Negação e Insanidade em Relacionamentos Abusivos

  Рет қаралды 3,813

Alan Mocellim

Alan Mocellim

Күн бұрын

_____________________________________________
Alan Delazeri Mocellim é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do departamento de Sociologia e da pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leciona, pesquisa e orienta nas áreas de Sociologia das Emoções, Sociologia do Conhecimento e Psicologia Social. Currículo disponível em: lattes.cnpq.br/...
O objetivo do canal é discutir em perspectiva interdisciplinar, sociológica e psicológica, relacionamentos conflituosos e abuso emocional, nas relações familiares e amorosas, refletindo sobre suas causas e suas consequências. Serão discutidos temas como relacionamentos abusivos, traumas de origem familiar, comportamento controlador, comportamento passivo-agressivo, egoísmo e manipulação, agressividade e autocontrole, aprendizagem social das emoções, regulação emocional, estresse pós-traumático, borderline e narcisismo, codependência e contradependência.
Os vídeos aqui apresentados são resultado do projeto de extensão "Violência Psicológica e Abuso Emocional" desenvolvido por Alan Delazeri Mocellim na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Qualquer uso de material aqui apresentado deve, portanto, referenciar o autor (MOCELLIM, Alan) e o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Пікірлер: 75
@flordocampodocampo8024
@flordocampodocampo8024 4 жыл бұрын
Nesse caso essas pessoas seriam loucas mesmo ! Já convivi com gente assim ! Infelizmente ! Ficamos na dúvida sobre nos mesmos . Desenvolvi doenças psicossomáticas como ansiedade, depressao , fadiga crônica , fibromialgia ....olha e algo demolidor .Fazem um desmonte do nosso self . Fico imaginando qtas pessoas não enlouquecem ou cometem crimes por terem vivido com ares assim .
@elizabethpepes9571
@elizabethpepes9571 4 жыл бұрын
Olá Alan! No meu caso, convivi com.pai narcisista e mãe histrionica, que me diziam desde pequena, que eu era louca, qdo comentava sobre alguns sintomas que eu tive, por estresse pós traumático. E eu nunca acreditei neles. Percebia que havia algo errado comigo, mas eu intuia que não era verdade. Eu dizia à mim mesma, que eu deveria aguardar até ter o conhecimento adequado pra entender meus sintomas e poder me restaurar . Essa minha convicção de quem eu era e no que eu acreditava, me acompanhou a vida toda e sempre foi um prato cheio pros meus abusadores me chamarem de teimosa e arrogante. No entanto, a necessidade de ser aceita e amada, me fez refém desses relacionamentos distorcidos. Aceitei coisas absurdas , para me sentir pertencendo à família e demais pessoas do meu convívio pra finalmente, depois de decadas perceber o qto tudo aquilo foi doente e sem amor. Gente com a mente distorcida não ama ninguém. Nem a si mesmo. Obrigada pelo seu vídeo. Amei!😊🌷🌷🌷🙏
@naymalg7945
@naymalg7945 3 жыл бұрын
ssiiimmmm....quase enlouqueci...só não por causa de seus videos!!!!Gratidão eterna Dr. ALAN. Tentando submergir desse caos familiar, buscando pela paz, sabendo que nao vão mudar, tentando ser eu ,busco ser uma pessoa melhor, percebo que afastamento é necessario....sinto que nunca mais as coisas serão iguais....me agarrando em seus videos,na natureza ,nos meus doguinhos,na oração , na meditação....
@S.i.m.o.n.e
@S.i.m.o.n.e 9 ай бұрын
Obrigada pelo vídeo.
@danieljordaoguardiaodofogo1822
@danieljordaoguardiaodofogo1822 3 жыл бұрын
Acompanho o canal, acho excelente. Ótimo trabalho. Interesso-me por esses temas e sempre procuro todos esses "defeitos" em mim primeiramente. E percebo que a dialética nunca funciona em psicologia. Simplesmente, todas as pessoas são problemáticas e ponto final. Tudo que se fala de um algoz, também pode ser falado da vitima.... A cereja do bolo é a 'projeção'. Estamos todos doentes pelo visto... Não há inocentes. Em se tratando de psicologia, tudo é uroboros. Somos todos cachorros correndo atrás do próprio rabo. Escolha um lado, e tudo se explica. Que lado vai ser escolhido? É um futebol de doidos. Pra que time vc vai torcer? De cada arquibancada tudo faz sentido. Os torcedores são os mesmos, todos têm razão, só muda a cor da camisa...estamos todos fodidos...
