Islamismo no Brasil: como é ser uma mulher MUÇULMANA | Daniel Gontijo entrevista Sálua Omais

  Рет қаралды 21,660

Prof. Daniel Gontijo

Prof. Daniel Gontijo

Күн бұрын

Пікірлер: 412
@raquelbarcellosschiffer8651
@raquelbarcellosschiffer8651 2 жыл бұрын
Ansiosa por uma Live com um Ex Muçulmano falando sobre as "farsas da religião". Por enquanto essa foi a única religião não abordada "à luz da ciência e razão".
@DanielGontijo
@DanielGontijo 2 жыл бұрын
Seria massa!
@mundoderotas
@mundoderotas 2 жыл бұрын
@@DanielGontijo faz um vídeo desses que ela pediu pra gente. Nunca te pedi nada
@luaramos2732
@luaramos2732 2 жыл бұрын
Seria muito bom, essa outra visão
@danilo5497
@danilo5497 2 жыл бұрын
Apostasia no Islã é punido com a morte em países onde é aplicada a Sharia.
@silvanapereiradasilva5220
@silvanapereiradasilva5220 2 жыл бұрын
Adoraria ver essa Live com um ex muçulmano.
@marcelareinhardt
@marcelareinhardt Жыл бұрын
Vim nessa live depois de assistir a live da Mahsima. Muito bom ter ouvido a Mahsima, porque ela traz de verdade uma experiência do Islã dentro de um país Islã. A Sálua teve mais liberdade porque está no Brasil e a lei não a obriga a seguir a religião sem exceção. Aqui parece uma imagem encantada da religão.
@michelasch
@michelasch 11 ай бұрын
Concordo, uma romantizacao
@fernandafranco9293
@fernandafranco9293 Ай бұрын
A mahsima não era muçulmana por convicção. Era por imposição. Óbvio que ela vai criticar. Até porque aquele absurdo praticado no Iran nem é islamismo. É ditadura mesmo. Seria o mesmo que alguém me obrigar a ser evangélica. Usar saião, cabelão, não pode isso, não pode aquilo. Óbvio que eu vou ter ódio de algo que me for imposto.
@deniseaf02
@deniseaf02 2 жыл бұрын
Que entrevista enriquecedora. Muito bom conhecer pessoas como a Sálua que vem para desestigmatizar as ideias que muitas pessoas têm sobre o Islã. ❤️ Ah, sobre as freiras... Eu não sou católica mas já trabalhei numa escola de freiras franciscanas e algumas delas não usavam o hábito, eu perguntei e elas disseram que o uso era facultativo. Além de que, quase todas as freiras que trabalhavam lá tinham formação acadêmica: pedagogia, psicologia, biologia inclusive. 😊 Obrigada aos dois pelos conhecimentos que pude adquirir com essa entrevista. 😉
@antoniodingue
@antoniodingue Жыл бұрын
Só propaganda essa religião é a pior entre as piores
@beth6276
@beth6276 2 жыл бұрын
Eu até compreendo qdo você diz que a vestimenta é um ato de devoção, faz por amor e obediência a Deus, você enquanto mulçumana vivendo em um país laico tem essa liberdade de escolha usar ou não, mas entendo também que em países em que a fé é um modo também de vida ou seja se não seguir as "leis" que estão no ancorão pode ser além de uma desobediência a Deus também um contravenção, essa liberdade de fazer por amor e obediência não existe é de verdade uma obrigação. Outra coisa que nós ocidentais e, sabemos que existe uma pressão cultural e familiar muito forte por trás disso, e família me refiro a todo o clã, avós, bisos, tios e etc. E a submissão não é só a nível de vestimenta, mas na relação homem e mulher também, por isso muitas mulheres usam o rijab só após o casamento. As freiras são freiras por escolha a família não impõem a elas esse modo de vida, elas simplesmente vão. Não estou condenando vcs só estou tentando mostrar uma das maneiras que pensamos.
@marilisfernandez6470
@marilisfernandez6470 2 жыл бұрын
Só acho curioso a impressão passada pela Sálua: "Islã de verdade é o meu, lugares onde tem a sharia é distorção, não é islã de verdade..." "Lugares onde tem poligamia não é por causa do islã...".
@claudiocarvalho3242
@claudiocarvalho3242 2 жыл бұрын
Também notei isso, é a Falácia do VERDADEIRO ESCOCÊS, como pontuou um ex espírita em outra live. O método de passar pano pra machismo dentro da poligamia foi o mesmo usado por evangélicos: "Salomão teve 700 esposas porque naquele tempo Deus permitiu e era necessário" etc
@danipolegato7509
@danipolegato7509 2 жыл бұрын
Achei o islã dela sem defeito algum. Nenhuma religião é só flores
@dorairiapeixoto6509
@dorairiapeixoto6509 2 жыл бұрын
Tinha um vídeo aqui no KZbin q o Nando Moura indicou uma vez q era mtooooooo bom... O nome é "o mito do mulçumano bonzinho"
@Imjustaperson-y3s
@Imjustaperson-y3s 2 жыл бұрын
acho curioso todo muçulmano passar pano pro islão
@marilisfernandez6470
@marilisfernandez6470 2 жыл бұрын
@@Imjustaperson-y3s É quase "normal" que um religioso passe um pouco de pano para a própria religião. Mas ignorar completamente as falhas dizendo que "isso não é islã de verdade" é um pouquinho longe. Se for assim os cristão também podem dizer que queimar bruxas na fogueira ou guerra santa não são cristianismo de verdade........ Ou as destruições de terreiros hoje em dia....
@jaym8927
@jaym8927 2 жыл бұрын
Muçulmanos pacíficos precisam admitir que existem vários tipos de Islã e não um só, pois os fanáticos dizem também que existe só um Islã e o Islã deles é medieval, violento e preconceituoso. Seguir uma fé pessoal é uma coisa, seguir um sistema político religioso medieval é outra.
@RafaelValeira
@RafaelValeira 2 жыл бұрын
Bom, isso pode ser extendido pra todas religiões, inclusive as de matriz cristã.
@rogeriasouza5976
@rogeriasouza5976 2 жыл бұрын
@@RafaelValeira Com certeza. Esse povo que acha o Islã ser violento nunca leu a bíblia cristã.
@pabloaugusto2880
@pabloaugusto2880 2 жыл бұрын
Mds ainda continuam usando medieval como sinônimo de atraso ou extremismo,meu lado historiador se contorce agora kkkkk
@jaym8927
@jaym8927 2 жыл бұрын
@@RafaelValeira Acontece que na Religião Cristã houve uma Reforma Protestante que ramificou a crença em sistema de dogmas variados. Os cristãos admitem entre si que há interpretações diferentes da bíblia, e o Estado Laico ou Secular é um tópico de discussão muito mais avançada entre cristãos do que muçulmanos.
@jaym8927
@jaym8927 2 жыл бұрын
@@pabloaugusto2880 Sim, Medieval é usado como sinônimo de atraso desde os Iluministas por motivos sólidos. As instituições medievais funcionavam sob domínio da Religião e do Absolutismo. Para nossa perspectiva atual isso é atraso e um cenário que leva a situações de extremismo como a Inquisição. Medieval pode significar outras coisas que não seja atraso, pode significar avanço em certas áreas do conhecimento, como o medievalista Jacques Le Goff propôs, mas essa perspectiva nova sobre a Idade Média não elimina a perspectiva de atraso que a religião e absolutismo trouxe para a época.
@rogerribeiro4614
@rogerribeiro4614 2 жыл бұрын
A liberdade religiosa contempla também o direito de não ter religião. Atacar o exercício religioso de alguém, é atacar a própria liberdade de não pertencer a nenhuma denominação religiosa. O professor Daniel está de parabéns pela maneira respeitosa como aborda o tema religião, um tema tão "melindroso" em tempos de tanta intolerância. Adorei todos os vídeos!
@cenildacastellar7536
@cenildacastellar7536 Жыл бұрын
Verdade, Roger. Concordo com você. Parabéns pelo seu comentário.
