Concordo 100% com você, Isa. Acho inadmissível, na Paraíba, não termos um museu sequer para celebrar a riqueza da nossa literatura. Muito obrigado por este vídeo!!
@Sherlika_Gregori2 жыл бұрын
Vcs não tem nem bibliotecas ( no Brasil inteiro).
@oliviavirgolino75722 жыл бұрын
Falou e disse
@AndreSilva-sd5rx2 жыл бұрын
Li um livro muito bom de um escritor brasileiro. O livro chama "Desumanizados". É um romance. Muito, muito bom!
@PauloDAlves2 жыл бұрын
Xerxes , Paraíba de José Lins do Rego tinha coleção capa dura dele 13 livros foi furtada , sobrou comigo Menino de engenho e Meus verdes anos porque estes carregava junto de mim.
@raylahnder65962 жыл бұрын
Realmente é uma literatura linda!
@mariavalerialeitebarbosada23072 жыл бұрын
Tudo o que vc falou é verdade, e vc não faz ideia do orgulho que temos em ser nordestino. Nordestino tem raça no olhar, tem guindaste nas mãos, inteligência na cabeça e muito, muito amor no coração. É o povo mais genuíno do Brasil!!!!!!!!
@leonardoamaral11272 ай бұрын
A repulsa ao nordeste é projeto de poder. Sou pernambucano, e o nordeste é força, resistência e cultura. Contra preconceito: cultura; literatura e luta. Com aliás diz muito sobre o nordeste. Parabéns pela conteúdo. Nordeste é lindo, tenho orgulho de minha origem (vivo em MG hj). E preconceito é ainda uma realidade. Acredito na arte como libertação.
@ritamartanucci37082 жыл бұрын
Ai, Graciliano! Lado a Lado com Guimarães Rosa, ouso dizer. Se houvesse um prêmio Nobel de Literatura Póstumo, já tenho uma lista de brasileiros para indicar. Jorge Amado é maravilhoso! Sim, sempre aprendemos que tudo que vinha do nordeste não prestava. Então eu cresci e me casei com um nordestino. Que povo maravilhoso! Ineligente, hospitaleiro, bem humorado.
@flaviomotta25392 жыл бұрын
sim Rita Marta Nucci tudo o quê você falou é verdade...aqui gostamos de sermos calorosos e receptivos com vocês...sejam sempre bem-vindos ao Nordeste...um abraço
@patricialima07022 жыл бұрын
Como nordestina , fico honrada com suas palavras. Nossa literatura de cordel, nossos repentes, nossa música, folclore, e falo do meu conterrâneo Luis da Câmara Cascudo, e todos os nossos outros maravilhosos escritores são demais!!!!! Viva Ariano Suassuna, Jorge Amado, Luis Gonzaga, Graciano Ramos, Clarice Lispector, Patativa do Assaré, Raquel de Queiroz, e tantos outros O nordeste é um lugar incrível, delicioso. Venha a Natal minha flor. ♥️😘
@didascav2 жыл бұрын
Tb sou Natalense e assino embaixo! Isa, venha conhecer Natal!!!!
@patricialima07022 жыл бұрын
@@didascav 🤝👏👏😁
@elisangelaalves21702 жыл бұрын
Outra natalense aqui que também ama essa literatura é essa booktuber maravilhosa ❤
@patricialima07022 жыл бұрын
@@elisangelaalves2170 👏🤝😁
@Luciana811042 жыл бұрын
Ops...moro em Natal também. Podes vir aqui e serás muito bem-vinda, Isa.
@zdenektesla55382 жыл бұрын
Não só na literatura, mas na música tbm. É a capital cultural do país
@charlesmarques71 Жыл бұрын
Sim, a nata cultural do Brasil está no Nordeste, escritores, músicos e artistas ilustres.
@vicentejanuario16862 жыл бұрын
Te saúdo de Parnamirim - RN, onde administro um Sebo, o Zahir, a resistência cultural da Cidade. Há mais dois colegas sebistas, também resistentes.
@adrien20242 жыл бұрын
Já li O Quinze da Rachel de Queiroz, edição francesa (La Terre de la Grande Soif). Foi uma boa descoberta sobre uma época do Nordeste e também sobre um lugar que não conheci. O livro me convenceu de ler mais autores brasileiros. Logo, vou tentar de ler Torto Arado. Desculpe pelo meu português, sou francês e estou aprendendo a língua. Esse canal me permite de trabalhar o português com uma temática que gosto. Muito obrigado. 🙏🏻
@rosilenesantos15292 жыл бұрын
Seu português é perfeito 🤗Chapeau👏👏👏
@adrien20242 жыл бұрын
@@rosilenesantos1529 muito obrigado 😊
@evamara112 жыл бұрын
Seu português está muito bom
@adrien20242 жыл бұрын
@@evamara11 Merci 😊
@polly94292 жыл бұрын
Arrasou no português!
