No video

MESMO ASSIM ELES CONTINUAM FABRICANDO | João Gravina e Rodrigo Garreta | Starling Cast

  Рет қаралды 34,390

Mateus Starling

Mateus Starling

Күн бұрын

ESSE VIOLÃO É CARO E DÁ PROBLEMA.
Contato para publicidade: mateusstarling@gmail.com
Veja o episódio completo aqui: • CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃ...
-----------
A maior escola virtual para guitarrista do Brasil: www.StarlingAc...
-----------
Sobre João Gravina
Um dos maiores conhecedores e construtores de guitarras e baixos do Brasil, junto está o seu sócio e músico Rodrigo Garreta.
Como luthier, Gravina começou como autodidata com regulagens e reparos em 1985, até profissionalizar-se como construtor de guitarras e baixos em 1987, criando a marca Gravina.
Além disso, tornou-se uma referência como professor de luthieria, dando aulas de regulagem e manutenção, assim como de técnicas de construção de instrumentos solidbody.
Em 2008, um de seus alunos - Rodrigo Garreta - tornou-se seu sócio, fundando com ele a GRAVINA GUITARS. Garreta aperfeiçoou seus conhecimentos como designer e operador de CNC, de forma que os instrumentos Gravina passaram a ser feitos parcialmente em máquinas computadorizadas.
Recentemente, Gravina vem ampliando seus modelos, oferecendo touch guitars e desenvolvendo a marca OTMA, de instrumentos eletroacústicos.

Пікірлер: 120
@m_m_m1977
@m_m_m1977 8 ай бұрын
Fazem anos que eu me convenci que marcas de instrumentos são como grifes de roupas. A pessoa pode ir numa loja cara e comprar uma roupa cara. Mas também existe a opção de ir num alfaiate e fazer uma roupa sob medida com extrema qualidade.
@interativaproducoes
@interativaproducoes 9 ай бұрын
Inclusive aconteceu o mesmo com o meu Godin Multiac, a ponte literalmente pulou fora, e danificou os captadores, um gasto absurdo para arrumar um violão que já custou um absurdo.
@dirceurabelo
@dirceurabelo 9 ай бұрын
Tenho um Godin Multiac Black Pearl que teve esse problema com o cavalete há uns 20 anos. A solução do luthier na época incluiu o uso de parafusos.
@danielpereira2871
@danielpereira2871 9 ай бұрын
O mais bacana disso tudo, é estar presente diariamente trabalhando, aprendendo em fim... Mestre Gravina e Garreta, são tops.
@zemauricioze7932
@zemauricioze7932 8 ай бұрын
Conheci o João Grávida a muitos anos atrás no seu Studio na rua Alice laranjeiras. Seu trabalho é de extremo cuidado. João, tudibom procê. Você é um.cata sério.
@miagijunior
@miagijunior 9 ай бұрын
Tive um Warwick Corvette Proline que era do início dos anos 2000. O braço torceu sozinho e a madeira descolou perto do headstock. Esse luthier falou tudo. Meu baixo teve jeito, mas agora não me arrependo tanto de tê-lo vendido. Demais esse canal!!!
@alexandreshaliach5165
@alexandreshaliach5165 8 ай бұрын
Papo excelente, com certeza o melhor que vi.
@claudioricardodealmeida180
@claudioricardodealmeida180 9 ай бұрын
Excelente!!!! Preciso maratonar os vídeos desse canal!!!!👏💯⭐✨👍
@JoaoPaulo-mn3kc
@JoaoPaulo-mn3kc 9 ай бұрын
Comprei um violão Taylor, o baby, achei bem legal pelo preço dele, bem construído, som bem bonito, comprei nos eua pra não pagar os tufos de impostos, vale a pena.
