LINGUAGEM NEUTRA: se a gente já mudou antes, por que agora é "forçação"?

  Рет қаралды 10,884

Gay Nerd

Gay Nerd

Жыл бұрын

Пікірлер: 331
@estambet
@estambet Жыл бұрын
A linguagem neutra é uma solicitação de uma minoria da sociedade, as alterações na norma culta via de regra ocorrem de forma orgânica e não imposta, quando ela é forçada, principalmente por intermédio do Estado, não causa maior aderência ou respeito, mas, exatamente o oposto.
@-123abc-
@-123abc- Жыл бұрын
Exatamente.
@robsonlima3407
@robsonlima3407 3 ай бұрын
Tu sabe que isso é mentira né?! Historicamente as mudanças na língua nada tem haver com isso, inclusive a própria mudança do acordo ortográfico foi algo imposto pelo tal estado que vocês tanto falam ... fico passado como tem gente burra justificando preconceitos com argumentações rasas e falsas
@danielbatista100
@danielbatista100 Жыл бұрын
Quando falam “opção sexual” ou “homossexualismo” perto de mim, eu corrijo e continuo achando que isso não tem nada a ver com a questão do pronome neutro. Percebo falsa simetria nesse argumento.
@billcorreia
@billcorreia Жыл бұрын
exato
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
Não me incomodo quando alguém fala homossexualismo. Apenas falo que era um termo que se referia a época onde achavam que era doença mental, mas não acho que a pessoa foi preconceituosa de propósito. Claro que há sim gente que fala pra ofender, mas aí né amigo, ela poderia aprender a falar homossexualidade tranquilamente e continuar a dizer que é uma "aberração, pecado, safadeza, imoralidade". Não é a língua que muda as pessoas, é a educação e a ousadia de enfrentar sistemas autoritários.
@ulisses4678
@ulisses4678 Жыл бұрын
Exatamente, são coisas diferentes.
@lucianobonetti7538
@lucianobonetti7538 Жыл бұрын
Concordo com a total falta de simetria. "Opção sexual" deve ser corrigido porque é mesmo errada. Agora, linguagem neutra é de uma estupidez e imbecilidade tamanha que chega a provocar espanto.
@umgaymenezes
@umgaymenezes Жыл бұрын
​@@MatheusSantos-sq5lf❤❤❤❤ É ISSO! Educação! Várias empresas querem parecer "cool" e colocam "todes", mas não tem uma pessoa trans trabalhando lá. Nossa comunidade quer resolver um problema estrutural de um modo porco e fácil.
@mansongrigori
@mansongrigori Жыл бұрын
Me formei em Letras, sei da construção da língua, a língua se forma em centenas de anos e não por conta de ativismo.
@LuisHenrique-cn5vv
@LuisHenrique-cn5vv Жыл бұрын
Olha quantas palavras novas o movimento lgbt já criou ou ressignificou (bissexual, assexual, intersexual, pansexual, transgeneridade, etc etc), como assim ativismo não forma língua? A língua que conhecemos se formou numa época onde não tinha redes sociais e a globalização não era tão forte. Vc acha que sua faculdade de letras é capaz de prever como será a formação da linguagem no futuro?
@andreasluxbr
@andreasluxbr Жыл бұрын
Se formou em Letras, deu uma cartada na falácia de apelo à autoridade, não percebeu que ao falar que a língua se forma em centenas de anos não exclui mudanças por ativismo, já que a primeira trata do modo como acontece e a segunda a razão pela qual acontece. Enterrou o socioconstrutivismo. Não teve postura profissional para explicar nada, nem dar referências. Está agora terminantemente proibida a formação de verbetes para variações linguísticas regionais e de periferias já que, segundo a pessoa "formada em Letras" (não necessariamente especialista em linguística) ativismo não modifica a língua. A língua está cheia de exemplos de variações que ocorrem devido a ativismo, pessoas com deficiência por exemplo já foram chamadas de portador de deficiência, e essa mudança se deu através de ativismo. Talvez seja hora de uma ReFormação não acha colega?
@renan9258
@renan9258 Жыл бұрын
​@@LuisHenrique-cn5vv pois então os termos foram criados e assimilados ninguém fez um manual ou mudou a linguagem, assim como criamos palavras derivas do inglês todos os dias
@meyruen9305
@meyruen9305 Жыл бұрын
eu tbm sou formada em letras e discordo parcialmente de ti, apesar de sim, a lingua ter sido formada a muito tempo, ela é mudada e adaptada cotidianamente as vezes sem nem a gente perceber. Mesmo que a lingua não seja uma forme de reparação para nada, não dá pra usar ela de desculpa para amparar preconceitos...
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
@@meyruen9305 Amparar preconceitos... Você acha mesmo que as pessoas vão respeitar os não binários só porque a linguagem mudou ? Você vai ver é um tsunami de ódio contra essas pessoas em proporções bíblicas. Para de querer mudar o mundo a força, precisa de anos e esforço para conseguir uma mudança rasoavel, não enfiar guela a baixo uma ideologia, porque sim, isso é uma ideologia ridícula de achar que a língua gera preconceito contra as pessoas, porque é falácia. Eu sou gay amor e você acha que o mundo todo vai me aceitar e me amar ? Imagina se eu virar presidente e baixar um decreto proibindo todos os cristãos de exercerem sua fé em Deus porque a Bíblia é homofóbica, iria resolver alguma coisa ? Nós temos que lugar pelos nossos direitos e começar a enfrentar os países onde a pessoa é morta e presa por sua sexualidade, tipo metade dos países da África e do Oriente Médio.
@ffgabriel123
@ffgabriel123 Жыл бұрын
A linguagem é feita apenas com o único propósito de facilitar nossa comunicação,a partir do momento em que começa a dificultar não terá mais uma comunicação e a linguagem não terá mais sentido. A linguagem neutra além de ter diversos erros, ainda acaba por dificultar a comunicação do país,por isso me incomoda
@andreasluxbr
@andreasluxbr Жыл бұрын
Da forma que tu fala, parece que existe uma pessoa ou um grupo que foi lá e "criou" a língua. Esse processo é muito mais amplo e caótico. Quando se estuda comunicação, entendemos que existe um codificador e um decodificador e essa transmissão raramente se dá sem ruídos. O desencontro, o engano, a falta de entendimento, tudo isso faz parte da língua e das relações sociais que estabelecemos. Então esse teu argumento que "atrapalha" porque tem "erros" não procede.
@rodneyramosmartins7988
@rodneyramosmartins7988 Жыл бұрын
​@@andreasluxbr Boa. Concordo com você.
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
@@andreasluxbr É claro que precede, você falou um discurso lindo mas falacioso. Metade superior desse país é ignorante e não entende a própria língua e nem uma interpretação de texto, prova disso é as pesquisas na área de português e literatura. Agora porque o mundo não é da forma que eu quero, vamos começar uma revolução a força e mudar tudo porque estamos insatisfeitos que todos não tem que nos adorar ? Ah me poupe! Acha mesmo que o preconceito vai diminuir por causa da linguagem neutra ? Só vai gerar um tsunami de ódio contra os não binários em proporções bíblicas. Capaz até de começar a criar projetos de leis que impeçam essas pessoas de serem o que elas querem ser e dificultar mais ainda a vida delas. Cai na real... Se a homofobia ainda é presente em muitos lugares desse país e em vários tipos de pessoas, ela vai disparar quando começarem a enfiar guela a baixo esse lance de linguagem neutra. Aí sim você vai ver o ódio na mais pura e nua realidade.
@andreasluxbr
@andreasluxbr Жыл бұрын
@@MatheusSantos-sq5lf Primeiro, o termo correto é procede, não "precede" como você diz. Para quem quer julgar a capacidade interpretativa da população brasileira você deve no mínimo apresentar coesão gramatical, não acha? Segundo, onde está a falácia do meu discurso? Agora vamos falar de falácias! Quando você afirma categoricamente que a metade superior do país é ignorante (o que não faz sentido pois se é metade, não é superior... A menos que você esteja falando em termos geográficos, querendo dizer Norte e Nordeste) você está fazendo uso da falácia da pressuposição. Você vai ainda mais além e diz que essa "metade superior" não entende sua própria língua o que não é verdade. Dominar a escrita (seja ela culta ou não) não é o mesmo que entender a língua. Se essas pessoas conseguem se comunicar (codificar e decodificar mensagens) então elas entendem a língua sim. Quando você diz "Acha mesmo que o preconceito vai diminuir por causa da linguagem neutra" aqui está fazendo uso da falácia do espantalho pois distorce a discussão sobre linguagem neutra como uma proposta para dirimir o preconceito o que não é em todo verdade. Agora eu afirmo: seu discurso é totalmente falacioso e nem bonito pode se dizer que é. Aqueles que respondem a uma discussão sobre determinada pauta com incitação ao ódio é quem verdadeiramente quer "enfiar guela a baixo" visões preconceituosas de pessoas que se revoltam porque o mundo não é da forma como elas querem.
