É o que tem ocorrido comigo. Há meses, eu não consigo me concentrar em leituras, futuros projetos, nada. Sinto que ando me alienando e emburrecendo. Quero voltar a 'normalidade'.
@malumacedo49707 жыл бұрын
Eu to passando exatamente pela mesma coisa
@raphaelladias31027 жыл бұрын
Caraca, eu me sinto assim também! :|
@angelogadelha70297 жыл бұрын
No pico dos meus 37 anos que comecei a ler mais e me interessar mais por filosofia, astronomia, historia da humanidade. Antes tarde do que nunca.
@calanguages7 жыл бұрын
Ultimamente ando só consumindo sem refletir sobre, obrigado por me fazer perceber isso antes que eu caia num poço sem volta. Obrigado.
@stefanysoares3857 жыл бұрын
Isso me lembrou o pessoal do enem que estuda, estuda, estuda, só tem a "informação" e quando chega na hora de aplicar o conhecimento não consegue e tira nota ruim porque falta o aprofundamento do assunto ou a associação de um conceito com outro. Acontece muito!
@Gian_CRF_6667 жыл бұрын
Sinto que venho venho me perdendo ao longo do caminho que planejei percorrer, isso aconteceu desde que entrei na faculdade e comecei me relacionar com as pessoas!! É estranho pq eu parecia mais feliz, alegre e satisfeito, agora me sinto envenenado, sem rumo e vazio!! Todo os dias venho tentando resgatar aquela pessoa, aos poucos venho conseguindo,mas ainda me sinto distante!!!
@adrianassss6 жыл бұрын
se dedique às coisas que te interessam,faça o q vc fazia antes 🙂
@vincesupermoto5 жыл бұрын
Sinto que isso também aconteceu comigo, porém ao contrário. Aos meus 16 anos, eu era depressivo, solitário e extremamente insatisfeito, porém eu me sentia muito intelectual, culto, criativo, bom de papo. Mas hoje em dia com 21 anos, eu sinto que "emburreci", perdi a minha essência, minha personalidade, estou mais padrãozinho, mas popular. Em contrapartida não sou tão depressivo quanto eu era na adolescência, sou mais sociável. Não tem como ser perfeito.
@esterfreitas88894 жыл бұрын
Senti essa quebra também após a faculdade. O que será que acontece lá que nos faz sentir isso? No meu caso, meu palpite talvez seja de que a experiência da faculdade é tão intensa que você não vê outra saída senão mergulhar naquilo com todo o seu ser - e isso faz com que você se afaste do que era antes. Será algo assim?
@Rodrigo-et7yd7 жыл бұрын
Nerdologia e School of Life são bons exemplos de canais repletos de conhecimento. E o próprio Alimente o cérebro!
@tubias217 жыл бұрын
Eu me sinto sobrecarregado de informação, o que acaba somando-se ao cansaço no trabalho e na minha vida social. Percebo que isso se reflete em um isolamento social quase voluntário, indisposição (inclusive para fazer coisas que eu gosto) e em uma recente crise emocional e afetiva. Me vejo constantemente cansado, evitando pensar muito, evitando entrar em contato com temas complexos (ou passando por eles sem reflexão, para não gastar energia) e buscando coisas para me distrair, e apenas distrair. Esse vídeo veio muito a calhar, pois eu me sinto quase que exatamente como descrito no vídeo. Obrigado Devanil, seu vídeo me despertou para algo que está ocorrendo na minha vida, mas que ainda não estava claro pra mim.
@nãofreud7 жыл бұрын
Se droguem de café e conhecimento gente
@DanielSouza..7 жыл бұрын
Uma mania que quanto mais se adota mais se perde o efeito e leva a consumir mais... É o que eu tenho observado atualmente. Eu pessoalmente n gosto de café kkk
@jasmim687 жыл бұрын
Chá>>>>>
@vinielisboa7 жыл бұрын
Sim daniel, tem videos na internet explicando sobre isso... É algo que vai ficando mais resistente em seu corpo. Então, café, só quando necessário. Ele vai ser seu coringa. Pois se tomar todos dos dias, daqui uns anos, terá que tomar Litros pra ter o mesmo efeito.
@millerteodoro77457 жыл бұрын
Unica saída possível
@coracyjunior16887 жыл бұрын
Adoro café.
@mariasilviavieira7117 жыл бұрын
Nossa! Você colocou em palavras o meu sentimento. Logo que eu entrei na Universidade eu passei a estudar e estagiar e foi assim por 3 anos. No meio deste ano, eu fui fazer um intercâmbio de verão e como estava há quase 2 anos no mesmo estágio, acabei saindo para viajar. Quando eu voltei, percebi que as outras pessoas tinham usado seu tempo para aprender outras línguas, criar projetos com amigos, desenvolver hobbies. E eu, por mais que tenha aprendido muito profissionalmente, não desenvolvi nada no âmbito pessoal. Saia muito cedo para as aulas, ia direto para o estágio, academia, casa, fazer trabalhos da faculdade e dormir. E eu lembro que quando eu era adolescente, eu pesquisava muitas coisas, tinha muitos cadernos de criatividade (para desenhar, escrever, colocar referencias que eu gostava, fazer colagens), lia e assistia coisas bem diferentes. Senti falta disso tudo e agora estou correndo atrás do tempo perdido. Resolvi que vou aprender mais sobre arte, principalmente a arte moderna.
