To viciado no seu conteúdo irmão, muito gostoso sair caminhar e ouvir você falar sobre livros no meu fone
@andreoliveira585Ай бұрын
Turma da Mônica me introduziu ao universo da leitura aos 5 anos. Forte memória afetiva
@LuizaMartins-g9sАй бұрын
Eu tô realmente achando que o “marcante” ficou mais como memória afetiva das pessoas do que qualquer coisa. Mas com certeza muitas pessoas só leram na infância e ainda têm um certo preconceito com livros “sem figurinhas”, como se fosse muito difícil, inalcançável ou até chato!
@ariellalima72296 күн бұрын
Eu aprendi a ler em casa, com minha mãe, usando gibis do Pato Donald. Ao entrar na escola, já sabia ler. E, apesar de hoje ser agnóstica, penso que a Bíblia é o livro número um. Não para mim, pessoalmente, mas tendo em vista que é o fundamento de nossa cultura.
@irvingbrunossАй бұрын
É um crime você não ter lido CAPITÃES DA AREIA. Além de uma escrita primorosa, Jorge Amado faz uma descrição impar de uma Salvador e Brasil do ínicio do século XX, desde a psicologia dos personagens até a desigualdade social que marca a construção do Brasil. Eu coloco Capitães da Areia no mesmo nível de Cem anos de solidão e A casa dos espíritos quando o assunto é obras relevantes latino americanas. Cabe a você dizer que "tipo de coisa é essa" que você não tem muita paciência, já que eu não tenho paciência para ler JANE AUSTEN mas sei que preciso ler para poder de fato confirmar ou não o que acho.
@leticiavarelazАй бұрын
nossa, eu estava curtindo muito os conteúdos dele, mas esse comentário sobre o livro foi tão ignorante que me assustei
@LuizaMartins-g9sАй бұрын
@@irvingbrunoss acho que qualquer pessoa pode rever seu posicionamento. As vezes temos preconceito com livros, ou tentamos ler sobre determinados assuntos em alguma época da nossa vida e não dá certo. Mais pra frente tentamos novamente e “Eureca”! O Raul tava tentando nos convencer a ler Lolita, acho que dá pra convencer ele a ler Capitães da Areia tbm! Kkkkk
@verm3llhoАй бұрын
Jorge amado era um cara de esquerda, isso faz com que muitos tenham uma certa birra com ele, sem contar seus personagens que retratam muito bem o brasileiro, isso tb incomoda .
@geocortesbr7 күн бұрын
Crítica terrível essa. Talvez por falar de desigualdade ele já associe com esquerda, ainda mais porque Jorge Amado era um comunista declarado. É preciso ver beleza onde há beleza, não importando a ideologia do autor. Gosto muito da literatura de Jorge Amado (comunista), Mario Vargas Llosa (conservador), Gustavo Corção (católico efervescente), José Saramago (comunista).
@gisellecorrea1820Ай бұрын
acredito que as pessoas levaram pelo lado do livro que despertou o seu gosto pela leitura . Mais da metade da lista são de livros infantojuvenis
@FranciscoCarlosOtteroJardimАй бұрын
esqueceram de Júlio Verne
@dianavivasdeoliveira9636Ай бұрын
Isso é meio preocupante, pois veja que não souberam responder a pergunta que foi feita, logo não sabem interpretar😂
@gisellecorrea1820Ай бұрын
@@dianavivasdeoliveira9636 a maioria escolheu a bíblia, então eu acho que entenderam sim, o restante como escrevi no meu comentário, devem ter levado pra outro lado.
@gisellecorrea1820Ай бұрын
@@FranciscoCarlosOtteroJardim Julio Verne, foi muito popular até a década de 70, depois pararam de editar os livros dele e só recentemente voltaram a lançar e ele está começando a ficar popular novamente. Pelas respostas dos livros acredito que ao menos metade dos entrevistados devem ter no máximo 30 anos ou mais um pouquinho disso.
@CanalvanessamacielАй бұрын
@@dianavivasdeoliveira9636eu interpretei corretamente e também responderia o livro que me despertou pra leitura, Percy Jackson. Hoje, já tentei reler e não gostei por ser muito bobo. Já li tolkien, machado de Assis, dostô, etc. é inegável a superioridade filosófica desses livros e o quão profundamente me marcaram mesmo os que eu não gostei como Crime e Castigo (achei superestimado mas uma das melhores discussões literárias que já tive sobre temas como justiça, arrependimento, enfim, diversos temas). Sem dúvida, nada disso seria no entanto possível sem ele: Percy Jackson, e por isso, mesmo hoje ele sendo bem inferior no quesito de quais livros eu mais gosto, ainda é um dos mais marcantes por abrir portas muito maiores pra mim.
