Meu Relato sobre a Síndrome de Asperger

  Рет қаралды 17,958

Gabriel Tusset

Gabriel Tusset

Жыл бұрын

Um relato sobre a minha visão e experiência de ser um portador da Síndrome de Asperger

Пікірлер: 337
@bootes879
@bootes879 11 ай бұрын
Que bom ter encontrado teu relato. Vejo muitas dessas características no meu filho de 24 anos. Ele não quer fazer avaliação mas isso explicaria o comportamento dele. Ele some por dias, pra mim e amigos. Mora sozinho em outra cidade. Demora dias pra responder mensagens, Não atendeligações. Responde dias depois. Ele disse que todas notificações do telefone dele são sem volume. Imagino que ele fique em hiperfocos e esqueça de mim, do mundo e quando termina, volta. É monossiĺábico em mensagens mas fala bastante pessoalmente. Fico sem dormir preocupada e orando pra ele estar bem. Ele tem saído muito, focado em vários grupos diferentes de amigos, diz que sai pra bares, dorme fora em casa de amigos. Não conta sobre as amizades, sobrenomes. Nega com veemência uso de drogas (preocupação de qquer mãe). Desde pequeno usa fones, andava de um lado pro outro, evita luz, dificuldades com organização da casa e roupas. Eu, como mãe, acho já percebi muita coisa que ele não vê. Tô tentando entender e me aproximar dele. Pena os profissionais não me alertaram antes. Levei em psicólogos desde pequeno e só sabiam alegar hiperatividade. Estarei sempre aqui pra ele. Espero dê tempo pra ele me deixar entrar em seu mundo e confie em mim. ❤
@lokinhogamer
@lokinhogamer Жыл бұрын
Nunca fui num psiquiatra, mas sou médico clínico geral e creio ter asperger. Na infância tinha literalmente 0 amigos, porque até hoje não costumo tomar iniciativas em situações sociais. Sempre tive uma inteligência acima da média, também - estudava pouquíssimo e ia bem no colégio; passei na primeira tentativa para med na UF sem nem "tryhardar" tanto; gravo/aprendo coisas com facilidade e por aí vai. Tenho dificuldade com sentimentos, não chorei quando meu avô e cachorro morreram (costumo chorar "de emoção" com filmes e animes, porém); não gosto quando me abraçam ou tocam muito em mim (inclusive família); tenho rotinas e rituais que se, por quaisquer motivos, não posso seguir, ou se algo sai do planejado, eu fico MUITO mal. Além disso, cometo gafes por falar de jeito "agressivo" com alguém, quando na minha mente estava falando normal. Uma vez tentei falar algo brincando com uma professora no hospital, mas acabou que foi "brinGando", e fiquei sem entender nada com os colegas e pacientes em silêncio me encarando kkkk (no outro dia pedi desculpas publicamente). Por fim, sou um pouco desengonçado e tenho muito hiperfoco: já tive com fisiculturismo, league of legends, endocrinologia, ferramentas na infância (tipo martelo, furadeira e etc)... Sempre que vou fazer algo, gosto de fazer SÓ AQUILO até terminar, "um passo de cada vez". Aliás, sempre gostei das mesmas coisas, praticamente: sempre adorei ficar "perdendo tempo na internet" (como estou fazendo enquanto escrevo isto kkk); praticamente só jogo league of legends desde que conheci; escuto majoritariamente rock desde a infância; nunca consegui gostar de festa/socializar... Tenho 25 anos, mas não vejo muitas diferenças, além da física, para o Paulo de 13 anos.
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
Um relato que eu me identifico bastante. Os padrões são bem repetidos em alguns casos, hoje é fácil perceber que essas características nos fazem ser quem somos.
@tiagoferreira3452
@tiagoferreira3452 Жыл бұрын
Isso tudo que vc disse eu tenho dês dos 7 anos de idade dificuldade de se socializar só não tenho inteligência minha inteligência e muito baixa. Não consigo ter sentimentos e difícil eu chorar pelos outros só por aquilo que e muito do meu interesse
@tiagoferreira3452
@tiagoferreira3452 Жыл бұрын
E outra coisa não consigo me expressar minha expressão facial e sempre a mesma não consigo sorrir
@fabiolalambrechtmezzomo4125
@fabiolalambrechtmezzomo4125 Жыл бұрын
Meu filho de 13 anos é a sua descrição. Isso me deu esperanças de ver um futuro brilhante pela frente. Sempre me apego a casos como o seu.
@c.o.b.r.a586
@c.o.b.r.a586 Жыл бұрын
Parece mais com TDAH
@erondedeus1194
@erondedeus1194 7 ай бұрын
Olá Gabriel, meu filho foi diagnosticado pessoa com Síndrome de Asperger aos onze anos de idade, gostei muito do seu vídeo, muito esclarecedor e autêntico.
@mylenac5774
@mylenac5774 Ай бұрын
😮 Descobri agora q sou. Sofri a vida inteira. Tudooooo q vc disse compreendo e sei exatamente.
