tudo pra agradar o meu cliente, que está me pagando muito bem pra isso. Agora, se vc tem uma outra fonte de renda, como nós aqui no KZbin, vc pode tentar "bater o pé", e mesmo eu tmb tendo outras rendas, prefiro não fazer isso e oferecer uma experiência agradável para o meu cliente, só minha contribuição.
@gabrielsapАй бұрын
Alô Edu! Obrigado por compartilhar sua opinião aqui. Meu trabalho no @gabrielsapfotografia é 100% autoral. Fotografo primeiro pra mim, depois para o cliente, por isso realmente não arredo o pé na questão da edição. Mas claro, tem muita foto brega e horrível que os clientes pedem e eu faço, mas não publico. Já na @glimtmidia, meu perfil para foto e vídeo comercial, sigo sempre as diretrizes do cliente. Eu sempre digo que se fosse pra trabalhar sem liberdade e fazer tudo do MEU jeito eu nunca teria abandonado o Direito porque como advogado eu ganharia mais dinheiro 😅
@lucaslemosfoto2 ай бұрын
Fiz um ensaio com uma fotógrafa que eu acompanhava e gostava do que ela postava, porém nao gostei do resultado pq fiquei com tom de pele muito amarelado (nao estava acostumado me ver assim). Era o padrão dela, mas eu nao tinha o costume de me ver daquela forma. Hoje quando vejo trabalho de um colega, analiso tento me visualizar naquele tipo de edição para poder contratar. Eu não tinha essa analise antes de passar por isso, mesmo sendo fotógrafo, então acho normal o cliente estranhar uma edição, pq é a primeira vez q ele se vê daquela forma. Um exemplo: A maioria das minhas fotos são com uma 85mm f1.2 e uma vez uma cliente reclamou que o fundo estava "borrado" kkkk. Eu expliquei pra ela que era característica da lente e que poderia olhar no meu perfil que todas as fotos tinham o mesmo efeito.
@gabrielsap2 ай бұрын
Cara, já passei por esse absurdo da cliente reclamar do fundo Cara, já passei por esse absurdo da cliente reclamar do fundo desfocado desfocado 😂😂 Sobre a questão das cores, entendo o que vc disse mas as vezes a única forma da pessoa entender/aprender é passando por isso. Além disso nós geralmente NÃO nos vemos como realmente somos e acabamos estranhando quando somos confrontados com uma imagem nossa mais real.
@albertocarlos3552 ай бұрын
Gabriel você está completamente correto, Sua edição é a sua identidade e ponto. Ela está errada sim.
@gabrielsap2 ай бұрын
Valeu, Alberto!
@arquitetocarioca2 ай бұрын
Isso acontece com projetos de arquitetura também e eu sou do seu time dos artistas que não aceitam essa interferência dos clientes. Penso que se todos os profissionais tivessem essa firmeza, teríamos muito mais opções e um mercado muito mais rico. Você está certíssimo!
@gabrielsap2 ай бұрын
Não é fácil, haha
@pedro245892 ай бұрын
Sou fotógrafo, mas já fui cliente de fotografia e de arquitetura. Acho que se alinhar as expectativas antes, é difícil ter problema. Mas a não ser que vc seja um arquiteto super renomado ou pegue um cliente que não tá nem aí, acho complicado usar essa mesma filosofia nesses dois mercados. Sem dúvida um cliente que paga 10/20/30k num projeto de arquitetura, que vai resultar em um imóvel que ele vai conviver todos os dias, tem bem mais expectativa de interferir no projeto que um ensaio de 2k, cujas fotos não vão, a princípio, mudar significativamente sua vida. Apenas digo isso pq se vc for nessa onda, ou vai perder clientes ou vai se estressar muito hehe.
@arquitetocarioca2 ай бұрын
@@pedro24589 Olha, eu discordo, mas respeito sua opinião! Eu realmente tenho essa cláusula no contrato e sou irredutível quanto a isso, justamente porque a relação que crio com os clientes antes deles contratarem meus projetos de 20k ou 50k já deixa muito claro minha linha projetual.
