LINUX communities and TOXIC people

  Рет қаралды 48,303

Diolinux

Diolinux

Күн бұрын

Let's discuss a very important topic, toxic relationships in online communities, especially Linux communities.
👑 Be a member of the channel: diolinux.com.b...
📩 Receive news in your Email: diolinux.com.br...
🥇 Special thanks to all our members, especially those in the "Diolinux GO" category for helping us to continue creating content:
‣ Memo
⭐ Discover our work: diolinux.com.b...
🎤 Our PodCast: diolinux.com.b...
🎮 Our Game Lives channel: diolinux.com.b...
🛒 Our store (at Lolja): diostore.com.br
📬 Business contact: blogdiolinux@gmail.com
#internet #technology #linux #psychology

Пікірлер: 500
@Diolinux
@Diolinux 2 жыл бұрын
Oi pessoal, no vídeo eu mencionei que a live respondendo as outras perguntas enviadas pelos membros ainda iria acontecer, mas, na verdade tivemos que alterar os dias de publicação e ela já foi feita na sexta-feira passada, caso você tenha interesse de conferir, ainda é possível acessar por este link: kzbin.info/www/bejne/gpzdpKCgob57mpI
@jp4101
@jp4101 2 жыл бұрын
Dio, piramide de maslow não foi criada por maslow e é pseudociencia, se vc procurar vai achar varias falas do proprio maslow criticando essa piramide e como distorceram o que ele disse em um trabalho antigo pra criar ela
@jonatamendes5280
@jonatamendes5280 4 ай бұрын
cara você é um gênio conseguir alinhar a psicologia e tecnologia em um só video isso não para qualquer um, algumas pessoas esquecerão que a tecnologia a gente controla e não o contrário mas como ter controle sobre a tecnologia se para alguns sequer tem controle sobre a própia mente. Tornamos-nós deuses na tecnologia mas permanecemos macacos na vida.
@benjamimjr2
@benjamimjr2 2 жыл бұрын
Tem uma parada bem chata com isso, outro dia em um grupo de Facebook de desenvolvimento sempre estava aparecendo umas perguntas bem estranhas, do tipo, o que é CPU, ou como programar pelo celular, enfim, é a turma caia matando, se esforçavam para falar mal, eu fui nos perfis e percebi que era pessoas africanas no geral, chamei um no chat e tentei entende um pouco e ver se não era um bot. Mas para minha surpresa, o problema era q lá na África a internet é muito cara, mas se vc estiver usando um chip pré pago ele tem redes sociais sem limite, por isso estavam utilizando p Facebook como se fosse o Google, aí comecei a tentar “desintoxicar” e pedir para só responder quem estivesse afim de ajudar e explicava a situação, hoje sou até amigo de um senegalês e estou ajudando ele a virar um programador.
@resistentemente
@resistentemente 2 жыл бұрын
Nossa, incrível mano. Parabéns pela dua atitude. Que operadoras fdp
@OdisseuBR
@OdisseuBR 2 жыл бұрын
Isso é ouro.
@robinho0507
@robinho0507 2 жыл бұрын
Eu vi essa parada, se nao me engano foi na comunidade de python
@benjamimjr2
@benjamimjr2 2 жыл бұрын
@@robinho0507 la também, infelizmente a galera engaja mais no ódio do que na intensão de ajudar 😒
@josoebraga
@josoebraga 2 жыл бұрын
Exato cara! Os africanos fazem um esforço danado pra aprender, lá a internet é extremamente cara e eles extremamente pobres, e aí aparece um cusão pra xingar os caras.
@martoniom
@martoniom 2 жыл бұрын
Sou psicólogo e entusiasta Linux. Já havia percebido isso mesmo em algumas comunidades. E tem gente assim em todos os lugares não é só na informática... Realmente saber lidar com essas pessoas é algo que precisamos aprender. E esse vídeo é uma verdadeira utilidade pública, muito bem elaborado e coerente. Parabéns pelo seu trabalho!
@Guidje
@Guidje 2 жыл бұрын
Daí, Martonio!! Um adendo - e uma nota positiva, na verdade - é que notei que em desenvolvimento o pessoal costuma ser extremamente mais colaborativo. Claro, há alguns babacas, mas é consideravelmente menor a quantidade de gente assim do que em infra ou help-desk (que são minhas experiências passadas na TI até então.) Resolvi migrar pra desenvolvimento num momento de reflexão ocasionado pela pandemia e agora que as coisas estão evoluindo, acho que essa sensação de uma comunidade bem mais colaborativa tem me ajudado com a motivação.
@fromme9680
@fromme9680 2 жыл бұрын
esse negocio de toxidade, é maior furada, se das bola ao "tóxicos", significa que intoxicado estas, consequentemente estas sendo toxico para outrem.... ser verdadeiro, pode ser duro pra quem te escuta/lê, porém por não saber distinguir a verdade do outro cremos serem toxicos.
@paulofink5461
@paulofink5461 2 жыл бұрын
Engraçado como outras comunidades - fora do Linux - realmente procuram ajudar e respondem educadamente mesmo quando a pergunta não é pertinente
@joabelopes3410
@joabelopes3410 2 жыл бұрын
Eu tava precisando de um vídeo assim, tive uma experiencia muito ruim quando fui tirar uma dúvida em um grupo de linux, fui escurraçado igual vc falou aí. Depois daquilo nunca mais interagi no grupo de novo, pessoas assim só atrapalham o crescimento da comunidade.
@nantolima
@nantolima 2 жыл бұрын
Pode falar onde foi, não dá kaô não kkkkk
@joabelopes3410
@joabelopes3410 2 жыл бұрын
@@nantolima kkkkkkk foi em um grupo de Ubuntu, mas pelo jeito acho que deve se aplicar em outros tbm
@Felix944
@Felix944 2 жыл бұрын
Já passei por isso tbm. Sempre prefiro aprender sozinho. Mas as vezes tem pessoas nos grupos que tem na ponta da língua o que vc ia pedalar muito pra encontrar. Faço a minha parte, nos grupos do Telegram pesquisar se a dúvida já foi respondida antes por exemplo ( já consegui resolver problemas assim ). Deixo pra perguntar em último caso, aí o tapa dói menos kkkkk.
@jardsonpacheco7264
@jardsonpacheco7264 2 жыл бұрын
Já tive também experiência ruim no fórum Ubuntu, com um sujeito sem educação.
@raphaelminine
@raphaelminine 2 жыл бұрын
Eu tbm passei por isso na época de uma comunidade do Ubuntu no Orkut. Fui esculachado por um dos membros. Péssima experiência. Ainda bem que não desisti do Linux.
@marceloLoschiBH
@marceloLoschiBH 2 жыл бұрын
Como resumir o mundo em uma frase: gente feliz não enche o saco! Mandou bem demais!!!
@ricardoantoniocurilla5490
@ricardoantoniocurilla5490 2 жыл бұрын
Uso Linux e devo confessar que muitas vezes fiquei com vergonha de perguntar certas dúvidas justamente pelo conteúdo do vídeo. Muito bom o vídeo!
@TheNes8bits
@TheNes8bits 2 жыл бұрын
Evito participar de comunidades por isso, não só de Linux mas em tudo. Quando tenho dúvida procuro na Wiki da distro ou aqui no seu canal, ou em canais gringos. Geralmente tenho todas as dúvidas sanadas por algum desses locais.
@gocu_saiajeans
@gocu_saiajeans 2 жыл бұрын
Diolinux já não é mais um canal de tecnologia há tempos… Agora tem tecnologia, filosofia e psicologia 💙
@MarcioBbz
@MarcioBbz 2 жыл бұрын
Olha, desde o final da década de 90 eu já tinha embates com os "xiitas" do Slackware nos fóruns. Eles queriam o Linux só para si e eram contra as interfaces gráficas que facilitassem o uso por leigos. Achavam que para pessoa ser reconhecida dentro da comunidade ela deveria saber usar Linux através das linhas do prompt. Absurdo! Eu dizia que a ideologia do Open Source era justamente o compartilhamento do conhecimento e deveríamos buscar popularizar o uso do Linux, senão ele iria morrer. Eu queria ver médicos, engenheiros, advogados e todo tipo de profissional usando o Linux e aprender linhas de código não é o objetivo de todos. O mundo não é feito somente de profissionais de TI. E é incrível como eles não conseguiam compreender isso. Viviam dentro do mundinho esquizofrênico deles. Como alguém pode ter uma visão tão minúscula do open source?
@RudahXimenes
@RudahXimenes 2 жыл бұрын
Aí o que aconteceu? O Slackware é um projeto falido, enquanto o Ubuntu cresceu bizarramente. Amo isso. Mas ainda tem mt gente que não entende a importância de tornar o sistema acessível
@MarcioBbz
@MarcioBbz 2 жыл бұрын
@@RudahXimenes Pois é! Mas eu nem participo mais de fóruns, nem grupos, nem nada. É muito desgastante!