@Fabi_Bax
@Fabi_Bax 3 ай бұрын
Eu tenho o mesmo problema com relação ao hiperfoco, eu sou assim desde criança, e eram dinossauros (também) e Sonic, hoje eu tenho 40 e continuo com hiperfoco (mas por outro assunto), é terrível isso, porque eu fico obcecada por alguns assuntos também e muitas vezes são temas bobos... antigamente eu ficava me questionando porque eu tinha isso e não sentia que era normal, só tive diagnóstico depois da fase adulta. Eu sempre fui invisível na minha família, ninguém prestava atenção em mim... nunca prestaram atenção e sempre que prestavam atenção era pra me achar doida ou me chamar de doente. Enfim... eu me identifiquei em quase tudo.
@robertomagalhaes6335
@robertomagalhaes6335 25 күн бұрын
vc acabou de me descrever ! acho esse assunto cada vez mais fascinante, eu nunca pensei em ser portador da sindrome, apos me encontrar com uma funcionaria especializada em caracteristicas mentais apenas para uma conversa, ela viu em mim caracteristicas. Algumas amigas que convivem com pessoas ja diagnosticadas me falaram que sou igual a elas. Me despertou o interesse em fazer os testes reais para receber ou nao um diagnostico sobre tal, se eu for de fato, muito da minha vida estara explicado.
@claricelaender3283
@claricelaender3283 4 ай бұрын
Gabriel, agradeço pela sua iniciativa generosa de compartilhar a sua experiência. Foi um dos depoimentos mais claros que encontrei. Você parece ser uma pessoa muito bacana e desejo que seja feliz!
@novacasa3010
@novacasa3010 Жыл бұрын
Que vídeo incrível! Fale mais a respeito desse assunto, por favor.
@Thais-bg2id
@Thais-bg2id 6 ай бұрын
Fui diagnosticada com Asperger e TEA Nivel 1 de suporte; no entanto, minha maior inteligência é a linguística/ musical. Amo Artes e tenho hiperfoco em moda/vida/cotidiano do século 18,19 e 20.
@Atipica1978
@Atipica1978 4 ай бұрын
Desde de criança sofro bulling onde quer que eu vá sou a mulher estranha a mulher que não tem amigos não consigo perceber direito a dor do outro a menos que a pessoa verbalize flerte é algo difícil de eu entender por isso me chamavam de fingida a vontade onde quer que eu vá não consigo me sentir canectada em nenhum meio ou com ninguém preciso fingir o tempo todo só me sinto bem sozinha mas sinto falta de pessoas e isso é muito confuso pras pessoas entender gostaria de não EXISTIR e tenho certeza que tenho tea nenhum irmãos que tenho se parecem comigo e tenho 11 irmãos
@ivetecabral8843
@ivetecabral8843 Жыл бұрын
Oi Gabriel, gostei muito do seu relato. Meu filho é autista. Só descobrimos aos 23 anos dele. Ele é biomédico, é americano, trouxemos p Orlando p conhecer o país dele a pedido dele. E agora não quer voltar p Brasil mais.
@karinafrigato5134
@karinafrigato5134 Жыл бұрын
Gabriel que vídeo incrível! Muito esclarecedor o KZbin precisa muito de conteúdos como este! Parabéns!!!
@KatBP36
@KatBP36 4 ай бұрын
Estava aqui assistindo seu relato e me vi em algumas coisas citadas como olhar nos olhos ,eu sempre detestei e até hj com 31 anos não gosto mas na infância sofri mais,hj em dia é mas tranquilo... tenho curiosidade nesse assunto depois que vi que meu filho mas velho tinha algumas características parecidas e até mas aparente que as minhas ,eu corri atrás e depois de anos tentando o diagnóstico dele conseguir ,ele tem o TEA nível 1 de suporte ,sou uma mãe leoa o que ele precisar estarei fazendo não quero que ele sofra como eu sofri
@ebordignon
@ebordignon Жыл бұрын
Minha filha foi diagnosticada com Síndrome de Asperger com 4 anos de idade, procuro dar todo apoio e carinho do mundo mas me preocupo tanto com o futuro. Já me inscrevi no canal, obrigada por esse vídeo.
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
Eu que agradeço!
@bootes879
@bootes879 11 ай бұрын
Querida, que bom já tens diagnóstico com 4 anos. Isso já é super importante! Com amor, paciência e informação vocês vão encontrar o caminho certo pra vocês. ❤
@grazielealmeida606
@grazielealmeida606 Жыл бұрын
Muito obrigada por esse relato!!
@MiniGamerGirl1
@MiniGamerGirl1 Жыл бұрын
Tenho um amigo que possui a Síndrome e Asperger, inclusive foi com ele que conheci o termo e procurei conhecer mais. Eu simplesmente me impressionava (e ainda me impressiono) com a inteligência dele e com o modo que ele explicava as coisas com muitos detalhes, principalmente da área de tecnologia e música (ele sabe tocar mais de 20 instrumentos)! Daí, um dia questionano ele sobre todo o seu conhecimento (e o rosto meio poker face dele nas fotos kkk), ele me falou do diagnóstico. Muito interessante seu relato, com certeza agregou muito no meu conhecimento sobre o assunto! Obrigada.
