Jornada Acadêmica | Como eu escolhi fazer física

  Рет қаралды 10,646

Gustavo Alves | Física e Vida acadêmica

Gustavo Alves | Física e Vida acadêmica

Күн бұрын

Пікірлер: 157
@kauasilva5973
@kauasilva5973 6 ай бұрын
Cara eu passo por exatamente isso, eu sou do extremo interior do Rio de Janeiro, sou dado como uns dos melhores alunos da escola, eu me via como alguém acima da média, até que fui para um congresso de matemática Francês denominado Math en Jeans, onde houve palestras do Impa e da UFRJ, nisso acabei me deparando com pessoas absurdas que já participaram de olimpíadas nacionais e internacionais, me senti um nada e um completo ignorante. E durante meu ensino médio ( estou no 3° ano) sempre tive um fascínio gigantesco por física, passei o 1° ano inteiro sem entender nada das aulas, mas isso me incomodou tanto que eu estudei intensamente nas férias ( e até hoje não parei). Hj estou estudando para a Fuvest, pretendo fazer bacharelado em Física e me mudar para o Crusp.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Boa sorte na sua jornada!
@ChristianMoraes451
@ChristianMoraes451 6 ай бұрын
Ta no caminho certo. Porém o conhecimento não é uma corrida, medalha não significa nada.
@felipedonizettiribeiro1238
@felipedonizettiribeiro1238 5 ай бұрын
Minha cidade tem pouco mais de 20.000 habitantes; moro no interior de São Paulo, a perspectiva que eu tenho sobre qualquer curso na área de exatas é que são para "gênios" ou que é curso para virar professor. Não tive a oportunidade de ter o contato com alguém da área de física. Meus professores de física são rotativos: Um engenheiro químico e uma professora de matemática. Não cheguei a ter um choque de realidade, uma cidade pequena, dificilmente você encontra um aluno fora da curva. Eu e uma amiga minha temos o costume de debater sobre a vida acadêmica, perspectiva de futuro e faculdade. Eu penso em cursar física, já ela pensa em cursar matemática. Pessoas da minha família e amigos vivem falando que eu deveria "cursar algo que dê dinheiro de verdade". Em meio a tantas críticas o meu único refúgio é com essa minha amiga e vídeos falando sobre o curso. Dos vídeos que eu assisti, o seu foi o único que eu consegui me identificar. Só posso agradecer pelo aprendizado e pela 'inspiração' que você me trouxe. Forte abraço e te desejo o melhor.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 5 ай бұрын
Muito obrigado pela mensagem! Fico feliz de ter ajudado de alguma forma. Te desejo muita sorte na sua caminhada e espero que consiga encontrar mais informação ainda sobre isso porque foi com certeza o que me ajudou na decisão. Abraço!
@williammascarenhas1555
@williammascarenhas1555 6 ай бұрын
ontem eu descobri o canal pelo Corre do PhD e hoje sai video novo kkkkkkk, que sorte.
@salisdurans
@salisdurans 6 ай бұрын
Tive a honra de ter um professor do ensino médio que era um fisica teórico dos brabos, julgo dizer, um dos caras mais inteligentes que conheci, uma vez perguntei pra ela qual o maior arrependimento e ele falou que foi não ter seguido a carreira acadêmica e agarrado a oportunidade de trabalhar na Suiça Por causa dele eu senti vontade de cursar física, não sou o melhor em matemática e nem em física, sou um entusiasta, acabei que entrei no BICT (bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia) que abre oportunidade para reingresso em engenharias, meu plano é fazer Engenharia Aeroespacial (na minha cabeça tem algo a ver com tudo que eu gosto, fisica e aviação) Tenho vários sonhos, física e astrofísica estão entre eles, mas me parece muito distante por ter medo do mercado e medo da área acadêmica kkk, acabei que coloquei pra escanteio devido a conselhos de outros professores, ainda sinto vontade de fazer física na USP, UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UFMG, mas como moro no Maranhão é meio complicado
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Valeu pela mensagem! Todas opções que vc falou parecem muito interessantes e acho que independente vc vai aprender um pouco de tudo que comentou. Boa sorte!
@brunomatos1211
@brunomatos1211 4 ай бұрын
Cara, eu estudo na UFC em Fortaleza. Tenho um professor incrível que teve toda sua vida acadêmica na UFMA. Não acho que você precise mudar de estado para seguir para física, principalmente porque as dificuldades de mudar de estado e se manter por lá podem acabar impactando no teu desempenho na graduação. No mais, você pode tentar mudar no mestrado que é quando você pode conseguir uma bolsa que te ajude a se manter fora.
@Chermont1
@Chermont1 6 ай бұрын
Sim! Tenho 16 anos e sou completamente apaixonada por tudo que envolve física, astronomia e ciências da natureza. Já li muitos livros de filosofia e consumo bastante livros de cunho científico (um dos meus favoritos, inclusive, é um chamado "Breve História De Quase Tudo"). Fico simplesmente ABISMADA sobre como pessoas, como eu ou vc, são capazes de coisas extraordinárias. Atualmente estou lendo um livro sobre o último teorema de fermat. Meu sonho é trabalhar na área de pesquisas e ser professora universitária, mas as pessoas em minha volta dizem para eu focar em algo que me dará mais retorno no futuro. Também sou de uma cidade bem pequena e afastada do resto do Brasil (Amapá). Meus sonhos são ambiciosos, admito, mas pretendo ingressar em alguma universidade de elite espalhada pelo mundo. Quero contribuir com algo para a física e o conhecimento em geral.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Boa sorte na sua jornada! Espero que dê tudo certo!
@ViniciusRosa24
@ViniciusRosa24 5 ай бұрын
Porra esse menino é muito bonito, não consigo prestar atenção no que ele fala
@manuelasantos9739
@manuelasantos9739 6 ай бұрын
Onrigado por esse vídeo! Me identifiquei bastante com a sua história em alguns aspectos. Eu também era muito ingênua(ainda meio que sou tenho 19) e tinha uma visão limitada do mundo era a melhor aluna da minha e me achava boa em matemática até começar a ver documentários sobre gênios, físicos e vídeos de exemplos de gente que vai para o ITA, MIT passa em olimpiadas e descobrir que comoarada a esse pessoal eu sou uma formiga. Só tive minha 1° aula de física aos 18 anos no KZbin msm. Eu acabei desistindo completamente estudar por um tempo dos 13 até 16 mais um menos por sérios problemas com TOC e ansiedade desde os 10/11 não conseguia fazer mais tarefas, não conseguia fazer provas minhas obsessões e compulsões me atrapalharam totalmente e não conseguia nem sair de casa às vezes. Enfim depois de mt luta conseguir voltar a estudar estou fazendo o EJA mas tbm complementado meus estudos em casa através de video aulas e livros. Conhecer a física me deu ainda mais motivação para continuar a estudar eu quero entendê-la. Um dia eu chego lá estava em dúvida entre cursar física ou engenharia elétrica agora depois desse vídeo já não tenho mais nenhuma dúvida mt obrigado! eu achava tbm que era burra e que nunca seria inteligente o bastante mas basta querer e se preparar!
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Te desejo muita sorte na sua caminhada! Um dia de cada vez e um passo atrás do outro. Esse negócio de gênio e etc, é sempre comparação injusta. Cada um sabe de suas lutas pessoais e muitas vezes nos comparamos com realidades muito diferentes. No geral com preparo adequado somos todos capazes de grandes coisas, o problema é que a grande maioria não tem acesso a esse preparo melhor ou materiais melhores. Eu senti isso na pele nessa caminhada, e entender isso me tirou um peso das costas porque percebi que não estava assim por culpa minha, mas pela realidade que vivi. A partir de então trabalhei para melhorar ponto a ponto as coisas. Não foi fácil e foi muuuito lento, mas valeu a pena.