@talissonfernandes6246
@talissonfernandes6246 Жыл бұрын
Cuidado com as ditaduras comportamentais,das multi nacionais e trilhonarias na humanidade, cuidado com as faxineiras do todo condenado 👹, maçons e Illuminatis 🔺👁️‍🗨️👹 olhe o exxemploo que vem de cima, estão apenas se aproveitando que o povo de Israel, cuja até hoje não reconhece nosso senhor Jesus Cristo como único e suficiente salvador,se deus aprova bagunça porque os demônios não estão lá 🤔?se eles já estão condenados o que eles tem a perde 🤔?o que está acontecendo no Brasil enéiaas carneiroo já tinha avisado ••Privatizações do governo, pagamos impostos não para o governo e sim para as empresas,que geram empregos pagam impostos também e roubam nossas riquezas vendem caríssimos para nós,e levam para fora nas exportações,que a cada ano batem recorde....Devemos nos unir e brigar por pautas,fazem os youtubes de direita esquerda e etc etc etc..nós notificar quando que os parlamentares irão querer aprovar,a mando das multi nacionais e trilhonarias,com disculpa de tendência mundial••
@saluaomais-psicotrainer
@saluaomais-psicotrainer 2 жыл бұрын
🌷Agradeço ao convite do Daniel, colega psicólogo e pesquisador como eu, que também percorre essa jornada da área de pesquisa. Agradeço a todos que foram respeitosos com a minha crença, sem tentar impor um "padrão" de certo ou errado, de bom ou ruim na minha forma de vestir ou na minha crença religiosa. Esse é o caminho do respeito, lidar com as diferenças, mesmo que elas nos incomodem por algum motivo. Será que a cultura ocidental deve ser imposta a todos os povos e anular a diversidade dos povos? O que é o certo na visão ocidental nem sempre é o certo na visão oriental, e impor valores é ferir a liberdade do outro nas suas escolhas, e se colocar numa posição de superioridade, tirando o direito da pessoas de pensarem e agirem de forma diferente. A liberdade é cada um buscar aquilo com o que se sente bem, e não ao que é padrão. Recomendo sempre buscar o conhecimento do Islam pela fonte original (mesquitas, livros, etc), e não somente por recortes jornalísticos pois isso reduz muito o conhecimento sobre o tema. Viajar a países muçulmanos também ajuda a ampliar a visão e quebrar muitos estereótipos. E complementando, sim, mulheres muçulmanas estudam e exercem diversas profissões em países islâmicos, e não somente em países ocidentais. Mas isso nem sempre será mostrado na TV! Lembrando que seres humanos serão sempre imperfeitos em sua natureza. A religião é a mesma, porém cabe a cada indivíduo, escolher de que forma irá utiliza-la, de forma funcional ou disfuncional....
@DanielGontijo
@DanielGontijo 2 жыл бұрын
Obrigado demais pela conversa agradabilíssima, Sálua! Embora a gente tenha visões de mundo bastante diferentes, o importante é nos respeitarmos e aprendermos um com o outro, né? Valeu por compartilhar conosco um pedacinho da sua história! 😊💛
@crisoliveira8730
@crisoliveira8730 2 жыл бұрын
Senhora Sálua, há 8 meses atrás você participou de uma live com mais 3 pessoas. Uma delas era a Danny Boggione. Tenho uma pergunta a lhe fazer. O fato de você ter questionado o nome do canal da Danny se deu porque ela a retrucou quando você disse que ela, segundo suas palavras, “não era uma muçulmana? O fato da Danny viver há 20 anos na Turquia, de ter sido casada com um turco e ter um filho -e vou mais longe- o fato de ela ter adquirido a cidadania turca e, como ela mesma já ter dito inúmeras vezes, viver como uma muçulmana por respeitar as características daquele país, ainda não é suficiente para ela mostrar para vocês, que são os muçulmanos “per se”, que ela sabe bem do que está falando? Você acha que a Danny faz um desserviço ao mostrar certas coisas que a religião, por vezes, tenta não deixar escapar? Aqui está a entrevista: kzbin.info/www/bejne/jXu0omScgqpoos0. (Em 37:42)
@mustafaaf2052
@mustafaaf2052 2 жыл бұрын
Parabéns, por sua entrevista. Você soube explicitar a diferença entre a religião x cultura machista x politica. Esses pontos são de muita má interpretação da maioria das pessoas. Acabam por julgar de forma equivocada.
@soskika419
@soskika419 2 жыл бұрын
@@crisoliveira8730 tambem achei um pouco de agressividade passiva perguntar isso pra Danny e ainda bem que ela não é mulçumana, ela é ateia
@talissonfernandes6246
@talissonfernandes6246 Жыл бұрын
Cuidado com as ditaduras comportamentais,das multi nacionais e trilhonarias na humanidade, cuidado com as faxineiras do todo condenado 👹, maçons e Illuminatis 🔺👁️‍🗨️👹 olhe o exxemploo que vem de cima, estão apenas se aproveitando que o povo de Israel, cuja até hoje não reconhece nosso senhor Jesus Cristo como único e suficiente salvador,se deus aprova bagunça porque os demônios não estão lá 🤔?se eles já estão condenados o que eles tem a perde 🤔?o que está acontecendo no Brasil enéiaas carneiroo já tinha avisado ••Privatizações do governo, pagamos impostos não para o governo e sim para as empresas,que geram empregos pagam impostos também e roubam nossas riquezas vendem caríssimos para nós,e levam para fora nas exportações,que a cada ano batem recorde....Devemos nos unir e brigar por pautas,fazem os youtubes de direita esquerda e etc etc etc..nós notificar quando que os parlamentares irão querer aprovar,a mando das multi nacionais e trilhonarias,com disculpa de tendência mundial••
@BrunoFerreira-dp6ew
@BrunoFerreira-dp6ew 2 жыл бұрын
Recomendo entrevistar ex muçulmanas, principalmente as perseguidas. Não dá pra entrevistar só ex devotos do cristianismo.
@DanielGontijo
@DanielGontijo 2 жыл бұрын
Me ajude a encontrá-las! 😉
@canalocasioes395
@canalocasioes395 2 жыл бұрын
Vdd...rsrsrs
@pedroledoux9779
@pedroledoux9779 2 жыл бұрын
Canal majid oukacha. Ex muçulmano que conta sua experiencia em tal religiao.
@BrunoFerreira-dp6ew
@BrunoFerreira-dp6ew 2 жыл бұрын
@@pedroledoux9779 pena que é em francês e tenho conhecimento básico da língua.
@pedroledoux9779
@pedroledoux9779 2 жыл бұрын
@@BrunoFerreira-dp6ew infelizmente é o unico canal de ex muçulmano explicando sua experiencia que achei. Ele falou uma vez que uma coisa que fazia ele se questionar era que a muçulmana nao muito bela poderia rezar bastante pedindo marido a ala e a coisa era complicada enquanto que a bonitona mundana nao precisa fazer nada e tem varios pretendentes.
@celinasitole7450
@celinasitole7450 2 жыл бұрын
Ateísmo não é crença não. Ateu não crê, e o facto de eu dizer q algo não existe pq não tem provas, n quero dizer q seja uma crença. Quem é crente é quem acredita...
@saluaomais-psicotrainer
@saluaomais-psicotrainer 2 жыл бұрын
Quando falei do ateísmo como crença, não quis dizer uma "crença religiosa", mas como "crença cognitiva", numa visão psicólogica. Todo o que você acredita ou deixa de acreditar, na Psicologia, é considerada uma crença nesse sentido.
@ramosdefrancaleo
@ramosdefrancaleo 2 жыл бұрын
@@saluaomais-psicotrainer Isso!
@lucastoledo2700
@lucastoledo2700 2 жыл бұрын
Live incrível! Grandes lições de transdisciplinaridade. Faz com uma psicóloga indígena também !
@elianejulkovski380
@elianejulkovski380 2 жыл бұрын
Gostei muito desta live pois colocou a prova meus próprios preconceitos me estimulando a refletir!
