Aproveite a semana do cliente Insider! Nosso cupom especial na INSIDER é METEORO15 ! Garanta 15% de desconto em toda a loja. Clique no link e confira! creators.insiderstore.com.br/MeteoroBrasilDiaCliente2024
@asdf123-zi5te3 ай бұрын
vc deveria ter mencionado que a grande responsavel pela desindustrializaçao brasileira é a China, que facilmente susbstituiu as manufaturas brasileiras no mercado internacional, porque eram, em media, de baixa-media complexidade, o que nao afetava os paises mais avançados industrialmente, mas agora, estes mesmos vem sendo cada vez mais ameaçados por uma China que se tornou mais sosfisticada industrialmente, e que fara a eles, o que ja fez ao Brasil.
@MBLGBTQI3 ай бұрын
Me permita industrializar rapaz 🤚
@lgks18973 ай бұрын
Camisas Insider? Que dizer que o canal socialista não abre mão de patrocínio do capital?
@ratoprofeta61923 ай бұрын
Me permita-me fazer o L rapaz
@thelirio-u7v2 ай бұрын
Esse canal não tem mais o brilho de antes:(
@rafaeltn11473 ай бұрын
O Brasil "agrário" lembra muito o cenário do filme Interestelar. Onde aprender era proíbido, e tudo tinha que ser feito pra produção de milho
@luanfelipecamposoliveira34433 ай бұрын
Quando o poder não usa o conhecimento, nega-lo é fundamental para mante-lo
@MosesGHC3 ай бұрын
Aprender está quase proibido aqui com o orçamento pras universidades congelado!
@valwilke3 ай бұрын
Brasil Interestelar, o país do futuro q finalmente chegou!
@rodrigorodrigues2663 ай бұрын
Já temos as tempestades de areia no interior de São Paulo.
@luigeribeiro3 ай бұрын
No filme foi criada essa narrativa de que a ciência e tecnologia não era uma prioridade pois havia uma grande necessidade de produção de comida, a população foi enganada para que ela mesma tivesse mais chances de sobreviver se tornando fazendeiros. Há uma parte específica no filme que revela um revisionismo histórico sobre a exploração espacial para que as pessoas desde criança dificilmente se interessassem por isso. Já no Brasil atual a narrativa da grande importância do agro é criada para manter os benefícios dos privilegiados em detrimento de outros setores. A agro recebe anualmente dezenas de bilhões em renúncia fiscal.
@victorhugo37183 ай бұрын
É o q digo, num dia de chuva q nem hj aqui em SP, não conseguimos comprar um guarda-chuva fabricado no Brasil.
@NilzaSilvaLemosdeOliveira3 ай бұрын
Nada se fabrica no país 😢
@pauloaraujo57143 ай бұрын
Não fabricamos aqui porque é muito caro. Os impostos são altos, a mão de obra é ruim, mais a burocracia.
@LuizSouzaDeMelo3 ай бұрын
Lenda urbana. @@pauloaraujo5714
@CleberMag3 ай бұрын
@@NilzaSilvaLemosdeOliveira isso, depois a galera não entende porque não aparece emprego aqui
@oisirfla-m.7073 ай бұрын
Claro, somos submetidos ao imperialismo. É assim que funciona. A solução é a revolução.
@lucianoandrekoslowski16673 ай бұрын
Trabalho na área quimica e muitas empresas deixaram de produzir nos anos 2000 e simplesmente comprar produtos da China e revender produtos. A conta chegou na década seguinte.
@Paulochagas09493 ай бұрын
E quem foi o presidente durante esse período mesmo?
@ppn20243 ай бұрын
@@Paulochagas0949 kkkkkk. Não precisa esfregar na cara também.
@leandrosouza94512 ай бұрын
@@Paulochagas0949não querendo defender a incompetência do PT, mas os caras ficaram de 2016 até 2022 fora do governo e nada melhorou. Nem um esboço existiu por parte dos sucessores.
@MarcosBrandão-b3mАй бұрын
@@leandrosouza9451até porque a pandemia era o cenário perfeito para fomentar a circulação e indústria nacional
@CarlosRibeiro-s4tАй бұрын
@@leandrosouza9451A Zona Franca e o Simples são incentivos indústriais...o que falta é confiança no Brasil, incluindo a jurídica e acesso à mercados, infelizmente nosso Mercosul não é tão atrativo. A mão de obra no Brasil já é barata, bem mais que a China à bastante tempo. Governo deveria apenas cuidar melhor da infraestrutura, energia barata e portos...isto realmente foi uma falha dos últimos 20 anos. O avanço do Agro foi uma questão de mercado...a demanda mundial inflou a produção. A compra antecipada dos bancos da safra é um incentivo muito atrativo e não tem haver com o governo. Pequenas Zonas Francas em cada Estado e acesso à mercados pode ser a solução...a China pode ajudar com seus portos pelo mundo mas precisamos de atingir qualidade.
@Andremata13 ай бұрын
O Brasil tem um mercado consumidor gigante de motocicleta. Porque nao temos uma fabricante nacional com preços convidativos? Daria super certo.
@rafaeltn11473 ай бұрын
@@Andremata1 sempre pensei isso, até mesmo a india tem sua marca nacionale exporta pra países da africa
@TheCristiano633 ай бұрын
Pq 2 grandes marcas vão lá puxar saco do governo... Pra manter monopólio
@romuloroman3 ай бұрын
@@rafaeltn1147 Em principio marcas nacionalizadas durante o processo de independência. Royal Enfield é Royal por causa da Família Real Britânica.
@nikolasschumacher88313 ай бұрын
É só você se perguntar. "O que aconteceu com a Gurgel?" Que era nacional, utilizava de uma tecnologia até então nova, que barateava a produção, e não vingou. Mas por quê?
@HenriqueDaSilvaMorais-c1t3 ай бұрын
Porque Quem e o louco que vai abrir uma fábrica em um pais COM O MAIOR IMPOSTO SOBRE VALOR AGREGADO DO MUNDO!!! Obs: valor agregado e quanto um processo produtivo agregou valor ao material usado Ex: eu pego 2 Reais de farinha 2 reais de açúcar e 1 real de fermento 10 reais de mão de obra E vendo esse pao por 30 Valor agregado 10 reais E disso mais de 1/4 vai pro governo fora o que ja foi pago de imposto nos ingredientes e na mão de obra (que não e pouco) Aqui so se investe quem tem lobby em Brasília pra receber "ajudinha do governo" Qualquer empresário sério passa longe do Brasil.
@yuuta61183 ай бұрын
O Brasil tem mão de obra qualificada, mas não é absorvida pelo mercado de trabalho pq não tem trabalho para gente qualificada, e quando é absorvida é aquele salário precário por causa da alta concorrência. Falta apoio governamental e de visão do empresariado para o setor industrial e de alta tecnologia
@LEILALDS883 ай бұрын
Falta é ter menos imposto! 50% de tudooo é imposto!
@anamelenoi66502 ай бұрын
@@LEILALDS88para com essa baboseira. É sistemico o problema. A Suécia tem mais inposto que o brasil é muito mais inovadora q o Brasil. A legislação é um dos problemas, muito mais que o imposto.
@fabiospfcАй бұрын
@@anamelenoi6650mas ele não tá errado. Brasil tem mto imposto e pouquíssimo retorno. Porém precisa existir um corte de gastos, abaixar super salários e cortar privilégios da elite do funcionalismo público (políticos, juízes e demais cargos altos). Além disso, deveriam parar de cobrar sobre consumo e cobrar mais dos barões do agro.
@anamelenoi6650Ай бұрын
@@fabiospfc o problema é ele falar que o problema é só ter imposto. Acredito que é um problema multifatorial.
@hisrp4blo50810 күн бұрын
O problema e imposto e governo qur nao sabe equilibrar as coisas, super incentivaram a facilidade em alguem consseguir um diploma mas nao incentivaram as empresas a criar vagas para absorver os formados mesmo o empresariado com todo o poder que tem nao consegue passar para frente com a trava do estado
@MrTokamak3 ай бұрын
O Brasil voltou a ser um fazendão. Andamos pra trás.
