Lidando com Familiares Tóxicos

  Рет қаралды 1,205

Alan Mocellim

Alan Mocellim

Күн бұрын

___________________________________________
Alan Delazeri Mocellim é psicólogo, Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor da pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leciona, pesquisa e orienta nas áreas de Sociologia das Emoções, Sociologia do Conhecimento e Psicologia Social. Currículo disponível em: lattes.cnpq.br/...
Os vídeos aqui apresentados são resultado do projeto de extensão "Violência Psicológica e Abuso Emocional" desenvolvido por Alan Delazeri Mocellim na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Qualquer uso de material aqui apresentado deve, portanto, referenciar o autor (MOCELLIM, Alan) e o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Пікірлер
@UniversoParticular
@UniversoParticular 13 күн бұрын
Idealizar a família é o grande erro que cometemos. Qnd encaramos com realidade nossos parentes, somos capazes de tomar decisões com menos culpa. Saúde mental em primeiro lugar. Ótimo vídeo.
@S.i.m.o.n.e
@S.i.m.o.n.e 13 күн бұрын
Cortei familiares tóxicos, incluindo ex-marido. Estou solteira, mas confortável e feliz, porque cultivo saúde física e mental. É minha prioridade.
@SuzanaZulu
@SuzanaZulu 13 күн бұрын
Muito esclarecedor❤fez todo o sentido pra mim. No meu caso particular, o pior é ficar tendo que justificar meu afastamento para outros familiares que parecem acreditar que é preciso tolerar tudo em benefício da paz. Não é verdade, não podemos oferecer nossa própria cabeça como premio. Precisamos buscar novos horizontes mais saudáveis pois se assim não o fizermos nos transformaremos em pessoas de difícil convívio também. O ambiente tóxico contagia e compromete nossa saúde mental. O afastamento fez milagre na minha vida, embora grande parte da família me reprove, eu me tornei muito mais feliz e produtiva. Vivia quebrando copos, batendo nas quinas dos móveis e tropeçando, faz quatro anos que isso mudou. Hoje meu tempo é muito mais produtivo e agradável. O afastamento é o melhor caminho.😊 Obrigada pelo vídeo 😊
@JulianaOliveira-dz4on
@JulianaOliveira-dz4on 11 күн бұрын
Como eu amo esse canal ❤
@ACaldeiradaKatita
@ACaldeiradaKatita 12 күн бұрын
Ótimo video!!! Eu pude me afastar e foi a melhor coisa que fiz. As vzs lamento, por achar triste q o final da minha hist com eles tenha sido este. Porém, sinto muita tranquilidade pq sei q estou me protegendo de "inimigos". Sim, esta na literatura, na dramaturgia e ate na biblia, os inimigos são pessoas próximas. Menor possibilidade de reatar com eles. Minha autoestima melhorou num nivel muito grande. Pior coisa é lidar com gnt q não nos respeita, q invalida nossos sentimentos, e o q somos, como se fossemos inferiores. Viver com familiares pouco acolhedores e q só criticam, é desgastante demais. Mesmo qdo lamento, essa sua fala é muito importante: sou realista. Não irão mudar. E eu q não sou besta de me arriscar, né, não? Rs. Deus me livre! Sem respeito nenhuma relação vale à pena. E quem dá esse limite somos nós. Obrigada pelo vídeo, Alan.
@guiltonsilva1098
@guiltonsilva1098 11 күн бұрын
Obrigado por existir.
@marioalvesbrasil
@marioalvesbrasil 13 күн бұрын
Canal necessário!
@MariaGomes1303-n9e
@MariaGomes1303-n9e 13 күн бұрын
Você é um profissional excepcional. Imagino que já passou por muita coisa com familiares...
@JacuTurcoAgachado
@JacuTurcoAgachado 13 күн бұрын
Obrigada pelo vídeo. Estão sendo muito importantes seus concelhos. Meu passado é cheio problemas, mas o mais difícil são os fantasmas que derivam dele, quais não posso ou não consigo espantar. Estou cheia de ultimatos e escolhas para decidir, é um caos sem fim. Estou acostumada, mas sou uma mera humana que possui limites. É cansativo. Mas realmente eu amo a vida e todas as coisas boas dela, então tenho forças suficiente para não sucumbir por vontade própria - algo que meus problemas de saúde tendem a atrapalhar kkkk. Obrigada pelas dicas. Apesar de ser meu marido que faz o intermédio entre minha família e eu, seu vídeo deu bons conselhos para ambos, meu marido e eu. Seus conhecimentos científicos e apurados mais a sua bondade e compaixão fazem desse canal uma terapia 💝
@karenalves1156
@karenalves1156 12 күн бұрын
Excelente tema! E é ótimo quando vc traz exemplos, quase como estudos de caso, super didático.