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
@@andreasluxbr Primeiramente que você não tem moral alguma pra vim apontar erros, afinal nem você deve conhecer totalmente o português total. Segundo, já foram feitas várias pesquisas onde metade da população desse país não sabe interpretar um texto ou uma charge. E só porque as pessoas sabem se comunicar não significa que há comunicação direta entre elas, muitas pessoas analfabetas sabem falar o português de uma maneira clara e direta, mas é o suficiente quando se quer passar em um concurso público ou numa prova como o ENEM ? E mais uma coisa ? Prove que uma língua é o motivo de preconceitos, já que há bastante pronomes que são neutros tanto pro masculino/feminino. Não se identificar com nenhum sexo é seu direito, mas achar que só porque você se sente assim, ter que obrigar as pessoas a aceitarem também é uma das formas mais ignorantes de destruir todos os direitos que estamos lutando há décadas e séculos. Vai na internet e de uma olhada nesses canais que ensinam essa linguagem neutra e veja o quão as pessoas "levam a sério" vocês. Nem os LGBTs apoiam isso em sua maioria porque sabe que isso é ativismo tóxico, eu sou um deles. A sua arrogância e soberba só me faz pensar numa coisa, você na real não se importa com ninguém, só quer se adequar a uma ideologia e uma influência que pouco tem importância pras pessoas no momento, afinal quando a onda de ódio se voltar contra os não binários e eles virarem piada literalmente ou coisa pior, você diz que só "tentou ajudar". Na boa você deveria estar mais preocupado com países onde é crime ser LGBT e ter peito pra tentar lutar contra as tiranias do mundo a fora! Se toca!
@thiegofelipeb.c.goncalves5541
@thiegofelipeb.c.goncalves5541 Жыл бұрын
desculpa mas linguagem neutra e analfabetismo andam de mãos dadas
@caioumbelino8669
@caioumbelino8669 Жыл бұрын
Falou tudo !
@anessacheza3372
@anessacheza3372 Жыл бұрын
Há uma grande diferença entre mudar certas palavras que causam conotação negativa, e mudar uma língua inteira/estrutura etc.
@cadud7543
@cadud7543 Жыл бұрын
eu não sou contra a linguagem neutra, e muito menos a favor. se eu estou conversando com alguém e esse alguém me corrige caso eu erre seu pronome, eu passo a usar o pronome que a pessoa me pediu pra usar sem problemas. mas eu não vou mudar minha forma de falar em geral. e eu achei esse exemplo que vc usou no vídeo, um tanto ruim, pois há muita diferença. "opção sexual" ou "homossexualismo" pra "orientação sexual" ou "homossexualidade" não é mudar a linguagem. a pessoa achava que pessoas escolhiam ser gays e nós explicamos que isso não é uma escolha, da mesma forma que explicamos que homossexualidade não é doença. e mais, mesmo que o seu exemplo fizesse sentido, isso é algo especifico onde só é dito quando estamos falando sobre determinado assunto. linguagem neutra é a língua em si e o tempo todo. agora, eu sei que estou falando de um lugar privilegiado da posição de um homem gay sem lugar de fala, mas eu acho uma tremenda fragilidade uma pessoa se sentir ofendida, atacada ou mal pq alguém não usou pronome neutro com ela e essa pessoa não está psicologicamente preparada pra vida. o que é um contexto completamente diferente de uma pessoa trans que está transacionando/já transicionou e alguém ESCOLHER chamar a pessoa pelo pronome que a pessoa usava antes da transição, isso é algo completamente diferente e isso sim eu acho ofensivo e grosseiro. agora esses não binários, fluídos, etc, que ficam ofendidos quando alguem que nao os conhece não os chama de "elu", "amigue", etc. é muita fragilidade, sinceramente.
@MrDIONNY2011
@MrDIONNY2011 Жыл бұрын
Não existe erro gramatical na expressão "orientação sexual". Mas todos, todex, tod@s trata-se de um erro gramatical. Um completo erro de escrita . Essa é a diferença.
@ricardolichtler3195
@ricardolichtler3195 9 ай бұрын
Bem por aí
@queniamoreira4362
@queniamoreira4362 Жыл бұрын
A maioria da população não fala nem o português coloquial, querem mudar , acrescentar linguagem neutra. Olha a preocupação desse povo!
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
Pois é menina, enquanto isso pessoas LGBTs mundo a fora não conseguem nem o direito de viverem suas vidas em paz. Cadê o ativismo no Oriente Médio e nos países da África. Até a Polônia, Hungria, Rússia, Chechênia estão barrando direitos nossos e nos proibindo de existir... Na Chechênia criaram até campos de concentração pra nós! É isso que essa comunidade deveria se preocupar. Cadê as campanhas de propaganda pró-LGBT contra as tiranias do mundo a fora, vamos deixar só a Disney e as grandes empresas que só se importam conosco no dia 28 de Junho para salvar essas pessoas da opressão ? Isso não é o suficiente! É muita ignorância acreditar que a língua vai mudar a mentalidade de um povo como o nosso, o efeito vai ser igual um tiro pela culatra, gerar um tsunami de ódio contra os não binários e uma onda de perseguição gigantesca.
@jose5730
@jose5730 Жыл бұрын
Porque 98% da população tem que se curvar pra 2%....
@felipekito3984
@felipekito3984 Жыл бұрын
Todos esses termos foram atualizados mediante estudos científicos, e adequação de nomenclatura, totalmente diferente na questão de movimentar uma mudança ortográfica gigantesca em prol de algo ainda em desenvolvimento e embrionário.
@nilsonsilvestre9253
@nilsonsilvestre9253 Жыл бұрын
Acho que são coisas diferentes.
@ulisses4678
@ulisses4678 Жыл бұрын
Sim, exatamente. Uma coisa não tem que haver com a outra. Uma coisa são termos/palavras outra são pronomes pessoais.
@marcosnonato
@marcosnonato Жыл бұрын
São diferentes, mas o processo é o mesmo. 30 anos atrás as pessoas relutavam pra mudar pra orientação sexual e homosexualidade. Mtos achavam desnecessário. Hoje já é socialmente aceito. A questão é: você é a pessoa que só vai aceitar algo depois que já se tornou socialmente aceito ou vai entender a necessidade de mudança assim que o debates surgem?
@MatheusSouza-od7jt
@MatheusSouza-od7jt Жыл бұрын
Eu sou a favor da linguagem neutra, mas acredito que ela precisa fazer de um jeito diferente, como por exemplo: Ao invés de ser: "preciso de alunxs", pode ser "precisa-se de estudantes". Acho que existem jeitos de fazermos isso.
@-123abc-
@-123abc- Жыл бұрын
Acontece que o pronome masculino já é neutro, se eu falo "alunos" me refiro a homens e mulheres.
@yhagofeitosa8849
@yhagofeitosa8849 Жыл бұрын
​​@@-123abc- mas e o neutro no singular?
@marcosnonato
@marcosnonato Жыл бұрын
@@-123abc- esse é o problema, a lingua sendo usada pra reafirmar a supremacia masculina. Pq se tiver só mulheres em um sala são "as alunas" mas se tiver um único homem já vira "os alunos".
@-123abc-
@-123abc- Жыл бұрын
@@marcosnonato não é supremacia masculina, neste caso o pronome deixa de ser masculino e vira neutro, se você entra em uma sala com 10 alunas e 1 aluno e diz "bom dia a todos os alunos e alunas" está sendo redundante, pois a palavra aluno já é neutro e já engloba tanto o(s) aluno(s) quanto a(s) aluna(s), vocês gostam de problematizar tudo, a língua já é assim a centenas de anos, aí aparecem uns babacas dizendo que é supremacia e não o que lá querendo mudar tudo.
@DracoHiasdo
@DracoHiasdo Жыл бұрын
​@@marcosnonatona passagem do latim para o português, o pronome masculino do latim foi para o pronome masculino do português, o feminino para o feminino e o neutro para o masculino. Não há supremacia masculina na linguagem, é apenas como a linguagem se desenvolve. Supremacia masculina será quando um indivíduo usar a língua para esse propósito, e não a língua em si. E além do mais, o pronome neutro dificultaria o aprendizado de pessoas cegas, deficientes mentais etc. É muito fácil querer modificar a língua quando não se é uma pessoa que apenas aprender sua própria língua de nascença é um grande desafio.
@welberpadua7387
@welberpadua7387 Жыл бұрын
Sim, eu corrijo...mas uso a linguagem neutra quando a pessoa se identifica como não binário
@-123abc-
@-123abc- Жыл бұрын
Pronome masculino já é neutro, ou seja, usar linguagem neutra não faz nenhum sentido.
@gugaciotti
@gugaciotti Жыл бұрын
As situações apresentadas como exemplo não modificaram a estrutura da língua, mas apenas o emprego de expressões atualizadas para o tema. Neste caso, há que se fazer um esforço para se adaptar ao novo cenário social utilizando expressões mais assertivas, como "totalidade" ou "todas as pessoas" ao invés "todes"; mas isso demanda estudo e boa vontade, o que já é outra história.
@ulisses4678
@ulisses4678 Жыл бұрын
Para mim são coisas diferentes, uma coisa são conceitos, outra é alterar os pronomes pessoais. É mudar a minha forma de falar quase toda. Este é um assunto que eu podia dizer muita coisa, tanto a favor como com uma visão pouco favorável, acho que as coisas tem de ser feitas com pés e cabeça, bem pensadas. Espero que não me interpretem mal, mas o que eu começo a observar é que algumas pessoas estão a querer serem não binárias por verem outras pessoas a fazerem o mesmo, é a Maria vai com as outras. Corresse o risco com estas atitudes de banalizar e tornar o assunto uma coisa não séria e quem realmente não é binário não ser levado a sério no que sente. Eu acho que devemos sempre pensar e refletir bem nas coisas e nestas questões procurar apóio. Um abraço e força para todos.
