Machado de Assis é ótimo "não tive filhos, não deixei a nenhuma criatura o legado de nossa miséria'...show!
@manuelmarques10003 жыл бұрын
Amo esse final, é uma retomada do primeiro poema de Baudelaire, em As Flores do Mal. Maravilhoso.
@EdneiMonteiroO6 жыл бұрын
Não sei vocês mas acho o livro engraçadíssimo, as tiradas de "Brás Cubas" são o máximo, coisas como "Estou com preguiça de escrever esse capítulo" "Tal capítulo foi uma inutilidade" me fazem rir muito :p
@vanessalima62242 жыл бұрын
E quando o capítulo era apenas linhas entrelaçadas,eu amava essa criatividade.
@brunofernandess_9 ай бұрын
Será que só eu que não consegui rir?
@Berekete895 жыл бұрын
Que tristeza ler esses comentários.. Esse foi o primeiro livro que me impactou, se não fosse por ele hoje eu não seria ninguém, não teria tomado gosto pela leitura. Conheci muitas palavras novas através dele, comecei a usar mais o dicionário, botei meu cérebrozinho pra funcionar um pouquinho. Quando terminei de ler Memórias póstumas, lembro-me de ter ficado sem chão, totalmente atônito. Desde então nunca mais fiquei um único dia sem dar uma folheada num livro qualquer. Memórias Póstumas não é o meu livro favorito, mas sem dúvidas é o livro mais importante da minha vida junto com Rosinha, Minha Canoa (que foi o primeiro livro da que li quando criança)
@DikonRoderik-hr9xw Жыл бұрын
Olha só, não estou sozinho na "civilização "ocidental sempre em busca do progresso do pensamento ,da qual a literatura e um dos principais veículos que todo jovem prafrentex busca ignorando a arte da palavra ,mas adora colher os frutos dela !
@bia68105 ай бұрын
E qual é o seu livro favorito? Fiquei curiosa
@thayannyvasconcelos28062 жыл бұрын
Esse video tá merecendo uma conversa feita pela nova Tatiana que agora faz vídeos de 30 minutos e esmiuça a obra com materiais de pois e tudo.
@Thomreise7 жыл бұрын
Na minha opinião, obrigar uma criança a ler esse livro que e difícil de entender até depois de adulto é uma das razões da maioria das pessoas no país abominar leitura.
@barrybricks50436 жыл бұрын
Pois é, tem que começar aos poucos.
@ebozeski6 жыл бұрын
Enquanto os brasileiros leem seus clássicos, como os livros de Machado de Assis, onde os personagens são sofridos e deprimidos, os EUA leem a Revolta de Altlas, de Ayn Arand. A obra “A Revolta de Atlas” é o segundo livro mais influente nos EUA, perdendo apenas para a bíblia! Foi obrigatório nas escolas americanas e influenciou o empreendedorismo naquele país. O livro é uma aula de empreendedorismo e mostra como a hostilidade contra empresários, empreendedores ou inovadores e o apoio a um governo parasitário é prejudicial a um país. Ouça o resumo em www.resumocast.com.br/078-a-revolta-de-atlas/ Um conto da autora, de outro livro, é mencionado, inclusive, na música Anthem, da banda Rush: kzbin.info/www/bejne/gqbKpoaqdrhoqZY Se o livro “A Revolta de Atlas”, tivesse sido de leitura obrigatória dos estudantes brasileiros, certamente o Brasil estaria no clube dos países ricos há muito tempo.
@human35076 жыл бұрын
Welton de Anhaia Você acha mesmo? Foi grande felicidade quando eu comecei a entender o livro numa idade não tão elevada (10-11 anos). Ou seja, depende muito da pessoa :D
@endrylgabriel8536 жыл бұрын
Verdade esta mensagem representa os estudantes em sua maioria poderiam nos mandar ler livros mais interessantes que respeitem o nosso gosto ou um livro que exponha algum ensinamento esta é a opinião de um estudante do ensino médio
@olympicsbra5 жыл бұрын
Perfeito o seu comentário! Eu mesmo passei a detestar literatura, pois comecei a achar tudo muito chato e sem sentido. Era muito novo e tais leituras não condiziam com nossa realidade.
@lane76094 жыл бұрын
A bagagem intelectual de Machado é INCRÍVEL!
@Fiction_Beast3 жыл бұрын
i discovered Machado De Assis in 2020. What an amazing novelist!! I discussed his novel, Posthumous Memoirs of Bras Cubas in my video. I found him to be very original and his sense humour is fantastic. It reflects the Brazilian way of thinking: Don't take life too seriously!