@brunyelle8075
@brunyelle8075 13 күн бұрын
Cheguei em casa agora e a primeira coisa que fiz foi assistir, estou amando essa fase de vídeos todos os domingos, não pare por favor kkk, minha experiência pessoal sobre o tema é: raramente tenho que lidar e quando preciso utilizo a mesma estratégia que a sua, uso fone de ouvido, pego um livro ou me distraio no celular, peguei a fama de ausente, fria e distante pois até contato visual evito para não entrar em discussão, esse método de ignorar é fácil demais pra mim, minha proteção emocional é extremamente forte, atualmente vivo o privilégio da ruptura definitiva dos familiares tóxicos, tenho liberdade financeira e emocional, ninguém me afeta, tenho um tio que quando tenta alguma provocação o mesmo sai com semblante fracassado, eu até teria dó se eu não soubesse da intenção, alguém que se contenta com tão pouco, quer atenção mesmo que negativa, quer despertar qualquer sentimento até mesmo raiva, acho tão masoquista e perda de tempo atacar alguém igual eu que não se importa com nada.
@concurseirodomba7059
@concurseirodomba7059 13 күн бұрын
👏👏👏👏 Irretocável!!!! Um pensamento de ordem filosófica/ psicológica é sermos realistas e gostarmos das pessoas de forma humanística,ou seja, dentro dos limites dela e dos nossos. Quando idealizamos alguém, na verdade, não gostamos dessa pessoa...queremos ela modificada para ser do nosso jeito. Obrigado pela partilha de conhecimento e experiência.👏👏👏👏
@stupidflaneur
@stupidflaneur 3 күн бұрын
É difícil construir coisas quando anos de convivência sem essa consciência te deixam em destroços. Torço pra que os videos do Alan cheguem em pessoas mais jovens (eu daria tudo pra ter ouvido isso com 13, 14 anos... tanta coisa teria sido prevenida) e que eles consigam barrar esse ciclo antes de virarem ruína humana, em que a única coisa ativa na mente e na vida é a ideação suicida.
@freyamyst00
@freyamyst00 10 күн бұрын
Obrigada Professor. Sempre trazendo conteúdo importantes e relevantes p quem passa ou passou por dinâmicas adoecidas.😊
@marianafalleirospresotto6182
@marianafalleirospresotto6182 7 күн бұрын
Gratidão pelos vídeos Allan os vídeos são muito profundos sobre os assuntos. Ajudam muito a lidar com as situações
@jaciarajunqueira1761
@jaciarajunqueira1761 13 күн бұрын
Boa noite Professor Alan.Eu estou passando algo assim. Tenho problemas minha irmã que é bem mais nova,ela é minha tutora,eu preciso parar com isso.Tenho responsabilidade com minha.vida, em tudo. Alan, eu não respondo, nenhuma discussão, perde a tempo quem tenta certos tipos de conversas. Gratidão. Shalom.
@Marquinho_sp
@Marquinho_sp 13 күн бұрын
Seus vídeos sempre são muito esclarecedores , Parabéns!
@ritasantos9350
@ritasantos9350 13 күн бұрын
Tava pensando nisso agora. Todos os dias é uma luta conviver com o meu pai. Tá piorando! Obrigada, Alan!
@JacuTurcoAgachado
@JacuTurcoAgachado 13 күн бұрын
@@ritasantos9350 espero que dê tudo certo para você, amiga 💝 fica bem
@ritasantos9350
@ritasantos9350 13 күн бұрын
​@@JacuTurcoAgachadoMuito obrigada!
@oavatar7342
@oavatar7342 13 күн бұрын
Pra mim é com minha mãe, está cada dia muito difícil viver com ela.
@ritasantos9350
@ritasantos9350 13 күн бұрын
@@oavatar7342 Estamos ferrados!
@eduardofranchini7379
@eduardofranchini7379 13 күн бұрын
Meu pai se qualificou, trabalhou bastante e acumulou patrimônio mas, emocionalmente é um merda, interagir com ele muito me prejudicou, assim que foi possível zerei a interação, zero culpa.