@glauciaarruda70402 жыл бұрын
Ariano Suassuna realmente era um querido!
@jokafofinha18672 жыл бұрын
Sou do Sul e concordo 200% com esta afirmação. Amo o Nordeste!!
@arielaandrade12292 жыл бұрын
Sou pernambucana e tenho muito orgulho do meu Nordeste! Minha terrinha é sinônimo de riqueza em todos os sentidos: cultura, literatura, música, história, belezas naturais... 🥰
@didascav2 жыл бұрын
Sou norte-rio-grandense e fui conhecer Pernambuco esses dias e saí de la apaixonada!!!!!
@davidoliveira89302 жыл бұрын
@@didascav eita, final de ano , se Deus permitir, irei conhecer Porto de Galinhas / Instituto Brennand .
@joselioalvinegro2 жыл бұрын
Poxa Isa, essa é de longe uma das melhores resenhas sua aqui do canal. Primeiro porque aborda temas sensíveis e pouco falado por aí, segundo porque conseguiu colocar uma sensibilidade tão grande em suas palavras que é impossível, como baiano e nordestino, não se emocionar e também se identificar. Pois moro em São Paulo a quinze anos e sei bem o que você está falando. Mas o bom de tudo isso é que nós nordestinos somos, acima de tudo, uns fortes e devotos filhos de nossa terrinha. Sabemos muito bem nossos valores e importância, pois conseguimos enxergar além da bolha.
@heloisafloripa71942 жыл бұрын
Lindo vídeo, Isa! Sou de SC, nascida e criada aqui. Lembrei de situações de preconceito parecidas com as que mencionastes, uma pena… Concordo 100% contigo, a melhor literatura (comida, música!!) é do Nordeste, AMO! 💖
@igorsampaio6592 жыл бұрын
É um prazer ver um vídeo assim. Eu como nordestino, tenho orgulho imenso de ser! Não trocaria meu Ceará por nenhum outro estado.
@anatalitaferreira95122 жыл бұрын
Nós do nordeste ficamos muito felizes quando vemos alguém exaltando as maravilhas da nossa região. Sou do Piauí mudei pra o litoral de São Paulo a pouco mais de 2 anos e confesso que nunca me adaptei completamente. Saudades do meu Nordeste .
@evamara112 жыл бұрын
O preconceito com o nordeste, infelizmente, não é só aí no sudeste. Meu autor preferido do nordeste é Jorge Amado e em 2021 fui à Bahia nas férias. Adoro essa região.
@JoaoCarlos-gx9vo2 жыл бұрын
Sou do Maranhão e tenho muito orgulho da literatura do meu nordeste. Da simplicidade do cordel à sofisticação de Clarice Lispector. É literatura de primeira grandeza.
@maiareis50402 жыл бұрын
Maravilhosa Isa, gratidão pelo reconhecimento! Sou gaúcha de nascimento mas vivo no nordeste desde a infância. Amo demais esse pedaço do Brasil.
@joaoleal23802 жыл бұрын
E faltou gente muito graúda: meus dois poetas favoritos, pernambucanos e diametralmente opostos, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto; o baiano João Ubaldo Ribeiro (Viva O Povo Brasileiro é um épico maravilhoso!); os maranhenses Aluísio de Azevedo e Ferreira Gullar; o cearense José de Alencar; o alagoano Ledo Ivo, o paraibano de nascença José Lins do Rego e a "por opção" Maria Valéria Rezende... Isso sem contar Clarice Lispector, que sempre se considerou recifense.
@laishelenamalluta7162 жыл бұрын
@@williamsdeivi625 ué foi citado no vídeo
@rosilenesantos15292 жыл бұрын
Vdd, amo todos esses citados
@polly94292 жыл бұрын
@@williamsdeivi625 . Vc assistiu o vídeo da Isa?
@williamsdeivi6252 жыл бұрын
@@polly9429 eu tinha comentado antes de chegar na parte do graciliano kkkk
@carlmoreira36832 жыл бұрын
Grande José Lins. Ainda meio esquecido nos canais de literatura no KZbin
@luzardoramos80292 жыл бұрын
sempre levando em consideração a modéstia do camarada , não esqueçamos que José de Alencar era bastante elogiado por Machado de Assis como o melhor que havia em atividade na época
@ramonazevedo77832 жыл бұрын
Não há nada mais lindo que a literatura nordestina. Como é que temos tanta sabedoria por lá, e estamos nessa posição delicada, que o Brasil está?
@robbs84892 жыл бұрын
Como nordestino, sou suspeito pra falar. Estou lendo atualmente Memorial de Maria Moura, depois de ler O Quinze. Quem tem raízes no sertão, passou infância no interior, deve sentir, assim como eu, uma nostalgia tremenda ao ler esses autores. Os cenários, as descrições da caatinga, as expressões regionais... Que delícia!
