"O encontro com a satisfação do objeto do desejo, é também a possibilidade da retirada dele"
@dai6495 жыл бұрын
Eu sinto muito medo do fracasso. Tive que interromper minha faculdade de psicologia por conta de problemas de saúde. Até hj me lembro da situação de eu fazendo minhas malas e voltando pro interior de SP na casa dos meus pais. Foi muito duro. Psicologia é um dos campos que mais me atrai. Decidi mudar, acabei fazendo enfermagem, carrego comigo ensinamentos da psicologia pra cuidar dos pacientes. Mas mesmo assim, é uma lembrança que dói na alma até hj, já faz 9 anos. Acho que tá tudo bem sentir medo, principalmente quando ele vem de algum trauma passado ou simplesmente o medo do desconhecido. O problema é quando esse medo nos cerca, nos encurrala num canto.
@simonemribas92235 жыл бұрын
Estuda psicanálise, vai gostar muito!
@mariaaparecidacida50852 жыл бұрын
muito bom... gratidão
@sarar99182 жыл бұрын
Oi Emanuel, não sei se vai ver essa mensagem pois o video é antigo mas meu processo de medo é bem mais intrigante, quando se vive situações no passado fica muitas cicatrizes, no caso, meu problema é o até que ponto, somos seres racionais e que por exemplo, vemos situações e sabemos lidar com tal discrepâncias, isso é grave, isso não é, o problema maior em mim é, eu enfrento esse medo, medo de sofrer mas as consequências de enfrentar sozinha é bem pesadas, uma delas é que enfrentando esse medo surge um ainda maior, o medo de não saber diferenciar, vejamos vou dar um exemplo de situação, suponho que eu tive um trauma de que minha mãe me deu um tapa forte ao derrubar um biscoito (é ficticio, isso não ocorreu) e ai depois de anos estou conversando com minha madrinha (segunda mãe) e ao comer um biscoito ela estressada comigo dá um tapa forte na mesa, não é a mesma situação mas o cerebro remeteu a memória antiga por conta do biscoito, então ai a incognita fica, a minha cabeça começaria a ficar extremamente assustada num nivel de, não num nivel normal de susto como qualquer um teria, mas num nivel de ''ela vai dar um tapa na minha cara como minha outra mãe fez'' ai você pode fazer varias situações assim, que remetem ao passado, o que estou querendo dizer é, a minha cabeça se assusta ao nivel elevado, lembrando da memoria antiga, até mesmo inconsciente, sem que perceba, e isso, como eu não percebo, tras a incognita que minha cabeça fica pensando ''será que isso não é grave igual?'' e penso em fugir, penso em me distanciar, seja la quem for, o medo se torna grande pois aumento o nivel da situação é como se eu sentisse muito intensamente como se uma ralado virasse uma facada e ai me sinto confusa sem saber diferenciar até que nivel a situação é grave ou não, e bom, pareço falando que já estou ciente das situações e eu teria como resolver pois já sei como eu funciono, mas não, o medo me consome, e acabo não conseguindo ser racional isso pode durar minutos até eu me acalmar, mas isso é assombroso, enfim é como se tivesse um buraco na minha cabeça onde não consigo medir o nivel das situações e tudo parece o pior, como se meu cerebro estivesse tão traumatizado que um tapinha nas costas pudesse se tornar um murro forte, e ai já é complicado, porque fico até que ponto isso é coisa minha ou a atitude de alguem x pode realmente ser extremamente errada, e por mais que falando aqui eu ''sei'' as respostas minha cabeça se torna tão confusa que o medo maior é esse, não o medo de não saber medir a gravidade das coisas, é pior, medo e incerteza de estar medindo errado.
@IsadoraSecol5 жыл бұрын
Tomando café e ouvindo um vídeo de vocês com um tema que eu sugeri: que amô!
@fecarvalhofer5 жыл бұрын
Cheguei a essa reflexão há algum tempo atrás e notei que muitas pessoas também tem esse dilema... Conforta um pouco saber que outras pessoas passam por isso, mas o dilema ainda persiste.