@mariaangelapirespiano3575
@mariaangelapirespiano3575 Жыл бұрын
Que bom que foi diagnosticado e compreende. Eu tenho 65 anos e estou me descobrindo um pouco asperger, um pouco tdah. E a incompreensão das pessoas realmente é grave. Obrigada pelo video
@fatimafarias3397
@fatimafarias3397 3 ай бұрын
Eu tenho 64 anos e nunca fui tratada disso. Infelizmente, agora é tarde. Faz sentido tudo o que sofri na minha vida. Não tenho com quem conversar sobre esse assunto, nem mesmo com minha família.
@elizabethfernandesfernande9958
@elizabethfernandesfernande9958 3 ай бұрын
Faz terapia
@marciaiguaba
@marciaiguaba Жыл бұрын
Relato espetacular! ❤❤❤❤❤❤❤
@user-bk4br8qz9d
@user-bk4br8qz9d Жыл бұрын
Que vídeo incrível
@renatamorais4691
@renatamorais4691 Жыл бұрын
Muito obrigada pela generosidade de postar
@pamelabaronesa
@pamelabaronesa Жыл бұрын
Gabriel Tusset obrigado o seu relato é precioso.🙏
@domingasaraujo2287
@domingasaraujo2287 Жыл бұрын
Desejo que seu canal cresça ja tem uma nova inscrita e um like com gosto e prazer ❤
@jeanferraz4750
@jeanferraz4750 11 ай бұрын
Obrigado pelo Seu relato.
@wagnerdias6798
@wagnerdias6798 Жыл бұрын
Parabéns pelo relato. Muito corajoso e sincero.
@adrianasilveira8464
@adrianasilveira8464 Жыл бұрын
Gabriel !!! Parabéns por compartilhar comosco seus conhecimentos e experiencias !!
@karinepetterdasilva
@karinepetterdasilva 9 ай бұрын
Parabéns por seu relato! Também sou diagnosticada com Asperger. É super importante a visibilidade sobre pessoas como nós na internet!
@fabianacasemiro1690
@fabianacasemiro1690 Жыл бұрын
Incrível, descreveu perfeitamente. Obrigada pelo compartilhamento
@marcelledayana3548
@marcelledayana3548 Жыл бұрын
Parabéns Gabriel! Foi muito esclarecedor e necessário para informação de mais pessoas e acesso ao apoio necessário.
@cinaraandrade8395
@cinaraandrade8395 4 ай бұрын
Ótimo relato. Obrigada. Esclareceu bastante.
@walpmozart.1273
@walpmozart.1273 Жыл бұрын
Relato muito útil pra mim que convivo com muitas pessoas. Suas informações não têm preço.
@andreialehoczki7969
@andreialehoczki7969 6 ай бұрын
Que bacana, amo ouvir as pessoas que estão dentro do espectro, há muitos vídeos de especialistas e estudiosos sobre o assunto, mas ouvir como a mente de vocês funciona é fantástico. O mundo é neurodiverso!
@nederleyprado4015
@nederleyprado4015 Жыл бұрын
Amei o seu relato ❤muito esclarecedor... você é top👏👏👏
@TONYAFPB
@TONYAFPB Жыл бұрын
Parabéns jovem, seu relato contribui significativamente para vida de muitas pessoas, tenha certeza disso. Te desejo tudo de bom nessa vida.
@morganamiridanparanagua479
@morganamiridanparanagua479 Жыл бұрын
Melhor vídeo explicativo que já assisti sobre o tema! Obrigada por compartilhar.
@viterbinaaraujo162
@viterbinaaraujo162 Жыл бұрын
Excelente. Relato bastante esclarecedor
@roselenecoito1969
@roselenecoito1969 Жыл бұрын
Gabriel, obrigada por seu relato tão elucidador!
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
Obrigado!
@soelibauermann3778
@soelibauermann3778 Жыл бұрын
Olá! Parabéns pela tua iniciativa em elucidar sobre este assunto! Achei preciososas as tuas explicações, que universo esta síndrome einh!!! Uma preciosidade pra mim que nada conhecia sobre o tema! Certamente ficarei mais atenta e mais fraterna ao conhecer pessoas " diferentes" e já não as considerarei " esquisitas" sabendo que sempre pode haver uma questão complexa como esta da sindrome de asperger movendo seu jeito de ser! Gratidão meu querido!
@luizarocha4760
@luizarocha4760 Жыл бұрын
Ótimo vídeo! Sempre tive dúvidas sobre esse assunto e você esclareceu muitas delas. Tenho certeza que o vídeo vai alcançar uma visibilidade muito boa, e eu fico feliz que seja justo um vídeo bom de alguém que explique tão bem e com tanta atenção aos detalhes. Obrigada 🙏🏻
@elselopes3954
@elselopes3954 Жыл бұрын
criatura corajosa,parabens.
@nelcircoutinho9592
@nelcircoutinho9592 Жыл бұрын
Perfeita explicação 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@lydiadefatimavigeta483
@lydiadefatimavigeta483 4 ай бұрын
Parabéns! Você é maravilhoso!