@RudahXimenes
@RudahXimenes 2 жыл бұрын
@@MarcioBbz Eu acabo tendo uma relação saudável com esses fóruns. Entro no Reddit do Arch Linux e do Gnome, respondo uma ou duas perguntas que eu consigo responder e não interajo com gente arrogante. Se alguém responde meu comentário sendo babaca eu me dou o limite de responder a pessoa apenas uma única vez sendo bastante grosseiro e sigo minha vida ignorando qualquer coisa que surgir depois kk
@negaogamer6864
@negaogamer6864 2 жыл бұрын
Culpa deles do Linux estar aonde está hj nos PCs, pois poderia estar em lugar ainda maior.
@MrJunkes
@MrJunkes 2 жыл бұрын
@@RudahXimenes E hoje é o Ubuntu que tem se tornado irrelevante e última escolhas de quem tá chegando. Amo isso.
@fethatutoriais
@fethatutoriais 2 жыл бұрын
Muito boas considerações no vídeo. E isso não acontece somente em comunidades linux, mas também muito em fóruns e grupos de programação. Há muitos anos atrás quando eu estava aprendendo, tinha que tomar muito cuidado ao colocar perguntas em tópicos, comentários etc. Sempre apareciam os sabidos que se achavam. Uma ignorância enorme, pois ler meia dúzia de livros ou sites a mais, não torna ninguém melhor do que outros. Por isso admiro pessoas que sabem bastante sobre Linux , Programação e até outras temas, mas ainda assim, mantém a humildade e respeito para com os outros.
@dariobatista85
@dariobatista85 2 жыл бұрын
Sou estudante de engenharia de computação, todas as vezes que tentei ajuda no stackoverflow fui escurraçado e por isso, justamente no começo onde temos muitas dúvidas, eu tive muita dificuldade pra me desenvolver, atualmente já aprimorei meus conhecimentos e consigo resolver problemas com maior facilidade, porém nunca vou me esquecer de como foi difícil no início, justamente por não ter ninguém pra tirar dúvidas.
@supremesonicbrazil
@supremesonicbrazil 2 жыл бұрын
Já entrei em muitas discussões com a fanbase do GNOME, cheguei até a ser banido por um tempo por discutir com uns deles que tavam sendo um verdadeiro pé no saco, já vi os próprios devs do GNOME se meterem em discussões estúpidas e cheias de arrogância, essa turminha toda se acha "o padrão de UX no Linux e os donos do design absoluto". Realmente se o que eles queriam é que ninguém usasse a interface deles, conseguiram. Tou no KDE, a Valve usa o KDE no Steam Deck, o Mint tem sua própria interface e até a System76 entrou nessa onda agora. Só quem tá dando trela pro GNOME agora é a persona non grata da Canonical porque não sobrou ninguém. Nem com a galera do Arch eu vi tanta arrogância na vida.
@talesaraujo979
@talesaraujo979 2 жыл бұрын
Me lembro daquela treta do Chris Davis (e outros devs do GNOME) com o pessoal da System76 sobre contribuições e decisões a respeito da API de temas da plataforma... foi um show de horrores. Eu gosto da proposta do GNOME, inclusive é minha DE padrão, porém tenho que admitir que esse pessoal realmente vive numa bolha absurda
@MarkHobbes
@MarkHobbes 2 жыл бұрын
Cara, nem a Canonical usa o GNOME padrão como os devs querem. Acho que só o Fedora e RHEL mesmo tem esse apelo.
@supremesonicbrazil
@supremesonicbrazil 2 жыл бұрын
@@talesaraujo979 Pois é, essa treta com a System76 foi a gota dágua pra mim, chegaram até a cancelar um dos devs que acabou saindo do time do Pop!_OS e foi trabalhar com outra coisa (acho que firmware se n me engano)
@talesaraujo979
@talesaraujo979 2 жыл бұрын
​@Fernando Figueredo Eu concordo com quase tudo que você disse, entretanto também vi algumas bobagens sendo ditas/feitas por alguns devs do GNOME, infelizmente. Como disse antes, admiro o ecossistema que o GNOME tem criado ao redor de suas ferramentas, além de ter desenvolvedores muito talentosos que contribuíram enormemente para que isso fosse construído. Acho que meu ponto é que essas discussões/perseguições só fazem mal para o Linux como plataforma, e fiquei bem triste que isso tenha acontecido, pois mostra em que nível de desenvolvimento de projeto a nível de comunidade nós estamos...
@supremesonicbrazil
@supremesonicbrazil 2 жыл бұрын
@Fernando Figueredo Amigo, a partir do ponto em que os desenvolvedores do GNOME decidem *literalmente retirar o desktop* porque eles "decidiram por conta própria que ninguém usa pastinha no desktop" (coisa que até usuário de MacOS usa, o GNOME em si sendo "inspirado" no workflow do próprio), a tua retórica deixa de ser válida. O pessoal do GNOME não ouve ninguém fora do círculo deles e toda vez que alguém aponta pra esse fato eles começam a se achar a última bolacha do pacote. Se o GNOME é realmente "o mais usado", então mostre métricas e estatísticas que provem isso. Eu quero ver números absolutos de diversas distros. Já te adianto que não vai conseguir pois telemetria é opt-in ou não-existente por padrão no Linux como um todo, e os poucos que tentam (Canonical e Valve) são apenas um grão de areia na praia, não suficientes pra tecer um panorama geral. Gostaria até de lembrar você que uma vez a Canonical chegou a mencionar que UM BILHÃO de pessoas usavam o Ubuntu, assim do absoluto nada, sem qualquer estatística pra fomentar tal mentira. Se as pessoas criticam o GNOME, é porque no mínimo querem que ele melhore e/ou conseguem ver que está fazendo alguma coisa errada (visto o "desktop inexistente" que eu mencionei antes - não tem como defender isso de QUALQUER ponto de vista de UX, vá me desculpar). O KDE já tomou muita crítica durante os anos e hoje o Plasma é usável apesar das ocasionais "pontas não-lixadas". Sabe por quê? Porque os devs do KDE pelo menos decidiram ouvir seus usuários, mesmo que não todos, mas o suficiente pro projeto deles realmente melhorar em alguma coisa. Mesma coisa os devs do Pop!_OS, os devs do Mint, etc etc etc. Os devs do GNOME não ouvem *ninguém* fora as pessoas do próprio círculo deles, assim como a própria Canonical o começou a fazer desde aquele fiasco do Amazon Lens e o fiasco pior ainda de acharem que "ninguém usa bibliotecas 32-bit então vamos remover TODAS porque um engravatado gritou da escada pra gente fazer". Preciso te lembrar do porque o MATE, Cinnamon, COSMIC, etc. existem? Justamente pra impedir que infelizes como os devs do GNOME matem a essência de um projeto que poderia ser bom, mas ficou ruim com o tempo por causa do ego de quem o está pilotando. Você achar que "software livre não é software público" é meramente opinião sua, agora você ir direto pra "as pessoas são folgadas" é mau caratismo da tua parte. *Você* por acaso já colaborou com algum projeto open-source? Algum código, alguma documentação, sei lá, até mesmo uma traduçãozinha besta? Se não então pela sua própria lógica você é um folgado. Se disser que não aí está sendo hipócrita mesmo. Ou melhor ainda, só veio passar pano pra uma "elite" que não só não agrega em nada na comunidade, ainda faz questão de a fragmentar ainda mais com a sua teimosia, insistência e arrogância.
@lucaslinux5722
@lucaslinux5722 2 жыл бұрын
Estava usando arch Linux, um belo dia fui tirar uma dúvida no grupo do arch e uns caras cheios da arrogância quase me arrombaram lá resultado sai do grupo e tenho fé em Deus que nunca mais voltarei lá arrogância n me encanta nem um pingo
@Lucs-ku5cb
@Lucs-ku5cb 2 жыл бұрын
Grupo do telegram?
@ramonrsv
@ramonrsv 2 жыл бұрын
No tempo do Orkut tinha uma comunidade chamada Linux Brasil.... Eiiiita povo chato e arrogante era o pessoal daquela comunidade. Tinha um carinha lá que entrou na justiça para receber o dinheiro da licença do Windows, e por isso apareceu na matéria do olhar digital. Esse sujeito se sentia o mestre supremo do Linux do Brasil e naquele tempo se autodenominava "usuário xiita". Infelizmente ainda existem pessoas assim, que se consideram superiores pq usam Linux.
@GetGuerra
@GetGuerra 2 жыл бұрын
EU fui moderador da Linux Vs Windows, e apesar do nome da comunidade ela era bem amigavel com usuarios windows e bem divertida, muitos sairam da linux brasil na epoca por conta dos xiitas de lá.
@pauloreis4053
@pauloreis4053 2 жыл бұрын
Eu fui dessa época também! O dono da Comunidade do Linux Brasil, o Cav3ira (usuário de Slackware), era mó gente boa. Mas tinha uma turma lá que realmente era super arrogante. E como você disse, realmente tinha gente que tinha o orgulho de se autoproclamar "Xiita". Bizarro!