@ivoagra11942 жыл бұрын
Sou nordestino (Campina Grande,PB), e concordo completamente! Literatura da nossa Região é a melhor.
@triomxm42692 жыл бұрын
E a música nordestina é a mais linda do país, e a fauna, flora e arquitetura de certos lugares também são belíssimas.
@leiturainicial2 жыл бұрын
Literatura nordestina é MARAVILHOSA!!
@danielaamaraldossantos7872 жыл бұрын
Sou gaúcha, amo os autores gaúchos, mas sou completamente apaixonada pela literatura e cultura nordestinas!! Graciliano me fez chorar tanto. E Torto Arado simplesmente não dá para ler e ser a mesma pessoa! Que livro! Suassuna é um gênio e só minha opinião importante! Rsrsrs
@valdirsantos25862 жыл бұрын
Ainda não li Torto Arado. Fiquei curioso e vou lê-lo o mais rápido possível.
@darlenneazevedobrauna83552 жыл бұрын
@@valdirsantos2586 tem vídeos da leitura coletiva que a Isa fez.
@valdirsantos25862 жыл бұрын
@@darlenneazevedobrauna8355, Obrigado!
@soudepernambuco2 жыл бұрын
Eu sou nordestino (de Pernambuco) e gosto bastante da literatura aí do Rio Grande do Sul (sobretudo Moacyr Scliar).
@danielaamaraldossantos7872 жыл бұрын
@@soudepernambuco Gosto muito do Scliar. Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente!! Um querido!!
@mariapatriciaalvesdasilva17332 жыл бұрын
sou cearense e uma eterna apaixonada pela literatura nordestina. Especialmente Raquel de Queiroz minha conterrânea.
@polly94292 жыл бұрын
Isa maravilhosa!!! Amo meu nordeste!!! Realmente temos a melhor literatura nacional: Jorge Amado, Itamar Vieira Jr., Ariano Suassuna! Só orgulho! Obrigada por esse vídeo maravilhoso, Isa! Vc é a melhor booktuber da vida!!! 💃👏😍🌹
@camilavieiradonascimento20192 жыл бұрын
Obrigada por essa preciosidade, Isa 🌸 sou nordestina e fico contente de ver a literatura daqui tendo seu devido reconhecimento. Viva o nordeste!
@mikachelle962 жыл бұрын
Isa que louvável seu vídeo! Primeiramente gostaria de agradecer por representar o nordeste tão bem de maneira bonita e intelectual! E agradeço a sua sinceridade em falar do pessoal do Sul e Sudeste em relação a esse preconceito porque ele existe! Mas a literatura tem essa magia de mudar o nosso pensamento! Sou baiana e moro em Sergipe! Tenho orgulho do meu nordeste! Do que produzimos aqui! Gosto de dizer que o Nordeste é um país dentro do Brasil! Espero que um dia venha a Sergipe para que eu tenha a oportunidade de lhe abraçar! Obrigada Isa me sentir muito feliz com esse vídeo! Se eu já a admirava, passo a admirar ainda mais! Gratidão
@mariaclaudeteloureiro26692 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo e PARABÉNS por quebrar seu pensamento errado... o Nordeste é maravilhoso em cultura Vá conhecer de perto . Sou de Pernambuco
@rafaelaarnaud74552 жыл бұрын
Não costumo comentar, mas decidi deixar um comentário para te agradecer por essa homenagem e pela reflexão. Sou nordestina, paraibana, e fico feliz demais por isso! Ainda em tempo: a vencedora do Prêmio Kindle desse ano é uma mulher nordestina!!! ❤
@nandinhamaia38742 жыл бұрын
Mas o livro dela não é bom. Comecei a ler e parei na metade.
@rafaelaarnaud74552 жыл бұрын
@Vitória Albuquerque Marília Arnaud. O nome do livro é "Pássaro Secreto". Na minha opinião, o livro é maravilhoso! Gostei muito e acho que vale a pena ler! ❤️❤️❤️
@rafaelaarnaud74552 жыл бұрын
@Swellen Carla o nome do livro é Pássaro Secreto, escrito por Marília Arnaud. Vale a pena ler! ❤️❤️❤️
@espacoremoto83072 жыл бұрын
Eu me sinto TÃAAAO cativado assistindo esse video. Que amor pelo meu nordesde. Obrigado😍❤
@rosilav2 жыл бұрын
Nordeste é pura poesia e coração. Há termo mais cuidadoso do que, ao invés de dizer que uma pessoa é feia, dizer que ela é desbonita?
@renatomanso81892 жыл бұрын
Coisa de nordestino, desbonito é quase amor.