@romuloroman3 ай бұрын
E buracão também. Eu sou de Minas Gerais que exporta suas montanhas desde o Século XVII.
@MrTokamak3 ай бұрын
@@romuloroman - que frustração né velho! Se pelo menos o Brasil fosse hoje um país de primeiro mundo nós dois ainda poderíamos argumentar que valeu a pena esburacar todo o estado de minas gerais e ter entregue todos os minerais roubados de lá. Mas, nem esse consolo nós temos.
@juliocesar-qk8lx3 ай бұрын
A gente sempre foi um fazendão
@luisalbertolopesdesousa52133 ай бұрын
voltou não, sempre foi, o mais perto que a gente chegou de uma industrialização ironicamente foi com a ditadura de Getúio Vargas e a Ditadura militar kkkkkk
@karloseduardo71763 ай бұрын
A maior participação da indústria foi durante o a dita ditadura chegando a 35% depois que acabou os militares começou a definha Lula pegou o governo com 21% de indústria entregou com 13% e a Dilma entregou com 11% parabéns pra quem faz o L desde 2002.
@maripereirabh3 ай бұрын
Em 2010 o Brasil fabricava aviões, plataformas de petróleo e sabia perfurar profundezas para extração petrolífera. Hj, quase tudo que compramos é produto importado, ou seja, estamos retrocedendo 10 anos a cada ano. Daqui a pouco estaremos trocando espelhos com os colonizadores.
@L3r4k3 ай бұрын
Governo petista
@NdeOliveira3 ай бұрын
@@L3r4kIsso é muito mais velho que o PT, começa em Collor e ninguém mudou porra nenhuma, seja Bozo, Lula, Dilma, Temer, ou o que vier em 2026.
@cartoonstrengthjunballe4013 ай бұрын
Positivo e Multilaser importa peças eletrônicos da China para fabricar no Polo industrial de Manaus, ou seja, os celulares da Positivo não é 100% nacional.
@jonathannunes73683 ай бұрын
Ja fazemos isso, mandamos or recursos pra fora e pagamos 4x o valor em tecnologia
@marcusoliveira89172 ай бұрын
O que vc diz sobre trocar espelho chega a ser engraçado pois na época os índios não a tecnologia que Portugal.
@gilbertagenor8243 ай бұрын
Como já disse por aí, perdemos várias janelas de prosperidade. Foi assim com o pró-álcool, depois com a Gurgel e seu protótipo elétrico, depois os vídeo games... Nossa ... Tá osso
@viniciusleaosilva92683 ай бұрын
Lembro que TB perdemos uma grande empresa de engenharia, a ENGESA, que investiu bilhões no projeto de um blindado MBT para nossas forças armadas e mercado externo, que no fim nem o governo que propôs a ideia comprou lote algum para equipar nosso exército e quando foi competir no mercado externo, os gringos não quiseram comprar pq pensaram: "se nem o exército deles está comprando, pq nós deveríamos comprar?!"
@gilbertagenor8243 ай бұрын
@@viniciusleaosilva9268 sabotagem? Puxada de tapete? Fogo amigo? São várias opções... Heheh
@Acesar20122 ай бұрын
Agora com a eletrificação automotiva, com a revolução dos painéis fotovoltaicos...ate mesmo com o etanol estamos perdendo o bonde da historia, a biotecnologia pra produção de etanol a partir do bagaço e palha da cana não é nacional, pagamos royalties pra países europeus pra usar tecnologia nacional.
@pauloGeo-k1t3 ай бұрын
Arvro. Eu, curitibano de nascença, e que já morei no Sergipe, Rio de Janeiro, Espirito Santo e, atualmente, em São Paulo, sou muito grato a você e a Ana pelo canal Meteoro Brasil. Este foi mais um excelente vídeo da lavra de vocês. Parabéns. 👏👏👏👏👏
@ppn20243 ай бұрын
Pensei que iria preferir morar em um estado governado mais pela esquerda. Nâo entendi.
@Dr.IGamer102 ай бұрын
Agora tudo é política?@@ppn2024
@fabriciosouza-fd3bf3 ай бұрын
Em pleno século XXI, Brasil agrário.
@esdrasqueiroz46373 ай бұрын
Pior... agrário sem saber fabricar máquinas agrícolas
@leonardolrleite3 ай бұрын
A nova base científica do Brasil na Antártida foi construída na China e montada por chineses. Compra da pátria educadora.
@luishenriquedemelofilgueir55473 ай бұрын
A galera tem orgulho disso
@LanielAlves-q5v3 ай бұрын
O Brasil sempre foi uma grande "fazenda"
@leonardolrleite3 ай бұрын
@@esdrasqueiroz4637 CBT foi para o buraco com a ajuda do pé do sindicato.
@MrEamendes3 ай бұрын
Valeu!
@Danis2Play3 ай бұрын
O Brasil cresceu tanto até 2010 e eu me lembro bem até hoje. O seguro desemprego teve que mudar as regras pois estava rolando muita troca de emprego em pouco tempo, eu tinha conhecidos meus que ficavam 6 a 8 meses na empresa, conseguiam ser demitidos para acionar o seguro e ficar uns 3 meses em casa, não que seja um otimo valor mas para pessoas compensava. Era que existia muita oferta de trabalho no mercado, podendo escolher depois de acabar o seguro. Eu até hoje estou no mesmo trabalho desde 10/2010, são 14 anos na mesma empresa.
@gustavodossantos4723 ай бұрын
Desde 2013 o BR entrou numa espiral de desgraça e parece que não vai sair nunca. Já se foram quase 12 anos
@Rodrigo-kb3es3 ай бұрын
Foi isso que irritou a classe mérdia.
@gustavodossantos4723 ай бұрын
@@Rodrigo-kb3es totalmente errado! não foi a classe média que derrubou o governo mas as elites que faturavam alto mas percebiam o custo de mão de obra aumentar. Aqueles protestos massivos por todo o país de 2013 foram instrumentalizados e usados como muleta pros políticos da direita e os milionários defendessem que "o povo não quer que o país continue seguindo este caminho", mas não passou de um bode expiatório
@rhuancandoti15453 ай бұрын
foi o que irritou a classe dominante, classe média na atualidade é só o cão raivoso
@mateusoliveira-gx9xk3 ай бұрын
@@gustavodossantos472 O ano que nunca acabou
@ren7a8ero3 ай бұрын
Brasil, nunca perdendo oportunidades de perder oportunidades. Enquanto mantivermos políticos que só pensam em termos de ciclos eleitorais, nada muda.
@lincolnlucas3 ай бұрын
Eles são pagos e patrocinados para isso (defender interesses do agro e das igrejas)
@Johnson-gi4yt3 ай бұрын
@@lincolnlucasA estratégia seria não votar em políticos que recebem dinheiro de grandes empresários.
@byshiroma3 ай бұрын
A indústria brasileira em grande parte foi morta pela bancada neoliberal e os extremistas de direita que querem dar tudo pro agro
@BRUNN1NHO3 ай бұрын
@@Johnson-gi4yt Quase impossível, muitos políticos só ganham visibilidade na mídia por causa do financiamento do latifundiário
@mp0119723 ай бұрын
Deveria era ter concurso ser candidato a politico. Como gente sem qualificação está aí fazendo as leis do Brasil?
@ValdirAlmeidadaSilva3 ай бұрын
A quem ame o agro a quem o odeie .Mas uma coisa é fato o agro é sinonimo de atraso industrial .
@2202cristiano3 ай бұрын
Verdade. Para quem acha que o agro é tudo, eu sempre lembro que a China não deixou em menos de 50 anos de ser um país quase feudal para ser um dos que mais desenvolvem tecnologias no mundo investindo em soja como fazemos aqui.
