Quando eu denunciei na escola os avisos que eu sofria chamaram minha mãe, eu fui até a delegacia prestei depoimento e fui fazer exame de corpo de delito. Além de não ter dado em nada (a pessoa não foi pressão ou detida) eu não recebi nenhuma assistência nem do ministério, do CRAS ou creas. Não tive qualquer acompanhamento após a denuncia. Se ele quisesse fazer qualquer coisa comigo após a denuncia teria feito já que a gente morava na mesma casa.
@paulahelenaruiz64532 жыл бұрын
Gostei muito do vídeo, conteúdo, assunto relevante abordado de maneira bem didática e objetiva. Professora precisaria colocar uma errata na descrição do vídeo sobre a sigla CREAS, que significa Centro de Referência Especializado de Assistência Social instituição que trabalha com violências e violações de direitos. Obrigada pela excelente trabalho realizado professora.
2 жыл бұрын
OI Paula! Agradeço seu apontamento. Pena que para fazer uma errata, teria que descer o vídeo e depois subir novamente; aí zera o índice de consulta ao video. Mesmo assim, vou consultar a jornalista que fez a edição dos vídeos para mim. UM grande abraço!
@darcisalustiano38152 жыл бұрын
@ ,
@robertosilviotobias42754 жыл бұрын
Parabéns pela explicação
4 жыл бұрын
Roberto, gratidão pela valorização da minha fala.
@priscilasantos26424 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso! Me ajudou muito a conhecer melhor e como proceder.
4 жыл бұрын
OI querida! que bom! fico feliz! gratidão por se retorno. Um grande abraço!
@katiaribeiro58892 жыл бұрын
vídeo necessário e ajuda muito. Obrigada e parabéns pela ação.
2 жыл бұрын
Gratidão minha querdia, por expressar se parecer. Um grande abraço!
@karinaluzoliveira Жыл бұрын
E no caso da criança ser abusada dentro da escola, a escola de cidade pequena onde absolutamente TUDO é encoberto, e a conselheira tutelar da cidade não leva a sério a denuncia, o que fazer?
@fernandomeira5435 жыл бұрын
Muito bom Mary!!!
@jhobsonrudgeri5233 Жыл бұрын
Que todas essas crianças e adolescentes que passam por isso possam ser pessoas felizes e bem tratadas, peço que pf procurem um psicólogo e denunciem nós não estávamos sozinhos.
Жыл бұрын
Obrigada por sua participação.
@louiscooper68264 жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho.
4 жыл бұрын
OI Filipinnx! Gratidão por suas palavras e pela boa vontade em dar feedback! Um abraço e desculpe pelo meu atraso em lhe responder, mas só hj apareceu pra mim sua mensagem. Não sei dizer porque.
@larissacosta34982 жыл бұрын
Olá, peço licença para fazer uma pergunta. Estou trabalhando com uma criança de 7 anos que relatou sofrer abuso, neste caso a pessoa que praticou a violência é também uma criança, de 10 anos - ambos são irmãos. Qual seria a melhor conduta nesse caso? Pois a denúncia eu entendi que deve ser feita quando se trata de um abuso de adulto com a criança. Como professora eu conversei a respeito de educação sexual, expliquei quais são as partes íntimas e que elas podem ser tocadas por cuidadores apenas em casos de higienização, ou por médicos em casos de consulta. No entanto, levei essa questão para conversar com a direção e coordenação, chamaram a mãe das crianças e ficou como se nada estivesse acontecendo.
2 жыл бұрын
OI Larissa! Faz sentido a sua preocupação. Vc apenas não disse o sexo de cada um dos envolvidos. A criança relatou quando vc explicava sobre as partes íntimas, sobre a auto-proteção e a defesa? O que aconteceu de fato? como foi a interação entre a criança de 7 e a de 10? o que aconteceu? em que momento a criança relatou para vc? como foi o relato? Há diferença de força física signficativa entre as duas, de tal forma que a criança avusada não conseguiria escapar? Geralmente mães e pais não são prerparados para ouvir uma denúncia desta e o resutlado pode ser ignorar, como parece ter sido, ou partir para a violência. Também não é o caminho: levar o cas opara a família.Aguarado mais dados. Um abraço!
@dirlenepontes62022 жыл бұрын
boa noite obrigada 😘😘
@elionaysousa90893 жыл бұрын
E triste saber que a Justiça facilita a um bandido dessa qualidade, pagar multa, triste pq acaba com a vida de uma criança vai carregar um trauma a vida toda.
