A leitura perturba a ignorância! Ler faz bem. Só agrega valor e expande a nossa mente e consciência.
@NTKLIVE3 жыл бұрын
Depende do que você vai ler
@victorzaidan64933 жыл бұрын
Discordo fortemente. Comentei exatamente algo que nega isso "É um chacoalhar para testar, não para bagunçar, assim que vejo, pois se perturba uma idéia fixa, está a testando, e as idéias boas sobrevivem a testes, as ruins são mais frágeis, se for analisar racionalmente ou até só por outro ponto normalmente caim logo. Algumas coisas me dão nojo e não curto como por ver coisas ruins, me perturba no sentido de criar repulsa por uma idéia ou conjunto de ações (até isso gera coisas positivas quando analiso as questões mais psicológicas e filosóficas de como algo chega a esse ponto e comp evitar ou recuperar), porém conheço gente que lê x e y, livros literários, e muda para pior, fica mais egoísta, narcisista e angusto (pessoas distintas, com os mesmo livros, então há uma correlação de 100% das pessoas que eu conheço e que leram isso, até pq só quem lê uma série literária é por gostar de alguma forma, parecem ser semelhantes desde antes desse acontecimento). Eu vejo como potencializar os defeitos que já estavam querendo conquistar espaço, assim como bons livros potencializam as virtudes, qualidades e melhoram a visão sobre as coisas". A leitura pode fazer bem como mal, assim como praticamente tudo, alimento, música, relações. É baixo tratar assim "se está escrito está cerro" "se foi lido faz bem" etc
@labrudisant3 жыл бұрын
É verdade, que dizer às vezes não.
@MrMarcos6353 жыл бұрын
@@victorzaidan6493 pelo ponto de vista mais prático quanto mais eu leio sobre "comunismo" ou "freud" por exemplo meus argumentos melhoram sobre aquele tema ou linha de pensamento. Ai vai de vocês dizerem se o que eu to lendo ta me tornando mais ignorante ou não
@victorzaidan64933 жыл бұрын
@@MrMarcos635 você falar "ovo faz bem; então vai de vocês achar que comida está me fazendo bem ou mal" não anula que algumas comidas podem fazer mal, na verdade não diz quase nada, pois é uma tipo muito específico entre milhares de outros tipos...
@patricialima07023 жыл бұрын
Leitura é exercício para a mente. Uma boa leitura consegue nos divertir, confortar, desafiar, desenvolver senso crítico, conhecimento, além de ser útil à escrita. Textos podem ser " perturbadores" sim, mas no sentido de provocar questionamentos, e isso é ótimo, na minha opinião.
@alissoncampos36333 жыл бұрын
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso" (Melanie Klein).
@F.T.S.2 жыл бұрын
😏
@2ItalloSantos2 жыл бұрын
Acredito que isso significa que quebra crenças?
@saraaraujo11922 жыл бұрын
A serpente sempre com suas frases de engano... Kkkk
@ingrid42452 жыл бұрын
Uma vez estava vendo uma palestra da helena Galvão e noa comentários fizeram uma pergunta ligada a essa frase. Por que os deuses castigavam quem buscava conhecimento?
@alissoncampos36332 жыл бұрын
@@2ItalloSantos, sim. E é dessa forma que a humanidade avança no conhecimento. Crença não aceita perguntas e não há conhecimento onde não são formuladas boas e pertinentes perguntas.
@amoedoancap96163 жыл бұрын
"As convicções são cárceres. Mais inimigas da verdade do que as próprias mentiras." Friedrich Nietzsche
@eric189933 жыл бұрын
Está convicto disso?
@saviothomazellanascimento35183 жыл бұрын
Lembra até um pouco de Thomas Shelby: "Não ter convicção naquilo que acredita melhora o discurso".
@EvertonAzevedo-rk5fo4 ай бұрын
Estou convicto de que não tenho convicção.
@guerra-epaz3 жыл бұрын
Pondé tem toda razão. Quanto mais se lê, mais se duvida. O mundo que nos mostraram nos livros escolares é limitado.
@paulovivas23653 жыл бұрын
O que mais perturba a mente é a dissonância cognitiva dos ditos formadores de opinião. Dissonância cognitiva coisa nenhuma são apenas máscaras que vem caindo e certos indivíduos revelam os interesses que realmente defendem, e não são os mesmos interesses do povo.
