O livro "Vermicompostagem e minhocultura: produtos derivados e aplicações pode ser adquirido pelo Whtas App 41-99634-4770, e-mail: academiadaminhoca@gmail.com e pelo link: clubedeautores.com.br/books/search?where=books&what=Vermicompostagem+e+Minhocultura
@marcioaraujo616412 күн бұрын
Olá. Muito bom
@ateliedasminhocas12 күн бұрын
Eu aqui prestigiando meu amigo e professor Jair
@ACADEMIADAMINHOCA11 күн бұрын
Gratidão Veras, pelo seu apoio.
@CanaldaMinhoca9 күн бұрын
Muito agradecido ao meu amigo, professor Jair Dionísio pela presença e dedicação especial no suporte técnico na construção da escultura e tantas outras contribuições. Forte abraço!❤❤❤
@ACADEMIADAMINHOCA9 күн бұрын
Eu que agradeço pela parceria! Com isso, podedmos ajudar a mais pessoas. Forte abraço.
@radiomanchego-hyperlapseti66368 күн бұрын
Una entrevista muy interesante. Gracias por compartirla. Saludos cordiales desde España.
@ACADEMIADAMINHOCA8 күн бұрын
Gracias Ramón! Fue una excelente oportunidad de empiezar este nuevo modo de comuinicacióin. Las lombrices son responsables por abrir las puertas para grandes iniciativas. Ahora el trabajo está em marcha. Nosostros tenemos como objetivo poner la escultura de la lombriz en el Libro Guiness. Para 2025 ya tenemos un projecto desafiador! Un fuerte abrazo.
@ricardomiglianomonteleone375211 күн бұрын
Pessoas envolvidas na minhocultura são pessoas maravilhosas
@ACADEMIADAMINHOCA9 күн бұрын
Perfeitamente!
@ACADEMIADAMINHOCA9 күн бұрын
Acredito que sim, pois a união é que fortalecido o grupo e feito a minhocultura começar a dar os primeiros passos. Um abraço.
@canaldogalistamoderno41667 күн бұрын
Antes de mais nada agradeço Muito ao senhor e ao Canal da minhoca por esse vídeo. Se tudo correr bem essa nova edição chegará na minha casa dia 13 deste mês de dezembro. Tenho duas perguntas Mestre : 1- Quanto de proteína a minhoca precisa em sua alimentação diária? 2 - A consangüinidade pode afetar uma criação de minhocas ? Antecipadamente obrigado Mestre.
@ACADEMIADAMINHOCA6 күн бұрын
Olá! Respondendo em partes! 1 - As minhocas não têm uma exigência específica de proteína em sua dieta, como ocorre com outros animais. Isso porque elas se alimentam de matéria orgânica em decomposição, incluindo restos vegetais e resíduos orgânicos, e dependem da microbiota presente nesses materiais para sua nutrição. No entanto, o teor de proteína disponível no substrato influencia diretamente o crescimento, a reprodução e a saúde das minhocas. Estudos mostram que substratos com 10% a 20% de proteína bruta são ideais para o desempenho de espécies como a Eisenia fetida (minhoca vermelha da Califórnia). Um teor de proteína muito elevado pode ser prejudicial, especialmente se a matéria orgânica estiver em decomposição inicial e liberar compostos tóxicos como amônia. 2 - Sim, a consanguinidade pode afetar uma criação de minhocas, embora os efeitos sejam mais sutis do que em animais vertebrados. As minhocas, como Eisenia fetida (minhoca vermelha da Califórnia), são hermafroditas, o que significa que cada indivíduo possui órgãos reprodutivos masculinos e femininos. No entanto, elas geralmente precisam de outro indivíduo para a reprodução cruzada, o que ajuda a evitar a consanguinidade. Efeitos potenciais da consanguinidade: a) Redução da variabilidade genética: Pode levar a populações menos adaptáveis a mudanças ambientais ou ao manejo. b) Menor vigor reprodutivo: A consanguinidade prolongada pode reduzir a produção de casulos e a taxa de eclosão. c) Susceptibilidade a doenças: Populações geneticamente homogêneas podem ser mais vulneráveis a estresses ambientais e agentes patogênicos. Como evitar a consanguinidade em uma criação: a) Adquirir novos lotes periodicamente: Introduzir minhocas de outras origens para aumentar a variabilidade genética. b) Misturar substratos de diferentes minhocários: Se a criação for grande, a mistura pode facilitar o cruzamento entre populações diferentes. c) Monitorar o desempenho reprodutivo: Quedas na taxa de reprodução podem indicar possíveis problemas genéticos. Tomara que tenha te esclarecido!
@canaldogalistamoderno41666 күн бұрын
Professor muito obrigado por essas informações. Pelo que vejo o Brasil será em poucos anos o País da Minhocultura e a maior parcela desse sucesso caberá ao senhor. Um forte abraço do seu aluno e fã,muito obrigado.