Obrigado por você existir, ser brasileiro e ter coragem de fazer esse trabalho maestro!
@ecai3 ай бұрын
@@lgomes73 que bom ter você aqui no canal!
@cavv19623 ай бұрын
Bravo, maestro, bravo! Foi preciso nos comentários. É muito triste o rumo em que estamos. Para mim, música sem instrumentistas, só coral à capela.
@gustavoklinglopes3 ай бұрын
Muito bom, ótimo tema abordado. Parabéns!
@marciocapri29013 ай бұрын
Obrigado por comentar o show sem músicos da Madonna! Tbm achei muito triste.
@lgomes733 ай бұрын
Valeu!
@ecai3 ай бұрын
@@lgomes73 obrigadooooooooo!!!! Grande abraço!
@fabioconsoli45364 ай бұрын
Grandes reflexões, maestro. Concordo plenamente. É muito triste...
@lccr10003 ай бұрын
Sempre vale lembrar a "História da Música Ocidental" de Otto Maria Carpeaux
@cesarluiz60514 ай бұрын
Olá maestro. Mais uma vez interessantes pontuações. Está tudo acontecendo tão rápido que a gente nem percebe. Tenhamos fé que a música erudita vai resistir ❤
@SONIATYBOR4 ай бұрын
Não tenho palavras para me expressar a respeito...saiba que concordo com suas palavras! É a decadência do bom, belo e significativo...
@AndersonMacielFerreiraOliveira3 ай бұрын
Você tá certo maestro. Hoje não se precisar saber música pra se fazer música. Eu em 2013 decidi que queria fazer música e orquestral sem nem saber NADA da teoria musical, nem tocar eu sei. Baixei um programa de computador que já vinha sons gravados, tinha instrumentos de todos os gêneros musicais e de orquestra, fui fazer minhas primeiras músicas, ao mesmo tempo que procurava saber o mínimo de música pra fazer algo que fique bom, e fiz várias músicas programáticas 2 sobre versículos bíblicos. Mas meu sonho é trabalhar fazendo música, mas vou estudar pra isso, não pretendo ser mais um que faz música sem ser músico, quero faze músicas de rock, música barroca, música de jazz, música de blues e todos os gêneros que der vontade.
@ecai3 ай бұрын
É isso, Anderson. Novos tempos, novas técnicas, novas realidades... gostemos ou não. Grande abraço e obrigado pela audiência e pelo comentário atencioso.
@raphaferrari73614 ай бұрын
O Maestro foi gentil em falar de "empobrecimento". Eu já sou direto e digo que vivemos a FALÊNCIA da sociedade. Também reparei no playback de Madonna. E o Maestro pergunta o que ela está dizendo com isso? Respondo que é a mesmíssima coisa que diz esse aloprado das "notas pretas": "vou prestar um desserviço e ganhar muito dinheiro ". Afinal, educar dá trabalho: algo que ninguém quer nos dias de hoje. Sobre a "música sem músicos", lebrei-me da última entrevista de Elis Regina em 1982, pouco antes de morrer, onde ela já criticava o "tchibum tchibum de discoteca", pois não era preciso mais músicos para fazer isso. Imagine Elis vivendo nos medievais tempos de hoje. A propósito: gosto de Fatboy Slim e David Guetta, mas o que eles fazem é diversão eletrônica. Quanto à Alok.... teve muita sorte na vida. Nada mais do que isso. Funk americano é um show: EWF and James Brown que o digam. Funk brasileiro é caso de polícia literalmente... e ninguém percebe isso. Obrigado por mais essa reflexão, Maestro.
@saintvulpecula4 ай бұрын
Sou professora de redação, e tem um monte de gente por aí que nunca pisou na faculdade de Letras e ganha dinheiro ensinando a garotada a escrever usando modelo pronto. Complicado! 😅 Sobre música, quero ser otimista e acreditar que os músicos ainda seguirão tendo um espaço importante. Embora goste mais de música popular, este ano estou querendo aprender um pouco mais sobre música erudita, e seus vídeos estão me ajudando muito, pois nunca tive educação musical. Acho que também é legal pensar em novos nichos. Além de ter ido a alguns concertos da Osesp, este ano fui ao Pegasus Symphony, da Sphaera Rock Orchestra, que tocou músicas de Cavaleiros do Zodíaco, e eu amo demais a trilha sonora composta pelo já falecido Seiji Yokoyama, que inclusive teve algumas músicas gravadas pela Budapest Symphony Orchestra aqui no KZbin, como Athena Revived e Deucalion's Big Flood. E eu pagaria de novo para ouvir. Então acho que existe um público considerável, que não sabe quando aplaudir num concerto de música erudita e que não sairia de casa para ouvir Beethoven, mas que está disposto a pagar por concertos assim.
