PS.: #falaMPK uma dica, não querendo mudar seu estilo nem nada. Mas acho que pode ser massa fazer o seguinte: Narre uma cena (que vc já narrou em uma mesa ou uma que veio na sua cabeça na hora) e use ela de exemplo pra dica de mestre (pode see no começo ou no final do vídeo (recomendo no final, tipo um bônus pra quem fica até depois do jabá, hahaha). Tipo nesse vídeo vc meio que comentou por alto sobre a ideia de narrar a cena "por fora". Mas com o exemplo as coisas ficam mais claras. Ao invés de dizer "eu narrei uma cena assim" vc acha que poderia narrar a cena? Tipo é uma dica, as always, que fariam mestres iniciantes, como eu, perceber as coisas de forma mais clara e conseguir dar mais diversão pros nossos jogadores. Desde já, valeu, cara!!! Vc é show e acho que falo em nome de muito RPGista hj que o Formação Fireball e o VG ajudaram a criar e recriar muitos jogadores, agora o Canal MPK tá ajudando a criar e melhorar mestres! Valeu por ser um rio pro seu povo!!!
@CapyCatGames6 жыл бұрын
Cara, essa ideia é muito maneira! Vou tentar fazer nos vídeos da semana que vem. Curti PA CARAI
@lukecastiel73953 жыл бұрын
Sorry to be off topic but does any of you know of a trick to get back into an instagram account? I was dumb forgot my login password. I appreciate any assistance you can offer me
@cruzjefferson61913 жыл бұрын
@Luke Castiel instablaster ;)
@TerrorNostalgico6666 жыл бұрын
Eu já fiz meus jogadores que eram muito gananciosos, se aliarem ao lado que tava ferrando a cidade, eles não sabiam disso apenas estavam sendo pagos pra pequenos trabalhos como carga, escolta, recuperar itens e quando o lorde que era muito simpático ganhou a confiança deles, começou a dar alguns trabalhos um pouco mais lucrativos, como recuperar um item roubado (na verdade roubado por eles agora e colocado em outro lugar pra incriminar um lorde de oposição), devolver silenciosamente a adaga de um amigo que o filho dele pegou sem avisar, (na verdade a arma de um assassinato e com testemunhas que haviam visto o assassino com aquela faca). Quando os jogadores sacaram oq tava acontecendo eles já estavam tão atolados com os crimes cometidos pelo Lorde que eles tiveram de achar uma maneira de desfazer as burradas deles sem ninguém saber, pois se soubessem seria pena de morte na certa.
@daniellima24184 жыл бұрын
Sensacional!!! Vou guardar isso!!!
@articszz3 жыл бұрын
foda
@igorpeixoto68726 жыл бұрын
Motivações, ações e consequências. Isso deixa a narrativa bem orgânica e o mesmo que o narrador esteja confuso enquanto o que pode acontecer, os próprios jogadores enxergam coisas onde às vezes não existe e acontece aquela famosa história de dar ideias ao mestre.
@gabrielcoala11296 жыл бұрын
Nossa, muito obrigado pelo vídeo. Estou para narrar guerras no maior estilo Game Of Thrones na minha mesa e esse vídeo caiu como uma luva
@daniellima24184 жыл бұрын
Revisitando um ano depois e achando ainda mais interessante e útil do que da primeira vez! Primoroso! Parabéns Mestre Pedroka!
@Paladino_Nerd6 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Para intrigas políticas os personagens mais indicados são os Ladinos (Bardos e Ladrões) por estarem envolvidos diretamente nas maquinações dos poderosos. Os outros personagens seriam mais joguetes dos poderosos. Guildas poderosas podem planejar fazer uma tomada de rotas comerciais, boicotar produtos para fazer o preço subir, acabar com a imagem de um nobre que está adquirindo muita influência, o Cléro planeja atacar uma igreja de uma religião adversária para ter mais influência em uma região ou até mesmo promover uma guerra santa. O jogo de segredos e mentiras pode ser um desafio mental e de habilidade, onde o personagem tem de ser safo para não ser descartado por um nobre só preocupado com o poder.