3 жыл бұрын
Vc tem razão Elionay! Tudo que envolve a violência traz muito sofrimento e tristeza e a insuficiência da Justiça torna tudo mais doído.
@yukimiyuki71463 жыл бұрын
Olá dourada, gostaria de saber quando isso acontece com um adolescente(abusador) de 13anos e uma criança(vítima) de 9anos. Como proceder quando isso acontece entre irmãos? No caso era uma menino de 8 anos, mas quando é um adolescente de quase 14anos, você acredita que esse adolescente possa ter consciência do ato que cometeu?
3 жыл бұрын
A diferença entre esse adolescente e a criança é de 6 anos, nesse caso, portanto ultrapassou um dos limites para identificar o abuso/violência sexual, que é de 5 anos. Considera-se, então, que ocorreu uma violência sexual. (ou abuso sexual, se preferir). Lembrando que a diferença de idade poderia ser até menor, mas ainda seria considerado violência se houvesse diferença de força física, que o abusador pudesse fisicamente forçar a submissão da criança, ou se o abusador tivesse uma imponência verbal que conseguisse forçar a criança a submeter-se aos seus atos libidinosos. Quando acontece "entre irmãos", é preciso buscar ajuda (junto ao CRAS ou CREAS, ou junto ao Conselho Tutelar, ou no disque 100) pois o abuso entre irmãos deixa sequela na vítima, também. Mesmo para o adolescente abusador é preciso tratamento psicológico, porque ele pode estar sendo vítima e, sobretudo, porque se não passar por tratamento psicológico continuará a agir como um violentador. Já avançando um pouco mais na idade, rumo aos 14 anos, é mais provável que o adolescente saiba sim que o ato que comete é errado.
@belcunha76613 жыл бұрын
Olá! Estou passando por uma situação delicada. Você tem algum contato que eu poderia falar?
3 жыл бұрын
OI Bel! Pode falr em meu Wats, querida!!! 43. 9.8809.0297. Sinta-se abraçada!!
@dirlenepontes62022 жыл бұрын
obrigada ☺️😃
2 жыл бұрын
Gratidão por feedback! Um doce abrçao!
@anamariagomesvieira2712 жыл бұрын
Meu Deus do céu eu estou com muito medo pois eu não sei o que fazer
@yahushuaestavoltando11563 жыл бұрын
Muito bem orietado.👏
3 жыл бұрын
OI Yahushua! Muito agradecida por seu feedback. ! Um grande beijo!! Um lindo feriado!
@Palavrasesagradas3 жыл бұрын
Boa noite , no grupo de jogos de as crianças se comunicam para entrar nos joguinhos e vão conversando durante os joguinhos e se divertindo porque é on LINE , mas uma amiguinha das minhas filhas teve um surto e mandou uma foto do seu tio por traz dela tampando a boa dela com o próprio vestido dela e essa menina após essa foto que mandou foi pro banheiro e gravou o vídeo cortando seus próprios braços e chorando dizendo que ia se matar , as crianças que estavam on LINE no grupo ficaram assustadas minhas filhas começaram a chorar e me chamaram , eu não sei como denunciar pois tudo que sabemos é o estado em que ela mora ela não nós diz aonde , apenas desabafou que tem uma filha com esse tio e essa filha tem 3 anos e o vídeo da filha dessa garota que acabará de ser abusada naquele momento a menina tem apenas 11 anos e se tem uma filha desse vagabundo de tio a três anos não sei nem o que dizer ...como como denunciar num caso desses eu não ligo se quer pegar minha indentidade , não ligo a única coisa que quero é justiça e tirar essas crianças das mãos nojentas desse estrupador .
3 жыл бұрын
Querida, nossa, que situação difícil e triste!! disque 100 e explique tudo. Eles podem ajudar. Tente e depois avise se conseguiu, por favor. Um abraço!
@anamariagomesvieira2712 жыл бұрын
Eu estou com uma desconfiança que o meu neto está sendo abusada sexualmente pelo pai eu sou avó mas não sei como agir, pois o pai é usuário de drogas e ele é quem tem a guarda do meu neto
@patriciasuelen695615 күн бұрын
❤
@lucasfelipe60683 жыл бұрын
Que o Tio dela ... Ameaçou ela se ela falar pra alguém ia fazer algo pior com ela
3 жыл бұрын
Oi Lucas! Os abusadores ameaçam mesmo. Isso é comum, é frequente. Mas diga a ela que não precisa temer. Ao fazer a denúncia, ela deve dizer das ameaças que vem recebendo dele e que quer ser protegida dele. Se nã denunciamos, o abusador vai fazer o mesmo com outras crianças. é preciso cortar o mal. Dê notícias. Um abraço!