@ecai4 ай бұрын
Que ótimo comentário! E obrigado por sua generosidade!!!!! Abraço imenso do maestro Alexandre Innecco
@saintvulpecula4 ай бұрын
@@ecai É um pequeno agradecimento pelos vídeos. O conteúdo tem muita qualidade!
@lucianade88003 ай бұрын
Verdade. Mas infelizmente as universidades e a área de educação de modo geral sofrem pela mesma degradação que acontece com a música. Triste demais.
@Mariabirita14 ай бұрын
Nessa jornada da Antiguidade até aqui, talvez os DJs sejam o ápice, mas depois do ápice o caminho volta ao início. Serei otimista aguardando os próximos passos da Música
@beatrizpetter33634 ай бұрын
Fiz o maior esforço para meu filho estudar flauta na Europa. Tem 27 anos. Fez graduação e mestrado no Conservatório Real de Haia. Hoje não sabe qual seu futuro, pois como o maestro explicou as orquestras estão morrendo. Muito triste!
@ecai4 ай бұрын
Beatriz, o mundo inteiro está passando por uma "reorganização" pós-pandemia. Seu filho tem uma excelente formação e poderá ter um futuro musical brilhante se souber usar as oportunidades dentro dessa nova realidade. É difícil, mas há novas possibilidades à frente. Força e fé! Abraço e obrigado pela audiência e pelo comentário!
@itamarferreiradecarvalho4873 ай бұрын
Confesso que fiquei deprimido.
@ecai3 ай бұрын
Fica não, Itamar! Tem muita coisa boa acontecendo. O negócio é focar no que você gosta e - principalmente - apoiar essas iniciativas com a sua presença. Grande abraço e até breve no canal do ECAI!
@mariateresasilva51274 ай бұрын
Maestro querido, vou encaminhar meu pensamento para uma filosofia, mais ou menos isso "A LEI DO ETERNO RETORNO", acredito que tudo é cíclico, quando as pessoas se derem conta que entraram no efeito manada, onde a maior demanda é o dinheiro e a burrice generalizada, "talvez", haja um recomeço do Belo, das Artes, do que nos toca a alma, eu com certeza não verei isso acontecer, mas...outros verão. Obrigada por nos alertar sobre esse arremedo de futuro distópico.
@Helder.Menezes4 ай бұрын
Sou professor de História, toco violão, flauta, e procuro ouvir boas músicas e canções. Tenho uma filha de 06 anos, e procuro oferecer o melhor conteúdo artístico/musical. Aí ela me aparece cantando "eu e casca de bala". Kkkk
@carladacostaaraujo17894 ай бұрын
A bagagem que você agora apresenta à sua filha será carregada vida afora, porém a casca de bala será uma lembrança 😊
@raphaferrari73614 ай бұрын
Perfeito @@carladacostaaraujo1789
@ecai4 ай бұрын
kkkkk
@ritacassiaaraujog.pedroso61814 ай бұрын
Achei isso bem interessante. Pode significar que as IAs (Isso já está acontecendo, apesar de estar ainda em fase inicial) estão criando músicas praticamente idênticas às do rock. É impressionante como as vozes são parecidas com vozes humanas.
@lucianade88003 ай бұрын
Tudo faz parte do plano do mesmo plano de retirar a beleza das coisas, a tal da "beleza é relativo. Tornar tudo feio com a desculpa que beleza é relativa e tornar tudo mais barato. Assim aconteceu com a moda, com a arquitetura, com o cinema, com a música, com arte de modo geral. Existe um esforço ideológico de roubar a dignidade da vida, e o show da madona escancarou isso tbem sob outros aspectos. No entanto, a alma humana sentirá saudade do bom, do belo, do verdadeiro e em algum momento depois da sociedade já estar no fundo do poço haverá um movimento de volta. Percebo que já há um movimento de retorno com várias ainda pequenas iniciativas. Jovens professores na internet propondo leitura de clássicos, editoras novas surgindo também com esta proposta, jovens professores propondo o estudo da filosofia, e reflexões como esta postagem do maestro. Não sabemos quanto tempo demorará para termos uma restauração, que espero que de fato aconteça, mas muitas pessoas estão acordando para está realidade.