@Lion-un1xc
@Lion-un1xc 2 жыл бұрын
Muito bom o vídeo! Parabéns! Eu mesmo desde quando era criança sempre fui de ajudar os outros, pois eu sempre tive mais facilidade de aprender as coisas enquanto outros tinham um pouco mais de dificuldade de absorver algumas informações. Por eu ter essa "autodidata", eu costumo ir atrás das informações e quando pessoas perguntam coisas mais simples como: O que é o botão iniciar? Eu respondo na boa e tento explicar da forma mais simples possível para não atrapalhar o desenvolvimento da pessoa. Pois isso pode ser o mais algo super fácil pra mim e pra várias outras pessoas que já tiveram contato com Windows e talz, mas pode haver pessoas que depois de muito tempo de vida, está tendo contato com o computador ou com outro sistema operacional só agora... Por isso, coisas assim costumo responder rapidamente quando posso antes que chega algum imbecil e dê uma resposta negativa ou zombe da pessoa que fez um tipo de pergunta simples dessa.
@GenilsondaSilva
@GenilsondaSilva 2 жыл бұрын
Faz parte do ser humano isso, quando entramos na escola já nos deparamos com esse problema. Aí quando crescemos vemos no serviço colegas que querem puxar o tapete de outros, tentando impedir progresso na carreira. Na internet as pessoas se soltam, agindo diferente de como fariam pessoalmente, achando que não podem ser levados a julgamento, ou identificados. Mas além do comportamento dos entendidos em menosprezar ou zombar dos novatos, tem o comportamento de pessoas que não entendem direito e acreditam em ideias preconcebidas, ou falas de alguém supostamente entendido, mas que hoje não são mais válidas. Tem os dois lados.
@brunosauron
@brunosauron 2 жыл бұрын
Eu por exemplo tenho a máxima de me afastar de tudo e todos que me desanimam de seguir fazendo algo novo, isso vale para a vida, não vale a pena seguir tentando estar com um grupo que não está ali para crescer junto, é o famoso murro em ponta de faca!
@eu_danielbraga
@eu_danielbraga 2 жыл бұрын
Uso Linux faz tempo, e desisti de participar de comunidades. Não vejo outro jeito de evitar adoecer.
@eu_danielbraga
@eu_danielbraga 2 жыл бұрын
@Henry ??
@inbaker7564
@inbaker7564 2 жыл бұрын
@@raillenso pq você é um fanboy de algum soft, ja té vi é sei bem disso, que isso de fanboy seria até daora o diolinux trazer
@adtdigital3
@adtdigital3 2 жыл бұрын
Da mesma forma, uso Linux há uns 10 anos mas evito comunidades!
@ina192
@ina192 2 жыл бұрын
Dio isso foi e é o que mais encontro, ao pedir ajuda mesmo dizendo e vendo a pessoa dizer sou novata eles mais confundem do que ajudam e inclusive faz a gente dar bug no sistrema. Foi e era a coisa mais revoltante que me fazia pensar (e ainda penso pq há muitas assim, há muitas pg com respostas absurdas) que comunidade linux não passava de arrogantes desrespeitosos mas, encontrei alguns poucos que não são assim e você e seu pessoal fazem parte desse grupo e me faz ter uma visão oposta e me propicia um lugar que sinto como seguro para eu pesquisar quando tenho duvidas e sempre fico muita grata por isso. Obrigado.
@michelrochacosta8224
@michelrochacosta8224 2 жыл бұрын
Quando tenho alguma duvida, eu simplesmente pesquiso até encontrar a resposta, até hoje nunca tive um problema super especifico a ponto de recorrer as comunidades, encontrei muitas das respostas em fórums como por exemplo o "clube do hardware", e as respostas sempre eram educadas até para perguntas cuja as respostas eram simples.
@Notless
@Notless 2 жыл бұрын
Eu sei que sempre falo isso mas adoro esses vídeos mais profundos, sempre saio com alguma lição
@lidiamoraes9117
@lidiamoraes9117 2 жыл бұрын
Entendi perfeitamente o que o Dio está falando. Uma vez, aqui mesmo nos comentários dos vídeos do Diolinux, eu comentei que eu estava super feliz porque havia finalmente conseguido instalar um sistema operacional apesar do meu computador sem bastante ruim e ter baixo armazenamento. Pois bem, um cara veio e simplesmente me detonou querendo me corrigir por eu não usar as terminologias corretas, falando para eu ir pesquisar sobre os temas. Enfim, me senti tão mal que simplesmente apaguei o comentário.
@lucasb0rges
@lucasb0rges 2 жыл бұрын
Tóxicas eu já vi de monte, mas o mais bizarro que vi foi uma galera no fórum do Arch dizendo que pra usar Linux tinha que ser socialista. E eu fiquei tipo, what? 🤪
@mesquitadaniella
@mesquitadaniella 2 жыл бұрын
Pessoa tóxica foi apontar o dedo pra cool de Anitta e se entregou
@lucasb0rges
@lucasb0rges 2 жыл бұрын
@@RafaelWojcik-od7mz Mano, já faz tempo, mas acho que era um lance doentio de uma galera defensora do software livre. Até mesmo o Arch tavam criticando na própria comunidade do Arch, falando que o Artix que era a versão correta e metendo política no meio.
@ledennon
@ledennon 2 жыл бұрын
@@lucasb0rges Já vi algo semelhante também... Mas nem me meto nessas tretas, não leva a nada.
@lucaslinux5722
@lucaslinux5722 2 жыл бұрын
Você não viu foi nada lek, vai lá no grupo e fala que arch Linux gui é arch Linux que vc apanha kkkkkkkkkk os cara la n perde tempo pra ser idiota
@lucasb0rges
@lucasb0rges 2 жыл бұрын
Gente diz que tem 9 comentários mas não consigo ver os vossos comentários, acho que está bugado isto aqui
@kevinlucasilva
@kevinlucasilva 2 жыл бұрын
Tem alguns membros no fórum Diolinux que são mestres em responder os outros com link da wiki do Arch Linux, então, se possível, criem uma regra pra inibir esse tipo de resposta que não ajuda a usuários iniciantes ou até mais avançados, creio que essa seja uma das metas ou diretrizes da comunidade, não? Pode ser até que eles pensam que estão ajudando, mas não estão, aliás, isso demonstra até um certo descaso, talvez fosse até melhor nem responder se não vai ajudar direito.
@RudahXimenes
@RudahXimenes 2 жыл бұрын
Creio que isso que você está propondo é ao mesmo tempo algo a se fazer, mas ao mesmo tempo difícil de implementar. Digo isso porque a linha entre estar sendo arrogante e de fato estar tentando ajudar ao enviar um link é muito tênue. As vezes a resposta está realmente em um link, bem explicada e documentada. Então por que não compartilhar o link para a fonte? Entretanto também é possível que as vezes a pessoa tenha enviado o link com arrogância. E como avaliar isso? Afinal não temos como saber a intenção da pessoa ao enviar o link se ela não declarar. Concordo que é importante coibir arrogância e desafeto, mas é um salto bem grande entre ser grosseiro e enviar um link. Até porque a leitura é algo realmente importante para aprender qualquer coisa, inclusive Linux.
@TheLeandro222
@TheLeandro222 2 жыл бұрын
Já faz uns 7 anos que não entro em nenhum grupo de Linux seja no Facebook ou qualquer rede social, pois se qualquer usuário seja novo ou já mais experiente faz uma pergunta simples já é atacado como se tivesse cometendo algum crime... E só de ler o título do vídeo da pra ver que nada mudou !
@GGVIC25
@GGVIC25 2 жыл бұрын
Mano, experimenta fala de Linux no Twitter Não experimente é só um meme msm
@leandrocerencio
@leandrocerencio 2 жыл бұрын
TLDR Toxidade existe em qualquer comunidade. Bom, eu sou usuário do Gentoo. Nessas férias, eu vou migrar tudo que tenho para o Gentoo. Na minha concepção, o Gentoo é a melhor distro para fazer escolhas finas de como o meu ambiente vai ser, por exemplo, posso escolher a versão de kernel, posso instalar somente o alsa, posso até instalar o systemd, ou compilar todos os pacotes com o clang. O preço que se paga no Gentoo é tirar o tempo para ler a documentação. Na minha visão, é como o Arch Linux, só que ao invés dos pacotes serem pré-compilados, eles serão compilados na própria máquina. Outro ponto é que o Gentoo é o Debian das Rolling Releases, muito estável. Não tem como você instalar o Gentoo colocando o pendrive e dar next, next e finish. Agora, vem o ponto do video. Eu acho que todas as duvidas devem ser respondidas educadamente, mas tem coisas que realmente são documentadas e bem explicadas na documentação, se uma pessoa te envia uma documentação, muito possivelmente ela não tem confiança para explicar o assunto com profundidade, convergindo para o que o Dio explicou da Piramide do video (falta de confiança). Daí, vem o "elitismo" das comunidades menores como a do Gentoo. Outro ponto é o evangelismo. Tem muito xiita na comunidade. Só uso distro sem systemd, ou não uso Windows, ou não uso Chrome, por ai vai. No trabalho, eu uso Windows tbm. Tenho uma máquina virtual Windows para as coisas proprietárias. Além de gostar muito de jogos de carros, o meu volante logitech só funciona no Windows. Para funcionar no Linux, eu preciso compilar um branch específico de um modulo do kernel via kmod, eu que sou bem hardcore não tenho mais paciencia. Instalei um Windows sem licença mesmo só para jogar esse tipo de jogo, quando aparece a ativação, só do um restart e jogo de novo.
