Bom dia. Sou filha de nordestinos e lê "Vidas Secas" foi como ver muito da minha família ali representada. A fome, a seca que seca a terra e a gente, o descaso de autoridades, a ignorância que deixa impotente a fala. É um texto que cada vez que releio é um livro novo. Lê Graciliano é sempre um prazer e uma reflexão sobre a vida.
@joaofelipe45973 жыл бұрын
Graciliano Ramos nunca erra!!! Um gênio brasileiro!!! Merecia demais um nobel de Literatura
@mayrapoubel3 жыл бұрын
Isa, a frase "A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa." Está no livro Dezoito Brumário de Louis Bonaparte, do Karl Marx.
@edertiagodasilva7813 жыл бұрын
Não só no Brasil, mas no mundo a história se repete. Escritores como Graciliano não nos deixam esquecer. O Eduardo Bueno é demais.
@josenunesdacosta17813 жыл бұрын
Graciliano Ramos devemos fazer o caminho do retorno várias vezes. É grande.
@nanatpianista3 жыл бұрын
assistir aula: 😭 ver resenha da isa: 🥰
@victormonteiro50343 жыл бұрын
Eu
@aliine.rosa.3 жыл бұрын
Kkkk
@betomarcelo86953 жыл бұрын
eu to assim
@aliine.rosa.3 жыл бұрын
Olha, se os livros deixam o coração quentinho, o canal "Ler antes de morrer" o incendeia. Que vídeo incrível; completo. Eu não sei o quanto preciso de um vídeo seu até vc fazê-lo. É acolhedor. Parabéns!
@Morris142-3 жыл бұрын
Vidas Secas é muito bom, e imortal. Insônia entrou na lista
@melquiziarodriguesdossanto11513 жыл бұрын
Excelente 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
@diegosousa11473 жыл бұрын
Graciliano Ramos é incrível!
@mariarozemeire93683 жыл бұрын
Amo ver as resenhas que você faz pois eu aprendo bastante e tenho cada vez certeza que estudar é algo mágico obrigada por fazer um trabalho tão lindo.
@marcelalopes18153 жыл бұрын
você é absurda, Isa!! Amei a resenha, já li vidas secas por indicação sua e pretendo ler insônia agora. Aliás, gostaria q vc resenhasse "olhos d'água" da Conceição Evaristo, é um livro muito bom :))
@souza85553 жыл бұрын
Muito bom esse autor. Um dos três melhores de todos os tempos do Brasil. São Bernardo, vidas secas e angústia, livros geniais. Um dos meus autores brasileiro predileto. Leiam os livros dele, vale a pena. Muito melhor que alguns autores estrangeiros vazios. Valorize a literatura nacional.
@pedropaulo81013 жыл бұрын
Fiquei curioso,quem mais tá no seu top 3?
@souza85553 жыл бұрын
@Pedro Paulo Machado de Assis, primeiro; segundo, Graciliano Ramos; terceiro, Jorge Amado. Quarto eu colocaria José de Alencar.
@pedropaulo81013 жыл бұрын
@@souza8555 Gostei do top 3,boa escolha
@adalgianeaguiardeazevedo1703 жыл бұрын
Gostaria de me expressar assim , igual a vc Isa!! Suas resenhas me faz querer comprar mais e mais livros!! 🥰🥰
@julinhocarignani68393 жыл бұрын
Graciliano Ramos sempre foi grande!....Na minha opinião, junto com Lúcio Cardoso, são os Dostoiévskis brasileiros!
@valerianegromonte57283 жыл бұрын
Isa! Só li um livro de Graciliano Ramos, ainda na adolescência, que foi Vidas Secas e fiquei muito impressionada, talvez por morar em Pernambuco , bem pertinho do sertão, mas eu chorei muiito com esta narrativa tão bem feita que ele faz neste livro, pretendo ler outros agora que estou mas madura para isso . Obrigada pelo que tem feito por nós leitores inexperientes. Beijos!!!😘😘😘
@Christinesousa983 жыл бұрын
Isa aumentando ainda mais a minha vontade de ler Graciliano Ramos...🤎✨✨
@thiagoreis41613 жыл бұрын
Como historiador posso dizer que a história não se repete. Um momento pode ter semelhanças com outro, mas a conjuntura e as formas de pensar são diferentes. Seus vídeos são muito bons. Parabéns.