@lemonpepper3853 ай бұрын
Acredito que isso seja uma afirmação dicotômica, deve ser possível ter um pais em que vc possua um agro forte e uma indústria competitiva, temos setores além do agro em que somos competitivos como por exemplo a fabricação de aeronaves, acredito que a causa da desindustrialização foram planos de governo que não pensaram na competitividade da indústria a longo prazo
@raphaelnynorsk5003 ай бұрын
@@lemonpepper385 Aeronaves é um nicho tão pequeno que pouco deve contribuir para o PIB
@lemonpepper3853 ай бұрын
@@raphaelnynorsk500 mas isso muda a critica que eu fiz?
@LucasMaciel-bq5ge3 ай бұрын
O agro não é sinal de atraso industrial, pelo contrário, hoje o agro brasileiro demanda de industrialização, ele sofre do com essa falta, sofre com a alta dependência externa. Mas a galera prefere ficar atacando o "agro" metafórico do que cobrar do presidente.
@suelimusic13 ай бұрын
Excelente conteúdo! Necessário para se entender a alta do desemprego e empobrecimento dos trabalhadores.
@gui22203 ай бұрын
E de pensar que hoje temos políticos para defender o agronegócio, pobres sem terra defendendo grandes agricultores... é triste
@magicguitarpedal3 ай бұрын
A queda começou com a abertura do Collor de Melo. A industria eletro-eletrônica foi bem ate 1980 depois engenheiros foram morrendo, nada foi deixado em livros, um grupo chines veio ao Brasil nos anos 80 comprando todo equipamento parado que encontrasse pela frente. Tudo que os brasileiros sabiam fabricar estão esquecendo como se faz.
@lucasdroid223 ай бұрын
Começou com JK, o regime militar aceitou investimento estrangeiro, e depois da crise do petróleo foi só ladeira a baixo, usaram da Inflação para fazer a cabeça dos brasileiros, hoje até anarcocapitalismo eles defendem, veja bem mano, anarcocapitalismo, parecem meninos de 10 anos.
@carloshenriquedesouzapaes51563 ай бұрын
Boa tarde. Excelente trabalho. Gostei da sua análise.O Brasil precisa de uma agenda de Estado.
@analuciabs3 ай бұрын
@@carloshenriquedesouzapaes5156 Verdade, não dá para vivermos aos pulos de 4 em 4 anos, as vezes de 2 em 2, com os vultuosos recursos voltados às eleições parlamentares. Sem planejamento algum. 😪
@brunoramosbw3 ай бұрын
O mercado financeiro também contribui e muito com essa situação, preferem juros alto pro dinheirinho deles render mais.
@analuciabs3 ай бұрын
Sim, verdade!
@neblinasp3 ай бұрын
É o mercado financeiro neoliberalista, tudo privatizado para ESTRANGEIROS.
@Pedroetbdf3 ай бұрын
Sim e o governo atual faz a felicidade deles nesse aspecto, vem aí mais aumento de juros
@brunoramosbw3 ай бұрын
@@Pedroetbdf o governo atual tem muitos problemas, mas o BC tem um presidente super apolítico, só que não. Vamos ver como vai ser com esse indicado do Lula
@doutorgamer67473 ай бұрын
*Maior falácia isso daí, se tem alguém que toma ferro com juros altos são os empresários, que não conseguem se alavancar para desenvolverem suas empresas e negócios! Ibovespa caiu -2,83% nos últimos cinco dias! Só fala essa mentira quem não tem conhecimento sobre os mercados. Juros altos são o reflexo da política fiscal horrível desse governo, que mesma enforcando a gente de impostos consegue fechar as contas no vermelho!*
@leonardomachado4273 ай бұрын
Agro é retrocesso, é voltar ao Brasil colônia. REFORMA AGRÁRIA JÁ!
@yoda_zen3 ай бұрын
foi isso que a direita fez. O preço da guinada política a direita custou a indústria nacional.
@VictorOliveira-rv8jl3 ай бұрын
Você está errado Leonardo. Agro não compete com a indústria. Há espaço geográfico para produção agrícola, e para manter indústrias com produção 30 vezes maior que a atual. Quem quiser ter terras para produzir, basta comprar, não há qualquer impedimento legal.
@diegolopes87373 ай бұрын
@@yoda_zen oi,????O problema da desindustrialização tem vários pontos. 1º Impostos complexos que tornam nossas empresas ineficientes, 2º mão de obra qualificada em falta e a pouca que temos exportamos, 3º desincentivo a criação de tecnologia, por parte do governo e setor privado. 4ºSistema educacional caótico e extremamente ineficaz para cria pessoa atuantes e produtoras de tecnologia. 6º falta de plano para o futuro, foi citado a China mais não falaram que foi plano executado com mais 40 anos fazendo tudo para se chegar nessa meta, incluindo sacrifícios da população ganhando um salário de fome na das décadas de 90 e 2000., bem eu poderia citar mais coisa, mas no final o problema não uma coisa de 10 ou 20 anos, e coisa de muito mais tempo. se agente quiser mudar hoje só iremos colher os frutos em 2050 pra frente. não tem almoço grátis, não tem sucesso sem sacrifício.
@cesarsantos58473 ай бұрын
Agronegócio não é retrocesso,as exportações do agro geram divisas para o país
@rafaelferreira74083 ай бұрын
pqp
@silvioqueiroz40453 ай бұрын
Na década de 70, produzíamos muitas coisas, ou seja, aviões, tanques de guerra, automóveis, eletrodomésticos, navios, ...Com o tempo, a elite econômica preferiu aplicar seus recursos na intermediação de compras de produtos chineses, na especulação financeira e no agronegócio. A partir daí, a indústria ficou condenada, com exceção dos setores de interesse das multinacionais.
@lgks18973 ай бұрын
A indústria nacional é um adulto de 30 anos sustentado pelos pais!
@user-ru1ph8wb9v3 ай бұрын
Muitos brasileiros não sabem mas o nosso país é o mas rico do mundo em tudo. As riquezas que se encontram em nosso território tem valor incalculável, entre as reservas de minerais estratégicos mais cobiçadas estão o nióbio, tório, tantalita, manganês, titânio e urânio usados para desenvolvimento tecnológico e nuclear. A Amazônia brasileira tem a maior reserva de minérios do mundo, as riquezas dela tem valor incalculável. Áreas como a cabeça do cachorro são extremamente ricas nessas fontes. Em 2010 o Wikileaks divulgou um documento do departamento de estado dos EUA que colocava as reservas brasileiras de nióbio como de importância estratégica para os EUA. As grandes potências são dependentes de nossas riquezas naturais, pois temos as maiores reservas de água doce e de minérios estratégicos, como o nióbio e o manganês, imprescindíveis para a indústria e tecnologia atuais. Somos o celeiro do mundo e o território com mais terras agricultáveis que existe. Cultivamos apenas 7,6% do nosso território e somos o quarto maior mercado consumidor do mundo. Como dizia Henry Kissinger: “Controlando o petróleo, se controlam os países. Controlando a alimentação, se controlam as populações”. O Brasil tem a segunda maior reserva mundial de terras raras e é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro. É o maior produtor de quartzo do mundo, nosso país detém as maiores reservas mundiais de quartzo de alta qualidade. As reservas mundiais de grandes cristais naturais de quartzo ocorrem quase exclusivamente no Brasil. O que há de mais avançado em termos de indústria necessita de minérios como o nióbio. O nióbio é fundamental para a indústria de alta tecnologia e o Brasil