@Hellmut_.
@Hellmut_. Жыл бұрын
Acabei me identificando com praticamente tudo o que você disse, vou procurar mais, muito obrigado. 👍
@Motorola14-dl7bg
@Motorola14-dl7bg 4 ай бұрын
Uma vez eu comprei um aquatio, por impulso, fiquei 4 dias sem dormir ate fazer ele funcionar como eu queria. Eu gosto de ser assim.
@betevalenca2837
@betevalenca2837 Жыл бұрын
Que bom você compartilhar e esclarecer, a cada dia conhecemos outras condições diferentes de síndrome eu depois de 60 anos descobri que tenho TDAH E DISLEXIA.
@ednasousa9208
@ednasousa9208 Жыл бұрын
Exelente conteúdo!!! 👏👏👏👏👏🙌
@cassiacristina8826
@cassiacristina8826 11 ай бұрын
Maravilhoso seu vídeo! Parabéns!
@janepauladecarvalho6290
@janepauladecarvalho6290 5 ай бұрын
Gabriel parabéns pelo seu vídeo … Me esclareceu muito e acredito q é um desafio grande na vida , só quem é q sabe …Você é admirável … 🙏.
@marialuciaspanga7457
@marialuciaspanga7457 Жыл бұрын
Gostei bastante
@cibeleflores
@cibeleflores 3 ай бұрын
Ótimo vídeo, faça mais vídeos assim para ajudar outras pessoas.
@domingasaraujo2287
@domingasaraujo2287 Жыл бұрын
Que explicação magnifica confesso que não conhecia na íntegra vou até postar no meu status recomendado , parabéns garoto que Deus te ilumine e que você seja uma estrlinha pra brilhar na vida das pessoas que tenham alguém ou passam por isso.❤🎉🎉🎉
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
Muito obrigado!!
@sandraziech7465
@sandraziech7465 Жыл бұрын
Gabriel, parabéns pela sua palestra!
@chandrikabrazil2166
@chandrikabrazil2166 Жыл бұрын
Relato esclarecedor, meu filho está com 27 anos e apesar de passar mts especialistas nenhum deles chegou a um final conclusivo, na maioria das vezes foi por problemas demora e o lado financeiro não permitiu. E eu conheci pessoas como vc e comecei a pesquisar e estou cada vez mais próximo de como é meu filho. Seu relato fez eu reconhecer mt semelhança c ele. Ainda busco por um especialista que possa ajudá-lo, pois ele c 27 anos ele não trabalha nao tem renda e isso mt me preocupa. Ele vive no quarto dele desde 2010. Num mundo só virtual. Ele só socializa comigo a vó e os animais da casa.
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
É sempre importante a presença de um profissional para ajudar nesses casos
@gabrielmadeira-artschannel
@gabrielmadeira-artschannel Жыл бұрын
é isso pareceu bastante com um Hikikomori pra mim
@valcionegrave3980
@valcionegrave3980 7 ай бұрын
Chandry, leve à um neuropsicologo... ele fará a testagem que será levada para o psiquiatra ou neurologista assinar.
@chandrikabrazil2166
@chandrikabrazil2166 7 ай бұрын
@@valcionegrave3980 muito obrigada.
@fatimafarias561
@fatimafarias561 Жыл бұрын
Gostei bastante do seu relato. Meu filho tb tem síndrome de asperger e vcs têm muitas características em comum.
@elisianesantiago3638
@elisianesantiago3638 9 ай бұрын
Gostei muito do seu relato, o mais esclarecedor pessoal que já vi, parece muito com meu filho de 10 anos, que estou investigando o q ele tem. Obrigada, foi de muita relevância pra mim.
@adrianaderesende6650
@adrianaderesende6650 Жыл бұрын
Muito bom 👌🏻
@jeanferraz4750
@jeanferraz4750 11 ай бұрын
Obrigado pelo Renato é de grande relevância eu encontro no mesmo caso que o seu pois assistindo vídeos eu encontrei características de Asperger e fui procurar apoio médico para confirmar eu tenho excelente cognição como você mas tem as mesmas dificuldades que outras pessoas com autismo têm hoje sou identificado como autista só vim receber meu laudo agora aos 43 anos
@brunacibelleq
@brunacibelleq Жыл бұрын
Ótimo vídeo 👏👏👏 também sou Asperger
@elainemotatattoo
@elainemotatattoo Жыл бұрын
Eu sinto exatamente isso que vc falou em relacao ao olhar. (Tirando a parte que foi reprimido. Mas nunca consegui explicar exatamente, pras pessoas o porque me incomoda olhar nos olhos das pessoas. Normalmente as pessoas se incomodam muito com isso. E tentam forçar que vc olhe. Acho que a pior parte disso é de que algumas pessoas, descredibilizar o que esta sendo dito, por conta de nao sustentar o olhar, e achar que o que esta sendo dito não é 100% verdade. Isso me incomoda muito e me deixa muito frustada. Outra frustração é de que apesar de ser considerada uma pessoa que fala bem, eu não consigo expressar exatamente o que penso ou sinto com exatidão. E as vezes preciso buscar referencias pra poder exemplificar. E sobre o hiperfoco, eu sou assim tbm. Eu esgoto todas as fontes.. as vezes diminuo as horas de sono pra pesquisar sobre o assunto. Mas tento e creio que consigo evitar falar com as pessoas sobre o assunto em si. Ate porque normalmente falo menos e normalmente as pessoas que converso sao muito comunicativas. Sou considerada mais quieta e reservada. Sobre a questão da empatia. Sou muito empatica. Ainda que nao saiba lidar muito bem em como acalentar as pessoas em momentos dificeis, como por exemplo enterros, ou doenças graves. Ainda que eu sinta muito pela pessoa, tenho dificuldades de lidar com a situacão. Em relação a rotina, eu nao sigo a risca. Mas normalmente vou nos mesmos lugares, e sento no mesmo local, e como as mesmas coisas dentro de cada grupo alimentar. Exemplo: se eu vou comer um pastel é sempre o mesmo sabor. Se vou pra um lugar, faco mesmo percurso, e se desvio de rota isso me gera ansiedade e um pouco de confusão. Mas diferente de voce, em relacao as emocoes. Raiva pra mim e choro normalmente vem junto. Porque comeco a sentir raiva e depois sinto tristeza e ai vem o choro. E essas crises de raiva e tristeza me gera esgotamento muito grande emocional e fisico. E as vezes confusão. .
