Isa, recomendo a leitura de "Calibã e a Bruxa" e de "Mulheres e Caça às Bruxas", ambos da filósofa Silvia Federici. São livros ótimos para entender de onde surgiu essa ideia de perseguir mulheres/bruxas e quais eram os objetivos políticos com essa prática. Fica a dica.
@FernandaScafi4 жыл бұрын
Tem como dar like mil vezes nesse comentário? rs Vim aqui justamente sugerir as mesmas leituras!!! Tudo a ver com o assunto - estava em dúvida se leria esse livro ou não, mas o vídeo da Isa me convenceu. Os livros da Silvia relacionam vários assuntos diretamente relacionados ao controle das mulheres: o fim do feudalismo, a ascensão do capitalismo, industrialização, demonização do aborto, a caça às bruxas e o reforço da estrutura patriarcal da família, além do poder medicinal que antes era em grande parte tarefa das mulheres (chás, partos, curandeiras etc) e nessa mesma época foi passado totalmente para os homens... Ps: caça as bruxas ainda existe nos dias atuais - tá num dos artigos da Silvia.
@LaAlquimista11112 жыл бұрын
Não conhecia essa filósofa, vou procurar
@anapauladasilvanaves97074 жыл бұрын
Pertubador. Não podemos esquecer que esse tipo de coisa já foi real. Devemos conhecer nossos erros para jamais repeti-los.
@CaioChat4 жыл бұрын
Creio q é ainda bem real, muitas mulheres aqui no Brasil são vistas da mesma forma como essas tais bruxas, mas aqui recebem comumente o título de "macumbeira". Principalmente as mulheres ligadas a atividades da cultura afro.
@thuannyrenata63824 жыл бұрын
Isso mesmo
@Gabriel.henrique_19984 жыл бұрын
@@CaioChat Exatamente!
@annajulianunes41174 жыл бұрын
@@CaioChat Realmente!
@gilmaranastacio33904 жыл бұрын
Bolsonaro e bolsonaristas têm esse livro junto à cabeceira.
@marciocarvalho93744 жыл бұрын
Carl Sagan fala bastante sobre esse período histórico, seus documentos, repercussões etc. no livro "O Mundo Assombrado Pelos Demônios". Recomendo a todos a leitura.
@henriquevalente3404 жыл бұрын
Terminei cosmos esses dias, não vejo a hora de ler O mundo assombrado pelos demônios
@thereaderishere1174 жыл бұрын
Tem resenha da Isa desse livro. Excelente.
@jokafofinha18674 жыл бұрын
Nóóóssssa... boa lembrança ;-)
@joaovitorpinheirodossantos25024 жыл бұрын
Comprei no prime day. Tentei ouvir o áudiobook do dublador mas não consegui
@joseigorpsi4 жыл бұрын
@@joaovitorpinheirodossantos2502 O audiobook não está completo, mas vale a pena até onde vai
@cassiasantana49094 жыл бұрын
Eu não tenho mais condições financeiras de assistir esse canal pq eu preciso de absolutamente todo o conteúdo que vejo aqui.
@daianapereira75654 жыл бұрын
Eu tbm kkkkk O coração diz "quero", mas o bolso diz " nem vem, mulher"
@caiolopes16744 жыл бұрын
ahha bem vinda ao clube kkk
@mandalasdeluz33simonegonca654 жыл бұрын
Lojas de Livros Usados são verdadeiros portais do Paraíso. Sempre tem tudo, com preço muito em conta...
@susanabasso37244 жыл бұрын
Kkkkkkk
@charlesleeray49323 жыл бұрын
você não precisa, você quer.
@amandamendoncadesouzarosen50444 жыл бұрын
Me arrepiei toda com a leitura do início, que horror Isa, absurdo.
@observatoriosociologico24164 жыл бұрын
Para quem quiser se aprofundar mais neste assunto, recomendo o podcast "História FM" especificamente o episódio 031. Este episódio fala justamente sobre o período de caça às bruxas, trazendo duas estudiosas especializadas no assunto. Ótimo Vídeo, Isa! ♥️ open.spotify.com/episode/0Z0i6pSWoFWTcz8vYR6me1?si=QHzDKqI2TWWMUXtkrf_ECA
@daianapereira75654 жыл бұрын
Obrigada pela indicação.