@crtiba3 жыл бұрын
A leitura perturba as nossas crenças. Quanto mais se lê temos menos certezas e mais dúvidas. Mas a sabedoria está muito mais na dúvida do que na certeza.
@PedroHenrique-og6gu3 жыл бұрын
Que comentário estúpido.
@vivaldorodrigisdeandreide9742 жыл бұрын
@@PedroHenrique-og6gu o seu ou o dele?
@venusdesenvolvimentoemfoco98462 жыл бұрын
Voce tem certeza disso?
@vladimirfreire28133 жыл бұрын
A leitura traz conflitos externos e principalmente internos, a leitura é remédio para alma, a leitura é terapêutica, a leitura nos coloca junto, a leitura torna-se uma vacina eficiente. Dizem que a leitura nos torna mais impactos, ou em outra palavra...compaixão ao próximo. " A literatura não edifica nem corrompe, mas humaniza " - Antônio Cândido.
@androsanches3 жыл бұрын
A leitura há de perturbar, seja do que for, filmes, livros, quadrinhos, músicas, pouco importa. Isso é arte, parte do que nós somos, e esse é seu risco. A não ser que você, no ápice da arrogância, queira censurar tudo que perturbe e fingir que o mundo é limpo e perfeito.
@nobreenciclopedia3 жыл бұрын
*Se perturba eu não sei, mas que é um prazer ler, disso não tenho dúvida...*
@willyanoliveira9324 Жыл бұрын
De fato pondé mexe a partir do momento em que a pessoa sai do seu conformismo
@jorgeluissantos91613 жыл бұрын
Este vídeo retrata bem o que acontece quando se conclui o ensino médio em que você se encontra dentro de uma bolha e, ao sair dela, começa, de fato, a conhecer a vida deste ponto em diante, e conforme vai estudando e enxergando as complexidades do universo, começa a ver o lado negro das coisas. Me arrisco em dizer que as experiências vividas, de acordo com as percepções, também perturbam a mente.
@BillePlays52 жыл бұрын
Um dia eu li o livro de Eclesiastes de Salomão e fiquei perturbado e pensativo por 3 dias. Praticamente tive uma crise existencial, mas depois conseguir voltar ao estado normal. O que Salomão diz lá em Eclesiastes é muito pesado.
@PABLOBELLINGHAM3 жыл бұрын
Leitura ABRE muito horizontes ler não faz mal o que faz mal e não ter conhecimento
@tiuaadavidd45793 жыл бұрын
Nao tenho muito tempo pra ler mais quando leio e depos vou dormir e sensacional .. Parece que eu so estou deitado com olhos fechados . o hemisfério esquerdo e direito fica em uma discussão incrível
@vaniasouza2373 жыл бұрын
É uma das melhores perturbações que já experimentei. Perturba sim!
@minierbalbino28172 жыл бұрын
É uma perturbação positiva aguça a mente seja qual for o tema. Derrepente vc se descobre que estava girando num círculo repetitivo de idéias alienadoras. Aí dá aquele start !
@lucascanutto93533 жыл бұрын
A leitura até de uma bula de um determinado medicamento é capaz de pertubar a mente de quem teme os efeitos. No entanto, entendo que de um modo geral os textos não são capazes de pertubar a mente, mas a mente é capaz de se pertubar quando é confrontada em seu leito de asboluta ignorância com textos que afrontam as suas concepções de verdade. O que pertuba a mente não é o texto, mas o leitor do texto que ainda acredita ser dono de alguma razão absoluta.
@gu1thebeast3 жыл бұрын
Muito bom seu ponto de vista, sensato e correto.
@joaovitorfernandes273 жыл бұрын
Concordo, ponto de vista ótimo!
@silvanagodoy53703 жыл бұрын
Ponto de vista muito interessante.
@FCai03 жыл бұрын
No meu primeiro ano de graduação, fui correr atras de um projeto de iniciação científica e acabei falando com um professor que trabalhava Kirkegaard, a primeira coisa que ele me falou foi: "Você se considera uma pessoal psico e emocionalmente estável?" Não entendi direito a pergunta, e ele explicou: "É porque há uns anos atrás um rapaz tava pesquisando Kirkegaard (com outro professor na época) e no período de férias, abreviou a existência" Obviamente, o rapaz poderia ter um histórico o qual não sabemos, mas de certa forma, dependendo da leitura, ela perturba a mente sim.