@fabianax7313
@fabianax7313 Жыл бұрын
Independente de qualquer coisa as pessoas se preocupassem com realmente o que é importante o que faz a diferença numa nação numa cidade no município na administração do Estado nossa que falta de preocupação né quanto estabilidade emocional e financeira um país tem para perder tempo com coisas tão banais que absurdo vamos se empenhar em que tenha estudo melhor gente que as escolas sejam bem mais preparadas que os professores sejam respeitados quando que realmente importa não tem a menor importância
@dreyverbomber412
@dreyverbomber412 Жыл бұрын
Falou TD pessoal tá sofrendo de TFF ( Transtorno por falta do q fazer)
@andreasluxbr
@andreasluxbr Жыл бұрын
Olha, creio que é preciso um pouco de empatia nessa sua fala. Vamos supor que de repente todo mundo na tua família, no teu trabalho e nos círculos sociais que tu frequenta passe a te chamar Facilane, não é teu nome e tu acha extremamente ofensivo, e isso acontece corriqueiramente. O tanto de energia que vai ser preciso para que tu lide com a situação, isso corrói tua saúde mental. Isso é uma violência. Dizer que isso não é importante é mesmo que dizer "isso não é importante pra mim", e não é mesmo porque você não passa por isso todo dia. Não haverá estabilidade emocional nenhuma sem respeito às subjetividades, como que vai ter estudo melhor se existe tanta evasão escolar? Será que essa discriminação que você chama de desimportante tem alguma contribuição para essa evasão escolar? Você fala de respeito aos professores, mas exclui pessoas que usam pronomes diversos e esquece que essas pessoas podem ser professores, engenheiros, médicos, etc. O mais curioso disso tudo é que você provavelmente desconhece que o pai da computação que possibilitou você hoje poder falar o que é importante e o que não é na internet, quem merece respeito e quem não, foi um homem gay, que foi castrado quimicamente como um animal e morreu por envenenamento aos 41 anos. Imagina o que mais ele poderia ter contribuído para o mundo da tecnologia e para a sociedade como um todo? Quem te disse que respeitar a singularidade humana é menos importante? A sociedade só avança quando avançamos todos juntos. Quantos Alans Turings deixamos prá traz por conta de pensamentos retrógrados como esse que você reproduz? Fica a reflexão.
@-123abc-
@-123abc- Жыл бұрын
​@@andreasluxbra questão é que linguagem neutra não faz sentido nenhum, pois o pronome masculino já é neutro!!!
@andreasluxbr
@andreasluxbr Жыл бұрын
@@-123abc- Pronome masculino é, intrinsecamente, masculino. Em determinadas situações convencionou-se de usar pronomes masculinos como neutro, mas isso não funciona tão perfeitamente. Pegue o exemplo do pronome indefinido todos, é comum que se utilize como neutro, mas ele é intrinsecamente masculino. "Todos Baleias precisam emergir à superfície para respirar" é um exemplo de que todos não é neutro, apesar da convenção de usá-lo de tal forma. Então sim, discutir o masculino como neutro faz todo o sentido!!!!
@-123abc-
@-123abc- Жыл бұрын
@@andreasluxbr mudar totalmente a língua portuguesa de uma hora para a outra? Não acho que isso faça sentido
@iarasilveira7918
@iarasilveira7918 Жыл бұрын
Vcs já ouviram falar em língua portuguesa?
@fernandooliveira4687
@fernandooliveira4687 Жыл бұрын
A diferença é clara né plmdds, pra alguém chegar em uma conversa pra citar "homossexualismo" ou " opção sexual" essa pessoa tem que necessariamente estar falando desse assunto, pronome você usa em qualquer conversa, daqui pouco vão querer prender todo mundo por chamar a pessoa pelo pronome errado🥱, sem sentido
@andreasluxbr
@andreasluxbr Жыл бұрын
Sim, pronome se usa em qualquer conversa, por isso o uso inadequado de pronomes é muito mais abusivo que quando alguém ignorante vem falar sobre sexualidade. A gente tem que fazer uma separação aí, existem pessoas que devido a sua educação restrita em termos de diversidade vão ter mais dificuldade de se adaptar e isso requer paciência de ambos os lados (imagina você tentando ensinar sua avó a usar o computador), mas tem pessoas que entendem que o pronome que usam pra você é incorreto e fazem a escolha de usá-lo para te machucar.
@fernandooliveira4687
@fernandooliveira4687 Жыл бұрын
@@andreasluxbr são situações totalmente adversas, eu não vejo necessidade nenhuma de usar pronome neutro pra se referir a todas as pessoas e em todo o momento uma vez que usando "todos" por exemplo, já está incluindo todos os indivíduos, ou seja essa imposição é ridícula e sem sentido
@andreasluxbr
@andreasluxbr Жыл бұрын
@@fernandooliveira4687 "Todos" é uma convenção que é aparentemente arbitrária, mas que é em verdade uma escolha política, e, exatamente por isso, não é tão inclusivo como se proclama. Se eu digo "Os cientistas TODOS tiveram seu lugar na história reconhecido" é muito possível que para quem leia o entendimento seja de que os cientistas eram todos homens, oras é uma realidade que as cientistas femininas foram durante o desenrolar da história invisibilizadas. Quantas contribuições científicas de cabeça você sabe que foram feitas por mulheres? Mas existem e não são poucas. A grande questão é: a linguagem cria realidades ou as realidades que criam a linguagem? Ou, dizendo de outra forma: o gênero neutro masculino preteriu o reconhecimento da mulher ou a sociedade machista instaurou o gênero neutro como masculino? Por que numa sala de 40 pessoas sendo 39 delas mulheres nos referimos como "todos"? Se eu digo: "Todos foram aprovados e se tornaram excelentes médicos". Isso é inclusivo? Agora, se eu escolho dizer "uma classe de estudantes de medicina majoritariamente feminina se forma e tornam-se excelentes profissionais da saúde" qual foi mais inclusivo? Qual chegou mais perto da realidade? Você pode não ver necessidade, e claro que não, você é o contemplado pelo gênero neutro masculino, outras pessoas podem achar diferente. Essa é uma discussão que é pertinente sim, ridículo é querer discutí-la na superficialidade.
@fernandooliveira4687
@fernandooliveira4687 Жыл бұрын
@@andreasluxbr meeeeu deus, olha a volta gigante que você teve que dar pra "provar" o seu ponto, "da a entender que eram todos homens" só pra você, pq q eu saiba, desde que eu aprendi português no ensino médio, todos sempre foi pra incluir TODOS os gêneros, se você fala que todos os alunos da sala tão de recuperação, cê vai entender que todos são homens? Aí é coisa sua
@fernandooliveira4687
@fernandooliveira4687 Жыл бұрын
@@andreasluxbr vocês tão é levando muuuuito a sério uma coisa que não é tão importante principalmente nos tempos atuais cara, agora tem que fica se preocupando pra ver se a frase que eu vou falar vai ser inclusiva ou não pq opa, não posso ofender 0,000001% do mundo sem querer, se não estou sendo preconceituoso, aí é foda né, eu acho q é muito menos inclusivo você fica restringindo a fala das pessoas
@primotorquato7257
@primotorquato7257 Жыл бұрын
As pessoas não vão aderir a isso muito pelo contrário isso virou motivo de piada e de escárnio
@degmarlemes1366
@degmarlemes1366 Жыл бұрын
Sério mesmo? Pra vc é a mesma coisa a mudança de opção sexual para orientação sexual e de todos para todes e de menino para menine? Sério mesmo?
@GayNerd
@GayNerd Жыл бұрын
Sim. Sério mesmo. A diferença é que agora não é em benefício dos gays, né? É em benefìcio de não-bináries. E aí, claaaaaro que mudar é um esforço, é um absurdo...
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
​@@GayNerd Meu Deus isso é ridículo. Mudar uma língua por conta dessa palhaçada é um dos absurdos mais bizarros que existe no mundo.
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
@Faraó FF E sim eu sou um ativista LGBT e luto pelo direito de todos. Mas convenhamos, tudo tem limite né! O ativismo que eu queria ver mesmo é termos coragem de enfrentar o Oriente Médio e salvar nossos amigos LGBTs daquela opressão que é no Irã, Arábia Saudita, Iêmen, Somália, Emirados Árabes, Afeganistão, Paquistão, Indonésia, Malásia, Líbia, Egito, Síria, Iraque, e partes da Palestina. Não ficar mudando linguagem achando que o preconceito vai diminuir, pelo contrário, só vai piorar mais ainda.
@jamersonnunes3962
@jamersonnunes3962 Жыл бұрын
Tanta causa pra lutar e o povo querendo mudar a lingua portuguesa, sou da comunidade e sou totalmente contra essa mudança. Chega a ser ridículo isso de " todes " .