@rayinacio18272 жыл бұрын
VIVA A LITERATURA NORDESTINA!!!! Parabéns pela homenagem!!!!!!!!!!!
@daianesales88042 жыл бұрын
Que coincidência esse tema de hoje! Pq hoje é o aniversário da Cidade de Fortaleza-Ceará 🥳🏖
@marinasodre29882 жыл бұрын
Você é um anjo, mulher! Muito acima da média. Eu sou uma carioca apaixonada pelo Nordeste. Estou super impressionada com esse vídeo 😘
@sheiladeamorim16042 жыл бұрын
Era um grande contador de histórias, muito mais q um palestrante, vc não acha??? Eu amo.
@rosanabarros53882 жыл бұрын
Isa, parabéns pela coragem e honestidade de assumir publicamente algo que a envergonha! Talvez vc não tenha dimensão da importância de seu gesto. Até ouvimos falar sobre o tema, mas vindo sempre de quem é vítima. Sou alagoana e cheia de orgulho do Nordeste. Que outros nordestinos possam se orgulhar tbm, em vez de buscarem camuflar seus sotaques e origens!
@danielpereiradossantos7982 жыл бұрын
Rosana nem todos do sudeste odeiam nordestinos.
@AnaPaulaMarqueza2 жыл бұрын
Concordo plenamente com VC sou pernambucana
@danielpereiradossantos7982 жыл бұрын
@@AnaPaulaMarqueza valeu gosto demais de vocês nordestinos.
@ivi80602 жыл бұрын
SUDESTINO é um vídeo do Porta dos Fundos que lava a nossa alma, vale conferir a dica.
@danielpereiradossantos7982 жыл бұрын
Sou do sudeste mas gosto ,muito do Nordeste principalmente pela luta.
@raruggia2 жыл бұрын
Isa, Jarid Arraes, também do Cariri, é uma autora contemporânea INCRÍVEL! Tenho certeza que você iria amar redemoinho em dias quentes!
@didascav2 жыл бұрын
Esse livro com certeza iria para os nocautes literários da Isa!!!!! Fiquei completamente maravilhada com a escrita dessa autora, amei DEMAIS
@eduardacolombiano56682 жыл бұрын
Sou uma paulista "carioca" que se mudou tem 1 ano pro Recife. Tô aproveitando que tô por aqui pra conhecer o máximo de estados do nordeste que eu puder. Sou apaixonada demais pela cultura do nordeste. Já fui à Paraíba, tô com viagem marcada pra Fortaleza e Salvador. O que eu quero mesmo é conhecer o interior também. Esse ano vou aproveitar pra conhecer o famoso São João de Caruaru, interior de Pernambuco, tô ansiosa. Amo demais a literatura do Suassuna, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, Itamar Vieira, entre tantos outros. Viva o nordeste!
@ntvasconcelos Жыл бұрын
Bem-vinda!
@amandadiasdasilva9812 жыл бұрын
Sou do nordeste, natural da Paraíba e me senti muito bem representada nesse vídeo. 😍
@kauanamora68862 жыл бұрын
Isa, você tem que ler também os autores do Norte. Cito Dalcídio Jurandir, Olga Savary, Edyr Proença e Nazareno Tourinho
@joaovictoralvesvieiradealm95082 жыл бұрын
Eu tenho muita vontade de ler "Chove nos Campos de Cachoeira", do Dalcídio Jurandir
@daianasilva85352 жыл бұрын
Eu conheci a literatura nordestina no ensino médio com Jorge Amado e Graciliano Ramos, de lá pra cá fui conhecendo mais da literatura dessa região e me apaixonei.❤️
@michelleroque9482 жыл бұрын
Que triste, brasileiros menosprezando brasileiros, só temos a perder com isso. Tratamos tão bem a todos que chegam aqui. Esse vídeo me emocionou, linda homenagem, obrigada.
@graycekelly13032 жыл бұрын
Sou de Alagoas, terra de Graciliano Ramos, mas Jorge Amado é meu amorzão também. Capitães da Areia é um dos melhores livros que já li.
@mairafischer7322 жыл бұрын
Eu tô emocionada com esse vídeo, Isa. Sou paulistana, minha mãe é do sul, mas todas as minhas "tias", que se juntaram à minha mãe para atravessar a vida e dificuldades juntas, são nordestinas. Quase todas já se foram, e me dói muito saber que minha filha vai crescer sem grandes referências de bravura, humor genial, amor à arte, à cultura, à comunidade. Eu tenho muita dificuldade em lidar com alguns traços paulistanos, mesmo sendo paulistana, porque cresci com essas mulheres andando pela casa, falando alto, "catando piolho" em mim e meus primos. Acho estranho quem não visita e não abre as portas e janelas da casa. Acho estanho quem não se sente íntimo dos amigos. Quem não tem uma dica de chá, uma música de roda, uma simpatia pra contar. Viva o nordeste, o coração pulsante do país ❤️
@sabrinagabriel2 жыл бұрын
Que comentário emocionante, Maíra. Sua filha está em boas mãos, parabéns 🙌
@AnaPereira-fw9mq2 жыл бұрын
Sua análise sobre o preconceito contra o Nordeste é perfeita.