@alinedrummond68363 жыл бұрын
Pior é quando você tem trauma e ai você pensa que cada situação e pessoa é unica e nunca mais irá acontecer,você da um 'bola pra frente' mas com outra pessoa que parecia agir de forma oposta a outra que te causou o trauma e essa nova pessoa te faz passar pelo mesmo trauma do passado novamente e ai você fica só por medo de acontecer uma terceira vez.
@renatocastro99692 жыл бұрын
Eu vivo fracassando devido a minha fala, sou gago e no meu ver impede de tudo na minha vida. Campo social, profissional, ... literalmente tudo está atrelado a isso e me causa frustração demais.
@regianecristina35775 жыл бұрын
Vivo isso! Recentemente acabei com um possível relacionamento só pelo medo da perda e da felicidade. É difícil viver assim!
@bia-cv5oc2 жыл бұрын
Eu nem começo pra não ter fim.
@biancopaulaАй бұрын
Se eu nao me lembro da minha infância, como retornar ao trauma inicial?
@marcoseugenio37465 жыл бұрын
Sua analise é bem pertinente. Sinto muito esse medo, no que se refere ao 'objeto de desejo'. Penso que isso também tem uma certa relação com o fato de o desejo, possuir inerente a ele, um desejo de reciproca. É como se fosse uma estrada de mão dupla. Ocorre que, quando manifestamos um desejo por um determinado objeto - o que no vídeo está mais direcionado para o relacionamento - e percebemos que estamos numa via de mão única, ou seja, esse desejo não tem retorno, o medo surge como reação a essa falta ou ao medo que se tem previamente dela. É um processo complexo e muito doloroso. Precisamos estar atentos aos nossos processos para saber lidar com eles.
@dejotajunior52192 жыл бұрын
Pelos comentários,são as mulheres que mais sofrem com relacionamentos abusivos e ficam traumatizadas. As mulheres são mais sensíveis, românticas, o homem tende a ser mais racional,por isso que quando duas mulheres se apaixonam geralmente elas são tão unidas,e dois homens que se apaixonam também tendem a serem parceiros d+,unidos, interesses parecidos... eu penso assim, às vezes parece mais difícil manter um relacionamento hétero porque um homem e um mulher são muito diferentes. Tirando todo essa parte moral da questão, eu as vezes tenho essa impressão de que os homossexuais se entendem mais por serem iguais, e são mais unidos e dedicados nos relacionamentos.
@karinamata5 жыл бұрын
Dessas conversas todas...eu fico feliz com uma coisa: Essa garotada consciente serão os pais do futuro! Serão os pais maduros que as crianças necessitam. Reproduzam! Reproduzam! (Mas estudem e sustente-se por favor! ) Bjos
@suellen06025 жыл бұрын
Bom dia, Manu! Vc citou muito nesse vídeo a questão de traumas lá de trás. E quando a gente consegue identificar quais são esses bloqueios que nos impede de conduzir nossas questões na idade adulta, qual o melhor caminho pra conseguir eliminar ou amenizar as coisas que se repetem?
@floremanu5 жыл бұрын
Suellen Severo terapia... processos de elaboração... mas não é simples. A consciência não resolve tudo.
@dai6495 жыл бұрын
Oi Suellen, eu tenho essa questão tbm. No meu caso ajuda muito terapia. Se vc tiver oportunidade e condições financeiras pra isso, acho que vale a pena. 😀
@suellen06025 жыл бұрын
@@floremanu pergunto pq já venho em processo de terapia. Ameniza, mas sinto q ainda nao é o suficiente. Sinto até um certo alívio quando vc diz que consciência não é o suficiente, pq a gente termina se cobrando naturalmente e ter essa consciência parece que pesa bem mais. Obrigada por responder!
@suellen06025 жыл бұрын
@@dai649 eu já faço terapia há um tempo e de fato me ajuda muito.