@vanusavanusadesouza2441 Жыл бұрын
Olá doutora agora eu vou saber como agir no abuso sexual que eu estou sofrendo
Жыл бұрын
OI Vanusa!! Que bom que sabe agora comoagir! M uito sério se está sendo vítima de abuso; Conte comigo se precisar; Obs: Eu estive longe do meu canal por problema de saúde: fiquei 26 dias no hospital porrque tive meningite;
@Dicodeolho Жыл бұрын
Procura ajuda na escola, conte para pessoas,mulheres que terão coragem de te ajudar.Caso a ajuda no meio da sua família seja recusada.
@adilsonmoraes95233 жыл бұрын
Boa noite. Quanto é um salário de referência?
3 жыл бұрын
OLá Adilson! É o salário mínimo nacional. Certo um grande abraço!
@rebecacarolina96074 ай бұрын
Gnt... Como assim criança abusando de criança, no caso do menino com o irmão?? Como? Pq? É algum daqls transtornos de personalidade? Até onde eu me informei uma criança se torna preconceituosa por causa do comportamento dos adultos, mas com esse tipo de coisa tmb acontece??? Meu Deus, qq é isso?!
4 ай бұрын
Olá Rebeca! Bom ter sua participação falando sobre algo que causa sua indignação! Veja: não podemos confundir uma relação de abuso sexual (ou violência sexual infanto-juvenil como é mais comumente denominada, atualmente) ) com brincadeira de "troca de troca", ou de "brincadeira de médico", que são atos de "descobertas da sexualidade"/"jogos infantis". Assim, se duas crianças de idades próximas ou relativamente próximas, (no máximo 4 ou 5 anos de diferença), onde uma não é fisicamente muito mais forte que a outra, onde não há imposição de força ou de outra forma de coerção ou chantagem, obrigando a outra criança a submeter-se ao desejo do outro. Uma coisa é violência (ou abuso) sexual, outra é "descoberta da sexualidade" /descobrir que certas partes do corpo dão sensação gostosa, dão prazer (não necessariamente um orgasmo...) Pode haver violência sexual entre irmãos sim, se houver imposição de força (sejam dois meninos ou um menino e uma menina... não importa o sexo). Entendeu Rebeca? Estou disposição para continuar conversando e tirando as dúvidas. Ùm abraço e muito obrigada!
@rebecacarolina96074 ай бұрын
Oi, obrigada por responder Eu entendi q existem situações em q a criança está descobrindo a sexualidade e outros casos em q é de fato violência. Ent quer dizer que uma criança pode ter esse nível de crueldade que normalmente é mais comum a adultos? Porque pelo relato nn pareceu que as crianças estavam fazendo sem ter uma certa noção daquilo, como em outros casos normais de violência entre crianças. Alguma exposição prévia a conteúdos explícitos podem levar as crianças a praticarem violências específicamente nesses lugares como no caso?
4 ай бұрын
Oi Rebeca!! Que bom que nossa conversa continua. Sim , é possível que a criança faça por imitação, porque muito do que ela faz é imitando os adultos; Por exemplo, quando ela brinca de escolinha, de vendedor/a, de motorista... enfim as crianças imitam muitas vezes. Eu não diria que é maldade da criança; ela faz porque viu fazerem. Isso pensando numa criança de, digamos, pequenina até os 9 anos, mais ou menos. Creio que pode fazer sem a intenção de fazer mal. Sim, eu acredito na influência negativa da exposição indevida, precoce e desumana de uma criança a sexo explícito. Depende, também, do ambiente em que essa criança vive, do modelo de adultos que ela tem no cotidiano. Ela pode imitar comportamentos de imposição, de brutalidade com outra pessoa porque ve no ambiente. Quem vive rodeada de amor, de carinho e respeito, agirá assim com as outras crianças. Então, a criança pode fazer por curiosidade, por sensações em seu corpo, por jogos sexuais, simplesmente, e se for entre crianças em idade próxima e sem violência, sem imposição e sem força física, pode tratar-se de jogos sexuais simplesmente e, possivelmente não será prejudicial para ambos - é apenas momento de descoberta das sensações que o contato das partes íntimas pode trazer. Por isso e muito miais, é importante as pessoas adultas sempre observarem as crianças, não as deixarem vulneráveis. Querida, enfim, acredito nos jogos sexuais sem maldade, sem imposição. Mas, sei que é possível haver casos de violência entre crianças com oito, nove ou até 12 anos com crianças bem menores; entre irmãos também. É uma questão muito delicada.