@josivaldosilvamenezes52142 жыл бұрын
Nordeste: o berço da cultura.❣️ Com todo o respeito as demais regiões.
@Fernanda-wn4rm2 жыл бұрын
Meu pai era de Natal e minha mãe do Piauí. Tenho orgulho das minhas raízes. Muito orgulho. 🌺
@amandadiasdasilva9812 жыл бұрын
Adorei todas as referências que você trouxe, e confesso que me deu uma saudade imensa do grande Ariano. Que ser humano extraordinário. Não o conheci pessoalmente, mas as suas obras fizeram com que eu me apaixonasse por ele, sua trajetória e, sobretudo, pela sua escrita.
@aulysantos22112 жыл бұрын
Sou cearense mas moro em Jundiaí, interior de São Paulo há mais de 20 anos. Concordo com vc em número, gênero e grau em relação ao preconceito do paulista com o nordestino. Pensamento pequeno e de fato de quem não conhece aquele outro lado do Brasil, com tantas riquezas naturais, paisagens deslumbrantes, uma gastronomia exótica e um povo muito hospitaleiro. Aí pra quem não conhece é mais fácil falar só dá seca e da miséria. Sendo que é a região que tem mais estados no país e em termo de território só perde pra região Norte, que é a maior. Enfim libertem-se dos seus preconceitos e vão conhecer o Nordeste, vocês irão se surpreender.
@ricardorocha54202 жыл бұрын
Maravilhoso, Isa. Especialmente sua sinceridade sobre o seu antigo preconceito, mudar exige assumir o que somos. Como eu, homem, tenho que entender que sou machista para aprender a destruir essa chaga em mim. Meu país nordeste
@teapacks2 жыл бұрын
Vivaaa o Nordeste do Brasil! 💜
@tanialima21012 жыл бұрын
Sim Isa!!. A literatura nordestina é simplesmente incrível. É muito viva e cativante. Impressionante a quantidade de escritores incríveis
@marcosrenanreis64632 жыл бұрын
Isabella me fazendo chorar 🥺 Muito obrigado por esse vídeo!!!
@jefsonsantos10822 жыл бұрын
Isa, obg pela homenagem! Como nordestino, sinto muito orgulho dos meus conterrâneos e amo a literatura daqui. Abraço
@marcosfarias60062 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Como nordestino e alagoano, estou super feliz pela menção ao excelente Graciliano Ramos, sem dúvida um dos maiores escritores da literatura brasileira e mundial.
@AnaPereira-fw9mq2 жыл бұрын
Sim, nós temos uma Literatura destacada, maravilhosa, além da música tb muito forte. Obrigada, por trazer isso às redes. (da Paraíba)
@rosangeladr2 жыл бұрын
Isa, não dou conta, você faz crescer a minha estante de desejos . Parabéns pelo vídeo.
@sheilatrostli33962 жыл бұрын
Isa, arrasou. Temos q parar com esses preconceitos bobos e valorizar toda a maravilha q é e que vem do Nordeste.
@Clara26t2 жыл бұрын
Olá, Isabella! Tudo bem por aí? Obrigada, querida! Teu vídeo me emocionou imensamente! 🥲🧡
@Nagolobo20232 жыл бұрын
Concordo. Rachel de Queiroz é uma mestra absoluta. José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Paulo de Carvalho Neto, João Ubaldo Ribeiro, os autores nordestinos são espetaculares. 👏👏👏
@taciiiiana2 жыл бұрын
É importante reconhecer os preconceitos que já reproduzimos, é com certeza o primeiro passo para mudarmos nossas atitudes. Como nordestina, cearense e caririense sinto muito orgulho da nossa cultura tão linda e única. AMEI o vídeo 💗💞💫🤩
@joseerivanlima36766 ай бұрын
Excelente homenagem à cultura nordestina! ❤ Parabéns!👏🏼👏🏼
@vocenabiblioteca37742 жыл бұрын
Haaa meu nordeste, realmente aqui tem muito cultura e arte, a própria caatinga, é uma arte maravilhosa!!! ❤️
@fabiovieirademontes4182 жыл бұрын
Que vídeo sensacional, Isa! Muito orgulho da literatura nordestina, que por muitas vezes representou um lado difícil e encantador do Brasil!