@IcedCP
@IcedCP 6 ай бұрын
Hj eu to no segundo ano de matemática, fazendo licenciatura e bacharel, o qie me fez ir pra essa área foi puramente a curiosidade no início, eu sou de uma cid5bem pequena no interior de São Paulo, então tudo qie eu tinha de referência era engenheiria, mas essa área não me agradava muito, o que me fez decidir ir pra matemática foi o quando eu tava no segundo ano do ensino médio e queroa aprender mais matemática por diversão, comecei a pesquisar varios livros, principalmente de cálculo e teoria dos números, e percebi que eu querao aprender mais sobre essas coisas, e estudaeo máximo possível, junto com um vontade de ensinar qie foi aparecendo a medida qieei ajuda meus amigos a estudar pra provas.😊
@IcedCP
@IcedCP 6 ай бұрын
Atualmente o ramo que eu pretendo seguir é dentro das universidades trabalhando como professor e pesquisador, espero que dê bom
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Obrigado pelo seu relato! Te desejo boa sorte na caminhada!!
@albinofilho4091
@albinofilho4091 6 ай бұрын
Você falando do ensino médio me lembrou o meu, aconteceu algo parecido comigo, mas acabei indo para a licenciatura e me arrependo, gostaria muito de fazer o bacharelado e ainda pretendo se tudo der certo. Sucesso na sua vida na Física!!
@nojosaneto
@nojosaneto 6 ай бұрын
Grande relato. Sou um entusiasta das matérias de Matemática e Física. Tenho um tecnólogo em A.D.S mas sempre tiver uma vontade enorme de prestar algum vestibular(federal ou estadual) na área da exata. Mas com 32 anos de idade e um ensino médio muito defasado eu sinto que já não da mais pra mim. Continue com essa pegada de vídeo, ficou muito bom.🤝🏼
@linzin2589
@linzin2589 6 ай бұрын
nunca é tarde para estudar irmão!
@pribislavice
@pribislavice 6 ай бұрын
Claro que dá meu bom. Meu tio era formado em Fisioterapia e lá pros 40 ele fez a segunda faculdade dele (Engenharia de Produção). Depois disso ainda fez pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Nunca é tarde.
@nojosaneto
@nojosaneto 6 ай бұрын
@@linzin2589 Valeu pelo incentivo.
@nojosaneto
@nojosaneto 6 ай бұрын
@@pribislavice Que história bacana!
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Cara se vc tiver interesse apenas para saber coisas, acho que estamos numa ótima época para isso. Tem MUITA informação e cursos gratuitos para isso em todos níveis. Apenas se quiser seguir uma carreira acadêmica que um diploma é necessário.
@lucasreisesilva8248
@lucasreisesilva8248 6 ай бұрын
Ótimo vídeo, Gustavo! Me identifiquei bastante com a sua história e aguardo o vídeo sobre a graduação. Eu também super gostaria de ver um vídeo de você falando sobre sua área de pesquisa, abraço!
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Vou fazer sim! Ta na lista! Obrigado pelo comentário.
@itzelcoopermaximussheldoni1809
@itzelcoopermaximussheldoni1809 2 күн бұрын
Nossa, fiquei curioso. Você ainda lembra quem foi o professor do IFSC que te respondeu? O IFSC tem essa tradição de organizar escolas em diversos temas, principalmente durante as férias. PS. Me soa familiar quando diz sobre a sua origem, vi no Lutz que você era de Passos. Eu nasci e vivi até os 17 anos em Guaxupé.
@brunomatos1211
@brunomatos1211 4 ай бұрын
Minha história é um pouco parecida com a tua, apesar de ser bem diferente de forma geral. rsrs Eu graduei em administração e atuei durante pouco tempo porque não gostei mesmo da área. Só que tinha receio de abandonar a área em que me formei por já estar perto dos trinta. Só que quando decidi começar a me preparar para um mestrado, pois eu sempre quis seguir uma carreira acadêmiica, veio um troço chamado pandemia. rsrs Nesse meio tempo eu já tinha trinta e três anos e não via mais motivação pra continuar na área em que estava. Sempre gostei de ciências de todas as áreas, mas era especialmente apaixonado por ciências da natureza. Então considerei fortemente migrar para uma graduação nessa área. Sempre fui relutante em seguir para física ou matemática - apesar do meu fascínio pelas duas - porque eu sabia que meu nível em ambas as disciplinas era baixo, visto que sempre estudei em escolas públicas pequenas onde costumeiramente faltavam professores nessas áreas. Acontece que com a pandemia, àquela altura, já estava claro que eu teria muito tempo pra me preparar e foi o que fiz. Comecei a estudar matemática principalmente, pois sabia que na graduação eu precisaria de uma base forte. Na primeira edição do enem que pude fazer, coloquei licenciatura em física como primeira opção e licenciatura em matemática como segunda opção. Hoje, apesar de ter atrasado a graduação por ter trancado disciplinas durante a pandemia, estou otimista com a possibilidade de seguir uma carreira ligada a física e, quem sabe, cursar uma pósgraduação. A minha idade pesou muito na escolha da licenciatura, mas penso em seguir para um mestrado em física, não em ensino de física.
@Daniel-nd4fm
@Daniel-nd4fm 3 ай бұрын
Como esta sendo estudar nessa área? Tenho 23 anos e penso em entrar na área, sou pobre tbm mas sempre gostei de física vou fazer o Enem pra tentar entrar agora ou entrar no meio do ano pelo vestibular da universidade
@brunomatos1211
@brunomatos1211 3 ай бұрын
​@@Daniel-nd4fm Como disse no meu comentário, minha base matemática era um tanto fraca. Então tem sida desafiador e estou sempre aprendendo coisas novas. Por um lado isso é o que me motiva a continuar o curso, por outro sinto que o curso acaba sendo mais pesado pra mim do que é pra alguns dos meus amigos. Em todo caso o curso é muito bonito e a perspectiva de formar em física me anima, pois esta é uma das áreas com maior carência de professores no ensino médio. Então não vai faltar opção de concurso e vaga de trabalho na iniciativa privada, caso eu queira ensinar em escola particular. Pretendo seguir para o mestrado acadêmico, como também disse no comentário anterior. Se esse também for seu objetivo, antecipo que você vai precisar pegar algumas disciplinas com o bacharelado para que consiga passar na prova do mestrado.
@Daniel-nd4fm
@Daniel-nd4fm 3 ай бұрын
@@brunomatos1211 vc pretende trabalhar com pesquisa e conseguir um doutorado tbm?
@brunomatos1211
@brunomatos1211 3 ай бұрын
@@Daniel-nd4fm Minha ideia é seguir para o mestrado e doutorado. Vou precisar passar um tempo me preparando para a prova do mestrado porque muito do que é cobrado na prova, nós da licenciatura não vemos na nossa grade. Pegar todas as disciplinas durante a graduação acaba ficando muito pesado, então vou tirar talvez uns seis meses ou algo assim pra estudar pra prova. Depois do mestrado eu penso no doutorado, mas estou quase certo de que vou seguir para o doutorado sim.
@tony_ptbr
@tony_ptbr 4 ай бұрын
Tenho 19 anos, termiando o terceiro e decidir q vou prestar para ciencia e tecnologia, amo tudo que envolve astronomia e ciencias da natureza, penso em ser um cientista e dizer que eu amo oq faço, é difícil descrever a sensação para as pessoas de quando vc tem uma pergunta e depois descobre que a resposta te leva a outra pergunta.
@Pablo-Jesseis
@Pablo-Jesseis 6 ай бұрын
seu canal e o corre de phd, estão sendo os meus preferidos depois que entrei para faculdade!
