5:01 Ergatividade marca o sujeito. 8:23 Línguas Ergativas ao redor do mundo 🤔 10:48 Basco marca o sujeito com K 🤔 15:22 Ergatividade no Tchetcheno.🤔17:27. Ergatividade em Curdo. 🤔18:13 Ergatividade no Yanomâmi.
@mangilicontabilidadeeconsu60592 ай бұрын
É incrível, penso comigo, como os sumérios, que falavam a língua sumeriana a qual é ergativa (além de ser uma língua isolada), de repente substituíram sua língua de quase 2 milênios por uma língua completamente diferente e não ergativa que é o semítico acadiano, e isso sem que o domínio do Império Acadiano lhes subjugassem hostilmente.
@baxiren3 ай бұрын
Vi sobre ergatividade cindida em seu vídeo de descrição gramatical do hindi. Muito bom, aliás.
@VictorHugoVasconcellos3 ай бұрын
Mauricio, você tem artigos científicos publicados? Gostei muito do teu vídeo sobre evolução linguística - um vídeo antigo. Faço.doutorado no Brasil e na Coruña - Galiza. Interesso-me por línguas latinas, principalmente ibéricas, como o galego e as suas variedades como o português, brasileiro, eonaviego, fala etc. Sei que posso encontrar o que você diz em artigos de outros pesquisadores. Se você não tiver esses artigos, irei citar o vídeo, mas... você sabe como funciona a universidade. Abraço! Teu trabalho é inspirador e acredito que estou nesse circuito tambêm por teu exemplo. Obrigado!
@MOPCLinguistica3 ай бұрын
So tenho minha tese de mestrado na USP, "Aspecto Verbal na Lingua Dâw" .
@VictorHugoVasconcellos3 ай бұрын
@@MOPCLinguistica vou buscá-la no repositório digital. Abraços
@ruanrichard77313 ай бұрын
Seria interessante se verbos como "rasgar" começassem a expressae o sujeito como um adjunto adverbial de modo (esse é o termo correto?). Tipo, ao invés de falar "a mulher rasgou o vestido", a gente falaria algo do tipo "o vestido rasgou com/pela/ por meio da mulher" ou, usando o verbo "morrer", "o coelho morreu pelo homem/ pela mão do homem". Eu soube que o caso instrumental pode se tornar o caso ergativo quando ele é reinterpretado como o sujeito da ação.
@joadsonmatias26103 ай бұрын
Não parece plausível isso de "começassem a expressar" quando referindo-se a uma língua natural, que segue uma estrutura pré-estabelecida, muito bem definida e, principalmente, bem compreendida para seu uso regular por quem a fala dentro da constituição sintática desta língua. A sua "proposta" pouco condiz com o que um nativo da língua portuguesa é capaz de assimilar e demandaria um esforço muito grande para um falante elaborar tal frase e um esforço ainda maior para que o interlocutor entendesse o que se está querendo dizer. Além disso, essa "proposta" soa muito como a já existente voz passiva. Dizer "o vestido rasgou" quando há um sujeito só faz sentido com sua colocação, do contrário torna-se um verbo inergativo para fazer sentido sem um agente da passiva. Quanto ao caso instrumental... O português não o possui. Logo, seria uma extravagância linguística tentar fazer qualquer tipo de relação e/ou implementar algo do tipo numa língua tão nominativa-acusativa como o é a portuguesa.
@ruanrichard77313 ай бұрын
@@joadsonmatias2610 por isso que eu disse que seria interessante kkkkkk
@joadsonmatias26103 ай бұрын
@@ruanrichard7731nem interessante seria. Interessante é aprofundar-se numa língua que já possui tais características.
@ruanrichard77313 ай бұрын
@@joadsonmatias2610 quem vc é pra me dizer o que devo achar interessante ou não? Cara, vc é chato.
@joadsonmatias26103 ай бұрын
@@ruanrichard7731👍
@KristãoHiperFranco3 ай бұрын
5:01 Lingua Ergativa marca o AGENTE 🤔
@barbosaribeiro15033 ай бұрын
Quantos idiomas o senhor já estudou, inclusive aqueles que só sabe o básico?
@MOPCLinguistica3 ай бұрын
varias dezenas
@albertoliveira87953 ай бұрын
14 idiomas. Isso pode ser conferido no próprio vídeo do canal: *Quais livros eu uso pra aprender idiomas?* link: kzbin.info/www/bejne/qpi7qmhpgq2bisU
@n.m.m54603 ай бұрын
O ptbr tem casos ergativos em maior frequência que o ptpt