@Fernanda-wn4rm3 жыл бұрын
Ele é genial!
@rafaelzm27312 жыл бұрын
Hello my Friend. You are right, MA is a fantastic writer. If you liked this one, you should try Dom Casmurro, which is even better. Actually in my opinion the way of living of Brás Cubas does not represent the majority of the brazilians. You have to remember that he was a member of a high society, living in a time of slavery. That s why he never had to work or take big responsabilities. Brazilians in general dont have this kind of Life.
@ramonrocha62539 жыл бұрын
O mais vergonhoso é saber que já viveram gênios como o Machado no Brasil e hoje quase ninguém se interessa.
@belquiceregina83417 жыл бұрын
Samuel K. É verdade!
@barrybricks50436 жыл бұрын
Hj em dia é só neymar.
@Jaime-bq1is4 жыл бұрын
Hoje em dia é Anitta, Pablo Vittar, Ludmila...
@babi69123 жыл бұрын
Ninguém se interessa porque é mais chato que dançar com o irmão.
@maymarciano67033 жыл бұрын
Não generalize, há muitos que se interessam, mas a linguagem é complicada e diferente, hoje em dia há muitos outros escritores que interessam os jovens de hoje, vamos abrir as mentes.
@eliseu28729 жыл бұрын
Dizem que o Eça de Queiroz declamava de cor esse capítulo o "delírio".
@RicardoKleine18 жыл бұрын
Machado de Assis é espetacular. Esse foi o livro que me fez virar fã dele. Irônico, sarcástico, cheio de sutilezas, um livro para ler e reler. Gosto muito do capítulo todo feito de reticências, em que Machado deixa à imaginação do leitor a cena de amor que ocorre entre Brás Cubas e Virgília. Deu vontade de reler (pela quarta ou quinta vez).
@Biiahzinhahp9 жыл бұрын
Eu adoro o capitulo da "Borboleta Negra". É muito legal ver a situação do mesmo jeito que a borboleta vê!
@vanessalima62242 жыл бұрын
O meu capítulo preferido.
@heitorlemos15524 жыл бұрын
"Matamos o tempo e ele nos enterra"
@GustavoBoiuna9 жыл бұрын
Machado de Assis é realmente um gênio. Fui ler o livro apenas esse ano, por recomendação de um amigo. E confesso que no início fiquei meio receoso de acabar lendo só "por ser um grande clássico", mas logo que comecei a ler só me arrependi mesmo foi de não ter começado antes. Hoje, é o meu livro preferido. Embora seja um livro antigo, a história apresenta inúmeras críticas e pensamentos que ainda hoje são extremamente atuais. Em várias vezes me peguei rindo sozinho da ironia sagaz do bom Machado. A narrativa é quase uma tragicomédia. Leitura imperdível =) (Enquanto eu lia fiquei pensando o quanto Wes Anderson seria um ótimo diretor pra adaptar o livro. Fui só eu? Hahah)
@euericleshenrique6 жыл бұрын
Não tinha interesse de ler o livro, só vim aqui pra ter uma base, mas depois desse vídeo fiquei com uma enorme vontade de lê-lo. Vídeo muito envolvente.
@pequenoguia9 жыл бұрын
Tinha esse livro na casa da minha vó, e um dia (quando eu ainda tinha uns 16 anos) resolvi ver do que se tratava e me deparei com essa dedicatória. Foi o que bastou pra que lesse ele completamente, sem ser obrigado e por puro gosto. É um dos meus preferidos da vida!
@teojunior9912 Жыл бұрын
Estou lendo. Memórias póstumas é um assombro, "alma sensível". Debocha do próprio leitor. Estupendo
@anaroncon9 жыл бұрын
Esse livro é um dos meus favoritos da vida! Li ele no ensino médio e me apaixonei... Fiz um trabalho sobre ele e apresentei em sala, fiquei falando até o sinal tocar KKKKKK Simplesmente AMO essa história. É um dos livros mais geniais. Adorei sua resenha, Tati! Perfeita =) Vou tentar fazer um vídeo sobre ele também, talvez minha experiência de ter lido ele no ensino médio e amado possa ajudar a galera!
@yabsolutr65646 жыл бұрын
Ana Roncon pf me ajuda acho esse livro mto difícil de entender kkkk
@isabelasantos12176 жыл бұрын
Tem uma linguagem extremamente difícil de entender e interpretar, pros mais leigos que ainda nao estão acostumados a ler esse tipo de livro, não indico
@yabsolutr65646 жыл бұрын
Isabela Santos Graças a Deus eu consegui kkk,foi indicado pela minha escola,e muito obrigado:)
@4thduarte9 жыл бұрын
A parte em que ele descreve o sonho que teve é uma das melhores coisas que já li! Só uma mente genial podia escrever aquilo.