@VictorHugo-mm7zp4 жыл бұрын
Obrigado pela indicação!!
@ricardorocha54204 жыл бұрын
sabe o que assusta mais? parece que basta virar uma chave na engrenagem social para coisas assim voltarem ao "normal". simplesmente assustador.
@Gustavo_Gindre4 жыл бұрын
Com certeza. As conquistas de direitos humanos são uma fina camada de verniz. Qualquer coisa já faz revelar o que se esconde por debaixo.
@PitaBorges4 жыл бұрын
Sim! Fora a prisão do candidato que poderia alterar a eleição de 2018... imagina quantos são as pessoas brasil afora que estão presas sem provas, as vezes até sem julgamento! Violação de direitos humanos :(
@ericcartman8921 Жыл бұрын
Do q diabos vc ta falando? Onde q ta rolando inquisição nos dias atuais? Me diz aí q eu tenho uma lista de maçons q merecem um bronzeamento grátis...
@FabioSouza-333 ай бұрын
@@PitaBorges O que foi condenado em todas as instâncias legais? O mesmo que apóia Maduro, o ditador mais brutal da América. ? Ta de brincadeira
@tkszmrn4 жыл бұрын
Isa: *joga o livro no chão* "...mas ele é uma leitura fascinante, interessantíssima..."
@guilhermeazevedo62324 жыл бұрын
Comer o fruto da árvore é contestar os dogmas e buscar conhecer. Não à toa, diz-se q era a árvore do conhecimento. Neste sentido, deveria servir como metáfora para dizer: quem em algum momento adquire conhecimento, acaba, com frequência, sendo expulso de algum "paraíso". P.S.: Matrix mandou lembranças!
@arthemise70274 жыл бұрын
é onde faz sentido a frase "ignorância é uma bênção". Quando vc não sabe, não questiona nem pode ser questionado. Apenas aceita!
@thereaderishere1174 жыл бұрын
@@arthemise7027 Situação que é o sonho dourado de qualquer um que detenha o poder, qualquer poder.
@analuciadasilva77184 жыл бұрын
Perfeito 👏👏👏👏👏
@escoladejesusdfalunaherica63363 жыл бұрын
Já viu o canal do Akel ,fala muito como você ...
@DeisonPowerage4 жыл бұрын
Já cheguei a ler esse livro, é uma personificação do mal realmente
@gaelcorrea4 жыл бұрын
Curtam o vídeo, comentem e compartilhem com os amigos. Vamos ajudar esse canal a crescer!
@PitaBorges4 жыл бұрын
Boa 🍀🍀 força pra Isa!!! E não esqueçam: Condenar sem provas não ficou no passado kzbin.info/www/bejne/d5LTmH6Pjrmsibs
@larissaaraujo83004 жыл бұрын
Mulher é tão incrível que qualquer tentativa de explicação para seu sucesso é taxado de "sobrenatural". Não importa o quão absurdo seja, essas explicações são as que mais fazem sucesso. Chega ser engraçado...
@rairastudio3d4 жыл бұрын
Não tem um livro que vc resenhe q não me de vontade de ler, mesmo não sendo de assuntos que me interessem kkkkk sua paixão pela literatura é contagiante. Melhor booktuber do Brasil
@juliolima46174 жыл бұрын
Existem KZbinrs que defendem a inquisição . O fanatismo religioso ultrapassa limites da racionalidade . A igreja demorou 300 anos para reconhecer que Galileu estava certo .
@rosilav4 жыл бұрын
Já apareceram por aqui os passadores de pano, veja alguns comentários.
@PitaBorges4 жыл бұрын
Condenar sem provas não ficou no passado kzbin.info/www/bejne/d5LTmH6Pjrmsibs
@TheLousash4 жыл бұрын
Pq vcs acham que a revolta de Martinho Lutero se tornou numa coisinha chamada Protestantismo? Burro quem pensa que foi somente pelas indulgências absurdas, igreja católica estava afundada em corrupção e interesse de vasta natureza, no entanto, tomem cuidado em generalizar um período desses e jogar no lixo toda uma história boa tbm dentro da igreja. Lembrem-se que naquela época a maioria das pessoas se quer sabiam ler, muito menos tinham acesso a qualquer tipo de crítica ou denúncia justamente por parte de uma censura cruel feita pela própria igreja e monarcas. O que ela fala sobre misógenia não tem absolutamente nada a ver com o fato do sexo em si, igreja católica não perseguia as bruxas pelo fato de um ódio as mulheres e sim por conta da questão da heresia. Assim tbm fizeram com os Cataros e tantos outros, homens e mulheres sofreram nesse período por conta do totalitarismo pregado pela igreja em detrimento daqueles que professavam outra crença a não ser o cristianismo. Urge salientar, esses absurdos não tem absolutamente nada a ver com os evangelhos bíblicos e muito menos com o legado que Jesus nos deixou como exemplo de vida.