@costa_monalisa
@costa_monalisa 13 күн бұрын
Gratidão! 🙏🏽
@sumayaneves
@sumayaneves 8 күн бұрын
Canal mega interessante! Parabéns pelo trabalho 👏🏽 👏🏽
@VitoriaAzevedo-u4c
@VitoriaAzevedo-u4c 13 күн бұрын
Ótimo 👏👏❤️
@cremildacanuto9028
@cremildacanuto9028 7 сағат бұрын
Vídeo maravilhoso! 👏❤️
@elianaqueiroz665
@elianaqueiroz665 13 күн бұрын
Excelente
@milrodrigues6518
@milrodrigues6518 12 күн бұрын
Bem difícil 😢
@mariliashiba9881
@mariliashiba9881 13 күн бұрын
Excelente vídeo com dicas práticas 👏👏👏
@kapa17santos69
@kapa17santos69 7 күн бұрын
Obrigada
@marciavargas2300
@marciavargas2300 Күн бұрын
Alan estas tuas dicas também valem pra ambiente de trabalho tóxico? Ou tu tem mais dicas?
@The2311cristiano
@The2311cristiano 10 күн бұрын
Como sair dessa situação sem condições?
@liusos9929
@liusos9929 13 күн бұрын
Meu avô recém falecido. No final, foi possível perdoar e curar muita coisa mas foram anos trabalhando nisso
@cristianepaixao2523
@cristianepaixao2523 12 күн бұрын
Já fiz tudo isso hoje apenas evito.
@marciavargas2300
@marciavargas2300 Күн бұрын
No início do vídeo Alan, tu fala em Psicologia Familiar Sistêmica. É relacionado a Constelação Sistêmica de Bert Hellinger? Ou é oura coisa?
@AlanMocellim
@AlanMocellim Күн бұрын
Não tem nada a ver com Constelação Familiar. Psicologia Familiar Sistêmica é a base da Terapia Familiar Sistêmica, que é uma forma de psicoterapia voltada para mudanças de relações familiares disfuncionais. Ela parte de elementos da teoria dos sistemas complexos, teoria do apego e de psicologia social comunitária para explicar as dinâmicas relacionais na família. No caso da Terapia Familiar Sistêmica, ela adiciona a isso técnicas de intervenção em grupos. Nada disso tem qualquer relação com Constelação Familiar.
@marciavargas2300
@marciavargas2300 Күн бұрын
@AlanMocellim Obrigada, Alan pela resposta. Como tu usou os termos achei que se tratava do mesmo assunto. Assisto alguns canais de psicologia e nunca tinha ouvido falar neste ramo da psicologia.
@AlanMocellim
@AlanMocellim Күн бұрын
@@marciavargas2300 a teoria dos sistemas é uma teoria científica muito bem estabelecida. Ela é utilizada desde as ciências ambientais, na sociologia, até a psicologia familiar. Quando fala-se de psicologia familiar sistêmica é para se referir ao uso da teoria dos sistemas para complementar os temas de psicologia da família. Um dos autores vistos como fundadores da área é um dos meus autores favoritos, o biólogo e antropólogo Gregory Bateson, que foi quem levou adiante pesquisas sobre modelos familiares que produziam certas psicopatologias (a teoria do duplo vínculo, tenho vídeos aqui no canal sobre). Hoje em diria que a psicologia familiar sistêmica é a teoria mais utilizada para discutir padrões familiares, sendo até mais importante que teorias psicanalíticas, cognitivistas e comportamentais, tanto que até essas áreas se valem, hoje, da teoria dos sistemas para discutir famílias. A vejo como uma teoria complementar a teoria do apego, e de igual importância para o tema.
@AlanMocellim
@AlanMocellim Күн бұрын
Da Psicologia Familiar Sistêmica, que busca explicar famílias a partir da teoria dos sistemas, surgiu a Terapia Familiar Sistêmica. Um bom resumo desse modelo de psicoterapia pode ser encontrado nesse resumo da Artmed, editora da área de psicologia: artmed.com.br/artigos/terapia-familiar-sistemica-o-que-e-objetivos-e-aplicacao
@marciavargas2300
@marciavargas2300 Күн бұрын
@AlanMocellim Eu achei interessante esse ramo da psicologia, porque eu percebo padrões repetitivos na minha família materna e paterna. E normalmente, como filha, eu quero romper com isso. Mas parece que quanto mais força se faz, mais fica evidente em mim, assim como, a repetição em mim também.
@wilesfrisonalexanderflores1776
@wilesfrisonalexanderflores1776 13 күн бұрын
Eu preciso porque minha família é assim
@JacuTurcoAgachado
@JacuTurcoAgachado 13 күн бұрын
@wilesfrisonalexanderflores1776 ❣️desejo tudo de bom para você
@am9704
@am9704 11 күн бұрын
É só sair da casa deles e pronto ! Tenho um filho que é um horror e demos uma casa para ele morar , mas não sai da minha casa e fala que eu faço ele tremer . Quero ele bem longe ,mas não tem vergonha na cara . Só quer dinheiro
@crissousa75
@crissousa75 10 күн бұрын
Parente é serpente.....