@naisotnas8275
@naisotnas8275 Жыл бұрын
O "todes" veio de encontro aos que não se identificam com os gêneros "socialmente construídos", aos que não se sentem representados pelas definições de homem e mulher heteronormativas. É uma questão de INCLUSÃO! A linguagem, que é a capacidade que nós temos de PRODUZIR, DESENVOLVER e COMPREENDER a língua, deve ser encarada como algo vivo, dinâmico, que acompanha a evolução da sociedade e das instituições que a representam. Eu gostaria de frisar: o TODES vêm de encontro à uma necessidade de um coletivo específico por inclusão e aceitação. E para quem está usando "a coerência gramatical" como desculpa para deslegitimar o todes, é preciso que entendam o seguinte: é a gramática que está subordinada à linguagem, e não o contrário. Se a sociedade evolui, a linguagem também evolui. E mais: existe uma questão de PODER que subjaz ao uso do gênero neutro que talvez esteja passando despercebida. Negar o seu uso é continuar negligenciando e excluindo pessoas, seres humanos que sempre existiram e continuarão a existir. O uso do todes é, de fato, a maneira mais eficiente de "facilitar a comunicação". Não têm nada de complicado nisso; se ao me dirigir às pessoas eu consigo alcançá-las e mobilizá-las, estou me comunicando de forma potente, pois estabeleço com o outro um vínculo. O que fica bem claro ao analisar essa "polêmica" é que um certo contingente não está a fim de se comunicar! Só isso.
@Educa-re6uk
@Educa-re6uk 11 ай бұрын
Pesquisa sobre neurodiversidade, rigidez cerebral em adultos, idosos, autistas. Cegos, gagos, fanhos, surdos, disléxicos, TDAHs, Indígenas. Depois me responde quem é excluído. pesquisa também a escolaridade desses grupos. Já te adianto que apenas 0.5% dos universitários são PCDs, isso incluindo todas as deficiências.
@herbertmarques4424
@herbertmarques4424 Жыл бұрын
No mundo há questões mais urgentes do que essa. Em todo o caso, continuo e continuarei falando meu idioma como sempre o fiz. Me refiro a um homem com os pronomes que lhe cabem e com a mulher faço da mesma forma.
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
Está certo. Eu sou gay e luto pelo direito dos LGBTs e pela liberdade. Se alguém quer usar isso, seja livre, mas não venha querer mudar toda a nação em prol de um ativismo exagerado e tóxico. Realmente no mundo há muito mais problemas, como as opressões aos LGBTs em países do Oriente Médio e da África. Até na Europa que é um continente evoluído tem zonas anti-LGBT na Polônia e campos de concentração na Chechênia. Na Rússia então nem se fala né... Enfim, nós temos que começar a lutar contra as tiranias, não contra uma língua. Porque língua não muda mentalidade de ninguém, ainda mais num país onde metade da população não compreende o próprio português e uma interpretação de texto.
@AdmFighter
@AdmFighter Жыл бұрын
@@MatheusSantos-sq5lf olha tem muitos problemas e não é só lgbts que sofrem, a lendo mais você tem que concordar que pessoas héteros sofrem preconceito dos lgbts e não é por isso que ficam nas redes sócias reclamando, e se você ser hétero já te consideram como alguém privilegiado que é o monstro da história e isso é um grande preconceito
@DracoHiasdo
@DracoHiasdo Жыл бұрын
​@@MatheusSantos-sq5lf Aí Matheus (hehe, temos o mesmo nome), eu penso o mesmo de você e tenho um argumento que não vi você utilizar no campo de comentários, não sei se você já sabe, mas informação nunca é demais. A linguagem neutra faria uma grande mudança na estrutura da língua brasileira, isso dificultaria ainda mais o aprendizado de pessoas deficientes visuais, mentais etc. Então o pronome neutro mais exclui do que inclui. Caso você queira usar númeross você também pode pesquisar pela diferença da quantidade de pessoas não-binárias para a de deficientes que teriam dificuldade no aprendizado em português.
@constanciokoneski522
@constanciokoneski522 Жыл бұрын
Concordo!! Mas a violência q veio a tona , nós últimos 4 anos, deixou mais complicado essa ação, mas vamos superar mas esse atraso na nossa sociedade ( brasileira e preconceituosa) bora lá
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
Olha foi uma violência realmente pesada, mas nem de longe de compara com o que acontece em alguns países e estados como a Rússia, a Chechênia onde até campos de concentração tem pra nós, as zonas anti-LGBT da Polônia que graças ao bom Deus estão sendo abolidas e tomara que pra sempre, porque isso foi uma vergonha pra um país invadido por lunáticos (nazis), a Hungria (essa não me surpreende, apoiou Adolf Hitler até o fim da guerra, mandou judeus em massa pra Auschwitz e outros campos e exterminava com a ajuda da população em sua maioria judeus a beira do Danúbio). Agora tão criando projetos de leis para não falar sobre nada LGBT nas escolas porque podem influenciar as crianças a serem homossexuais ou de outras orientações. Mas há alguns anos atrás poderia se ensinar e influenciar crianças a odiarem judeus como pessoas. Olha a hipocrisia... Graças a Deus tanto a Polônia, quanto a Hungria fazem parte da União Europeia e ela está ameaçando a cortar fundos de verbas pra esses dois países, nossa mais foi rapidinho e os presidentes já mudaram de ideia e nos "amam". Agora a Rússia né amor... Aquela só com o asteroide de Cheylabinzk de novo e de preferência em cima da casa do Putin. Mas Brasil e EUA só passaram um susto, um susto bem grande isso é verdade. Mas um susto porque um era uma anta que só se prejudicava mais ainda (Bolsonaro), o outro só falava asneiras também e que iria transformar os EUA numa nação renascida. Quem já assistiu Uma Noite de Crime já sabe o queria essa "nação renascida". Enfim ele também só se ferrava com as próprias palavras, aí muita gente sacou e caiu fora, mas ainda tem muitos e muitos gados brasileiros e americanos que lutam, matam, destrói, tortura, em nome de Bolsonaro e Trump. Agora na Rússia onde a D3SGR4ÇA do presidente realmente é um psicopata inteligente muito manipulador, foi fácil ele convencer o povo a ser homofóbico e mais ainda, de lutar na guerra em nome da limpeza étnica ucraniana.
@fabricioalencar6578
@fabricioalencar6578 Жыл бұрын
Eu corrigo, sempre!!?
@Gluck40
@Gluck40 8 ай бұрын
Homossexualismo não é uma linguagem. É um conceito. Conceitos se modificam e se aprendem. Linguagem neutra é dificil demais para mudar toda uma estrutura. Mas enfim.... algo a se debater
@wander1984
@wander1984 8 ай бұрын
Eu acredito que existam casos e casos... A orientação sexual era considerada uma doença e por isso se usava como "opção ou homossexualismo", já a linguagem neutra vem de uma questão mais pessoal onde afeta a todos e nao somente ao meio lgbt, por isso não uso e não faço questão de usar.
@alamhernane3452
@alamhernane3452 Жыл бұрын
Ai me poupe neh. A diferença GRITANTE das citações. Um dos casos te orienta a dizer da outra forma, e no outro caso querem te obrigar a mudar TODO UM DIALETO só por um delirio de um pequeno grupo
@lucasdire
@lucasdire 11 ай бұрын
Tudo isso, não muda ABSOLUTAMENTE NADA, na realidade.
@albertbobadilha
@albertbobadilha 10 ай бұрын
Eu penso que temos que respeitar a limitação de pessoas mais velhas por exemplo, que sentem muita dificuldade em falar na liguagem neutra, e as pessoas que conseguem entender e falar a liguagem neutra devem exercer, só nao pode ser uma pessoa chata com isso no ponto de não respeitar pessoas que tem wsse dificuldade por causa de suas próprias limitações. Por que ja vi pessoas sofrendo humilhações por causa das limitações dela. Infelizmente no meio do ativismo existem pessoas sem o mínimo de empatia,chegando a beira de uma agressão e isso desmerece a luta de quem lutam por essa mudanças de forma respeitosa.
@johnrodriguesfelizardo
@johnrodriguesfelizardo Жыл бұрын
Homossexualismo não é um termo aceitável, mas é uma palavra que EXISTE, tal como sexualidade, que é o termo aceitável. Isso é muito diferente de "todes", "prezades", ou qualquer outra anomalia que foi inventada não por inclusão, mas por ideologia, assassinando, consequentemente, a língua portuguesa.
@EliasTN
@EliasTN Жыл бұрын
Minha opinião, a linguagem neutra não deve ser algo implemento, pq já temos uma língua neutra. "Todos" significa todos os gêneros e não só um, as pessoas que falam "todos e todas" não tem conhecimento da língua portuguesa, adicionar "todes" só mostra quanto falta informação. Eu realmente, queria entender o problema com a língua, qual é a dor que incomoda para exigir a mudança. Pq temos sim uma forma neutra, mas ela precisa interpretar. Exemplos: "Ela saiu" - gênero feminino. "Ele saiu" - pensamos no gênero masculino, mas tbm pode ser neutro. O pronome "ele" pode ser referi a pessoa. Então se sou não binário, ainda sou pessoa, logo "ele" tbm se encaixa.
@leandroyuki2148
@leandroyuki2148 Жыл бұрын
Eu faço a correção, é condição na minha cultura
@jamesclerkmaxwell8545
@jamesclerkmaxwell8545 Жыл бұрын
Pq " Homossexualismo", "Opção Sexual" e etc são redefinições de conceitos que são utilizados em um contexto muito específico, e talvez até por gente elitizada da academia, diferentemente do gênero ou pronome que acompanha o substantivo e que é falado por todas as classes sociais nos mais variados contextos e praticamente a qualquer hora do dia.