@valerianegromonte57282 жыл бұрын
Isa! Cada vez mais me surpreendendo com você, muita gratidão e emoção, não só por ser Pernambucana com muito orgulho, mas principalmente pelas palavras verdadeiras do seu vídeo, arrisco dizer que foi um dos melhores que você já exibiu no canal, sei que falta muitos autores nordestino ainda , porém só o fato do nordeste ser lembrado, vai valer a pena sempre. Obrigada 🤩
@fabiooliverira12 жыл бұрын
Próximo nordestino, furando sua fila de leituras, João Ubaldo Ribeiro. Específicamente, Viva o povo brasileiro. Um livro que todos os leitores brasileiros têm que ler anter de morrer.
@marinalvanunes13872 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Sou uma paraibana que morei muitos anos em São Paulo e sei bem o que vc esta falando.. Seu canal é incrível e vc é uma mulher extraordinária 👏👏👏👏👏
@alanarodrigues44452 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso de se assistir, como nordestina, sei bem o quanto somos de certa forma desprezados pelo restante do país, apesar de toda a riqueza cultural que nossa região possui. Obrigada Isa, pelo vídeo, e pelo reconhecimento de todos esses nomes de peso que vêm do Nordeste e que enriquecem ainda mais a nossa literatura brasileira!!
@allanfarias53512 жыл бұрын
A Literatura brasileira nordestina é de uma riqueza infinita...♥️
@CynthiaWanderleyBoraler2 жыл бұрын
Que carinho esse vídeo, por tudo! Sua honestidade em tantos aspectos! Sou Pernambucana e já somos naturalmente orgulhos de nosso estado e região, e vc nos brinda com esse mimo! 🤩🤩🤩🤩😍😍😍😍
@Bart_Uchoa5442 жыл бұрын
...minha nossa,Isa...concordo plenamente com VC...o nosso nordeste é maravilhoso em todos os sentidos...obrigado por esse conteúdo extraordinário...o nordeste...em peso,agradece...Namastê,querida!!!...🙏🏻🌷🌹🥰🥰
@alexandrecaitano34702 жыл бұрын
Que honra, Isa! Confesso que estou emocionado com este vídeo.
@Kiliospe2 жыл бұрын
Rachel de Queiroz é minha autora brasileira favorita! Livros incríveis 🥰
@suemi_2 жыл бұрын
Sou grata a você por ter me apresentado à literatura de Jorge Amado e Raquel de Queiroz. O Nordeste é riquíssimo, já tive o privilégio de visitar alguns estados, mas mesmo amando ler ainda não havia me interessado em conhecer a obra literária de lá, exceto por Graciliano Ramos. Agora, o plano é ler todos os trabalhos publicados por todos os escritores mencionados no vídeo 💙
@Luh__s2 жыл бұрын
Esse vídeo não poderia ter vindo num melhor momento, até parece q vc leu minha mente kkkk Eu estou muito interessada em livros nordestinos mas não sabia por onde começar, agora já estou eu aqui com uma boa listinha 😁 Obg 😘
@polly94292 жыл бұрын
Começa por Jorge Amado? Leu capitães da areia?
@Luh__s2 жыл бұрын
@@polly9429 não li, mas já vou anotar aqui a sua sugestão, obg 😘
@polly94292 жыл бұрын
@@Luh__s . Pode ler pra ontem. Vc n irá se arrepender. ❤️
@luanapassos88432 жыл бұрын
Não posso discordar. Estava lendo "O Quinze" por esses dias e pensando nisso
@marimari.maciel2 жыл бұрын
Ô povo boooom! Gente pra cima! Gente feliz!
@JessAiolfi2 жыл бұрын
Todos os seus vídeos me deixam tão feliz, adoro a forma que você se expressa, você consegue pegar a essência da obra ou a alma do autor só pelos seus comentários. Li Jorge amado uma vez, (capitães de areia) e ele já conseguiu se tornar meu autor brasileiro favorito.
@caioleao81472 жыл бұрын
Muita coisa maravilhosa no meu nordeste! Faltou falar da poesia dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, dois dos maiores poetas do Brasil.
@ligiadesiqueiracabralsilva93342 жыл бұрын
Parabéns, Iza pelo seu vídeo . Vc foi maravilhosa. Sou de Assu/RN terra dos poetas, nordestina com muito orgulho. Outro autor que merece ser destacado é Câmara CascudoRN, Augusto dos anjos. Não deixando de retratar a literatura de cordel. Todas as regiões tem um pouco do nosso nordeste. Enfim ao contrário de criticarem a nossa região, precisam conhecer o nordeste.
@anatalitaferreira95122 жыл бұрын
Eu aprendi que a gente ñ precisa reprimir/ esconder os nossos preconceitos, mas sim trabalharmos para evoluir e abrirmos nossa cabeça. As vezes o preconceito vem justamente da ignorância de não se aprofundar no conhecimento de algo.
