Ola ,que tema tão interessante, obrigada, Gostei imenso de as ouvir e fiquei curioso por ver o livro .
@joao-joao2 жыл бұрын
A partir dos 00:46:00 o som e a imagem não estão sincronizados. Não tenho a certeza mas acho que a imagem está adiantada cerca de 12 segundos em relação ao som a partir dos 00:46:00. No final o som parece acabar subitamente sem a conclusão do que estava a ser dito.
@tsukino1862 жыл бұрын
Excelente entrevista e ainda so ouvi 3 minutos! Parabéns e obrigada por trazer a Sandra Martins!!
@gracindasantos87332 жыл бұрын
Mais uma excelente entrevista, excelente convidada e um tema tão pertinente. Obrigada Rita, a simplicidade com que conduz a conversa tornam-na leve e agradável :)
@crisferreira982 жыл бұрын
Incrível! Não conhecia, mas estava mesmo a precisar de conhecer a Sandra eheh. Obrigada ❤️
@carlotapereira74392 жыл бұрын
Muito bom!!!
@luisagarcia59282 жыл бұрын
Excelente.
@sandraamaraldance2 жыл бұрын
Ainda existem muitas professoras primária com métodos pidescos. Infelizmente. Deixam marcas muitas delas irreversíveis.
@SMVF20112 жыл бұрын
Rita, eu entrei na escola primária em 1991 e esses 4 anos foram os últimos da reforma de uma professora com EXCELENTES conhecimentos mas métodos super ANTIQUADOS e MAUS, incluindo bater e humilhar. Não sei como é que nao fiquei traumatizada, acho que porque tive a sorte de aprender rapidamente e de gostar muito, mas lembro-me de episódios muito duros com os meus colegas e de um ou outro comigo (eu era muito boa aluna mas conversava muito. Um dia estava doente, cheia de febre e virei-me para trás para tirar uma régua da mochila. A professora achava que estava a falar com a colega de trás e bate-me com a cana na cabeça. Doeu horrores porque estava doente - depois fui para casa - e pela injustiça e humilhação).
@mardel98412 жыл бұрын
@@SMVF2011 São experiências que, aparentemente não traumatizaram, mas que nos marcam muito, e não pelos melhores motivos. A minha professora também me proporcionou uma boa aprendizagem, fui bem preparada em termos escolares para o 2.º ciclo. Mas os métodos que usava eram desumanos. Recordo-me de um menino no 3.º ano que não tinha ainda aprendido que antes de “p” ou “b” escreve-se “m” e não “n”. Então a professora como castigo quis levá-lo a todas as salas para o envergonhar do seu erro perante todos os meninos da escola. Ele conseguiu fugir para o meio dos dois armários de metal que tinha ao fundo da sala. Lá ficou a chorar, pelo que a professora decidiu que o melhor era ir chamar as crianças de outra sala para se virem rir dele, e assim foi. Enquanto os outros eram incitados a rirem-se, ele lá estava a chorar. Também a régua de pau era um objeto que circulava pela escola. A criança a quem a professora decidisse que tinha de apanhar com ela tinha de ir pedi-la à sala onde ela estivesse. Normalmente ia-se a chorar pedir o objeto com o qual nos iam magoar. Enfim, os professores do 1.º ciclo são muito importantes na educação de uma criança e na forma como esta se vai relacionar com a escola. Que, cada vez mais, esta primeira experiência escolar seja positiva e construtiva para as nossas crianças!
@SMVF20112 жыл бұрын
Não consigo acreditar numa coisa destas, que sadismo! Não havia pais a denunciar? Eu lembro-me de falar nisto mas não ligaram muito, até porque a sua própria experiência tampouco foi a normal e até se calhar acharam um improvement. Lamento muito por si, por mim é por todos os que passaram por isto.
@SMVF20112 жыл бұрын
Aproveito para dizer que me deixou de lágrimas nos olhos ao ler esse relato. Não consigo acreditar