@gabrielsap2 ай бұрын
@@pedro24589 Nem sempre é "perder" clientes. As vezes é SELECIONAR. Lendo uma parta da historia da Apple eu fiquei sabendo sobre o designer que fez o logo deles. O cara cobrou MILHÕES e entregou, sem opção de alterações, mesmo lidando com uma empresa gigante. Sigo muito esse exemplo principalmente no meu trabalho lifestyle, que é essencialmente autoral. Já no meu trabalho comercial eu procuro incluir o cliente no processo criativo.
@DaKxe2 ай бұрын
Concordo tanto com todo o vídeo. Acho que o desconhecimento do público em relação à fotografia faz com que algumas das exigências sejam irrisórias. A edição é uma parte da identidade de cada fotografo. No futebol não se contrata um GR para jogar no Meio Campo, portanto na fotografia se queremos um determinado tipo de fotografia/edição temos que procurar o fotografo que mais se aproxima a isso. Em Portugal a profissão de fotografo é vista com algum desdem, porque consideram muito fácil e que o primo que tem uma máquina top faz melhor trabalho. Mas continuamos na luta :) PS. O seu instagram é INCRIVEL 🔥
@gabrielsap2 ай бұрын
Valeu! :) A cliente era estadunidense mas trabalhar pra portugueses não é fácil mesmo.
@gabrielaamaral7740Ай бұрын
Ah sim, a edição sem dúvida é a continuação definitiva da tua linguagem!
@gabrielsapАй бұрын
É isso :)
@MatekaGundi2 ай бұрын
Concordo perfeitamente com você!!! Cada artista tem o seu modo criativo e o cliente deveria conhecer antes o modo do olhar do fotógrafo que irá contratar, para ter a percepção se ele irá de acordo com suas expectativas.
@gabrielsap2 ай бұрын
Parece que essa cliente não conhece muito bem o gosto da amiga que presenteou ¯\_(ツ)_/¯
@lucasreisfotografia2 ай бұрын
As vezes falta o famoso Alinhamento de Expectativas com o cliente, é um processo chato, mas se feito no ato do fechamento evita situações como essas.
@gabrielsap2 ай бұрын
O alinhamento de expectativas é feito quando o cliente vê que literalmente TODAS as minhas fotos tem a mesma edição. Eu tento respeitar a inteligência das pessoas e não falar o óbvio.
@lucasreisfotografia2 ай бұрын
@@gabrielsap Eu super te entendo meu querido e estou do seu lado, mas infelizmente as pessoas estão ficando cada vez mais complicadas. Não querem ler mais nada e o óbvio está ficando cada vez mais abstrato, infelizmente.
@marcochi_airsoft2 ай бұрын
Penso que você esta 100% certo; a propósito, uso MUITO o seu pacote de luts.
@gabrielsap2 ай бұрын
Boa! :)
@desertoo232 ай бұрын
Concordo PLENAMENTE com você em gênero , número e Grau.
@gabrielsap2 ай бұрын
💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽
@Gabriel_55mm2 ай бұрын
Concordo com tudo😊
@gabrielsap2 ай бұрын
Boa :)
@hildebrandodasilvababoza83952 ай бұрын
Estou completamente de acordo contigo.
@gabrielsap2 ай бұрын
Bacana, Hildebrando!
@Lucenafoto2 ай бұрын
Vc se sente tentado a mudar o estilo ao passo que cada vez mais pessoas começam a procurar você e solicitar que o estilo seja alterado?
@gabrielsap2 ай бұрын
Nem um pouco 😅 Isso é um erro dos clientes, causado por ignorância ou preguiça. Ignorância por não saberem que a fotografia é arte e que o processo autoral é pessoal e particular. Preguiça por não dedicarem ao menos 5 minutos pra conhecer meu trabalho e perceber o padrão da minha edição.
@Evisargo2 ай бұрын
Ta certo, pois se não for assim o profissional enlouquece 😅
@gabrielsap2 ай бұрын
😂
@samuelpereira67372 ай бұрын
Concordo com você. Vc tem sua identidade visual.
@gabrielsap2 ай бұрын
É isso.
@Gabriel_55mm2 ай бұрын
Super interessante o video❤❤
@gabrielsap2 ай бұрын
Valeu, xará!