@henriquelelli566
@henriquelelli566 2 жыл бұрын
Video excelente! Já sofri muito com isso também!!! Uma pequena crítica ao vídeo em si, fiquei com a sensação de que acaba do nada haha
@elinesiobrito3333
@elinesiobrito3333 2 жыл бұрын
Se um dia eu ir longe em meus objetivos. Sempre irei lembrar que me apoiei em ombros de Gigante! Obrigado Diolinux por todo o conhecimento.
@MatheusBastosMB
@MatheusBastosMB 2 жыл бұрын
Um ótimo vídeo É bom abordar esses temas, já vi bastante pessoas assim em várias comunidades de Linux no Facebook, por exemplo. É realmente chato, tira até a vontade do pessoal de testar o sistema e faz a pessoa relacionar aquela experiência ruim com aquela pessoa tóxica da comunidade como se fosse o todo, criando ainda mais resistência para usar a tecnologia. Isso somado com aquelas brigas chatas de "qual sistema é melhor", "qual DE é melhor", "qual distro é melhor", etc. A comunidade tem que ficar feliz por mais pessoas usando, pois aumenta a base de usuários e consequentemente o interesse de desenvolvedoras dar suporte ao sistema, não faz nenhum sentido essas pessoas quererem afastar os usuários assim para se sentirem num clubinho de pessoas "diferentes", pois o que torna o Linux com esse gostinho de especial, é o senso de comunidade, das pessoas se ajudando com algo gratuito, livre para usar e modificar como quiser aos seus próprios gostos e distribuir suas próprias soluções para que outras possam desfrutar destas.
@daniel_lucio
@daniel_lucio 2 жыл бұрын
Trabalho na área da informática há mais de 20 anos e posso dizer que esse tipo de comportamento não é exclusivo da comunidade Linux, ela ocorre na área de TI em geral, principalmente em ambientes corporativos. Eu sempre me considerei meio deslocado entre essas pessoas, com raras exceções são pessoas fechadas, introspectivas e com dificuldades de relacionamentos ou então fechadas em grupinhos com atitudes semelhantes. Muitas não se sentem minimamente encabuladas em serem agressivas, principalmente quando a direção da empresa tb tem essa cultura. Eu diria que pessoas tóxicas juntas criam um ambiente tóxico. Já sai de um lugar que ganhava mais para outro para pelo menos manter minha sanidade mental. O canal Diolinux é o sucesso que é não só pelo excelente conteúdo que nos dá, mas pelo carisma, paciência e personalidade do Dio, eu abandonei também outros canais menores sobre *nix exatamente porque seus criadores estavam se comportando como essas pessoas que muitas vezes tenho que conviver no trabalho. Um canal inclusive eu conheci pelo fato do Dio ajudar a resolver uma treta entre essa pessoa criadora de conteúdo do mundo Linux e outro do mundo Windows, fiquei alguns anos no canal até notar que essa pessoa era tóxica até com seus próprios inscritos.
@EdjacksonKeyboards
@EdjacksonKeyboards 2 жыл бұрын
Manoo.. Sem duvida um dos melhores vídeos do canal. Parabéns pelo conteúdo, Dio. Que discussão da hora. Tbm tenho essa sensação que uma hora ou outra, se esbarramos com alguem que curte Linux e que acha que por isso dele demandar um pouco mais de conhecimento na area de software, isso torna o cara superior, por ter mais conhecimento e que toda duvida pra ele é trivial. Sempre tem o cara do faz td no terminal e que olha torto para quem nao o faz. Acredito que o linux tem que ser mais desmistificado e simplificado pra usuários comuns, desde a instalação ate o uso, para que possa ser mais amigável e atraente pra leigos.
@hatempire
@hatempire 2 жыл бұрын
Uma coisa que aprendi quando voltei a estudar programação: às vezes, não é nem falta de pesquisa, mas não saber quais são os melhores termos para realizá-la até alcançar um resultado satisfatório. Uma "manha" que, em muitos casos, só vem com o tempo, já que é difícil explicar com detalhes ou fazer um glossário que atenda bem a iniciantes (eu mesmo ainda sou um deles). É extremamente importante entender se é esse o caso antes de esbravejar sobre alguém ter "preguiça" de pesquisar.
@theblizzard1983
@theblizzard1983 2 жыл бұрын
Cara que vídeo fantástico! Eu vivi essas experiências de comunidades também, quem nunca né... Hoje em dia eu só uso, quando preciso consultar alguma coisa, mas não para pessoas online e sim em fóruns criados, tutoriais, manual da própria distro... Não querendo me gabar mas me sinto mais auto didata... Mais por procurar "How to do" do que esperar respostas "não educadas" em comunidades online...
@fabriciopereira7349
@fabriciopereira7349 2 жыл бұрын
Me senti assim a algumas vezes pedindo ajuda no grupo do Telegram Fedora Brasil Todas as vezes em período de adaptação e falta de conhecimento algum do sistema . Ao perguntar algo na comunidade pedindo ajuda . Fui destratado e ridicularizado , ofensas . Perguntas como .. Meu HD Externo não aparece o que fazer ? Montar HD Discos ou outro Gparted USB 3.0 não está funcionando de acordo ? Verificar atualizações de drivers Entre outras simples de ser respondidas . Na época migrei por falta nenhuma de conhecimento para o DuZeru que o próprio desenvolvedor me ajudou instalando e configurando a minha máquina . Ele me ajudou bastante Claudio muito obrigado , sem você eu não tinha concluído trabalhos da faculdade .
@alanhoff89
@alanhoff89 2 жыл бұрын
O pessoal precisa crescer... Às vezes alguém vai ser estúpido, às vezes alguém vai fazer pergunta idiota, é a vida. Paciência.
@CleuberHashimoto
@CleuberHashimoto 2 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, um dos melhores postados. Já passei por isso também. Há supostos líderes de comunidades que se acham os donos da verdade e se alguém discorda, primeiro eles humilham a pessoa, mesmo que a pessoa esteja certa, e depois a bloqueiam, já passei realmente por isso. O orgulho e o elitismo é uma b*sta. A pessoa se diz de uma comunidade que diz prezar pela "liberdade", mas se alguém usa uma distro Linux que não a agrada ela é criticada/bloqueada/cancelada. Tem um monte de babacas assim com disfarce de "líderes" do mundo Linux/open source. Parei há tempos de participar de comunidades assim por conta disso, tem muita gente legal, é verdade, mas por causa desse pessoal ruim, não vale a pena.
@hidekiwagner8791
@hidekiwagner8791 2 жыл бұрын
Este é um problema da sociedade atual, ou sempre foi e se tornou mais visível atualmente. Em todos os nichos isso existe, não é apenas no mundo Linux. O ser humano pode começar a corrigir este problema, aprendendo o que significa amar. Até lá, continuaremos com esta toxidade generalizada.
@Leo7.0
@Leo7.0 2 жыл бұрын
Isso mesmo.
@roneicaetanodossantos5075
@roneicaetanodossantos5075 2 жыл бұрын
Infelizmente e realmente é a mais pura verdade. Sempre que precisei consultar em fóruns não hobtive respostas. A maioria dos questionamentos são respondidos com outras perguntas e diversos julgamentos sobre isso ou aquilo. Sigo o DioLinux e alguns outros canais para poder saber e me inteirar sobre alguns assuntos. Porém, quanto tenho uma dúvida e não consigo saná-la nas pesquisas sinto que não posso recorrer a algum fórum, porque senão vai ter alguém criticando ou comparando algo. Em alguns momentos a 'disputa' Linux vs Windows está igual a discutir Política, Religião e Futebol... No mais o conteúdo e o canal está de parabéns... TOP D++++
@marceloLoschiBH
@marceloLoschiBH 2 жыл бұрын
Vídeo ótimo, já tive o desprazer de conhecer "gente superior" assim tanto na vida real quanto no online, o grande mérito é descobrir o ser escroto de início e fugir... Eu deixei esse sentimento infantil na infância...
@cesarsilvanoesilvia2225
@cesarsilvanoesilvia2225 2 жыл бұрын
Bom dia Professor Dio, encontrei esse seu vídeo agora, não sei se o senhor vai ler este comentário mas é a pura verdade tudo o que o senhor disse, tenho experiência própria em membros da minha família, que faz a escolha somente de alguns indivíduos como preferidos e, diz amar outro membro dessa própria família em todas as redes sociais que possui, quando na verdade por trás das telas subestima, humilha e exclui ou excluiu esse membro, isto é o querer ser o grande, mais importante, mais intelectual, ou seja, muito superior, isso é muito triste, infelizmente existem muitos seres humanos com essas condutas e atitudes, ai tem aquele ditado, se amasse o tanto quanto sabe fingir seria diferente, más como o Sr citou do outro lado da tela muitos se comportam, diferente da realidade, parabéns pela conteúdo muito construtivo e informativo, obrigado pela dedicação e realidade passada para nós, sucessos e um grande abraço.