@Raquel400-u6xАй бұрын
Olá Raul amo seus conteúdos, você poderia falar sobre, se tem como separar a obra do autor, acho que você deve ter algo interessante para dizer, obrigada.
@alinoticАй бұрын
Claramente, a maioria das pessoas nunca sai da bolha das leituras escolares, e essa bolha é escassa. Os que furam a bolha seguem a manada dos hypes editoriais uma ou duas vezes na vida. Nem acreditei que O Código Da Vinci não está na lista, a propósito...
@LuizaMartins-g9sАй бұрын
Pensei o MESMO! Eu poderia apostar que o Código estaria nessa lista também. Mas acho realmente que as pessoas confundiram o “marcante” como “nostálgico”, algo assim. É fácil dizer que algo marca relacionado à infância ou algo religioso, seja um momento de superação ou até de encontro com a religiosidade mesmo. Eu adoro Violetas na Janela por ser um clássico espírita! Mas é a minha religião… como “Nosso Lar” de André Luiz é um livro “famoso” e de fácil compreensão no nosso meio e assim vai…
@luanfarias6723Ай бұрын
Curioso você ter citado Dan Brown... Foi a primeira "grande leitura" que fiz na vida. O interessante é que eu era um adolescente hiper estimulado por telas e não conseguia ver ânimo em nada que fosse diferente disso. Quando iniciei a leitura do livro, foi surpreendente. Tinha compulsão em continuar lendo para descobrir mais e mais. Pesquisava palavras e assuntos do livro na Internet. Dialogava com os coitados dos meus amigos na época sempre citando as passagens do livro. Até hoje o conteúdo reverbera tanto em mim que a sequência de Fibonacci me segue aonde quer que eu vá.
@alinoticАй бұрын
@luanfarias6723 eu tbm passei por isso! Eu estava no começo da Faculdade de Letras e li esse livro nas férias. Foi um dos livros que li mais rapidamente na vida (normalmente não sou de ler mto rápido, mas esse livro eu li em 2 ou 3 dias). Também foi meu único momento de hype literário. Foi um livro muito marcante para muita gente. Dan Brown é um contador de histórias muito eficiente
@leticiavarelazАй бұрын
Ainda não finalizei 'Capitães da Areia', mas já posso dizer que é um livro que aborda uma realidade que muitos preferem ignorar. Ele retrata, de forma visceral, as dores e as alegrias das crianças pobres do Brasil, que encontram na união dessas vidas abandonadas o único conforto diante de um mundo que as rejeita. Recomendo fortemente que você leia e tire suas próprias conclusões, pois os brasileiros que enxergaram algo marcante em 'Capitães da Areia' compreendem a profundidade e a relevância dessa obra para entender o Brasil em sua essência. Estão longe de serem inferiores aqueles que reconhecem a grandeza do que Jorge Amado nos revela neste livro.
@LuizaMartins-g9sАй бұрын
@@leticiavarelaz eu acho Capitães de Areia marcante pois foi o primeiro livro “paradidático” que li na escola que GOSTEI de ler, seguido do “Cortiço”, etc. A linguagem é mais fluida do que eu esperava por Jorge Amado ser um escritor clássico. Acho que vale a leitura, Raul! Inclusive no clube 🤓
@igorsantyagocandidobrito1136Ай бұрын
"Cê tá de sacanagem com minha cara" KKKKKKKKKKKKK esse cara é muito bom
@nunes.thaissaАй бұрын
Parece uma lista para crianças. Eu com 15 anos tinha lido Os Lusíadas.
@jonathanemanuel76Ай бұрын
Caraca kkkk
@lilisan9134Ай бұрын
Vc não é todo mundo. Sua mãe nunca mais e disse isso? Kkkkkk
@nunes.thaissaАй бұрын
@lilisan9134 hahahahahhahahaha
@MichelleRamos-m6wАй бұрын
Se não me engano na Oitava série pediram para ler o Triste fim de Policarpo Quaresma na escola. Na época tinha 14 anos odiei, achei entediante demais. Reli com 27, achei engraçado e tive certa admiração pelo personagem principal
@nunes.thaissaАй бұрын
@@MichelleRamos-m6w eu li esse livro no 1° ano do ensino médio, junto com Lusíadas, não me lembro a ordem. Os Lusíadas eu li na versão original, Policarpo eu não lembro, não me marcou o livro. Mas Lusíadas me emocionou muito ❤️ não lembro a história em si, mas eu me lembro de me emocionar bastante.