@Luana-nt3gq
@Luana-nt3gq 3 жыл бұрын
Concordo, porém a diferença é primordial: "há aqueles que possuem processo de insight, e os que não". Se o outro não reflete sobre o que faz, fique do seu lado.
@julianamiranda1833
@julianamiranda1833 4 жыл бұрын
Eu percebi que pessoas abusivas disputam a dor com vc. Por ex, se eu estou passando por um problema grave, ele vai dizer que o dele é mais grave ainda e eu estou sendo egoísta e mimada.
@mayconmaia6822
@mayconmaia6822 11 ай бұрын
Sim, os problemas deles são sempre mais graves. E, se você tiver cometido algum erro no passado, que tenha causado dor a essa pessoa, ela vai usar isso como artifício para dizer que o erro dela com você não foi nada comparado ao SEU.
@Joe.medici
@Joe.medici 4 жыл бұрын
Uma das características do gaslighting, distorção da percepção: pensar que estar enlouquecendo. O que é mais dificil em lidar com eles é que hajem mal e se julgam vítimas. São capazes de destruir qualquer pessoa. Gratidão Alan!
@cristianomurasse2356
@cristianomurasse2356 4 жыл бұрын
É exatamente essa a sensação que você descreveu. A realidade é tão distorcida pelo parceiro(a), e a inversão de culpa é tão frequente e bem elaborada, que só pude abrir os olhos pra isso com terapia. Procurei ajuda tamanha a culpa e sofrimento que sentia, por achar que algo em mim estava arruinando o relacionamento.
@Joe.medici
@Joe.medici 4 жыл бұрын
A minha MN faz coisas para que eu pareça não ter sanidade, pessoas abusivas manipulam suas emoções. Mas eu não imaginei estar enlouquecendo, eu procurava entender o porquê daquele comportamento perverso da pessoa. É surreal! Ela quase me matou.
@Freedom-su6vo
@Freedom-su6vo 4 жыл бұрын
Cheguei a conclusão que : cada um no seu quadrado. Cada qual tem seu par, caso nos deparemos com tipos de transtornados, e não combinamos nossa parte cognitiva com tal pessoa, devemos cair fora. Joio e trigo não se misturam, é fato! Cada qual com seu par saudável, e os transtornados TB acharão seu par. Não vale a pena ficar por beleza, por dinheiro, por nada. A vida já é tão curta, deixemos ir....caso eles não achem seu par, o final de todos é... serão sozinhos, morrendo em sua própria loucura.
@aletonetti
@aletonetti 4 жыл бұрын
Olá Alan, parabéns pelos vídeos que você posta em seu canal a maioria deles se enquadram exatamente em meu relacionamento. Quanto a percepção de estar louco no meu caso eu não diria que penso que estou ficando, mas tenho uma sensação horrível de parecer que estou sonhando, acordo cada dia pensando em que estou em um pesadelo e que queria somente acordar e isso me paralisa na vida junto com desanimado que acredito que tenho devido a um certo nível de depressão. Minha esposa possuí quase 100% dos traços de uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista, tudo que tentei fazer de bom para ela foi invertido e ela considera tudo ruim, devido a isso pegou um ódio imenso da minha pessoa e não consegue mais voltar ao normal e hoje me vê como inimigo, fiquei 10 anos tentando achar meios de ajuda-la passando por agressões física e psicológicas em níveis gravíssimos e cada evento que acontecia tudo piorava e os ciclos se repetiam mais rápidos com mais violência, estas distorções que eles(as) fazem realmente são insanas para ter idéia eu segurava ela para não me agredir ou quebrar coisas ela gritava a polícia como se eu estivesse batendo nela e nunca coloquei a mão nela para machuca-la. Estudei praticamente 10 anos problemas relacionados s distúrbio de personalidade em específico Narcisista e devia ter seguido conselhos de profissionais de que não adianta tentar ajudar pessoas com estes problemas, minha vida chegou literalmente ao fundo do poço por tentar ajudar na esperança que um dia ela pudesse ser somente a pessoa boa que ela era quando estava na fase de valorização, mas é impossível. Deixo aqui um alerta para todos que passam por esta situação, pensem duas vezes em continuar em um relacionamento deste tipo, porque para estas pessoas nada importa. Gostaria de sua opinião sobre esta sensação de sonho. Abraço e parabéns...