@Luana___1443 жыл бұрын
Graciliano é o meu escritor favorito!! Me impressiona o seu talento literário, a realidade e cultura de suas obras e personagens (q são infelizmente ignoradas por muitos)
@TatianaMaluf3 жыл бұрын
Isa querida, como você está? Que alegria você ter escolhido Graciliano!! Li São Bernardo esse ano e já tinha lido Vidas Secas por sua indicação. Gratidão por ser minha inspiração, te considero uma amiga! Olha o placar que maravilha: Até #42, #44, #45, #46, #47, #48, #49, #52, #54, #57, #58, #59, #65, #66, #71, #73, #74, #75, #76, #80, #90, #100, #101, #112, #116, #119, #123, #125, #126, #153, #180, #181, #186, #191, #202, #211, #212, #219, #228, #229, #232, #234, #243, #257, #266, #276, #293 #FV2015: 1, 2, 3 Um beijo!
@cesartuccidh3 жыл бұрын
Muito bom de novo e como sempre. Nunca li Graciliano, mas tá no radar. Obrigado por isso.
@gabrielabonfim30033 жыл бұрын
Quanta informação! Obrigada
@BiancaGhi3 жыл бұрын
Isa, ótima resenha !! Pôr essas informações além da leitura são essenciais pra compreensão. Se puder, faz a leitura desse conto conosco.
@ellysantana50863 жыл бұрын
Graciliano é necessario demais ❤
@marisaalvarez7128 Жыл бұрын
Graciliano Ramos é um dos meus escritores favoritos.
@NaijarTahan3 жыл бұрын
Dos autores clássicos, Graciliano Ramos é o meu favorito.
@tanialima21013 жыл бұрын
Adoro vc Isa 👏👏♥️!!. Parabéns pelo seu trabalho é muito bacana acompanhar seus vídeos e suas reflexões. Obrigada por tanto empenho e qualidade!. Gostaria que vc resenhase: A dama das Camelias, Ilusões Perdidas, Garganta e Pantagruel,Enterrem meu coração na curva do rio e O Coração é um caçador Solitário. Bjos Parabéns!!!.
@JorgeLuiz-wj5xn3 жыл бұрын
Adorei a resenha! Como sempre, excelente conteúdo.
@RafaumQueiroz3 жыл бұрын
Falei no IG e repito aqui. Tô adiando a leitura de Angústia há tempos. Comprei após você comentar sobre ele. Aguardando um momento mentalmente mais suave.
@eusanepereiraramos28513 жыл бұрын
Isa, eu queria ver resenha de um livro que eu adoro que é a marca de uma lágrima de Pedro Bandeira. Ele é mais destinado a jovens mas que sinto falta de livros para esse público que também te assiste (assim como eu que tenho 12 anos). Adoro clássicos. Ainda não preciso ler na escola mas já li muitos graças ao seu canal. Inclusive o conheci(e agora o amo) vendo a resenha de Helena de Machado de Assis (de quem eu também sou fã). Beijos😘😘😘
@patiribebr3 жыл бұрын
Amo o Graciliano Ramos, que gênio! um dos meus escritores favoritos da vida, junto a Lygia Fagundes Telles e Chimamanda Adichie. Abrir um livro desses mestres é um acontecimento para mim.
@viniciosbalduino7973 жыл бұрын
Deveria ser possivel dar mais de um like, injusto
@priscillaavelino9663 жыл бұрын
Um Nocaute literário com um conto de Graciliano seria incrível, só li Vidas Secas do Graciliano e é o meu livro preferido, me veio lagrimas nos olhos ao lembrar da morte da baleia quando você citou no vídeo.
@joseandersonfreiresandes80463 жыл бұрын
Graciliano sempre atual. Todo jornalista (sou jornalista) deveria ler seus poucos romances e muitos contos. Soco no estômago. Bravo, velho Graça.
@ariadnesmanioto43413 жыл бұрын
Que vídeo intenso, Isa! Aprendemos muito com você. Obrigada por compartilhar. Dá aquela vontade de sair correndo e ler tudo o que você fala. 🥰
@fabiocarneiro75083 жыл бұрын
Parabéns pelas resenhas, eu sigo vários canais sobre livros, mas o seu já virou um vício...rsrsrsrs... não vejo a hora da notificação chegar!!!!
@gilmardeodato42726 ай бұрын
Suas críticas literárias são maravilhosas!
