Рет қаралды 5,764
O governo Bolsonaro deixou uma "herança fiscal maldita" ou um ajuste econômico inédito?
No final de 2022, a discussão sobre as contas públicas do Brasil ficou marcada por uma narrativa de "herança fiscal maldita" atribuída ao governo Bolsonaro e ao ex-ministro Paulo Guedes. No entanto, ao analisarmos os números, surge um cenário diferente: gastos primários menores, ajustes fiscais importantes e congelamento de salários acima do mercado. Apesar de heranças negativas em áreas como saúde e educação, a política fiscal surpreendentemente abriu espaço para novos gastos públicos. Mas até que ponto isso é sustentável? No vídeo, exploramos os desafios fiscais do Brasil, as escolhas de governos anteriores e como as distorções econômicas criam alta volatilidade, impactando juros, câmbio e o crescimento de longo prazo.
Qual é a sua opinião sobre a condução fiscal do Brasil nos últimos governos? Você acredita que estamos no caminho certo?
Deixe seu like, inscreva-se no canal e ative o sininho para não perder nossos próximos vídeos sobre economia e mercado financeiro!
GASTOS PÚBLICOS NAS TENTATIVAS DE REELEIÇÃO DE 2014 E 2022: blogdoibre.fgv...
📽 VEJA O EPISÓDIO COMPLETO NO KZbin:
• GASTOS OCULTOS, MANOBR...
- - - - - - - -
HERANÇA FISCAL MALDITA DO GOVERNO BOLSONARO: MITO OU REALIDADE?
Convidados: Marcos Lisboa (Doutor em economia e ex-presidente do Insper), Marcos Mendes (Doutor em economia e pesquisador do Insper), Samuel Pessôa (Doutor em economia e chefe da pesquisa econômica da Julius Baer Brasil) e Alexandre Manoel (Economista-Chefe da AZ Quest)
Apresentadores: Thiago Salomão (@_salomoney), Josué Guedes (@josueguedes__) e Walter Maciel (CEO da AZQuest)