@patitia-avolhaca1223 жыл бұрын
Na minha infância começava a ler e detestava e não entendia nada...era dislexa e não sabia, e ficava horas no dicionário, achava que devia ter vocabulário...adorava. Na adolescência a escola mandava ler livros que eu não gostava então assistia às novelas e filmes pro vestibular. Gosto de escolher minhas leituras e sempre amei filosofia e a minha primeira leitura foi Voltaire. Hoje leio Nietsche e amo os livros da Viviane Mosé e é claro que leio Pondé...pra ponderar hahahahah...a coleção....."para corajosos" eu amo... você é hilário...leio dou risadas e compartilho trechos nas redes sociais...o povo gosta.... Grata
@mateustrintim27183 жыл бұрын
Ler é viver o lido em certa medida. Seja deitados ou sentados
@babaa_yaga3 жыл бұрын
Tá aí o cara que disse que o comunismo é a saída, e a democracia é ruim! Baita ser humano!
@alemarins46013 жыл бұрын
Fonte: confia
@WilliamSouzaa1823 жыл бұрын
O áudio está ótimo Pondé. Parabéns pelos envolvidos. Como sempre trazendo reflexões pontuais. Fico muito reflexivo (e não perturbado) toda vez que leio o" Velho e o mar" Impossível n parar pra pensar, diante de todas as questões que o velho Santiago trás ao longo de sua jornada. Um abraço
3 жыл бұрын
No sentido de novos tipos de Interpretações do mundo talvez sim, não por causa da leitura em si, mas por causa do pensamentos de outros autores como Nietzsche. Tenho um canal no KZbin onde falo sobre saúde mental e psicólogia, e assim como a psicologia faz com que a gente tenha outros pensamentos sobre o mundo. Dia após dia a leitura muda de forma gradual nossa Cognição e atuação no mundo. Ótimo vídeo Professor
@zuleicapimenta29593 жыл бұрын
Provocar nossa zona de conforto é no mínimo interessante...gostei dos questionamentos...sempre ampliando e nos trazendo conhecimento...valeu...obrigada!!!sigamos.... !!!!
@rafaelparaguay21683 жыл бұрын
Muito bom. Tema espinhoso. Parabéns professor.
@berguinhocury35412 жыл бұрын
"O livro traz a vantagem de estarmos só e ao mesmo tempo acompanhado"( Platão)
@vagnerdealmeida1242 жыл бұрын
Pitadas de sabedoria pro nosso cotidiano. Eu adoro esse canal. Obrigado, Pondé.
@adrianobido78719 ай бұрын
" O sábio sempre pode mudar de opinião. O ignorante nunca". ( Immanuel Kant )
@neycosta19848 ай бұрын
Sou evangélico e já li Nitsche e entendi e não abalou minha fé.
@muriloaraujo71753 жыл бұрын
"A Filosofia começa com o espanto" - Aristóteles
@andersonvazdossantos32843 жыл бұрын
No mundo acadêmico, consigo observar dois tipos de leitores: mais raros, são aqueles ávidos por conhecimento, os quais diversificam em suas fontes de leitura e não se apropriam das ideias de quaisquer autores, uma vez que as usam para elaborar suas próprias. Nestes, o impacto de novas percepções causa mais entusiasmo do que desconforto, pois não se colocam como detentores de ideias fixas e reconhecem as infinitas formas de abordagem para um mesmo assunto. O outro tipo, infelizmente mais comum, também não sente qualquer desconforto em suas leituras, pois são aqueles de repertório seletivo, cuja busca se dá apenas por fontes que estejam em concordância com seus idealismos pré-estabelecidos que estão cimentados em suas mentes, portanto, fogem de qualquer desconforto mental que implicaria numa expansão de consciência. Sei que é triste, mas parece que as pessoas não são ensinadas a pensar em nossa realidade.
@luizteixeira10593 жыл бұрын
A função da leitura é perturbar mesmo. Para o bem ou para o mal, dependendo da predisposição
@victorhugosigoli3 жыл бұрын
Já li livros que de alguma forma me impressionaram, mas além de impactar todo bom livro deve sempre levantar mais questionamentos do que apresentar respostas.