@PapodePreta7 жыл бұрын
Muito bom esse vídeo! Eu (Maristela) me formei, também em jornalismo, e desde então tem sido a luta pela sobrevivência. haha Busca por emprego, pagar as contas, fazer o que não gosta porque não tá fácil, tem que ter grana... Tudo isso me afastou muito, por um tempo, daquela pessoa que eu cultivava e, principalmente, da pessoa que eu gostaria de ser. Esse ano eu resolvi integrar o que faço aqui no KZbin ao meu futuro acadêmico e acabei passando no processo seletivo do mestrado (em comunicação), em um projeto que trata de representação, mulher negra e KZbin. Estou ao mesmo tempo nervosa e empolgada pra essa nova jornada que se inicia, porém feliz em ter conseguido integrar essas duas áreas da minha vida: comunicação e luta antirracista. Me sinto mais próxima daquela pessoa que eu quero ser.
@Alimenteocerebro7 жыл бұрын
Que sensacional. É o que eu pretendo também. Parabéns por conseguir :)
@misaelsvp7 жыл бұрын
É incrível a sincronia dos teus vídeos com o que ando pensando, é algo... Assustador! Acho que algo que colabora com este "emburrecimento" é a rotina, a prática quase que robotizada de determinadas tarefas, acho que isso acaba por nos anestesiar em relação ao "viver".
@Alimenteocerebro7 жыл бұрын
Estamos todos conectados :D Às vezes a rotina também ajuda. Quando consigo criar uma rotina e segui-lá direitinho, consigo encaixar um "tempo livre" pra fazer o que quiser haha. Acho que pesa as obrigações demasiadas que precisamos encaixar na rotina :/
@Tatiana009197 жыл бұрын
Olha só, então não sou só eu que estou sentindo essa sincronia!
@natansilva40716 жыл бұрын
Sou teísta cristão e sigo seu canal a pouco tempo, mas admiro muito a forma que um ateu como vc enxerga as religiões de maneira positiva e não extremista como um neo ateu, ganhou mais um inscrito :)
@falaaicoroa43096 жыл бұрын
Você não é apenas inteligentes, você é iluminado também. Parabéns.
@pulgle7 жыл бұрын
Oi querido, venho lhe dizer que tenho passado um período bem "pesado" em relação ao meu interior. Dificilmente tenho encontrado pessoas que consigam compreender o mínimo do que eu sinto e penso em relação ao mundo no qual vivemos. Seu canal me trouxe um conforto gigantesco, que é até contraditório, visando que você abre inúmeras questões existencialistas e "desalienadoras". Enfim, queria te agradecer imensamente. Obrigado por compartilhar suas vivencias conosco
@GabrielaSouza-nc9hu7 жыл бұрын
Que saudades desse canal! ❤ E especialmente desse cérebro
@larissalimatorres6697 жыл бұрын
Nossa, Devanil, nunca me senti tão representada num vídeo como me senti nesse. O que você relata ter acontecido contigo, no sentido da maioria dos amigos da adolescência se tornarem um tanto quanto medíocres ao longo do tempo, também aconteceu comigo. Pessoas que eu admirava imensamente se transformaram por diversos motivos e esqueceram todo o resto. Esse processo foi algo que doeu demais em mim e eu precisei me afastar deles por que estavam se tornando pessoas tóxicas. E eu mesma caí numa angústia profunda quando percebi que por causa do cursinho/faculdade a vida também estava me sugando e me "emburrecendo". Foi desesperador notar que eu estava indo pelo mesmo caminho daqueles amigos que entraram nessa. Minha criatividade não era mais a mesma, eu já não tinha mais assuntos interessantes para conversar com as pessoas além das coisas do cursinho/faculdade, eu não sabia absolutamente nada que estava acontecendo no mundo. Eu estava me esquecendo de quem eu era. Eu tentei criar estratégias para sair disso, mas nem sempre soube conciliar todas essas coisas. Sempre eu tinha que sacrificar algo, fosse meus estudos paralelos e as outras coisas que eu gostava de fazer, fosse os estudos da faculdade, e acabava me perdendo e voltando ao ciclo de ficar triste comigo mesma. O fato de você ter tocado nesse assunto num vídeo do Alimente o Cérebro, trazer esse assunto para ser desenvolvido e ainda dar as idéias de ferramentas que podemos criar para não cair nesse ciclo me fez entender que não sou a única que passou por isso. Fico muito agradecida de você ter compartilhado essa experiência e de eu ter a oportunidade de poder compartilhar também. Muito obrigada mesmo!!!
@cristierrekonrath11094 жыл бұрын
Esses tempos eu estava refletindo justamente sobre isso. Sobre o quanto eu era diverso na adolescência, lia muita ficção, estudava o que eu queria, tocava e estudava violão. Hoje me sinto preso a somente o necessário que muitas vezes parece pouco. Levarei suas dicas comigo, e tentarei ao máximo reviver quem eu era no passado! Obrigado!