@rodrigosoares71266 күн бұрын
Para mim é o pior capítulo do livro, dispensável. Para você ver o que é o gosto pessoal, rs.
@celsiriofilho24905 жыл бұрын
A mulher casada com quem ele tem o romance é a mesma que o pai lhe indica, Virgília.
@Luh__s2 жыл бұрын
Pois é, li recentemente pela primeira vez e pensei: “Népussive” que misturei as bolas 😅🤣
@oderaguiar3824 жыл бұрын
Adorei reler esse livro. Me impressiona muito no Machado de Assis, sua obsessão pelo tema do adultério. Em sua trilogia: Memórias, Quincas Borba e Dom Casmurro, esse é o ficou principal e o curioso é que a adúltera foi infiel duplamente, no casamento e na forte amizade entre os homens envolvidos, na minha opinião. Escritor genial o nosso querido MACHADO.
@LeticiaBComin9 жыл бұрын
Esse livro é espetacular mesmo! Engraçado, inteligente, cheio de frases de efeito. Machado é gênio e ponto!
@HelloImMandy19 жыл бұрын
Acho incrível como você consegue me fazer ter vontade de ler qualquer livro, mesmo que eu já tenha lido o mesmo várias vezes!
@DikonRoderik-hr9xw Жыл бұрын
O velho Bras Cubas me fez mudar a maneira como eu enxergava a passagem do tempo e a hipocrita e egoista sociedade humana e isso foi ainda na adolescência; me levou diretamente a uma visão estóica da vida e por isso serei sempre grato a esse livro ! Além de Realista e impressionista, ainda se poderia considerar esse livro com tendências góticas:nunca um fantasma foi tão bem representado na literatura mundial! 😱👻👻👻👻
@abelcarvalho59979 жыл бұрын
Lembro que li memórias póstumas na escola tinha detestado reli recentemente e adorei e fui buscar outros livros dele ,agora estou lendo vários deles Esaú e Jaco,o alienista,Helena,Ressureição sem dúvida o nosso maior autor.
@d.s.campos4 жыл бұрын
Amo esse livro. O meu preferido do Machado. "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico essas memórias póstumas", simplesmente genial. Faz um vídeo sobre um livro parecido do Pirandelo "O falecido Mattias Pascoal".
@StephannyeInay9 жыл бұрын
Só fui entender o " Diálogo de Adão e Eva" no cursinho, a interpretação da professora foi o melhor. hahahaha Amo esse livro! Li no ensino médio e não entendi nadica de nada, depois de um tempo li por que lembrei que o tinha e gostei. E assim foi, já li umas 4 vezes e a cada vez entendo um pouco melhor e o amor só faz crescer.
@StephannyeInay9 жыл бұрын
La estou eu saindo e : " não esqueça de dar o joinha..." cá volto eu pra dar o bendito joinha. hahahaha
@italofelps7 жыл бұрын
O final foi devastador pra mim. Me deu um frio na espinha, me fez pensar na obra umas duas semanas.
@barrybricks50436 жыл бұрын
Brás Cubas …………………….? ( Vc me quer ? ) Virgília …………………………! ( Sim, como te quero, Brás ! ) Brás Cubas ……………………..( Eu também te quero ……………………………………e esse desejo é muito antigo .) Virgília …………………………! ( Então vem, querido, vem depressa para mim ! ) Brás Cubas …………………….( Sim, vou, não dá mais para esperar. ) Virgília ………………………… ( O que está esperando ? Chegue mais perto. E fite-me nos olhos. ) Brás Cubas …………………( Beijo-te como se fosse a primeira vez ………………….!…………… sofregamente, beijo-te ! sim, ………………………….!……e me inclino a ti ! Ah ! ………………………………………! Que coisa mais linda ! ) Virgília ……………………..? Vc está gostando ? ) Brás Cubas …………………..! ( simmm ! ) Virgília ……………………….! ( Ai, que delíciaaaaa ! ) .........................................
@petrosltdo Жыл бұрын
O defunto-autor tem em morte um suspiro de vida, e a cada retomada de consciência, este pulso; ao qual não sabemos o porquê dá-se, mas trás à tona a vaidade deste que ressurge para reescrever o relato vivido. O ser morre, mas o ego ressurge impetuoso. Everalldo Santos.