@danubiodeoliveira61083 жыл бұрын
É a ilustração intelectiva do Pondé que aponta para a riqueza das possibidades de desdobramentos para perguntas que, muitas vezes, parecem rasas e pouco elaboradas. E o faz sem soar pedante no debate público...
@ocanalliterario12 жыл бұрын
Gostei muito desta frase que você disse: "As certezas são o privilégio de quem leu pouco." Quanto mais leio, mais vejo que pouco sei e que o mundo é mais complexo do que imaginava...
@pensador79823 жыл бұрын
Eu não diria que perturba, mas que você fica um pouco desencantado com a vida, provavelmente ficará - a famosa melancolia de quem adquire repertório.
@talita97143 жыл бұрын
Pondé te admiro muito!!!
@fabianadepaularodrigues23443 жыл бұрын
Leitura é vida👏 Pondé ❤️
@loch13272 жыл бұрын
A leitura pertuba a mente sim eu li pai rico e pai pobre, quando eu li esse livro estava no final do ensino no médio, ai eu não fiz nenhuma atividade na escola nesses ultimos bimestres, porque este livro me fez duvidar do ensino escolar.
@joaomoraes32043 жыл бұрын
Leituras são viagens,muitos das vezes ,passo da estação,do ponto de ônibus,e dou risadas...
@alexandrepimazzoni78473 жыл бұрын
Gostei, especialmente quando da ponderação acerca do utópico.
@claudionorgoncalveslima3 жыл бұрын
Acho que seus livros puxa as pessoas pro mundo real, quando a pessoa falou a palavra perturbar acho que ela quis dizer que: seus livros é um choque de realidade, para quem vive na fantasia.
@victorzaidan64933 жыл бұрын
É um chacoalhar para testar, não para bagunçar, assim que vejo, pois se perturba uma idéia fixa, está a testando, e as idéias boas sobrevivem a testes, as ruins são mais frágeis, se for analisar racionalmente ou até só por outro ponto normalmente caim logo. Algumas coisas me dão nojo e não curto como por ver coisas ruins, me perturba no sentido de criar repulsa por uma idéia ou conjunto de ações (até isso gera coisas positivas quando analiso as questões mais psicológicas e filosóficas de como algo chega a esse ponto e comp evitar ou recuperar), porém conheço gente que lê x e y, livros literários, e muda para pior, fica mais egoísta, narcisista e angusto (pessoas distintas, com os mesmo livros, então há uma correlação de 100% das pessoas que eu conheço e que leram isso, até pq só quem lê uma série literária é por gostar de alguma forma, parecem ser semelhantes desde antes desse acontecimento). Eu vejo como potencializar os defeitos que já estavam querendo conquistar espaço, assim como bons livros potencializam as virtudes, qualidades e melhoram a visão sobre as coisas
@alemaofersan19663 жыл бұрын
Na minha modesta opinião, a leitura é a MELHOR atividade para a mente. Ler um bom livro é algo sensacional e inovador na vida de quem lê.
@vladimirfreire28133 жыл бұрын
A alfabetização , ou seja a leitura é na verdade uma das melhores invenções da espécie humana, além de útil é tão poderosa que transforma nossas mentes, ler literalmente muda o cérebro.
3 жыл бұрын
Vejo como uma visão relativista, como quase tudo na vida. A leitura tanto pode perturbar quanto acalmar a mente. Dependerá do nível de leitura, conhecimento, momento, experiência e maturidade do(a) leitor(a). O que temos de levar em consideração é, justamente, um ponto crucial: a sua realidade é consistente a ponto de está arraigada em valores, princípios a nortearem a sua vida de forma a fornecer a você bases sólidas ou não? O importante é manter o hábito da leitura. E nós, como seres pensantes que somos, absorvermos aquilo que nos leve a patamares superiores.
@borges5433 жыл бұрын
Leitura ou muita leitura? Muito de tudo sempre é demais... 0:35
@ismaelsmails18603 жыл бұрын
Duvidar das certezas implica em duvidar na certeza de duvidar
@JoseFelipe-km1zp3 жыл бұрын
Engraçado que quando eu era religioso, e teve um momento que eu comecei a ler Nietzsche, claro não entedia nada, mas algumas ideias a respeito da crítica ao cristianismo me fez questionar minha fé, que me deu margem a compreender a mente de outros filósofos e cientistas, hoje não sou tão religioso quanto antes mas acredito que a leitura me ajudou a compreender Deus, a vida, ética e vários conceitos morais, para mim a leitura me faz ter uma nova perspectiva para vida e para tudo que eu compreendo ao meu redor.