@TheBydeisinha
@TheBydeisinha Жыл бұрын
Muito importante esse tipo de vídeo. Mas você é muito mais do que um diagnóstico.
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
Com certeza!!
@elhiane8795
@elhiane8795 Жыл бұрын
Seu relato é bem claro e muito importante. Tenho familiares que se encaixam na descrição.
@cristinacostadiniz2291
@cristinacostadiniz2291 Жыл бұрын
Valeu, Gabriel!
@amorcompartilhado601
@amorcompartilhado601 Жыл бұрын
*Gratidão...✨.....*
@potterlorenzi4951
@potterlorenzi4951 Жыл бұрын
Que video cara. Muito bom.
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
Valeu Potter ❤
@luizflh
@luizflh 10 ай бұрын
Ficou muito bom o seu vídeo. Informações úteis. Eu tenho Asperger também e seguro o lápis exatamente igual a você. Mas tenho uma caligrafia até razoável. Achei interessante porque nunca vi ninguém que segura o lápis assim.
@vivianrobinson3164
@vivianrobinson3164 Жыл бұрын
Muito bom vídeo! Finalmente pude compreender! Parabéns! ❤
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
Obrigado!
@magdapassos4105
@magdapassos4105 Жыл бұрын
Muito bom seu relato Gabriel, realmente é muito difícil entender sobre o que a pessoa autista sente, tenho filho no espectro autista ou Asperger como você descreve, gostaria que ele falasse sobre isso pra ajudar a entende-lo, mas ele só tem 18 anos e foi diagnosticado com 16 , espero que um dia ele consiga falar sobre esse assunto.
@Carluzenrique
@Carluzenrique Жыл бұрын
Excelente análise! Perfil analítico , seria um ótimo psicólogo de algum escola pós-behaviorista.
@adrianasilveira8464
@adrianasilveira8464 Жыл бұрын
Muito importante mesmo, o conteúdo que você disponibilizou. Acho fundamental pois contribui tanto para dirimir dúvidas, reflexao e sobretudo nos permite tornarmos pontes positivas entre familiares ou mesmo com aqueles que convivemos . Voce falou sobre comportamentos naturais e formas de ver e enxergar o mundo, e o que esta ao seu redor. Sim, podemos identificar em nós mesmos ou naqueles que amamos essas formas de ver as coisas. Serve de reflexao e contribui demais ! Parabéns por sua iniciativa! Tenho certeza que fará muito a diferença na vida de muitas pessoas !!!
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
Muito obrigado mesmo pelas palavras ♥️
@brigidamacedo6239
@brigidamacedo6239 4 ай бұрын
Você é muito tranquilo, rapaz! Existem “tribos” de pessoas semelhantes a você. 😊
@brigidamacedo6239
@brigidamacedo6239 4 ай бұрын
Que paz que é uma pessoa menos sensível e sentimental 😍
@glacioni
@glacioni Жыл бұрын
Quando adolescente tentei suicídio por várias vezes pq eu me sentia estranha e algumas pessoas me chamava de esquisita, hoje faço acompanhamento com psiquiatra e psicólogo e creio em Deus que é o que me livrou do desejo de morte. Realmente é sofrimento e doe mais Deus sempre trás o alívio todos os dias
@mariliashiba9881
@mariliashiba9881 Ай бұрын
Meu hiperfoco na infância foi leituras. Muitos livros. Tanto que virei Bibliotecária. Mas, como a maioria dos Asperger, fui pra área da Inovação Tecnológica Casei com outro Asperger que foi o nerd sem amigos. Como sempre fui autodidata, eu que descobri o TEA em mim e na minha filha (só fui confirmar na avaliação neuropsicológica + laudo do neurologista ) Eu acho incrível como a gente se reconhece. Hoje, no doutorado só tenho um colega. Fazemos trabalhos em dupla. Depois de muito conversar, ele me conta que é Autista + Superdotação
@telmaguedes5165
@telmaguedes5165 Жыл бұрын
meu lema é: o problema não é o autista, são os outros. parabéns por ter feito seu relato, meu filho foi diagnosticado com 21 anos, hj ele tem 23, gostaria até que vcs dois fossem amigos; eu o compreendo e o admiro por ser quem ele é, espero estar sendo uma mãe à altura dele. Um abraço (como vc sabe, é assim que os típicos se despedem, mas que significa afeto e consideração na maior parte das vezes)
@greicebornschlegell6057
@greicebornschlegell6057 9 ай бұрын
Salve, Gabriel. Muito obrigada por me ensinar sobre esse universo dos não neurotípicos. Se puder, me ensine como se comportar para ser amiga de uma pessoa asperger ou autista.