@patib9485
@patib9485 4 жыл бұрын
Insanidade compartilhada foi a melhor interpretação.
@Shanti958
@Shanti958 4 жыл бұрын
Pois é, eles criam drama pois lhe é familiar. São crianças em corpos adultos. Essa realidade deles pode ser a chamada psicose branca? A pessoa tem transtorno quando seu comportamento ou modus operandi é sempre o mesmo e age sempre igual, sempre fracassando nas relações afetivas? Peço a você que explane sobre os transtornos de personalidade. No mais, muito bom seu vídeo, como sempre. Obrigada, abç.
@mardrimoura
@mardrimoura 4 жыл бұрын
Oi... desconhecia esse termo psicose branca ... Obrigado pela informação !
@julianameireles1620
@julianameireles1620 3 жыл бұрын
Porque a psicose preta é ruim?
@marciasalles7572
@marciasalles7572 4 жыл бұрын
Impressionante como vc consegue explicar tão bem!Sensacional!!!
@lilianegoncalves8748
@lilianegoncalves8748 4 жыл бұрын
Dr. Estou impressionada como não importa o tipo de transtorno. Quando muda o padrão, a performance muda mas a forma de machucar é sempre a mesma. Encerrei o meu relacionamento com minha amiga histriônica e estava esperando algumas consequências, mas nada tão grave, porque não deixei que ela tivesse tanto espaço em minha vida. Essa semana descobri que ela tentou se aproximar de uma amiga, que muito amo, só porque tem uma ótima situação financeira. Fiquei perplexa! Mas o pior está por vir. Fui ao homeopata e todo mundo sabe que a medicação é elaborada a partir do que falamos. E ele era médico de nós duas. Pra ser correta falei que estava com dificuldades com ela e se podia tocar no assunto. Ele me disse que melhor não. Mas ela mesma me falou que quando foi e contou tudo. Então Dr., saí de lá como uma velha insana e fofoqueira querendo prejudicar a pobrezinha. Hoje estou aqui em prantos, muito sofrida vendo de novo um filme que estou cansada de ver e que já sei o final. O mais difícil é lembrar que ela não tem culpa de ser doente, não faz porque quer, só não sabe fazer diferente. Espero voltar a lucidez urgentemente porque essa dor me consome. Obrigada por me lembrar que não estou louca.
@Joe.medici
@Joe.medici 4 жыл бұрын
Não sofra por dó dela, essa gente pode traumas e nós também temos, mas eles não tem dó de ninguém. Abraço!
@mrsthel7768
@mrsthel7768 4 жыл бұрын
Jesus 😨, parece que vc tá falando do meu marido, dr Alan. Tô passada. Sempre achei que eu era o problema da relação. Ele se apropria de minhas falas e feitos como se fossem dele, e joga na minha cara o que ele fala e faz como se fossem meu . Aí chego a pensar que tô ficando maluca. Sempre joga na minha cara que ele quem luta pela nossa relação e eu não faço nada. Faço o método da pedra cinza. Ele é tudo isso que o senhor explanou no vídeo. Eu passei a desconfiar que ele é um abusador "oculto" de uns tempos pra cá. Agora, eu tenho certeza.
@barbaraandrade8129
@barbaraandrade8129 4 жыл бұрын
Pesquise por transtorno de personalidade narcisista, pode ser q te ajude.