@msantos_9993 жыл бұрын
Pondé, sinto falta de ouvi-lo no Spotify. Faz tempo que não temos novas postagens no Pondecast. Gosto de ouvir quando estou viajando, por isso, por mim os programas seriam até mais longos.
@ClaudiaNasci55563 жыл бұрын
A leitura abre a mente independente de deixar feliz ou não. quanto mais leio mais curiosa e reflexiva eu fico. Mas quem deve ficar pertubado são os políticos que prefere o povo cego e ignorante.
@dinosaulo56633 жыл бұрын
Acho que isso não os incomodam, pois eles (políticos) sabem que a predominância "votativa" não lê nem as placas de trânsito, logo...
@lucas93923 жыл бұрын
Estou lendo Memórias Póstumas de Brás Cubas. O capítulo "O Delírio", no qual Brás Cubas é levado ao início dos tempos por um hipopótamo e engaja um diálogo com Pandora é uma das coisas mais sublimes e assustadoras que já tive o prazer de ler, muito embora seja, de certa forma, antagônico ao que prega o cristianismo calvinista no qual se baseia minha fé. Calvino disse que é um pecado que será cobrado o não-consumo de obras sublimes meramente pelo fato de não serem elas confessionais. Portanto, mesmo lendo Machado tratar as coisas enviesadas pelo cinismo e pelo pessimismo, não lê-lo seria uma ofensa contra Deus, que a ele deu tamanha sabedoria e talento com as palavras. Assim como Calvino recomendou que os fiéis lessem Cícero, Platão, Agostinho e todos quantos serviram à Sabedoria em suas épocas, eu faço as mesmas recomendações e subscrevo o dito do mestre de Genebra.
@elisvpmt2 жыл бұрын
Eu tive a oportunidade durante minha vida acadêmica de ler muito e a leitura me tirou muitas perturbações e me trouxe outras perturbações. O resultado até o momento é que: "tudo vale a pena quando a alma não é pequena" ; ao mesmo tempo que: "só sei que nada sei" !😍
@guilhermerosa75862 жыл бұрын
Não importando que seja um animal arisco de comportamento grotesco ou um organismo robótico altamente lógico e com sentimento de evoluído, Humanizar, no sentido mais amplo da palavra, sempre acaba perturbando as emoções inferiores ! Nessas horas fico com Kafka: "Livros realmente úteis para nós devem nos servir como um soco no estômago"
@williammelo46623 жыл бұрын
Ponde,sempre impermeável...👍
@felenoficial3 жыл бұрын
"se você tem muita certeza é por que você leu pouco" muito bom kkkk
@marciostavares3 жыл бұрын
Não sei se isso conta, mas ler sobre as revoluções de Rússia e China (pré, "durante" e pós), e todas as coisas absurdas que aconteceram nesses países, me perturbou bastante.
@DagvanMonteiro3 жыл бұрын
De muito se fazer livros não há fim ; e a dedicação a eles , é cansaço para a carne !
@wagnermiranda21533 жыл бұрын
Eu diria que a FALTA de leitura perturba, afinal o que é uma mente sem conhecimento? Muiitos entrarão em parafusos sem o saber sábio!
@eliabraham36933 жыл бұрын
Pondé sembre perfeito. os jovens de hoje que acham que sabem tudo ! Só ler um texto no wikipedia e o cidadão acha que sabe o mundo. Com a internet nem precisa ter contato com o mundo real. Pois bem...Se a leitura pertuba a mente? Depende de qual a intenção da leitura..se é auto-conhecimento / auto-ajuda...ou se é só uma leutura de estudo...ai vai de cada um. Então é relativo!
@helencoral54183 жыл бұрын
Melhor resposta Pondé.
@leandroparentenaldo87813 жыл бұрын
Leitura faz com que a pessoa abra sua mente e ve mundo com outros olhos,e liberta a pessoa da ignorância
@YuriYosef2 жыл бұрын
eu vejo a leitura como uma mesa farta, tem alimentos que voce vai gostar e outros nao, entao aproveite oq vc gostar e o melhor de tudo respeitar o gosto dos outros...