@Ronixan
@Ronixan 9 ай бұрын
A linha que ele está falando é a linha X da Martin. Essa linha é feita de HPL - High-Pressure Laminate. O HPL é uma forma de laminado de alta pressão que consiste em camadas de papel kraft impregnadas com resina fenólica, que são comprimidas sob alta pressão e calor. Não tem nada de madeira nessa linha. Segundo a Martin, trata-se de uma linha de entrada com prós e contras. Contras: Não tem a sonoridade e qualidade de um violão sólido de madeira. Prós: Dizem que é mais resistente a mudanças de temperatura, pressão, clima. Eles querem vender a ideia de que pode ser um violão Travel de mais qualidade que a linha LX, permitindo que vc não precise levar seus violões mais caros em viagens com família, lazer, essas coisas. Um violão de praia e fogueira. Eu toquei num Martin X e não achei ruim. Mas não sei nada sobre sua durabilidade com o passar dos anos.
@willgoldberg1314
@willgoldberg1314 8 ай бұрын
Eu tive um Martin X series e um Taylor 214 e posso afirmar que ambos possuem um som fechado e embolado. Um Cort com tampo sólido possui sonoridade bem superior, som aberto e definido.
@sopedalnadamais
@sopedalnadamais 8 ай бұрын
Tem madeira sim colega. O braço é feito de madeira laminada unida com resina. O HPL é a fórmica usada em revestimento de móveis. É uma bela porcaria e o violão tem som de lata
@fabiomusic-metal3730
@fabiomusic-metal3730 9 ай бұрын
Luthier super inteligente, por causa desse corte vou ver a entrevista toda, 😱
@Gabriel_Cardoso97
@Gabriel_Cardoso97 9 ай бұрын
Os Takamines china têm um problema crônica com preamp tbm. Tenho um que depois de 1 ano começou a dar um ruído de aterramento infernal. Só acabou depois que eu troquei todo o sistema elétrico. Uma pena. Não tem peça de reposição da Takamine e o preço dos violões dessa marca não são acessíveis.
@tiagodesouza3374
@tiagodesouza3374 8 ай бұрын
Outro problema é tampo levantar
@surftmm
@surftmm 7 күн бұрын
Aí o cara falou tudo..quem compra muitas vezes não sabe o que quer, aí compra uma tranqueira como esse Martin que ele falou.... Eu sempre tive o SOM que eu quero na minha cabeça e nunca me impressionei com marca... Em se tratando de violão eu estava em busca de um all solid com boa projeção e equilibrado de frequências.. encontrei minha felicidade num Cort Gold A8, instrumento delicioso de tocar mesmo com encordoamento 012 híbrido (bordões do 013), super dinâmico ao toque e equibrado de frequências.. instrumento que paguei 6.5k e com certeza dá pau na maioria dos instrumentos de marcas mais renomadas até mais caros que ele...
@robertomaia6354
@robertomaia6354 9 ай бұрын
Defeito é no caro é no barato, e quando se refere a instrumento ainda tem a coisa do gosto do músico, que é uma parada pessoal e que não dá pra outra pessoa mensurar.
@jredguy
@jredguy 9 ай бұрын
TEnho um Warwick Corvette Proline 1998 Alemão. Ainda não aconteceu este problema com o tensor, mas sabendo dele, vou ficar mais ligado ainda na manutenção.
@fernandocesar2389
@fernandocesar2389 9 ай бұрын
A Martin tem problemas com os filetes (bindings) se soltando de uns anos pra cá como aconteceu com o meu D35 de 2011. Vejo muitos videos com gente reclamando sobre isso no YT.
@deciogorini_music8749
@deciogorini_music8749 9 ай бұрын
Tenho o mesmo problema com o meu D35.
@monkmonk1144
@monkmonk1144 8 ай бұрын
Os friso solta, mais o som é incrivel mesmo, viva martin
@fernandocesar2389
@fernandocesar2389 8 ай бұрын
​@@monkmonk1144Exatamente, sem igual!
@alexandremondo
@alexandremondo 9 ай бұрын
Os caras em 2023 descobrindo que cola epoxi é muito mais forte de que qualquer titebond... tivessem perguntado pra um marceneiro, já saberiam há muito tempo.