@fabriciobuzzatto4 ай бұрын
Acho que na verdade, uma coisa que pouco se fala, é como a música em si perdeu o espaço dela pra outros tipos de entretenimento. Antes alguém ia num show pra ouvir música, num cinema pra assistir um filme e na TV pra assistir programas de tv. Hoje tudo isso existe no mesmo celular,
@ecai3 ай бұрын
@@fabriciobuzzatto excelente ponto. Doloroso, mas bem colocado.
@amaliaboratino1752 ай бұрын
Excelente reflexão. Essa perda de espaço é também de função como você colocou e acrescento um ponto, tudo virou produto de duração fugaz. Vou a muitos shows e concertos, sobretudo os shows tem valores bem avantajados para um trabalhador e estão cheios, felizmente, mas parte desse não está lá para ouvir - como vai num museu não para apreciar ou refletir sobre uma obra - vai pra marcar a localização, fazer e postar a foto entre outras coisas. Como exemplo fui ver Trio Mocotó, e tinham pessoas em volta que conversaram durante todo o show em altíssimo volume, tive que sair de perto. O detalhe, a 20 passos da porta tem um bom barzinho para sentar e contar tudo o que quiser. Situações assim têm sido muito comuns.
@ritacassiaaraujog.pedroso61814 ай бұрын
Ainda é possível que as igrejas invistam em música ocidental de qualidade. Dinheiro pra isso eles tem.
@rosangelafigueiredo60823 ай бұрын
Eu não sabia que o show de Madonna não teve músicos no palco. Confesso que vi o show só em pequenas partes e, pra dizer a verdade, não gostei do que vi. Agora, sabendo da falta de uma banda, também acho que é desrespeitoso com os músicos e com a plateia.
@andacomfeeuvou4 ай бұрын
DJ é músico? Desde quando? DJ é apenas um manipulador de gravações alheias com efeitos horrorosos que só cheio de álcool ou drogas se consegue ouvir. Música é o que se ouve sentado quieto numa cadeira. Os eventos tocados à DJ são encontros sociais, festas que a garotada vai para conhecer pessoas, são acontecimentos sociais onde a música é o de menos. O pessoal vai para dançar, beber, fumar, se drogar e transar. Fazendo uma comparação com construção: um músico de orquestra é um engenheiro civil, um DJ é um ajudante de pedreiro meio palhaço, está ali para entreter. E se música é alimento, hoje muitas pessoas estão preferindo comer m porque desde crianças foram habituadas a comer m. Sinto muito, verdade seja dita. Mas a música de qualidade resiste, seja ela popular ou "clássica" melhor dizer erudita embora o nome possa parecer esnobe. Mas é possível que acabe sim, e será o fim de uma civilização. Um enorme retrocesso, uma enorme e irreparável perda. Não consigo imaginar um mundo sem orquestras, pianistas, violinistas, flautistas, maestros, compositores etc. Será um mundo sombrio, que talvez já esteja mais presente do que gostaríamos de admitir. .
@ortocarinha2 ай бұрын
Toda a arte incluindo a música foram assimiladas pela indústria de massas e produzem padrões de qualidade que querem impor as massas ou seja baixos padrões de qualidade de maneira que sirva apenas de entretenimento e não de reflexão e de admiração do Belo. Eles dão a mercadoria que pretendem vender fácil rápido E barato. É isso que está acontecer. Os dg Claro que não são músicos não são criadores colam Pequenos fragmentos de música e põe os tolos a dançar Juntamente com bebida tabaco e droga. É isso
@ritacassiaaraujog.pedroso61814 ай бұрын
Sinceramente, também acho que não vai ficar assim.. É preciso que se.ensine música nas escolas. Acho que músicos, deveriam fazer como se faz na pedagogia Waldorff, entre outras..Bom lembrar também do método Suzuki.. Os músicos precisam sair um pouco da vaidade e lutar por uma educação pública de qualidade. Politicamente hoje temos pessoas que se dizem conservadoras, mas que não conservam.os saberes. Tais pessoas parece que estão elouquecendo e hasteando bandeirinhas de Israel, apoiando um bando de malucos que nem sabem o que é sionismo ( favor não confundir com judaísmo). Enquanto isso as gravadoras lançam cada vez mais músicas de baixa qualidade para venderem mais..Também enquanto isso os Conservatórios estão caindo nas mãos da iniciativa privada e sendo administrados por gente que não liga pra música . Quanto à redução dos instrumentos indico um canal chamado Março Antero Muisic, onde o cara faz análises musicais e mostra muitas coisas sobre os músicos de rock que se inspiraram.na música erudita.
@Fred-pl4hc4 ай бұрын
Pq não um tipo de mecenato no canal? A pessoa quer um vídeo explicando uma música X e paga Y. Além do canal continuar gratituito.