@user-ig2ss3nl2g
@user-ig2ss3nl2g Жыл бұрын
Saiba que vc é necessário, esclarecido, te conheci aqui hj e como vc fala com propriedade, N se sinta excluído viu?! Pq através de vc mtas pessoas serão ajudadas, compreendidas, e creio que sua interação aqui fará bem pra vc tbm, continue sua caminhada mesmo que pareça sempre igual, mas vc já faz a diferença na vida !
@bootes879
@bootes879 11 ай бұрын
Exatamente! Muito grata!!! ❤
@Dom.camila
@Dom.camila 5 ай бұрын
Por acaso, estava assistindo videos sobre homeopatia, e vi o seu, por conta do poster judas Priest ❤ e ainda gosta Kiss 😊 Muito bom entender sua experiência com o Asperger 🙏 Fica bem
@marcinhaaraujo1832
@marcinhaaraujo1832 Жыл бұрын
Vc e lindo, inteligente, fala muito bem, vc é parecido com meu filho chirstian. Obrigada pls dicas, tenho amigas com crianças autistas de leves as de maior grau, eu acho q me encaixo no TDH. as x me atrapalho rssss, sou desfocada ao mesmo tempo que minha mente é bem evoluída e bem acelerada😂😂😂
@deathmetalwoman
@deathmetalwoman Жыл бұрын
Também tenho síndrome de Asperger e me identifiquei muito com você. 🤘
@renatamiron8095
@renatamiron8095 6 ай бұрын
Ola Gabriel! Eu tambem tenho a sindrome de asperger e quando voce falou sobre a letra cursiva, rapidamente me lembrei das pessoas que se espantam quando me veem escrevendo ja que eu tambem tenho um metodo peculiar para segurar o lapis ou a caneta. Embora eu aos 3 anos ja soubesse ler algumas coisas e escrever tambem, eu tive meu hiperfoco justamente na escrita aos 5 anos de idade e perdurou por varios anos. Eu ainda seguro o lapis e a caneta de forma "estranha" mas a minha letra melhorou bastante. E tambem observei que apesar de eu ser destra, ao tentar escrever com a mao esquerda, eu tambem nao consigo segurar a caneta ou lapis de forma "normal", tenho o mesmo problema em ambas as maos.
@nilzateresinhapereira629
@nilzateresinhapereira629 Жыл бұрын
Muito interessante seu relato, sensível e respeitoso. Achei lindo seu modo de compreender o que se passa com você e muito lúcido. Desejo que você tenha sempre ao seu lado pessoas que lhe amem e lhe acompanhe na sua originalidade. Espero que a ciência aprenda com você para entender mais pessoas com esse mesmo transtorno. Desejo que sua família tenha muito orgulho de você. Abraço fraterno
@fatimaamaral_tarologa
@fatimaamaral_tarologa Жыл бұрын
Gabriel, fantástico e necessário o seu relato. Ninguém melhor para explicar “a dor”, do que aquele que sente. Um prazer te conhecer.
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
Muito obrigado
@fatimaamaral_tarologa
@fatimaamaral_tarologa Жыл бұрын
@@gabrieltusset, outra coisa, vc tem o quadro do Judas Priest rs. Tenho esse vinil, ainda.
@paulyephih2438
@paulyephih2438 8 ай бұрын
Obrigado Gabriel, nos parecemos um tanto...
@micheldolagoamaro8306
@micheldolagoamaro8306 3 ай бұрын
Eu nem falo, pois haverá quem dirá que estou “tirando onda”, mas só eu o que passei nesses meus 50 anos de vida. São dificuldades sutis. Também uso o humor desta forma. Eu também nunca entendi o “chorar de raiva”…mas não sou tão objetivo quanto você.
@johnlima9557
@johnlima9557 Жыл бұрын
Cara tenho 35 anos ....e fui diagnósticado Asperger com 34,5 anos E é incrível como há variações dentro da síndrome. Em alguns aspectos somos parecidos ...outros simplesmente não tenho ! Incrível
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
É um guarda chuva de muitos detalhes né. Nunca acaba sendo igual entre si, mas sempre tem coisas em comum.