@o_patriota7227
@o_patriota7227 8 ай бұрын
Toco nele até hoje
@Luksguitar85
@Luksguitar85 9 ай бұрын
Tenho um desse, tá descolando tb. O que me irrita é a captação, que sempre dá problema. Aquela captação que fica na boca. Vai mexendo, suor e aí dá problema.
@luisfabianojesus5269
@luisfabianojesus5269 8 ай бұрын
Show de bola ⚽⚽ ⚽
@albertotrabulsi9726
@albertotrabulsi9726 6 ай бұрын
Aqui no Maranhão, onde o calor é intenso, muitos violões Godin já soltaram o cavalete.
@marcusandre5051
@marcusandre5051 9 ай бұрын
Qualquer marca pode apresentar problemas, basta produzir em escala industrial que sempre alguém será sorteado.É claro que se alguma série apresentar números altíssimos de ocorrências devem ser retirados da linha afim de não comprometer a marca.
@EmídioSantos0619
@EmídioSantos0619 8 ай бұрын
Vejo muita gente falando sobre Madeiras. Mas esquecem que o tensor também é uma peça muito fundamental. Como o próprio nome já diz... o tensor recebe toda a tensão das cordas, quando elas estão esticadas. Acredito que se a barra e a bala do tensor, ambos fossem feitos com material de inox. Talvez poderia estabilizar à afinação de uma guitarra modelo Stratocaster, porque o inox é duro e também resistente as mudanças climáticas. Duvido que a Madeira por mais densa que ela seja, vai segurar à pressão das cordas esticadas a longo prazo. Uma prova disso são os violões com cordas de aço, que não tem tensor. Já vi muitos violões com braços curvados. Mas todos luthier só dão destaque a Madeira como se ela fosse o tudo e sobre todos.
@nathanlira8551
@nathanlira8551 9 ай бұрын
As marcas não usam cola epóxi porque além de ser mais cara, não é possível a remoção química sem danos ao acabamento ou à madeira.
@tonhodagaita4482
@tonhodagaita4482 9 ай бұрын
Com certeza...os instrumentos em série viraram produto de consumo... Alem de que, a ideia respeitável de que os instrumentos precisam ser "sustentáveis; acabam não sendo pq duram muito pouco. A produção industrial burlando o ambientalismo.
@sinvasZLCortes
@sinvasZLCortes 9 ай бұрын
A6 ultra Godin é uma boxxxta tbm, principalmente os primeiros lançados, meu deu problema no captador
@diegofaria5696
@diegofaria5696 8 ай бұрын
Martin é a marca que mais gosto. Tive dezenas de centenas, mesmo os violões de alto nível da Marca, são violões bastante frágeis a questão de clima, bem como umidade e temperatura. Bem comum soltar Binding, afundar o braço por volta da casa 14. Diferente disso é a Taylor, que constrói violões muito fortes, a Gibson fica entre Martin e Taylor... Takamine tbm faz violões muito fortes. Martin é meu primeiro amor, mas, necessidade de cuidados acima de média. Depois de alguns problemas, passei a manter todos em uma sala controlando temperatura e umidade. Nunca mais identifiquei problemas.
@sopedalnadamais
@sopedalnadamais 8 ай бұрын
Violao precisa ser selado por dentro. Madeiras radiais no corte
@zartamus
@zartamus 8 ай бұрын
O melhor instrumento é aquele que sai o som que toca teu coração! uma canoa pode ser bem mais resistente que um iate hiper-caro!
@gle1988
@gle1988 9 ай бұрын
Aos 6:40 será q eles não estão falando da linha chinesa não? A Rock bass...mas eles eram trazidos pela Equipo, não pela Condor Tech. Ou tbm pode ser ambos, alemães e chineses
@mamedearte
@mamedearte 9 ай бұрын
Tive um Warwick Corvette alemão ano 2003 e o braço torceu por causa do tensor. O tensor deles é péssimo!
@miagijunior
@miagijunior 9 ай бұрын
Caramba, fiz um comentário parecido, agora li o seu.