@ramondiniz5669
@ramondiniz5669 2 жыл бұрын
Quando comecei no linux esbarrei com pessoas assim que me desanimaram a usar linux. Porem ao mesmo tempo conheci pessoas que me motivaram e ajudaram hoje como uso linux para a vida profissional e pessoal, sempre tento trazer amigos para o sistema e responder perguntas por mais simples que sejam. pois oque é simples pra min pode ser complexo para outras pessoas
@rawsantos9638
@rawsantos9638 2 жыл бұрын
Boa meu chará, rolou isso comigo também
@matheusm3213
@matheusm3213 2 жыл бұрын
Quando estou com alguma duvida eu prefiro ver os manuais dos programas, jogo tudo no tradutor, vou lendo e testando até dar certo Nos foruns a pessoa faz uma pergunta, tipo "Meu Linux n está carregando a interface gráfica, oq eu faço?😩", as respostas "já conferiu se o pc está ligado?🤨", "conferiu se o cabo do pc tá plugado na tomada?🧐", "conferiu se o monitor tá ligado?🗿".
@anakinpendragon
@anakinpendragon 2 жыл бұрын
O pior e se o monitor estiver desligado mesmo kkkkkk Mas tem gente que infelizmente não sabe perguntar, tipo sem colocar mensagem de erro fica muito difícil ajudar.
@lv_lofivibe
@lv_lofivibe 3 ай бұрын
Kra o que eu gosto do seu canal é que você não se limita somente ao assunto "linux e tecnologia", mas também em comportamento humano e como evolui-lo. Meus parabéns fera.
@indiopeludo
@indiopeludo 2 жыл бұрын
Eu já passei por isso pelas comunidades quando comecei, o que eu recebi de feedback foi uma visão que hoje eu entendo e até concordo, sou dev e pratico isso com os mais Sr. quando preciso de ajuda, que é a seguinte: Se está documentada a solução, perguntar em grupos pode ser visto pelos usuários mais experientes como uma tentativa de encontrar a solução sem esforço. O que pros entusiastas e mais experientes, é menos meritório do que o usuário encontrar a resposta que já está na documentação. Quando é uma questão que não está especificada na documentação ou que é realmente complexa, normalmente os mais Sr. são bem solícitos. Outro ponto é a forma com que modelamos a nossa pergunta, é importante mostrar real interesse e não simplesmente fazer a pergunta de qualquer jeito. E mostrar um pouco do que já foi feito pra encontrar a solução, mostrar info de alguns logs, compartilhar o esforço que tem sido feito. Esse formato é muito bem vindo pelos mais Sr. e aí há ânimo em ajudar, pq vai rolar uma troca e o tópico se torna proveitoso pra ambos e pra comunidade que encontrar aquela discussão. Tem muito usuário que ao sinal da primeira barreira já joga pergunta no grupo sem efetivamente se esforçar pra encontrar a resposta, sem gastar um tempo compreendendo a situação. Esse tipo de pergunta e de usuário, nunca serão bem recebidos nas comunidades, principalmente em comunidades onde tem usuários mais experientes: FreeBSD, OpenBSD, Slackware, Gentoo, Arch, etc. E que diga-se de passagem, são comunidades que possuem já documentação extensa, diversos registros já discutidos previamente. Perguntar algo que já foi perguntado e que já tem o registro das soluções, é algo que irrita bastante os mais experientes, pq mostra que o usuário n se deu nem ao trabalho de pesquisar antes. Então não acho que seja somente a soberba de quem é mais experiente, principalmente pelos que ganham experiência pelo próprio esforço.
@alexmenezes2916
@alexmenezes2916 2 жыл бұрын
Sua explicação foi excelente. Gostei do ponto de vista e de como abordou o tema fazendo links com referências interessantes e por fim encerrando com uma frase repleta de sentido numa linguagem e popular. Uma pena o KZbin permitir apenas 1 like por usuário.
@de3918
@de3918 2 жыл бұрын
ja vi grupos criticando o dio por ele falar mal do kde, e preferir o ubuntu e pop.olha é que o dio quer ver algo renovador e bom para o publico se ele falar algo que não goste é a opinião dele e devemos respeita
@PetersonSilva
@PetersonSilva 2 жыл бұрын
Dio, se me permite um contraponto a partir de uma visão sociológica. Embora a pirâmide de Maslow seja meio besteira, a abordagem do vídeo é OK... Só que ela é meio genérica porque se foca no aspecto individual da coisa (quem são e como se sentem os indivíduos grosseiros) e não estrutural, que é, questões das comunidades de Linux e software livre em geral que se relacionam com esse comportamento de algum modo. Sei que você mencionou a questão do reforço positivo, mas isso não responde à pergunta de por que esses comportamentos são reforçados (a não ser que seja "são outros indivíduos mal amados também", o que, de novo, retorna a questão pro âmbito individual). Meu ponto é: a grande maioria das pessoas dessas comunidades que têm o conhecimento pra responderem perguntas não estão sendo pagas para estar ali - e 'fazer parte da comunidade', pra além de fazer login nos fóruns onde a pergunta está sendo feita, pode muitas vezes ter a ver com participar do próprio desenvolvimento do software. Aliás pelo contrário, essas pessoas provavelmente estão dedicando um tempo desimpedido relativamente escasso. Isso justifica o comportamento estúpido com ditos 'noobs'? Não, certamente não. Pra muuuita gente tem a ver com essa questão de se sentir especial e compensar algo de fora dali? Sim, certamente sim. Mas pode ter a ver também com um viés mais simples, que é: eu tenho meus perrengue, e quando eu preciso de algo eu vou lá e leio a porra da documentação - por que as outras pessoas não podem fazer também, e têm que encher nosso saco com essas perguntas estúpidas que, inclusive, me impedem de dedicar meu tempo com coisas mais úteis pro software? E a pessoa pôde usar de sua curiosidade pra ler a documentação e aprender por conta própria, bem como ter voluntariado o seu tempo pro software, não só por causa de várias precondições de aprendizado ou de contexto social que ela naturalizou (como assim tem gente que não sabe usar computador?), mas porque... software livre *permite* que as pessoas façam isso! De novo, não estou dizendo que isso JUSTIFICA nada, mas se quiser ENTENDER é preciso 'entrar na bolha', por assim dizer, pra saber qual é a perspectiva daquela pessoa, com a qual ela pode estar tão acostumada que ela não só generaliza (como pode todo mundo não ser assim?) como moraliza (todo mundo deveria ser assim!). E mais: embora seja verdade mesmo que pessoa feliz não enche o saco, então essa questão do "ser pago pra estar ali" ajudaria (pra além do dinheiro em si, é mais um símbolo pra possibilidade prática de dedicação maior a algo que se ama), também não é verdade que é só porque a pessoa é mal resolvida que vai ser grossa. Embora seja contraintuitivo (essa intuição é parte do problema), tem mais gente "bem resolvida" fazendo bullying do que "vítimas secretas". Às vezes a pessoa sendo tosca não está chorando escondida também não, às vezes ela está relativamente tranquila mas internalizou todas essas questões de como as pessoas deveriam ser e descascam em cima delas de forma elitista, e é isso. A comunidade de dev de um software precisa saber disso e pensar coletivamente se deseja evitar esse tipo de coisa, conversar sobre o que querem pro software e o que isso significa em termos de tratar pessoas leigas, e aí reforçar regras específicas de conduta - mas também, de certo, filtrar as pessoas que estão mais dispostas a usar seu tempo lidando com noobs, que tenham um temperamento mais paciente, que entendam que é assim que vão contribuir melhor, etc etc etc. O único disclaimer é que sem uma pesquisa quanti-quali aí mais bacana dessa área eu posso estar falando groselha também porque não é minha área de trabalho. Mas como cientista social achei importante contrabalançar os (justos) apontamentos psicológicos aí do vídeo porque se não redunda tudo em indivíduos malvados que falam as coisas "porque no fundo são mal amados". Às vezes a gente tem que levar a sério o que as pessoas dizem. Se elas estão mandando noob ler a documentação, vamos analisar o que isso significa e de onde esse impulso vem.
@PescadorAluado
@PescadorAluado 2 жыл бұрын
Colocação perfeita! Pena que, aparentemente, foi ignorada.
@usuario.linux.2007
@usuario.linux.2007 2 жыл бұрын
Gente feliz não enche o saco. Essa vai pro caderninho de frases.
@WandersonLucenaP
@WandersonLucenaP 2 жыл бұрын
amigo Dio, esse vídeo esta em disparada o melhor vídeo que vc fez esse ano !! todos os aspectos relacionado ao que vc falou existem, e são tratados de forma breve sem explicação. me perguntei varias vezes por que as peças acha que que precisar se melhor que outras?. sem a menor necessidade. todos começamos por um ponto de partida e minguem aprende por osmose,telepatia e por ai vai. obg por vc ter a colocação corretas sobre o assunto e sintetizar suas palavras simplesmente com a verdade. obg pela qualidade do video !! abraço !!