@beatrizjorge5349
@beatrizjorge5349 4 ай бұрын
Tenho atualmente 16 anos e estou no segundo ano do ensino médio, moro perto de São Carlos. Sempre tive um grande interesse na área de exatas em licenciatura. De um tempo para cá, estou em dúvida entre a USP e a UFSCar. A USP oferece a área de exatas com a possibilidade de escolher entre física, matemática e química, enquanto na UFSCar as áreas estão separadas. Se tudo der certo, vou fazer iniciação científica na UFSCar, no departamento de metodologia, mas, mesmo assim, ainda estou indecisa sobre qual universidade escolher. Na UFSCar, posso conseguir contatos para, quem sabe, seguir algo maior no futuro, mas quando visitei a USP, por conta de um programa, fiquei apaixonada. Não sei qual universidade escolher. 😩 Espero que tudo dê certo 🙌🏻. Boa sorte a todos que vão prestar vestibular este ano.
@Golita93
@Golita93 6 ай бұрын
continue com o canal, amigo! ótimo ponto de vista!
@felipegabriel3857
@felipegabriel3857 6 ай бұрын
adorei seu vídeo, Gustavo. Ainda sou aluno de ensino médio, e tenho muita dúvida do quero exercer como profissão, porém vejo na física um caminho que talvez pudesse me fazer realizado como profissional (digo talvez porque não sei se é exatamente isso que quero, pois ainda pairam sobre mim muitas dúvidas a respeito de alguns aspectos.). Tenho algumas perguntas que vi pouca gente comentar e que me deixam confuso na hora de fazer minha escolha, e acho que você como acadêmico da área poderia me ajudar (vou fazê-las abaixo para caso você veja esse comentário e possa talvez de alguma forma me auxiliar com isso, já agradeço de antemão). "O que exatamente me tornando físico eu farei dentro da minha profissão?" (pensando em atuar em uma área menos teórica e sim mais prática) "A disponibilidade de trabalho e o salário de um físico no Brasil (considerando que ele seja especializado em determinada área) é suficiente para viver bem?" "O reconhecimento internacional e a disponibilidade de trabalho fora do Brasil é algo muito difícil de alcançar ou com uma fluência na língua e uma especialização se torna algo possível de buscar?" "Quais desafios eu posso encontrar dentro da minha formação ou trabalhos que vão além disso?". Enfim, esses são meus questionamentos, sei que ainda está cursando, mas se haver alguma pergunta que consegue responder já me ajudaria muito em decidir minha escolha. Agradeço pelo vídeo, espero que continue postando mais.
@daora-vl6ds
@daora-vl6ds 6 ай бұрын
Tenho as mesmas dúvidas chará
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Eu vou eventualmente responder todas essas dúvidas em vídeo com o passar do tempo mas aqui vai um resumo: - O que exatamente me tornando físico eu farei dentro da minha profissão? Bem isso depende, vamos falar primeiro da linha do tempo se você seguir carreira acadêmica (meu caso até o momento). Primeiro vc irá fazer a graduação (normalmente dura 4 anos), a seguir um mestrado (duração de 2 anos), doutorado (duração de 4 anos), pós doutorado e depois tentar conseguir uma posição de pesquisador seja numa universidade ou laboratório de pesquisa. O que um pesquisador faz? Isso depende da sua área, as atividades mudam muito. No meu caso sou um físico teórico. Meu trabalho é pensar em possibilidades para explicar fenômenos da natureza. Eu na maioria dos meus dias leio artigos e faço contas, testo modelos e proponho possibilidades para serem testadas em experimentos. Pensando em uma visão geral meu trabalho é pegar o conhecimento existente e produzir algo novo que contribua para nosso entendimento na minha área. Se vc optar por uma área mais experimental a ideia básica (produzir conhecimento novo) é a mesma, mas as atividades do dia a dia envolverão tomar e fazer análise de dados, melhorar tecnologias para obtenção de medidas e etc. Agora caso vc faça física mas não siga área acadêmica há muitas possibilidades. Tenho colegas no mercado financeiro, trabalhando com machine learning no banco, trabalhando com análise de dados em lojas grandes de varejo, fazendo pesquisa para empresas privadas, dentre outras coisas. - A disponibilidade de trabalho e o salário de um físico no Brasil: Nenhum colega que formou comigo está desempregado, essa é a única referência que tenho sobre empregabilidade. Eu sigo na tentativa de continuar no meio acadêmico então não fico muito estressando com o que pode ser se eventualmente não der certo.. Sobre salário bolsa de doutorado da FAPESP atualmente é 4500 reais, eu vivo bem com isso na minha realidade e a perspectiva para o pós doc (caso continue no brasil) é dobrar esse valor (se sair do Brasil o salário é bom também na maioria dos lugares que olhei além de que montaria uma reserva em euro ou dólar caso as coisas dessem errado no futuro teria uma boa reserva para recomeçar) então dentro da minha realidade já seria bem ok. Professores pesquisadores em universidades em contra partida ganham melhor ainda, última vez que vi a folha de pagamento dos profs que eu interajo mais a média era 20k. De novo eu vivo bem dentro da minha realidade no doutorado, mas isso não quer dizer obviamente que to dizendo que o salário é bom ou justo. As pessoas chamam de “bolsa” mas esse é um nome que engana. Não é auxílio e sim um SALÁRIO porque o regime é de dedicação exclusiva, vc não pode exercer outra profissão ou ter outra fonte de renda. Não contribui para aposentadoria, não tem plano de saúde, não tem décimo terceiro, etc. Então pensando em qualidade de vida é algo que vem mais ao longo prazo (pensando no salario de 10k no pós doc demora pelo menos 10 anos pra chegar nesse nível). Meus colegas que saíram antes já estão bem mais confortáveis nesse aspecto da vida. - Sobre reconhecimento internacional e disponibilidade de trabalho fora do Brasil: Eu acho que pensando em ter uma experiência fora do Brasil, com certeza vai acontecer em algum momento entre a graduação e doutorado caso vc siga na vida acadêmica. Os institutos de física brasileiros todos tem uma área que são muito fortes e professores reconhecidos no mundo todo e muito respeitados. Acho que só não sabemos disso porque não é algo que viraliza muito. Agora pensando em formação, a gente bate de frente com gente de faculdades renomadas mundiais, acho que da minha experiência pelos menos, na minha área, não tem nada que eu to atrás de alguém que veio de Harvard por exemplo. A formação que tive na USP foi muito boa. Vi isso quando fiquei nos EUA num estágio. Sobre oferta de vagas, isso é muito difícil prever, porque depende muito da sua área de pesquisa e como ela estará na sua vez de tentar uma vaga. Caso vc esteja por exemplo numa área que ta em alta deve ser mais fácil. Mas essa é a fase que provavelmente é mais complicada, deixar o pós doc para uma posição permanente. Ainda estou longe disso (pelo menos mais uns 4 anos de pós doc antes de tentar) portanto ainda não tenho uma opinião pessoal. Mas eu diria que é algo sim que vc consegue buscar. - Desafios na formação: O curso em si é bem difícil, até acostumar leva tempo e exige bastante. Fazer um mestrado e um doutorado acadêmico também são tarefas complicadas. Eu acostumei com o tempo e hoje consigo ter uma rotina bem menos estressante. Outro fator que pega muito é esse retorno no longuíssimo prazo, as vezes você pode ficar frustrado por conta de ser super qualificado e receber uma bolsa de 2000 reais sem direito trabalhista. Falta de reconhecimento da sua profissão e coisas desse tipo podem ser frustrantes tb. Eu acho que já superei essas coisas porque atualmente só foco em fazer o que eu posso e curtir o processo, mas certamente são as coisa mais debatidas no nosso meio. Dificuldades em trabalho que vão além disso eu diria que os problemas devem ser os mesmos de qualquer pessoa formada procurando um primeiro emprego, não acho que teria algo especial nesse sentido, mas posso estar enganado. De novo isso é muito o que EU ACHO, não toma nada como verdade absoluta. Mas acho que é um panorama geral. No fim queria dizer só para tomar cuidado para não se preocupar e sofrer por antecipação 10 anos antes, por ex entrar agora na graduação e já estar preocupado com posição permanenente daqui 15 anos.. Uma graduação tem no mínimo 4 anos, e vc vai mudar muito nesse tempo. Pode ser que seus interesses mudem, vc mude, sua visão de mundo mude e consequentemente seu caminho. Então uma dica é decidir uma coisa de cada vez e reavaliar quando for a hora certa. Eu primeiro fiz a graduação, no fim vi que fazia sentido continuar pro mestrado, dps doutorado e agora sinto que ainda tenho gás para ir para a próxima fase. Se der certo vou continuar, mas eu tento evitar ficar preocupado com coisas que TALVEZ vou enfrentar daqui 3-4 anos..