@rafa56471
@rafa56471 8 ай бұрын
Entrevista que trás um visão enviezada! Antes de tecer meus comentários; quero deixar claro que tenho violões de fábrica e de Luthier! E discordo veementemente da entrevista deste vídeo. Primeiro lugar: no Brasil temos meia dúzia, no máximo uma dúzia de Luthiers realmente bons. Com instrumentos que são maravilhosos. Mas… que vc vai ter que desembolsar 15 mil reais pra cima e esperar de 1 a 3 anos pra receber o instrumento! Tive do desgosto de comprar um violão clássico com um Luthier relativamente conhecido, paguei em prestação devido ao valor, esperei quase um ano. Comprei tarraxas Vs turner… aquela expectativa. Recebi violão com verniz manchado, sobra de cola nos acabamentos internos! Cavalete mais espesso de um lado do que do outro. Enfim… um desgosto total. Vendi o violão com baita prejuízo. Por outro lado tenho um Cort A6 Gold de fabricacao coreana. Tampo com tecnologia de envelhecimento e verniz com tratamento UV, que deixa a camada mais fina e resistente (feito eletronicamente)! Braço com reforço interno de ébano e acabamento interno diferenciado do troculo. Madeiras maciças em todo instrumento. Ébano na escala; jacarandá no cavalete, acabamentos em abalone. Um acabamento interno impecável. Som maravilhoso. Por menos de 1/3 destes violões fabricados por Luthiers no Brasil. Enfim, não desmereço a profissão de Luthier. Temos bons profissionais e são extremamente necessários. Entretanto tem um a cada km quadrado no Brasil fazendo concerto de instrumentos. O que quero dizer é… hoje é muito mais fácil ter problema com serviço de Luthier que com violão de fábrica! Logicamente se vc tem 20 mil pra desembolsar, vai ter instrumentos maravilhosos a disposição tanto com Luthier quanto de fábrica personalizados
@o_patriota7227
@o_patriota7227 8 ай бұрын
Enquanto isso, meu violão Eagle modelo folk cutaway, com vinte anos nunca soltou nenhuma peça.
@deniscwb971
@deniscwb971 6 ай бұрын
Nem som sai😂
@Rimonatto
@Rimonatto 9 ай бұрын
Pessoas tentando arrumar motivo para pagar mais caro é difícil de compreender.. Tem muito ser humanos estranho por aí..
@arqueon
@arqueon 8 ай бұрын
Eu tive 2 Warwick e os 2 tiveram problemas no braço
@GenilsonOficial
@GenilsonOficial 8 ай бұрын
O problema de instrumento de luthier é que só tem valor na hora de comprar, quando for vender ninguém quer.
@edubocchese
@edubocchese 9 ай бұрын
4:00 GODIN é superestimado. A brazuca Caimbé faz instrumentos milhars de vezes MELHOR, personalizável e com mais recursos, mas os abobado vão atras da "marca"... Não ganho nada pra falar isso... Mas Matheus, um dia tem de levar o Murilo Romagnoli pra trocar uma ideia aí!!!! Brasileiros VOAM nos equipo, mas os paga-vale querem as marquinhas da moda pra aparecer, depois tem de ir correndo, chorando, pros luthier consertar o que as superestimadas marcas que não fazem no dever de casa
@nathanlira8551
@nathanlira8551 9 ай бұрын
Tem instrumento que só vai na Araldite.
@HeraldoJr
@HeraldoJr 9 ай бұрын
Eu tenho um Corvette de 2006 que quebrou o tensor. Tive que trocar.
@cl6088
@cl6088 8 ай бұрын
Esqueceu do Rozini, que é expert em soltar os cavaletes. Tenho um violão e uma viola, ambos em tampo maciço, que estão encostados aqui... Foram piores do que o meu Tonante que durou mais de 20 anos e foi pro lixo inteiro.