@YLemillion5 жыл бұрын
Mestrando em uma mesa de 5.E, no reino inicial onde todos os aventureiros se conheceram e começaram suas aventuras fiz que todos se ligassem a uma parte da cidade, atraves de NPC's e narrativa, e o reino tinha sido feito para ser um avanço na saga pessoal de cada personagem, apos ele conseguirem um certo nivel, eles aceitaram uma missão de escolta de uma caravana ate um reino distante que demorou meses e na sua volta eles descobriram que a reino de qual partiram estavam em meio uma guerra civil, quando conseguiram passar pelos bloqueios e constata por se mesmos a situação eles naturalmente escolheram um lado da guerra para ajudar/defender, criei uma mecanica de influencia onde os atos que bem sucedidos ou fracasso deles iriam no fim da mesa da uma vantagem para o lado que o mesmo denfendia, essa guerra durou 7 mesas, quase 3 meses, no fim um dos personagens veio a morrer, porem todos sentiram que conseguiram lutar a guerra e que realmente ajudaram.
@dragoestevao20485 жыл бұрын
pika bagarai meu velho.
@luizpaulovillas45293 жыл бұрын
qual foi, fala mais dessa sua mecanica de influencias ae, e como vc fez pra acontecer essa guerra civil
@alex1239765 жыл бұрын
Cara, eu mestro há uns 5 anos mais ou menos. Me espelho muito em você e percebi isso desde que vi você narrando no Mares de sal e sangue. Eu amo a tua narrativa e aprendi muitas coisas contigo.
@Skyfloat6 жыл бұрын
na mesa que eu to mestrando, meus jogadores são muito batatas para se importa com economia e politica...e n entendem muito explicaçoes
@Thyago_meteorologist6 жыл бұрын
Faz isso voltar contra eles tipo as citações econômicas fizeram uma grande área ser desabrigada "A área de seus refúgios "
@Skyfloat6 жыл бұрын
vo tentar, obg pelo conselho
@Thyago_meteorologist6 жыл бұрын
Eu sou Narrador de Vampiro a máscara eu simplesmente adoro a intriga política do gênero terror psicológico, é muito bom ver como pequenas ações vão mudar totalmente o rumo da história além de poder mudar sua relação com os npc's, vampiro definitivamente é meu rpg favorito se vocês quiserem um rpg focado em intriga politica esqueça game of thrones é se volte a vampiro mais uma vez a white wolf criando histórias fodas, a tensão política das minhas mesas muitas vezes não estão em pessoas visivelmente forte politicamente mais sim nos mais esquecidos, além disso apesar dos vampiros serem criaturas poderosas os players tem que dosar as horas de usar seus poderes ou não pois as palavras realmente fazem mais alvoroço que os punhos, não existe peixe grande em jogos políticos existem pessoas que tem mais recursos uma vez criados npcs temos que saber qual é a visão de cada npc sobre o outro.
@CapyCatGames6 жыл бұрын
Caraí, narrador de Vampiro é O CARA para falar de intrigas políticas. O jogo usa isso para trabalhar ainda mais as questões de terror psicológico. É muito maneiro!
@Thyago_meteorologist6 жыл бұрын
@@CapyCatGames eu curto bastantes outros sistemas porém vampiro é um amorzinho
@naiaraofonseca32055 жыл бұрын
coisas que eu aprendo no curso de serviços jurídicos eu aplico na campanha. Ajudou pra montar a parte política no mundo
@joaodarc36884 жыл бұрын
Pedroka, acho que já falei isso mas é sempre bom reforçar, pra mim você é o melhor mestre de RPG do Brasil, sério mesmo! Parabéns viu
@miltonrafael43783 жыл бұрын
Basicamente os problemas politicos eram morte e infiltração. Agora com os videos to usando isso de maneira mais fina e politica mesmo. Ta sendo muito bom.
@jujubawav38186 жыл бұрын
acho que o mais foda desse canal, é que tu sempre posta vídeos exatamente do que eu precisava ;v além de serem vídeos muito muito muito muito fodas
@CapyCatGames6 жыл бұрын
Nuuuuuussa! Ai sim!
