Excelente! Parabéns pela realização. Que privilégio poder ouvir Prof. Carlos Nobre com apresentação completa e embasada, tocando nos pontos críticos, alertando, mas também mostrando soluções.
@carloseduardofigueiredo46955 ай бұрын
Excelente palestra. Obrigado.
@angelicamendoza82325 ай бұрын
Prof. Carlos Nobre, obrigada por compartilhar tantas informações imprescindíveis para o Brasil e o mundo! Ê difícil ser otimista considerando que a maioria das pessoas são egoístas e inconsequentes, mas precisamos resistir, pelo futuro das crianças.
@EDUCACAOAMBIENTALDIFERENCIADA5 ай бұрын
Parabéns pela iniciativa! O conhecimento é a base para a construção de uma sociedade ambientalmente sustentável.
@leliaines3075 ай бұрын
Muito boas explicações. Eu sempre me pergunto o que cada um de nós ( trabalhadores, operários empregados ou nao) poderemos fazer além de plantar árvores nos jardins ( quem os tiver)??? O que fazer e o que não fazer? E, suponhamos que TODOS FAÇAM, isso tudo pode melhorar?
@carlospitol68705 ай бұрын
Parabéns aos coordenadores deste evento, e sugiro buscar contato com o GAAS Nacional, que é um movimento que busca difundir e incentivar a Agricultua Regenerativa e Sustentável.
@pauloseibel4 ай бұрын
Um dos principais problemas da alteração climática, que não é falado, é o problema das grandes cidades, metrópoles humanas. O maior foco de poluição e aumento de temperatura está nas cidades. Na forma como as cidades crescem, no uso intensivo de veículos a combustão, as emissões de gases pelas atividades humanas (fabricas, etc) nessas áreas, pelas elevações de prédios que alteram os fluxos naturais das correntes de ar e que por sua vez afeta todo o ecossistema de correntes de ar do planeta. Os gases quentes liberados pelos veículos nas aglomerações humanas (cidades) criam verdadeiros bolsões de massa de ar quente que afeta todo o sistema de uma região inteira, alterando o fluxo das correntes de ar nas regiões. O excesso de concretagem de grandes área de solo, impedindo a absorção das águas da chuvas que deveriam ocorrer nessas áreas e acabam escorrendo através dos esgotos e desaguando nos riachos que por sua vez desaguam nos rios, que vão desaguar em outros rios até formar esses alagamentos imensos em regiões mais abaixo nesses relevos. A destruição dos banhados naturais que funcionam como sistemas de esponja absorvendo e acolhendo as águas das partes altas, que vão sendo soterradas para construção de bairros. Tudo isso vai afetando o ecossistema. Se fala na Amazônia (que não deixa de ter importância) como se fosse o único eco sistema principal que afeta todo o eco sistema do planeta. Quando isso é apenas um dos problemas. Além disso há uma outra questão que é o próprio planeta que passa por ciclos de milhares em milhares de anos onde mudanças climáticas e geológicas acontecem temporariamente reacomodando o sistema como um todo. Se auto reciclando. Estamos no meio de um desses ciclos. A inclinação do eixo terrestre está, sim, alterando-se e com isso há e haverá ainda mais acomodações no ecossistema como um todo. Os humanos nesse modelo de civilização baseada no consumo e na competição não está preparada para atravessar esse período. Daqui até 2050, 2070 haverá muito choro ainda... e conflitos e guerras. Porque esse sistema que aí está terá que colher os frutos do que plantou e uma parte da civilização não está disposta a mudar. Irá levar as últimas consequências o seu desejo de poder e dominação. Intensificando os conflitos.
@sandrasan2465 ай бұрын
Informações valiosas! Só não vê quem não quer: estamos sendo expulsos do planeta!
@angelicamendoza82325 ай бұрын
O professor diz que se condições de super aquecimento atingirem áreas podem torná-las inabitáveis, restando o polo sul, polo norte. Moro próximo ao polo norte ( Canadá) e no ano passado tivemos dias seguidos de -45°C no inverno, algo inédito. No verão, a secura do ar e o aumento das temperaturas foram tb insuportáveis durante o verão. Incêndios no país inteiro. A gente ficou com mala pronta pra eventual evacuação. Foi surreal. Ou seja, um desequilíbrio por onde quer que se olhe. Assim, talvez nem os polos seriam viáveis! 😐
@Yupaqui20105 ай бұрын
Muito didático. Espero que acorde os negacionistas por aí.
@solangesantosdasilva78915 ай бұрын
O professor não tem mais a geografia em seu currículo, pois todos o conhecem como grande pesquisador e geógrafo.
@ligiauchiyama78455 ай бұрын
Ele é guardião planetária
@thiagoazevedo22655 ай бұрын
Um grande problema é o poder legislativo. Eles estão arrebentando com o meio ambiente e legislação ambiental
@m25toledo5 ай бұрын
E o problema maior chama-se "Capitalismo", q gera em nós um consumo desenfreado, q retroalimenta a Crise do Capital e a Crise do Clima 😢