@felipegabriel3857
@felipegabriel3857 6 ай бұрын
muito obrigado pelas respostas, seus vídeos estão me ajudando bastante a ter conhecimento do meio que sempre tive curiosidade mas que nunca encontrei muita informação sobre. Sua opinião é muito importante pra mim e com certeza me ajudou de alguma forma. Obrigado, vou ficar sempre acompanhando seus videos, sucesso na sua caminhada.
@jvc4645
@jvc4645 19 күн бұрын
​@@ViverComoFisicoesse comentário foi muito valioso, obrigado Gustavo
@xyvmelissa
@xyvmelissa 6 ай бұрын
Adorei sua história, achei bem inspiradora
@viniciuscilla
@viniciuscilla 6 ай бұрын
Estou na engenharia elétrica mas não sei onde estava com a cabeça quando escolhi, não dá mais, vou mudar pra matemática. No ICMC, inclusive.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Entendo, escolher o que fazer não é fácil.. Boa sorte na transição!
@brunokrong
@brunokrong 6 ай бұрын
Excelente vídeo! É realmente muito bom poder assistir alguém que estudou e trabalha, com o que quero um dia alcançar e seguir, contando sua realidade, sua história e suas dificuldades com tanta sinceridade. Serve como um espelho tanto para mim, mas para tantos outros que passaram e passam por histórias de dificuldade com estudar/fazer física. Mesmo com histórias diferentes, podemos entender que não estamos só, existem pessoas que também tiveram caminhadas turbulentas e que está tudo bem, o importante é não desistir e entender onde queremos chegar.
@naotoueda2838
@naotoueda2838 6 ай бұрын
A minha escola prepara bastante pra fuvest mas ainda era o lance de medicina, direito ou engenharia. Acho que agora devem falar muito de ciência da computação. Lá em 2016 eu sabia nada que queria e botei poli usp porque parecia um bom caminho. Passei e decidi ir pra conhecer. Fiquei por um ano e meio porém larguei por me sentir perdido lá. Estudar 28 créditos por semestre pra no fim nem ir pra área de engenharia eletrica por não me interessar foi o motivo de eu ter saído. Depois fui pra ciência da computação pela fuvest porque achava que eu gostava dessa área. Tive contato com algoritmos na poli então achei que essa seria a opção. Fiquei 4 anos no curso porém depois que acabou os cálculo, eu tava bem desinteressado. Não me via mais nessa área. Tanto que eu fiquei com depressão a ponto de não sair da cama, e faltar nas provas mesmo sabendo a matéria. Fui fazer optativas na matemática pura pra matar as optativas livres e isso foi o estopim para eu decidir transferir de curso. Agora estou na matematica Aprendendo que sou mais um, que entendo nada, porém me sinto feliz e com objetivo ao contrario dos outros cursos que eu só pensava em "emprego garantido "
@corredeuniversitario
@corredeuniversitario 6 ай бұрын
Ué kenauevi do Discord do corre? Essa história aí é familiar kkkkk
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Obrigado pela mensagem! Eu me sinto de forma similar a respeito disso, acho que foi importante para minha vida sanar essas questões e mesmo que no futuro não dê certo seguir na carreira eu não faria uma escolha diferente. Abraço e boa sorte!
@radici-o4t
@radici-o4t 6 ай бұрын
Faz um vídeo de como se preparar para faculdade, como construir uma boa base.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Opa vou adicionar na lista de vídeos sim e pensar como fazer.
@radici-o4t
@radici-o4t 6 ай бұрын
@@ViverComoFisico 😉👍
@ArthurSantiagoGuedes
@ArthurSantiagoGuedes 6 ай бұрын
Excelente vídeo! Como vc estuda física teórica? Exemplos: fazendo perguntas sobre a matéria, e as respondendo; escrevendo várias vezes o que vc entendeu sobre o tema; etc. Já fica a dica sobre o tema de um vídeo.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Opa! Obrigado! Vou pensar em como fazer um vídeo assim. Acho que já falei um pouco por cima de como encaro estudo hoje do ponto de vista de pesquisa no tik tok. Mas já adicionei sua ideia na lista de vídeos pro youtube para fazer a versão mais completa.
@gabrielspoopy8311
@gabrielspoopy8311 5 ай бұрын
cara eu nao sou do interior nem nada, to no ensino médio e to estudando cálculo 2 pra ler artigos de física, eu te conheci recentemente e é a quarta vez q assisto seus videos, você já virou meu ídolo mano, meu sonho é ser um pesquisador de cromodinamica quantica/ física das partículas, muito obrigado, fazia tempo que nao via um video tão bom
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 5 ай бұрын
Massa! Tópicos bem interessantes. Fico feliz que tenha gostado e te desejo boa sorte na sua jornada!
@pedrorosa1021
@pedrorosa1021 6 ай бұрын
Muito bom o vídeo, espero que o canal ganhe visibilidade. Ganhou um inscrito
@renancambui8719
@renancambui8719 6 ай бұрын
Irmão, parabéns pela sinceridade. Vejo muitas pessoas contando apenas o lado positivo e escondendo a questão de dúvida e fracassos. Isso me motiva e bastante, tenho uma síndrome de inferioridade gigantesca, não consigo enxergar que só depende de mim. Quando vejo alguém muito bom, infelizmente muitas vezes acho que é natural e não alcançável. Seu vídeo me motivou muito e ainda que não tenha encontrado meu caminho com 20 FUCKING anos já, sem saber falar inglês e sendo um completo medíocre, pude ver que ainda há esperança. Deus abençoe meu irmão, obrigado.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Opa, cara como eu disse no vídeo eu NUNCA vou esquecer que eu dei sorte de ter gostado do que eu faço, porque eu lembro muito bem como eu me sentia ao escolher. Foi pura sorte. Eu acho que comparação sempre leva para baixo e na MAIORIA das vezes é totalmente injusto. Se vc acha que é muito bom e se compara com alguém que vc acha pior vc para de evoluir e se vc acha que é muito ruim e se compara com "pessoas melhores" vc desanima. Eu já dei monitoria de física 1 por anos e sempre entra um aluno que já é FORMADO em outro curso de exatas e consequentemente sabe cálculo. E por incrível que pareça as pessoas se comparam com esse aluno e se culpam por não saber cálculo. Tipo a pessoa já teve anos de preparação. Eu sei que não é racional mas tem que ter MUITO cuidado pra não cair nesse tipo de coisa. Fico feliz que vc tenha se motivado! Mas cuidado com o jeito que vc se trata também, porque se diminuir com frequência leva em sindrome de impostor. Com 20 anos vc ta no começo da sua vida e as vezes vc não sabe falar inglês porque nunca precisou realmente. Eu não era fluente em inglês com 20 anos e só quis aprender mesmo quando eu vi que ia precisar de verdade na minha carreira. E eu aprendi inglês fazendo física. Foca em ser melhor que o que vc era ontem e em auto conhecimento. É a única coisa que nós podemos fazer! As vezes quando nos comparamos com outros temos a falsa impressão que nós devemos fazer o que eles fazem.. Mas na maioria das vezes não funciona porque não somos iguais. O certo é encontrar um ritmo e uma rotina que funcione para VOCÊ. Abraço e boa sorte!