@sandysanchez92557 жыл бұрын
Que pessoa incrível ❤, é tão bom conhecer um canal recheado de conhecimento, filosofia, reflexão. Simplesmente maravilhoso.😍❤
@PaScorpio7 жыл бұрын
A coisa mais triste é se perder de si mesmo e não conseguir mais se reconhecer no próprio espelho. No momento, estou na fase do reencontro, mas enquanto as questões práticas não forem resolvidas fica impossível me focar em mim mesma. Eu até leio um pouco de vez em quando, e isso me faz bem... Mas aí vem a angústia por não estar fazendo o que devo fazer. Pelo menos estou me exercitando, e isso ajuda muito a manter a sanidade. Eu ainda não assisti Stark Trek: Discovery. Mas estou assistindo uma série pela qual eu não dei nada ao informar-me sobre o plot, mas que está se revelando realmente muito boa: The Orville. A impressão inicial é que se trata de uma paródia de Star Trek cheia de referências à cultura pop e nada mais, mas ela vai se estruturando melhor a cada episódio. Quando cheguei no 7º (da semana passada), fiquei positivamente impressionada. Sério, esse episódio é basicamente "Star Trek encontra Black Mirror"! Assistindo esse vídeo, veio-me à mente um filme que assisti na faculdade, anos atrás: Moon. É um filme de 2009, que algo me diz que deves ter visto, mas que resolvi mencionar para o caso de eu estar enganada. Tu me pareces exatamente o tipo de pessoa que gostaria de assistir a essa bela gema de ficção científica.
@carpevitaoficial77837 жыл бұрын
Paola Scorpio uma série animada que você poderia ver é Rick And Morty
@PaScorpio7 жыл бұрын
Assisti o primeiro episódio. Revoltou-me o estômago - talvez pelo excesso de arrotos e coisas do gênero. Talvez eu dê uma segunda chance, mas ainda não estou bem segura disso.
@Danrocks277 жыл бұрын
Vídeo sensacional! Vou propor a atividade aos meus alunos. Continue, POR FAVOR, com esse projeto tão bacana de INCENTIVAR o conhecimento. Abraços
@brunofelipe18057 жыл бұрын
Perdi o costume de ler história, escrever poemas e textos de stand up. Aí fui ver uns amigos e ele comentaram q eu tava diferente. Vlwww pelo vídeo. Ajudou a refletir muito.
@alexsandrodamasio41657 жыл бұрын
Excelente reflexão, voltar a ler as coisas que se gosta,criar uma ponte entre conhecimento, desenvolvimento e a própria essência, muito bom.
@rebecalima85797 жыл бұрын
Esse canal é um maná esporádico que chove por Wi-Fi no meio de um deserto de superficialidades!
@izabelabarros84537 жыл бұрын
AAAAAAA que saudade que eu tava dos teus vídeos! e parece que ele veio no momento certo pois estou passando por isso também, meu gosto por leitura diminuiu drasticamente desde que entrei pra faculdade, obrigada pelas dicas!
@rogeriasouza59767 жыл бұрын
Caramba, você não sabe como me identifiquei com esse seu vídeo! Você falou de fazer uma ligação entre os livros que lemos e isso é muito interessante. Entretanto, tenho observado já há algum tempo, que a maioria das pessoas, não fazem links com o que leem e a vida como um todo. No meu entender, o conhecimento meio que se perde e talvez seja esse o motivo de ainda nos encontrarmos tão perdidinhos sobre a vida e nós mesmos. Um bom exemplo (não é de leitura, mas de história) foi o alarde que pessoas fizeram sobre alguns quadros da exposição do Santander, esquecendo que muitos dos artistas que hoje aplaudimos e exibimos nos grandes museus, foram amaldiçoados em suas época e alguns morreram pobres. Será que precisamos ficar repetindo as mesmas coisas? A dica de ler antes de dormir é ótima! Há muitos anos tirei televisão dos quartos aqui de casa e passamos a ler antes de dormir. Lucro na certa!
@777Rosendinho7775 жыл бұрын
MDS a ética e moral foram pro espaço ao defender o Santander existem verdades absolutas e a defesa dos valores conservadores são uma dessas verdades imutáveis .
@nicorobin79025 жыл бұрын
Sugestão extremamente válida para os dias atuais, especialmente para o início da vida adulta, onde ficamos imersos na mediocridade. Obrigada pelo vídeo!
@wendelfreitastutti94597 жыл бұрын
Eu não assisto serie alguma,apenas documentários na area de historia,não possuo whats e nem face,apenas o ♡youtube♡,as redes sociais nos emburem ao quadrado,vc não ter nada disso te faz um "ser aparte "da sociedade,mas me sinto feliz assim,estudar e focar nos objetivos faz toda a diferença,saudade dos seus vídeos não pare,de postar .Deus lhe abençoe
@Alimenteocerebro7 жыл бұрын
Obrigado Wendel. Eu acho que sua visão tem um lado positivo muito bom, mas pode cair no problema de se isolar e acabar implodindo. A interação social é algo necessário (felizmente ou infelizmente hehe). Não esquece desse lado também, grande abraço.
@franciscoaderbal76377 жыл бұрын
Wendel Freitas Tutti o isolamento é bom e ruim, por um lado nós livra da mediocridade da sociedade e por outro nos leva a solidão, lidar negativamente com a interação social, tento sempre manter em equilíbrio isso.
@heyroh7 жыл бұрын
Wendel Freitas Tutti alguém sabe o nome do canal q ele citou no vídeo?
@jeisianeribeiro38097 жыл бұрын
Como eu adoro a sua forma de se expressar!
@marcelalmeida44977 жыл бұрын
Cara, esse TCC juntando suas experiências tem potencial de ser muito maneiro.