é praticamente o dono de todo o nióbio do mundo, detendo cerca de 98,43% das reservas do planeta. Necessitam de nióbio: a indústria aeroespacial (foguetes); a indústria de armas (mísseis e bombas inclusive atômicas); construção civil (o esqueleto metálico das edificações); naval (lanchas, navios e submarinos); medicina (próteses metálicas e tomógrafos); transportes terrestres (automóveis e caminhões e até o trem bala); petroquímica (gasodutos e tubulações de alta pressão); lentes telescópicas; lâminas de barbear; fabricação de jóias; quaisquer produtos da indústria mecânica que exija superligas, ligas supercondutoras, soldas, óxidos; sucroquímica (catálise para a produção de biodiesel); lâmpadas de alta intensidade, dispositivos eletrônicos, capacitores cerâmicos, sondas submarinas…Para algumas aplicações o nióbio pode ser substituído por outro minério mas não se tem os mesmos resultados das propriedades trazidas por este mineral. Os resultados nas aplicações são inferiores. O Brasil tem a segunda maior reserva mundial de terras raras, mas não aparece entre os maiores produtores. As maiores jazidas daqui se encontram no Amazonas, na área de Seis Lagos, e em Minas Gerais, na região de Araxá. O Brasil é o maior produtor de quartzo do mundo, nosso país detém as maiores reservas mundiais de quartzo de alta qualidade. As reservas mundiais de grandes cristais naturais de quartzo ocorrem quase exclusivamente no Brasil e em quantidades menores em Madagascar, Namíbia, China, África do Sul, Canadá e Venezuela. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro. No Brasil, o manganês foi o principal minério exportado até 1957 quando foi ultrapassado pelo ferro. Das catorze milhões de toneladas produzidas até a época, treze haviam sido exportadas com o principal destino consistindo dos eua. As principais reservas brasileiras estão localizadas em Serra dos Carajás(Pará), e os municípios de Mariana(Minas Gerais) e Corumbá(Mato Grosso do Sul) e as principais regiões consumidoras são na Região Sudeste. O manganês é essencial na fabricação do ferro e do aço, devido às suas propriedades como fixador de enxofre, desoxidante, e na fabricação de ligas metálicas. Em pleno Século XXI a biopirataria permanece no Brasil, atingindo a fauna e a flora, principalmente na região amazônica. O popular guaraná tem patente depositada nos EUA. Plantas brasileiras como quebra-pedra, espinheira santa e andiroba também foram registradas no exterior. Os EUA, Japão, Inglaterra e França lideram a lista de países detentores de patentes de produtos(lê-se vida vegetal e animal) da flora amazônica. O Brasil é a principal fonte de commodities dos EUA. Documentos do WikiLeaks revelaram uma lista secreta de locais estratégicos para os EUA que incluem cabos submarinos e jazidas de nióbio e manganês no Brasil. Um telegrama diplomático de 2009 pede as missões do pais pelo exterior que atualizem uma lista de infraestrutura e recursos pelo mundo “cuja perda poderia impactar criticamente a saúde pública, a segurança econômica e/ou a segurança interna dos EUA”. A lista inclui comunicações, portos, recursos minerais e empresas de importância estratégica no exterior para os EUA em vários países. Na Europa a fábrica Ludwigshafen da gigante alemã do setor químico BASF é descrita como “o maior complexo químico integrado do mundo”. Já o complexo da Siemens em Erlangen também na Alemanha é responsável pela “produção de produtos químicos cruciais” que não podem ser substituídos por outros fornecedores. O entroncamento de gasodutos russos em Nadym no oeste da Sibéria é descrito como o mais “crucial” no mundo. Locais listados nos documentos vazados incluem minas e recursos naturais na África e na América do Sul, oleodutos no exterior, portos na China e no Japão, companhias farmacêuticas e médicas da França e terminais de carga e refinarias de petróleo no Oriente Médio. Desde a era Vargas que os EUA vem interferindo sistematicamente no Brasil sabotando nossos esforços de crescimento e consolidação de nossa soberania e impedindo que possamos explorar e desenvolver nosso grande potencial. Os EUA traz consigo um histórico de condutas assim por todo o mundo, geralmente com a participação de seus lacaios locais assessorados por agências de inteligência estadunidenses. Golpes como contra Getúlio Vargas representaram momentos cruciais de nossa história em que governos nacionalistas estavam na iminência de realizar grandes mudanças que permitiriam ao Brasil se livrar da influência danosa de forças obscuras e se descobrir como grande protagonista na América Latina e no Mundo.
@rahmankassim8023 ай бұрын
Super concordo!. Além disso, além de toda a riqueza natural, temos muitos centros de excelência, notadamente, os centros de excelência pública, USP, UNICAMP, ITA, IME. Temos a capacidade de pesquisar e desenvolver, o que falta é uma maior organização de políticas públicas voltadas à pesquisa e desenvolvimento e posterior irradiação das externalidades positivavas à sociedade. Com políticas públicas, por exemplo, focando compras governamentais em setores estratégicos, temos a maior indústria de aviação civil e militar da América Latina, que vende, inclusive, aviões militares à membros da OTAN, além de já termos patenteado tinta "stealth", inteiramente pesquisada e desenvolvida aqui no Brasil. Demais disto, está 100% correto no seu comentário, não interessa aos nossos tradicionais "aliados" o nosso desenvolvimento, querem-nos submissos e subdesenvolvidos!!!
@matheushenriquedelima50633 ай бұрын
Karalho, parabéns meu amigo, você é um guerreiro, eu fiquei 20min lendo sabagaça kkkkkkkkkkkk, textao do krl🤣
@edpkrlct3 ай бұрын
Parabéns pelo texto 👏👏👏. Infelizmente isso que deveria ser ensinado mas escolas não é. Muito menos é falado na mídia. Somos sabotados não só pelos EUA mas também pelos demais países ocidentais. O golpe militar tbm foi feito na medida pra segurar nosso desenvolvimento já que João Goulart instituiu inúmeras medidas a favor do país como a reforma agrária e a limitação do envio de lucros de empresas estrangeiras pro exterior. Os milicos aqui tem uma papel central de manter a gente dominado e colônia dos países "desenvolvidos" e em troca recebem inúmeros benefícios do governo... Temos tudo pra ser um dos melhores países do mundo mas nunca deixaram. Sempre fizeram a gente de colônia até hoje....
@RafaelLima-il2fe3 ай бұрын
Ótimo texto! Dava pra fazer uma reportagem só com ele! Rsrsrs
@Maurício_Rosan2 ай бұрын
É exatamente isso que nos faz ficar na economia primária , os recursos naturais infindáveis... Todo país rico de recursos naturais fica apenas nisso ... Vendedor de matéria prima .
@MrFfabricio3 ай бұрын
Verdadeiro documento histórico. Parabéns pela iniciativa
@guilhermebhs3 ай бұрын
Com o tamanho da financeirização na economia brasileira, dificilmente isso será revertido, mesmo com uma política desenvolvimentista muito ampla (e que não seja sabotada né, porque isso teria de muito).