@filipebarroso5262
@filipebarroso5262 5 ай бұрын
Oi, gustavo. Me chamo filipe, e vc está me motivando a ingressar na área de natureza, em específico química. Tenho bastante duvidas em qual curso eu deveria ingressar, pois eu amo humanas, mas tambem amo natureza, em especifico química. Espero que seus relatos me ajudem na minha escolha.
@DiegodaSilvaGuimarãesQueiroz
@DiegodaSilvaGuimarãesQueiroz 5 ай бұрын
Cara, teu canal é incrível, não para de gravar.
@heloisa6642
@heloisa6642 5 ай бұрын
moço, suas palavras foram um abraço… coincidiu exatamente com o momento que eu estava, inclusive a dúvida em mecatrônica. Área de exatas não é algo valorizado e isso desanima muito, vim de um interior que não tem preparo nenhum pra isso , saber que vai ter que começar do básico, e mesmo assim ter vontade aprender… você me fez acreditar que é possível. Obrigada.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 5 ай бұрын
Obrigado pela mensagem! Te desejo boa sorte na sua caminhada!
@StrikeXz10
@StrikeXz10 6 ай бұрын
Encantador meu Amigo! tenho 16 anos e como hoje vivemos num ápice da divulgação cientifica no Brasil com vários livros traduzidos e muitos divulgadores de ciência parece que o cenário melhorou um pouco em relação a sua época apesar das disparidades entre redes de ensino. penso em fazer um vestibular e ingressar em alguma faculdade que tenha física como um âmbito sério de pesquisa. Allons-y!
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Boa sorte! Torcendo pra que dê td certo
@Vinilou
@Vinilou 6 ай бұрын
Pô cara,se vc tivesse escolhido a ufv,hj seria meu veterano 😢
@Derivadas777
@Derivadas777 6 ай бұрын
Amigo, gostaria de ver um vídeo seu falando pouco sobre processo de aprendizado, num sentido de realmente 'como estudar'. Nunca fui aluno exemplar mas no fundamental e no médio, onde eram comum as reprovações por ser uma escola federal, era um aluno muito acima da média, foi chegando na universidade que percebi que nunca aprendi de fato a estudar.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Oi obrigado pela ideia de vídeo! Vou fazer isso quando tiver um tópico novo para aprender e gravo o processo. Acho que é mais fácil mostrar do que falar.
@A-distopico
@A-distopico 5 ай бұрын
10:46 O cara dividiu quarto com próprio Nikola Tesla kkkkk
@starlightsideup
@starlightsideup 6 ай бұрын
meu Deus, eu estudo artes visuais, como vim parar aqui...? mas amei o vídeo, sua forma de falar traz muita paz e me deixou interessada na trajetoria!!
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Muito obrigado pela mensagem! Fico feliz com isso :)
@lucasviniciusbc
@lucasviniciusbc 6 ай бұрын
Você é inspirador cara, acho q o único acadêmico da area que compartilhou suas experiencias para outros q deseja. querendo construir a carreira academica em Fisica. Uma dica de vídeo ou pode responder nos comentários mesmo, infelizmente não tenho o mesmo privilegio de escolher fisica por conta da família então estou decidido a entrar para engenharia na UNB, penso ir para uma área que envolva mais computação por gostar desde sempre, mas ai vem o grande impasse, queria viver a vida academica de um fisico, so de pensar em entender o "pq" das coisas me deixa muito animado, então como posso ter esse mesmo entendimento fazendo engenharia ou área correlatas?
@corredeuniversitario
@corredeuniversitario 6 ай бұрын
Irmão eu li uma frase uma vez, faça o que vc quer, estude o que ama, pq daqui a 10-20 anos ninguém vai pagar suas contas e viver sua vida. N existe curso Premium com garantia de sucesso, único curso q ainda se consegue emprego garantido é medicina e Jajá isso muda. Então repito, estude oq gosta, n vá pela cabeça dos outros, vai lá e mostra pra sua família q estudar física vai valer a pena.
@aulasdematematicaefisica
@aulasdematematicaefisica 6 ай бұрын
A maioria do pessoal que termina o doutorado em física esta indo para área de ciência de dados, no meio acadêmico esta muito difícil abrir concurso público (isso para 1 vaga) e a tendência é piorar. Entrei na física em 2009. Somente um colega nosso passou num concurso na UFMA alguns anos atrás, maioria após alguns pós docs mesmo no exterior coisa até de 10 anos fazendo pós docs acabaram desistindo e indo para o mercado. Lá fora esta tendo um financiamento melhor quanto a bolsas do que aqui, mas posições efetivas esta bem difícil os EUA e Europa de hoje é o Brasil de amanhã. A área teórica pelo menos, você tem que pensar nela mais como um hobbie, não como uma carreira. Enfim, então indo para esse campo de dados você irá trabalhar com gente que veio da física (mestres, doutores e pós-docs), assim como irá encontrar gente da matemática também. Existem outros campos como mercado financeiro também, mas ciência de dados acredito que é para onde a maioria deles estão indo. Porém no fim acho que é um ótimo curso, ele te prepara bem para resolver problemas e vc aprende coisas muito interessantes, diria até que física e matemática para mercado são muito bons, ambos vão para indústria e empresas, no que teve queda de empregos no meio acadêmico na indústria e empresas subiram, essa é a tendência mundial, então não consigo ver vantagem em vc fazer engenharia. Um modo que vc pode convencer seus pais é pesquisar no Linkedin currículos de pessoas que fizeram física e estão no mercado, seus pais tem um mentalidade bem ultrapassada. Nos EUA a melhor profissão atualmente é considerada a de matemático aplicado e terá um crescimento enquanto ciência da computação terá um decréscimo nos próximos anos. O Itaú recentemente abriu vagas para se trabalhar com computação quântica e uma amiga minha que fez doutorado na física em informação quântica é funcionária do Itaú esta trabalhando com criptografia quântica lá utilizando as ferramentas da IBM.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Cara acho que conhecimento é muito uma ação muito pessoal. Hoje temos acesso a muita informação e um curso de engenharia com certeza vai te dar a base para você saber filtrar essa informação. Eu acho que você pode sim ter o entendimento aprofundado de tópicos de física que te interesse. Acho que o ideal seria tornar essas questões que você tem em formulações mais precisas e durante seu curso de engenharia entender quais matérias vc precisa para conseguir sanar suas questões. Se vc tiver tópicos específicos em mente já, peça orientação de alguém que já estudou para te sugerir material e tal. Por exemplo para entender melhor eletromagnetismo vc precisa de cálculo 3, em engenharia você vai ver isso com certeza. Agora se você quer formar em engenharia e fazer um mestrado/doutorado em física também tem espaço. Ai vc teria que falar com um professor de física para uma iniciação cientifica ou coisa do tipo. Tenho colegas engenheiros que fazem mestrado/doutorado em física e vice versa, normalmente eles trabalham mais com experimento ajudando a fazer testes de equipamentos ou machine learning e coisas nessas linhas. Mas pensando apenas para aprender e saber mais é totalmente factível! Abraço e boa sorte!