@LucasVigiano7 жыл бұрын
Eu queria te agradecer, pq hj eu tava super desanimado pq uma amiga do face cometeu suicídio, n tava conseguindo nem ler o livro do Feynman e tava bem deprimido mas n sei pq teu vídeo me animou demais, falar sobre isso me ajudou agr, vlw
@samipeixoto47797 жыл бұрын
Um tempão sem ver seus vídeos... Tempo demais, porque eu amo. Sempre me deixam reflexiva. Vale muito a pena! Meus livros, ultimamente, são quase todos digitais. Vou fazer esse exercício escolhendo aleatoriamente. Deve ser legal também. Nunca nos abandona!
@stefaniecosta996 жыл бұрын
Moço, conheci seu canal recentemente e olha, muito obrigada! Esse vídeo veio exatamente no momento que estou, e vejo muitos amigos próximos e de idade parecida sentindo esse mesmo vazio e essa busca por si. Acabamos realmente perdendo esse fio que nos tira do espectro superficial da rotina robótica. Estou agora nesse processo de me reconectar com as coisas que me interesso, e tô apaixonada pelo seu canal, temos os mesmos interesses e a mesma visão de conectar os conhecimentos, mais uma vez, muito obrigada 💚👾
@goticomunistrans7 жыл бұрын
Você já viu ou ouviu falar de uma série chamada Merlí? (não tenho acompanhado muito o canal mas vou voltar a ver) É sobre filosofia e muito interessante, cada episódio fala de um filósofo, ainda que um pouco superficialmente, mas nos faz refletir. Tem uma pegada um pouco adolescente, admito, mas acho que vale super a pena conferir!
@Alimenteocerebro7 жыл бұрын
Eu assisto :D Consegui achar a segunda temporada só agora.
@edvaldomendes277 жыл бұрын
Que bom que conheci pessoas que assistiram essa série, não esperava muito, descobri que estava enganado! Quero ver a segunda!
@goticomunistrans7 жыл бұрын
Alimente o Cérebro Eu tô na terceira haha mas a segunda eu vi com legenda em espanhol e a terceira até agora vi em inglês, não sou fluente em nenhuma das duas mas é o jeito haha é muito difícil de achar, uma pena que não valorizem e seja pouco conhecida fora da Catalunha, porque merecia ter ao menos duas temporadas no netflix
@goticomunistrans7 жыл бұрын
Emerson Escocio Concordo! Não vou dizer que aprendi o nome de todos os filósofos e as escolas, mas com certeza abriu minha mente, me fez refletir e querer conhecer mais sobre filosofia
@goticomunistrans7 жыл бұрын
Edvaldo Mendes Não conheço ninguém pessoalmente que tenha visto, mas até que tem alguns grupos brasileiros no facebook. Tentei convencer todos os meus amigos a ver kkkk infelizmente eles não se interessaram tanto
@MatMenezes7 жыл бұрын
Kindle me ajudou muito a não me perder mim mesmo. Sério, muda a vida de uma pessoa!
@allef47906 жыл бұрын
Falando sobre esse diagrama que você colocou de dados-informações-conhecimento-ideia-sabedoria e também sobre nossa obsessão contemporânea que tenta transformar informação em experiência (alô redes sociais), há um tempo atrás li um artigo muito bom do Jorge Larrosa Bondía da Universidade de Barcelona que esmiúça a ideia de uma educação mais centrada à partir do parzinho SENTIDO/EXPERIÊNCIA humana e como o saber da experiência é diferente da ideia de conhecimento científico. Dito isso são elencados 4 fatores que tem suprimido e empobrecido a experiência como construtora do saber, são eles o EXCESSO DE INFORMAÇÃO, o EXCESSO DE OPINIÃO, A FALTA DE TEMPO e o EXCESSO DE TRABALHO. Esse texto me destruiu de diversas maneiras porque conseguiu teorizar algo que eu sentia na boca do estômago e no esmagamento da minha existência enquanto sujeito subjetivo na época mas não conseguia colocar em palavras, me ajudou e tem me ajudado a levar a vida de uma maneira menos maquinista, a vida "minha" do que jeito que ela é, singular, finita, pessoal. Segue alguns trechos que ainda ecooam na minha cabeça. [...] A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece. Dir-se-ia que tudo o que se passa está organizado para que nada nos aconteça [...] [...] Para nós, a opinião, como a informação, converteu-se em um imperativo. Em nossa arrogância, passamos a vida opinando sobre qualquer coisa sobre que nos sentimos informados. E se alguém não tem opinião, se não tem uma posição própria sobre o que se passa, se não tem um julgamento preparado sobre qualquer coisa que se lhe apresente, sente-se em falso, como se lhe faltasse algo essencial. E pensa que tem de ter uma opinião. Depois da informação, vem a opinião. No entanto, a obsessão pela opinião também anula nossas possibilidades de experiência, também faz com que nada nos aconteça [...] [...] Ao sujeito do estímulo, da vivência pontual, tudo o atravessa, tudo o excita, tudo o agita, tudo o choca, mas nada lhe acontece. Por isso, a velocidade e o que ela provoca, a falta de silêncio e de memória, são também inimigos da experiência [...] Para quem quiser ler o texto completo é só jogar "Notas sobre a experiência e o saber de experiência" no Google que tem no Scielo, é curto, tem acho que umas 15 páginas no máximo mas vale muito a pena :)
@luab31447 жыл бұрын
Obrigada por essas palavras, precisamos que alguém nos mostre o óbvio às vezes. Gosto muito dos seus videos, um canal que sou apaixonada. Continue produzindo vídeos, please. Abraços!