@claudioaugustomartins85493 жыл бұрын
Eu adoro demais seus vídeos sempre inteligentes
@laudhino3 жыл бұрын
Uma indicação para leitura é um livro que até virou filme que vale a pena: Lavoura arcaica Romance psicológico por Raduan Nassar
@laudhino3 жыл бұрын
Muito boa tua resenha, contundente.👍
@laudhino3 жыл бұрын
Li Memórias do cárcere
@franciscoadelsonfernandes29926 ай бұрын
Concordo 100% com vc. Graciliano é o maior. Já li tudo dele.
@katrinacruz58523 жыл бұрын
Faz um nocaute literario de A prisão de J. Carmo Gomes, isa !!!!!!!!!!!
@ellysantana50863 жыл бұрын
Sou a favor do Nocaute Literário desse conto citado, Isa👏🏾❤
@kaylannestephany88473 жыл бұрын
Nossa Isa, você explica tãoo bem! Ia amar se você fizesse fazer um vídeo explicando as escolas literárias do Brasil, em uma linha do tempo ❤️❤️
@pauloeduardodecarvalho83063 жыл бұрын
Excelente resenha. Uma das melhores. E olhe que já vi quase tudo do canal! Você cada dia melhor, mais madura e mais bonita.
@miramendes63863 жыл бұрын
O "Memórias do Cárcere" dele é algo de revirar o estômago de tão real e tão detalhalhista. Ele esteve preso no mesmo prédio que Olga Benário Prestes e Nise da Silveira em determinado período. A era Vargas pode ter trazido muito progresso ao País, mas foi um inferno!
@daniellegoncalves19903 жыл бұрын
Graciliano é incrível msm! Com ctza um dos melhores autores que já li na vida! A escrita dele é mto versátil mas tem sempre o msm traço em comum: é potente. Acho impossível ficar indiferente a um livro dele. É uma escrita forte, pungente, impactante. Vc termina e parece que levou um soco kkk. Ou "que tiro foi esse?" Haha. Sem dúvidas, um gênio e um grande orgulho da nossa literatura!
@sirlianebertora2003 жыл бұрын
Li o livro,Para amar Graciliano Ramos, do professor Ivan Marques e, simplesmente, amei ainda mais Graciliano.
@Fábio344rewe3 жыл бұрын
Amei sua resenha ♥️
@emersonmonari51372 жыл бұрын
impossível não deixar um like para a resenha, obrigado e parabéns.
@amauriciobrandao82463 жыл бұрын
Isa, parabens pelo trabalho tao maravilhoso e por trazer o sentimento de que sempre temos muito o aprender e tantas obras de artes para apreciar. Só li vidas secas e foi inevitável nesse vídeo nao sentir o débito.
@juliabarbosa65583 жыл бұрын
AMEI O VÍDEO! Alagoanos marcando presença na literatura 💙💚🧡
@EduardoPereira-yx8zt3 жыл бұрын
Belo trabalho
@fernandodantas70612 жыл бұрын
Vidas Secas foi pra mim uma pancada! Que livro! Me emocionei demais... Agora Memórias do Cárcere foi muito denso pra mim e eu não consegui terminar... Parei acho que pouco antes da metade.
@lucianoduarte60873 жыл бұрын
Olá! Como sempre, uma bela resenha, mesmo com opiniões que divergem das minhas. Getúlio Vargas cometeu muitos erros, é fato, ditadura não é e nunca foi solução pra nada. Mas, a "Era Vargas" é muito mais que os anos em que foi ditador, foi também a era em que o país teve um projeto de modernização, acabando com o atraso elitista da "república do café com leite", criando leis em prol dos trabalhadores, direito ao sufrágio feminino, carteira do trabalho, férias remuneradas, semana de trabalho de 48 horas, etc. Se hoje há avenidas, estátuas e várias homenagens ao "pai dos pobres", é pelo justo reconhecimento do que ele fez de bom para o país. Cabe a nós, conhecer e compreender a História e escolher o caminho, evitando os erros do passado. Um abraço!
@daniellecerci31713 жыл бұрын
Que resenha maravilhosa! Mais um livro para lista de desejos 📚
@ismaelchaves41163 жыл бұрын
Tá aí um crossover que precisamos: Isa Lubrano e Eduardo Bueno. 😉 Ótima resenha, como sempre. Parabéns pelo canal.