@lucasviniciusbc
@lucasviniciusbc 6 ай бұрын
@@ViverComoFisico Vlw pelo conselho!
@ChristianMoraes451
@ChristianMoraes451 6 ай бұрын
Vai pra licenciatura, não vai passar fome e pode ser físico à vontade.
@PedroHenrique-g7l8k
@PedroHenrique-g7l8k 6 ай бұрын
Tenho dezesseis anos; agora não sei mais se quero matemática.... 😅 Ahhhh! É uma dúvida, aliás, pertinente comigo mesmo; isso me preocupa k😅 O futuro me espera, e eu indecisão.
@xyvmelissa
@xyvmelissa 6 ай бұрын
sinto o mesmo kkkk
@Apenaskaliel
@Apenaskaliel 6 ай бұрын
Seu vídeo foi muito inspirador! No momento eu passo por essa dificuldade da não aceitação da família acerca do meu desejo de estudar física, assim como tenho esse mesmo fascínio que você teve quando jovem. Atualmente tenho 17 anos, me preparando pro Enem e eu gostaria muito de entender como um físico trabalha, onde ele pode atuar, bem como entender um pouco mais a diferença de atuação entre um físico e um engenheiro, e se possível entender se há mercado de trabalho para alguém focado mais em física nuclear ou voltada pra área de energias renováveis. Muito obrigado pelo vídeo, me motivou a seguir em frente!!
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Opa, obrigado pela mensagem! Eu vou tocar nesses pontos em outros vídeos e falar como tem sido esse percurso para mim, espero que ajude! E boa sorte na sua caminhada.
@Apenaskaliel
@Apenaskaliel 6 ай бұрын
@@ViverComoFisico Agradeço!!
@IgorLima-qq5gl
@IgorLima-qq5gl 4 ай бұрын
Fui tentar olimpíada e ganhei medalha de bronze na OBA
@PauloRoberto-rf3zy
@PauloRoberto-rf3zy 6 ай бұрын
Belo storytelling, sensacional!! Embora esteja no mundo corporativo amo a carreira acadêmica e como pesquisas tem o potêncial de mudar o paradigma do mundo a nossa volta, estou finalizando uma pós em Data Science e Analytics e planejando iniciar um mestrado em Ciência da Computação em seguida. Acredito assim como você que sim, existem pessoas fora da curva, mas no geral, o que dita é o tempo e o esforço que colocamos naquilo que fazemos, assim como um atleta. Essa é uma mensagem poderosa para não desmotivar as pessoas que se acham "burras" ou "incapazes" em algo, e se deixam convencer disso, quando o que falta mesmo é preparo.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Valeu pela mensagem! Boa sorte na sua pós, esses tópicos são muito interessantes e gostaria de estudar mais sobre eles também. E sim, acho que temos que ter muito cuidado com comparações.
@Leonardo_Vieira.
@Leonardo_Vieira. 6 ай бұрын
Continua mano, vendo seus vídeos me inspiro ainda mais em estudar e descobrir...
@luancarlos6018
@luancarlos6018 6 ай бұрын
Cara, que vídeo bacana. Parabéns pela sinceridade. Ganhou um inscrito.
@IzauroNeto
@IzauroNeto 3 ай бұрын
Infinite ♾️ ♾️ ♾️ Eternity Eternity always forever siempre
@JarlissonMoreira
@JarlissonMoreira 6 ай бұрын
Sugestão de vídeo: se pudesse voltar no tempo e falar com o Gustavo que tá entrando na graduação, o que diria pra ele? Que conselhos daria? Que erros evitar? Como tirar o máximo possível de proveito pra seguir bem na carreira acadêmica? O que deveria focar mais, nos estudos?
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Opa, vou por na lista aqui! Valeu.
@OtavioValentin-ii6go
@OtavioValentin-ii6go 6 ай бұрын
Sou calouro da unicamp do cursao, e confesso que depois que entrei nela perdi o foco nos estuudos hehe, mas voce, outros youtubers e omotivos particulares estão sendo minha inspiração para continuar.
@vitoriadiamantino6904
@vitoriadiamantino6904 6 ай бұрын
Manou, amei o vídeo. Eu to fazendo Química na faculdade. Acho que o primeiro passo é a gente ter em mente que é sobre descobrir, então estudar é descobrir . A parte dificil é que eu ate consigo conciliar trabalho e faculdade ( aulas em si), mas eu peco muito em fazer os exercicios dai eu acabo não evoluindo tanto assim.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Obrigado pela mensagem! Eu acho que reconhecer onde temos que melhorar é um grande avanço. Acho que tipo tem várias coisas que sei que poderia fazer melhor e atingir o cenário "ideal" mas é completamente fora do que consigo atualmente.. A gente vai fazendo o melhor que pode até conseguir adicionar um detalhe novo ou melhorar outro ponto. Boa sorte pra vc!
@alexandrealmeida3122
@alexandrealmeida3122 6 ай бұрын
Eu escolhi fazer matemática ❤️
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Boa sorte!!
@gustavoribeiro1696
@gustavoribeiro1696 6 ай бұрын
faz um vídeo sobre seu estágio no exterior, como foi sua reação ao saber da possibilidade, se você que foi atrás ou foram até você etc etc.. acho q vale um vídeo
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Opa obrigado pela ideia! Vou fazer sim.
@dreegxx
@dreegxx 6 ай бұрын
Muito bom! Ja estou seguindo você e esperando atualizações futuras. 👏🏻👏🏻👏🏻
@wallaceabreu4921
@wallaceabreu4921 6 ай бұрын
Tive a mesma experiência quando ainda estava indeciso aos 17 anos e fui fazer a graduação em Matemática Aplicada na UFRJ. É um curso que reúne medalhistas do Olimpíadas, jovens que já faziam cursos de verão no IMPA, etc... Eu, um ótimo aluno do Colégio Pedro II, pensei que isso significava alguma coisa. Realidade: colegas que sabiam álgebra abstrata, métodos de demonstração, cálculo, etc e eu apenas com um bom currículo de ensino médio, mas só isso. Acabei indo para a Engenharia Eletrônica depois, mas segui na carreira acadêmica e toda a minha vontade de aprender veio desse choque de realidade, e passei a gostar mais ainda de matemática.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Obrigado pela mensagem! Sim minha motivação tb veio disso pq notei que era só preparação que nos separava e então eu podia aprender também. Boa sorte na sua caminhada!
@samuelbarretoT-T
@samuelbarretoT-T 6 ай бұрын
Vc ainda está na área de engenharia eletrônica??? Pq não foi para o setor privado ? Ou os concursos públicos de engenheira ? Pq escolheu carreira acadêmica??
@wallaceabreu4921
@wallaceabreu4921 6 ай бұрын
@@samuelbarretoT-T Sim, no momento estou terminando meu mestrado em Engenharia Elétrica na UFRJ e pretendo seguir no doutorado. Em geral, acho que a resposta pra tudo isso é um junção de: 1) Ter tido uma ÓTIMA experiência acadêmica na graduação, fazendo IC em Processamento de Sinais & Machine Learning com um orientador que é muito atencioso e considero um amigo; 2) Gostar demais do curso e, por isso, não aceitar trabalhar em áreas que talvez exigissem coisas que não tinham o mesmo nível de desafio ou objeto de trabalho. ainda que a área de ciência de dados e IA esteja em alta, o approach é bem mecânico e afastado daquele da pesquisa (no Brasil); 3) Falta de urgência financeira, mesmo que muito longe de ser rico, posso me dar ao luxo de não ser cobrado com mais do que a bolsa fornece, e não tendo ligado em morar com os pais por mais tempo do que se tivesse ido para a área privada, ou ido logo para um concurso. Eu não desconsidero a possibilidade de ir para um concurso, mas gostaria de terminar o doutorado primeiro, porque entre tais concursos, gostaria de poder ser professor em alguma universidade federal na área. Fazer pós em Engenharia é algo pouco visado, porque paga às vezes o mesmo que um estágio em banco, então a concorrência também é relativamente pequena, com uma experiência discente bem melhor que nas humanas e biológicas, por exemplo, onde a maioria segue por esse caminho. Considero que pós-graduandos em engenharia são super bem tratados porque os programas têm baixa procura, então fazem de tudo para que você queira estar lá (mas a dificuldade teórica vai permanecer grande).