@lidiamoraes31525 жыл бұрын
Eu resolvi desistir... E estou em paz com isso .... Realmente acho que se relacionar é um talento , que algumas pessoas como eu não tem. Parece dramático demais mas estou em paz com isso.
@maria47283 жыл бұрын
Te entendo perfeitamente!
@Ve42413 ай бұрын
Continua desistindo?
@ezequielsouza27055 жыл бұрын
O youtube me enviou esse canal, gostei muito. Vou ter que fazer uma "maratona" nos vídeos. Parabéns.
@ravenaalcantara_5 жыл бұрын
Mas o que é o medo? Tento levar "os medos" na minha vida como cautela, cuidado dado por uma situação já vivida mas tento não deixar que esse sentimento me paralise (me faz tomar decisões mais "garantidas" e me superar). Isso quando o medo é consciente, porque acho que as vezes há um medo inconsciente que se mescla com uma angústia e que, as vezes, acaba me fazendo fechar em mim mesma por um tempo (me faz refletir e trabalhar questões em mim). Mas para mim o maior medo e mais terrível (que da medo ate de falar), é o medo é daquilo que é dado e inegociável, como o medo de me afastar de pessoas amadas (não sei nem o que posso "ganhar" com ele, nem como trabalha-lo). Acho que esse último seja o meu real "medo de sofrer" de verdade, porque sei que assim será.
@shideki405 жыл бұрын
Bom dia. O medo pode nos fazer retroceder. Quando deixamos que ele nos domine, com certeza, nossa vida não avança, em todos os sentidos e em todas as áreas. O sofrimento nos causa dor? Causa. Porém, podemos aprender com a dor. A vida nunca será mil maravilhas, nunca será um conto de fadas. Teremos momentos bons, momentos ruins, mas não podemos deixar que os ruins superem os bons. Vivemos dias ruins, cinzentos, com poucas expectativas, mas sempre podemos avançar e atingir a luz do fim do túnel. Temos que avançar e seguir, não podemos parar e esmorecer, nunca!
@creiscastro4 жыл бұрын
Se vc juntar essa narrativa com o Espiritismo e as reencarnações...vc entende total a intimidade e a singularidade do indivíduo.
@brendaoliveira46285 жыл бұрын
Tenho medo de me relacionar novamente por conta de um trauma (relacionamento abusivo) sempre fujo de encontros, contato muito próximo. E isso é meio que inconsciente, eu tento me permitir e quando percebo já estou me esquivando loucamente de tudo e todos. Dificil
@monique_vasques_adv3 жыл бұрын
Nessa hipótese que vc levantou, Manu, sobre "como tem gente que é capaz de tolerar tanto mal de outra pessoa", o problema é que temos a tendência de reduzir a pessoa a partes ruins, mas geralmente elas não sao apenas aquilo. Elas tb tem mts vivencias de amor por nós. Entao, surge o medo de julgar os outros, quando os outros são pessoas que também, em outros momentos, já demonstraram muito amor e sacrificio por nós.É que eles também tem os momentos de loucura deles, como todos nós e julgar quem amamos e condena-los alguem é doloroso. Entao, eu por ex, vivo com esse Frank Stein dentro de mim, algo como autocomiseracao e, ao mesmo tempo compaixão deles. Nao conseguimos saber o que é real e o que é apenas a nossa narrativa dualista. Mas tb é fato que mts vezes essas pessoas sao algozes nas nossas existencias(ex: pais com traços de personalidade narcisista). Muitas vezes me vejo repetindo esse segundo padrao com eles. O que vc poderia comentar desses pontos? Curto muito o seu canal! Conteúdo de primeira! Peço desculpas pelo texto longo.