@prviniciuslucio3066
@prviniciuslucio3066 8 ай бұрын
Rozini, pra mim, nunca mais. O meu novinho soltou o cavalete. Fui pesquisar após a compra e vi que isto é comum nos produtos da rozini. 😢
@cl6088
@cl6088 8 ай бұрын
@@prviniciuslucio3066 Pois é... Eu tinha comprado a viola e gostei demais do timbre. Depois comprei o violão. Ambos caros, com tampo maciço.... Daí um soltou o cavalete e não muito tempo depois, o outro.😒
@tulheiros32
@tulheiros32 9 ай бұрын
Qualidade não tem á ver com o preço do instrumento, como o gosto do músico não está relacionado ao preço do mesmo! Tenho instrumentos montados por mim mesmo e atendem superbem! Não possuem uma super qualidade mas, não perdem pra muitos de médio até alto porte sonoro!
@lumiyata
@lumiyata 9 ай бұрын
Qual modelo/série da Martin apresentou esse problema? O meu tá de buenas até hoje.. Já tem uns 5 anos... 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
@delanomacedo8332
@delanomacedo8332 9 ай бұрын
O meu deu problema, modelo Martin 175
@lumiyata
@lumiyata 9 ай бұрын
@@delanomacedo8332 puxa vida... 😟😟
@sopedalnadamais
@sopedalnadamais 8 ай бұрын
X Series
@vanderkerkov
@vanderkerkov 9 ай бұрын
Excelente entrevista parabéns. Mas deixa de bobeira e mantém o palavrão pois existem situações que só um palavrão pra expressar o fato ou o momento😅. Sucesso ao podcast.
@RaphaelRodrigues-ce5sd
@RaphaelRodrigues-ce5sd 8 ай бұрын
Esse negócio de instrumento é complicado, comprei um giannini start por ser um violão de preço acessível pra iniciante o arrependimento foi grande , quem falar aqui que esse violão segura a afinação estará mentindo kkk e mesmo afinando sempre tocando ele as cordas desafinam toda hora , não sei se foi só azar meu o que ei comprei ou a série por si só não vale bosta.
@claudioricardodealmeida180
@claudioricardodealmeida180 9 ай бұрын
Que vergonha hein! Uma marca consagrada fazendo esse tipo de serviço! Em vez de comprar um Martin, compraria vários Chibsons no Aliexpress. Acho que seria um melhor negócio.😆
@Supersaidlove
@Supersaidlove 8 ай бұрын
Resina epoxi cola esse cavalete tranquilamente.
@thiagosales2716
@thiagosales2716 9 ай бұрын
Resumindo: se tens dinheiro para comprar um instrumento caro, melhor é procurar um luthier e fabricar um sob medida
@VictorVarelaa
@VictorVarelaa 8 ай бұрын
Eu tenho um Martin, nao troco.
@alexandremondo
@alexandremondo 9 ай бұрын
Uns 20 anos atrás, eu perguntei pra um luthier pq eles não usavam cola epoxi para colar os instrumentos, especialmente o cavalete. Ele me respondeu que a cola de madeira é possível descolar para desmontar o instrumento, usando calor e etc. Eu pensei, "mas pra que raios eu vou querer desmontar o instrumento? Eu quero em primeiro lugar que ele não descole de jeito nenhum".
@sopedalnadamais
@sopedalnadamais 8 ай бұрын
O dia em que precisar remover o braço pra ajustar o angulo de inserção no corpo (reset neck), precisar remover a escala para trocar um tensor ou remover o cavalete para ajustar vai ver a dor de cabeça que causará ao luthier e o prejuízo no bolso.
@alexandremondo
@alexandremondo 8 ай бұрын
@@sopedalnadamais Mas cara, se o braço for corretamente colado na fabricação, vc NUNCA precisará fazer qualquer ajuste que necessite retirá-lo. O mesmo vale para o cavalete. Só a remoção da escala faz algum sentido e mesmo assim, poderia ser retirada com uso de tupia.