@carlosmoura5041
@carlosmoura5041 2 жыл бұрын
Grande vídeo! Já tive boas e más experiências ao pedir ajuda em fóruns de windows, linux, 3D, lazarus ... As melhores respostas foram de pessoas realmente grandes, que entendiam minhas dificuldades e respondiam no meu (meu, repito) nível de conhecimento. Alguns dos que eram mais agressivos nas respostas (não só para mim) em pouco tempo mostravam que o 'alto conhecimento' que tinham era só uma camada fina de verniz. Esses 'sábios' hoje lembram aqueles professores que exigem que um aluno adolescente seja formado em Harvard para poder discutir. Não tão boa quanto a frase da sua esposa, acrescento outra: Ensinar é se transportar ao nível do aluno e levá-lo a compreender com a capacidade e os recursos que o aluno possui.
@juliocorajunior6257
@juliocorajunior6257 2 жыл бұрын
Perfeita sua colocação Dio, certa vez estava testando o Solus OS, e faltava alguns ajustes, fiz uma pesquisa no Google, e cheguei até às respostas do desenvolvedor, pessoa mal educada, quanta grosseria, não comigo, pois não postei, mas com os usuários que postaram dúvidas. Debian, também, tem os alucinados que vivem no mundo de Nárnia ou no mundo de Debian, Opensuse idem, eu posso dizer que a única distro que não testei foi o Gentoo, comecei a usar Linux, em um tempo que para instalar, atualizar pacotes se usava o terminal, então faz um tempinho, e notei isso também, os super usuários, seres multi dimensionais, seres de pura luz do conhecimento, eu sinto pena deles, no fundo, falta algo muito maior que conhecimento, grandeza de espírito.
@NetBeastYT
@NetBeastYT 2 жыл бұрын
Dionatan, muito tempo atrás eu fiz um curso na 4 Linux (nem sei se essa escola existe ainda), formado por três módulos. O professor de um dos módulos era exatamente essa cara tóxico que você mencionou. Sim, exatamente, um professor negando conhecimento por se achar "fodão demais". E nem eram perguntas fora do contexto da aula, às vezes era apenas uma informação complementar, e mesmo assim a resposta do cara na maioria das vezes era "leia o man". Isso desestimula qualquer um que está começando, e no caso desse professor também levantava o questionamento: Se é só ler o man, por que esse cara tem um emprego de professor? Em todos os fóruns e listas de e-mail que já participei, sempre tentei ser o mais polido e prestativo possível, mas na maioria das vezes que precisei de ajuda, sempre tinha um ou outro nessa vibe. Isso quando não eram todos nessa vibe, especialmente em comunidades mais nichadas. Hoje em dia faço de tudo pra não perguntar nada pra ninguém nesses lugares.
@joneswiller
@joneswiller 4 ай бұрын
Eu gosto muito dos vídeos envolvendo comportamento e um pouco de filosofia também. Muito bom!
@MarcosSilva-bb2mj
@MarcosSilva-bb2mj Жыл бұрын
Eu sou um psicólogo aprendendo Linux. Desde o primeiro vídeo seu que assisti te achei uma pessoa com muita clareza e de bem consigo mesmo. Aí eu ficava na dúvida, será que esse cara estuda psicologia e filosofia nos tempos livres assim como eu estudo informática, ou será que ele é cliente de uma boa psicóloga? Agora eu tenho a minha resposta, você é casado com uma! Na minha opinião, esses conflitos bobos são resultados de uma sociedade que super desvaloriza as ciências humanas em geral. Obrigado por ser um exemplo vivo de que a filosofia e psicologia tem muito a contribuir.
@jonasnunes35
@jonasnunes35 2 жыл бұрын
Não fiquei em vários grupos do telegram por conta disso, infelizmente isso tem de a se maximizar diante das distâncias que a internet proporciona.
@adtdigital3
@adtdigital3 2 жыл бұрын
é isso aí "gente feliz não enche o saco", gente em paz consigo mesma, não vai se grosseiro com outras pessoas porque pensam diferente ou por que não tem o conhecimento igual ao que se acha "superior" em determinado assunto. Ótima análise Dio!
@leandrosouza7163
@leandrosouza7163 2 жыл бұрын
Dio tudo bem , bom eu te acompanho a muitos anos desde que tive curiosidade de aprender sobre o universo linux , hoje com uma maquina morta em casa com 1gb de ram single core roda linux lite de boa e uso kodi nele e vejo tv online tranquilamente sem placa de video pq e aquele pc que vem tudo em um em um monitor ... tirei muitas duvidas em seus canais pesquisei muito tb. graças ao seus videos aprendi muito fiz muitos testes com varias distros . passei por pessoas toxicas tb . mas nem dei bola fui pesquisando eu mesmo e aprendendo juntando tutoriais e etc .obrigado por tudo . um abraço .
@EdsonSantosIMC
@EdsonSantosIMC 2 жыл бұрын
Uma Grande Verdade Dio! Já passei por esta experiência. Muitos usuários avançados em Linux acreditam piamente que todos devem ser desenvolvedores e dominar qualquer distribuição Linux com profundidade. Muitos não aceitam que muitos usuários iniciantes em Linux só querem usar sua distro preferida para executar suas tarefas diárias sem aborrecimentos.
@talitaazevedo9187
@talitaazevedo9187 2 жыл бұрын
Dio, achei muito maneiro seu video, a frase que a Luana falou está certíssima, eu saí de várias comunidades por conta disso um pessoal bem arrogante, eu não acredito em perguntas bobas ou perguntas idiotas , toda pergunta é valida né mais tem um povo com uma energia para humilhar, discutir e impor as coisas, que da até um desgaste .
@jonatamendes5280
@jonatamendes5280 4 ай бұрын
Recentemente, migrei do Windows para o Debian e adorei. É como ter tudo na palma da mão a qualquer momento, ao contrário do Windows, que enrola demais. Sempre testei distros apenas por diversão, mas desta vez resolvi mudar de vez, e estou muito feliz. A cada novo clique, um sorriso literalmente. Para desenvolvedores e programadores, é como estar no céu. O Windows tem muitas distrações; a cada novo clique, uma careta. Escolhi a distro na qual vou permanecer pelo resto da vida. A produtividade agora disparou. Sempre segui a opinião dos outros e nunca considerei a minha. Agora, me libertei. O Windows é para quem quer ser tudo ao mesmo tempo, e muitos nem saem do lugar por isso. É compatível com tudo, mas fica a pergunta: você quer ser tudo ao mesmo tempo e ser apenas um programador? Ou quer ser O PROGRAMADOR!!!? O aprendizado contínuo é o que nos move. Sempre procure aprender coisas novas. Passei 9 anos usando Windows, mas sempre tive uma pulga atrás da orelha, algo que me incomodava demais e não sabia o que era. Foi aí que conheci o Linux há algum tempo. Foi difícil; vivia instalando VMs do Kali só para brincar. Meu professor de programação usava Ubuntu, então acabei pegando umas referências. Existe um ditado que se encaixa perfeitamente: "Pato que quer nadar e voar ao mesmo tempo não sai do lugar". Decida-se, ou a vida decide por você. Isso vale principalmente para programadores e desenvolvedores que estão no início de suas carreiras. Se você, além de ser desenvolvedor, trabalha com outras coisas e necessita de algo muito específico que só existe no Windows, não tiro seu mérito. Lembrando que hoje quase todos os programas do Windows estão disponíveis no Linux, principalmente aqueles relacionados à produtividade. Se duvidar, até todos os de produtividade. Um bom exemplo disso no Windows é quando você precisa instalar uma porrada de coisas para configurar algo, ou algo do tipo. É tela azul e atualização cara; você perde tempo de vida literalmente. É como se fosse o TikTok dos sistemas operacionais da atualidade. Aqui no Linux, é só um comando e pronto, saco simples. Antigamente, perdia 1 hora configurando alguma coisa no Windows, o que eu faço aqui no Linux em 10 segundos. Mudança de vida da água para o vinho.
@CGamesGuy
@CGamesGuy 2 жыл бұрын
Não sabia que a comunidade Linux era assim. Deixei o Linux há muitos anos, mas nunca tive problemas em obter ajuda.🤔
@Saguyninja
@Saguyninja 2 жыл бұрын
Infelizmente, vivemos a era da normalização da estupidez, e tem muita gente mundo a fora praticando-a como esporte predileto! Boa parte vive brigando consigo mesmo, querendo uma adolescência eterna, e se recusa a assimilar que ser grande, é ser um adulto equilibrado que busca colaborar para fazer a vida dos outros melhor. Parabéns ao Dionantan e equipe, por sempre trazerem essa visão ampla sobre tecnologia, com foco no ser humano!
@Lipe007_br
@Lipe007_br 2 жыл бұрын
Eu ja vi isso acontecer em algumas comunidades e fóruns online, nao comigo até porque eu raramente faco alguma pergunta, ate porque costumo conseguir encontrar alguém que ja teve o mesmo problema que eu. O que vejo sao pessoas com esse tipo de comportamento "eu sei muito mais que vc e nem deveria perder tempo com essa pergunta' mas na hora de dar a resposta alguns deles sequer sabem o que estao falando, falam algo que nem faz sentido. Como programador eu passando por foruns procurando alguem com o mesmo problema que eu, ja visualizei duvidas de outras pessoas com coisas que eu acabei de resolver, nunca tive o problema de parar e dar uma resposta detalhada e educada ensinando como resolver o dito problema, a sensação é tao boa de poder ajudar, acho que quem tenta humilar alguem pra mostrar que é grande é porque na verdade tem um enorme vazio
@wagnercostagottschald1083
@wagnercostagottschald1083 2 жыл бұрын
O engraçado é que eu aprendi linux quase que sozinho, vc literalmente me mostrou esse mundo com o tempo nem precisei do windows, mas em questão de comunidade eu fiquei que nem um louco procurando informações foruns sem perguntar nada.