@user-ru1ph8wb9v3 ай бұрын
"O Império, sob o ponto de vista do progresso e do desenvolvimento material do país, não foi o atraso e a estagnação, de que ainda hoje é acusado por quantos não se querem dar ao trabalho de estudar e conhecer melhor esse período da nossa História. E a verdade é o que o Brasil era, de fato, e de direito, sob este e outros aspectos, a primeira Nação da América Latina. Essa hegemonia ela iria conservar até o último dia da Monarquia" Historiador Heitor Lyra. O Brasil de hoje é o EUA se o sul tivesse vencido a guerra civil. A raiz do problema no Brasil é administrativa, tudo aqui foi e é mal administrado. É o sistema que nos governa desde 1889 até então! Somos um país rico, com muitos recursos, diversidade e uma imensidão de riquezas. Tudo jogado no lixo, tudo mal aplicado, mal fiscalizado e mal distribuído por maus gestores. Os EUA tiveram uma guerra civil que o lado não escravista e industrial venceu, guerra da secessão. Os EUA lutaram para não ser apenas um exportador de algodão e se industrializar, o Brasil até hoje é exportador de commodities. Já repararam que o auge das obras de ferrovias e industrialização de nosso país foi no Brasil Império? Porque será que nesse país não abordam sobre isso? Porque isso se deu impulsionado pelo o pensamento nacionalista daquela época, onde todos tinham um sentimento próprio de querer melhorar o país e de orgulho! Mas muitos ainda não sabem que após a "proclamação da república" a história dos feitos de nossa Monarquia Imperial foram "providencialmente" apagados dos livros de história. O típico cancelamento! E hoje com a guerra cultural e de informação, esse sentimento tá sendo cada vez mais combatido e eliminado da maioria dos países, exceto China, Rússia e alguns outros países que limitam a influencia estrangeira. Um outro fato curioso foi que as treze colônias dos eua, por um grande período de tempo, foram mais pobres do que as colônias portuguesas e espanholas na América. O que chamamos de Brasil foi a única colônia que se tornou metrópole colonial com a fuga da família real portuguesa em 1808, além de ter sido a única colônia a se tornar um Império em vez de uma república. O Brasil foi no Império capital do Reino, e foi tido como parte integrante do Império Português. Coisa que os "states" nunca foram, devido a fatores como a pesada guerra de independência e civil que tiveram. Em 1800 o Brasil era mais rico que os EUA, o PIB do Brasil era maior que o dos EUA, cem anos depois o PIB dos EUA era quinze vezes maior que o do Brasil. Lembrando que muitos países europeus ainda eram atrasados e agrários, até a virada do séc XX. A Finlândia estava nessa condição até meados dos anos de 1950. O segredo para o desenvolvimento dos Estados Unidos começou com a expansão do território, reforma agrária, industrialização, povoamento em todas as regiões de forma uniforme e claro, as pessoas que imigraram para lá, grande parte de origem europeia com experiência no campo e ou no setor operário, uma classe média gigantesca migrando da europa para o novo mundo entre outras coisas! Os EUA se industrializaram. Diferente no Brasil, que continuou centrado como um país agrário e extrativista, exportador de commodities. E essa maldição de país agrícola permanece até hoje! Os Estados Unidos investiram pesado em tecnologias de bens de consumo, tanto, que entre outros avanços, em 1860, já possuíam fábrica de trens, enquanto o nosso país caiu sob o domínio de oligarquias latifundiárias e com ideias medievais, que só trabalharam em favor de seus interesses em detrimento ao desenvolvimento do resto do país. Uma dinastia decadente que viveu às custas da infame escravidão e que ainda explora e se faz em cima da miséria e atraso que mantêm em nosso país!
@gutocst3 ай бұрын
A proclamação da República foi a coroação de um sistema altamente corrupto, atrasado, agroexportador e escravagista que lutaram para não perder nada, nem dinheiro e muito menos poder político.
@Chocante-2 ай бұрын
Demorei para ver e assistir esse que para mim será UM dos melhores documentários produzido e comentado por você Arvro. Você é todos os envolvidos estão de Parabéns! Quem vê um meteoro ☄️ jamais o esquece 🫶
@BrunoPereira-mr7zg3 ай бұрын
Lei Kandir é desgraça do Brasil, onde já se viu o Mato Grosso o maior produtor de algodão não ter uma industria do ramo textil.
@analuciabs3 ай бұрын
Pois é, mas naquele momento era necessário impulsionar a balança comercial para pagar a dívida externa nacional. Só que a bancada do Agro se agigantou, pergunte se agora passaria alguma revogação ou flexibilização para taxação de ICMS de commodities! Facilmente eles fariam a cabeça da população dizendo que se está aumentando impostos! 😢
@karloseduardo71763 ай бұрын
Aqui em SC tem uma grande indústria têxtil e acho que 50% dos fios são importados o país que mais vem é da Índia depois indonésia compramos fio de tão longe tendo o maior produtor de algodão aqui do lado surreal isso, tbm o preços ajuda mesmo importados são mais baratos que os do Brasil toda Lycra agulhas vem de fora nenhuma vem do Brasil.
@cezarcamilloalvespelzer8712 ай бұрын
O país se rendeu ao fazendão que começou no início com açúcar, passou pelo café e agora é o soja. Matando a indústria, nos escravizamos pelo mercado financeiro que hoje cada vez mais dependentes dessa concentração de renda.
@dek6922Ай бұрын
Nossos economistas "renegados", entre eles Paulo Gala, André Roncaglia, Paulo Nogueira Batista Junior e Wallace Moreira dizem isso com forte embasamento teórico e prático.
@user-ru1ph8wb9v3 ай бұрын
Neste pais basta uma empresa estrangeira produzir aqui que é considerada "indústria brazilera", não é pois a remessa dos lucros vai tudo para as suas matrizes no exterior. As riquezas das multinacionais vão em grande parte para seu pais de origem e multinacionais e produtos estrangeiros sufocam o empreendedor local. Praticamente todas as grandes empresas deste pais sejam do ramo de alimentos, tecnologia ou telefonia são provenientes do capital alienígena, empresas que geraram milhões de subempregos além de terem monopolizado o mercado entre si.
@lucasdroid223 ай бұрын
Exato
@CleberMag3 ай бұрын
Eu sou um dos industriários que sente na pele essa "desindustrialização". Uma das causas da mesma é que evoluímos nas leis trabalhistas, mas aceitamos receber produtos de locais de pouca ou nenhuma lei trabalhista e ficou complicado para as empresas competirem com produtos que chegavam mais baratos por não ter carga de imposto pesada, não ter obrigatoriedade de dar EPI e segurança à seus funcionários e se preocupar com meio-ambiente. As empresas começaram a preferir "comprar de fora" do que fazer. Isso é FATO, tá, não é um "papo de Liberal, pois não sou liberal. E agora, competir com quem já tem infraestrutura montada lá fora, nem sei se tem jeito...
@Fer2Nando3 ай бұрын
Concordo com vc (e tb nem sou liberal). Como fazer pra mudar isso? Espero q achem (não sou político ou economista) um jeito
@CleberMag3 ай бұрын
@@Fer2Nando uma forma seria exigir que para um produto entrar no Brasil, ele deve seguir as mesmas leis trabalhistas e ambientais. Hoje já cobramos impostos do que vem de fora de forma a compensar o que se cobra de produtos internos. Mas garantir essas exigência, bem como as formas de garantir o cumprimento desta lei em territorio alheio, é quase impossivel!
@luisalbertolopesdesousa52133 ай бұрын
Essa situação ja nem existe mais ,os polos asiáticos ja tem salários melhores que a gente, eles são mais competitivos porque produzem muito mais por ter um parque industrial muito mais desenvolvido que a gente, o problema também é o industrial brasileiro e isso até o Guedes reclamou, os caras pedem subsídio pra diminuir essa diferença tecnológica mas ao invés disso fazem sobra de caixa pra investir no mercado financeiro, isso também precisa mudar.
@Fer2Nando3 ай бұрын
@@luisalbertolopesdesousa5213 a mesma coisa aconteceu com a Dilma. As isenções de impostos da linha branca. O acordo era pra eles terem investidos as isenções pra melhorar a linha de produção... porém.
@allahuvonaugustera78953 ай бұрын
@@luisalbertolopesdesousa5213 é só baixar o juro, aí o magnata vai ter que investir no setor produtivo da economia e dá pra ser mais radical ainda: toda indústria que receber subsídio do governo e falir, vira cooperativa
@PauloCVDSilva3 ай бұрын
Misericórdia..... (Quase) Tudo no Brasil difere de modo negativo de todos os outros....
@analuciabs3 ай бұрын
Triste, mas parece que sim… vamos ter que inventar o nosso jeito de dar certo, todos os países tem sua própria solução, de acordo com seu povo e sua cultura. Mas enquanto negarmos nosso povo e nossa cultura…
@wandasiqueira86023 ай бұрын
Ótimo texto Álvaro!
@pererecafm3 ай бұрын
Matéria ímpar. Parabéns ao Meteoro
@ederferreirapaulo23883 ай бұрын
Txt foda ALVÁRO , adorei a frase final ENQUANTO O BRASIL FOR AGRO O BRASIL NÃO SERÁ NADA . 🤷♂️🤷♂️🤷♂️🤷♂️🤷♂️
@ratoprofeta61923 ай бұрын
Faz o L
@ederferreirapaulo23883 ай бұрын
@@ratoprofeta6192 com certeza
@luvenezo3 ай бұрын
O Brasil tá muito atrasado no quesito industrial! Uma vergonha! Graças ao maravilhoso Agro!
@Agamenon11703 ай бұрын
Assunto primordial pra discussão do real desenvolvimento do país. Paulo Gala, André Ronclaglia, Walace Moreira, Elias Jabbour são os pioneiros da internet brasileira no assunto, são porta vozes de respeito.