@DjairDutra2 ай бұрын
Ou essa cliente planejou "rejeitar" as fotos para não pagar e já tem algum amigo ou app para editar do jeito que ela "quer", ou então trata-se daqueles clientes chatos e mimadinhos, o tipo de gente que nunca teve dificuldades na vida, nunca ouviu um não e por isso acha que pode fazer esse tipo de coisa. É óbvio que suas fotos têm sua identidade, têm estilos semelhantes. A cliente escolheu sabendo disso e não pediu para mudar antes pq o plano talvez fosse não pagar. Serve com aprendizado e talvez para melhorar os termos do contrato para os próximos trabalhos.
@gabrielsap2 ай бұрын
Sendo justo, a cliente ganhou as fotos de presente de uma amiga. Acho que o maior erro aí foi da amiga, que escolheu o fotógrafo errado para o gosto da cliente presenteada.
@CampingMotoTurismoEFotografia2 ай бұрын
Quando estou precisando de algo, vou lá e compro, nunca espero receber de presente.Todo presente que recebo é sempre alguma coisa que não estou precisando. Melhor me dar dinheiro, porque aí quando precisar de alguma coisa, uso o dinheiro.
@gabrielsap2 ай бұрын
Bem isso 😅
@LuanaVitor2 ай бұрын
Entendo a questão artística e a questão da sua identidade, mas se isso não foi conversado com a/o cliente antes, você deixa margem para que esse tipo de situação aconteça. É melhor explicar o que pra você parece óbvio e precaver esse tipo de situação. Isso só aconteceu porque você supôs que o cliente ao ver seu Instagram deveria supor/entender seu estilo. Sugestão: Converse e Faça contrato!
@gabrielsap2 ай бұрын
Luana, já fui advogado. Se tem uma coisa que eu não preciso ouvir é "faça contrato" haha. Como já respondi em outro comentário, eu prefiro respeitar a inteligência do cliente. Pra mim é ÓBVIO que, se TODAS as minhas fotos no instagram e no meu site tem a mesma edição, significa que é sempre assim que eu edito. Inclusive, mesmo se a cliente me processar, juiz nenhum daria a causa a ela. Maaaas, pra quem tem paciência pra isso, sem dúvida que deixar tudo o mais claro possível vai mesmo evitar dor de cabeça.
@LuanaVitor2 ай бұрын
@@gabrielsap O contrato não necessariamente precisa ser utilizado para fins judiciais e sim como uma forma de entrar em comum acordo sem precisar ter uma conversa longa e que se vai no esquecimento, pq ninguém deve contar apenas com a própria memória. Deixar tudo por escrito previne muitas dores de cabeças. Você não precisa e nem deve crer que as pessoas sabem e deduzem as mesmas coisas que você. Por exemplo, eu trabalho com marcas, com marketing de influência… e todas as grandes marcas encaminham documentos com Do’s e Dont’s… todas elas falam coisas óbvias, pra evitar que os talentos cometam erros que levem eles a refazerem os conteúdos… por exemplo: a Marca é a VIVO… Não use vermelho, azul ou verde… use roxo ou cores neutras como preto ou branco. Óbvio, né!? Pois é… Mas, tá lá escrito e eles mandam pra todos os talentos… sejam 2 ou 50… Se o Talento usar verde ele sabe que tá errado e que vai ter que refazer… Ser artista e ter que lidar com essa burocracia ou ter que ficar estabelecendo uma comunicação explicativa com cada cliente é chato e eu sei, mas é extremamente necessário. Caso seja muito pesaroso pra vc, você pode contratar um profissional para lidar com todo esse processo com o cliente.