@m4r1et45 жыл бұрын
Manu, não sei se você acredita em signos, mas o horóscopo da semana dizia que eu passaria por uns conflitos por conta do meu redor e pessoas q importam pra mim e que deveria ficar mais comigo mesma para entender tudo e me reconhecer de novo em meio ao que está acontecendo. Eu já estava buscando me conhecer de novo faz um tempinho, mas não fazia ideia por onde começar ou como me conhecer e no horóscopo também dizia que eu encontraria respostas onde não imaginava. Fiquei um tempo com uma sensação de que deveria ler meu diário pra me encontrar, mas nunca fiz, mesmo sabendo que seria bom e de grande ajuda, achei um pouco "insignificante" olhar pra trás porque acho que nunca passei pelo que estou passando agora. E então, assisti o vídeo de hoje sobre "a hora de ir embora" e, apesar de assistir achando que não teria nada a ver comigo atualmente, me fez refletir sobre várias coisas e me fez ir atrás de vídeos seus que talvez fale sobre meu problema... dito e feito, selecionei uns 6 e vim logo nesse aqui e a frase do começo resumiu o meu problema, é exatamente isso que eu faço e eu realmente precisava olhar pra trás. Muito obrigada! amo seu canal, gosto muito dos seus vídeos seu e da flor, tanto que vivo discutindo sobre com a minha melhor amiga! Nos ajudam demais! bjs ❤️
@fabianacostasousa84025 жыл бұрын
O x da questão é a estrutura desejante comprometida com o desprazer ... o medo de sofrer é consequência ... isso é q é foda administrar Nesse contexto a pessoa não se sente autorizada a vivenciar todas as maravilhas q a vida pode oferecer, a ter prazer com o sucesso, a gozar com as alegrias ... isso tudo se torna ameaçador ...Tem q rolar muita presença consciente na vida pra perceber esse funcionamento e sair dessas armadilhas inconscientes E manu, vc acha q entender a narrativa traumática é suficiente pra dar conta dessas questões? Abs
@floremanu5 жыл бұрын
Fabiana Costa Sousa infelizmente não acho...
@fabianacostasousa84025 жыл бұрын
@@floremanu Eta lê lê rs Acho q sou mais otimista rs Acredito q entender o mecanismo dos nossos funcionamentos é um deslocamento importante no processo ... Bem diferente de ficar sem entender nada do pq a vida tá tão zuada E se esse entendimento não for suficiente, a gente inventa outras alternativas ... o lance é estar em movimento É trabalhosinho? É rs Mas estamos na vida pra isso ae ... pra experimentar Abração
@fabianacostasousa84025 жыл бұрын
@@floremanu Ah, e super obrigada pelos videos, Manu ... Eles tem sido importantes no meu processo
@gustavocarvalho59293 жыл бұрын
Eu passei por duas situações dificeis em questão de relacionamento (seguidas), e hoje eu ainda sinto vontade de ter um relacionamento, estou totalmente aberto para o que possa acontecer no futuro.
@DeniseMontan5 жыл бұрын
Penso em acabar com um relacionamento que há 1 semana está a distância, por medo do que essa distância pode trazer (fuso horário de 7h gerando uma comunicação não tão efetiva com plus de ser em outra língua). Gerando uma ansiedade que só cresce dia a dia. Amo seu canal, obrigada!
@nay64805 жыл бұрын
Que assunto interessante
@floremanu5 жыл бұрын
Lalaiá pois é. Acho que muito processo de elaboração é um caminho
@artemishelena52115 жыл бұрын
Mais um video maravilhosooo amo o canal sempre com temas atuais e que fazem bem a todos. Obrigado.
@Mai-th7pb5 жыл бұрын
Me pai traiu minha mãe com a minha babá que eu considerava uma irmã mais velha(porém essa história é muito longa e tem muito mais coisas ), meu avô traia minha avó sempre, eu deixei de acreditar no amor e esse é um dos principais pontos desse problema, o outro é que eu tenho baixa auto estima, tive depressão e ansiedade e por muito tempo não conseguia nem me olhar no espelho porque sentia nojo de mim mesma,também eu acredito que eu não posso amar alguém porque, pra mim quando eu amo alguém eu não quero jogar essa confusão toda que eu sou em cima de alguém, isso é muito difícil e eu sempre tento bloquear qualquer tipo de sentimentos pra eu não me machucar e machucar alguém. O que você acha que eu posso fazer pra melhorar isso?
