Рет қаралды 510
O Museu do Índio lançou o primeiro episódio da série Museu na obra. A iniciativa tem como objetivo informar o público sobre o andamento das obras que estão sendo realizadas no órgão visando garantir a segurança dos visitantes, funcionários e dos mais de 100.000 itens do acervo abrigado nas oito reservas técnicas existentes.
Desde o ano de 2016, os espaços expositivos do MI encontram-se fechados para visitação do público, tendo em vista a inadequação da estrutura das edificações ocupadas pelo museu às exigências legais e de segurança e prevenção de incêndios do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Inaugurado em 1953, o órgão compreende, atualmente, um conjunto arquitetônico do qual fazem parte um casarão, construído em 1880 e tombado pelo Iphan em 1967, e outras sete edificações, onde trabalham os servidores da unidade e estão abrigadas as reservas técnicas do órgão. As obras beneficiarão todas essas unidades.
Mesmo com o impacto das medidas de isolamento social implementadas pelo poder público para conter a disseminação da covid-19, o corpo de servidores do MI se dedicou intensivamente às tarefas necessárias para a conclusão dos processos de contratação para viabilizar a execução da reforma.
Durante o último ano, as seguintes etapas da reforma foram executadas, de forma simultânea: projeto de prevenção contra incêndio e pânico; de renovação integral da rede elétrica; e reforma de telhados e readequação de salas da direção e das coordenações do museu e dos espaços de processamento técnico e guarda dos acervos.
Aguarde os novos episódios da série!