@deborahpomellipaulin3772Ай бұрын
a verdade é que pouquíssimas pessoas leem além da escola, a partir do momento que para de ser "obrigação escolar" as pessoas param !
@lucianaalves5635Ай бұрын
Raul, te conheci já católico. Siga na fé, meu irmão.
@leticianoronha4426Ай бұрын
Será que tem alguma pesquisa parecida em outro país para comparar com essa do Brasil?
@LuizaMartins-g9sАй бұрын
Fiquei com essa mesma vontade de conhecer a lista em outros países
@Taynara_t.b.s.mАй бұрын
Eu esperando 1984 no mínimo aparecer, mas recebendo os três porquinhos: 🤡
@LuizaMartins-g9sАй бұрын
Cinderela achei até pior! Kkkkkk
@MrFehjpКүн бұрын
Mas é isso mesmo, as pessoas em média deixam a leitura de lado no início da vida adulta, vá em qualquer livraria ou eventos literários e verá que os adolescentes são a maior parte do público presente.
@mirelafontanelli908Ай бұрын
Acho que qdo responderam Turma da Mônica e Harry Potter e afins respondeu pensando em valor afetivo das histórias. Isso não necessariamente significa que as pessoas não leram mais nada, apenas que elas responderam com sentimento nostálgico mesmo. Vendo a lista, os livros citados em sua maioria são livros que nós, + 30, lemos na infância e adolescência. Talvez a pergunta tenha levado a pessoa a pensar naquele livro mais emocionalmente marcante. Alguns dessa lista foram marcantes pra mim também por diversos motivos diferentes, assim como outros clássicos. Não sei qual viria na minha cabeça primeiro na hora de responder.🤷🏼♀️ Talvez seja marcante pq iniciou a pessoa na leitura. A pessoa leu num momento complicado e foi uma leitura que causou conforto. Existem muitas nuances.
@brunacarneiro151Ай бұрын
Sim, eu mesmo teria respondido um livro que marcou o início da minha vida de leitora kkkkk ainda eu saiba que muitos deles não sejam bons e minhas leituras atuais sejam completamente diferentes.
@LuizaMartins-g9sАй бұрын
Eu provavelmente responderia de pronto “A marca de uma lágrima” de Pedro Bandeira, por ter sido um livro que eu li bem novinha, decorei os poemas e sei até hoje. Acho que o ideal era uma lista perguntando qual o MELHOR livro que vc já leu… ai me assustaria ter Turma da Mônica! Hahahaha
@FranciscoCarlosOtteroJardimАй бұрын
Li clássicos que detestei e clássicos que amei, mas também li obras mais populares que adorei e Meu Pé de Laranja Lima está entre estes.
@sabrinits9 күн бұрын
Depois de ver essa lista não há como ter esperança alguma na humanidade...
@lilisan9134Ай бұрын
Alguns da minha lista de livros marcantes, estão: - O Mundo de Sofia - Musashi - A Revolta de Atlas
@lucassales7045Ай бұрын
A revolta de atlas é meio complicado
@luanfarias6723Ай бұрын
Eu acho curioso algumas coisas... Boa parte dessas leituras são aquelas mais manjadas possíveis (geralmente algo que você teve contato no período escolar). Você não precisa ter lido todos os grandes clássicos da literatura mundial, mas é interessante ter ao menos uma bagagem literária difundida. Eu particularmente tenho como uma das leituras mais marcantes da vida o mangá Bleach, todavia é algo extremamente pessoal visto o cenário em que ele foi inserido. Mesmo amando a leitura de quadrinhos ocidentais e japoneses, não deixei de consumir durante a adolescência e fase adulta leituras como Dan Brown (O código da Vinci / Inferno), Carlos Drummond de Andrade, J.R.R. Tolkien, Suzanne Collins, alguns outros cronistas brasileiros e assim vai. Você não necessita ser um expert em leitura, muito menos seguir as tendências super cultas de escritores clássicos, porém não faça pouco caso com o seu cérebro. Enriqueça-o com boas diversidades. Não leia APENAS auto ajuda. Assim como treinamos o corpo, é de suma importância treinar a mente.