@raafael_t3 жыл бұрын
Machado é meu autor favorito. Me encantei com a história de Brás Cubas e a participação ilustre de Quincas Borba. Fantástico esse livro e é o meu protegido, bem junto com os meus outros livros do Machado.
@aliciaschimanski83672 жыл бұрын
Acabei de comprar box com 3 livros do Machado de Assis. Comecei pelo Memórias Póstumas, vim buscar inspiração nesse video. É um leitura complexa, tenho que ler com dicionário ao lado.
@felipealisson9 жыл бұрын
Eu li esse livro sete anos atrás, pra fazer um trabalho do curso e creio que foi o primeiro livro que li na vida. Simplesmente fantástico. Adorei o vídeo Tati.
@Asresponde7 жыл бұрын
que estante LINDA no fundo! Meu sonho da vida
@nakadai44442 жыл бұрын
Machado, é grandioso!!, maravilhoso, é demais, a expressão de uma avaliação de tudo e tantas coisas, de sua vida!!!......Grande Machado!!!.....
@MultiPppedro9 жыл бұрын
Tati, li o livro para fazer uma prova na escola e durante a leitura me encontrei confuso em diversos momentos. Não sei, mas esse foi o livro mais diferente que já li na minha vida, ele me abriu novos horizontes e conseguiu me conquistar em alguns momentos. Sei lá, gostaria de ter entendido um pouco mais desse livro, acho que ainda não estou preparado para entender toda essa magnífica história ( só tenho 14 anos ), mas pretendo ler esse livro novamente. Obrigado pelo vídeo, ele me esclareceu muitas dúvidas e me chamou atenção pra diversos pontos do livro que eu mal tinha notado. Obrigado de novo !!
@nicolesilva3068 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso!!! É incrível o jeito que tu é apaixonada por essa literatura! Parabéns, muito bom mesmo!!!
@GabrielSilva-po2qx4 жыл бұрын
Amei o capítulo "O delírio" tbm. É o melhor, e depois o da borboleta preta. A leitura requer muito o dicionário, mas vale a pena. Eu demorei 3 semanas pra terminar
@AdrianaNascimentoDri9 жыл бұрын
Esse livro é mesmo incrível, li ele na escola e me apaixonei pelo tom irônico da história. Ele tá na minha lista de reler.
@victorscalice93589 жыл бұрын
Tatiana, antes mesmo de comentar sobre essa incrível resenha, quero te parabenizar por seus fantásticos vídeos e por sua grandes desenvolturas para com os livros. Quero muito começar a fazer alguns vídeos falando sobre livros, e você é um grande exemplo do quão interessante esse universo literário é. Bom, Memórias Póstumas de Brás Cubas sempre foi o meu livro preferido de Literatura Brasileira. Eu vivo o recomendando para alguns amigos, e essa resenha me fez relembrar de diversos pontos da obra, e me fez ficar com vontade de lê-lo novamente. Este ano prestarei vestibular novamente, ou seja, ele já está na minha listinha de livros. Você citou o meu capítulo predileto do livro, "O Delírio". Ele classifica a vida humana tão perfeitamente, que fico impressionado. Como nos deixamos levar pela ambição, as vezes pelo amor ou não, e no fim, como acabamos. O capítulo das reticências também e magnífico. O jeito como ele deixa explícito o sexo dos dois personagens é algo que jamais havia passado pela minha cabeça. Eu li em uma edição da Saraiva bem gostosa também. O livro tinha até ilustrações, e completo, não compacto. Porém, quero ver se compro um igual ao seu. Obrigado pelo vídeo. Estarei te acompanhando todos os domingos. Já quero ver resenha sobre Til, ainda não li essa obra. Grande abraço.
@realthaizoca9 жыл бұрын
Imaginaria Machado que "memórias póstumas" ficaria tanto tempo na lista da FUVEST? Terminei a escola em 2004 e ele já era leitura obrigatória pra FUVEST naquela época. Fiz 2 faculdades e uma pós e ele continua lá haha brincadeiras a parte, além de Macunaíma, acho que esse foi o livro que mais li na vida e não vejo a hora de reler. Vale muito a pena ;)
@davidlopes279 жыл бұрын
So um adendo, os onze amigos no seu funeral e uma comparacao que ele faz dele mesmo com jesus, pois jesus tinha onze amigos em seu velorio tambem, pois judas ja havia suicidado naquele momento...
@danilogabrielveira9 жыл бұрын
Você foi fantástica nesse "resumo" de Brás Cubas. Tinha acabado de ler o livro e queria ver alguém dialogando sobre ele, realmente é um livro incrível. Parabéns pelo canal, ganhou mais um inscrito rs.