@floremanu5 жыл бұрын
Mary Studys você se trata com alguém?
@Mai-th7pb5 жыл бұрын
@@floremanu não como tenho apenas 14 anos e não tenho autorização dos meus pais pra isso porque eles acham desnecessário
@fabio90825 жыл бұрын
Bom dia, Emanuel. Obrigado por mais esse vídeo. Por que a maioria das pessoas, e eu me incluo nisso, acaba passando por cima de uma série de coisas que sentem e que são importantes no seu dia a dia? O tempo vai passando e surgem outras coisas, ou até as mesmas em outra roupagem, e quando você se dá conta já se foram anos, décadas e você não teve tempo ou vontade para refletir sobre si mesmo. A gente não se observa com cuidado, a gente não se entende, imagine então fazer uma avaliação mais profunda com ajuda de um profissional ou não de sua história, daquilo que trouxe toda aquela bagagem que é você no presente. Passar a vida sem se conhecer é viver?
@floremanu5 жыл бұрын
Fabio Nicol depende do que você considera mesmo importante. Na minha opinião, faz muita falta
@fabio90825 жыл бұрын
flor e manu, faz falta mesmo. Estou numa fase que estou percebendo isso mas, como já aconteceu outras vezes comigo, se não existe uma dedicação constante essas coisas importantes vão sendo engolidas por outras muitas vezes sem importância nenhuma. Mas você tem razão é uma questão de priorizar o que é importante para si. Um abraço.
@lalaucesar5 жыл бұрын
Gostos dos seus vídeos, os temas são gatilhos para buscar a reflexão interna. Obrigado!
@MyNellson5 жыл бұрын
Eu na vida tbm.🤔
@grazitamuller98025 жыл бұрын
Maravilhoso vídeo Manu (como sempre!!) ❤️ Mas e se o problema for o contrário? E qdo nós "procuramos" por problemas, ou relacionamentos, que sabemos que nos farão sofrer mas mesmo assim não conseguimos deixar pra lá? 🤔 Existe em algum de nós uma "síndrome" d autodestruição, q nos faz precisar sentir angústia ou ansiedade, qdo está td bem na nossa vida ou qdo estamos entediados? Obrigada pela atenção. Amo vc e a Flor 😘❣️
@floremanu5 жыл бұрын
Grazita Müller acho que sim. Já fiz alguns vídeos nesse caminho
@grazitamuller98025 жыл бұрын
@@floremanu Ok querido. Vou procurar! Obrigada por me responder ❣️
@Alemaotattoo135 жыл бұрын
@@floremanu eu lembro até da frase da que você usou num.desses vídeos, falando sobre a repetição do padrão na busca de relacionamentos complicados: "procure onde está o gozo. Ele existe. Eu prometo". Isso ficou me martelando um tempão.
@codm.japinha5 жыл бұрын
E quando se à o medo de fazer o outro sofrer? E não se relacionar por isso
@jenniferseveriano19585 жыл бұрын
Falando sobre esse trauma na repetição, porque acontece a repetição se é ruim? Viver o mesmo se torna melancólico também.. (eu vivo isso)
@claraleal44025 жыл бұрын
Como eu amo esse canal. Obrigada
@jaunenb15 жыл бұрын
nossa, esse vídeo foi insight atrás de insight pra mim!
@onirotopia5 жыл бұрын
Que ideia feliz é esse canal! Boa semana!
@susanaferreira60105 жыл бұрын
Manu, acho que vc desenvolve os temas muito bem. Estou gostando dos vídeos. Parabéns
@thaisvalladao85525 жыл бұрын
Manu, e no caso das pessoas (eu no caso) que não tivemos contato com o seio materno... Eu no caso tive alergia ao leite e passava muito mal ao ingerir. A relação fica conturbada ainda mais? Com aquilo que seria bom e confiável, passa a ser algo ruim? Isso muda a visão de mundo? Causaria tbm esse medo na fase adulta?