@elizabethc.r.aguiar55657 жыл бұрын
Você resumiu meu ano na faculdade kkkkkkk Estava tão atolada e mentalmente exalta, já tinha parado de assistir filmes e séries, larguei a leitura também :v Depois que um cantor que curtia muito morreu e uma banda que gostava pra caramba voltou comecei a sair desse limbo. Mindhunter é foda!
@AlurieldeLaurants7 жыл бұрын
minha agradável surpresa... Descobrir que um amigo tava vendo Merlí, aquela série sobre filosofia que só eu tinha começado a ver.
@Alimenteocerebro7 жыл бұрын
Merlí é ótimo.
@a_skywalker7 жыл бұрын
Concordo com vc! Vou tentar resistir à isso tmb. E não abandone o canal mesmo não, senti sua falta. 😘
@viniciussilvapereira3286 жыл бұрын
"Uma inteligencia artificial poderia simular a maioria das pessoas que existem no mundo" hahaha adorei, fantástico! Uma vez que saímos da "caverna" e olhamos para a luz, não há voltas, nunca seremos os mesmos, e nunca veremos as pessoas dentro da "caverna" com os mesmos olhos.. Excelente trabalho, um abraço.
@lethiciarocco6 жыл бұрын
Não para não... adoro vc... no meio de tantas bobagens do youtube vc é necessário!!!
@AnaMakoto92 жыл бұрын
Tava vivendo exatamente isso! Até eu decidir que precisava mudar isso ativamente e praticar mesmo o meu eu. Obrigada por mais um vídeo excelente!
@vileanesantos47637 жыл бұрын
É exatamente isso que estou passando. Tenho 17 anos e estou no segundo semestre da minha faculdade, mas mesmo assim, já sinto que a maior parte do meu tempo está voltado para as tarefas acadêmicas e me sinto muito cansada, e sei que a medida que os semestres passam vou tendo cada vez menos tempo de fazer coisas que não são da academia. Muito bom o vídeo!
@eduardosantos46547 жыл бұрын
Primeiramente Parabéns pelos vídeos, são muito bem feitos e sempre nos fazem pensar bastante, Obrigado!!!!! Esse em especial me fez refletir sobre um assunto que penso já faz algum tempo: será que o conhecimento é mesmo libertador? Muitas vezes eu acho que a vida na ignorância, sem a busca constante pelo conhecimento pode ser mais "suportável", digo isso pois muitas vezes o conhecimento me leva a uma situação de impotência, por não poder mudar o que eu vejo de errado no mundo (sim, alguma coisa ou outra nos podemos mudar, mas infelizmente sempre haverá injustiças no mundo). Além disso vejo outro problema no acúmulo de conhecimento, sempre haverá uma coisa nova para aprender, logo a sede de conhecimento é insaciável; sempre continuaremos andando EM FRENTE, ATRÁS da próxima informação, acumulando conhecimento, por vezes até adiquirindo alguma sabedoria, mas nunca iremos chegar em um ponto final. As vezes eu penso que o conhecimento é mais um carcereiro do que um libertador. Ps: Muitas vezes eu contraargumento essa linha de pensamento facilmente, mas de tempos em tempos eu volta a pensar que essa teoria é vélida.
@vida_sufrida44372 жыл бұрын
Cara, muito obrigada, vc falou o que eu precisava e queria ouvir sobre coisas que já estavam subentendidas, mas que precisavam de um empurrão pra eu visualizar com clareza. E isso de fazer conexão entre os conhecimentos adquiridos é uma dica fod@... Parabéns ⚘
@clehilmamendes28346 жыл бұрын
Amei esse vídeo por completo...ótimo raciocínio,ah ... amei que chamou os telespectadores de cérebros ....ha ha, show. parabéns...
@RodrigoGawain5 жыл бұрын
Conheci o seu canal através do vídeo sobre a filosofia e o filme "A chegada". Me apaixonei por este filme! Estou gostando muito dos temas abordados pelo seu canal. Obrigado e sucesso! Forte abraço!
@mariaaparecidaaraujo39923 жыл бұрын
Cara,você é sensacional!😍Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@thomasschroder22937 жыл бұрын
Nossa, acho incrível o como me identifico com as tuas crises existenciais de vez em quando, sinto de mais esse sentimento de me distanciar do que antes me definia, me distinguia dos demais. Tua dica de ler 15 mins de um livro é mt boa, vou começar a aplicar isso pra ver se consigo voltar a ter contato com esses materiais. Tua linha de pensamento de como fazer os vídeos mais focados em fazer ligações e reflexões do que em teoria acredito ser mt valido, como tu explicou nesse vídeo, é preciso saber dar sentido para as coisas, e não somente adquirir o conhecimento. Grande abraço!!
@barbarafeitosa2806 жыл бұрын
Se tornou meu novo canal favorito
@viagensdehermes53317 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo, Devanil! Acabei de criar um canal que coincidentemente tem muita relação com o que você disse. Gostei muito da sintonia
@rubensjr.7 жыл бұрын
eu deixei de fazer o que mais amava que era pintura adorava pintar era uma paixao mais a vida atropelou e deixei de pintar ler coisas que gostava para trabalhar buscar outras coisas e ate hoje nao consigo pintar mais talvez se tivesse uma tela nao saberia nem por onde comecar, seu canal é otimo e estimula a pessoa pensar no que é realmente importante para nos
@TabuaBrasilDesign7 жыл бұрын
o que você falou,algumas frases vou levar para minha vida,tecnologia ja superou a inteligencia do homem, oque precisamos é refletir sobre a vida e o legado que deixaremos no universo .Parabens pelo seu canal :)!