@alessandrapaccola31219 жыл бұрын
Tatiana, a primeira vez que li "Brás Cubas" não entendi nada. Recentemente, relendo a obra de Machado, descobri o que me impedia de compreender o livro: a falta de maturidade. Enfim, com meus 27 anos ri bastante com o livro e hoje em dia tenho o maior carinho por ele. Beijos e sucesso com este canal espetacular.
@klaaucruz86977 жыл бұрын
Esse livro é incrível. Ele te transporta pra vários lugares e te faz perceber que de fato até hoje existem sim, vários exemplos de Brás Cubas em nosso meio. Não dá pra morrer sem ler esse livro maravilhoso ❤️
@expeditojo9 жыл бұрын
Tatiana, parabéns pelo vídeo. Há anos que acompanho seu canal, e esse foi meu vídeo predileto Sou professor de Literatura Brasileira com foco de pesquisa em Machado de Assis. Meu favorito é, sem dúvidas, Dom Casmurro. Para mim, ele é o maior autor em Língua Portuguesa, um gênio da ironia em todos os muitos gêneros que escreveu.
@danielefreire40439 жыл бұрын
Tendo comichões para reler a obra e aproveitar para emendar com minha atual leitura (Quincas Borba).
@Taay24959 жыл бұрын
O velho diálogo de Adão e Eva é a melhor cena de sexo que eu já li. Quem é 50 Tons na fila do pão com essa cena? Kkkkkk
@laiscfg9 жыл бұрын
Concordo com vc. É simples e genial.
@RicardoKleine18 жыл бұрын
+Tayná Garcez Genial!!
@biamenezes78017 жыл бұрын
antes de assistir vídeos sobre esse livro não tinha entendido hahaha eu só pensei "hm... ok?"
@barrybricks50436 жыл бұрын
E naquele tempo não existia camisinha e nem pílula anticoncepcional.
@barrybricks50436 жыл бұрын
Brás Cubas …………………….? ( Vc me quer ? ) Virgília …………………………! ( Sim, como te quero, Brás ! ) Brás Cubas ……………………..( Eu também te quero ……………………………………e esse desejo é muito antigo .) Virgília …………………………! ( Então vem, querido, vem depressa para mim ! ) Brás Cubas …………………….( Sim, vou, não dá mais para esperar. ) Virgília ………………………… ( O que está esperando ? Chegue mais perto. E fite-me nos olhos. ) Brás Cubas …………………( Beijo-te como se fosse a primeira vez ………………….!…………… sofregamente, beijo-te ! sim, ………………………….!……e me inclino a ti ! Ah ! ………………………………………! Que coisa mais linda ! ) Virgília ……………………..? Vc está gostando ? ) Brás Cubas …………………..! ( simmm ! ) Virgília ……………………….! ( Ai, que delíciaaaaa ! ) .........................................
@jessica0000019939 жыл бұрын
Eu amo esse livro. Eu não tive que lê-lo pro vestibular porque quando eu estava no ensino médio o livro obrigatório era Dom Casmurro ( que também é incrível ). Mas quando eu o li gostei muito mesmo. Eu recomendo a leitura de Quincas Borba, porque também é um livro muito bom e os contos do Machado. Também adorei seu vídeo ! :)
@marianefreitas20207 жыл бұрын
Acabei de terminar o livro e meu Deus confesso que estou extasiada com a narrativa! ❤
@WilliamPSX2 жыл бұрын
Adorei a resenha. Acabei comprando o livro! Preciso ler clássicos da literatura brasileira pois só leio literatura estrangeira!
@geizatalyuli97213 жыл бұрын
Amei. Li esse livro no meu Ensino Médio para um trabalho de apresentação. Ótima leitura!
@wilsonlsilva5 жыл бұрын
O livro é absolutamente GENIAL! Essa interação com o leitor, a ironia que chega escorre... Embora eu tenha detestado o Brás Cubas (tão orgulhoso e egoísta que me irritou muito... Não à toa, tinha suas ambições - e atuação - como político), a experiência desta (re)leitura foi muito boa e divertida!
@ismaeltomazini88873 жыл бұрын
Tatiana muito obrigado por compartilhar suas resenhas conosco, sempre que termino um livro, venho no seu canal, e fico encantado.
@maxxxxxxxxxxxxxxxx89 жыл бұрын
Ótima análise! Parabéns pelo canal. LI Memórias Póstumas recentemente, foi sem dúvidas um dos melhores livros que já li. Chego a dizer que foi o livro de literatura mais brilhante escrito em língua portuguesa.