@LuanaVitor2 ай бұрын
@@gabrielsap O contrato não necessariamente precisa ser utilizado para fins judiciais e sim como uma forma de entrar em comum acordo sem precisar ter uma conversa longa e que se vai no esquecimento, pq ninguém deve contar apenas com a própria memória. Deixar tudo por escrito previne muitas dores de cabeças. Você não precisa e nem deve crer que as pessoas sabem e deduzem as mesmas coisas que você. Por exemplo, eu trabalho com marcas, com marketing de influência… e todas as grandes marcas encaminham documentos com Do’s e Dont’s… todas elas falam coisas óbvias, pra evitar que os talentos cometam erros que levem eles a refazerem os conteúdos… por exemplo: a Marca é a VIVO… Não use vermelho, azul ou verde… use roxo ou cores neutras como preto ou branco. Óbvio, né!? Pois é… Mas, tá lá escrito e eles mandam pra todos os talentos… sejam 2 ou 50… Se o Talento usar verde ele sabe que tá errado e que vai ter que refazer… Ser artista e ter que lidar com essa burocracia ou ter que ficar estabelecendo uma comunicação explicativa com cada cliente é chato e eu sei, mas é extremamente necessário. Caso seja muito pesaroso pra vc, você pode contratar um profissional para lidar com todo esse processo com o cliente.
@biribastudios15082 ай бұрын
Concordo PLENAMENTE
@gabrielsap2 ай бұрын
Valeu :)
@TheCodeCreatorАй бұрын
Resume-se a uma só questão: Se não gosta do estilo, então por que motivo te contratou?
@gabrielsapАй бұрын
Alô alô! Assistiu o vídeo inteiro? Em um momento eu comento que uma amiga deu o ensaio de presente à cliente. Não foi ela quem me escolheu. Mas também nem sequer se deu o trabalho de visitar meu Instagram ou meu site para conhecer meu estilo.
@michelecintramika84822 ай бұрын
Eu gosto muito de você. Você tem uma áurea muito bonita. Mas eu discordo totalmente de você. Se você avisasse com antecedência, tudo bem. Mas o cliente não tem como adivinhar o seu processo criativo. Isso precisa ficar claro com antecedência e no contrato.
@gabrielsap2 ай бұрын
Michele, isso fica claro no meu portfólio. Se todas as minhas fotos são amarelas o que faz a cliente pensar que vou fazer fotos azuis? 😅 Já fui advogado e te garanto que, com contrato ou sem contrato, NENHUM juiz daria causa ganha a essa cliente.
@pedro245892 ай бұрын
Gabriel, concordo com a Michele. Às vezes o óbvio precisa ser dito. Não é questão de quem tem razão. A pergunta é: será que o custo baixo de clareza na regras não justifica evitar uma tremenda dor de cabeça? Bom, pelo menos gerou conteúdo no canal hehe
@gabrielsap2 ай бұрын
@@pedro24589 só quero deixar claro que a opinião de vocês faz muito sentido sim. Mas continuo não concordando totalmente e achando que ficar falando o óbvio só cria ruído.
@canaldovitorcalixto2 ай бұрын
Já passei por situação semelhante... num pré-wedding a cliente não curtiu o resultado do ensaio... resultado... passei o serviço para outro fotógrafo da minha equipe que fez a cobertura do casamento dela... fiquei como assistente... depois na elaboração do álbum... as fotos principais de destaque do álbum que ela escolheu foram as minhas do ensaio que ela não gostou... Ou seja maluca...
@gabrielsap2 ай бұрын
Eita 😂
@felipe.q.b.espertofone2 ай бұрын
Concordo contigo, mas ao mesmo tempo eu faria um preço bem "especial" para editar fora do teu estilo. 😜
@gabrielsap2 ай бұрын
😂
@clickeprosa2 ай бұрын
Você não vai no McDonalds e pede um lanche enrolado em um papel manteiga. Se o papel é importante para você, vai no Burger King 🤷🏻♂️
@gabrielsap2 ай бұрын
😂
@leonardoramos56462 ай бұрын
Acho que você não poderia ter suposto que o cliente vendo o seu trabalho teria entendido sua proposta artística e não faria concessões ou alterações,, Infelizmente na prestação de serviços artísticos ou não temos sim que falar o óbvio. Não é duvidar da inteligência do cliente é sim nós proteger de situações como esse. Esse é apenas minha opinião.
@gabrielsap2 ай бұрын
O que você fala faz muito sentido e como advogado seria exatamente esse o conselho que daria a meus clientes. Por outro lado as pessoas precisam prestar mais atenção.