@mrsthel7768
@mrsthel7768 4 жыл бұрын
@@barbaraandrade8129 obda amiga. Vou ver sim 😘
@TheCoffeeCat
@TheCoffeeCat 4 жыл бұрын
Nossa, isso definiu a minha experiência recente. 4 anos em um relacionamento que se tornou abusivo, eu já não sabia mais quem estava "certo" e quem estava "errado"... Ele me punia com silêncio e me ignorando por dias sob o mesmo teto (stonewalling), além de fazer muito gaslighting. E o discurso final foi que eu o traumatizei. Meu queixo caiu...
@cristianepassaretti2229
@cristianepassaretti2229 4 жыл бұрын
Uma coisa eu aprendi, estar com alguém desestabilizado, logo ficará enlouquecido tb.. Pode conseguir se manter bem por um tempo, mas depois vc vai pirar junto.
@mat704
@mat704 3 жыл бұрын
Nos primeiros meses conduzi o relacionamento, depois enlouqueci e terminamos.
@cristianemotta4802
@cristianemotta4802 4 жыл бұрын
Muito bem exposto meu ex marido se comportava assim . Eu quase fiquei louca . Tudo ele invertia até mesmo suas traições era culpa minha . Eu me questiona assim mesmo eu achava eu era a louca, a má até mesmo me culpava dos erros dele.
@fabianasilva5779
@fabianasilva5779 4 жыл бұрын
Entrei no canal agora e estou devorando seus vídeos! Muito claro, objetivo e persuasivo. Parabéns pelo trabalho! #gratidão
@mysoraya777
@mysoraya777 3 жыл бұрын
Alan, aprendi uma palavra quando tratamos sobre “emoções”: gerenciar emoções (ao invés de controlá-las).
@Lysweety30
@Lysweety30 4 жыл бұрын
A descrição da projeção e introjeção, do enlouquecimento, do trauma desse ser instável emocionalmente e dos diferentes tipos de inteligência foi maravilhosa... Gratidão 🙏
@marjaradepaula3573
@marjaradepaula3573 4 жыл бұрын
O processo é exatamente assim.
@elenildasales661
@elenildasales661 4 жыл бұрын
Meu Deus você falou tudo que estou vivendo. O que devo fazer? Socorro.😔
@josewilsondearaujodasilvaa3368
@josewilsondearaujodasilvaa3368 4 жыл бұрын
Passei por isso e estou arrasado no meu psicológico.
@uberdelas
@uberdelas 4 жыл бұрын
Mais uma explicação incrível sobre o que vivi com meu ex marido. Alan não me canso de te admirar!!!! Gratidão eterna pelos esclarecimentos. Vc é demais😉
@alef7474
@alef7474 4 жыл бұрын
Foi exatamente o que aconteceu comigo! Na última DR q tivemos antes de terminar um relacionamento super conturbado, após ver vários vídeos nesse e em outros canais sobre relacionamento abusivo, eu reafirmei que ela estava sendo sistematicamente agressiva comigo e ela ficou extremamente fora de si, me mandou embora da casa dela e finalizou com a seguinte mensagem (que eu julguei contraditória em si mesma) no whatsapp: "não quero lhe fazer mal algum, se vc vê em mim sua algoz, então lhe faço um bem saindo da sua vida. Ao meu lado quero apenas pessoas que contribuam pra minha paz. Espero que vc destile seus sentimentos ruins em relação a mim (oi?) e siga feliz". Qdo na verdade era exatamente o contrário. Nunca tinha passado por uma relação assim e é realmente enlouquecedor! Ainda bem que terminou!
@alef7474
@alef7474 4 жыл бұрын
Parabéns pelo canal! Aliado à terapia, não tem ideia como colocou luz nos meus problemas e me ajudou ! 🙏👍👏👏👏
@aletonetti
@aletonetti 4 жыл бұрын
Alan parabéns pelos videos, ótimo conteúdo como sempre. Tenho uma curiosidade, fui casado provavelmente com uma mulher que é narcisista perversa, algo que me chamava muito atenção é a relação entre minha ex e a mãe dela, a mãe faz de tudo para ela nunca ter nada, tudo que minha ex pode ter de bom a mãe da um jeito de sabotar para ela não conseguir, más mesmo a mãe sendo assim ela defende a mãe como se fosse um Deus na terra chegando até enganar a si mesma, invertendo na cabeça dela o que a mãe faz de ruim, porque isso acontece? Detalhe a mãe também tem o transtorno bem mais visível que minha ex.