@Rivernauty
@Rivernauty 6 ай бұрын
Muito bom o vídeo, obrigado por compartilhar sua experiência!
@zaack_19
@zaack_19 6 ай бұрын
Muito bom o vídeo, passo por situação semelhante, tenho uma intensa vontade de cursar física, sou um dos melhores alunos do meu colégio, mas não possuo um conhecimento avançado na área. Até que ponto você entendia no momento que entrou na faculdade?
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Cara, pensando no que é o curso de física, eu não sabia nada quando entrei. Mas minha sugestão é esquecer esse negócio de ser o melhor. Isso pouco importa numa escala absoluta, foca em melhorar você mesmo de forma constante. A única comparação que faz sentido é você hoje com você ontem. Não muda nada na sua vida de forma prática se alguém sabe muito ou pouco, porque todas as coisas que você for fazer na sua vida só dependem do quanto você sabe. E eu acredito que todos nós conseguimos aprender e contribuir, o trabalho de físico em si, é como qualquer outro, os físicos que as vezes se acham muita coisa e fazem parecer que é algo especial e que você precisa ser um gênio incompreendido.. Isso é ilusão. No fim é um trabalho como qualquer outro, faz o que tem que ser feito e as coisas virão com o tempo, mas foca em melhorar você e evita comparação com outras pessoas. Constância foi o que me trouxe os melhores frutos.
@rl3730
@rl3730 6 ай бұрын
Relato muito interessante, sinceramente não sei o que estou fazendo aqui em um vídeo de física quando faço Engenharia Geológica kkk De qualquer forma, essa questão da preparação é um fator interessante, ele é conveniente a longo prazo, além disso, eu tenho curiosidade, como foi sua experiência no começo da graduação? Teve muita dificuldade? Alguma reprovação? Ou se deu muito bem?
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Vou postar o video detalhado sobre a graduaçao logo logo!
@LuisGustavo-ge4ch
@LuisGustavo-ge4ch 6 ай бұрын
Muito bom e importante esse tipo de conteúdo! Atualmente eu moro no interior de São Paulo e estou no segundo ano do ensino médio e estou indeciso entre fazer engenharia aeroespacial no ITA ou seguir meu coração no ramo da física teórica, o que mais me coloca em cheque é a questão da remuneração para físicos, poderia fazer um vídeo falando sobre essa parte? Um abraço!
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 5 ай бұрын
Opa, vou fazer sim um vídeo sobre isso. Essa semana tivemos uma ótima notícia do reajuste da FAPESP, um doutorando a partir do seu segundo ano passa a receber 6.8k começando a valer os novos valores a partir de agosto e um pós doutorado receberá 12k com contribuição para aposentadoria. Isso é ótimo pq força as outras agências de fomento a melhorarem suas ofertas tb para evitar evasão da academia. Com essa atitude eu estou mais otimista quanto ao futuro da área. É um passo importante, vamos acompanhar os desdobramentos. Se vc quiser saber valores de mestrado, doutorado de outras agências poe no google por ex tabela de valores bolsas CAPES ou CNPQ ou fapesp ou a do seu estado. Isso da uma noção de como será essa parte. Mas eu sempre enfatizo que essas coisas mudam mt no periodo q vc ta fazendo a graduacao entao eu sugiro ir um passo de cada vez e se preocupar com as coisas quando for a hora certa. Se vc decidir fazer fisica sao 4 anos de graduacao e vc vai mudar mt nesse tempo, entao no fim da graduacao vc avalia de novo qual o proximo passo logico. Te desejo boa sorte!
@ChristianMoraes451
@ChristianMoraes451 6 ай бұрын
A diferença entre esse povo e os outros é o privilégio. São pessoas que tem toda a disponibilidade pra fazer só aquilo, quem trabalha e afins nunca teria tal condição. O que faz a física ser difícil é a disponibilidade que você tem pra estudar, sou da lic em física na USP e tenho um monte de reclamações em relação a faculdade. Não é um curso para pobre, isso é evidente quando você pisa na faculdade pela primeira vez.
@tiagomoraes1510
@tiagomoraes1510 6 ай бұрын
A faculdade é literalmente de graça e vc ainda reclama.
@ChristianMoraes451
@ChristianMoraes451 6 ай бұрын
@@tiagomoraes1510 isso é básico. Faculdade é pra formar cientista e não pessoa pra emprego.
@AbelCuvua
@AbelCuvua 6 ай бұрын
Muito bom, obrigado por transmitir esse conhecimento seus eu sou apaixonado por Física e gostaria fazer ter um PHD em física de quântica
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Boa sorte!
@charlesalbert1619
@charlesalbert1619 6 ай бұрын
Muito foda, conteúdo de extrema qualidade, sucesso.
@oincrivelmundodechris8712
@oincrivelmundodechris8712 6 ай бұрын
man eu sou assim também sou matemático e até hoje tem muitas coisas que não entendo ainda.
@sandromilk
@sandromilk 6 ай бұрын
Parabéns pelo canal, excelente trabalho! Seus vídeos são claros e certamente vao motivar muitos jovens a seguirem os seus próprios sonhos e abrirem seus próprios caminhos para o sucesso. Continue assim, Gustavo!
@Procaptulectoris
@Procaptulectoris 6 ай бұрын
Opa mano adorei seu canal amigo, bem informativo. Atualmente estou no primeiro período de engenharia elétrica em um instituto federal, estou gostando do curso porém meu amor sempre foi por física. De maneira mais clara, me encontrei no dilema de fazer engenharia por conta do dinheiro ou fazer física por amor. Ainda não sei se continuo no curso porém gostaria de saber como foi sua escolha.
@chvc
@chvc 6 ай бұрын
eng. elétrica é muito próxima da física, pode fazer uma pós depois em algum tópico de seu interesse para se aprofundar.
@alexandredantas9890
@alexandredantas9890 6 ай бұрын
Infelizmente para quem mora no Nordeste não há outra alternativa que não seja de se mudar para as regiões Sul e Sudeste.
@Ivan-bx5jm
@Ivan-bx5jm 3 ай бұрын
Com 24 estou estudando para a Comvest, demorei para pensar em uma faculdade pois sempre me interessei por diversas áreas, tenho a vontade de se eu não passar nesse vestibular esse ano, estudar para a próxima comvest com uma das opções sendo física. Com base no que você vê de outros estudantes, seria algo dificultoso um estudante de física iniciar o curso aos 26 anos?
@Daniel-nd4fm
@Daniel-nd4fm 3 ай бұрын
Estou com 23 anos, me formei em Ads, e estava estudando programação, mas vi que não é bem o que eu quero, sempre no ensino médio eu quis fazer física, mas nunca me aprofundei na área, estou pensando em ingressar tbm na área
@natanbrito3108
@natanbrito3108 6 ай бұрын
Poste mais vídeos só tem 2 aí fica chato
@brielzinhosilva8691
@brielzinhosilva8691 5 ай бұрын
Eu faço de Química.