@janainarodriguessilva38745 жыл бұрын
Nunca me interessei por literatura nacional, mas há 10 anos comprei esse livro para me forçar a lê-lo, pois bem, nunca o li. Ate que achei ele nos meus achados e perdidos e pensei: porque não?! Comecei lendo no livro físico mas pela quantidade de palavras difíceis optei por terminar no kindle. Que livro maravilhoso!!!!
@pinheirodacosta8 жыл бұрын
Edgar Allan Poe, escreveu Shadow - A parable, em 1835, anos antes de Machado de Assis: "Vocês, que me leem, estão ainda entre os vivos, mas eu, que escrevo, dede há muito ingressei no reino das sombras. Pois, em verdade, coisas estranhas acontecerão, e coisas secretas serão reveladas, é muitos séculos decorrerão antes de os homens terem conhecimento destas memórias."
@baekinha98738 жыл бұрын
De todos os livros de vestibular que li esse foi o meu preferido, que livro incrível!
@c.cristaliceu9 ай бұрын
Cara a Tati é monstro da literatura, sem ele eu estava ferrado,,,,, OBRIGADUUUUUUUUUUUUU VIDA LONGA PARA TATI
@cibellebandeira26809 жыл бұрын
Meu Deus esse livro é maravilhoso!O livro que me fez amar a literatura.Melhor livro!
@RaphaelSmith_849 жыл бұрын
Melhor livro da nossa literatura. Simplesmente genial!
@joaomarcal49259 жыл бұрын
Tatiana, estava no meio do cursinho e sai correndo para casa para assistir o vídeo quando vi sobre o que era. Esse, foi sem dúvidas um dos melhores vídeos do seu canal, e além nada conta o fato do Memórias ser o meu livro favorito da vida! (Hehehe) Estou aqui me roendo para relê-lo. Suas palavras aumentaram ainda mais o meu amor pelo livro. Meus parabéns. Você é demais!
@thaianapimenta13225 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho, vcs, pessoas que investem na educação brasileira merecem o mundo 💕
@LuizHenrique7309 жыл бұрын
"Ela era linda, porém... coxa"
@dark-tm2xy6 жыл бұрын
"Por que bonita, se coxa? Por que coxa, se bonita?"
@jamillyoliveira96516 жыл бұрын
Ela não era atleticana, por isso . . .
@CleitonDanzig5 жыл бұрын
@@jamillyoliveira9651 😂😂😂
@pxjk62135 жыл бұрын
Borboleta negra, ainda sim era melhor ter nascido azul... Capítulo sem saboria ou empulhação? Leitor circunspecto 😁
@flavioantunes38769 жыл бұрын
Tati vc também podia fazer sobre os livros obrigatórios para a UNB que tem os quatro contos do machado que são eles o Alienista , conto de escola , noite de almirante e o homem célebre e também tem o cortiço , eu vou fazer prova deles daqui a umas 4 semanas e eu queria saber a sua opinião sobre esses livros, te adoro BJS
@nathaliasampaio50357 жыл бұрын
Tati, faz um vídeo sobre o livro: Primo Basílio!!! Por favor 🙏🏼
@karinaoliveira81707 жыл бұрын
Li esse livro no período de escola, quando eu Machado de Assis era meu autor preferido. As coisas que mais gostei do livro foram a dedicatória e o tom de diálogo com o leitor.
@mariacarolinecavalcante64018 жыл бұрын
Muito bom!!!! Me incentivou a gostar do livro explicando de maneira resumida e simples.
@AmandaSantos-uu1uc9 жыл бұрын
confesso q vim ouvir o resumo pq tenho prova sobre o livro amanha, mais adorei preciso ler 😍💟
@luanaalves72739 жыл бұрын
Este é simplesmente sensacional, amo o autor. Adoro o jeito como ele escreve.
@biancacaje29796 жыл бұрын
Adorei!! Comecei a estudar para o vestibular e decidi ler, primeiramente, este livro de Machado. Confesso que no começo, pensei que seria a maior chatice, mas agora me vejo apaixonada antes mesmo de lê-lo!!!!!! Ansiosíssima para conhecer o desfecho final.
@victorrianm7 жыл бұрын
Oi, Tatiana! Confesso que acabei de comprar este livro pela internet porque uma professora recomendou-me e eu acabei ficando interessado. Mas, também confesso que tenho medo de não conseguir acompanhá-lo devido à linguagem rebuscada, faço o 9º ano na escola e não tenho muito conhecimento de literatura, ainda, então isso pode acabar me incomodando. No entanto, vou ler o livro, sim, e pretendo comprar outros como 'O Cortiço' e 'Dom Casmurro'. Ótima análise, como sempre!