@PatriciaGusmao-hs4pn
@PatriciaGusmao-hs4pn 7 ай бұрын
País onde a maioria dos estudantes não sabem nem falar o português correto ainda aparece mais essa. A pronto o será das obras de Machado de Assis entre outros…
@eurenaneric
@eurenaneric 7 ай бұрын
Eu acredito que uma coisa não tem nada a ver com a outra. É um comparativo totalmente diferente. Na minha opinião corrigir uma pessoa que fala e acredita em "opção sexual" , detalhe: as vezes ela repete esse termo não é nem por maldade, ok, a correção é legítima. Agora, linguagem neutra é outra coisa a qual eu não concordo. Minha opinião.
@jaimekinney5494
@jaimekinney5494 3 ай бұрын
"Opção sexual" é podre!
@didioz3
@didioz3 Жыл бұрын
Me incomoda, mas não costumo corrigir.
@weslley8217
@weslley8217 4 ай бұрын
Com todo respeito,esta fora da lingua portuguesa.Se você diz que nehum adjetivo seja masculino ou feminino ou mesmo o neutro que ja existe em nosso idioma não funciona para você, portanto você esta dizendo que não existe,isso chega ser incoerente e ridículo a pessoa querer criar a própria inexistência.
@Paradox108
@Paradox108 Жыл бұрын
Eu não me posiciono contra e nem a favor, para mim é totalmente irrelevante no momento, a homofobia vai continuar grande, é só isso que me importa e me afeta. E sobre "homossexualismo" e "homossexualidade", a intenção era despretensiosa e duvido que a maioria tinha uma intenção ruim, a maior parte das pessoas sempre foi leiga quanto à significados reais das palavras e não se importam. Foco nos problemas de verdade, eu não vou pegar mais, sendo que os meus ainda nem foram resolvidos. Língua neutra no -momento- só está atrapalhando. Povo precoce.
@GayNerd
@GayNerd Жыл бұрын
Você é uma pessoa não-binária?
@Paulo.coding
@Paulo.coding Жыл бұрын
MDS quanto egoísmo kkkk
@fearrarirf
@fearrarirf 10 ай бұрын
Se eu já tiver algum nível de intimidade, corrijo. Se ainda não tiver, espero ganhar espaço e corrijo em outra oportunidade. Mas me policio bastante para ter uma linguagem mais inclusiva, e não necessariamente usando "todes" e afins - acho que a maior parte das pessoas ainda não está preparada para isso -, mas mandando um "bom dia a todos e todas" nos e-mails e coisas do tipo.
@AlexBelarmino-tc8jt
@AlexBelarmino-tc8jt Жыл бұрын
Existe pessoas que se podesse não nós tratavar nem como ser humano só não é pior porque existe a leis Brasileira, Eu sempre corrijo quando alguém fala a mim não escolhir ser homossexual a maneira correta de falar e orientação sexual as pessoas antes de dizer qualquer coisa se referindo a nós gay deveria se por no nosso lugar o mais importante de tudo é o respeito e todo mundo quer respeitor.
@jlopesbrants
@jlopesbrants Жыл бұрын
Linguagem neutra é uma monstruosidade com a língua portuguesa. Quem quer usar, que use. Mas lembre-se de que redações para processo seletivos em faculdades e concursos não tem o menor valor essa “linguagem”. Melhor usar o mineres: Badapia Badacama Tradaporta Quisicarne Onco tô Onquié Pronco vô Onquitá 😂😂😂😂
@edgarantunesdeavelar5478
@edgarantunesdeavelar5478 5 ай бұрын
Esse é um assunto tão saturado, é muito claro em qualquer postagem, que a própria comunidade não está nem ai para essa questão, pra parece um tipo de distração para tirar de foco o que realmente importa, hj em dia eu ouço mais sobre teta de nega, criado mudo e todes, que pretos e gay morrendo por serem quem são, sinto tbm que a comunidade não tem voz, todos que eu conheço, não se importam com isso, porém esse assunto está sempre em pauta. A importância que eu dou quando alguém fala homoxesualismo ou opção sexual, vai da intenção, é alguém ignorante sobre o assunto ou está na intenção de desmerecer e contrariar os novos termos? Estamos pagando quase 10 em um litro de óleo, não tem clima de saber se Ariel é homem, mulher, sereia ou sabão em pó.
@waerrorena2024
@waerrorena2024 Жыл бұрын
Nem com o termo orientação sexual concordo, nao fui orientado a nada. Eu fico mais confortável dizendo condição sexual.
@CristianMartins697
@CristianMartins697 Жыл бұрын
Isso mesmo 👏🏻
@LucasTavaresCampos
@LucasTavaresCampos 3 ай бұрын
Não me incomodo, porque o que vale pra mim vale pra eles. Se tratam da minha orientação sexual como homossexualismo, eu a trato a orientação sexual dessa pessoa como heterosexualismo. Se falam de opção sexual eu também trato a orientação sexual dessa pessoa como opção. E não passo mais raiva kkkk
@aartedecloviscamargo4748
@aartedecloviscamargo4748 9 ай бұрын
Em um país onde as pessoas de forma geral, mal falam o português corretamente, dificultar a forma de falarmos só acaba gerando mais preconceito. Uma coisa é você corrigir a palavra homossexualismo, que se refere a doença e outra , opção sexual , é exatamente o que disse não é opção tem que corrigir. Eu posso me esforçar para usar a linguagem neutra, mas eu não consigo ser natural usando-a.
@SrBe-ir1zd
@SrBe-ir1zd Жыл бұрын
Seu argumento não faz o menor sentido, respeito quem quer usar, mas como gíria. É inviável o uso formal disso, até pq o português NÃO exclui ninguém, todo mundo q entende a lingua independente do sexo ou como se encherga está representado. Existem professores de português aqui explicando o a origem da lingua e pq não exclui.
@reymancom
@reymancom 3 ай бұрын
O problema que a esquerda radical diz aue este tema é irrelevante e coloca várias outras pautas como prioridade como "inclusao dos evangélicos de mulheres preta periférica". Infelizmente, existe identitarismo seletivo e escolhem suas batalhas.
@gustavohorn2194
@gustavohorn2194 6 ай бұрын
A linguagem neutra vai modificar a lingua inteira, flexão de gênero em palavras, artigos, pronomes, tudo seria substituído por palavras que sequer existem até hoje. Já as expressões “homossexualismo” e “opção sexual” eram usadas em contextos muito específicos, e caíram em desuso em favor de outras expressões que já existem e não soam estranhas de se falar. Foram mudanças de expressão muito mais fáceis porque não exigiam uma readaptação do idioma todo a elas.
@robertonovaesdeoliveira8125
@robertonovaesdeoliveira8125 7 ай бұрын
Eu me incomodo e me posiciono.
Жыл бұрын
Mas nesses exemplos não se provocou a criação de um dialeto novo, apenas a substituição dos termos errados por palavras (ou derivação delas) que já existem. “Opção” por “Orientação” e o sufixo -ismo pelo mais adequado -dade.
@caioumbelino8669
@caioumbelino8669 Жыл бұрын
Comprar as mudanças das palavras: "homossexualismo" e "opção" sexual com a linguagem neutra é errado, são coisas completamente distintas. Homossexualismo, com o sufixo LISMO, deriva de termos que tratam doença, o que a 28 anos já saiu da lista de doenças pela OMS, fato que torna o uso do termo errado. Já no caso dos termos neutros, isso também deixou de existir, já que nossa língua nasceu do LATIM, onde nos primórdios realmente existia o gênero masculino, feminino e neutro, contudo na evolução para nossa língua portuguesa ocorrida a muito tempo trás, os gêneros foram contraídos, neutro se tornou masculino, por isso falamos no plural temos masculinos quando queremos agregar diferente sexos como sujeito da oração, agregando não só o gênero masculino na escrita, mas sintaticamente os gêneros FEMININO E NEUTRO. A única coisa que a sua comparação de ambos tem em comum é: homossexualismo como os termos neutros, deixaram de existir com a evolução linguística e força o uso deles é retornar ao passado, ERRONEAMENTE!!!
@tonwton
@tonwton Жыл бұрын
Obrigado pelo seu comentário. Nunca procurei saber sobre esse assunto. Gostei MT. Me fez ter vontade de pesquisar sobre o assunto.
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
Isso aí Caio.
@Rogsanto
@Rogsanto Жыл бұрын
Eu corrijo. Mas não gosto da linguagem neutra
@OttoValverde
@OttoValverde Жыл бұрын
Seu argumento ainda é uma grande forçação... Sorry.
@lucascurtolopoiani4830
@lucascurtolopoiani4830 4 ай бұрын
Eu acredito que possamos usar a linguagwm neutra, sem usar inflexoes das palavras. Ate por tais mudamcas na ortografias podem dificultar o entendimwnto de pessoas com deficiemcia auditiva. Uma añternativa e buscar pañavras não estao atreladas a artigos definidos. Pessoas, estudante, corpo docente, diretoria, etc...
@henricogoncalo6345
@henricogoncalo6345 8 ай бұрын
Não optei por ser gay, homosexualismo não sou doente, e eu não sou neutro,sou ele e não sou ela ou todes!
@marckye1
@marckye1 Жыл бұрын
A gente não mudou, a gente corrigiu! Se a pessoa quer ser tratada com linguagem neutra, eu respeito. Agora, de modo geral, não. Não uso todes ou elus. Já existe todos e eles. Não vejo motivo pra mudar isso. Entendo a questão do machismo e tal e coisa, mas não vejo isso como algo q agregue à luta contra o patriarcado. Tem coisas muito mais importantes pra se preocupar antes de chegar nisso na questão de linguagem neutra incorporada nas normas da língua portuguesa.