@terezadossantosalegre2796
@terezadossantosalegre2796 2 жыл бұрын
Parabéns Prof.Daniel, Que entrevista maravilhosa!!! Amei essa moça, que inteligência, que educação !!! Me senti honrada em assistir esse programa!!! Acho lindo, e admiro esse povo, essa religião e essas vestimentas!!! Que pena, q eles passam por constrangimentos em nosso país!!! Sou à favor do respeito sempre pelo outro!!Abçs
@lumatos4226
@lumatos4226 2 жыл бұрын
A comparação com freiras achei bem forçada, as freiras vivem em conventos, elas optaram por clausura, as muçulmanas vivem no mundo normal.
@jurubebaa
@jurubebaa 3 ай бұрын
e no dia a dia o uso da cobertura no cabelo é opcional. no geral, freiras tem liberdade e fazem escolhas sobre a fé, bem diferente de nascer e ter o certidão de nascimento carimbado com o nome de uma religião.
@gilvanetesouza1956
@gilvanetesouza1956 6 ай бұрын
Tiro o chapéu pra Salua, a consciência da sua fé, ela escolheu crer , e busca a viver a sua escolha com leveza e certeza do que crê.
@tamirisamaral1119
@tamirisamaral1119 3 ай бұрын
Que mulher inteligente 🧠 .Que Deus abençoe 🙏🏾
@marcosaureliocabralcalado6795
@marcosaureliocabralcalado6795 2 жыл бұрын
Querer comparar freiras com mulheres comuns é brincadeira.
@rogeriasouza5976
@rogeriasouza5976 2 жыл бұрын
Só fico imaginando esse véu aqui no verão de 40 graus do Rio de Janeiro. 😱
@MariaConceicao-cb6of
@MariaConceicao-cb6of 2 жыл бұрын
Nossa! Eu pensei a mesma coisa. E nem precisa ser no Rio de Janeiro Em Sampa no verao tb chega a qz 40 graus Meu Deus! Imagina este veu...
@saluaomais-psicotrainer
@saluaomais-psicotrainer 2 жыл бұрын
Eu moro em MS....e aí é 40°....
@leilabernardes3265
@leilabernardes3265 2 жыл бұрын
E hábito! No oriente médio, muito quente e elas usam. Aqui TB.
@muslimmaghribi
@muslimmaghribi 2 жыл бұрын
E vc ja pensso que na terra de palastina onde a maria mae do jesus ela usava a mesma roupa mesmo la e mais quente que rio janeiro ? Sabia que terra das arabes chega ate 52 grau no verao ? E por que sera maria mae de jesus tava vivendo normal junto com outras ? Tem um coisa se chama de adaptação fisica ..
@rogeriasouza5976
@rogeriasouza5976 2 жыл бұрын
@@muslimmaghribi adaptação ou imposição cultural e/ou religiosa. No deserto eles usam roupas leves mas que cobrem todo o corpo por proteção ao sol. Os trabalhadores da construção civil também usam calças e mangas compridas debaixo do sol de 40 graus para se protegerem. No entanto, quando deixam o trabalho usam regatas e bermudas.
@suelenlira8938
@suelenlira8938 2 жыл бұрын
Ela é uma moça incrível, estudada, inteligente, exemplo para todas nós mulher, mas esse islã lindo e democrático, ela só consegue viver aqui no Brasil. No Oriente médio, à realidade é outra, não tem como não consilha política e religião. Oque o islã acreditar não é apenas mandamento é lei em inúmeros países à mulher é obrigado usar véu, e sê negar é até apedrejada. No alcorão o ponto crucial, pelo fundador da religião, era: mandar o mensageiro, e quem não aceitar morre, muito governo e grupos terroristas até no dia de hoje trabalhar com essa tese, pôr isso à maioria dos países do Oriente médio é tão restrito e sofre terrorismo. À opressões é tão forte que podemos ver refugiados dê guerra por todo o mundo, à decadência do Afeganistão, Síria e muitos outros. Tudo que começa impondo sem livre arbítrio, aceita oque o mensageiro traz ou morre, resulta em opressões e terrorismo. Um dos motivos que ela conseguiu estudar e escolher sé deve ou não usar o véu é porque está no Brasil.
@genivaldogil5675
@genivaldogil5675 2 жыл бұрын
Pois é, esse islã bonitinho, gracinha, paz e amor, deve estar na cabeça de algumas pessoas ou deve ser em um outro país onde o islã não predomina. Pois o que vejo nos noticiários há mais de quatro décadas é outa coisa.
@filosofiaemrelevo846
@filosofiaemrelevo846 2 жыл бұрын
O que vc ve nos noticiários é ideologia, massificação de estereótipos para fins de dominação política. E muito fácil apresentar as mazelas e os problemas dos países de maioria muçulmana, sem revelar as verdadeiras causas. O terrorismo islamico foi financiado desde os anos 50 pelas potencias ocidentais em conluio com a família Saud , seguindo um plano político e imperialista. Então, quando vc tem a oportunidade de viver algum tempo no mundo islamico, consegue perceber que não é um outro mundo,, é o mesmo mundo de pessoas de carne e osso buscando sobreviver e enfrentar os problemas, cultuando sua fé e produzindo seus valores culturais, como em qualquer parte do mundo.
@filosofiaemrelevo846
@filosofiaemrelevo846 2 жыл бұрын
O Islã é majoritário em 57 países. O uso do véu (hijab) é lei apenas no Sudão, na Arábia Saudita, em dois emirados, no Irã e em parte da Indonésia.
@genivaldogil5675
@genivaldogil5675 2 жыл бұрын
Eu indago mais é sobre certas proibições impostas a homens e mulheres que vivem nesses países onde a religião é quem dita as regras de como as pessoas devem viver. Por exemplo, um homem vestir uma bermuda e uma mulher vestir um short curto, se não estou enganado, acho que isso nem pensar, né? Entre outras coisas, obviamente. Por amor, certas religiões, deveriam deixar as pessoas livres para viver como quisessem, desde quando não estivesse fazendo mal pra ninguém. Mas a gente sabe que não é bem assim que a banda toca
@filosofiaemrelevo846
@filosofiaemrelevo846 2 жыл бұрын
Genival, bom dia. De fato, sobretudo no Oriente Médio há uma restrição cultural à exposição do corpo. Entretanto, não significa que a lei se imponha nesse sentido - as leis acompanham os costumes, e não o contrário. Excetuando a Arábia Saudita, o Irã., o Sudão, parte da Indonésia, uns dois emirados- nos demais países de maioria muçulmana tradicionalistas e progressistas convivem lado a lado- vc pode andar na noite do Cairo, de Beirute ou de Túnis como se estivesse na noite de Paris. As restrições culturais como a que vc mencionou não se devem diretamente ao Islã- se vc estiver num bairro cristão ortodoxo em Beirute ou em Damasco encontrará essas mesmas restrições.
@renatochavespersonal
@renatochavespersonal 2 жыл бұрын
Adorei a Live Daniel!
@antoniocortijo4399
@antoniocortijo4399 Жыл бұрын
Bom dia, Daniel e comunidade.
@EmanuelySoaresMe
@EmanuelySoaresMe 2 жыл бұрын
Excelente ser muçulmana num país laico. País muçulmano com lei muçulmana é outra coisa, não existe isso de livre arbítrio.
@1900eantigamente-q2r
@1900eantigamente-q2r 2 жыл бұрын
Amei o conteúdo com vocês. O multiculturalismo: o direito de ir, vir e permanecer de cada um. Muito bem Daniel!!
@vanessascully4444
@vanessascully4444 2 жыл бұрын
Live sensacional! Mudou meus conceitos. Não sabia que eu era tão ignorante. Aprendi muito! Obrigada 😍
@talissonfernandes6246
@talissonfernandes6246 Жыл бұрын
Cuidado com as ditaduras comportamentais,das multi nacionais e trilhonarias na humanidade, cuidado com as faxineiras do todo condenado 👹, maçons e Illuminatis 🔺👁️‍🗨️👹 olhe o exxemploo que vem de cima, estão apenas se aproveitando que o povo de Israel, cuja até hoje não reconhece nosso senhor Jesus Cristo como único e suficiente salvador,se deus aprova bagunça porque os demônios não estão lá 🤔?se eles já estão condenados o que eles tem a perde 🤔?o que está acontecendo no Brasil enéiaas carneiroo já tinha avisado ••Privatizações do governo, pagamos impostos não para o governo e sim para as empresas,que geram empregos pagam impostos também e roubam nossas riquezas vendem caríssimos para nós,e levam para fora nas exportações,que a cada ano batem recorde....Devemos nos unir e brigar por pautas,fazem os youtubes de direita esquerda e etc etc etc..nós notificar quando que os parlamentares irão querer aprovar,a mando das multi nacionais e trilhonarias,com disculpa de tendência mundial••
@manuelesteves4246
@manuelesteves4246 4 ай бұрын
É uma dádiva, a maravilhosa Sálua poder ser muçulmana num país livre como o Brasil.