@rebecacarolina96074 ай бұрын
Entendi, muito obrigada por explicar.
@anaclaudiacastroana-uk6sm9 ай бұрын
Me ajuda por favor Aqui meu ex marido levou meu filho e depois de 30 dias ele vem fala que meu filho foi abusado mas quando ainda estava comigo sendo que não foi aqui
@izildarakoza72112 жыл бұрын
Boa noite Dr. Qdo o Abuso ocorreu há 24 anos atrás mas,só foi revelado agora? E no caso, Tias Adolescentes abusadoras de 2 Sobrinhas ( até onde pude apurar,por enquanto, podendo haver mais) É possível, fazer Judicialmente quê, essas Abusadoras, arquem com as despesas das Terapias e até sejam punidas Legalmente mesmo tendo se passado 24 anos? Como posso conseguir Justiça?
2 жыл бұрын
Desculpe minha demora Izilda! Eu não sei lhe responder, com segurança sobre, querida. Vou me informar e volto a lhe falar. um forte abraço!
2 жыл бұрын
OLá Izilda! Busquei esclarecimento junto à uma advogada, doutoranda com pesquisas sobre o abuso sexual. Em primeiro lugar, um crime sexual não prescreve enquanto ninguém denunciou o criminoso. então, esse caso, mesmo sendo passado 24 anos, o crime ainda não prescreveu e pode sim ser denunciado. A partir do momento que a pessoa abusada resolve ir na delegacia e registrar um boletim de ocorrência e pedir para dar andamento no caso, aí sim, começa a prescrição. Mas, após essa denúncia, o caso entra para o juízo criminal e o abusador vai responder criminalmente, apenas; e nesse caso é o Estado quem impõe a pena e a pessoa vai cumprir sendo presa ou prestando serviço à comunidade, depende da condenação. Se a pessoa quer indenização, para cobrir as despesas com terapia e danos morais, ela tem que buscar o "juízo cível", porque o juízo criminal não cuida dessa questão. Gostaria que me desse um retonro. Um grande abraço!
@izildarakoza72112 жыл бұрын
@ Boa noite Dra. Não imagina o quão ansiosa,aguardei sua resposta. Pela primeira vez,alguém me deu uma Esperança de Justiça. Até mesmo um Policial Cívil, me desanimou a denunciar, falando sobre a Prescrição do Crime. E a Família das Abusadoras, estão se comportando cm Indiferença ou Romantizando,dizendo ser Brincadeira de Criança. Grata pela Atenção e Orientação,certamente darei um retorno à vc. Gratidão
2 жыл бұрын
OI querida Izilda! que bom que a orientação atende ao que vc precisa. ficomuito feliz. Vou repassar para Thiene, a advogada que nos ajudou. E vc está muito certa ao reconhecer que o assunto jamais pode ser tratado como brincadeira. Um gradne abraço! aguardarei por noticias suas.
@izildarakoza72112 жыл бұрын
@ Bom dia Dra. Dra, por favor, Agradeça a Dra Thiene por mim tbm. Devo dizer quê ,minha Sede de Justiça,se dá pelo Fato de minha Filha ter sido a Vítima e ter só 5 Anos na Época e as Tias serem Irmãs do Pai da minha Filha. Família Puritana, constituída de Policiais e Pedagogas... fora de qualquer suspeita, não? Estranho tbm,o fato de toda as Crianças Primos da minha Filha,são Depressivos e já tendo havido entre eles um Suicídio consumado em dia de Natal ( data significativa para Família) me Pôs a Pensar,em qtos mais foram abusados por elas... minha Filha,já tentou Suicídio 3 vezes. Acho que sabemos agora,os Porquês de todos os Problemas Psicológicos dessas Crianças da Família. Gratidão à vcs. Darei retorno
@camilaloren177411 ай бұрын
E NO CASO QUANDO O ABUSADOR E O PROFESSOR?