@ludimilamslima3 жыл бұрын
Essa pergunta foi muito Dom Quixote! rsrsrsrs
@vladimirfreire28133 жыл бұрын
Putz...falando em Quixote, um livro maravilhoso é, Memórias de Quixote... de Y Gasset.
@gustavotriani56113 жыл бұрын
Pergunta PondÉ: a leitura substitui uma experiência de vida em alguma medida?
@vladimirfreire28133 жыл бұрын
Uma vez li que: Ao longo da vida nós não encontraremos tantas pessoas interessantes, como encontramos na literatura...de fato! E na leitura nos tornamos mais impactos, ou em outra palavra, compaixão ao próximo, criando uma fusão de horizonte , sem importar se o livro é atual ou de séculos passados.
@robertoferreira75403 жыл бұрын
Não, conhecimento empírico e informação são sabedorias diferentes
@gustavotriani56113 жыл бұрын
@@vladimirfreire2813 legal essa perspectiva!
@86wfrancis3 жыл бұрын
Livros de autores como Nietzche (e nem apenas religiosos, diria que pertubaria até mais ateus), Karl Marx (que dispensa comentários) ou mesmo o livro de Apocalipse (se você for religioso) eu acredito que podem pertubar. Neste sentido indico o livro "10 livros que estragaram o mundo" de Benjamin Wiker. Não que você não deva ler eles (muito pelo contrário), mas ir com um espírito desarmado e ao mesmo tempo não se limitar a eles, caso contrário poderá criar ideias "fundamentalistas" que estas sim, podem limitar sua visão de mundo
@ricardodemattos84903 жыл бұрын
Se investigar bem, dá para levantar o credo ou o ano/semestre em curso na faculdade de quem faz pergunta assim.
@tainaraSchneider2 жыл бұрын
A certeza é definitivamente de quem tem pouco conhecimento sobre o assunto. Quando comecei a estudar para concurso público lembro que achava português a matéria que menos deveria me dedicar, pois era algo que eu convivia desde que nasci e estudava desde criança, ao contrário de direito ou administração, que eram relativamente novas para mim. Agora percebo que quando mais estudo o português, menos que eu realmente sei dessa matéria 😩
@MrLeles252 жыл бұрын
Pode causar uma sensação de incômodo no começo,mas é a luz que causa estranhezas em quem sai da caverna. Ler liberta!
@RembrandtLunastra5 ай бұрын
Realmente depende, do tema da leitura, se for um terror extremo pode perturbar a mente e deixar alguém traumatizada. Se formos analisar todos os pontos, esse seria o único modo de perturbar a mente na minha opinião por meio da leitura : uma pessoa que não está preparada ler um livro extremamente pesado que pode deixa-la mal e causar traumas, fora isso não existe outro meio disso, pois a leitura realmente é algo delicioso e leituras complexas mudam nosso modo de pensar e expandem nosso modo de ver tudo. Além disso, ler ficção também é importante, eu me divirto muito.
@lilianfigueiredo24733 жыл бұрын
Fui ler "Notas do subsolo" do Dostoievski e fiquei perturbada. Não digo que isso é ruim. O homem do subsolo é pertubado e nada mais natural o leitor se pertubar ao conhecer as ideias e pensamentos desse personagem. Talvez pertubar-se em uma leitura não seja apenas ao contradizer ideias suas ou levantar questões pertubadoras. Talvez seja só você vivenciando um personagem. Acho que nesse caso a minha perturbação foi um somatório de fatores, as ideias do homem do subsolo e vivência das perturbações dele.
@jaisonknappelosekann1773 жыл бұрын
Esse livro é fantástico! Me identifico com o personagem.
@aff9413 жыл бұрын
Eu já ia comentar sobre esse livro. Li e fiquei pertubado por uns três dias. Depois virou um dos meus favoritos.
@Brendo9773 жыл бұрын
Leitura pertuba muito e eu adorooooo
@celsoroszikjunior3 жыл бұрын
Pondé fala aí sobre a polêmica do momento, existe racismo de preto contra branco?
@bazilio10282 жыл бұрын
Depende do que uma pessoa lê, de acordo com seus ideais.
@HeulerYoutuber2 жыл бұрын
eis que você é jovem e lê Nessahan Alita, 2 semanas de bad kkkkkkk Quanto maior o saber,maior o sofrimento.