@МилочкадаАй бұрын
Não é pra rir não, mas a indignação dele aumentando ao decorrer do vídeo me pegou demais kkkkkkkkkkkkkk
Ай бұрын
Raul sabe dizer qual a previsão de Rubens Figueiredo do livro Os Irmãos Karamazov ? por onde você viu que a editora penguin pretende lançar ? é que eu gosto muito das traduções do Rubens mas não sei onde posso acompanhar as novidades dele
@geocortesbr7 күн бұрын
Capitães da Areia é um marco da literatura brasileira. Nos remete ao Brasil dos anos 30, mas que parece falar dos dias de hoje. Não entendi o porque dessa crítica ácida, ainda mais considerando que você não leu.
@lucianaalves5635Ай бұрын
Não é uma questão de tempo, pois sabemos que as pessoas têm perdido horas do seu dia vendo besteira em tikt0k e fofoca no insta. Nem é questão de dinheiro, pois a galera se endivida pra comprar celular caro e outras futilidades. De fato, é uma questão cultural.
@utschb18Ай бұрын
Não há concorrência.
@pedrosena9559Ай бұрын
Minha filha que tem 11 anos, está lendo O Pequeno Príncipe e está gostando muito, rsrsrsrs... Finalizei a leitura da série Harry Potter, no mês passado. Iniciei a leitura do série Harry Potter, porque a minha filha, ficou interessada em ler a série, li para poder mediar a leitura. O diário de um banana, minha filha leu, por indicação do professor na escola, para ser sincero, fiquei com o coração na mão. Deixei ela ler porque, ele ficou empolgada, achei por bem não intervir.
@oraulmartinsАй бұрын
Aí está: sua filha tem onze anos de idade. Entende? Não seria preocupante se ela, com 25 anos, ainda dissesse que O Diário de um Banana foi o livro que mais a marcou?
@pedrosena9559Ай бұрын
@oraulmartins seria/será muito preocupante.
@isalimaaoАй бұрын
@pedrosena9559 Indica pra ela ler Desventuras em Série! É ótimo porque além da história ser envolvente (muitos segredos para serem aos poucos revelados) tem uma escrita muito rica, que diverte e ao mesmo tempo amplia o vocabulário, cada livro tem uma palavra ou expressão enfatizada, tem ironias, etc. E o que eu amava era que eles não tinham mágica ou superpoderes, as crianças protagonistas conseguiam se salvar por serem inteligentes, por lembrar de coisas que haviam lido antes ou de experimentos que aprenderam com os pais... ah, e sempre mantendo uma atitude nobre. Comecei a ler mais ou menos na idade dela, mas até hoje eu revisito quando quero intercalar uma leitura mais leve sabe? Eu defendo que literatura infantil de qualidade é para ser lida por todos!
@isalimaaoАй бұрын
@pedrosena9559 Indica pra ela ler Desventuras em Série! É ótimo porque além da história ser envolvente (muitos segredos para serem aos poucos revelados) tem uma escrita muito rica, que diverte e ao mesmo tempo amplia o vocabulário, cada livro tem uma palavra ou expressão enfatizada, tem ironias, etc. E o que eu amava era que eles não tinham mágica ou superpoderes, as crianças protagonistas conseguiam se salvar por que eram inteligentes, por lembrar de coisas que haviam lido antes ou de experimentos que aprenderam com os pais... ah, e sempre se mantendo uma "atitude nobre", pensando em qual o certo a se fazer. Comecei a ler mais ou menos na idade dela, mas até hoje eu revisito quando quero intercalar uma leitura mais leve sabe? Eu defendo que literatura infantil de qualidade é para ser lida por todos!
@patolorde29 күн бұрын
Acredito que os primeiros livros marquem mais
@marcocaetannoАй бұрын
Essa lista também diz muito sobre o perfil médio do brasileiro, a lista é basicamente sobre infantilidade e ficar a espera de um messias, isso abre muitas gavetas da nossa sociedade
@julianagama6747Ай бұрын
Exatamente!
@moniquemedeirosdeoliveira9610Ай бұрын
Eu não consigo parar de rir do comentário sobre 50 tons de cinza! Kkkkkkkk
@jamilegrazielle2344Ай бұрын
Diário de um banana é legal KKKKK É como se fosse um filme beisteirol que vc assiste de vez em quando, não vai adicionar nada na sua vida, mas cumpre o objetivo dele que é te fazer rir. Eu comecei minha jornada literária com ele quando eu tinha 11 anos... Mas os resultados dessa pesquisa realmente são 💀
@danielrodrigues3736Ай бұрын
A religião, ao contrário, muitas vezes constrói muros, cria hierarquias e estabelece divisões. Jesus destruiu esses muros. Ele não veio para criar uma elite espiritual, mas para abrir o caminho para todos. Ele mostrou que a verdadeira adoração não acontece em templos feitos por mãos humanas, mas em espírito e em verdade. Assim, compreender Jesus é compreender que Ele não pertence a nenhuma religião; Ele é o próprio caminho, a verdade e a vida e apenas a minha humilde opinião.