@riziaeduardaandrade92323 жыл бұрын
o pior na minha vida não e a insonia, o pior é o pesadelo...pesadelo é um deleite pesado por isso não conseguimos entendê-lo bem. O peso de nosso deleite é compatível com aflição dos sonhos vivos que compomos nos dias e nas noites, comigo isso sempre acontece, meus sonhos vivem mais que consigo descrever e um dia espero separar todos os dedos pesados e misturar meus deleites com as letras verde e amarelas que não conseguem deixar de ser o que é, ou seja, verde e amarelo continua a ser nosso pertencimento de povo brasileiro. Sei que este texto parece confuso, mas esperem... esperem para ver o quanto nossos talentos de brasileiros insones será importante no mundo inteiro, costumava separar minha vida em particular da minha vida em relação social, mas agora que a devassa deixou de ser só uma marca de cerveja e se torna um rotina nas estruturas de poder então posso supor que vida solitária e utopia passada a limpo e eu espero ver todos deste canal no lado de la da vitoria, la onde o labirinto de toda linguagem termina. O labirinto termina na ponta da língua, na ponta dos dedos e na ponta dos fios de cabelo que não envelheceram.
@JorgeRahuviano3 жыл бұрын
Suas resenhas, são as melhores, sempre opulentas !!
@ju_oliveira183 жыл бұрын
Nocaute literário é sempre bem vindo! Faz, Isa! :D
@RuanaSertao3 жыл бұрын
Já vou colocar esse livro na minha lista
@Profebibireis3 жыл бұрын
Eu preciso do Memórias do cárcere e Insônia 😌
@patricialima07023 жыл бұрын
Bom dia Isa! Buenas Ideias é sim um canal incrível, do meu anarquista preferido, o Peninha. Também compartilho da sua opinião sobre Getúlio Vargas, um ditador. Pretendo ler mais Graciliano Ramos, só li Vidas Secas. Poderia fazer uma resenha sobre O Duplo de Dostoiévski, muito interessante este livro, não é um livro tão conhecido desse escritor maravilhoso russo.
@kauadejesus3233 жыл бұрын
Ela, além de fazer a resenha do livro, dá aula de história e de literatura! 🥰🥰
@geraldamachado83293 жыл бұрын
Boa noite... gosto muito desse autor , mas essa obra não li, mas depois dessa resenha ,vou ler sem duvida. bjs
@guiguidecam.37323 жыл бұрын
Nossa🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼💙💙💙! Amei teu Canal.
@mirianmelodacosta75403 жыл бұрын
Adoro Buenas Ideias !!
@Lfppfs3 жыл бұрын
Muito legal o vídeo, Isabela!
@RafaumQueiroz3 жыл бұрын
Sugestão para resenha: Terras do sem-fim, de Jorge Amado.
@alyssonsilva74483 жыл бұрын
Só notícias ruins estou usando a boa leitura pra passar o tempo com a ajuda desse grande canal.
@CleberASilva3 жыл бұрын
Você é tão inteligente e fala tão bem que eu sempre quero comprar todos os livros que você fala kkkkkk Parabéns pelo CANAL
@tuneodealgumlugardopassado89253 жыл бұрын
Faltou a numeração da Resenha
@wendelsoueu3 жыл бұрын
Hj descobri que um momento ruim para estar no Brasil foi entre 1500 e 2021
@corintomartins4673 жыл бұрын
Boa tarde 😄💥
@pedrosena95593 жыл бұрын
Do Graciliano Ramos já li Angústia, São Bernardo, Caetés e Vidas Secas, gostei de todos. Achei a leitura de angústia um pouco truncada, mas curti.
@andersonship75023 жыл бұрын
Bom domingo a todos.
@Morris142-3 жыл бұрын
Vc tem algum vídeo, ou indica video/canal sobre os períodos literários Brasil e mundo?
@egmcunha3 жыл бұрын
O canal vá ler um livro tem vídeos explicando os períodos literários. É um canal maravilhoso tb
@marianeide98453 жыл бұрын
@@egmcunha é mesmo. Tb estou lá.
@fernandosabatini93663 жыл бұрын
Grande Graciliano. Uma boa biografia que indico é: O velho Graça de Dênis de Moraes. Uma dúvida. Insônia seria no mesmo estilo de Viventes das Alagoas
@jornalistarenatarosa42053 жыл бұрын
Eu me identifiquei demais com o Graciliano. às vezes dá vontade de desistir, às vezes dá vontade de fugir, depois de mandar tudo às favas e tentar viver em meio às tragédias cotidianas. Essa semana, particularmente, está difícil de produzir qualquer coisa: massacre de crianças, chacina de comunidade periférica, morte de parentes e o genocídio lento da população anestesiada pelo fascismo...insônia
@tiagorodrigues85482 жыл бұрын
Vai dormir.