@daniellenunes32186 жыл бұрын
Que fantástico ter caído no seu canal de paraquedas! Ontem fiz uma limpa nos filtros de propaganda no meu Facebook por nao aguentar mais ver tanta informação. Muito a ver com o que você falou sobre o volume de informações, "ler por ler", "Assistir por Assistir"... Hoje procurei por um canal que seja feito por um homem, o que é mt dificil, ainda mais um "alimentador de cérebros". enfim! o video do Karnal sobre Kant me levou a um dos teus videos hahaahha "você não precisa adquirir tanto conhecimento". Obrigada pela frase.
@leonelgaldiano3263 жыл бұрын
Parabéns. Um mundo novo com a filosofia. Porque escondem o conhecimento ?
@ptmr6 жыл бұрын
Irei fazer um paralelo. Quando vc come demais de uma vez, o que acontece? Fica fraco, sonolento, cansado, leva horas pra voltar ao normal... O mesmo acontece quando se estuda ou pensa demais. Cansa, conseme muita energia, chegando ao ponto de não conseguir gerar mais conhecimento. Eu diria que são fases, dar um tempo para processar e amadurecer, transformar o conhecimento em sabedoria. Então, tenho preferido doses diárias mas menores de informação, e para ligar isso tudo como sugeriu, tenho feito mapas mentais e vou ligadno tudo que consumo. Tem me dado uma outra visão sobre tudo e muita inspiração! Pois aí realmente preciso prestar atenção no que estou consumindo e dar significado. Excelente canal e tenho um projeto numa linha parecida com a sua. Sucesso!
@laissantos81296 жыл бұрын
Como eu amo esse canal❤, Livro Seleção e Garotas de vidro, eles são nossa totalmente diferente kkk a conexão q eu achei foi que os 2 falam sobre sentimentos, sobre dificuldades que os personagens tiveram...teve mortes e muito medo envolvido nos 2.
@matheusparente41797 жыл бұрын
Sempre gostei mais desses vídeos seus em que as pautas tão meio soltas, adoro isso, parece que você tá conversando com o espectador
@jonatasalexandrejr.65097 жыл бұрын
Bem, primeiramente gostaria de te parabenizar e agradecer, toda vez que assisto um vídeo seu me sinto um pouco mais sábio, bom, e em relação ao emburrecimento que o mundo nos impõe, acredito que você disse a realidade, curso o ensino médio integral e recentemente entrei pra um programa extraordinário do governo para transformar minha ideia em um negócio, tem dias que não consigo nem dormir direito com tantas coisas pra fazer, e pra ser sincero, gosto muito disso, sinto que a cada dia estou mais perto de realizar meus sonhos, mas sinto falta da época em que eu não era prezo a nenhuma outra responsabilidade salvo a de tornar-me uma pessoa mais sábia, bem, acredito que suas dicas são muito boas, e que elas me ajudarão a melhorar cada dia mais... obrigado de novo, por compartilhar seus conhecimentos conosco :)
@joao-h2b7 жыл бұрын
realmente tem muito canal no youtube... e esse é só mais um meio de informação... tanta informação que me perco... mas venho buscando ter um controle, mais calma e planos pra seguir o que acredito, buscando me entender para saber para onde caminhar. e isso de que um vídeo já dá mto pano pra manga é real, saber parar pra refletir... parabéns pelos vídeos :¬D
@1FHO7 жыл бұрын
Excelente vídeo, nunca parei pra pensar que estava apenas na superficialidade dos assuntos
@ThalyaAmancioLee7 жыл бұрын
Olá! Tenho refletido muito sobre como conciliar a vida profissional com a vida, digamos pessoal, essa que busca pelo próprio eu, pela criatividade. A percepção das coisas, das relações humanas e a relação do eu-tu, se alarga quando abrimos os "olhos" para tentar equilibrar áreas tão diferentes, mas que podemos relacionar - como no exemplo que você deu. Pode ser difícil, mas é necessário para que não nos deixemos nos levar pelas "ondas", achismos e modismos tão em voga agora, infelizmente. (Você falou tudo!) P.S: estava com saudades de seus vídeos cerebrais. Não costumo comentar muito nos vídeos, mas sempre estou por aqui prestigiando sua busca haha Obrigada por sempre me fazer refletir e voltar às minhas raízes.
@diversificandoassuntos6 жыл бұрын
FALOU TUDO O Q EU PENSO, E PERCEBI ISSO, EU TENTO VER COMO EU ERA ANTES, ATE ENXERGO, MAS N CONSIGO, VOLTAR ME DA UM DESESPERO...MAS ENFIM. Conheci seu canal agora, e ja adorei.
@cristierrekonrath11097 жыл бұрын
Ótima reflexão! Não deixarei que o mundo me emburreça!
@priscilarocha89287 жыл бұрын
Como eu amo esse canal💕👏
@thevinicius5796 жыл бұрын
Muito bom! Conheci o seu canal agora e já tô amando. Pretendo criar vídeos com temas filosóficos iguais aos seus. Top ^^
@Mateuds1577 жыл бұрын
Melhor canal do KZbin. Se estiver lendo e for fazer outro futuro vídeo sobre astronomia daqueles de pergunta/resposta. Qual a dificuldade ou o que impossibilita, o que falta para provar como se forma a gravidade, como ela surge?