@marildefolco3137
@marildefolco3137 2 жыл бұрын
Particularmente para mim foi um aprendizado em saber o significado da vestimenta e seus comportamentos culturais religiosos dentro do Islã e que se difere de um país Islâmico para outro. Obrigada por mais essa entrevista que só nos acrescenta conhecimentos.
@hildaroxanalarotadiaz4887
@hildaroxanalarotadiaz4887 Жыл бұрын
Con tudo minha pesquisa ,ela conseguiu fazer tudo q fez pôr q ela nasceu aqui no Brasil ,si for la seria diferente sua história,mulher muito inteligente.
@Lubarby402
@Lubarby402 2 жыл бұрын
A pergunta que não quer calar: que diferença faz para Deus a vestimenta da pessoa? O que importa não é a bondade, o caráter o amor ao próximo? Não entendo e vejo o machismo se perpetuando através de crenças que atravessam séculos.
@beatrizgalvaofernandes6911
@beatrizgalvaofernandes6911 Ай бұрын
Concordo 😮
@beatrizgalvaofernandes6911
@beatrizgalvaofernandes6911 Ай бұрын
Acho um exagero esses países do Oriente médio tudo bitolado.homens mulher etc..E vai passando de geração a geração. 😮
@renatochavespersonal
@renatochavespersonal 2 жыл бұрын
DANIEL QUERIDO, QUANDO O SENHOR VAI CONVIDAR A MONJA COEN PRA UM BATE PAPO? GRATIDÃO AMIGO.
@DanielGontijo
@DanielGontijo 2 жыл бұрын
É difícil conseguir com ela…
@liabertoni3625
@liabertoni3625 2 жыл бұрын
Prof Daniel.. gratidão pelo seu trabalho respeito, ético e informativo. Uma das melhores lives… muito contributiva para que o respeito e o conhecimento sobre essa religião seja propagado em nosso País. Parabéns e sucesso!
@DanielGontijo
@DanielGontijo 2 жыл бұрын
Obrigado! 😊
@marcioduartef
@marcioduartef 2 ай бұрын
Foi muito bom ouvi-la, muito inteligente.
@mariadapiedadecostapinto444
@mariadapiedadecostapinto444 2 жыл бұрын
Se for obrigatório eu não faço , que bom não seguir essas coisas viva a minha liberdade
@brunagabrieladacruz4762
@brunagabrieladacruz4762 Жыл бұрын
Vim assistir essa Live, depois de assistir a da mahsima. E entendo que realmente no Brasil, a visão é muito diferente da visão de alguém que fugiu ou saiu de um país com a religião fundamentalista. Me lembrou o vídeo daquela ex mórmon que chegou nos EUA e descobriu o fundamentalismo instaurado lá
@cristianenorte7286
@cristianenorte7286 2 жыл бұрын
Continuo esperando algum entrevistado mostrando os contras e horrores do Islã
@taissiqueira87
@taissiqueira87 Жыл бұрын
Muito bom o papo. Parabéns pelo programa, professor👏🏼
@TeresaAngelica-yy1sh
@TeresaAngelica-yy1sh 3 ай бұрын
Ostei quando ela abordou a questão da roupa, porque é como o hábito religioso que nós, consagradas trazemos, que sinto fazer também parte da minha identidade
@elensilva3961
@elensilva3961 Жыл бұрын
Que entrevista interessante!! Gostei mto. Justificar uma crítica "científica " utilizando o viés do pesquisador é só p desmerecer o trabalho mesmo. Tds temos algum viés em relação aos temas q escolhemos. Por isso mesmo é importante q conheçamos um pouco da vida dos autores. Achei q isso fosse um ponto já pacificado nas academias.
@marcoaureliodefreitasalbuq1050
@marcoaureliodefreitasalbuq1050 2 жыл бұрын
Quebrando Barreiras !! Parabéns Daniel e a Sálua !! Gostei muito da entrevista!
@DanielGontijo
@DanielGontijo 2 жыл бұрын
Valeu! 😊
@pauloaugusto4528
@pauloaugusto4528 2 жыл бұрын
Galera, assisti e indico um filme, A Candidata Perfeita, sobre uma mulher que se candidata a um cargo político, na Arábia Saudita. Muito interessante e quebrou alguns conceitos pré-estabelecidos que eu tinha, tanto sobre "ser mulher" e também "ser homem" na Arábia.
@profageo_antoniaaraujo
@profageo_antoniaaraujo 8 ай бұрын
Sou professora e tenho dificuldade de abordar o Islã, assim como outros questões relativas ao Oriente Médio. Por isso busco fazer alguns cursos e tentar explicar os fenômenos pela óptica do povo que o viveu, mas não é fácil encontrar material.
@Babasalimcafe
@Babasalimcafe Жыл бұрын
Ela traz uma forma tão romantizado do islã, eu como libanesa nascida e criada lá, conheço a realidade das mulheres que vivem sob o regime da religião, é desumano e não só questão do machismo, pois o machismo, são leis religiosas a tal da sharia que a sociedade se baseia, leis que anulam direito das mulheres, ela com certeza passou batido em algumas suratas do alcorao onde descreva como se deve tratar mulher “desobediente” é cruel. A realidade dela não é espelho de forma alguma do cotidiano das mulheres que vivem sob o regime do islã seja no Líbano ou em qualquer outro país muçulmano. Desserviço para a com curiosos ou que seguem este canal.
@Ingrid-ff9np
@Ingrid-ff9np Жыл бұрын
Pois é... quer saber a realidade da mulher é so ler o Alcorão, prncipalmente a surrah das mulheres.
@natalinabergami
@natalinabergami Жыл бұрын
😄😄😄😄
@g.portodacosta5197
@g.portodacosta5197 Жыл бұрын
a religião acompanha a sociedade, não necessariamente pessoas que seguem o islã em outras culturas vão ter comportamentos machistas por exemplo. Por exemplo, o Brasil costuma ser muito mais "liberal" em relação a sexualidade e vestimenta, mesmo sendo cristão. Já em outros países há mais conservadorismo. Eu realmente sinto muito pela situação no seu país de origem, mas uma pessoa muçulmana tem experiências diferentes em casa país.
@emilecastro9565
@emilecastro9565 2 жыл бұрын
Eu sou muito ignorante com relação ao Islã, aprendi bastante Entendo os pontos que ela trouxe, mas acho que uma coisa é ter a fé dela aqui no Brasil, onde ela tem os direitos dela garantido ... Outra coisa imagino é viver um estado Islâmico ...aí o filho chora e a mãe não vê
@fernandafranco9293
@fernandafranco9293 Ай бұрын
Estado islamico é um grupo terrorista. Agora se tu se refere a um país cuja a maioria é praticante do islam, aí são outros 500.
@josecarlosgarcia1795
@josecarlosgarcia1795 2 жыл бұрын
Se ela tivesse nascido numa família de hindus hoje estaria seguindo e falando do hinduísmo.
@mustafaaf2052
@mustafaaf2052 2 жыл бұрын
Reforçando que existe a crença da predestinação, mas não eh a predestinação dentro do conceito que conhecemos no Ocidente. O livre-arbítrio continua existente no Islam. Uma possível tradução para a língua portuguesa seria decreto divino.