@AlanMocellim
@AlanMocellim 4 жыл бұрын
Ótima pergunta. Tudo isso foi condicionado desde a infância. A mãe a ensinou a aceitar tudo e não questionar, até a sabotagem que se mantém como adulta é uma forma de manter essa relação de submissão. Se uma criança pode aprender a ser obediente, pode aprender a ser submissa também. Pense comigo: crianças aprendem tudo que lhes é ensinado, elas são muito mais rápidas em assimilar ensinamentos do que nós adultos. A mãe ensinou que o que ela faz de ruim na verdade é bom, que "faz pelo bem dela", a manipulou para sempre entender seus mandos como positivos mesmo que fossem nocivos. É uma forma de "lavagem cerebral", como dizem de maneira popular, ela simplesmente condicionou a filha a isso. Em decorrência, a filha também copia certos comportamentos, podendo vir a não aceitar críticas, a impor vontades e exigir obediência, não assumir responsabilidades, etc.
@Freedom-su6vo
@Freedom-su6vo 4 жыл бұрын
Deus abençoe
@biaac2322
@biaac2322 3 жыл бұрын
👏👏👏👏
@nataliteixeira8973
@nataliteixeira8973 4 жыл бұрын
Você é sensacional!!!! As explicações bem colocadas, bem explicadas. Parabéns!!!!!
@KirbyBolha
@KirbyBolha Жыл бұрын
ser acusado do q o outro ta fazendo é complicado mesmo
@alicemaria5395
@alicemaria5395 4 жыл бұрын
Gratidão.magnífica sua colocaçao.passei sim por anos por tudo isso.quase enlouqueci mesmo.hoje livre voltei a sorrir e ser o ser humano que sempre fui.empata de nascimento.🌹🌹🌹🌹
@valeriacusinato2674
@valeriacusinato2674 4 жыл бұрын
Ótimo dia! Gratidão por seus conhecimentos socializados em seus vídeos. Excelentes. Gostaria de dicas de livros. Grata
@biancarcunha3019
@biancarcunha3019 4 жыл бұрын
Venho de uma família disfuncional, já cheguei a fazer o diagnóstico deles, mas já voltei atrás e não tenho mais certeza de nada. Estou num momento que não entendo meus pensamentos, tento entender tudo e não chego a nenhuma conclusão. A sensação que tenho é de desintegração! Meu pai, que era muito violento, egoísta e muitas vezes estava bebendo eu não tenho problema. Agora com a minha mãe que não fazia nada para nos proteger dele, não dava amor, anulava, obrigava a vestir o que queria, pensar da forma que pensava, fazer elogios a inteligência dela e a capacidade e me punia com muitos dias de silêncio qdo não cumpria as expectativas. Percebi só recentemente que ela controla até meus pensamentos, mesmo me dando muito pouco eu faço tudo para agradar. Agora estou me afastando e parece que só eu percebi, mas vou continuar até desintegrar e integrar um novo eu.
@ivi8060
@ivi8060 3 жыл бұрын
Se quiser ver os vídeos de Anahy D'amico e Elisabeth Zamerul sobre Mães Narcisistas, penso que vai ter uma base de entendimento, depois você assiste todos os vídeos do Alan e aprofunda o conhecimento que as chances de melhorar serão infinitas.
@dedelluz9332
@dedelluz9332 Жыл бұрын
Muito obrigado amigos.
@janinembatista6478
@janinembatista6478 4 жыл бұрын
Passei por isso exatamente!!!
@caroln.c.6700
@caroln.c.6700 4 жыл бұрын
Há um tempo atrás, pessoas assim eram consideradas simplesmente como mau caráter. Qual seria a diferença de transtorno de personalidade com mau caratismo? Passei por diversos traumas, e não tenho coragem de fazer e descontar tanta maldade assim nas pessoas... A pessoa deve ter nascido com alguma predisposição para o mal, só pode!