@bethair6051
@bethair6051 Жыл бұрын
❤❤❤
@prisciladacosta48
@prisciladacosta48 7 ай бұрын
Gostei muito do seu relato, também tenho diagnóstico de autismo nível 1 de suporte (antiga síndrome de asperger), a nomenclatura parece dividir um pouco as opiniões das pessoas que têm o transtorno, de qualquer maneira atualmente as pessoas vêm buscando mais o diagnóstico devido a ter mais informação hoje em dia sobre o assunto e devido às novas compreensões de como se manifestam os sintomas (principalmente em mulheres).
@danteswift
@danteswift Жыл бұрын
Muito obrigado pelo vídeo, Gabriel. Eu não sei se tenho Asperger, mas tenho consciência de que sou uma pessoa com comportamentos e visões mais peculiares, por assim dizer. Mas, vejo pontos em comuns entre os seus relatos e momentos pessoais que passei... Tendo a ser formal, técnico e monótono, distante da maioria, tenho vício de fazer listas e escrever idéias, evito os olhares das pessoas, ampla dificuldade de autocompreensão, sou fechado na minha própria cabeça, tenho ansiedade social, dificuldade de me expressar e me conectar com as pessoas, meio que estranho as instituições e o funcionamento do mundo em geral... Já estou tendo acompanhamento psicológico, mas ainda estamos muito no início para tirar conclusões mais profundas. Porém, ainda pretendo conversar mais diretamente com alguém que tenha Asperger para tirar conclusões por mim mesmo.
@ninguém-l8k
@ninguém-l8k 6 ай бұрын
Já recebeu seu diagnóstico? Sou Asperger.
@mentalidadedesucesso1854
@mentalidadedesucesso1854 Жыл бұрын
Vc me lembra o eneatipo 5 do eneagrama das personalidades, vale a pena pesquisar . E gratidão pelo relato. Logo estarei trazendo conteúdos sobre o eneagrama em meu canal
@NobuOda
@NobuOda Жыл бұрын
Eneagrama 5 faz todo sentido sentido,se tu for INTP tem o estereótipo de algum grau de TEA.Mas voltando,todo usuário do eneagrama 5 tem fala muito rápida ou muito devagar é um ou outro kkk
@annapaulal.h.1393
@annapaulal.h.1393 Жыл бұрын
💙
@gersonpriante4031
@gersonpriante4031 10 ай бұрын
Gabriel Boa Noite ! Mais 1 inscrito... continue parabéns ! Vc relata sua Idade ! Qual sua Formação vc fez ou faz Faculdade qual ? De qual cidade é Estado vc é.. DSM 5 é CID... pode falar mais ....sobre
@Verlaluz
@Verlaluz Жыл бұрын
Tenho um companheiro de trabalho que tem estas características, as vezes ele fala gritando e assusta… é muito importante estás informações… que muitas já tinha por todo o universo autista tenho muita curiosidade e por tentar ter empatia com as pessoas diferentes…
@felipebarrosquake3325
@felipebarrosquake3325 6 ай бұрын
Que relato bacana meu amigo! Também sou autista nivel 1 de suporte, fui diagnosticado ano passado depois de muitos e muitos anos de fobia social, minha esposa que levantou essa hipotese por conta de alguns comportamentos peculiares e muito característicos do autismo onde eu nunca nem parei pra pensar, praticamente todas as características já estavam presentes e eu nunca parei pra pensar nisso, pensava que todos pensavam e funcionavam do mesmo jeito que eu 😂...ah, meu primeiro hiperfoco foi em dinossauros também, video-games e logo na adolescência o heavy metal, falhei muitas vezes nos meus antigos relacionamentos anteriores por simplesmente so saber conversar sobre bandas de metal 😂😂😂
@AdrianaSantos-ts9nw
@AdrianaSantos-ts9nw Жыл бұрын
Deve ser difícil identificar quem tem essa síndrome pois vc falou super bem fez um ótimo vídeo parabéns.
@gabrieltusset
@gabrieltusset Жыл бұрын
É realmente difícil perceber, é necessário sempre a ajuda de um profissional. Muito obrigado!
@SimoneSouzaOliveira-ms9bl
@SimoneSouzaOliveira-ms9bl Жыл бұрын
Minha filha tem 15 anos e apresenta sintomas muito parecidos com o que voce citou aqui. Ela tem hiperfoco em lingua japonesa e esta aprendendo a lingua sozinha, também está estudando quimica e outras Sintomas aqui sao parecidos inclusivo ela ja citou que se sente invisível e gosta de ser invisível. A sua explicação me ajuda muito. Emocionante sua explicação sobre exclusão social. O pai da minha filha devia ser asperguer, mas eu nao entendi o comportamento dele e me separei. Agora minha filha parece ter herdado essa carga genética.
@nadjanelino
@nadjanelino Жыл бұрын
Meu marido e minha filha são assim, amo muito os dois.