@giseleluizamarques42192 жыл бұрын
Nossa! Vc é tão jovem! Não imaginava que tivesse esse preconceito, mesmo no passado...Nunca tive esse preconceito. Sempre achei o Nordeste um espetáculo em todos os sentidos. E São Paulo deve seu progresso aos nordestinos. É bom lembrar sempre disso
@lucasandradesouza39592 жыл бұрын
São Paulo já era uma cidade importante antes da chegada dos nordestinos.
@AlineSantos-pw6ry2 жыл бұрын
Oi Isa! Tudo bem? Sou descendente de nordestinos com muito orgulho! Fiquei muito feliz com seu vídeo!!! Só queria indicar mais um nordestino para sua lista é o Josué Montello, Eu li Os tambores de São Luiz e fiquei apaixonada 😍 fica a dica de mais um ótimo escritor nordestino. Beijos
@Matheus_Braz2 жыл бұрын
Também sou descendente de nordestinos, meu pai e mãe nasceram na mesma cidade no oeste da paraíba, mas perdi quase que completamente a identificação cultural com o Nordeste. Minha mãe imigrou pra São Paulo aos 17 e meu pai quando era um bebê, pouquíssimo contato com a minha família na Paraíba e nunca ter saido do Estado fazem com que eu me identifique como paulista. Sinceramente não vejo a hora de conhecer a minha família.
@AlineSantos-pw6ry2 жыл бұрын
@@Matheus_Braz Eu conheço uma boa parte da minha família no Nordeste! A cada 2 anos vou visita-los....quem sabe um dia irei morar lá!!? Espero q vc conheça sua família em breve.
@ludovbabi2 жыл бұрын
Eu amo Josué Montello. Já li Pedra Viva e Noite sobre Alcântara, as duas são uma preciosidade. Tenho vontade de ler Os tambores de São Luís, mas ainda não achei pra comprar.
@AlineSantos-pw6ry2 жыл бұрын
@@ludovbabi super indico Os tambores de São Luiz, consegui em um sebo que estava vendendo os livros em estoque. Já anotei suas indicações! Obrigada
@marciosena98902 жыл бұрын
Êpa! Citou meu camarada Jorge Amado! A amizade que tenho com esse baiano só vem crescendo desde quando li e reli o "Terras do Sem Fim", uma obra prima que não saiu da minha cabeça até hoje. Quando a Lubrano vier à Bahia, darei um drible silencioso em todos só pra dar um abraço nela. Por enquanto, o abraço vai ser só por meio do KZbin mesmo!
@Paula------2 жыл бұрын
Amo a literatura nacional. Sempre que posso leio livros de autores contemporâneos pra incentivar, mas sinto muita falta de ver o Brasil na literatura atual. Os autores de antigamente nos apresentava o Brasil de uma forma maravilhosa enquanto a maioria dos atuais nos traz mais do mesmo com ambientações nos Estados Unidos.
@ilzamarapacheco95302 жыл бұрын
Tenho tanto orgulho do meu Nordeste! Cada obra dessas tem um pouquinho de nós, quando os leio me sinto tão bem representada. Ah, a minha Bahia te espera de braços abertos.
@Fernanda-wn4rm2 жыл бұрын
Quero muito ir a Bahia.
@lucianodesouza44932 жыл бұрын
Nasci em Niterói, mas depois de degustar a literatura do Nordeste, gostei a tal ponto que todo ano reservo uma quota especial. De Jorge Amado, não gostei de Tenda dos Milagres, mas em compensação, Cacau, Capitães da Areia, Terras do Sem Fim, São Jorge dos Ilhéus, Gabriela são ótimos!Nasc
@ritamelo86862 жыл бұрын
Amei o vídeo! 😍 Isa, como sempre, entregando tudo e muito mais! Atualmente, estou lendo "Dona Flor e seus dois maridos" e estou amando. O próximo será "Capitães de Areia" e tenho certeza que vou amar. ☺️ Alagoana aqui. ✌️❤️🤍💙
@vicentejanuario16862 жыл бұрын
Maravilha, Isa, mas é preciso fazer uma 2ª parte, creio eu, pois ficou muita gente grande de fora nessa sua 1ª abordagem: os dois maiores poetas (juntos com Drummond), Manuel Bandeira e João Cabral de Melo, o maior dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues, trio genial que veio de Pernambuco, como você bem sabe. Obrigado! Abraços do RN.
@didascav2 жыл бұрын
Verdade, conterrâneo!!!
@janenog87612 жыл бұрын
Sou gaúcha e meu escritor brasileiro preferido é o paraibano José Lins do Rêgo, que também ficou fora dessa lista. Com certeza precisa de uma parte 2.
@Fernanda-wn4rm2 жыл бұрын
Meu pai era daí...eta cidade linda!