@hugonov86783 жыл бұрын
Sobre essa junção.... “O método”, o “paradigma da complexidade” de Edgard Morin. Sobre “alopoieses” (entrelaçamento de sistemas).... “teoria dos sistemas” de Niklas Luhmann.
@laylas.56277 жыл бұрын
Um dos melhores canais!! Obrigada pelo conteúdo
@joanilsonlopes43614 жыл бұрын
Fantástico esse vídeo
@vitoriajennifercostasilva83736 жыл бұрын
Estou no 1° ano do ensino médio e Amo seus videos, Parabéns vc é show👏
@deboranascimento636 жыл бұрын
Kindle 💜 Me ajudou bastante voltar ao meu ritmo de leitura.
@yvilou66346 жыл бұрын
Por que será que pessoas assim como vc sempre moram longe...Nossa adoraria ser sua amiga!! Quanta conversa interessante e com conteudo poderíamos compartilhar!!
@samanthamacedo58853 жыл бұрын
Que vídeo fantástico!! Adorei o exercício de criatividade de associar os livros.
@MichelLedig7 жыл бұрын
queria muito um vídeo sobre Ex Machina. Devanil, nunca desista do canal o que você faz aqui é incrível!
@anselmomatias90897 жыл бұрын
Cara, fiquei muito satisfeito com esse vídeo! Penso e faço muito do que você falou.
@kai-lins7 жыл бұрын
Devanil, eu vou ter que brigar com você! ahhahaha Brincadeira, mas estava com saudades dos seus vídeos.
@guilhermemorett90996 жыл бұрын
Cowboy bebop é uma ótima série pouca rechonecida atualmente mas que foi um fenômeno cultural na década de 90.
@Tatiana009197 жыл бұрын
Tenho estado em uma crise profunda em relação às coisas que mais gosto de fazer. É como se houvesse cada vez menos tempo e espaço para elas na minha vida, e nisso vou perdendo o contato com meu eu criativo, que tem interesse em conhecer as coisas. Sua dica realmente faz sentido: se nos privarmos daquilo que é nosso para cumprirmos as obrigações entramos num looping eterno, pois sempre haverão novas obrigações para substituir aquela que já foi cumprida, e nós acabamos como um cavalo correndo em busca da cenoura amarrada à sua frente, sem nunca conseguir alcançá-la de fato. A lógica foi invertida: as coisas que amamos deveriam ser nosso prato principal, não a sobremesa que ganhamos em recompensa por fazer aquilo a que somos obrigados pela vida! Quem inverteu a lógica? Como revertê-la? "Você não precisa de tanto conhecimento" Mas nós amamos o conhecimento! Amamos aquela sensação de descobrir algo novo, de ver as coisas por uma nova ótica, de gastar horas imersos numa dúvida e finalmente encontrar uma resposta... O que não precisamos é dessa avalanche de *informação* que recebemos diariamente com a internet. Precisamos de mais tempo absorvendo/refletindo/analisando menos coisas, pois só assim teremos um pensamento autônomo, em vez de sermos um grande hd que deposita informações interessantes porém isoladas, que não se conectam entre si. Uma forma de retomar o contato com nosso eu é ter mais contato com outras pessoas que pensam como nós. Ok, reconheço que não é tarefa fácil descobrir essas pessoas, mas quando dá certo, e acontece pessoalmente, isso gera conexões com um poder regenerador maravilhoso! Assim como este seu vídeo, que com certeza nos regenera, nos dá mais forças para continuar lutando contra um mundo que trabalha constantemente contra nossas paixões e nosso crescimento intelectual e pessoal. Obrigada :) Aproveitando, recomento uma série maravilhosa que não é mainstream (e nem tão hipster quanto filmes iranianos rsrs) mas que é excelente: se chama A Sete Palmos, é sobre uma família que administra uma funerária, tem muitas doses de humor negro, e discute sobre vida e morte de um jeito lindamente sagaz
@Alimenteocerebro7 жыл бұрын
Também estou na saga de tentar terminar um Dostoievski haha. Muito obrigado pelo comentário, Tatiana.
@robsonjesuus7 жыл бұрын
Vou tentar, acabei de ler um livro que fiz um vídeo no meu canal sobre ele chamado O Código Gaudi, e estou lendo Desafios da pós-modernidade. O primeiro fala sobre o arquiteto Gaudi, que viveu no inicio da modernidade, foi uma pessoa isolada e focada no trabalho. Assim como a maioria dos pós-modernos como relato no outro livro, que perdem o vinculo familiar, sendo mais isolados e solitários.... bom exercício
@talespinto9647 жыл бұрын
Os livros foram "O guia do mochileiro das Galáxias" e "Nós" de Ievguêni Zamiátin. Os dois livros falam muito sobre a sociedade e a evolução científica humana, em Nós por exemplo a sociedade chega num nível de padronização da vida a ponto de tratar a imaginação como uma doença, pelo mesmo viés o planeta Terra e a humanidade são vistos como praticamente inofensivos pela comunidade galáctica o que contrasta com nossa presunção evoluística baseada na eliminação de criatividade
@yarafarias64167 жыл бұрын
Eu precisava muito desse vídeo, nesse exato momento. Muito obrigada!
@dandallavecchia3 жыл бұрын
Excelente vídeo!!! Obrigada!!!