@ghdh48114 жыл бұрын
@@TheLousash Ninguém falou que o único motivo foi a misóginia, mas negar que ela fez parte disso é inaceitavel. E a biblia não tem haver com isso, a má interpretação dela por parte dos que religiosos da epoca que se dirige a culpa.
@mateusferreira89544 жыл бұрын
Malleus Maleficarum não foi aceito pela a igreja, muito pelo o contrário, ele foi condenado e inserido no Index Librorum Prohibitorum.
@Clara-eb8iu4 жыл бұрын
Tem um documentário falando sobre essa obra e de como foi adotada à época da inquisição. Trazendo pra hoje, fiquei lembrando do pessoal incel e do ódio as mulheres que até hoje existe.
@wm_wm014 жыл бұрын
Recomendo que leia História da Bruxaria de Jeffrey B. Russell e Brooks Alexander. Leitura importante para sair dos estereótipos sobre o período.
@paulasantos79854 жыл бұрын
Me arrepiei com os trechos lidos. Fiquei com muita vontade de ler esse livro, mesmo prevendo angústias, dores no estômago e vários sintomas físicos que com certeza terei durante a leitura. Saber que tudo isso não é ficção, que realmente aconteceu só intensifica esses sintomas.
@LidiamariaMoraes4 жыл бұрын
Imagine quanta gente sofreu todas essas barbaridades...
@ladylotusgamer4 жыл бұрын
Gosto muito do estudo histórico sobre esse período sombrio que foi a caça as bruxas e de todo o debate que podemos trazer para os dias atuais. Mas esse é um livro que nao leria jamais, acho que serve apenas como documento histórico. Você é maravilhosa, adoro seus vídeos.
@drisantos91894 жыл бұрын
Que leitura interessante e necessária! Fiz minha Iniciação Científica com o estudo desse livro. Amei ver você falando sobre ele! 😘
@junioraraujo90764 жыл бұрын
É triste pensar que esse livro é meio que um best-seller da renascença
@PitaBorges4 жыл бұрын
Condenar sem provas não ficou no passado kzbin.info/www/bejne/d5LTmH6Pjrmsibs
@joaovitorpinheirodossantos25024 жыл бұрын
Eu vi um vídeo sobre no canal covil de Jack. Ele disse q foi mais vendido q a bíblia na época
@Julianaojuara4 жыл бұрын
Que loucura cara 😓 Ontem eu estava falando com a minha mãe que é tenso demais ser mulher(tô lendo o conto da aia). É cada loucura que esse pessoal inventam para calar, minar, acabar com as mulheres. sinceramente...
@cintialuz12134 жыл бұрын
Terminei o conto da Aia agora. Fiquei sufocada
@natalliaalves88524 жыл бұрын
É uma vigilia e luta constante ser mulher!