@joshuafernandes66845 жыл бұрын
Em minha mesa, a casa que detinha o trono do reino estava em guerra com um outro clã, aumentando as taxas comerciais. Ao saberem disso por um NPC comerciante, o grupo aceitou a oferta dele de seguir por um atalho em que outro clã dominava, pagando uma taxa menor. Entretanto, aquele clã foi dizimado pela casa dominante pois acabavam perdendo rotas comerciais. Isso deixou um vilarejo o qual era protegido pelo antigo clã da região desprotegido. Quando passaram por lá, o mesmo tinha sido atacado por Kobolds, o que gerou uma Quest interessante de resgate de recursos e de três jovens que foram raptadas para um sacrifício.
@3_14pie6 жыл бұрын
Eu estou mestrando uma mesa baseada na política romana de transição entre a República e o império, por mais que a maior parte seja inventada, eu acho interessante por referências a personagens e acontecimentos históricos reais para os jogadores mais atentos
@CapyCatGames6 жыл бұрын
Caraí, é altos tema!
@3_14pie6 жыл бұрын
Mestre PedroK é um período muito interessante para fantasia, mas que é pouco explorado, não consigo pensar em uma obra que seja inspirada nessa fase :v
@bebianobr6 жыл бұрын
Sim, sim, sim (esse amor é tão profundo)!!! Cara finalmente o MPK falando do que eu mais preciso organizar na minha mesa.
@mosgames1236 жыл бұрын
Cara, uma ideia que eu acho interessante e utilizo numa mesa que eu mestro é considerar o que aconteceria ou quais seriam os planos de um ser que não precisa se preocupar com a passagem do tempo, tipo um dragão/lich/coiso que não morre , assim, a passagem de 3000 anos por exemplo, seria algo trivial a esse personagem.Fica a inspiração pra quem quiser, bom jogo!
@papainoel6493 жыл бұрын
Sei q esse vídeo tem 2 anos mas eu tive uma ideia e usei em um Rpg meu e eu usei para meio q isso, mas eu usei um ngc q eu vi em One piece q todo final de arco o jornal é entregado por todo o mundo por uns passaro la, e eu usei como forma de narrativa pra falar varias coisas sobre o Mundo e outras cidades com uma justificava e assim varias outras coisas também foram possiveis como um personagem do meu amigo queria ser famoso pq ele era um bardo era a motivação dele ser meio q o Elvis do d&d MSKSKSK e foi possível por causa desse negocinho q eu coloquei (claro de uma forma diferente, da pra fazer isso sem isso)
@AlexandreAnthes6 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, muito bom. #VeryMuchWe
@gabryelllucas40056 жыл бұрын
Na minha mesa, tem um Alto Elfo, que é o nobre do grupo. Geralmente todo problema politico, ou que possa ser resolvido na conversa ou com suborno, é com ele. Os demais tenta se meter, mas geralmente tem desvantagens pois são de classes mais baixas, apesar de que eles mesmo com desvantagem pela classe social, acabam salvando o pescoço do nobre na lábia ou até mesmo em brigas politicas.
@joaopedroquintan83383 жыл бұрын
Como consigo jogar esses jogos de RPG , é o meu sonho jogar mas não sei por onde começar,pf me responde.
@muriloteixeira20576 жыл бұрын
Muito bom vídeo Pedrok, e obrigado por escolher este conteúdo
@CapyCatGames6 жыл бұрын
TMJ rapeize!
@kingberkas62026 жыл бұрын
Grande mestre, novamente um ótimo tema, o canal cresce a cada video ^^
@CapyCatGames6 жыл бұрын
TMJ rapeize!
@PedTrevisan216 жыл бұрын
E aí MPK sensei, td 20 no D20? Showw, então eu gosto de política, mas infelizmente não uso muito nad minha mesas!! Mas o vídeo foi ótimo para eu mirabolar idéias por aqui!!! Abraços
@wagnerlague6 жыл бұрын
Quando teremos um mashup Mestre PUG e Mestre Pedroka?
@sombra75906 жыл бұрын
#falaMPK pedroka como saber qual e o tempo certo pra dar o level up pra os players ?