11 ай бұрын
No caso do abusador ser um professor, vale tudo que se diz sobre abuso/violência sexual. É um crime; é errado; tem que buscar defender-se. Deve-se ensinar desde pequena a criança, que ela não pode deixar outra pessoa maior do que ela tocar em seu corpo........ precisa dizer não; se algo acontecer deve contar para um adulto de sua confiança. Etc. Professor/a não tem o direto de tocar nas partes íntimas de uma/um aluna/o....... Nenhuma pessoa maior tem esse direito. Um beijo!
@NicolyKarenSilva-kv7uo4 ай бұрын
Posso fazer boletim contra alguém depois de 3 anos ?
4 ай бұрын
Olá!! de Sim. Porque a pessoa que abusou (ou que violentou sexualmente) pode estar fazendo mais vítimas. Faça a denúncia por bem da vítima e das demais crianças. Um abraço! Podemos nos continuar falando, se desejar.
@regianeantonio82183 жыл бұрын
Boa tarde! A minha filha foi abusada pelo meu cunhado, quando ela tinha 5 anos e conseguiu falar sobre o assunto a pouco tempo depois de 15 anos! Ela teve uma crise horrível no trabalho, tentou suicídio 😔 é muito triste depois de várias terapias com uma psicóloga, ela teve coragem e contou para mim e para o meu esposo, que é irmão dele, fiquei em choque, fui parar no hospital 😔😔😔 Depois ela desidiu que teríamos que denunciar, mais não deu em nada falaram que já se passou muito tempo! Ela foi aconselhada a conversar com as outras adolescentes da família, Aff quantas decepções, mais 7 adolescentes sofreram o mesmo abuso que a minha filha, tem meninas mais velhas doque a minha filha e tem as mais jovens, e o pior a família sabe de tudo, e está acobertando, já fizemos o boletim de ocorrência! Não sei mais o que fazer! ele deve está por aí abusando de outras crianças! Uma luz não sei mais o que fazer!!!!!! Minha filha está aqui só a base de medicamentos 😔😔😔😔
3 жыл бұрын
OI Regiane querida! Sinta-se abraçada! Sei que é muito difícil tudo que estão passando! É bastante doído e, sobretudo para a sua filha. Saiba que falar com as outras adolescentes foi uma boa alternativa; isso ajuda no alívio da dor. Seria muito bom se houvesse alguma psicóloga que conseguisse reunir essas garotas da mesma família e fazer com elas alguns encontros, com dinâmicas de grupo, onde fosse possível a cada uma delas falar dos sentimentos, expor toda raiva para fora..... e onde elas pudessem se apoiar na dor. Isso seria possível de vocês conseguirem? É importante que o acusado seja punido, e não fique solto para abusar de outras. Disque 100. Neste número os profissionais disponíveis entrarão em contato com o órgão competente mais próximo em sua cidade para ajudar a solucionar.
3 жыл бұрын
Complementando: No livro: "Do que estamos falando quando falamos de estupro", a autora Sohaila Abdulali (2019), que sofreu estupro coletivo aos 17 anos, buscou ouvir muitas mulheres que foram estupradas, algumas também de forma coletiva, quando criança ou jovem..... e mostra que é possível superar, sobreviver e que para isso, a alternativa é oferecer à garota, o apoio e a compreensão. As vítimas precisam trabalhar em terapia e convencerem-se de que não são culpadas , que o único culpado nisso é o violentador...... é importante o processo de estar falando, como fez sua filha. Ela vai superar, com ajuda, com apoio, coma amor dos pais. Se desejar falar comigo, meu wats: 43- 9.8809.0297. ou e-mail: contato@maryneidefigueiro.com.br boa noite! um abraço!!
@regianeantonio82183 жыл бұрын
@ Deus te abençoe! Isso que nós estamos dando para ela muito apoio muito muito amor e carrinho ❤
3 жыл бұрын
Fiquem com Deus! um abraço carinhoso em sua filha!