@FelipeSantos-ry1cd
@FelipeSantos-ry1cd 6 ай бұрын
A maior dúvida do público geral é como um acadêmico consegue viver uma vida confortável, em questão de dinheiro, no Brasil.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Cara no geral as coisas vem no longo prazo. Um salário de pós doc já é ok, mas leva 10 anos de formação para chegar lá. Nesse sentido tem um período grande de defasagem entre sua formação e seu salário. Mas na minha realidade consigo viver ok com o salário no doutorado, porém isso é pessoal e varia de caso a caso.
@isabelarodrigues937
@isabelarodrigues937 6 ай бұрын
Onde está o vídeo sobre a graduação???
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Sai hoje!
@GeandersonMartinsMoreira
@GeandersonMartinsMoreira 6 ай бұрын
Muito bom!
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Abraço Gean!
@oli_pedroh
@oli_pedroh 6 ай бұрын
Vc sente que foi extremamente difícil e teve de se esforçar até morrer para passar no vestibular em física???
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
No vestibular não, qnd entrei eu não passei na minha primeira opcao mas passei na segunda e a nota de corte se n me engano foi por volta de uns 45-50%. Caso ficasse de excedente acho que entraria tb pq a lista de espera roda muito.
@oli_pedroh
@oli_pedroh 6 ай бұрын
@@ViverComoFisico Entendi entendi. MUITO OBRIGADO!!! Continue a gravar pffff. Seus vídeos tão me ajudando mt
@arthur04ification
@arthur04ification 6 ай бұрын
Sai de Engenharia de Telecomunicações na Unicamp para Licenciatura em Física na UFSC. Diante a situação atual da oferta de bolsas e sobre o EUF, uma pessoa formada em licenciatura consegue migrar para carreira acadêmica em física em si? Não em ensino de física. Ainda estou com dúvidas sobre se consigo começar o mestrado e trilhar esta carreira acadêmica como você. Agradeço desde já. Obrigado pelo seus vídeos.
@arthur04ification
@arthur04ification 6 ай бұрын
Eu não consegui ter acesso ao seu trabalho completo, intitulado 'Explorando mediadores escuros leves em detectores de pequeno baseline no Fermilab'. Você poderia me envia-lo via email ou seria muita prepotência minha de te pedir acesso a ele de graça assim? E sobre trabalhos fenomenológicos deste tipo, geralmente nas bolsas você faz parte do trabalho no laboratório em questão ou só recebe dados dos experimentos?
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Cara honestamente não sei muito sobre o curso de lic, eu diria que vc faria uma carreira acadêmica alinhada com o seu curso, portanto pesquisas em ensino, historia da fisica e coisas do tipo. Mas vale a pena perguntar pra alguém formado em lic. Posso procurar aqui tb e retornar com a resposta mais adequada
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Oi, esse não é um trabalho, foi o projeto que minha orientadora escreveu pra eu ir pro fermilab passar o ano. Não tem nada demais escrito é só os prazos e as atividades que eu ia executar. Minha tese de mestrado chama descoerencia em oscilacoes de neutrino no experimento icecube e é publico no site "teses usp" vc pode achar por lá. Todos materiais sao gratuitos
@radici-o4t
@radici-o4t 6 ай бұрын
Eu gosto muito de física e Astronomia, estou no ensino médio, tenho dúvida em qual fazer.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Na USP pelo menos você pode entrar em física bacharelado e puxar a maioria das matérias de astronomia pro seu currículo mesmo sem ter entrado em astronomia direto como curso principal. Tenho alguns colegas que fizeram isso e estão no doutorado no Instituto de Astro da USP.
@radici-o4t
@radici-o4t 6 ай бұрын
Obrigado!
@b3taum
@b3taum 6 ай бұрын
Nada haver com o vídeo, mas vc poderia dizer seu corte de cabelo? Tenho o cabelo assim e achei bem bacana o corte.
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Kkkkk ai vc me pega. Não corto o cabelo faz um tempao só dei uma arrumada pro vídeo e segui as dicas da minha namorada de coisas pra passar. A magia foi ela que fez kkkkk
@b3taum
@b3taum 6 ай бұрын
@@ViverComoFisico Um homem com mulher é outro nível. 😅
@JuhJuh-f7o
@JuhJuh-f7o 4 ай бұрын
Oii tem como trabalhar com outra coisa alem de professor em física? Pois realmente queria fazer bacharelado em vez de licenciatura
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 4 ай бұрын
@@JuhJuh-f7o sim é o meu caso. Eu trabalho com pesquisa. Tenho colegas tb que se formaram e não continuaram na área academica. Eles estao trabalhando em bancos, empresas privadas, mercado financeiro e outras coisas.
@phelipeemerenciano
@phelipeemerenciano 6 күн бұрын
Caralho que pensamento complexo sobre como o que estava sendo usado foi montado, muito foda
@hiagoluiz8
@hiagoluiz8 6 ай бұрын
👏👏👏👏👏
@PedroHenrique-g7l8k
@PedroHenrique-g7l8k 6 ай бұрын
Esse cara tem quantos anos, em ? Chuto uns 25... SLA, pô
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
Vou fazer 28
@PedroHenrique-g7l8k
@PedroHenrique-g7l8k 6 ай бұрын
Uai, com doutorado?!... Eu pensava que se eu fosse fazer doutorado, seja em matemática ou física, terminaria lá pra meus 40 anos ou 30 e poucos. Mas isso depende de quanto eu entrar na faculdade, a idade, né ??!!;
@ViverComoFisico
@ViverComoFisico 6 ай бұрын
@@PedroHenrique-g7l8k Eu termino meu doutorado ano que vem. E sim depende de quando vc entra, eu entrei assim que sai do ensino médio, ai são 4 anos de graudação, 2 de mestrado e 4 de doutorado (5 no meu caso que fiquei um ano fora no estágio).
@CH-ro
@CH-ro 4 ай бұрын
👏👏👏👏
@IzauroNeto
@IzauroNeto 3 ай бұрын
Infinite ♾️ ♾️ ♾️ Eternity Eternity always forever siempre
@Criatives.
@Criatives. 6 ай бұрын
🔝
Aprenda fazendo pesquisa
19:05
Gustavo Alves | Física e Vida acadêmica
Рет қаралды 6 М.
Sigma Kid Mistake #funny #sigma
00:17
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 30 МЛН
coco在求救? #小丑 #天使 #shorts
00:29
好人小丑
Рет қаралды 120 МЛН
Гениальное изобретение из обычного стаканчика!
00:31
Лютая физика | Олимпиадная физика
Рет қаралды 4,8 МЛН
Vivendo como Físico | Como se organizar em meio ao caos?
28:57
Gustavo Alves | Física e Vida acadêmica
Рет қаралды 2,7 М.
Respondendo perguntas sobre a graduação de física
33:28
Gustavo Alves | Física e Vida acadêmica
Рет қаралды 4,4 М.
Ep. 03 O poder em sociedade • O anticristo | Nietzsche
39:20
ASTROFÍSICA & CIÊNCIA por Geovana Ramos
Рет қаралды 101
Jornada Acadêmica | Meu doutorado em física na USP
26:47
Gustavo Alves | Física e Vida acadêmica
Рет қаралды 7 М.
IA DO GOOGLE VIROU PHOTOSHOP?
12:03
CORTES - Leon e Nilce [Oficial]
Рет қаралды 108 М.
Se você é preguiçoso mas ambicioso, assista isso
18:31
Rafael Gratta
Рет қаралды 245 М.
Profissão: FÍSICO
10:48
Ciência Nerd
Рет қаралды 56 М.
Vivendo como Físico | Conferência na Itália - parte 1
44:05
Gustavo Alves | Física e Vida acadêmica
Рет қаралды 8 М.
Sigma Kid Mistake #funny #sigma
00:17
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 30 МЛН