@sombra75906 жыл бұрын
"level up"
@CapyCatGames6 жыл бұрын
Cara, usa XP inicialmente. Depois tu vai pegar a manha para sacar se está lento ou não... Eu gosto de dar XP depois de um Boss (coisa de RPG de videogame, eu sei). Mas é a ideia de pegar nível depois de uma parada mais INTENSA
@sombra75906 жыл бұрын
blz vlw mestre :)
@chisahylian85766 жыл бұрын
Poderia me dar ideias para mecânica de facções?
@TerrorNostalgico6666 жыл бұрын
Opa mano, eu sempre começo com algumas algumas perguntas tipo: 1) Essa é uma facção de família ou negócio? 1-a) Se familia qual? quais os ideais ou interesses de cada? 1-b) Se negocio, quais as raças e classes predominantes? 2) local de influencia e nivel de influencia, quantas facções são? quais as mais importantes e influente? como conseguiram tanta influencia? 2-a) Quais os líderes de cada uma, os 3 herdeiros abaixo dele/a e quais os servos mais importantes da facção? 3) Essas facções tem atritos entre si? quais facções e oq os coloca uma contra as outras? Disputa de poder? Uma mágoa do passado? Ou um membro desacreditado que fundou sua propria facção e a fez prosperar, batendo de frente com sua facção de origem. Existem diversas mecânicas legais pra usar, mas esse sistema de pergunta ajuda muito, sei que a pergunta não foi pra mim, mas ta ai minha pequena e humilde contribuição pro crescimento do nosso amado jogo. 😉
@chisahylian85766 жыл бұрын
Obrigado amigo, mas ainda me faltou uma pequena dúvida, pois estou tentando pensar em um sistema de ranking para os membros das facções, como se fossem níveis, pois os players também irão querer participar é estou pensando em níveis e recompensas
@CapyCatGames6 жыл бұрын
Eu to montando um guia sobre isso! Vai demorar um pouco pra sair, mas vai sair!
@chisahylian85766 жыл бұрын
@@CapyCatGames, muito obrigado mestre, estarei esperando ansioso, estou jogando o d&d 5e e estava precisando, vai ser muito bom ver seu vídeo sobre o assunto
@chisahylian85766 жыл бұрын
@@CapyCatGames, só mais uma coisa mestre, quais seriam as dificuldades de criar/adaptar um sistema de RPG?
@IvanTheBikerFromSpace6 жыл бұрын
Bom video PedroK
6 жыл бұрын
Nada a ver com o vídeo, mas talvez alguém aqui possa ajudar. Como lidar com metagame? Um exemplo: os jogadores sabem que seus personagens estão sob o efeito da magia enfeitiçar pessoa e estão sendo enganados. Mas o personagens não sabem. Como agem os jogadores numa situação dessas? E se eles começarem a agir hostis ao bruxo, contrariando ações esperadas in-game?
@guilhermemtvr6 жыл бұрын
Hey cara, nesse ponto vale a pensa entender o caso. Eu procuro evitar muito usar esse tipo de magia contra os jogadores, e quando uso, tento convencê-los pela interpretação do personagem. Por exemplo: O Velho Olson, um antigo vendedor de poções do vilarejo os recebe em sua casa. Depois que vocês pedem a ele algumas poções ele pega alguns frascos num aposento ao lado e trás até a mesa, antes de lhes entregar os frascos ele levanta os olhos encarando a todos e dizendo: - Eu ficaria muito feliz em ajudá-los, claro, se puderem me ajudar com algo. Os personagens dos jogadores se entreolham e pedem para que ele continue. Ele deixa os seis frascos sobre a mesa e pega ao lado um bule e alguns copos de pedra e vai servindo um chá fumegante de cheiro adocicado, que se mistura ao aroma de ervas refrescantes. - Eu tenho um aprendiz sabe? Ele costuma sair para viajar e por vezes foge de suas lições para praticar o que lhe ensino contra criaturas na floresta. Agora acredito que ele esteja se envolvendo em confusão. Então gostaria de pedir que vocês o localizassem, ele partiu em direção às terras dos centauros, se puderem trazê-lo de volta antes que ele cometa alguma bobagem ficarei muito feliz em ajudá-los com essas e umas outras poções. Os jogadores podem até recusar, mas caso tenham tomado o chá irão começar a passar mal e talvez até mesmo fiquem envenenados. Assim, pode ser um "motivador" a mais para fazê-los aceitar a missão do velho. Acho isso melhor que qualquer magia encantar pessoa.