@regianeantonio82183 жыл бұрын
@ Boa noite doutora! Graças à Deus eu acho que a justiça vai tomar alguma providência, a delegada ligou, e vão entrar com as investigações, por ser muitas meninas da família envolvidas vão investigar! Já mandaram para nós o número do inquérito policial! 🙏🏻🙌
@anamariagomesvieira2712 жыл бұрын
E o ele o pai e quem tem a guarda
@nazirapamela13702 жыл бұрын
Boa noite minha filha de 15 anos me.relatou que seu tio marido da minha irmã , se masturbava na frente dela , e muitas das vezes fica se tocando e olhando pra ela , e que em umas das vezes ele passou a língua nela , fui ao posto pedir ajuda psicológica, minha mãe não quer q eu denuncie pois não houve penetração , o que eu faço , eu tô desesperada , minha cabeça tá a mil , eu tô muito mau ,eu cheguei a bater nele pois ele.confessou na minha afrente e na minha irmã
2 жыл бұрын
OI Nazira! Imagino sua agonia! Tente ficar calma! é compreensível o seu estado e sua revolta. Muitas vezes, pode ser mais difícil para a criança ou jovem que foi violentada, ver o quanto o relato abalou, o quanto machucou a sua mãe, ao saber, doque o pr´rpio fato. Sem dúvida, é abuso sexual o que ele fez: masturbar-se na frente da criança e também pssar a língua nela. É crime e deve ser denunciado, para que a pessoa não faça mais vítimas. Aprova vc já tem: ele confessou na frente e testemunha. E a menina poderá confirmar. Veja com sua fiha a possibilidde de ela tratar isso numa terapia. Ser´abom para ela poder trabalar isso, para que não a perturbe tanto futuramente. e acredite: uma pessoa não pode ter sua vida definida por uma experiência tão ruim. ELa consegue superar. só de ter o seu apoio, o da vó e da tia, já ajuda bem. Procure ficar calma. Não passe tatno que vc está desesperada. Fale desse seu desespero com alguém, mas não p asse pra ela, pois senão ela ssofre dobrado: pelo que viveu e por te ver sofrendo. Entendeu? um grande abraço!
@nazirapamela13702 жыл бұрын
@ muito obgda , fiz a denuncia , e já iniciamos o tratamento com psicólogo tanto pra ela quanto pra mim , agradeço muito o seu comentário , estou mais tranquila, parabéns
@Dicodeolho Жыл бұрын
Arruma um homem macho pra bater um papo com ele.
@musicasprarelaxar7142 Жыл бұрын
Minha filha de 3 anos não me deixa tocar na parte intima pra higienizar ,chora muito, fica com medo devo ir no posto falar com clínico geral?
@anamariagomesvieira2712 жыл бұрын
Oi
@anamariagomesvieira2712 жыл бұрын
Por favor me ajuda
2 жыл бұрын
OI Ana Maria!! Imagino como está preocupada, e com razão. na sua cidade tem CRAS ou CREAS? algum servio social a quem vc possa recorrer? Quando uma pessoa desconfia, mas não tem prova, mesmo assim tem que procurar ajuda para proteger a criança. que idade tem seu neto? Vc mora em que cidade? Existe o disque 100. Tenta ligar no disque 100; eles estão de plantão para orientar. Lhe aguardo com mais notícias.
@lucasfelipe60683 жыл бұрын
E ela tem 12 anos porfavooo me ajudaaaa😔😔😔
3 жыл бұрын
OI Lucas!!! Que bom que ela contou para vc. Tenho certeza que será um grande aliado em defesa dela. Diga a ela pra não ter medo, que todos os abusadores fazem ameaças deste tipo, mas que se denunciarem ele não tem como fazer nada, pois será preso se o fizer. Diga que é um crime e que ela tem que buscar ajuda, que se ela não denunciá-lo ele irá fazer com outras crianças, que ele precisa ser 'brecado". Diga que não importa se é parente ou estranho; não tem diferença; é preciso denunciar. Não sei sua idade, pra poder avaliar em que medida vc pode ajudá-la. Qual é? Acha que a mãe ajudaria se ela revelar para a mãe? Denuncie no conselho tutelar. Sua cidade tem? Se não tiver, disque 100 que eles te orientarão. Continuo aqui; pode falar comigo.
@lucasfelipe60683 жыл бұрын
@ tbm entendi. Tenho 14 Anos
3 жыл бұрын
OI Luca! é você é ainda bastante novo. fica difícil uma tarefa de proteção. ajude-a a buscar ajuda junto a uma professora amiga ou a mãe dela, se achar que é uma mulher que daria apoio à filha . Enfim. Busquem por socorro e denúncia. Dê notícias. Que bom que vc é um garoto solidário!! Sorte dela poder contar com vc! Um abraço!