@doraminshull
@doraminshull Жыл бұрын
Olá Gabriel, eu conheci varias pessoas com autismo e também com a síndrome de asperger e trabalhei com essas pessoas em oficinas de trabalho de diferentes atividades. Nos últimos oito anos eu tenho trabalhado como professora de Inglês e tenho tido excelentes alunos que são portadores da síndrome de asperger. Sua explicação a respeito do hiper foco foi muito interessante pois eu vejo isso nos meus alunos. Quase sempre esses alunos falam muito bem Inglês, mas muito bem mesmo. Eu também aprendo com os meus alunos portadores desta síndrome exatamente porque suas explicações são bem aprofundadas. A questão da altura da voz também eu reconheço nesses meus alunos. E também entendo as questões a respeito de conversas fiadas e a questão a respeito dos sentimentos das pessoas com relação ao dia-a-dia que para o portador da síndrome de asperger não faz sentido. Obrigada pelo seu relato. Ele ajuda as pessoas a entenderem mais pessoas como você e que essas pessoas existem e estão por todo lugar.
@helenaaa7711
@helenaaa7711 15 күн бұрын
Eu me questiono se tenho ou não autismo nível leve (meu psiquiatra nunca me disse abertamente qual transtorno eu tenho, só sei que tenho depressão, pois ele me receitou dois anti-depressivos: sertralina e mirtazapina). Do seu relato, eu me identifiquei com os hábitos repetitivos, todos os dias eu faço as mesmas coisas, do mesmo modo, nos mesmos horários. Ademais, tenho certa dificuldade em olhar nos olhos das pessoas (agora eu já melhorei muito, comparado a como eu era, na adolescência. Todavia, ainda é difícil manter contato visual com pessoas que não conheço). Minha infância e adolescência foram muito solitárias, tinha apenas colegas na escola e meu círculo social se resumia a essas poucas interações. (Até hoje é assim, apenas mudou o cenário: da escola para a universidade). Além disso, sentia e sinto que a minha presença não importava/ importa para esses colegas, muitas vezes tomei a iniciativa de me afastar. Mas, a completa solidão faz com que eu me sinta pior do que a constante sensação de não pertencimento ao grupo. Tenho, também, uma tendência a falar de um modo excessivamente formal. Agora, algo que eu comecei a fazer para remediar essa formalidade desnecessária nas interações socais cotidianas é "copiar" a forma como a pessoa com quem estou interagindo fala, ou seja, utilizo as mesmas expressões, as mesmas gírias que ela, por exemplo. Na minha cabeça, isso faz com que eu pareça mais natural, familiar e, de certa forma, acho que cria um vínculo com meu interlocutor). Não tive muitos hiperfocos, ao longo da vida. Mas, tenho uma necessidade compulsiva de imaginar. Imagino diversas situações, desde relacionamentos amorosos (coisa que nunca tive em 20 anos), até um projeto de golpe de Estado, implementação de reformas políticas drásticas e discursos políticos (que na minha cabeça são muito impactantes). Também sou muito perfeccionista, busco fazer todas as tarefas com esmero, desde as mais bobas, como redigir um comentário no KZbin. Em razão dessa necessidade de dar o meu melhor em tudo, até em coisas desnecessárias, perco muito tempo para fazer tarefas simples e a frustração é inevitável. Frustração pelo tempo perdido e porque a tarefa que destinei tanto tempo para fazer, no fim, não obteve o resultado que eu esperava.
@gabrieltusset
@gabrieltusset 15 күн бұрын
@@helenaaa7711 Sei bem como é cada detalhe que você está expondo. Parece um relato bem parecido com o meu em muitas partes
@ketlin
@ketlin Жыл бұрын
top
@brunaborges6709
@brunaborges6709 4 ай бұрын
Gabriel, que relato! Obrigada por compartilhar! Voce faz terapias? Se sim, quais voce faz agora na vida adulta? E na primeira infancia, voce fez? Agradeço sua resposta.
Como fui diagnosticado com Síndrome de Asperger | Introvertendo
13:00
HAPPY BIRTHDAY @mozabrick 🎉 #cat #funny
00:36
SOFIADELMONSTRO
Рет қаралды 18 МЛН
Cool Items! New Gadgets, Smart Appliances 🌟 By 123 GO! House
00:18
123 GO! HOUSE
Рет қаралды 17 МЛН
Síndrome de Asperger na vida adulta e seus desafios
17:35
Willian Chimura
Рет қаралды 194 М.
Autismo Adulto - 50 Sinais Pouco Óbvios de Autismo em Mulheres e Homens
34:33
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 423 М.
ASPERGER x AUTISMO: Qual é a DIFERENÇA? | Lives NeuroSaber
30:18
35 SINAIS de AUTISMO "LEVE" em ADULTOS e ADOLESCENTES
29:50
Dra Maria Claudia Brito
Рет қаралды 946 М.
Autismo Nível 2: sinais e sintomas principais [DSM 5 TR]
13:34
Meu diagnóstico tardio de AUTISMO (nível 1) e TDAH | Sinais de autismo em adultos
29:31
Adultos com Autismo | Asperger - Saiba 10 sinais de autismo em adultos
10:18
Neuropsicóloga - Larissa Beatriz Cossalter
Рет қаралды 467 М.
HAPPY BIRTHDAY @mozabrick 🎉 #cat #funny
00:36
SOFIADELMONSTRO
Рет қаралды 18 МЛН