@alem.8017
@alem.8017 2 жыл бұрын
Sempre muito bom seu canal. Parabéns doutor. E obrigada
@dayannafernandesdacosta3606
@dayannafernandesdacosta3606 2 жыл бұрын
Aqui exite uma grande diferenciação entre quem fala de religiões cristã e quem fala de religiões de matriz africana ou do islã, porém exitem vídeos e informações disponível em outros locais da internet que nos faz ver a imparcialidade , vejo uma intolerância muito grande do islã com os homossexuais, sejam verdadeiros .
@monicasantanarodrigues3647
@monicasantanarodrigues3647 2 жыл бұрын
Religião é um produto criado pela sociedade, você escolhe a que melhor lhe convém e consome.
@cenildacastellar7536
@cenildacastellar7536 Жыл бұрын
Daniel, você poderia entrevistar alguém que fale sobre o talibã e Malala. Tenho o livro dela e é maravilhoso tudo o que ela sofreu enfrentou. Obrigada.
@katiakammuschel9906
@katiakammuschel9906 Ай бұрын
Jesus diz: Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida. E ninguém vem ao Pai, senão por mim!
@elisangeladariopellegalbia1187
@elisangeladariopellegalbia1187 Жыл бұрын
Nos estados democráticos é livre abirtrio, mas na prática da religião se torna determinante e ao assumir a fé, obrigatório. Considerar a mulher 50% em relação ao valor e potencialidades do homem, pra mim, já diz tudo. E acho que o professor ao exagerar, mas não muito neste sentido, faz uma alerta. E a educação é base para as escolhas onde as pessoas tem que abraçar coisas obrigatórias.
@marielarocha2122
@marielarocha2122 2 жыл бұрын
Gostei muito do papo! Respeito é a palavra!
@DanielGontijo
@DanielGontijo 2 жыл бұрын
Obrigado!
@joserobertovaz6943
@joserobertovaz6943 Жыл бұрын
Devemos investigar tudo que tem implicação na vida do ser humano principalmente o que favorece a evolução da consciência e perfeição.
@ezcomusaos6697
@ezcomusaos6697 2 жыл бұрын
A ideia da live é boa, a convidada expôs sua visão de um islã democrático. Mas o mundo real nos mostra que não é bem assim. Na prática, essa é uma religião que apedreja "pecadores". Na boa, não consigo aceitar nenhum sistema ideológico que manda apedrejar alguém só por usar isso ou aquilo em seu próprio corpo...
@claudiosantos6023
@claudiosantos6023 2 жыл бұрын
Interessante a Live, pra se conhecer características do Islã pra nós leigos aqui do Brasil quanto a essa religião minoritária. Contudo, claramente o Daniel não estava entrevistando alguém imparcial (e é impossível uma pessoa com uma fé bonita igual a da Sálua ser imparcial, porque a devoção envolve sentimentos, independente de ela ser uma psicóloga). Naturalmente ela usou a falácia do verdadeiro escocês pra amenizar as atrocidades cometidas em nome do Islã ("terrorismo não é o verdadeiro Islã") e passou pano para o patriarcado, inclusive, pasmem, justificando a poligamia, duma forma muito parecida que os cristãos usam pra justificar a poligamia dos patriarcas bíblicos. Ao pontuar que tudo passa pelo livre arbítrio e nada é obrigação, deu a impressão de estarmos diante da religião mais bonita que existe (e essa é a visão dela, respeito). Mas se o Daniel entrevistasse os devotos de qualquer das religiões que ele entrevistou dissidentes (ex-ccb, ex-testemunha de Jeová, ex-mórmons, ex-espírita...) teríamos a mesma impressão de uma religião maravilhosa com apenas aspectos positivos. Aliás, ao abordar a questão do livre arbítrio, tirando essa visão romantizada pela fé, o Islã na prática geral deve funcionar com tanto livre arbítrio quanto a CCB (uma pressão social horrível pra se ajustar ao padrão). Pra sermos honestos, no Brasil poucas religiões devem ser menos engessadas em suas cobranças do que o Kadercismo (e não sou adepto do kadercismo, detesto formas de fé cheias de verdades absolutas e travestidas de ciência). Tenho certeza que não foi a intenção do Daniel, mas ficou no canal aquela sensação de injustiça. Se de um lado a entrevista com a Sálua quebra o preconceito que nós brasileiros temos com o Islã, as outras entrevistas com dissidentes de outras crenças promoveram preconceito contra elas? É a pergunta que fica no ar. Porque um dissidente geralmente tem uma visão amargurada de sua antiga fé (como um marido traído) e um devoto tem uma visão romantizada de sua religião (como um namorado apaixonado). Qual das duas óticas se aproxima mais da verdade? Acredito que se não houver muita amargura por parte do ex membro, essse relato tende a ser mais fiel (porque não vai querer proteger a instituição, como a Sálua tentou passar pano para o Islã). A bem da justiça talvez seria interessante entrevistar um ex-muçulmano, rs. Tirando essas minhas observações negativas, a melhor parte da live foi a ideia tolerante de que se uma fé te faz bem, se te confere sentido de vida, se você está feliz professando essa fé e junto dessa comunidade, continue lá, porque é uma roupa que ainda te serve, e essa escolhe deve ser respeitada (mesmo se tratando de um hijabe, rs).
@DanielGontijo
@DanielGontijo 2 жыл бұрын
Seria fantástico entrevistar um ex-muçulmano! 😍
@jrdavidg
@jrdavidg 2 жыл бұрын
O seu comentário me fez lembrar do rapaz lá do História Islâmica dando "nó em pingo d'água" para explicar sobre o apedrejamento. Eu questionei ele no Facebook sobre o porquê de toda aquela enrolação e ele me deu block kkkkkk! Essa mulher é fanatica religiosa, então não tem muito o que discutir (é o mesmo que jogar xadrêz com pombos) pois os fanáticos nunca conseguem ver o lado sujo das suas religiões.
@muslimmaghribi
@muslimmaghribi 2 жыл бұрын
@@DanielGontijo se vc catolico vc vai falar o bem da sua religião .. e se vc chamo ex catolico ele nao vai falar nada do bem mesmo se existisse ... Entao chamar ex muçulmanos sera que vc vai aprender algo com ele ? Ou so quer show ? O certo e chamar dois lados tipo debate .. e deixa os dois falar e dar chance pra responderam. E com provas do livro sagrado .. assim e justo !
@talissonfernandes6246
@talissonfernandes6246 Жыл бұрын
Cuidado com as ditaduras comportamentais,das multi nacionais e trilhonarias na humanidade, cuidado com as faxineiras do todo condenado 👹, maçons e Illuminatis 🔺👁️‍🗨️👹 olhe o exxemploo que vem de cima, estão apenas se aproveitando que o povo de Israel, cuja até hoje não reconhece nosso senhor Jesus Cristo como único e suficiente salvador,se deus aprova bagunça porque os demônios não estão lá 🤔?se eles já estão condenados o que eles tem a perde 🤔?o que está acontecendo no Brasil enéiaas carneiroo já tinha avisado ••Privatizações do governo, pagamos impostos não para o governo e sim para as empresas,que geram empregos pagam impostos também e roubam nossas riquezas vendem caríssimos para nós,e levam para fora nas exportações,que a cada ano batem recorde....Devemos nos unir e brigar por pautas,fazem os youtubes de direita esquerda e etc etc etc..nós notificar quando que os parlamentares irão querer aprovar,a mando das multi nacionais e trilhonarias,com disculpa de tendência mundial••.
@brunasoares5295
@brunasoares5295 2 жыл бұрын
Que convidada incrível! Estou adorando assitir esse vídeo com a Sálua e aprender sobre o Islã. Sempre é bom aprender, ainda mais com uma mulher tão inteligente como ela. Obrigada, Daniel por mais um vídeo excelente.
@saluaomais-psicotrainer
@saluaomais-psicotrainer 2 жыл бұрын
Obrigada!!💖
@marianedevaio2895
@marianedevaio2895 Жыл бұрын
Mulher Bomba!!!! Foi demais,rsrs
@sejaseupropriopatrao2064
@sejaseupropriopatrao2064 2 жыл бұрын
Todo conhecimento é limitado pois como a pessoa é formada em direito segue uma religião. Uma pessoa realmente culta e inteligente jamais segue alguma religião
@ramosdefrancaleo
@ramosdefrancaleo 2 жыл бұрын
Ai meu Deus...