@loafboi
@loafboi 2 жыл бұрын
Eu tbm, vasculho até o fim da internet pela resposta antes de postar por uma pergunta
@sergiofagundes1972
@sergiofagundes1972 2 жыл бұрын
Pois é, e esses mesmos chatos estão na comunidade Diolinux, eu fui expulso da comunidade no facebook por discordar de um chato desses, o qual eu bloqueei e um mês depois ele puxou saco de alguém, virou admin do grupo e me baniu, com a desculpa de eu ter bloqueado admin (o que fiz antes de ele se tornar um). Desde então eu não participo mais de comunidade linux, não ajudo mais ninguém e fico na minha. Vim comentar aqui porque é um bom momento para mostrar como o jogo está virando. Quando fui expulso por causa de um chato e questionei meu banimento ignoraram, agora a coisa está endêmica.
@PescadorAluado
@PescadorAluado 2 жыл бұрын
Pena que o Dio não leu / ignorou esse comentário.
@WilliamMFaria
@WilliamMFaria 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Sempre tem aquele grupo que acha que já nasceu sabendo ou que esqueceu que ele já passou por algo do tipo. Vejo isso também em algumas comunidades de desenvolvedores também, o DEV SR as vezes esquece que ele já foi JR e que a facilidade que ele tem hoje, alguém o ajudou no passado!
@asuperluninha
@asuperluninha 2 жыл бұрын
Qdo eu me propus a usar o Manjaro pela primeira vez eu desisti de usar por causa da comunidade. Voltei depois com mais experiência e principalmente depois do diolinux plus. Aprendi muita coisa com o pessoal lá, mas principalmente o fato de que nem todo sabe de tudo tbm e que alguns questionamentos que a gente tem deve ser direcionados em lugares mais específicos, para as pessoas certas
@darklord0313
@darklord0313 Жыл бұрын
Bom dia galera! Respondendo a essa pergunta bem no inicio do vídeo, sim eu já tive encontro com muita gente toxica que são fanboys do linux, desde a faculdade (2008) na qual estava cursando engenharia em informatica, o que me fez me afastar de linux foi os que tentaram me levar até ele kkkkk. Mas hoje estoy me interessando bastante no sistema operacional, principalmente pelas dicas e recomendações do Diolinux e pela experiencia com o FydeoS!
@andregrijo2000
@andregrijo2000 2 жыл бұрын
Por isso eu não pergunto nos grupos quando tenho alguma dúvida. Pesquiso se estão falando sobre o que quero saber e caso não encontre nada nos grupos eu pesquiso em vários lugares até sanar meu problema!
@pcbilingue
@pcbilingue 2 жыл бұрын
Vim atrás de madeira e encontrei ouro! Amo demais assuntos ligados a psicologia e ramos semelhantes e nunca vi uma aplicação tão interessante da pirâmide de Maslow, é muito engraçado como este preciosismo e senso de "modinha" influência as nossas decisões, é bem parecido com o camarada que não gosta mais de um barzinho porquâ a quantidade de pessoas que a frequentam aumentou ou deixam de gostar de uma banda porquâ agora ela se tornou "mainstream", este tipo de sentimento de preciosismo pode pegar qualquer tipo de pessoa independente da formação/idade, mas este final foi a cereja em cima do bolo, no fim "quem é feliz não enche o saco", ou seja, tudo tem a ver com o conflito interno da pessoa e suas insatisfações pessoais.
@drako6199
@drako6199 2 жыл бұрын
Uma das virtudes do ser humano é o prazer de subjugar o seu semelhante, seja para o alívio de frustração, seja por diversão. Parabéns pelo vídeo.
@egidiocampos1918
@egidiocampos1918 2 жыл бұрын
QUE EXTRAORDINÁRIO VÍDEO ESSE, MEU IRMÃO! ANÁLISES PRECISAS, DENÚNCIAS ÓBVIAS NÃO TÃO... Meus parabéns pela excelente abordagem!
@edmundombr
@edmundombr 2 жыл бұрын
Parabéns pela ideia deste vídeo. Já tive experiência com alguns youtubers Linux e achei desnecessário tanta arrogância. Achei que o comportamento era de uma pessoa sem a capacidade de entender o problema por achar tão óbvio o que tinha sido perguntado. Nem todo mundo é auto didata a ponto de por si encontrar as soluções. Ainda mais ninguém lê manual. E por isso já vejo uma oportunidade de preencher esta lacuna e ajudar o próximo.
@kareenwilliansrochester3847
@kareenwilliansrochester3847 2 жыл бұрын
Entre 1998 e 2010 foi a pior fase para se tirar dúvidas com Linux, a comunidade era muito tóxica e "ai de quem" falasse algo sobre o Windows nessas comunidades. Se você ousasse perguntar como ligar em rede uma distribuição Linux com Windows, ou como rodar algum programa do Windows na sua distribuição Linux preferida. . . 90% das respostas eram ataques raivosos e palavras de ordem contra a Microsoft. Se algo em ambiente Linux era difícil de entender e o usuário novato fizesse um questionamento, as várias respostas eram algo do tipo: "Ah! Faça pesquisa, procure no Google, leia documentação. . ." Quando foi lançado o Office 2007 com a interface Ribbon e as pessoas encontraram uma certa dificuldade para se adaptar, os "Linuxistas Xiitas" diziam: "Olha só, está vendo como foi mal projetada essa interface??? Ninguém entende, as pessoas ficam procurando as coisas e não acham. Por isso eu uso Linux". Um exemplo de coerência. kkkkkkkk Linux nesse período de tempo, simplesmente era uma "religião" para quem usava. Até módulos proprietários (drivers) eram demonizados pela comunidade da época. Tinha que usar tudo "livre", tudo que era proprietário ou facilitasse a vida do usuário, era duramente criticada. O mais irônico é que a maioria dos ambientes de trabalho, foram inspirados em um estilo "Windows Like" e ninguém da comunidade xiita falava nada.
@fernandodiogo1848
@fernandodiogo1848 2 жыл бұрын
Eu não participo de comunidades e nunca precisei de ajuda de nenhuma, tudo o que eu preciso consigo em livros, me esforcei aqui para aprender inglês e consigo muito material da gringa para estudar, não fico chorando em fóruns para pedir ajuda porque eu mesmo sei me virar sozinho. Gosto de ajudar as pessoas do meu jeito indicando material de estudo, agora se a pessoa vai consumir o material ou não ai não é problema meu, não vou ficar passando a mão na cabeça de marmanjo barbado nenhum.
@jpcodex
@jpcodex 2 жыл бұрын
As comunidades que participo não são tóxicas não. Faço parte de grupos de Slackware, Fedora, Java e Docker no telegram, o pessoal sempre se ajuda. Já vi o contrário, pessoas que precisavam de ajuda demonstrando arrogância, falta de respeito e achando que os membros tinham obrigação de ajudar e muitas vezes saiam reclamando. Aí fica difícil.
@d3adman404
@d3adman404 2 жыл бұрын
Esse foi um dos motivos de eu ter desistido de instalar o zorin em um MacBook antigo que eu tinha
@EvitandoDúvidas
@EvitandoDúvidas 2 жыл бұрын
Dio, boma dia! Esse é sem dúvidas, um dos mais importantes (se não, o mais importante), vídeo do seu canal! Seria muito bom que todos pudessem assisti-lo, e assim, cada um deve fazer uma introspectiva, e dentre eles, eu devo ser o primeiro a fazer isso.
@alexandreanimal
@alexandreanimal 2 жыл бұрын
Estas pessoas tóxicas, arrogantes e que se acham superiores, podem ser um dos fatores a distanciar um possível usuário linux. Eu mesmo já sofri com isto, e infelizmente, muitas vezes opto por procurar as informações por conta própria.
@Ak0tnik
@Ak0tnik 2 жыл бұрын
Eu por isso nunca consegui me conectar com o Arch Linux. A documentação é ótima, mas a comunidade é terrível. E nem são só essas comunidades do Linux, tem comunidades de software que vc tem ranço de lançar perguntas por causa do complexo de superioridade dos desenvolvedores (Sim Elastic, seu fórum é tóxico e ruim demais com as respostas). Sempre que tento ajudar alguém, penso mesmo que a pessoa tá na dúvida e recomendo ler as coisas necessárias para entender algo. Não adianta ser grosso ou pedante se vc não tá ajudando. Ah, e pros jogos, se alguém tá te chateando, só muta o chat. Consegui curtir jogos multiplayer nesse esquema.
@PescadorAluado
@PescadorAluado 2 жыл бұрын
O problema do jogos é que em alguns deles, como League of Legends, a comunicação entre os membros do time é essencial. Daí a gente entra pra passar o tempo ou desestressar, e acaba saindo mais estressado do que quando entrou rsrsrs
@claudiofernandes1767
@claudiofernandes1767 2 жыл бұрын
Estou iniciando no Linux e sou grato por seus vídeos que tem me ajudado bastante a escolher uma distro pra começar. Também tive o apoio de alguns inscritos aqui do canal que me ajudaram a esclarecer algumas dúvidas.