@lucasmizael3089
@lucasmizael3089 8 ай бұрын
kgf é o caralho Quase 3,9 kN
@amaurypetrucci6258
@amaurypetrucci6258 8 ай бұрын
Cada comentário sem noção rsrsrs.. E sem noção mesmo é esses luthier q vai fazer instrumentos cobrando o olho da cara com o mesmo valor de um instrumento americano q esta a mais de um século no mercado. Instrumentos de luthier tem alguns bons. Mas n tem mercado. Se vc comprar um Intrumento de luthier hj por 10 mil amanhã num acha 5. N tem valor, n tem mercado. Vamos melhorar esses preços.
@sopedalnadamais
@sopedalnadamais 8 ай бұрын
Fi. Violão é pra tocar e não pra revender. Fosse assim tinha tabela Fipe de violão. Instrumento de Bom luthier é superior a violões de marca. A tradição da marca tem um peso grande na mente dos músicos e isso é usado de forma creatina pelas grandes marcas. Já peguei muito violão badalado bo$tá. Nem todos são ruins, mas paga-se caro por isso.
@amaurypetrucci6258
@amaurypetrucci6258 8 ай бұрын
@@sopedalnadamaisRespeito sua opinião mas n concordo. Valew
@ricardomaldonadolaiseca5236
@ricardomaldonadolaiseca5236 8 ай бұрын
Eu tenho um baixo Warwick semiacuático (rock bass) que é uma merda!!!
@user-qs4uh1pd8r
@user-qs4uh1pd8r 8 ай бұрын
Esses musicos..... sao tudo uns maos macias....nao tem nenhum calo 😂... trabalhhar mermooo....muito pouco
@randomraf8907
@randomraf8907 9 ай бұрын
Com certeza po. Martin, Godin, Taylor etc... são instrumentos horríveis. Bons mesmo são os feitos pelo João Gravina. Tanto que vários músicos famosos utilizam os instrumentos dele como por exemplo :
@b.moraes85
@b.moraes85 9 ай бұрын
😂😂😂😂😂😂😂
@leocorso
@leocorso 9 ай бұрын
Exatamente. Fender é ruim, Martin é ruim...que papo de perdedor.
@Leorportella
@Leorportella 9 ай бұрын
😂
@josenina6610
@josenina6610 9 ай бұрын
Gibson tb é ruim. Todos são ruins. Muito ruins. Fender, Gibson, Martin, Taylor... Yamaha, Ibanez e cia 😆😆😆
@dpassarini1
@dpassarini1 9 ай бұрын
Cara, eles não disseram isso de forma nenhuma.
@tubaraobassoficial7054
@tubaraobassoficial7054 9 ай бұрын
eu so acho que os violoes Godim mereci am uma cqixinha de bateria melhor, porque a que vem nele é uma merda
Ik Heb Aardbeien Gemaakt Van Kip🍓🐔😋
00:41
Cool Tool SHORTS Netherlands
Рет қаралды 9 МЛН
WHO CAN RUN FASTER?
00:23
Zhong
Рет қаралды 43 МЛН
Comfortable 🤣 #comedy #funny
00:34
Micky Makeover
Рет қаралды 17 МЛН
IRMÃO DA SUZANE, A PERSONALIZADE DE ANDREAS VON RICHTHOFEN - C/ ULISSES CAMPBELL - CRIME
14:03
AULA de GUITARRA com KIKO LOUREIRO
21:01
Cortes do Ciência Sem Fim [OFICIAL]
Рет қаралды 129 М.
O QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE CAPTADORES | Pedro Wood | Starling Cast
9:18
REVELAÇÕES do MUNDO do THRASH METAL
12:04
Cortes do Amplifica [OFICIAL]
Рет қаралды 221 М.
A GENIALIDADE de JIMI HENDRIX
8:48
Cortes do Amplifica [OFICIAL]
Рет қаралды 71 М.
Ik Heb Aardbeien Gemaakt Van Kip🍓🐔😋
00:41
Cool Tool SHORTS Netherlands
Рет қаралды 9 МЛН