@natalinabergami
@natalinabergami Жыл бұрын
😄😄😄😄😄
@luizgarcialuizgarcia3386
@luizgarcialuizgarcia3386 2 жыл бұрын
Muito legal essa conversa
@marcelareinhardt
@marcelareinhardt Жыл бұрын
Ela tentando comparar o véu que TODAS as muçulmanas DEVEM usar com a roupa das freiras que são raras mulheres dentro da religião é argumento bem ruim. Até pq uma freira na rua chama sim a atenção, todo mundo olha para a freira.
@pedroledoux9779
@pedroledoux9779 2 жыл бұрын
Recomendo a leitura de Samuel Huntington. Na decada de 90 ele escreveu sua obra sobre choque de civilizaçoes. O surpreendente é que tal obra explicou relativamente bem o pos guerra fria. Ele menciona que o islamismo é uma religiao conquistadora e expansionista. Por isso ela gera um certo choque ou atrito por onde esta.
@cbertazzoni0990
@cbertazzoni0990 Жыл бұрын
42:39 quando falamos sobre opressão, acho que o ato de se cobrir é menos relevante do que a vontade de fazê-lo para definir se existe ou não tal comportamento. Por óbvio, um país ou sociedade em que há pressão externa sobre as roupas, como aqueles em que há polícia dos costumes, por exemplo, onde até mesmo mulheres que NÃO seguem a religião são obrigadas a se cobrir são tidos como mais opressores. Levando-se em conta a comparação, o Vaticano, por exemplo, não tem tais restrições (ou obrigação de vestir o hábito). Se a mulher desejar vestir o que ela está usando, que seja feliz e ninguém tem nada a ver com isso. Distinguir a religião do local ou das pessoas que a praticam também é importante para lutar contra o preconceito. Gostei muito das colocações. Abraços
@marina.almeida
@marina.almeida 2 жыл бұрын
Obrigada Sálua pelos esclarecimentos! Amei essa entrevista! Vc é muito simpática 🙌🏻❤
@romelaniabiancato4299
@romelaniabiancato4299 2 жыл бұрын
Eu tenho uma irmã ,freira ela usa roupa normal A grande maioria nos usa mais abito..
@lumatos4226
@lumatos4226 2 жыл бұрын
Excelente entrevista, amo o Islã...sempre defendo essa religião por ter um carinho genuíno por ela...
@malak73932
@malak73932 Жыл бұрын
Eu também, é realmente uma linda e encantadora religião, mas que infelizmente é tão mal compreendida.
@mairatx
@mairatx 2 жыл бұрын
Mais um vídeo sensacional!
@DanielGontijo
@DanielGontijo 2 жыл бұрын
Obrigado, Maira!
@katiamendes9858
@katiamendes9858 2 жыл бұрын
Excelente live. Conhecer para ter realmente sentido a religião que vc segue e suas doutrinas, ou mesmo o ateísmo.
@maurafrancisco7973
@maurafrancisco7973 2 жыл бұрын
Nós usamos véu mais na casa dê Deus más axo Bonito onroso tánto a Deus como a mulher fica valorizada
@fernandafeboli
@fernandafeboli 2 жыл бұрын
Que live excelente! Não tinha parado para pensar nessa questão da vestimenta, eu mesma ao ver uma muçulmana penso automaticamente em uma mulher oprimida. Muito bom ter uma muçulmana com tanta credibilidade abrindo nossos olhos para essas questões. Essa quebra de estereótipo é extremamente necessária.
@lucianophill
@lucianophill 2 жыл бұрын
A verdade é que é sim uma questão de forte opressão. A mulher tem liberdade de escolha em países em que há democracia, mas em países muçulmanos elas levam chicotadas por vestir uma simples calça. Já tive dentro da religião e sei como é. As pessoas gostam de se enganar. Mesmo no Brasil, se a família toda for muçulmana a mulher que não usar o hijab vai sofrer bastante pressão pra usar. Bom, só quem esteve lá sabe tudo oq rola...
@fernandafeboli
@fernandafeboli 2 жыл бұрын
@@lucianophill me refiro exatamente ao ver uma mulher mulçumana no Brasil. É justamente pela opressão em outros países que já automaticamente achamos que todas são, que devem ser libertadas, que não fazem por escolha própria da fé.
@lucianophill
@lucianophill 2 жыл бұрын
@@fernandafeboli Entendi. Realmente aqui é uma questão de escolha.
@MariaConceicao-cb6of
@MariaConceicao-cb6of 2 жыл бұрын
@@lucianophill Eu acredito em vc.A galera tende a fantasiar tudo ne... Sabemos q NAO funciona desta forma Tao fofinha!
@lucianophill
@lucianophill 2 жыл бұрын
@@MariaConceicao-cb6of É que pra pertencer a um grupo pra se sentir importante e especial as pessoas fazem coisas que normalmente elas não fariam. Mas quando isso é imposição sob ameaças é ainda pior.
@darthslaughter8924
@darthslaughter8924 2 жыл бұрын
Eu fiz um comentário no instagram fazendo analogia entre uso de mascara por covid e o uso do hijab. Não sei se foi meu comentário que fez o Daniel mencionar a relação (e até evitou inicialmente no vídeo por poder ser uma bola-fora), mas a questão é que no story do insta, o Daniel fez a pergunta: "acha que as mulheres muçulmanas sofrem por usar o hijab?" antes de lançar o video. Eu respondi não, e fiz uma analogia com o uso obrigatório de máscara em período de covid. Minha analogia foi pra justificar que caso uma mulher muçulmana tenha um sofrimento, seria por outros motivos. Eu uso máscara no período do covid e pretendo usar sempre mesmo após o desejado fim da pandemia. Eu não tive gripe e reações alérgicas então acho mais vantajoso e não me é desconfortável. Mencionei algo como uma similaridade, já que as pessoas reclamam que mascaras são desconfortáveis, deixam as pessoas sem ar, e muitos negacionistas alegam "ditatura da máscara", "opressão da liberdades individuais", que acredito leva a crer que muitas pessoas achem que mulheres muçulmanas usam o hijab por obrigação e que elas prefeririam não usar. E óbvio, admito que devam existir alguns casos em que elas sejam obrigadas, e gostariam de não usar. Mas nessa situação, é claro que haveria mais coisas impostas que seriam fonte mais intensa de sofrimento e o hijab fosse só mais um detalhe. Mas de forma geral, acho que não é algo que seja fonte de sofrimento. Lembrando que muitas pessoas talvez fizeram a mesma analogia.
@leniamirtespereira5514
@leniamirtespereira5514 2 жыл бұрын
O uso do hijab é sim em alguns países mais radicais
@luizgarcialuizgarcia3386
@luizgarcialuizgarcia3386 2 жыл бұрын
@@leniamirtespereira5514 sim porém é bom lembrar que dos 57 países de maioria mulçumana só 4 tem obrigatoriedade do uso do véu as arábia saudita, Sudão, Irã e algumas ilhas da Indonésia.
@nateciarecondo642
@nateciarecondo642 2 жыл бұрын
É impressionante como esse assunto RELIGIÃO rende assunto .
@luaramos2732
@luaramos2732 2 жыл бұрын
Qualquer religião que impõe algo, seja vestes, regras, obediência, não faz bem. No começo é lindo pq é euforia, mas depois é um peso, pode ser islamismo, cristianismo. Podemos ter religião, mas não pra oprimir e sim pra trazer paz e liberdade. Como Jesus disse, a verdade nos libertará. Não deixe que outras pessoas ditem como vcs devem viver, como devem criar os filhos, como devem gastar seu dinheiro, se pode namorar A ou B, se pode estudar ou não pode. Sejam livres.
@daysereis1071
@daysereis1071 15 күн бұрын
Isso mesmo!!
@Nkp92
@Nkp92 2 жыл бұрын
Ficou faltando os links dos contatos da Sálua. Ótima entrevista.
@rosemeirealvesdecarvalho9063
@rosemeirealvesdecarvalho9063 8 ай бұрын
Gostei muito de saber algumas coisas sobre o islamismo.