@flaviomotta25392 жыл бұрын
@@janenog8761 sim José Lins muitas obras ótimas....vocês aí também tem ótimos autores(as)...parabéns...e viva a literatura brasileira...um abraço
@laishelenamalluta7162 жыл бұрын
Este ano li O Romance da Pedra do Reino de Suassuna e DOM PEDRO QUADERNA, protagonista do livro, passou a compor a minha galeria de personagens da vida 🤩
@brenomachado11542 жыл бұрын
O livro "O Quinze" de Rachel de Queiroz marcou minha infância. Li a obra aos meus 13 anos e foi o primeiro livro que me fez chorar. Sempre que penso em presentear alguém com um livro vem na mente essa obra literária.
@defensorambientalambient54292 жыл бұрын
Saúdo a sua sinceridade em reconhecer o preconceito que impera entre muito sudestinos em relação aos nordestinos. Uma mudança só virá quando pararem de varrer esse lixo que é o preconceito pra debaixo do tapete e passarmos a reconhecer o problema, como você muito bem pontuou. Quanto ao celereiro literário que é o nordeste, não resta dúvida. Parabéns pelo canal.
@franklinalberico44572 жыл бұрын
Muito bem feita sua análise sobre o Nordeste! Sobre o tratamento de alguns estados do Sul com o pessoal do Nordeste. Parabéns.
@janenog87612 жыл бұрын
Acho que vc se refere ao tratamento dos estados do Sudeste né (SP e RJ). Sou aqui do RS e nunca percebi esse preconceito, talvez porque aqui tenham poucas pessoas do Nordeste (pelo menos não é algo comum, como no Sudeste).
@Jo-ge7ry2 жыл бұрын
@Dona Chica Você simplesmente está trazendo uma culpabilidade de preconceito dos outros para os nordestinos. A culpa não é do povo nordestino, não sei de você é nordestina, mas se for, a gente não temn culpa do olhar do outro. Todo estigma da fala, dos jeitos e da cultura nordestina tem nada a ver com isso de voto. Chamam de paraíba, chamam de baiano, riem do sotaque e imaginam o cenário daqui como fosse tudo seco. Isso tudo não Como se não existisse em outras regiões o que falou, o nordeste não é feito de interiores não, há interiores em outros estados. O maior preconceito surgiu pelos próprios preconceituosos, simples. A própria Isa falou no vídeo, começa em 10:35
@Jo-ge7ry2 жыл бұрын
@Dona Chica Assim, os autores nordestinos têm propriedade de fala e os mais antigos retrataram o nordeste da forma que viam ou da forma que cresceram e o próprio nordestino tem consciência de que do sertão ao litoral muita coisa mudou, claro que ainda há áreas pobres, o país todo tem, é perceptível quando é um nordestino escrevendo sobre um período antigo e quando é uma pessoa de outro estado. A mídia em si, qualquer uma, seja novela ou filme, não é favorável, mas não só com o nordestino, as pessoas do interior de SP, pessoas de favela, outros estados como Minas Gerais, Goiás etc também são estigmatizadas em seus sotaques e gestos. E a maioria desses atores e escritores de novelas sequer são nordestinos, como já vi em muitas notícias. Ou seja, o preconceito está em quem retrata mesmo, não no povo, nem sequer fazer uma pesquisa da realidade atual fazem. E olha que foi só o caso da mídia levantado aqui, ainda há dezenas de setores.
@oliviaghetti28582 жыл бұрын
Excelente vídeo, Isa! Muito embora a autora que eu vou mencionar não tenha nascido no nordeste, ela reside lá há mais de 40 anos (primeiro em Pernambuco e depois na Paraíba), e se considera nordestina. Além disso, sua literatura apresenta diversas características da literatura nordestina e ela retrata, principalmente o sertão e interior nordestino, de maneira fantástica, realçando sua força e potência. Eu falo da Maria Valéria Rezende e indico, caso você não a conheça, que leia Vasto Mundo, só para começar, porque a escrita dela é viciante.
@mariavaleriarezende11572 жыл бұрын
Obrigadíssima, Olivia!😘
@oliviaghetti28582 жыл бұрын
@@mariavaleriarezende1157 fiquei até emocionada agora com sua msg! Ler seus livros me dá um quentinho no coração!💗
@heliofernandoclosel622 жыл бұрын
Boa tarde, Isabela! Ótimo vídeo! Parabéns! É... Com certeza o Nordeste tem nos salvado ultimamente! Graças a Deus! Obrigado, Nordeste também!
@annyelizabety17722 жыл бұрын
A booktuber mais interessante desse youtube! 👏🏻👏🏻👏🏻😍
@sarahandrade55532 жыл бұрын
Esse foi um dos meus vídeos favoritos do canal até agora. Como nordestina, fico muito feliz de ver nossa literatura sendo devidamente valorizada. Parabéns e obrigada!