@ivi8060
@ivi8060 3 жыл бұрын
Veja também os vídeos de Dr. Kurt Mendonça que é especialista em Narcisismo Maligno.
@gilsonsilva1879
@gilsonsilva1879 2 жыл бұрын
@Zero Khan Não sou Psiquiatra/Psicologo mas acredito que narcisismo é maligno sim, é sobre isso
@lenizedeoliveiratinoco4360
@lenizedeoliveiratinoco4360 4 жыл бұрын
Vc é sensacional!!!
@deinahelcias9107
@deinahelcias9107 4 жыл бұрын
Excelente!!Parabéns!!!
@mardrimoura
@mardrimoura 4 жыл бұрын
Olá *Alan Mocellin* Mais uma abordagem elucidadora. Parabéns! As dinâmicas dos relacionamentos abusivos, realmente, deixam a vítima sem chão; pois o nosso cognitivo fica totalmente debilitado e comprometido, uma vez, que você não entende nada com nada da lógica relacional, desconhecimento que faz você acreditar que é você o errado na história e cabe exclusivamente a você reatar e tornar saudável a relação. Uma relação que foi tão intensa e feliz de início transforma sem motivos aparentes, em outra relação totalmente diferente do início e isso faz você se sujeitar e correr atrás da pessoa abusiva, pois tem a lembrança do início da relação e tudo piora, mais ainda, pois seu norte é a empatia e está sensibilidade é baixa na pessoa abusiva, pois a mesma agem movidos pelo auto-centramento e egoísmo, razão pela qual nunca te entende, te invalida e sempre te naga. Tudo que faz a ela nada é suficiente e nunca admite teus próprios erros passando a projetar e introjetar características e situações. E você ressaltou algo importantíssimo pois uma das características das pessoas abusivas de terem seu cognitivo preservado e super compensaren em atividades racionais e competitivas uma vez que seu emocional é bloqueado no seu mecanismo de defesa prevenido ir de encontro a sua dor. E por fim: Conhecia o termo projeção mas desconhecia por completo o termo introjeção é muito bom saber desse termo. Grato por mais essa extraordinária aula. Vou querer o meu diploma - to brincando! *Obrigado*
@claudiaalmeida8943
@claudiaalmeida8943 4 жыл бұрын
Porquê seus comentários são textao ... daria para ser mais objetivo possível 👌🏾✌🏾
@mardrimoura
@mardrimoura 4 жыл бұрын
@@claudiaalmeida8943 *Minha característica!* Escrevo pois se trata da minha exclusiva característica pois assim estruturo meu pensamento e assimilado o conteúdo tratado com maior eficiência .... Grato
@nara85
@nara85 4 жыл бұрын
Gostei da sua explicação. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@mardrimoura
@mardrimoura 4 жыл бұрын
@@nara85 Obrigadoooo
@karinavitorino8787
@karinavitorino8787 4 жыл бұрын
Amo esse canal , Deus abençoe , vc tem ajudado muito
@ava8949
@ava8949 3 жыл бұрын
Melhor conteúdo sobre o assunto!
@arielaboaventura7596
@arielaboaventura7596 4 жыл бұрын
Muito bem explicado, é assim mesmo.
@jucianepereira3467
@jucianepereira3467 4 жыл бұрын
Excelente explicação, me ajudou bastante!
@uberdelas
@uberdelas 4 жыл бұрын
Me identifico 100% mais uma vez!!!!!!
@julianoorentz
@julianoorentz 4 жыл бұрын
Meu Deus muito esclarecedor! Obrigado me ajudou muito!
@cristianealvarenga3070
@cristianealvarenga3070 4 жыл бұрын
Muito boa a explicação.
@biaac2322
@biaac2322 3 жыл бұрын
Eles são muito loucos, entendem tudoooo errado. Quase pirei!
@flordocampodocampo8024
@flordocampodocampo8024 4 жыл бұрын
Mas será q fazem isso d forma consciente e deliberada ou a mente dessas pessoas e assim mesmo não sendo culpa deles?