@elu666
@elu666 13 күн бұрын
Esse video é pra min
@ivi8060
@ivi8060 13 күн бұрын
E pra mim 🙏🏻😂😂😂❤
@Santospsicanalise49
@Santospsicanalise49 11 күн бұрын
Esta abordagem é totalmente descabida quando projeta toda a incompetência, despreparo e irresponsabilidades "pessoal" nos outros. Um individuo que apresenta todos estes sintomas de contrariedades, acusando basicamente o mundo de ser toxico ( contra si), vive em uma psicose constante e precisa urgentemente de tratamento psiquiátrico, terapias de conversação não correspondem mais aos seus cognitivos. Ter divergências com alguém, mais que natural, por conta de idade, desejos ambivalentes não correspondentes as realidades. As toxicidades nas relações sejam familiares, individuais, ou até mesmo de relacionamentos, normalmente são desenvolvidas apresentadas de forma acusatória pelo próprio sujeito reclamante, a toxicidade da acusação em geral é um mecanismo de defesa do sujeito, na "mau" formação durante a constituição da personalidade do ideal do eu. Não podemos esquecer que relacionamentos independente da modalidade, são baseados naquilo que oferece ao outro, no estilo espelho, aquilo que oferece para alguém é devolvido em quantidades iguais ou maiores. Vale reforçar a necessidade de tratamento imediatamente do sujeito ao apesentar comportamento descrito pelo narrador.
@AlanMocellim
@AlanMocellim 11 күн бұрын
Há aqueles que reclamam e acusam por serem eles próprios os causadores dos problemas e serem incapaz de insight, mas há aqueles que são vítimas de famílias que lhes causam danos os quais são incapazes de evitar, como no caso de filhos ou esposas que são economicamente dependentes. Ser autocrítico não significa fechar os olhos para contextos adoecedores. O seu comentário é exemplo do que vejo como o problema de um tipo vulgar e pobre de psicanálise: colocar o peso na pessoa e em seus processos internos (como se todo o discurso fosse projeção) esquecendo as dinâmicas contextuais. Claro que um psicoterapeuta treinado vai saber diferenciar o que é uma queixa legítima e o que é projeção, mas esse treino passa pela compreensão das dinâmicas relacionais e não de uma teoria generalizante como a que você endossa. 90% do meu público tem esse comportamento que você acusa como doentio, mas são pessoas que sofreram em relações abusivas, com familiares violentos, etc. Deixarei seu comentário aqui como exemplo para que meu público entenda perfeitamente que tipo de terapeuta evitar.
@neuzafelicidade3882
@neuzafelicidade3882 11 күн бұрын
​@@AlanMocellimperfeito
@Santospsicanalise49
@Santospsicanalise49 11 күн бұрын
@@AlanMocellim Então! O comentário foi em termos conceituais e comportamentais, não direcionado a um sujeito especifico e tão pouco a uma linha terapêutica. Somos o que demonstramos, através de gestos, ações , ou da linguagem etc.. Fico grato por ter tirado um tempo e respondido. Percebi em sua escrita toda sua contrariedade contra a psicanalise, é um direito seu de não compartilhar com os conceitos psicanalíticos, e este suposto saber. Por fim; vamos de psicologia. Deixo como sugestão de aprimoramento em conceitos psicológicos; a obra do professor e psicólogo Martins Seligman. Provavelmente apresentará surpresas quanto a eficácia em qualquer abordagem terapêutica seja ela; de conversação ou medicamentosa. SDDS.
Como Identificar um Mentiroso Patológico?
23:13
Alan Mocellim
Рет қаралды 1,1 М.
coco在求救? #小丑 #天使 #shorts
00:29
好人小丑
Рет қаралды 120 МЛН
“Don’t stop the chances.”
00:44
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 62 МЛН
OS IMPACTOS DO NARCISISMO PARENTAL NA VELHICE E NAS RELAÇÕES FAMILIARES
18:24
SBGG - Distrito Federal
Рет қаралды 82 М.
Negação e Insanidade em Relacionamentos Abusivos
20:00
Alan Mocellim
Рет қаралды 3,8 М.
RELAÇÃO ENTRE A CASA E O PSICOLÓGICO, O ESTADO EMOCIONAL.
29:29
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 327 М.
Lidando com Manipuladores
16:46
Alan Mocellim
Рет қаралды 14 М.
Mitomania e Mentira Patológica
22:29
Alan Mocellim
Рет қаралды 896
Pessoas Abusivas Anunciam Quem Elas São
18:47
Alan Mocellim
Рет қаралды 6 М.
coco在求救? #小丑 #天使 #shorts
00:29
好人小丑
Рет қаралды 120 МЛН