@ajudapalmas57
@ajudapalmas57 8 ай бұрын
Eu sou feminista e falo linguagem neutra! RECEBA A INTELIGÊNCIA!
@rirala1
@rirala1 3 ай бұрын
feminista pagando pedágio pra uma militancia que quer ocupar o espaço das mulheres e redefinir a existencia delas. (sou gay)
@ricardomondenezzi1070
@ricardomondenezzi1070 11 ай бұрын
ACREDITA MESMO QUE A ADOÇÃO DA LINGUAGEM NEUTRA PROPORCIONARÁ MAIS RESPEITO AOS NÃO BINÁRIOS?
@ricardomondenezzi1070
@ricardomondenezzi1070 11 ай бұрын
Incoerente a correspondência!
@AdmFighter
@AdmFighter Жыл бұрын
Olha eu discordo na vez que você fala que não é uma opção, eu considero realmente como uma opção, porque conheço amigos que tem atração por homens mais continuam sendo héteros, e falam que isso é normal, mas basta você querer ser gay ou não
@marcosroliveira360
@marcosroliveira360 Жыл бұрын
Opção sexual me irrita sim, e eu falo como se deve falar!!
@gilbertodealmeidac.jr.1200
@gilbertodealmeidac.jr.1200 Жыл бұрын
Gostaria de deixar um exemplo. Quando alguém me diz que não devo chamar namora de namorado, ou marido de marido, que deveria dizer parceiro ou companheiro, eu me incomodo muito. Eu quero chamar meu marido de marido. Do mesmo modo, prefiro me referir a quem se identifica com gênero neutro de forma a respeitar a autodeterminação dessa pessoa.
@dreyverbomber412
@dreyverbomber412 Жыл бұрын
O problema q querem ser chamado de algo q não tá no idioma, procurar o q fazer seria uma boa ideia pra essa pessoa
@gilbertodealmeidac.jr.1200
@gilbertodealmeidac.jr.1200 Жыл бұрын
​@@dreyverbomber412 muitas palavras que usamos hoje tb não estavam no idioma a poucas décadas atrás... Por exemplo: deletetar, samplear, digitalizar, escanear... e a gente usa sem nenhum pudor.
@dreyverbomber412
@dreyverbomber412 Жыл бұрын
@@gilbertodealmeidac.jr.1200 Isso não Justifica redundância amigo,ou melhor redundância é dizer boa noite a todos e todas,dizer a todes é ignorância mesmo. Respeito a comunidade mas querer obrigar as pessoas a falarem dessa forma só faz com q percam o respeito q tanto lutam pra adquirir.
@gilbertodealmeidac.jr.1200
@gilbertodealmeidac.jr.1200 Жыл бұрын
@@dreyverbomber412 não entendi o que vc quis dizer. Não falei de redundância. Só disse que as palavras são criadas quando surge a necessidade delas. Quando, enquanto sociedade, paramos de ignorar pessoas que não se identificam com dois gêneros, surge a necessidade de se referir a elas de outra forma. Apenas.
@gilbertodealmeidac.jr.1200
@gilbertodealmeidac.jr.1200 Жыл бұрын
@@dreyverbomber412 e sobre ignorância, uma pessoa que admiro sempre dizia que para quebrar a regra, e necessário conhecê-la. Quem utiliza todes, conhece a norma culta. A Língua Portuguesa passou por reformas. A última foi bem recente. E haverá outras.
@jeffersonbarra9168
@jeffersonbarra9168 Жыл бұрын
A mudança do termo “homossexualismo” para “homosexualidade” não mudou TODA a estrutura de língua. A comparação foi bem o infeliz. A nossa língua possui marcação de gênero pra tudo, ou seja, a mudança seria profunda.
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
E vale lembrar também que homossexualismo era pra classificar a gente como doentes mentais. Coisa totalmente diferente com os não binários, já que chamar eles pelo pronome masculino ou feminino não os classifica como doentes.
@jeronimoleao92
@jeronimoleao92 Жыл бұрын
Quando ouço ‘homossexualismo’ ou o termo ‘opção sexual‘, entendo, compreendo, e corrijo, pois estão se referindo a sexualidade! Mas linguagem neutra diz respeito a identidade de gênero! Diz respeito à criação de um pronome para se referir, em atitude de respeito, a um grupo, de modo a incluir todos, sem discriminação quanto ao gênero ou sua identificação! O comparativo do uso de termos obsoletos para sexualidade com a criação de linguagem neutra, acredito que não tem nexo!
@user-oz5ig9hs7u
@user-oz5ig9hs7u 6 ай бұрын
Na verdade, a aversão ao substantivo homossexualismo decorre de um certo desconhecimento da língua. Por certo que o sufixo ismo serve a designar algumas patologias (raquitismo, botulismo, impaludismo, por exemplo). Mas o sufixo ismo não se reduz a esse significado. Do contrário, feminismo, comunismo, socialismo, deveriam ser, todos, banidos da língua. E assim também todas as designações de movimentos artísticos, como o impressionismo, o cubismo, o realismo, dentre outros. E assim também alguns substantivos que designam esportes, como iatismo, hipismo, dentre outros. Ou seja, o sufixo ismo apresenta diferentes significados, e a opção por entender que o substantivo homossexualismo designa alguma "doença " não decorre da língua e sim do leitor.
@toni7927
@toni7927 3 ай бұрын
Eu entendo sim, que a língua é dinamica, é "viva" e pode sofrer alterações para se adaptar a conjuntura do momento, mas não vejo muito sentido na linguagem neutra, de verdade, acho que é lacração a toa.
@sirilampo9893
@sirilampo9893 Жыл бұрын
Simples. A pessoa consegue respeito se aprender a respeitar, mas tampouco respeitam a nossa língua, chamando-a de sexista.
@tonwton
@tonwton Жыл бұрын
Acho MT estranho falar sobre isso. Mas, o ismo parou de usar após a OMS, considerar q não era uma doença. O pronome neutro, acho q aos poucos, até pode ser inserido. É mudar a língua q aprendemos. Eu não sei qual a porcentagem de pessoas q não se sentem representadas por não ter o pronome neutro. No meu círculo de amizades, não conheço nenhum. As pessoas trans q convivo, pedem ele ou ela, e eu faço com q respeitem isso.
@GayNerd
@GayNerd Жыл бұрын
Você convive com alguém não-binário ou agênero?
@tonwton
@tonwton Жыл бұрын
@@GayNerd não. Eu tenho convívio com trans. Como falei, eu corrijo caso alguém use o pronome errado q ela/ele gosta de ser chamado. Não sou contra o pronome neutro. Só acho q deve ser inserido aos poucos. Pra q as pessoas se acostume a usar. É uma mudança grande. Não sei ao certo, daqui a pouco vão querer cancelar músicas por não usar. Eu tenho dificuldades de usar, ainda. E, respeito tds q usam. Só penso na dificuldade para pessoas mais velhas q eu. Eu sei q é correto respeitar. E creio q seria correto respeitar quem tem a dificuldade pra usar. A geração mais nova, vai pegar de um dia para outro. Eu coloquei a minha dificuldade. Não quero ofender ninguém. Fui educado para respeitar e ser respeitado por tds. No dia q eu conviver com alguém q queira ser chamado pelo pronome neutro, irei me esforçar ao máximo pra usar.
@GayNerd
@GayNerd Жыл бұрын
@@tonwton Entendo. Mas acho que você vai começar a repensar quando conviver com uma pessoa não-binária e ela te pedir para usar pronome neutro...
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
@@GayNerd Meu amor isso é igual o que a Regina George falou pra Gretchen "Isso nunca vai pegar". Por mais que a Regina na maioria das vezes era uma garota fútil e mimada, e extremamente arrogante, certas coisas ela está certa. Há coisas que nunca vão dar certo e só vai ser motivo de mais piada, de mais ódio e intolerância. E a culpa é de quem ? De quem fica promovendo essa palhaçada.
@GayNerd
@GayNerd Жыл бұрын
@@MatheusSantos-sq5lf Ô querido. Fica tranquilo. As pessoas que quiserem usar, vão continuar usando. Não é uma decisão coletiva, não importa muito o que você (ou a Regina George) acham. Se você acredita que o jeito de uma pessoa falar é motivo pra literalmente tocar ÓDIO na pessoa, isso diz mais sobre você do que sobre os outros né? Força aí nesse coraçãozinho.
@Gelo_gelado07
@Gelo_gelado07 Жыл бұрын
para mim só tem dois gêneros "é nerf ou mada"
@claudiotavares1409
@claudiotavares1409 5 ай бұрын
Sou gay, e o correto é homossexualidade, ismo significa patologia, e realmente com o esclarecimento verificamos que nao é uma opção. Mas, linguagem neutra é uma bobagem e chatice.
@ricardolichtler3195
@ricardolichtler3195 9 ай бұрын
Duas observações. A pergunta foi retórica sim, mas tudo bem. A segunda coisa é que é uma falsa equivalência. De opção para orientação, de homossexualismo para homossexualidade são apenas alterações de léxico, de vocabulário, palavras simples. Linguagem neutra é artificial, não é funcional em português nem na maioria das ljnguas românicas. Criação de pronomes, concordância que nem existe...