@FunkyColonoCat3 жыл бұрын
Linda demais. Vou escrever sempre 😍😍😍😍😍
@joiceyoshimura3 жыл бұрын
Amo essa volta recorrente aos clássicos brasileiros
@caltamoio67053 жыл бұрын
Nessa levada vivo com distúrbio do sono, com insônia ...desde 2018.
@cyntiabl3 жыл бұрын
Tenho muita vontade que você leia um dos meus livros!!!
@suemi_3 жыл бұрын
Entra em contato com ela pelo e-mail que está na descrição do vídeo 😊
@cyntiabl3 жыл бұрын
@@suemi_ ótima ideia! Muito obrigada!!!
@mariarejannefirminodesousa65663 жыл бұрын
É o escritor brasileiro que mais leio.
@georgrichter7254 Жыл бұрын
E «Alexandre e outros heróis», Isabella, a única incursão na literatura de humor de Graciliano (como o «Almanach de Piumhí», de José J. Veiga, outro que você parece não ter resenhado)? «Insônia» é um grande livro desse autor que nasceu, como eu, em 27 de outubro. Parabéns por sua culta e emotiva resenha!
@arletebarros88143 жыл бұрын
Olá! 😃querida tudo bem com vc
@rogeriasouza59763 жыл бұрын
Tenho dormido mal e parte é por causa do Brasil atual. 😞
@mariaisolinacosta40073 жыл бұрын
Li vidas secas, para a escola, é mais de trinta anos depois ainda lembro da morte da Baleia.
@marcelodasilva39513 жыл бұрын
Acredito que essas trevas sob as quais o Brasil se encontra não têm fim.
@josebezerradeoliveira40213 жыл бұрын
Li todos livros do Graciliano Ramos menos suas cartas pra esposa em 1989! Parabéns pelo excelente trabalho que vc faz. Meu livro Amor de Perdição com 30 Poemas sairá pela Editora Luma @editoraluma de Yuri Brah!
@monicagraziella39653 жыл бұрын
super atual
@corintomartins4673 жыл бұрын
Qual o ministério???🙃
@claudionavarro62823 жыл бұрын
PODERIA fazer um video sobre o seguinte LIVRO: um homem so AUTOR: c. ishwerwood....
@claudimirlourenco91513 жыл бұрын
(...) Vc tbm tinha uma esquerda comunista, socialista, anarquista... mas que em comum tinha tbm o desprezo pela democracia, porque queriam estabelecer aqui outras formas de autoritarismo (...) Qual forma de autoritarismo queria os anarquistas implantar no Brasil?
@angelicamjr_raphael30283 жыл бұрын
Isa, vc recomenda alguma ordem para ler Graciliano??
@rodrigop.31503 жыл бұрын
Vidas Secas São Bernardo Angústia Infância Memórias do Cárcere Insônia Obviamente, só listei os livros que eu li. O critério é pessoal, baseado na minha experiência de leitura, mas também segue (aproximadamente) aquilo que é estabelecido como o cânone do autor. Todos os livros citados, na realidade, são muito bons. Se alguém está tendo o primeiro contato com o Graciliano, sugiro ler o conto "O cinturão" e o capítulo "Baleia", de "Vidas Secas" (que nasceu como um conto e que deu origem ao romance).
@rosangeladr3 жыл бұрын
Faz o nocaute literário do conto citado, Isa.
@cleberoliveira11023 жыл бұрын
Graciliano no Nocaute Literário👍
@josebezerradeoliveira40213 жыл бұрын
São Bernardo: fechar negócio de revólver na mão.
@aelib3 жыл бұрын
Amo amo amo amo amo
@marinasodre29883 жыл бұрын
Faz um nocaute literário. Por favor 🙏🏻
@franobre3 жыл бұрын
Isa, vi A Mão Esquerda da Escuridão na sua estante. Menina, você já resenhou esse livro?! Se não, por favor, faz isso porque eu adoro a Ursula Le Gun, sem duvida a maior escritora de ficção científica de todos os tempos, pra não dizer muito mais