@floremanu5 жыл бұрын
Thaís Valladão não é assim. O sei é em certo sentido um índice de condensação do afeto inteiro. O mais importante seria o afeto do que o seio em si. E ainda assim, isso é só um elemento da história toda
@thaisvalladao85525 жыл бұрын
@@floremanu obrigada pela explicação e bom dia ❤️ obrigada pelos vídeos de toda manhã, pela companhia.
@marianalima60515 жыл бұрын
a relação de desejo do objeto x a retirada do mesmo seria consciente ou inconsciente?
@rafaelmorinel5505 жыл бұрын
Manu, quais os traumas que uma tentativa de assassinato vindo de alguém que você confia muito pode ser prejudicial a um indivíduo em seu processo de evolução, neste caso gostaria qu considerasse o PLUS de um evento de abuso sexual após os dois anos da tentativa de assassinato. Seriam dois traumas em curto espaço de tempo, certo? E como isso pode interferir na vida de uma pessoa. Obrigado desde já. Adoro os vídeos.
@gedasilva5 жыл бұрын
Fico pensando nesse retorno.... Será q precisarei fazer regressão?! Nao tenho pessoas q possam narrar histórias... Pq olha. . Meus pais são tão alheios a TD ... Triste
@Thata1595 жыл бұрын
MAaaano, esse video foi tão complexo que estou até agora tentando entender direito esse rolê ai! hahahahahahaha
@lidimonteiro25685 жыл бұрын
Muito esclarecedor!
@gedasilva5 жыл бұрын
Cheguei a me questionar se eu mandei a pergunta.... Ri e quase chorei de medo hahaha
@itacirgabral85865 жыл бұрын
traumas gêmeos funda a necessidade de traumas históricos para se justificar. Parece a culpa cristã.
@floremanu5 жыл бұрын
itacir gabral acho que não entendi. Traumas gêmeos?
@itacirgabral85865 жыл бұрын
@@floremanu acabei de inventar e pensei que seria auto descritivo o suficiente. seria isto que falou de segundo tempo, uma vez acontece com a criança e os pais e depois repete a mesma estrutura mas outros personagens em outro momento. Não é o mesmo trauma, mas tem a mesma genealogia. Não tenho a pretensão de criar um termo. mas a questão vem depois. se você olhar a história vai achar justificativas na história. se procurasse nas estrelas encontraria nelas. o quanto o crédito da solução é do agente que procura? em quais casos a solução depende do agente que busca?
@floremanu5 жыл бұрын
itacir gabral acho que os eventos de uma existência e suas marcas, inclusive no sentido neurológico da coisa, trazem uma certa substância um pouco distinta do movimento das estrelas e sua influência. Mas isso é só a minha perspectiva.
@itacirgabral85865 жыл бұрын
@@floremanu você tem preconceito com astronomia? No livro do mochileiro das galáxias o autor faz uma defesa interessante, diz que as regras planetárias e de nascimento são aleatórias, poderia ser qualquer outra coisa, mas o importante é dispor de elementos míticos humanos que engendram afetos suficientes. Serial como pó de grafite que revela decalques no papel do homem. Nesse sentido não importa se as regras são arbitrárias, ou que não possua substância neuroquímica. Isso seria apenas desculpas para tornar mais críveis e vendáveis no mundo contemporâneo. O trabalho dela é servir de instrumento para elaboração dos desejos. Com uma técnica você penteia o papel rabiscando com lápis e um padrão se destaca, o decalque surge nítido. Algumas pessoas acreditam que a influência dos planetas é real, mas isso já saiu de moda. Acho que a mitologia dela nos permite trabalhar e expor questões humanas. Pessoalmente eu preferiria regras sobre animas do que planetas. Conhece i-ching? Entre a mitologia cristã, psicanalística e astrológica, qual delas considera que a pessoa tem que pagar em dobro pelo erro que aconteceu pela segunda vez? você se importa com psicanálise ser ou não considerada uma ciência?
@mayaramoreira67735 жыл бұрын
Esse canal é realmente maravilhoso, nos faz pensar bastante