@makemoney1033
@makemoney1033 Жыл бұрын
Ela vive no país encantado do islã...
@joserobertovaz6943
@joserobertovaz6943 Жыл бұрын
Ter fé é o mesmo que ter confiança, mas como ter fé em um ser que não podemos conhecer?
@van_sc
@van_sc 25 күн бұрын
No BR é MUITO FÁCIL! Agora em outros países... a história é outra
@bibigabc9077
@bibigabc9077 2 жыл бұрын
Muito interessante, Daniel, especialmente a parte do preconceito que ela sofreu quanto a credibilidade da pesquisa, seja por ela ser uma religiosa, pelo "viés" etc, sem levarem em conta as referências que ela usou, o método etc. Eu lembrei do teólogo e doutor em arqueologia, Rodrigo Silva. Até que ponto é preconceito os questionamentos que alguns pesquisadores ateus fazem do trabalho dele (alguns convidados aqui do canal inclusive já fizeram) ou se ele utiliza métodos rigorosos, se tem essa preocupação acadêmica ou é somente preconceito sem conhecer o trabalho dele, as pesquisas, referências etc. Seria interessante uma conversa com ele e com a neurocientista Rosana Alves. Eu sinceramente gostaria de saber se essas pessoas são comprometidas com pesquisas de qualidade.
@claudiocarvalho3242
@claudiocarvalho3242 2 жыл бұрын
Interessante a Live, pra se conhecer características do Islã pra nós leigos aqui do Brasil dessa religião minoritária. Contudo, claramente o Daniel não estava entrevistando alguém imparcial (e é impossível uma pessoa com uma fé linda igual a dela ser imparcial, porque devoção envolve afetos, independente de ser uma psicóloga). Naturalmente ela usou a Falácia do verdadeiro escocês pra amenizar as atrocidades cometidas em nome do Islã e passou pano pro Patriarcado, inclusive (pasmem) justificando a poligamia, argumento muito comum de cristãos aos defenderem a poligamia machista bíblica. Ao pontuar que tudo vem do livre arbítrio e nada é obrigação, pareceu estarmos diante da religião mais bonita que existe (e essa é a visão dela, respeito). Se o Daniel entrevistasse os devotos de qualquer religião, teríamos a mesma impressão, mas até agora ele só entrevistou ex (ex testemunha de Jeová, ex mórmon, ex CCB, ex espírita...) Talvez não tenha sido a intenção do Daniel, mas ficou no canal aquela sensação de injustiça. Se de um lado a entrevista de hoje quebra o preconceito com o Islã, as outras entrevistas fomentam o preconceito com as outras crenças? Porque um dissidente geralmente têm uma visão amargurada de sua antiga fé, embora que sinceramente acho mais fiel o relato de um dissidente (marido traído) do que de um devoto (namorado apaixonado). Talvez pra fazer alguma justiça seria interessante convidar um ex mulçumano pra ser entrevistado (ou convidar devotos das outras religiões já expostas aqui). Por exemplo, duvido que uma religião caminhe mais pelo livre arbítrio do que o espiritismo (o Islã deve ter tanto livre arbítrio quanto a CCB), contudo o espiritismo não recebeu essa perpectiva no canal. É só um exemplo, não estou defendendo o Kardecismo, detesto formas de fé cheias de verdade e que se travestem de ciência. Só foi uma observação minha sobre a Live de hoje. O que pontuo que foi a parte mais interessante da Live é essa: A pessoa está feliz naquela forma de fé, continue lá, porque é uma roupa que ainda te serve, e te confere sentido de vida.
@claudiocarvalho3242
@claudiocarvalho3242 2 жыл бұрын
O problema da fé é justamente essa, a fé é uma paixão. Rodrigo Silva tem ótimos argumentos, mas boa parte quando se trata da fé são argumentos falaciosos. Tipo: "provas históricas de que Jesus foi ressuscitado"... como assim? Admite-se "EU QUERO CRER QUE JESUS FOI RESSUSCITADO" é mais bonito. A fé não é lógica, não tem que ter coerência 100%, tudo certo.. é só admitir
@edithaugusta9681
@edithaugusta9681 Жыл бұрын
A Bíblia já estava pronta qd o Islão apareceu...cópia mal feita.quiz ser mais certo do que Deus.
@mariaafradossantosmariaafr2326
@mariaafradossantosmariaafr2326 2 жыл бұрын
Rolando vídeos parei e amei a entrevista. Por favor traga o tema Xamanismo!!
@sanderkleysilva6717
@sanderkleysilva6717 2 жыл бұрын
Nas vezes que vi na TV imagens de mesquitas sempre notei apenas homens orando. As mulheres podem frequentar as mesquitas? Podem orar nessas mesquitas? Por que aparentemente não é comum ver mulheres nas mesquitas.
@umgauchobagual
@umgauchobagual 2 жыл бұрын
Elas podem sim , só que elas ficam na parte superior da mesquita.nao se misturam com os homens .nas sinagogas também é assim.
@sanderkleysilva6717
@sanderkleysilva6717 2 жыл бұрын
@@umgauchobagual obrigado pela informação.
@walkiriatedesco
@walkiriatedesco 2 жыл бұрын
@Santiago Mendes De onde vc tirou isso??? 🤣🤣🤣🤣 Gente, às vezes ser brasileira me da até vergonha ... que triste ...
@walkiriatedesco
@walkiriatedesco 2 жыл бұрын
@Santiago Mendes Pois se vc estudar, vc saberá o pq de as mulheres estarem separadas dos homens na mesquita.
@georgiasgful
@georgiasgful 2 жыл бұрын
A minha decepção com o islã segue sendo que eles são homofóbicos, falam tanto sobre intolerância, fobias, afirmam que é uma religião que não oprime, mas e os muçulmanos lgbt? Como será a vida deles sendo julgados como pecadores?
@malak73932
@malak73932 Жыл бұрын
A relação homossexual também é considerada pecado no Cristianismo e no Judaísmo, pois elas, junto com o Islamismo são religiões abraamicas, ou seja, acreditam no mês Deus único criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, e como dito, não é o atração por pessoas do mesmo sexo que é pecado, mas sim o ato sexual entre pessoas do mesmo sexo que é pecado, assim como a relação heterossexual fora do casamento também é considerada pecado, ou seja, não é a atração por pessoas do outro sexo que é pecado, mas sim o ato sexual entre pessoas do sexo oposto sem serem casadas que é pecado, entendeu?
@alem.8017
@alem.8017 2 жыл бұрын
Chama doutor RODRIGO SILVA do canal Rodrigo Silva Arqueologia. É maravilhoso! Por favor!
@luaramos2732
@luaramos2732 2 жыл бұрын
Ele é de uma seita, só vai falar bem do adventismo
@joserobertovaz6943
@joserobertovaz6943 Жыл бұрын
A maioria dos seres humanos infelizmente ainda olha só para um lado em vez de olhar e ver tudo o que está ao seu redor. Ampliar a visão para ver melhor.
@gleivesvianabarroso8120
@gleivesvianabarroso8120 2 жыл бұрын
Triste viver preso em religião seja ela qual for
@celsops79
@celsops79 2 жыл бұрын
Sálua agradeço muito sua participação e admiro você por suportar tanta ignorância no chat, inclusive o professor Daniel que sequer leu sobre o Islã antes de fazer a entrevista, apesar dele não ser obrigado a entender o Islã, coisas básicas já deveria saber para poder te entrevistar.... Mas o que mais me deixou chocado foi o chat mesmo.... que horror....
@thedubugras
@thedubugras 4 ай бұрын
Ué... por que a religião muçulmana não recebeu críticas só defesas com uma devota brasileira???? Tô fora
@Artur-dt1cj
@Artur-dt1cj 2 жыл бұрын
Salua Omais: Poderá informar - em termos tradicionais até à actualidade - quem entre homens e mulheres, costuma cumprir as funções de professor da doutrina dos valores éticos e morais, contidos no alcorão?
@kesiaestevam3223
@kesiaestevam3223 6 ай бұрын
Pesquisa sobre ser feliz no islã é feita com qual método? Porque perguntar é algo subjetivo, não tem como medir. É estranho.