@Thyago_meteorologist6 жыл бұрын
Ou diminui exp por não respeitarem o meta-game
6 жыл бұрын
@@guilhermemtvr tipo o que o Azecos fez com o clã do machado com o Galdor. No meu caso consegui enganar as jogadoras com a magia enfeitiçar pessoa. Elas tentavam rolar intuição e eu rolava pra elas atrás do escudo e dizia sempre que o cara tava falando a verdade e que era mesmo um velho conhecido de uma delas. Ele mesmo acabou quebrando o feitiço quando tentou usar uma varinha de paralisar. Daí foi uma atitude hostil e a magia se quebra.
@guilhermemtvr6 жыл бұрын
Vinícius Lopes É uma possibilidade, tem jeitos interessantes de usar o enfeitiçar pessoas. Você pode dizer que ela se lembra de ter negociado ou trabalhado com o velho no passado. Que ele lhe é familiar mas familiar como alguém que você encontra na rua, sabe que conhece e fica feliz por reencontrar mas não consegue lembrar de onde ou o nome da pessoa.
@victorcarvalho96413 жыл бұрын
Acho estranho a intriga política entre jogadores ser melhor absolvida em Vampiro do que em DnD. Creio que o gosto por tal narrativa depende mto da velocidade e da complexidade que a mesa quer dar numa campanha. DnD nasceu da cooperação, mas o conflito dentro de uma mesa se for bem operado por jogadores maduros, fica mto legal. Não acho que DnD é feito para jogos heróicos, pois traições, intrigas e assassinatos podem fazer parte trama de diversão dos jogadores. Uma coisa que é fácil fazer isso é em campanha online, separando sala no servidor do discord para o mestre conversar algo específico com tal e tal jogador. O difícil de operar conflito dentro de uma mesa é o costume dos jogadores de adotarem o personagem e não a história, criando um tipo de apego que dificulta encarar que o PJ pode ter perdas e perder pode ser legal. Dessa forma, a morte e certas perdas podem ser encaradas com mta frustração em detrimento da evolução de uma boa história. A unidade política facilita o andamento de uma campanha mais linear, o que não é ruim, mas acho que não precisa der sempre assim. O que me incomoda é que por vezes a unidade política em torno de um ideal faz com que os jogadores ignorem certas nuances de construção do próprio personagem para não gerar conflito de interesses na mesa de jogo. O que seria da DC sem o Batman? com seu comportamento antiheróico que por vezes destoa dos demais membros da liga da justiça, inclusive, sobre a moralidade. Em T20, o fato das devoções darem poderes tem feito com que boa parte dos jogadores iniciem com poderes de divindades com restrições que permitem bons conflitos de mesa entre os jogadores. A noção de RPG muda quando os jogadores trocam de perspectiva, tira o "meu personagem" da cabeça e bota o "nossa história" que a mesa pode ter outras oportunidades de diversão.
@Yks-senpai3 жыл бұрын
Acho que vampiro a mascara absorve melhor intrigas politicas por ser mais fechado e o combate ser rejeitado, eu não joguei vampiro, mas pelo que vi de muitos vídeos, o combate particularmente é feito aos jogadores evitarem ele, principalmente porque os vampiros não devem ser descobertos, e particularmente agirem nas sombras. Enquanto isso D&D é extremamente aberto e o combate é uma possibilidade.
@grim6706 жыл бұрын
Uma pedido fora do contesto do video do Pedrok. Vcs podem me dar idéias de como fazer um role-play pros PJs passarem de nivel. Eu sempre faço eles gastarem um tempo treinando na cidade ou estudando e so entao eles evoluem de nivel. Uma vez eu fiz a party passar de nivel instantaneamente por meio de uma 'benção' adquirida por um spirito guardião. Vlw!
@CapyCatGames6 жыл бұрын
Cara, usa o "downtime activities" que estão explicados no livro do mestre. É bem maneiro!