@LucasMaciel-bq5ge3 ай бұрын
Ciro Gomes, Aldo Rebelo...
@Agamenon11703 ай бұрын
@@LucasMaciel-bq5ge sim sim, vdd, mas tanto Ciro qnto Aldo não economistas de formação, são desenvolvimentistas, são relevantes, porém tem esse detalhe aí da formação... Os nomes q citei são todos economistas desenvolvimentistas com formação e especialistas na área
@Pedroetbdf3 ай бұрын
Esses economistas que vc citou sao todos CARGUISTAS se eles defendessem o que falam nao estariam passando pano pro governo atual, me sinto um idiota de ter acompanhado aqueles xangai connection
@lucasdroid223 ай бұрын
Super Xandão, Thiago Araujo, Diego Abreu e etc. O Nacionalismo vem crescendo, ainda mais do jeito que tá, uma hora o pessoal 83 QI cansa de esquerda e direita, briga fajuta
@Agamenon11703 ай бұрын
@@lucasdroid22 😒🥴🥵
@hikigaya37102 ай бұрын
Infelizmente não adianta nada constatar o problema, estar consciente disso, e perpetuar aqueles que mais colaboram com esse ciclo no poder.
@viniciusnoyoutube3 ай бұрын
Lembrando que as taxações de importados é justamente para incentivar a produção interna. Agora me pergunto se realmente o dinheiro todo que estamos pagando está sendo direcionado para essa finalidade.
@analuciabs3 ай бұрын
As taxas são feitas para desestimular o consumo externo, mas se não há produtos internos disponíveis… fica difícil.
@raphaelnynorsk5003 ай бұрын
Resposta: Não está. Isso só foi um meio para os grandes varejistas nacionais nos obrigarem a comprar os produtos que eles importam da China.
@Naoseinaosei2133 ай бұрын
Como ? Se o Brasil não aumentar pra no mínimo 2.5% do PIB o investimento em ciência e tecnologia e inovação fica impossível sair da pobreza material e intelectual.
@analuciabs3 ай бұрын
@@Naoseinaosei213 verdade, sem investimento em Educação, ciência e tecnologia fica muito difícil. Talvez haveria de se formar um novo parque industrial e convocar as mentes preparadas desse país em qualquer lugar, pagando bem, para que fossem “servir” por lá! Ou trazer profissionais do exterior, expatriados ou não. A China fez isso no início dos anos 90.
@Jebemtimater-hw7lv3 ай бұрын
@@Naoseinaosei213Auditoria da divida pública já
@VictorGasulla3 ай бұрын
Sou engenheiro industrial, comecei minha carreira em 2000, vivi minha carreira no Brasil em governos PSDB e PT. Vi agonia em clientes na indústria que não conseguiam financiamento do BNDES em prol de iniciativas Agropecuárias. Esse ciclo de desinteresse governamental pela indústria se acelerou durante Dilma 1 e 2. Sai do país porque o meu trabalho ficou escasso no BR. Sou progressista, mas entendo o porquê a maioria de meus colegas de trabalho viraram bolsonaristas.
@r.g.f.99043 ай бұрын
Foram para o Bolsonarismo que reforçou ainda mais o agronegócio e hj não sabemos o que fazer para nos livrarmos dessa gente. Se criou um rancor que busca meramente o caos e a destruição diante do fracasso: "Se não funcionou para mim, então não funcionará para mais ninguém..."
@edpkrlct3 ай бұрын
Não faz sentido isso. Dilma e os governos Lula foram os que mais incentivaram a indústria nacional. Brasil voltou a se reindustrializar nesses governos aí veio o golpe em 2016. Infelizmente o governo Lula de hoje não tema a mesma força dos anteriores. Estamos sempre sob o julgo dos EUA e dos demais países ocidentais, que querem fazer da gente uma colônia de matérias primas, alimentação e produtos básicos. A verdade é que Lula e Dilma não tiveram tempo de implantar esse projeto de industrialização...
@TheCachoeirinha2 ай бұрын
Tá, mas quem usa as bandeirinhas nas máquinas agricolas e financia o bolsonarismo ?
@gabrielarantes6859Ай бұрын
Eu adoro todos esses vídeos do meteoro. Obrigado ❤️
@canalpolaris47673 ай бұрын
Esse foi o melhor vídeo e mais útil nos últimos 2 anos do canal
@Tais_13 ай бұрын
A Zona Franca de Manaus foi uma cagada. Por isso, temos preços absurdos em eletrônicos e afins.
@lucasdroid223 ай бұрын
Sim foi, mas seu pensamento ainda é de um libertário, liberal e ancap, o que causa esses problemas
@Dr.IGamer102 ай бұрын
@@lucasdroid22Como você percebe isso com ele falando tão pouco?
@Andersonsilva-lr1pb3 ай бұрын
Ao longo do tempo, os países industralizados perdem "o chão de fábrica", mas não perdem as marcas e nem as sedes dessas marcas, e todo o lucro é voltado para os seus países de origem.
@lucasdroid223 ай бұрын
Dr. Eneas fez um Polvo explicando isso, eles vem aqui, estendem seu tentáculos e os lucros vão para suas matrizes
@fabianalopes4292Ай бұрын
Sou muito Fã da História do Barao de Maua!!
@Zicolinaceo3 ай бұрын
Muitos criticam quem critica o agro, mas a questão não é tão simples, o verdadeiro problema é ter agro sem possuir indústrias, um exemplo é o próprio chocolate, temos que exportar para a Suíça e comprar deles uma barra 10 vezes mais cara doque o insumo, isso desconsiderando o transporte, conversão de moeda e impostos,
@ReginaSilva-dv9pr3 ай бұрын
Eu estava na 3° série, aprendia isso aí que você está dizendo , isso eu tinha 8 anos, agora tenho 54 e ainda está do mesmo jeito. As pessoas dizem as mesmas coisas... nada mudou!
@raphaelnynorsk5003 ай бұрын
E quando fabricam o chocolate aqui, fica aquém da qualidade dos importados.
@karloseduardo71763 ай бұрын
Pra vc ter ideia hoje importamos cacau a Suiça importa é da África Equador.
@pablovega7880Ай бұрын
gracias loco (en buen sentido ) me hicistes llorar ,asi es mi pais hoy havia fabricas ,procesos , manofacturas ,todo hoy nada solo materia prima nada de proceso de conversion o sea puro , nada de nada gracias ya no me seo solo.
@PedroHenrique-md8sz3 ай бұрын
Meteoro presta o serviço que a tv cultura deveria prestar❤
@MatheusOliveira-sg2iz3 ай бұрын
O país que tem uma das maiores malhas rodoviárias do mundo, não possui sequer uma indústria nacional de carros. Lamentável
@lucasdroid223 ай бұрын
Tá na hora do estado intervir mano, mas vocês desde 2010 com a ascenção de Daniel Fraga e do Libertarianismo ficam nessa palhaçada.
@paulocesardeoliveira7913 ай бұрын
O capitalismo brasileiro não investe em pesquisa e não deixa o governo fazê-lo. Manufaturas banais fica difícil competir com o oriente, é uma questão de escala. O mercado da América latina é pequeno e mesmo assim só vamos conquistar se financiarmos os consumidores.
@EliseuHenrique-tz3ew2 ай бұрын
Pra um país desse tamanho era melhor os trens mas os políticos só falam em estradas
@teophiloantonio70133 ай бұрын
Metalúrgicos em 95, era 20 salários mínimos. Metalúrgicos em 2024,hoje 2 salários mínimos.
@wolhaiksong25583 ай бұрын
Estranho seria se a nossa industria crescesse,toda e qualquer tentativa de competição no mercado entre empresas nacionais e internacionais é sufocada pelo estado com taxas abusivas.O imposto de 60% em compras internacionais é uma delas,em uma economia saudável,as impresas nacionais deveriam oferecer um serviço melhor ou preços mais baixos para competir com as internacionais,não impôr um absurdo desses.