@labronici3 жыл бұрын
É pra isso que ela serve…
@FCai03 жыл бұрын
Vou lançar uma questão filosófica (tomara que algum dia seja escolhida): Atualmente o relativismo (enquanto vertente epistemológica) é absoluto? 🤔
@pedrinapena47002 жыл бұрын
Boa tarde, Luiz Felipe Pondé! Cheguei e, com certeza, sua nova inscrita no canal.
@RafaelCosta-fy7tb3 жыл бұрын
Pondé fala, como todas as outras pessoas aqui, como se ler vàrios livros abrisse a mente e eliminasse as convicções das pessoas (falar isso não è uma convicção?). Mas ele afirma seu ateìsmo e fala em um tom como se "religiosos" fossem meio imbecis que teriam problemas lendo "e entendendo" Niestsch...tipo...Pondé deveria ler mais escritores, como Chesterton, para não falar uma besteira dessas.
@F.T.S.2 жыл бұрын
Depende do livro né!
@nicoleromano9672 жыл бұрын
O alívio por não ser alguém de certezas
@pedrohenrique-et3fs3 жыл бұрын
depende do que você lê, ler autores derrotistas e auto destrutivos pode.
@pedrohenrique-et3fs3 жыл бұрын
@puellafan vc acabou de falar que é minha culpa do derrotismo dos outros, pelo jeito vc apenas deseja parecer superior.
@fernandolazarini2072 жыл бұрын
Pondé já foi bom.
@pedrao5013 жыл бұрын
A minha mãe falava assim: - Não ler muito senão cansa as vistas" kkkk
@RVKW2 жыл бұрын
Ler pertuba a mente se o livro for crime e castigo! 🤣
@adrianoweill3 жыл бұрын
Pondé, vejo seus vídeos já a um bom tempo, estou utilizando o seu livro Marketing Existencial no meu Março Teórico na minha tese de doutorado. Estudo muito sobre a motivação de consumo e desejos, para explicar a motivação me apoio em Steven Reiss que diz que a motivação é gerada através dos desejos, ele classifica e enumera 16 desejos. Acredito que a motivação é satisfeita pelo desejo, mas essa satisfação alguns autores defendem que ela ocorrem través do prazer, outros dizem que o desejo é satisfeito através do sentido. Tendo em conta que a motivação é construída pelo conjunto de desejos, você acredita que o desejo é estimulado/satisfeito pelo sentido ou prazer? Como bom seguidor seu tendo a acreditar que são satisfeitos pelo "prazer + sentido", o que você acha dessas formas de entender a motivação? Abraço e feliz 2022 :)
@science212 Жыл бұрын
Não. Mas temos que avaliar os livros e artigos do modo certo.
@lapeto89603 жыл бұрын
Ótimo vídeo.
@lupav2 жыл бұрын
Vai ver a leitura não perturba a mente, mas mais especificamente o Ego
@jorcimarferreira46232 жыл бұрын
Os questionamentos pertubam a ignorância.
@ArautosDaMitologia Жыл бұрын
Eu li Nietzsche, e parei automaticamente de ir na igreja, e as pessoas de lá me julgaram e me insultaram de diversas formas, até mesmo pessoas da minha família. Vi que tomei a decisão certa, hoje reina a paz e o foda-se no meu coração 🍷🗿
@kawaiironin2112 жыл бұрын
Leitura não perturba, o que perturba é quem lê cochichando. Brincadeiras à parte, o que perturba na leitura é a moral existente e registrada em relação às nossas convicções... Egoístas e imutáveis. Para alguns pelo menos.
@yupi4393 жыл бұрын
Olá @Luiz Felipe Pondé O que você pensa sobre racismo climático?
@isaacneves57723 жыл бұрын
Os brasileiros estão lendo menos a ponta a pesquisa"retratos da leitura". Segundo o estudo o país perdeu 4,6 milhões de leitores em 4 anos em 2019 apenas 52% da população tinha o hábito de ler . Quatro anos antes a leitura era prejudica por 56% dos brasileiros. O Brasileiro não le porque a base escola e é defasada e porque a nossa economia é limitada. Dificultando o avesso ao livro e a compreensão de que a leitura é um meio de entretenimento agradável. A leitura não perturba ninguém pelo ao contrário a leitura também é um exercício. A leitura enriquece o nosso vocabulário e nos ajuda a nós se expressar melhor.