@AlanMocellim
@AlanMocellim 4 жыл бұрын
Zero Khan respondeu muito bem a pergunta feita. Recomendo que assista minha série de vídeos "Abuso Emocional: Consciente ou Inconsciente" em 3 partes. E sim, o ponto é exatamente essa distorção, que é muito comum em narcisistas e borderlines, de cometer erros, atribuir todos seus problemas aos outros, não aceitando nenhuma responsabilidade sobre suas próprias ações. Pensar sobre isso, para essas pessoas com transtornos de personalidade, é doloroso, assumir responsabilidades também, seguem pelo caminho da acusação e da atribuição dos problemas aos outros. Mas como foi dito, é terrível lidar com isso, com uma pessoa que obviamente está causando problemas e fazendo mal pra quem está próximo, e ao mesmo tempo considera o que faz positivo, bom, altruísta, etc.
@vivianscaramello7388
@vivianscaramello7388 3 жыл бұрын
4 жыл бұрын
É possível que a pessoa abusiva fique um tempo abusando e depois algumas semanas sem abusar, depois volte novamente, formando uma espécie de ciclo? Ou uma vez que ela inicia o abuso ele se torna permanente? Porque me parece que para aquela memória boa do início dos relacionamentos permanecer fresca ela tem que, de algum modo, ser estimulada continuamente por alguma via; logo o abusador não pode ser sempre abusivo. - Então quando há o rompimento do relacionamento a insanidade pode vir à tona na medida em que o abusado anseia pelo retorno das "coisas boas", mas ao mesmo tempo sabendo que os ciclos negativos irão voltar inevitavelmente (caso ele retorne ao relacionamento), e essa incerteza somada ao rompimento ajuda na formação da insanidade ou ao menos de uma certa depressão. Estou certo?
@Joe.medici
@Joe.medici 4 жыл бұрын
Sim, existe o cíclo do abuso, o Alam tem vídeos sobre isso. Você também pode pesquisar sobre ciclo de relacionamento abusivo,, descarte, hoovering e você irá entender mais. Espero ter ajudado.
@geanemendes1551
@geanemendes1551 4 жыл бұрын
É comum, por isso muitas pessoas permanecem. Se fosse o tempo todo abusivo ninguém conseguiria conviver.
@talitamuniz
@talitamuniz 4 жыл бұрын
Carência e Vulnerabilidade à Relacionamentos Abusivos
17:45
Alan Mocellim
Рет қаралды 3,3 М.
Comportamento Passivo-Agressivo
19:45
Alan Mocellim
Рет қаралды 16 М.
Леон киллер и Оля Полякова 😹
00:42
Канал Смеха
Рет қаралды 4,7 МЛН
Quando eu quero Sushi (sem desperdiçar) 🍣
00:26
Los Wagners
Рет қаралды 15 МЛН
IL'HAN - Qalqam | Official Music Video
03:17
Ilhan Ihsanov
Рет қаралды 700 М.
Culpa Após um Relacionamento Abusivo
20:29
Alan Mocellim
Рет қаралды 6 М.
SEJA CORAJOSO: DEUS ESTÁ TE ENSINANDO A SER FORTE - Minuto Reflexão
15:57
TÁ EM BASE?! VENHA PARA OS 🇺🇸⚽️
15:52
Gabriel Uemura
Рет қаралды 95
Características dos Sistemas Familiares Adoecidos
22:43
Alan Mocellim
Рет қаралды 1,5 М.
1/2  - É preciso alertar - EQM de Shely Frazão | Experiência de Quase Morte
1:06:10
AFINAL, O QUE SOMOS NÓS? / AFTER ALL, WHAT ARE WE?
Рет қаралды 109 М.
Relacionamentos Abusivos: Idealização, Desvalorização e Descarte
21:01
Quando a Reconciliação é Impossível?
19:28
Alan Mocellim
Рет қаралды 4,3 М.
Sinais Sociais de Narcisismo
19:01
Alan Mocellim
Рет қаралды 12 М.
Леон киллер и Оля Полякова 😹
00:42
Канал Смеха
Рет қаралды 4,7 МЛН