@MrEamendes3 ай бұрын
Melhor matéria do Meteoro de sempre. ❤❤ Parabéns!! Ganharam um membro! Vou até contribuir $.
@otaviocaetano99973 ай бұрын
SUGESTÃO: Quando a tv 📺 de tubo tiver aparecendo, tenta não dar replay direto na mesma parte, toda vez que aparece tem aquela mina de bone rosa passando do lado esquerdo e me distrai pq é sempre igual 😅😅.
@Marcela_Queiroz3 ай бұрын
kkkkkkkkkkkk, também me perco olhando as pessoas que aparecem nos cantinhos
@user-ru1ph8wb9v3 ай бұрын
Aqui no braZiu se exporta tudo de primeira e só fica no braZiu 2 e 3 qualidade enquanto o brazileiro importa tudo de 2 e 3 qualidade…no mundo inteiro a telefonia evoluiu ao mesmo tempo, independente se era privatizado ou não...Aqui, aproveitaram...os contribuintes pagaram uma grande e cara estrutura de backbone em fibra ótica e depois venderam...Perdemos a segurança nas informações, não tínhamos satélite...E hoje, o braziu tem um dos piores, mais lentos e caros serviços de internet e telefonia do mundo...os entreguistas dizem que foi porque privatizou mas a verdade é que foi o governo que bancou a grande infraestrutura e depois entregou tudo pronto para a iniciativa privada lucrar...
@profdanielvalin3 ай бұрын
Resumiu bem. Enquanto o agro for tudo continuaremos a ser nada.
@RobinAyala83 ай бұрын
O Brasil teve um processo de desindustrialização precoce. Começando com Collor, mas, esbagaçando a indústria nacional com FHC.
@joaozinhobgsАй бұрын
Que vídeo maravilhoso,meus parabéns❤
@iagolove63183 ай бұрын
As máquinas são feitas aqui, e temos tecnologia para dar manutenção, apenas algumas são importadas, mas isso não significa que vc está errado dependemos muito do exterior
@narloth2 ай бұрын
E o pessoal chorando sangue com o aumento das tarifas de importação de blusinha e celular. O buraco é infinitamente mais embaixo.
@user-ru1ph8wb9v3 ай бұрын
República das bananas: refere-se a um termo pejorativo para um país, normalmente latino-americano, politicamente instável, submisso a um país rico e frequentemente com um governante corrompido e opressor, revolucionário ou não, ou por uma junta militar. Sua economia é, em grande parte, dependente da exportação de monoculturas, tais como bananas, café, laranjas ou cana-de-açúcar, ou até mesmo a extração de minerais. Normalmente, tem classes sociais estratificadas, incluindo uma grande e empobrecida classe trabalhadora e uma plutocracia que compreende as elites de negócios, política e militares. Esta oligarquia político-econômica controla as produções do setor primário e, assim, explora a economia do país. Na ciência política, oligarquia (literalmente, “governo de poucos”) é a forma de governo em que o poder político está concentrado nas mãos de um grupo dominante. A oligarquia é caracterizada por um pequeno grupo de interesse ou lobby que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios. O termo é também aplicado a grupos sociais que monopolizam o mercado econômico, político e cultural de um país, mesmo sendo a “democracia” o sistema político vigente. O braziu é como uma ferrari sendo pilotada por um chimpanzé, muita capacidade mas mal administrado. Entra presidente e sai mas não muda nada! O braziu é um país que literalmente não cuida dos seus. País sem rumo, sem liderança e sem futuro. Aqui o negócio é só vender frango e soja. Pra quê formar engenheiros e técnicos? Vamos fechar as escolas técnicas e as faculdades e treinar as futuras gerações para serem boias-frias. Vamos continuar exportando minério, carne e laranja, e deixando na mão as empresas que produzem tecnologia. A frase "república de bananas" nunca fez tanto sentido!
@asthondalcantara34303 ай бұрын
Desinndustrialização precoce num país de industrialização tardia!
@carloshenriquedesouzapaes51563 ай бұрын
Fé no Brasil sempre!!!!
@luisfonseca18083 ай бұрын
Passei por todas as fases mostradas nesta matéria. A sensação que tenho é que o Brasil não se realizará como nação desenvolvida. O País vive de soluços de desenvolvimento, onde parece que vai engrenar a máquina, mas, são só momentos, falsas expectativas. Temos agora excelente oportunidade para desenvolvimento tecnológico, baseado na energia limpa. E o que acontece? Literalmente estamos queimando nosso futuro baseado na biodiversidade de nossas florestas. Será nossa última chance de pegar, na rabeira, o trem do desenvolvimento industria mundiall. Mas, será que a Casagrande deixa?
@felipegmrqs3 ай бұрын
É bizarro que o Brasil tem mão de obra qualificada pra impulsionar essa indústria, mas a falta de vontade do governo de investir na industrialização faz essas pessoas saírem do pais ou ficarem desvalorizadas por aqui
@ReginaSilva-dv9pr3 ай бұрын
Acho que a indústria é iniciativa por parte dos empresários. Os nossos empresários, tiram todo o dinheiro daqui e bota nos paraísos fiscais e vai para a política, para ganhar salários milionários. Depois não produz nada porque acha caro! Nossos empresários são uma vergonha!
@vitorhugoreale65723 ай бұрын
Temos muita tecnologia que muitos esquecem, como a Embrear, Agrale, Weg, Marco polo, entre outras empresas com tecnologia. O problema é que nosso governo não incentiva a indústria. Então pra mudar a população tem que ter isso em mente. Eleger políticos comprometidos com o país.
@fabiocastanheira18832 ай бұрын
Sabe qual é o maior incentivo? Retirar a pressão tributária de cima do capital produtivo, simplificar as regras e reduzir encargos sobre a folha de pagamento.
@paulocezaradamczuk96043 ай бұрын
O problema não é agro e sim, não possuir um projeto nacional a longo prazo, não podemos criar mais divisão da sociedade e na minha visão isso só nos divide ainda mais
@paulovondertann16233 ай бұрын
Só uma correção!... As máquinas para colher soja, milho, trigo ... Não são necessariamente IMPORTADAS como você fala no vídeo... São feitas no Rio Grande do Sul e no Paraná, em sua maioria. Inclusive são exportadas para países vizinhos. E, se nós fazemos elas, também fazemos a manutenção delas.
@mateusgalvao62053 ай бұрын
Até onde eu sei so agrale é do Rio Grande do sul. Mas de resto sao todas de fora.
@jhonnyd35053 ай бұрын
@@mateusgalvao6205 Só agrale é Nacional, era necessário ter tratores de pequeno porte para Fazendas familiares.....tratorzão épara grande fazendeiro
@SilviaSafraMachadoRuzisk-wq4nb3 ай бұрын
Perfeito exatamente isso.
@FabioSilva-hi1ek3 ай бұрын
Brasil só quer saber de carnaval e futebol, por isso nunca evoluímos, povo leva tudo na brincadeira sem seriedade com nada.
@AlexsandroAssisdesouzaAs-yf6rfАй бұрын
O Dr Enéias sempre alerto o povo mas não deram ouvidos
@romuloroman3 ай бұрын
Nem para a Europa e Estados Unidos a desindustrialização está sendo benéfica para a economia. E olha que este processo foi apenas parcial, os EUA retém a parte militar da indústria e a Europa retém suas industrias de Luxo. Porém este processo foi benéfico para o Meio Ambiente.
@MayconCardoso-w8w3 ай бұрын
Tava com tanta saudade desses "mini documentários" 😍
@mauricionakazone36542 ай бұрын
Que vídeo explicando, muito bom.
@atransalien92733 ай бұрын
amo esse formato! vídeo de extrema importância.
@user-ru1ph8wb9v3 ай бұрын
Não é do interesse das potências hegemônicas que o braziu seja desenvolvido e militarizado. Um país que só confia em diplomacia não tem soberania! Temos que nos perguntar a quem é interessante tudo isso? Será que é interessante as potências estrangeiras? É interessante pros estrangeiros ver um Brasil forte e independente? Temos que nos questionar e cobrar esses governantes sobre isso, porque entra governo e sai governo e todos sem exceção apenas só atuam pelos os interesses dos estrangeiros deixando um país rico e qualificado, cada vez mais pobre e submisso como se fosse uma colônia de exploração.