@MrGu30009 жыл бұрын
Que legal esse vídeo, de verdade. Estou estudando para uma prova e me ajudou bastante a clarear a cabeça. Muito obrigado.
@Otakawaii16 жыл бұрын
Eu li esse livro sem compromisso nenhum e adorei!!
@Melhorprofe9 жыл бұрын
Tive que ler esse livro por obrigação no ensino médio para fazer um filme curtinho sobre ele. Para minha surpresa, amei o livro! Está até hoje entre os meus favoritos!
@sritacassia2 жыл бұрын
Esse livro é muito bom, eu gosto muito do Machado de Assis.🌹♥️
@LWOliver9 жыл бұрын
Eu sou muito suspeito para falar de Memórias, afinal, Machado é meu ator favorito, mas não posso deixar de vir elogiar o livro. ]] Não é meu favorito dele, mas é um dos melhores que eu já li - e um dos melhores da Literatura Nacional. O capítulo "Delírio" funciona como conto, dá para indicar mesmo a quem não for ler o livro. Há tanta coisa marcante (o diálogo de adão e eva, a teoria sensacional das janelas, a filosofia do humanitismo) que nem sei por onde começo. Acho que as melhores coisas desse livro são o sarcasmo, a crítica social bem sutil, mas pontual, a escrita (claro), Brás Cubas (que amamos odiar), as várias formas de construção de texto e narrativa, enfim, poderia ficar elogiando para sempre. haha parabéns pela iniciativa, Táti, boa sorte nesse projeto. ps: Til já é o próximo!? estou ansioso para saber suas impressões sobre ele!
@LWOliver9 жыл бұрын
***** ps2: deu uma vontade danada de reler depois de teu vídeo, mas tenho muita coisa na minha pilha (do Machado só falta mais um para fechar sua bibliografia haha
@alexandrecrepaldi46503 жыл бұрын
2021, meia noite. Acabei de ler "Memórias Póstumas de Brás Cubas"! Incrível, estou quase me convertendo ao Humanitismo kkkkkkkk. Falando sério, fiquei apaixonado pela escrita do Machadão, que livro incrível! "Quincas Borba" já está na minha lista!
@DikonRoderik-hr9xw Жыл бұрын
Ou seja ,se considera mais superior aos outros grupos sociais como o Quincas Borba, se e que entendeu o que é o Humanitismo :ao vencedor as batatas ! Acho melhor manerar na eugenia social !🙈🍘🍘🍘🍘🍘
@laislacerda9 жыл бұрын
Vou prestar vestibular esse ano e quero muito passar na Fuvest, seus vídeos vão me ajudar, Tati :)
@skywalker22779 жыл бұрын
Simplesmente o melhor livro que já li na vida. Espetacular!!
@gabrielypereira15626 жыл бұрын
Assisti ontem e caiu no vestibular da Uva, hoje. Parabéns!
@andreiaferreira70795 жыл бұрын
Eu li esse livro obrigatoriamente esse ano (estou no 9 na escola) e eu amei. Confesso que teve muitas partes que fiquei confusa e que provavelmente terei que reler mas ele é incrível. O que me deixou mais pensativa foi o final. No começo ele cita algo como "Não transmiti a ninguém o legado de minha miséria" e no final "Não transmiti a ninguém o legado de nossa miséria" se alguém tiver alguma interpretação sobre eu adoraria saber rs
@j.l.38106 жыл бұрын
Achei "delírio" o melhor capítulo, mas gostei muito também do final "das negativas", sinceramente os capítulos mais geniais do livro estão após o "Teoria do benefício", ou seja, o melhor ficou pro final, achei que só eu fizesse isso e com comida kkkkkkkk
@Rodolfo14978 жыл бұрын
Estou lendo e me interessando cada vez mais pelo livro. Ótima análise !
@cheshirevic_6 жыл бұрын
Logo no começo, a senhorita cita que Brás Cubas esta morto. Eu, minha professora de literatura, e a sala em si, discutimos sobre essa dedicatória, e, depois de uma longa conversa, ainda ficamos em duvida se Brás Cubas realmente está morto. Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre esse fato, pois pude ver que em várias passagens do livro, essa questão fica MUITO ''no ar'', por assim dizer. Eu diria que o personagem do livro esta morto, mas, morto por dentro. Ou morto por fora, e vivo por dentro. Por mais que sua dedicatória diga ''Aos vermes etc etc'', eu acho que essa questão levantada é bem mais profunda do que se imagina :) Confesso que não esperava que eu fosse gostar tanto do livro como gostei. Achei uma leitura cansativa, mas é realmente um livro muito bom e com uma ironia extremamente única. Machado merece muito mais atenção, principalmente nos dias de hoje! Ah, e obrigada pelo seu vídeo, ótima sua resenha
@Vinicius-ph2uo8 жыл бұрын
Meu primeiro livro do ano, final espetacular.