@franciscoaderbal76377 жыл бұрын
Excelente vídeo muito conhecimento acaba no ralo, agora a interação entre eles é de grande valia.
@cintiadamasceno63827 жыл бұрын
Eu estava com muita saudade desse canal. Amei o vídeo!💭♥
@augustograssi12847 жыл бұрын
Tava com sdds Devanil!! Adorei mt bom me indentifiquei muito
@Gael_Nairy_Okisa7 жыл бұрын
Tive uma total identificação com o que você falou nesse video (Sou um jovem adulto igual você). Alias os conselhos foram otimos também.
@fernandojunior8475 жыл бұрын
Video sensacional! Parabéns! Continue nessa pegada pegada, na sua vida principalmente. Me inspirou muito. Nesses dias eu andei (até mesmo hoje) absorvendo uma tonelada de informações, acreditando que iria precisar muito disso pra alcançar meus objetivos. Confesso que é uma crença bem difícil de quebrar, mas nessa pequena Reflexão vi que a experiência com o que se está vivendo seja lá o que você fizer é muito importante. No meu caso estou até precisando de um pouquinho mais do que é "comum". Eu me prendi demais ao cult, mas o segredo é conciliar, fazer algi pra sí também. Eu quero ser um filosofo, palestrante, como o Cortella ou Clovis de Barros; mas eu vejo que além do conhecimento e sabedoria eles tem MUITA informação. Como chegar lá, será que dá pra fazer isso "ao inverso"? Gratidão.
@maiconluz11217 жыл бұрын
Devanil voltou
@daviaugustodeoliveira86257 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Faz um bom tempo que não vejo um vídeo tão bom, ou que vejo alguém que toque nesse assunto (da ligação das ciências e a forma como estão relacionadas entre si). A minha experiência com isso iniciou aos 16 anos (atualmente estou com 19), quando comecei a ler o livro "Eu Primata - Frans de Waal", sobre o comportamento dos chimpanzés e bonobos nas suas relações sociais, e a ligação com o comportamento humano. Isso abriu um grande campo para mim, e fez eu perceber, com o tempo (meses pensando e pesquisando sobre esse assunto) que uma nova abordagem no estudo do comportamento humano emergiria, que seria justamente uma ligação da Biologia com a Psicologia e a Sociologia. E, de fato, já é uma abordagem usada (principalmente nas universidades e institutos de pesquisa renomados), mas está em fase inicial de desenvolvimento. De fato, pensar, questionar e aprofundar um único livro lido é muito mais importante e produtivo do que ler 10 livros e não aprofundar nenhum.
@wendelradical7 жыл бұрын
Eu tambem estva nesta loucura suficante que o mundo cobra. Ate que enfin passei em um concurso so trabalho 6h e ja assisti uns 10 documentarios estou super feliz
@Alimenteocerebro7 жыл бұрын
Meu objetivo hahaha
@luizasampaio92037 жыл бұрын
Que conversa bacana de ter!
@AlurieldeLaurants7 жыл бұрын
meus dois livros foram. As Regras do Jogo sobre Game Design e o Speculative Everything, sobre design especulativo e futurologia. A ligação seria, como criar os jogos do futuro? O que é jogar num mundo totalmente digital.
@TheNeveGames7 жыл бұрын
Eu to bem nessa fase de conhecimento. Algumas semanas atrás eu estava estudando existencialismo, hoje comecei a pré-historia. Seu vídeo me deixou confuso e preocupado comigo mesmo. Mas é interessante saber que a vida acadêmica nos distancia do conhecimento, pois ainda não tive acesso à ela, tenho 16. Obrigado pelo video!! Obs: Até hoje reflito sobre um video do Nerdologia chamado ''O fim de tudo'' em que ele fala sobre uma possibilidade do universo se expandir e diminuir a ponto de causar outro big bang. Me fez lembrar de Parmenides. Nada vem do nada, tudo precisa ter antes existido. Logo o universo (Big bang) não pode ter chegado do nada. Ele foi baseado em algo anterior, ou seja ele deve ser infinito, no que se refere sua existência.
@Alimenteocerebro7 жыл бұрын
Peanutbutter, aproveita bastante essa fase, as coisas se complicam um pouco depois (dependendo da sua condição financeira). E excelente que tu tenha tamanho interesse assim nessa idade :)
@isabelaoliveira92707 жыл бұрын
ótimo vídeo. Estou passando por essa crise criativa ultimamente, não ando tendo vontade de ler, assistir ou ouvir nada. Já não consigo sentir prazer fazendo os hobbies que antes eu gostava, tento experimentar algumas coisas diferentes como podcasts, audiobooks, documentários mas nada me agrada.
@iasbeckiasbeck83487 жыл бұрын
Excelentes conselhos.
@MrsUsami-uw8yv6 жыл бұрын
Lindissimo falou tudo.
@josevitorpatricioneto95464 жыл бұрын
Esse canal é fantástico.
@mauriciodamascenocarvalho11057 жыл бұрын
Amo também MR.ROBOT MUITO MUTIO BOA
@deborahkarlanunes92346 жыл бұрын
Meu bem.. Vc já pensou em cursar psicologia? No meu pensamento a faculdade apenas vai te ensinar as teorias, entretanto pra se tornar um psicólogo precisa ter dom, coisa que acredito que vc tem... Grande beijo e gratidão pelos vídeos e por todo o conhecimento passado a nós ❤