@Leo7.0
@Leo7.0 2 жыл бұрын
Por isso a importância de cada um de nós de não compactuar com o errado, de não ser complacente e alimentar o mal caratismo e covardia de alguns, se quisermos viver numa sociedade mais saudável.
@TiaoDosPasteis
@TiaoDosPasteis 2 жыл бұрын
Eu sou da comunidade gamer, então a comunidade Linux e super paz e amor pra mim kkkkkk
@Ranhieri
@Ranhieri 2 жыл бұрын
Hahaha as comunidades Linux perto das comunidades gamer são coisas de criança.
@leoh1996
@leoh1996 2 жыл бұрын
Olá Dr. Gostaria de marcar uma consulta, quanto é o valor de cada seção?
@FredsonNSousa
@FredsonNSousa 2 жыл бұрын
E eu deixo a pergunta, você ai conhece alguém que desistiu do linux por causa da comunidade?
@giangabriel6111
@giangabriel6111 2 жыл бұрын
SIm?
@joaokennedymornelas
@joaokennedymornelas 2 жыл бұрын
Fantástico. ..Psicologia pura onde nunca imaginamos que faz a diferença. Obrigado pela lucidez com que toda no assunto. A velha tese onde o autoconhecimento nos revela quem somos.
@prof.augustooliveira4375
@prof.augustooliveira4375 2 жыл бұрын
Sou Professor e utilizo Linux Debian há dez anos. Não há qualquer justificativa para grosseria e mau tratamento. Por outro lado, a pergunta "idiota" está quase sempre ligada à preguiça da leitura das pessoas. Isso revolta quem escreveu a documentação. Então, antes de fazer a pergunta, tente ler a documentação para você não ser tomado como preguiçoso. Você não irá avançar sem esforço. Não há, contudo, espaço para grosseria. Hoje eu vejo muito: "Este assunto foi tratado no tópico xyz". Minha mensagem para todos: procure estudar sempre. E não acredite em atalhos, gurus ou mestres dos magos.
@jacksonmoura9972
@jacksonmoura9972 2 жыл бұрын
Faço psicologia e você deu uma aula, caminhou por várias teorias e abordagens diferentes de forma muito simples e eficaz. Parabéns, belo vídeo e bela didática.
@joaovytor5040
@joaovytor5040 2 жыл бұрын
Nossa como esse vídeo representou o que tá acontecendo. Nossa me lembro de quanto eu usava o Ubuntu lá no 10 ainda e todo mundo na internet dizia ser um caos de sistema sem programas, difícil, não pra usuários comuns etc... Foi em lugares como o diolinux abraçando a gente e ajudando quem é leigo que eu continuei, e que bom que eu continuei
@Heavy-metaaal
@Heavy-metaaal Жыл бұрын
Voltei a esse vídeo novamente porque ele é tão importante que aqueles que discutem sobre assuntos de informática.
@romulodeoliveira7333
@romulodeoliveira7333 2 жыл бұрын
Sou bem novo no mundo linux, mas já me deparei com muitas pessoas tóxicas... Seja em fóruns, grupos de facebook ou telegram.
@almmeira
@almmeira 2 жыл бұрын
Acho que a adesão ao SSDs nas máquinas reduziu muito a diferenças de desempenho do windows pras diversas distribuições de linux. No mundo corporativo muitos aplicativos necessários a produtividade só existem pra windows, então vejo como ruim a situação do linux no mundo corporativo com relação a produtividade pessoal.
@mad_cozy
@mad_cozy 2 жыл бұрын
em alguns casos a pessoa pergunta sem ter feito uma pesquisa básica e recebe uma resposta que pode ser taxada de tóxica em algumas óticas, mas nem sempre é gatekeeping, devemos ter discernimento
@tuliovidal7010
@tuliovidal7010 Жыл бұрын
Excelente análise. Excelente! Parabéns por sua sinceridade e constatações. 🔟✅️
@hgopfert
@hgopfert 2 жыл бұрын
RESPOSTA SUPER ELEGANTE E INTELIGENTE! Dio, adoro sua mente!
@maurocbc
@maurocbc 2 жыл бұрын
Já fui moderador de um fórum que hoje foi parar na deepweb, mas na época eu via isso acontecer e chamava os membros que faziam isso para serem menos tóxicos, as vezes funcionava mas na maioria não...
@Samu_Sango
@Samu_Sango 9 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo. Entrei de cabeça poucos dias atrás no sistema Linux por causa do meu notebook que tem a versão Lux (da Lenovo). Era pra eu estar com um Windows 11, mas devido a problemas legais tive que mudar a compra do notebook, fazendo eu pegar o mais barato nas minhas exigências. Muito bom já estar ciente dos podridões que permeiam as comunidades nichadas, pois assim me previno de ser desagradado. E mais uma vez sou agraciado de existir o deus ChatGPT 🙏🙏 kkkk
@paulofink5461
@paulofink5461 2 жыл бұрын
Sempre participei de vários grupos e nunca tive problemas : grupos de 3D Max, programas de gravação e editoração de áudio e vídeo e linguagem de programação. Com exceção de um grupo : Linux! É o cúmulo da má vontade e falta de educação! Algumas perguntas não triviais, como "compartilhamento de arquivos em rede local sem digitação de senha" nunca foram respondidas e fui destratado e mandado a ler o manual por mais de uma pessoa. Parece que é o tratamento padrão dentro do Linux.
@nelsonfernandoaltmann8724
@nelsonfernandoaltmann8724 2 жыл бұрын
E quando a gente instala o Linux ao lado do Windows 10 e na reinicialização o windows some ou , no meu caso , cria uma nova opção de boot no setup da placa mãe chamado Ubuntu. Complicado , bugou tudo. Sem falar que informa falha de autenticação no wi-fi e não resolve. A única distribuição que consegui fazer conectar pelo wi-fi foi a Fedora.
@eloycampana6711
@eloycampana6711 Жыл бұрын
Diolinux tb é filosofia. Chique!
@Player-ds5me
@Player-ds5me Жыл бұрын
eu, joão , adolecente, moleque, já presenciei isso quando eu estava bem no começo da minha jornada com o linux Ubuntu. fui pesquisar a função do comando remove, que parecia muito óbvio, mas queria saber exatamente o que esse comado fazia. Então pesquisei em um site de perguntas e já havia perguntado sobre esse comando e muitos comentário pareciam debochar de quem havia perguntado e muitos estavam com a entonação de superior. Fiquei um pouco decepcionado, mas acreditei que isso ocorre em qualquer comunidade e em alguns casos, por isso não me incomodei muito com essa situação
@fernandodiogo1848
@fernandodiogo1848 2 жыл бұрын
Tenho uma opinião totalmente contrária ao que foi falado no vídeo. O que vejo em comunidades são pessoas extremamente preguiçosas que não fazem o minimo esforço para ler um livro sequer, querem conhecimento mastigado e dado em aviãozinho de colher na boquinha. O pessoal experiente lá só fala para a pessoa onde pescar e como pescar ao invés de dar o peixe nas mãos. Me surpreende ver como essas pessoas se viram na vida, em uma faculdade rígida não essas UNI da vida, esse tipo de pessoa tá perdida não consegue nem entrar para falar a verdade. Se emociona fácil porque alguém falou para ela pesquisar, ler um livro ao invés de mastigar o conteúdo para ela, acorda para vida pessoal, vocês estão moscando, atrasados, muitos ai não se esforçam para nada só querem fórmula mágica para tudo, não aprendem inglês, passam o resto da vida esperando traduzir material lá da gringa porque não tem capacidade de aprender outro idioma com tanto material jogado ai na internet. Geração que não sabe ler, e mimada achando que o mundo deve alguma coisa a elas.
Nastya and balloon challenge
00:23
Nastya
Рет қаралды 53 МЛН
这三姐弟太会藏了!#小丑#天使#路飞#家庭#搞笑
00:24
家庭搞笑日记
Рет қаралды 124 МЛН
Why Are Open Source Alternatives So Bad?
13:06
Eric Murphy
Рет қаралды 636 М.
Estão querendo "Queimar o Filme" do Linux?
28:05
Diolinux
Рет қаралды 28 М.
Como isso pode existir? - Todos os Linux em um só!
13:44
Diolinux
Рет қаралды 40 М.
The Unreasonable Effectiveness of Linux Workstations
12:47
No Boilerplate
Рет қаралды 611 М.
The Making of Linux: The World's First Open-Source Operating System
11:33
ForrestKnight
Рет қаралды 1,2 МЛН
Linux Mint vs... Linux Mint (Debian Edition)
17:43
Veronica Explains
Рет қаралды 267 М.
Titus Reacts to Linus Tech Tips Linux Daily Drive Challenge
20:21
Chris Titus Tech
Рет қаралды 751 М.
Why Linux Is Better For Programming
13:32
Hallden
Рет қаралды 2,8 МЛН
Windows? Que nada! Ele vai migrar da Apple para o Linux!
17:26