@Rizzi171113 ай бұрын
Que Horrível… Eu já tinha depressão antes agora estou com uma depressão absurdamente severa ! Como pode isso, como pode nós não nos revoltarmos ? O Agro ACABOU com esse País, além de vender pra fora pra ficar rico e viajar o mundo, enterra a chance desse país ser um local próspero ! Precisamos tomar para nós todas essas terras e expulsar esses burgueses do agro negócio para BEM LONGE, aonde está a nossa reforma agrária? Que ABSURDO, não posso acreditar !
@rogeriocarneiro50052 ай бұрын
Irrigar o Nordeste para investir na energia limpa, através da energia solar offshore, biomassa e solar. Assim, teríamos o diferencial de reindustrialização verde do Brasil por usar energia limpa.
@pauloedlb3 ай бұрын
A dádiva e a maldição do Brasil é ter abundância de recursos. Por termos muitos recursos naturais e terras acabamos não nos dedicando a melhor outras áreas da economia.
@jhonnyd35053 ай бұрын
Conversa fiada, A Rússia é o maior país do Mundo, tem petróleo sobrando e lá tem muita tecnologia, principalmente militar........
@ALBERTO-eq3zw3 ай бұрын
Esse também é um reflexo da tributação sobre o consumo l.
@jadermcs3 ай бұрын
Paises desenvolvidos abatem impostos de produtos que nao sao de consumo final. No Brasil, sem esse abatimento, a cada etapa na cadeia de produção o produto vai ficando muito caro, não compensando produzir nacionalmente se o importado paga um unico imposto. As pessoas preferem comprar o importado por ser mais barato, logo essas industrias morrem.
@megumi53032 ай бұрын
No Maranhão foi a mesma coisa, começou com a indústria tecelã, e depois a bancada ruralistas da época (começo do século XX) acabou com tudo
@user-ru1ph8wb9v3 ай бұрын
Coreia do Sul, Austrália, Canadá e Suécia são países que tinham um potencial econômico parecido com o braziu na década de 50 e fizeram o dever de casa e hoje são grandes. Enquanto o povo não se juntar e parar com essa rinha de "Meu político de estimação é melhor que o seu" nós nunca iremos pra frente, parece até que o povo sabe disso mas preferem continuar nessa briga infinita. Acho que a primeira coisa que devemos mudar é o pensamento do povo brazileru, é um povo muito desunido, desrespeitoso e desinformado.
@CleberMag3 ай бұрын
Não é bem que "não sabemos fazer"... É que fazer internamente anda caro.
@gutocst3 ай бұрын
Exato. E isso se verifica no mundo. Até máscaras na época da pandemia eram importadas do leste asiático... e não era só o Brasil.
@JosédeRibamarPereira-c6j3 ай бұрын
Qual a solução?
@fabiocastanheira18832 ай бұрын
Não há solução política econômicamente. Viávelc @@JosédeRibamarPereira-c6j
@RaphaelFelisberto3 ай бұрын
Que teste maravilhoso, altamente explicativo e altamente realista.
@Fer2Nando3 ай бұрын
QUE BOM um video parecido com os antigos do Meteoro. Bastantr analises e imagens e poucas aparições do narrador.
@alex.silva103 ай бұрын
A desindustrialização ocorre com o intuito de parar de exportar e só produzir com intuito de suprir a necessidade nacional(não desperdiça mão de obra para exportação e não deixa dinheiro nacional fugir com a importação) e investir em algo mais lucrativo, isso provavelmente ocorre muito economia de todos os países seguem mais ou menos uma regra de extrativismo, depois fazenda, depois indústria e depois serviços de valor agregado...
@Treis_Piao3 ай бұрын
Voce é fera!!! Parabéns pelo baita trabalho meu brother!!! 👏👏👏
@washingtonwas60183 ай бұрын
Que ótimo documentário histórico da indústria brasileira
@joubertcostajunior84072 ай бұрын
Agora falta a parte das pessoas que achem caminhos pra recuperação e crescimento sustentável.
@gabrielmarques7265Ай бұрын
Cirão escreveu um livro com docente de Harvard sobre alguns possíveis novos mercados em que o Brasil poderia ser pioneiro e protagonista.
@torettu3 ай бұрын
Pelo simples fato das empresas industrializadas também vão precisar extrair recursos e dominar áreas dominadas pelo agro ou que são de interesse do agro e de tudo aquilo que se envolve com extração de recursos naturais.
@pietroschmidt1Ай бұрын
Meu sogro trabalha em fazenda, 20 pessoas para mais de 2 mil hectares, enquanto uma marcenaria pode ter isso facilmente em um predio que ocupa meio hectare. a industria gera empregos, o agro é importante, as pessoas precisam comer claro, mas não gera empregos significativos.
@lucasdroid223 ай бұрын
Não faz sentido defendermos o Liberalismo econômico no Brasil, tem algo errado, devemos defender o Nacionalismo, mas a galera continua nessa palhaçada, 50 anos já, que saco.
@Dr.IGamer102 ай бұрын
É, o Liberalismo e o capitalismo é para ELES, para a sociedade oligarcica deles, e não para o povo, para a nação em si.
@brnclds3 ай бұрын
Arvro, adoro os seus textões. Me lembram as matérias da revista Piauí, que talvez seja o veículo da imprensa escrita em que os jornalistas mais têm espaço para contar histórias longas e desenvolver raciocínios complexos. Continue se rebelando contra as 140 palavras por texto, que eu agradeço.
@alex.silva103 ай бұрын
Um dos motivos do agro não gostar de avanço é que mais avanço é menos gente trabalhando em fazenda e salários maiores para o peão e dólar valorizado... tudo fica contra o dono de fazenda!
@LucasMaciel-bq5ge3 ай бұрын
Olha como seu argumento vai contra sua lógica, otimizar processos sempre trás aumento de lucro. E é tanto verdade, que o agro brasileiro necessita de industrialização, ele sofre com a falta de indústria como todos os setores, sofre com a alta dependência externa.
@alex.silva103 ай бұрын
@@LucasMaciel-bq5ge Eu tenho conhecido fazendeiro que comentou: em momento de crise econômica, quando há muito desemprego o mercado fica cheio de peão bom pagando pouco, e em período cuja economia está boa os pões bons somem e até os peões ruins querem mais dinheiro. A visão do agro é mais ou menos essa, o importante é quanto dinheiro está gastando com o operacional, manutenção e por quanto está vendendo, vender em dólar alto e pagar funcionário no valor baixo da crise em reais. Por isso que uma sociedade com o agro forte fica congelada no tempo! Em otimização um país tem que fazer o máximo para não importar e nem exportar. Uma pais que exporta está deixando de investir o próprio recurso em desenvolvimento e suas questões internas e o país que importa está jogando o próprio dinheiro para fora. Se o país tem uma economia e politica funcional, o país começa a limar áreas de baixo lucro e investe em coisa mais lucrativa(o agro é o que mais se fode nesse jogo e é o primeiro a rodar, logo sempre joga contra a industrialização no geral... no máximo será a favor de industrializar as áreas de interesses deles).
@oesquilovoador3 ай бұрын
o que eu compro no comércio aqui no interior é o mesmo que compro no Aliexpress 20% mais barato MESMO com imposto. complicado.
@valterrochafilho32773 ай бұрын
Que tristeza que foi planejado para o Brasil
@dsgarroux3 ай бұрын
Excelente episódio.
@JoseSantos-xh9mp3 ай бұрын
Bom video. Ja esta provado que somente industrias de ponta e serviços de ponta permitem o crescimento economico sustentavel economicamente. O Agro de certo modo é o contrario.
@LucasMaciel-bq5ge3 ай бұрын
Tá errado. De onde tiraram essa dicotomia entre agro e indústria?