@felipeguedes123Ай бұрын
Sabe eu gosto muito desse pessoal de direita mais intelectual mas eles tem um sério problema em achar que Olavo de Carvalho é um conselheiro espiritual, todos acabam indo parar no msm lugar achando que quando se fala de Cristo oq vale é a tradição
@danielrodrigues3736Ай бұрын
@felipeguedes123 Isso e um perigo..
@VoltaireMM12 күн бұрын
Permita-me dizer-lhe que, perante o que escreveu, nada leu de patrística ou de patrologia.
@danielrodrigues373612 күн бұрын
@@VoltaireMM certamente eu não li falo por experiência de vida....
@raphaluz12 күн бұрын
Li Capitães da Areia, graças a ele nunca mais li Jorge Amado.
@LuNaylonАй бұрын
Tem muito leitor, mas leitor mesmo que começou lendo Hary Potter dai migrou com o tempo para os clássicos. Acho que o que pode mudar o panorama são professores que incentivem de fato os alunos a lerem. Desde a alfabetização.
@julianaveiga8759Ай бұрын
Raul do céu, aqui em Goiás o povo só sai da casa dos pais quando se casam😂😂😂😂
@japanintendista1023Ай бұрын
Essa pesquisa, só demonstra o quão medíocre é o gosto do leitor médio BR. Tirando a bíblia, que como vc bem lembrou, só está aí devido uma questão cultural religiosa do país, o restante é só livro de mediano pra ruim. Sendo que, mesmo a bíblia sendo um bom livro de conteúdo: histórico, filosófico e moral, as pessoas que na maioria a citam, só lêem versículos isolados nos cultos, ou só o fazem lá, como uma espécie de ritual religioso. Elas não pegam pra ler de Gênesis a apocalipse, pra entender todo o contexto e toda a história contida nela. O Dom casmurro ali também é uma exceção. Pelo menos me parece que ainda é lido nas escolas
@macianaaraujo3311Ай бұрын
Entrevistaram crianças e adolescentes
@JoaoGabriel-wy5whАй бұрын
Raul, agora é sério. Precisamos saber onde você compra esses bonés!
@oraulmartinsАй бұрын
É OFICIAL, VIREI BLOGUEIRINHO (na Cotton On., meu velho!)
@JoaoGabriel-wy5whАй бұрын
@@oraulmartins KKKKKKKKKKKKKK tamo junto, irmão! Ótimo vídeo também.
@biancavitoria3556Ай бұрын
Ele falando mal da ex do nada kkkkkkkkkkkkkkkkk
@LuizaMartins-g9sАй бұрын
@@biancavitoria3556 eu ri 🤭
@Mauccampos23 күн бұрын
Cara, seu conteúdo é legal e suas análises literárias, quando faz, são interessantes. Mas você está no limiar de ser desagradável e pedante, com alguns comentários bem fora de tom e umas colocações dignas de "estou causando" - a famigerada "mitada".
@Mauccampos23 күн бұрын
O risível "Pai Rico, Pai Pobre" você entende estar tão bem colocado, mas o excelente "Capitães de Areia" você não entende, não leu e tem preconceito com o autor (embora tenha lido apenas um livro dele e tenha gostado). Complicado...
@barbaraiana4716Ай бұрын
Inclusive quem lê a Bíblia fica mais inteligente
@thatysousa827Ай бұрын
Esse seu determinismo acaba sendo uma forma de ignorância também 😅
@TV_da_salaАй бұрын
Não. Há fatos que são irrefutáveis.
@alexandrebarbosa6263Ай бұрын
O Pequeno Príncipe é in-su-por-tá-vel.... foi custoso ler esse livro. INSUPORTAAAAVEL.... Muleque chato.
@pedro.727125 күн бұрын
tenho medo de reler por causa disso kkkkkkk li com 12 anos e foi maravilhoso, primeira leitura da vida
@alexandrebarbosa626325 күн бұрын
@@pedro.7271 se eu fosse vc, guardaria as boas lembranças e nunca mais leria esse livro. Ele realmente é lindo, para crianças. Acho problemático quando adultos o leem e saem por ai citando o livro e se achando grandes filósofos do dia-a-dia.