@mayraheloisepereira95455 жыл бұрын
Conheci o canal hoje,e cara, que demais, muito sucesso pra ti. Facilita muito o entendimento para o meu vestibular que será em junho,da Unemat 2019. uhuuuuuuuu.
@leonardoparicelly76746 жыл бұрын
Parabéns pela síntese feita por você, de forma clara, conseguiu repassar todo o conteúdo da obra.
@mariaeduardamiranda_ Жыл бұрын
Poxa, ao lembrar da minha leitura sentia que o livro não era bom, não sei se é porque fui lendo de pouquinho em pouquinho por um tempo longo ou se não fui com a cara do Brás Cubas. Lembrei do nada desse livro e vim conferir seu vídeo, agora parece que as boas memórias da leitura foram revividas e refiz minha opinião. Agora posso dizer que é um ótimo livro hahaha muito divertido.
@fernandaduarte98216 жыл бұрын
A primeira vez que li esse livro tinha doze anos, nunca mais me esqueci dele... ❤
@Liadler20244 жыл бұрын
Machado de Assis é meu crush supremo! Meu Deus! Como eu amo esse homem! Projeto desse ano é ler os contos dele! Vou reler don casmurro tb. Posso falar uma bobagem? Quincas Borba ( o personagem, não o livro) me lembra Don Quixote.
@edvaldodeodato893 Жыл бұрын
Depois que compreendi esse livro. Minha leitura ficou mais fácil.
@LeoniceMoraes7 жыл бұрын
Parabéns adoro as suas resenhas faço curso de Letras. EAD e os seus vídeos me ajudam muito ...GRATIDÃO BJS
@anitaazevedo97626 жыл бұрын
Vi na escola mas tinha muitas palavras difíceis e como é pra apresentar um livro dentro de um mês desisti rsrs depois vou pegá-lo pra ler com mais calma.
@magdaveloso26126 жыл бұрын
A melhor dedicatória de todos os tempos.
@Karinadosanjos99 жыл бұрын
Esse é um dos meu livros favoritos de Machado de Assis, que é um dos meus autores favoritos. Eu realmente gosto dessa ironia dele. O uma coisa em Machado de Assis é que mesmo ele sendo mulato também retratava os negros e mulatos como pessoas, ou seja com falhas humanas. Com um ex-escravo que quando compra um escravo trata o coitado ainda pior do que era tratado. Acho ridícula a nova onda de alguns professores de colocar que Machado de Assis é chato.
@geovanerossi1043 жыл бұрын
Gosto da forma que vc enxerga a leitura.
@rafaelagomes12009 жыл бұрын
Parabens pela iniciativa. E começou mt vem. Assistir este video foi mt especial, tenho um caso de amor com Machado, li no segundo grau e simplesmente amei.
@R4Y4N337 жыл бұрын
Esse livro é muito bom e vendo o vídeo da vontade de reler.
@jardimdoslivros9 жыл бұрын
Acabo de terminar o livro, achei maravilhoso também. Agora pretendo assistir o filme brasileiro, já conhece? Nunca me dei bem com Machado de Assis, mas agora acho que ele me ganhou. Adorei a resenha Tati, beijos.
@natanmendesjunior11499 жыл бұрын
Quando cursei o Segundo grau, li este livro e fiquei maravilhado. Quero reler...
@LekoOBR9 жыл бұрын
Do machado apenas li Dom Casmurro e foi uma experiência incrível, mesmo o lendo na adolescência. Acho que já passou da hora de eu buscar suas demais obras! Mais um vídeo incrível Tati. Como sempre, deu vontade de ir atrás do livro assim que o vídeo terminou ;)
@olympicsbra5 жыл бұрын
Meu ensino médio cursei entre 14 e 16 anos. Acho que era muito novo, pois sempre achei literatura clássica um saco. Mas, hoje, após esse vídeo, deu vontade de lê-lo novamente. O único livro clássico que achei difícil, mas de narrativa incrível e bela, foi "Os Sertões" de Euclides da Cunha. Um livro pesado.