@lipesayton5341
@lipesayton5341 7 ай бұрын
Muitos ainda nem respeitam e tem preconceitos com a linguagem e sotaque de cada região do país.. até parece que criar um genero neutro é melhor saida. Neutro pra mim é algo que nem é uma coisa ou outra..gays que acham q sao neutres sao ridículos..vejo eles se saciando com homens, mulheres etc.. e tudo bem, pra existe uma contradição se vc nem é homem, nem mulher nem gay, nem bi, n3m nada, vc nao twm vontade por que vc seria neutro ne vdd E isso pq nem sabemos a nossa linguagem como toda..
@Dinho1972
@Dinho1972 8 ай бұрын
Linguagem neutra não cabe ao meu vocabulário,como gay,jamais vou falar TODES,e por aí vai...na minha opinião é desnecessário.
@cronicasdeumfauno313
@cronicasdeumfauno313 Жыл бұрын
O Marcel colocou a pergunta dele e o modo de ver dele de forma gentil e moderada e, mesmo assim, tem gente se expressando agressivamente aqui. Francamente, a maioria não está pronta para nenhum nível de discussão e debate. Eu não sou um defensor ferrenho e usuário constante da linguagem neutra, mas eu sou a favor de fazer as pessoas felizes. Mudar uma letra em algumas palavras que uso não me dá trabalho nenhum e não me custa nada, mas, para outras pessoas, significa inclusão e respeito. Por que não se dirigir a alguém da maneira que ela te diz que ela gosta? Em suma: moldar sua comunicação de acordo com quem você está se comunicando é um gesto de respeito e carinho. Muita gente que reclama da linguagem neutra parece sentir que, a partir de agora, quem não usar linguagem neutra o tempo todo vai ser pregado numa cruz. Isso tá longe de acontecer. Aliás, nunca vai acontecer.
@dreyverbomber412
@dreyverbomber412 Жыл бұрын
Cada um tem direito de expressar o q pensa amigo Ele mesmo ensinou em outros vídeos q devemos defender nosso ponto de vista e não é só pq meu ponto é diferente do dele q tenho q me calar TDS temos q falar o q pensamos sim
@cronicasdeumfauno313
@cronicasdeumfauno313 Жыл бұрын
@@dreyverbomber412 mas para falar o que pensa e responder um comentário, tem que ler, antes. Em nenhum momento falei que ninguém deveria deixar de dizer o que pensa. Só ressaltei que tem gente se expressando com agressividade em um contexto em que há zero agressividade por parte do Marcel, e isso demonstra despreparo para debater. Leia de novo.
@dreyverbomber412
@dreyverbomber412 Жыл бұрын
@@cronicasdeumfauno313 não falei de vc, falei a vc,o próprio canal "gay nerd" disse isso,q se não concordamos com o uso do pronome neutro temos q nos calar e pronto e não é dessa forma Foi isso q ressaltei
@dreyverbomber412
@dreyverbomber412 Жыл бұрын
Não é de forma gentil qd vc tenta manipular as pessoas a aceitarem seu ponto de vista
@danilodondani7626
@danilodondani7626 Жыл бұрын
As pessoas ficam agressivas a partir do ponto de que tudo tem que ser concordado. Quando alguém discorda das deliberações ativistas, são tachados de burro, fascista ou ignorante. Concordando com tudo, tá tudo certo pra cada ativista.
@carloslima4779
@carloslima4779 8 ай бұрын
Essas palavras possuem significados negativos. Já o gênero das palavras seria uma mera questão de gráfica, não? Pessoalmente eu trato com o pronome que a pessoa com quem falo deseja por uma questão de empatia etc. Mas não consigo ver um motivo lógico para forçar isso das outras pessoas. Sem falar que se perde muito tempo com esse debate quando há tantos outros que são mais importantes e estão aquém do desejável.
@kellsinhoreli7940
@kellsinhoreli7940 8 ай бұрын
😴🥴🙄🥱 não é contra, é preguiça mesmo.
@ricardoa7752
@ricardoa7752 Жыл бұрын
A língua é viva significa que ela se atualiza conforme a evolução e inclusão da sociedade consciente e democrática com o respeito a todes a educação, onde "não tem como cobrar" principalmente de gente que não concorda exemplos : religioso q conhece o assunto e mesmo assim fomenta a ignorância, ou em uma escola com alunos q sabem do assunto e por bullying não muda para uma visão de respeito por serem ensinados a não respeitar a diferenças e a pluralidades da sociedade . Sim acho um contrassensso , contudo devemos fazer de nós mesmo inclusivos e sempre defender os "invisíveis" da sociedade e suas pautas, não sou contra a linguagem neutra, pois na prática nós conseguimos cobrar de instituições empresas mas da massas acho difícil é questão de educação e se colocar no lugar do outro pois tem LGBTQIAPN+ q mal conhece as siglas da própria comunidade LGBTQIAPN+
@Educa-re6uk
@Educa-re6uk 11 ай бұрын
Pesquisa sobre educação especial, verá como esse sistema exclui autistas, cegos, surdos, fanhos, gagos, TDAHs, alfabetização e letramento no EJA, sem falar nos indígenas que aprendem o português como segunda língua. Isso é um baita problema de branco, mais especificamente o elitista, urbano e sulista.
@cleberdacruzmartins18
@cleberdacruzmartins18 Жыл бұрын
Corrijo principalmente qndo se diz sobre orientação sexual . Até pq os pais ou responsáveis por uma criança não orienta seu filho ser gay. Não fala pra ela "olha segue esse caminha e vai ser gay". Acredito e uso o termo condição. Pq por mais que lutei contra minha homoxualidade e minhas orientações eram pra ser um homem hétero eu nasci gay e isso não foi escolha e nem orientação. Acredito q foi apena uma condição diferente com q nasci.
@antoniounicap
@antoniounicap Жыл бұрын
Obviamente vc não compreendeu o porquê do termo "orientação", então. Pq não é no sentido de ter sido "orientado por outras pessoas", mas sim no sentido de "direção" em um espectro hipotético da sexualidade.
@cleberdacruzmartins18
@cleberdacruzmartins18 Жыл бұрын
@@antoniounicap fica mais complicado ainda a forma q vc está vendo o caso pois orientar alguém a pessoa segue as orientações se quiser e direcionar já mostra o caminho a ser seguido sem maiores danos e não tem como direcionar os sentimentos e desejos de uma pessoa. Estudiosos usam essas palavras apenas para não concórdar q a pessoa é assim do jeito q ela é e não conseguem ter uma explicação plausível. É o mesmo q uma deformidade congênita ela está ali e não sabem explicar . Só existe . A única coisa q falam é tem muitos fatores q podem levar a isso 😔. Então qndo falo sobre condição sexual é o meu sentimento e desejo. Isso não tem como ser direciona ou orientado é meu e só eu sei como conduzir isso . Tbm não pedi para sentir atração por pessoas do mesmo sexo . Eu sinto e pronto. Ninguém me orientou ou direcionou não se escolhi isso. É uma condição minha de forma q isso é normal assim . E não concordo com o termo orientação sexual pois conheço o peso dessas palavras. Apenas uma forma delicada de dizer q o outro é diferente e fazer com q uma grande maioria acredite nisso sem ter q explicar oq nem eles mesmo conseguem ver Uma pessoa normal q vive come bebê paga suas contas e q gosta de sexo de forma diferente da outra...
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
@@cleberdacruzmartins18 Mudando de assunto eu já militei demais e é capaz do dono do canal me expulsar daqui porque eu não apoiei e não apoio esse lance de linguagem neutra. Você é um cara muito bonito, mora onde ? Tô dando em cima mesmo se é isso que quer saber rsrs É que eu sou mais direto.
@cleberdacruzmartins18
@cleberdacruzmartins18 Жыл бұрын
@@MatheusSantos-sq5lf Olá tudo bem
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
@@cleberdacruzmartins18 Bem e tu ?
@LucianoSantos-zo3xh
@LucianoSantos-zo3xh Жыл бұрын
Desculpe, mas são duas coisas completamente diferentes, uma é você querer chamar azul de laranja (que é o caso de dizer opção sexual, quando sabemos que não é uma opção)...Outra é você querer chamar a cor laranja de "pracmots" pq de uma hora pra outra surgiu pessoas que se incomodam com a palavra "laranja" e agora querem que ela se chame "pracmots".
@GayNerd
@GayNerd Жыл бұрын
Você percebe que literalmente seu segundo argumento podia ser aplicado por quem é contra o primeiro né? Rs
@rogerriocosta7516
@rogerriocosta7516 3 ай бұрын
Prefiro não me incomodar com isso ...
@1975edgard
@1975edgard Жыл бұрын
Linguem neutra virá, e Ok... tenso mesmo pra mi vai ser o dia que CONCERTEZA pegar também, e vai. hahahaha.
@wildpat24
@wildpat24 Жыл бұрын
eu nao insisto mas respeito ..sei que nao vai vingar pq a cada dia muda..agora a ciencia mudou pq se esforcou no assunto e viu que nao deveria ser o gay associado a doenca..
@407172
@407172 7 ай бұрын
Não não corrijo não, eu sei o que eu sou
@wallace2701
@wallace2701 Жыл бұрын
Eu não concordo com a linguagem neutra, a sociedade mesmo depois de muitos anos e militância ainda tem uma resistência em entender os Gays, e pessoas Trans, imagina o não-binário que até pra gente da comunidade é algo novo, podemos e devemos respeitar, mas usar Todes, acho forçado, isso só vai acontecer com a evolução da sociedade, que leva muitos anos, acredito que 99,9% da sociedade desconhece o que é ser não binário, e como vamos força essas pessoas a usar esses termos. Quando a sociedade começar a conhecer, entender, e respeitar, aí acredito que a linguagem neutra pode vir a acontecer. Até o início dos anos 2000, Gay era chamado de forma pejorativa e se levou muito tempo para muita gente na sociedade parar de usar esse termo, hoje já é natural as pessoas falarem Gay, aos invés daqueles termos ofensivos que todos nós conhecemos. Acho que força não dá e só piora o extremismo com os LGBTQIAPN+
@carlosjosedubba
@carlosjosedubba 10 ай бұрын
Não entendi o que tem uma coisa a ver com a outra, eu por exemplo odeio que me tratem no feminino.
