Influencia do Diâmetro no Dimensionamento da Bomba de Uma Instalação de Bombeamento

  Рет қаралды 1

Engenharia e Cia

Engenharia e Cia

Жыл бұрын

Aprenda a dimensionar uma bomba para uma instalação de bombeamento com o nosso treinamento ESPECIFICAÇÃO DE BOMBAS CENTRIFUGAS.
Inscreva-se em www.engenhariaecia.eng.br/bomba
######################################################
Newsletter: www.engenhariaecia.eng.br/new...
######################################################
NPSH é um acrônimo para o termo em língua inglesa Net Positive Suction Head, cuja tradução literal para o português (aproximadamente "balanço no topo de sucção positiva" ou "altura livre positiva de sucção") não expressa de maneira clara e tecnicamente o que significa na prática, em engenharia, mas adota-se como tradução carga líquida positiva de sucção ou apenas carga positiva de sucção[3]. É a energia (carga) medida em pressão absoluta disponível na entrada de sucção de uma bomba hidráulica. Em qualquer seção transversal de um circuito hidráulico genérico, o parâmetro NPSH mostra a diferença entre a pressão atual de um líquido em uma tubulação e a pressão de vapor do líquido a uma dada temperatura.
NPSH é um importante parâmetro a ser levado em conta quando desenhando-se um circuito hidráulico. Quando a pressão do líquido cai abaixo da pressão de vapor ocorre a vaporização do líquido, e o efeito final será a cavitação: bolhas de vapor podem reduzir ou parar o fluxo de líquido.
Bombas centrífugas são particularmente vulneráveis, enquanto bombas de deslocamento positivo são menos afetadas por cavitação, como são mais hábeis a bombear fluxos de duas fases (a mistura de gás e líquido), entretanto, a taxa fluxo resultante da bomba irá ser diminuída por causa do gás deslocando volumetricamente uma desproporção de líquido.
A causa da vulnerabilidade em bombas centrífugas pode ser explicada da seguinte forma: para atingir a pressão de descarga {\displaystyle p_{d}}{\displaystyle p_{d}}, a bomba requer um fluxo contínuo de fluido. Acontece que a força centrífuga do próprio rotor causa uma queda de pressão no seu centro, por onde o fluido adentra à bomba. Isso faz com que o fluido, inicialmente a uma pressão de sucção {\displaystyle p_{s}}{\displaystyle p_{s}}, adentre uma região de baixa pressão antes de ser levado à pressão {\displaystyle p_{d}}{\displaystyle p_{d}}. Esse fenômeno[5] está exemplificado no gráfico ao lado. Caso essa queda de pressão seja tal que em algum instante o fluido possua pressão menor que a sua pressão de vapor {\displaystyle p_{v}}{\displaystyle p_{v}}, ele irá formar bolhas de vapor que irão se chocar com as paredes do rotor (também por ação da força centrífuga).
O colapso violento das bolhas de cavitação cria então uma onda de choque que pode literalmente escavar material dos componentes internos da bomba (geralmente a borda do propulsor) e criar ruído que é mais frequentemente descrito como "bombear cascalho". Após algum tempo, os danos ao rotor irão reduzir o que a bomba fornece. Adicionalmente, o inevitável aumento na vibração pode causar outras falhas mecânicas na bomba e equipamentos associados.
NPSHA e NPSHR
Na operação de uma bomba, dois aspectos deste parâmetro são chamados respectivamente NPSHA ou NPSH(a), Net Positive Suction Head (available), NPSH disponível (ou NPSHdisp) e NPSHR ou NPSH(r) ou NPSH-3, Net Positive Suction Head (required), NPSH requerido ou NPSHreq.
NPSH(a) é a pressão de sucção apresentada na entrada da bomba, é a energia (pressão absoluta) que o sistema: pressão sobre o fluido, altura da coluna de água acima ou abaixo do eixo de sucção da bomba, perda de carga na tubulação de sucção; disponibiliza ou chega na entrada de sucção da bomba. A energia pressão absoluta resultante é chamada de NPSH disponível e é expressa normalmente em metros de coluna de água (mca).
NPSH(r) é o limite de pressão de sucção no qual o desempenho em perda de carga total da bomba é reduzido em 3%, devido a cavitação. A cavitação ocorre em níveis de pressão de sucção abaixo do nível NPSH-3 e os danos da bomba pode ocorrer a partir de cavitação, embora a bomba possa continuar a apresentar o desempenho hidráulico esperado. É a energia em pressão absoluta que a bomba requer na sua entrada de sucção para evitar que o fenômeno da cavitação ocorra e depende das caracteristicas construtivas da bomba, da sua rotação e da vazão. Ele é informado pelo fabricante da bomba.
#####################################################
Especificação de Bomba versus Dimensionamento de Bomba |Dimensionamento de Instalação de Bombeamento
Especificação de Bomba versus Dimensionamento de Bomba |Dimensionamento de Instalação de Bombeamento
Especificação de Bomba versus Dimensionamento de Bomba |Dimensionamento de Instalação de Bombeamento
cavitação, cavitação hidráulica, cavitação hidraulica exercicio, cavitacao helice, cavitação bombeamento, cavitação como evitar, cavitação exercicios resolvidos, processo de cavitação, cavitação da água, cavitação em tubulações, cavitação em válvulas de controle, cavitação em turbinas,

Пікірлер
Gym belt !! 😂😂  @kauermtt
00:10
Tibo InShape
Рет қаралды 17 МЛН
Double Stacked Pizza @Lionfield @ChefRush
00:33
albert_cancook
Рет қаралды 98 МЛН
🤔Какой Орган самый длинный ? #shorts
00:42
Problema no bombeamento d’água!
21:09
Rancho do Chapéu
Рет қаралды 21 М.
What is Water Hammer?
7:40
Practical Engineering
Рет қаралды 6 МЛН
Bombas Centrífugas - Funcionamento e Características
15:53
Omel Bombas
Рет қаралды 170
Mechanical circuits: electronics without electricity
19:22
Steve Mould
Рет қаралды 7 МЛН
We should use this amazing mechanism that's inside a grasshopper leg
19:19
Wirtz pumps are really clever
12:05
Steve Mould
Рет қаралды 13 МЛН
Desmontando bomba multi estágio
25:35
manoweber - ORebobinador
Рет қаралды 181 М.
Gym belt !! 😂😂  @kauermtt
00:10
Tibo InShape
Рет қаралды 17 МЛН