@taissiqueira87
@taissiqueira87 Жыл бұрын
O professor deveria convidar além dos ex, pessoas que ainda estão atuante na religiao. Assim poderia conhecer as duas versões 😁
@mustafaaf2052
@mustafaaf2052 2 жыл бұрын
Reforçando o que foi dito 2,5% do que saldo positivo do ano e não do que ganhou de remuneração como o dizimo. Ganhou 40 mil e gastou 40 mil reais, então não há pagamento deste valor de caridade.
@BrunoFerreira-dp6ew
@BrunoFerreira-dp6ew 2 жыл бұрын
Desliza mais que sabonete no banheiro, sem contar as comparações que só faz sentido para pessoas leigas.
@elizabethschwallier
@elizabethschwallier 2 жыл бұрын
O Alcorão do Mansur Challita é confiável?
@CortinaBlackout
@CortinaBlackout Жыл бұрын
Um fenômeno sempre recorrente, todas as vezes que acontecem situações de violência contra as mulheres no mundo muçulmano, é o aparecimento de uma tropa de choque de apologistas do islã com as seguintes características: 1. eles fazem de tudo para passar pano na situação real acontecida, sempre alegando que 'isto não é o verdadeiro islã' 2. ocorre que este dito 'verdadeiro islão' só existe nos Emirados Unidos de Abu Nárnia. 3. sempre apresentam uma versão açucarada da sharia que só existe na imaginação deles e que não é encontrada em parte alguma do mundo real. 4. se esquecem que tal sharia de Abu Nárnia não tem efeito prático nenhum nos países onde ocorrem esses graves problemas; pois o que vale neles é a interpretação dada pelos seus líderes religiosos. E esta não é açucarada 5. No caso específico do Irã, os apologistas do islã parecem se esquecer de um fato básico: o país é governado por clérigos islâmicos que aplicam a lei islâmica sobre o povo, e não podem ser considerados, em hipótese alguma, como homens ignorantes acerca do que seja o 'verdadeiro islã'..... 6. E omitem que a sharia é uma lei arcaica de 1400 anos; e não há interpretação que mude isto.
@claudioantunes5424
@claudioantunes5424 2 жыл бұрын
Ateísmo é uma crença?? Se eu não acredito em alienígenas é porque estou admitindo a existência deles. Por querer me deter aos fatos e não a fé isso é crença?🤔🤔🤔
@DanielGontijo
@DanielGontijo 2 жыл бұрын
Depende do conceito de crença. Se crer é julgar uma ideia como verdadeira, então o ateísmo é uma crença. Contudo, pode-se argumentar que “Deus não existe” não é uma ideia, e sim a NEGAÇÃO da ideia de que Deus existe. Nesse sentido, o ateísmo seria uma descrença. Como quer que seja, é possível estar errado sobre e defender mal tanto o teísmo quanto o ateísmo.
@ramirogrivot8848
@ramirogrivot8848 2 жыл бұрын
@@DanielGontijo a negação de uma ideia não é uma ideia?
@reginasantos183
@reginasantos183 2 жыл бұрын
Ai no Brasil deveriam ter mais muculmanas,porque da vergonha do modo que as brasileiras vestem.
@antoniodingue
@antoniodingue Жыл бұрын
No Alcorao esse hijab não tem haver com religião e sim um mandamento para distinguir a muçulmana da mulher do infiel é assim não correr risco de ser molestada. As mulheres do infiel podem ser molestada livremente. Corão 33:59
@fatimamaria1440
@fatimamaria1440 2 жыл бұрын
Acho que faltou muito a ser discutido, principalmente o patrio poder do marido em relação aos filhos.São muitos os casos de mulheres muçulmanas ou casadas com um, que perdem totalmente o direito aos filhos em uma separação, são hostilizadas e as leis nesses países não as favorecem.Faltou verdade.
@Artur-dt1cj
@Artur-dt1cj 2 жыл бұрын
Sálua Omais: Em termos cristãos - sabe-se que a bíblia - foi escrita exclusivamente por homens, ao longo de vários séculos. No que respeita ao alcorão - foi exclusivamente Maomé - que o escreveu, ou teve a participação de homens e mulheres na sua definitiva redacção?
@pedroledoux9779
@pedroledoux9779 2 жыл бұрын
Segundo o islamismo o Alcorao tem como autor o proprio Alah. Portanto é uma idiotice esperar que os muçulmanos digam que taria tido participaçao de homens ou mulheres na escrita de tal livro.
@Artur-dt1cj
@Artur-dt1cj 2 жыл бұрын
@@pedroledoux9779 : Respeitável - Pedro Ledoux: Talvez, eu não tenha formulado correctamente a pergunta, que apresentei a Sálua Omais... Quando eu usei o vocábulo "participação" - quero dizer as mãos humanas - que fisicamente, foram utilizadas para redigir, divulgar, ou imprimir o alcorão em papel; papiro, pergaminho, ou pedra, desde maomé, até à actualidade... Porque que eu também "sei" - que segundo os judeus e os cristãos - o antigo e o novo testamento, forma ditados por IWH, a um determinado número de escribas reputados como profetas: nomeadamente Moisés. Só que em termos bíblicios, os escribas foram todos "homens", ou seja; pessoas convencionadas como pertencendo ao sexo masculino...
@edithaugusta9681
@edithaugusta9681 Жыл бұрын
E a Bíblia tem como autoria o "próprio Deus".Deus usou os homens, porém inspirados pelo Espírito Santo. São 66 livros escritos por autores de atividades diversas,em épocas diferentes.E não há contradição em nenhum de seus contextos. Além disso a Bíblia se contextualiza numa exatidão geográfica e precisão histórica que surpreende.
@AngelaMartins_
@AngelaMartins_ 8 ай бұрын
❤❤
@edithaugusta9681
@edithaugusta9681 Жыл бұрын
Acho interessante os muçulmanos poder professar sua fé com liberdade no ocidente,enquanto os cristãos são perseguidos e mortos nos países de fé islâmica. E ainda acha quem migra para os países de liberdade religiosa e nos chama de "infiéis "...Infiel é quem não valoriza a liberdade!
@romelaniabiancato4299
@romelaniabiancato4299 2 жыл бұрын
Eu acredito que sempre estamos nos finais dos tempos, de alguma forma , Final de 1, 500. 1900 . ..1990... 2000 ...20050 sempre será fins de tempos. Eras , ideias . Tempos bons ou ruins pra quem ?, para o que? Em que parte do planeta?
@jairpereiradasilva5898
@jairpereiradasilva5898 2 жыл бұрын
Leiam Gálatas 6;1-10!
TUDO SOBRE OS MUÇULMANOS - ACHISMOS #24
1:07:17
AchismosTV
Рет қаралды 961 М.
REAL 3D brush can draw grass Life Hack #shorts #lifehacks
00:42
MrMaximus
Рет қаралды 10 МЛН
Mom had to stand up for the whole family!❤️😍😁
00:39
Who’s the Real Dad Doll Squid? Can You Guess in 60 Seconds? | Roblox 3D
00:34
TUDO SOBRE O ATEÍSMO: DANIEL GONTIJO - Inteligência Ltda. Podcast #861
2:43:13
O cientista que INCORPORAVA em um terreiro de UMBANDA | Dr. Tiago Tatton
1:28:01
Prof. Daniel Gontijo
Рет қаралды 86 М.
O Islã está crescendo... | Uma CRÍTICA ao ISLAMISMO
16:40
Matheus Benites
Рет қаралды 4,9 М.
O PRECONCEITO com OS MUÇULMANOS no BRASIL
8:17
Cortes do Venus [OFICIAL]
Рет қаралды 15 М.
BTS: O que Mulheres Cristãs PRECISAM Entender
21:51
Fé e Tulipas
Рет қаралды 21 М.
Islamismo no Brasil - Você sabe o que é reversão?
21:04
Terra Negra
Рет қаралды 42 М.
Cientista ATEU conversa com um PASTOR | Daniel Gontijo e João Paulo Berlofa
1:27:15
REAL 3D brush can draw grass Life Hack #shorts #lifehacks
00:42
MrMaximus
Рет қаралды 10 МЛН