@gabrielferreira9139
@gabrielferreira9139 6 ай бұрын
Uma coisa é você ser homossexual e ser taxado que você ser homossexual é opção. Outra coida é você tentatr bater de frente com uma língua nascionak ja pré estabelecida e querer mudar todo os gêneros só por que nao gista da forma que é escrita ou expressanda, ate por que o Brasil nao vai nudar tão cedo oara essa línguagem e muito menos cinseguirar conseguir ter um dialogo neutro.
@gustavopellenz
@gustavopellenz 5 ай бұрын
Corrijo e não acho que tenha algo a ver com linguagem neutra. Linguagem neutra não vai rolar!
@maurolima7135
@maurolima7135 10 ай бұрын
1. N me incomodo com homossexualismo nem opcao sexual. 2. Tenta falar tudo q vc falou nesse video usando todos os adjetivos, artigos e substantivos na linguagem neutra. Pq se vc so verte uma palavra e usa artigos ou adjetivos no genero, vc ja desmereceu a linguagem neutra. 3. Essa linguagem n tem logica nenhuma. Ex: sou homem, mas sou UMA PESSOA. Todos, ja agrange todo mundo, independente de orientacao. 4. Essa linguagem faz um turbilhao na cabeca de semialfabetizados e de autistas. De inclusiva, nao tem nada!
@LeandroSilva-ii8xg
@LeandroSilva-ii8xg Жыл бұрын
simples ... a maneira que foi colocado afronta a própria língua portuguesa que já engloba o gênero neutro, logo vira mais uma modinha do que uma necessidade desses termos bem doidos ... mas entre eles pode existir uma forma de comunicação 🤷🏻‍♂️🙃 é permitido na nossa língua, mas sabendo que a forma culta será outra e sem redundâncias... em resumo: ta chato e tornaram ele bem estranho kkkkk logo terá o do n binário ou outro gênero que tbm surja ... ai teremos q adicionar ele tbm? pois seria uma falta de consideração com os outros que existem tbm 🤷🏻‍♂️🙃
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
Resumindo vai aparecer gêneros aí que nunca existiram na história da humanidade só pra justificar um falso progressismo numa comunidade que há anos já não luta pelos seus direitos e sim por ideologia e alienação total. Queria ver esse ativismo de verdade em áreas onde ainda é crime ser LGBT e a pessoa não pode nem se declarar em público que é presa ou executada.
@cleisonaraujo7
@cleisonaraujo7 Жыл бұрын
Linguagem neutra é o ápice da idiotice
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
Cuidado que o ditador Marcel pode te censurar e te cancelar por "discurso de ódio". Ele me censurou esses dias atrás porque eu não apoiei isso e não apoio.
@CristianMartins697
@CristianMartins697 Жыл бұрын
Sinceramente as mudanças que ocorreram não houve uma dificuldade de entender ou compreender o que está sendo dito! A LINGUAGEM NEUTRA AMIGO É DIFERENTE DO QUE VOCÊ FALOU NO VIDEO, ELA EMPREGA UMA NOVA LINGUAGEM ENQUANTO O QUE VOCÊ CITOU FOI UMA FORMA DE TRATAR AS PESSOAS, LINGUAGEM NEUTRA É MAIS UMA GÍRIA USADA NO MEIO LGBT, MAS EU COMO GAY NÃO CONCORDO COM ESSA "MUDANÇA" QUE NA VERDADE QUEM ENTENDE DA LINGUA TANTO PORTUGUESA QUANTO DE OUTROS PAÍSES VAI PODER ATÉ TE EXPLICAR MELHOR O PORQUE ISSO PODE E É MUITO RUIM PRO NOSSO APRENDIZADO E NÃO FAZ SENTIDO, UMA LINGUAGEM DE DIFÍCIL COMPREENSÃO.
@canaldoro6387
@canaldoro6387 8 ай бұрын
Comparação infeliz. Uma coisa não tem nada a ver com a outra
@julianomachado7888
@julianomachado7888 Жыл бұрын
Kkkkkkkkk
@refrichip
@refrichip 3 ай бұрын
Sou contra ,mas é minha opinião
@1975edgard
@1975edgard Жыл бұрын
o sufixo "ismo" remete a escolha... patriotismo, cristianismo, coleguismo, escolhas... nao dá pra falar homossexualismo se ninguem escolhe. Aquilo foi correção gramatical do idioma e não imposição. Soube-se de pronto o erro e se houverem ignorantes pra falar homossexualismo, por mim morre burro. Não tenho paciência pra corrigir... Eu não uso linguagem neutra, mas se ela pegar, pegou... a linguem neutra se mostra algo que se vivencia na cultura mas não necessariamente uma regra do idioma. Não me oponho
@juniupaulo
@juniupaulo Жыл бұрын
Sim. As pessoas só querem reclamar
@vitormiranda5796
@vitormiranda5796 Жыл бұрын
Não me incomoda com os "ismos" afinal são vários "ismos" que não são pejorativos... E sobre linguagem neutra acho forçar de mais a barra e isso acaba por deixar a causa sem seriedade pelos outros.
@andreasluxbr
@andreasluxbr Жыл бұрын
Aí que a coisa pega colega. Existem sim "ismos" que não são empregados de forma pejorativa. Isso acontece porque esse sufixo pode designar filosofias, teorias, religiões, movimentos sociais, artísticos e comportamentos. Temos alguns problemas aí. O primeiro é que nessa dimensão de comportamentos o sufixo é majoritariamente utilizado para designar doenças ou alterações comportamentais (no sentido patológico mesmo) como por exemplo alcoolismo, tabagismo, bruxismo, etc. E homossexualismo foi durante um período utilizado para patologizar sexualidades diversas ao considerado "normal". O segundo é que sexualidade não é um comportamento em si. Não existe um jeito de ser gay. Essa percepção está muito arraigada ao conceito de "prática homossexual" porque antigamente haviam pessoas que poderiam realizar o ato sexual com alguém do mesmo gênero e não se considerar ou serem considerados homossexuais, havia uma separação entro ato e o ser, que na percepção machista e falocêntrica entendia-se como "o passivo é o gay". Hoje sabemos que existe uma maior diversidade em sexualidade e identidade de gênero. A questão é mais complexa que meramente comportamental. Outro problema é que como esse sufixo serve também para movimentos políticos e correntes filosóficas existe um risco de se entender o "homossexualismo" como essa coisa que está aí para promover políticas e pensamentos, aquela velha concepção de propaganda gay. E acho que todo mundo aqui sabe que diversidade sexual não necessariamente se traduz em ativismo. Homossexualismo é um termo inadequado em várias formas.
@MatheusSantos-sq5lf
@MatheusSantos-sq5lf Жыл бұрын
@@andreasluxbr É um termo inadequado mesmo em várias formas, assim como pessoas que podem aprender a falar "homossexualidade" e continuar defendendo que é uma anormalidade, aberração, pecado, sem vergonhice, imoralidade, safadeza e doença. Entendeu que só porque mudaram o sufixo, isso não altera a percepção das pessoas em sua maioria ?
@andreasluxbr
@andreasluxbr Жыл бұрын
@@MatheusSantos-sq5lf Mas não se trata de alterar a percepção das pessoas e sim de utilizar um termo adequado. Fazendo uma analogia hipotética ao que você diz: a criação de uma lei contra roubo não garante que pessoas deixarão de roubar, muitos podem bater palmas publicamente para a nova lei, mas continuar roubando, afanando, surrupiando, dando a Elza, etc.
Como discussão sobre linguagem neutra virou guerra cultural no Brasil
18:35
Esquerda x Direita: o MÍNIMO que você precisa saber para não falar bobagem
11:57
Пранк пошел не по плану…🥲
00:59
Саша Квашеная
Рет қаралды 5 МЛН
What it feels like cleaning up after a toddler.
00:40
Daniel LaBelle
Рет қаралды 75 МЛН
아이스크림으로 체감되는 요즘 물가
00:16
진영민yeongmin
Рет қаралды 61 МЛН
80 Year Olds Share Advice for Younger Self
12:22
Sprouht
Рет қаралды 1,4 МЛН
DoubleSpeak, How to Lie without Lying
16:15
What I've Learned
Рет қаралды 11 МЛН
do "nada" até o autismo - minha trajetória psicológica
12:18
a batata autista
Рет қаралды 3,5 М.
Palavras cujo sentido quase todo mundo erra
16:53
Lara Brenner
Рет қаралды 434 М.
O QUE É ESQUIZOFRENIA?
6:39
didatics
Рет қаралды 447 М.
PONDÉ ATACA "MUNDO CONTEMPORÂNEO É RIDÍCULO". #pondé
5:13
Cortes Arquimilionários
Рет қаралды 236 М.
Пранк пошел не по плану…🥲
00:59
Саша Квашеная
Рет қаралды 5 МЛН