@PitaBorges4 жыл бұрын
Imagina ser mulher na cadeira de presidente.... Enfim, Condenar sem provas não ficou no passado kzbin.info/www/bejne/d5LTmH6Pjrmsibs
@paulaarevalos22584 жыл бұрын
Também já li O Conto da Aiae agora esrou lendo Vulgo Grace da mesma autora (Margareth Atwood) que é baseado em um crime que existiu e decididamente preciso ler todos os livros dessa mulher. Vale a pena
@gabbscoelho81504 жыл бұрын
O livro do conto da aia é top. A série também é muito maravilhosa ... só no aguardo da quarta temporada .💙
@samueldepaula22134 жыл бұрын
Cara , tenho que dizer , suas resenhas são as melhores do KZbin , conheci seu canal recentemente , é simplesmente magnífico, não pare please E sobre o livro, não vou ler , e nem pretendo, meu estômago é forte, todavia nem tanto. Perto de onde eu moro tem um museu com várias peças de tortura da Inquisição , não pretendo ir lá. E pra acabar , queima esse livro se não vai apodrecer os outros da estante kkkkk
@PitaBorges4 жыл бұрын
Condenar sem provas não ficou no passado kzbin.info/www/bejne/d5LTmH6Pjrmsibs
@deckvogas4 жыл бұрын
Um super vídeo. Essas coisas precisam ser faladas sim. E imagino toda a angústia... E um pequeno parênteses, a bíblia em nenhum momento diz que foi um ato carnal de Eva com a serpente e que a imperfeição da humanidade é culpa de Eva, muito pelo contrário, é sempre dito como culpado Adão. Toda essa imagem terrível criado de Eva e dos males que ela causou foi criado e difundido pelo catolicismo, que sempre desvirtuou e chegou a mudar trechos bíblicos em justificativa de seus atos horrendos ao longo da história e de ensinamentos errados (não é atoa que por muitos anos as pessoas comuns podiam sequer tocar na bíblia), como foi tão bem falado no vídeo. Um super vídeo mesmo, muito importante ser tratado e falado a outros esse importante tema. Parabéns sempre!!
@PedroCarpinoSantos4 жыл бұрын
Esse livro é mencionado no código da Vinci e também no filme. Não sabia que havia sido publicado em português.
@beatrizcastro11034 жыл бұрын
Sério,no filme, em que parte?
@natalliaalves88524 жыл бұрын
@@beatrizcastro1103 Quando a Sophie e o Robert vão ao Chateau do Lord Theabig (acho que escreve assim) e ele explica, resumidamente, sobre o Priorado de Sião e fala, também resumidamente, na perseguição à mulher como uma tentativa de negar a "linhagem" de Maria Madalena e Jesus de Nazaré 😉
@edsonrodrigues60194 жыл бұрын
Já que o assunto é esse livro, recomendo também o filme "Haxan - A feitiçaria através dos tempos" (disponível no KZbin).
@caiolopes16744 жыл бұрын
anotei a dica!
@suemi_4 жыл бұрын
O desprazer e a indignação causados pelo livro tornaram a resenha ainda melhor!! Parabéns, Isa! Seu trabalho é excepcional.
@angelicamjr_raphael30284 жыл бұрын
Nossa Isa!!!! VOMITEI!!!! Que loucura!! Parabéns pela coragem de nos abrir os olhos com a literatura!! Amo seu canal!!!
@donnagih4 жыл бұрын
Ótima resenha, Isa!! É impressionante como essa história de bruxa tem ecos até os dias de hoje... eu li a amostra grátis do livro infantil As Bruxas do Roald Dahl pq queria dar de presente pra minha afilhada. Eu acabei desistindo pq me pareceu muito misógino, eu não gostaria que uma criança lesse isso: "todas as bruxas são mulheres, nunca existiu uma bruxa homem" ou coisas como "pode até ser que a sua adorável professora que está lendo essa história pra vc seja uma bruxa" ou "não existe jeito infalível de perceber se uma mulher é ou não uma bruxa. Aí então a gente pegaria todas as bruxas e passaria no moedor de carne"
@krisdias36064 жыл бұрын
Nossa!
@pamelamaria77104 жыл бұрын
Tem um documentário no KZbin muito bom do Discovery Civilization chamado O julgamento das Bruxas de Salen que tenta recriar e entender o que aconteceu em Salen
@nadiapereira78924 жыл бұрын
No meu primeiro ano do ensino médio tive a recomendação desse livro pelo meu professor de história e mesmo que tivesse ficado muito interessada nele, tive um pouco de medo de ler. Acho que agora consigo ler ele, mesmo que com dificuldade de suportar tamanha crueldade
@FelipeRodrigues-xx7dz3 жыл бұрын
Apesar de que matou milhares de inocentes, ele matou também as pessoas culpadas pela bruxaria, como mulheres que matavam crianças e cometiam canibalismo.
@anafwaltrick4 жыл бұрын
Oi Isa! Recomendo muito a leitura dos livros da Silvia Federici (Calibã e a Bruxa, Ponto zero da revolução, e Mulheres e a caça às bruxas) , uma filósofa estudiosa sobre esses temas de bruxas e motivações e consequências sociais da caça às bruxas e inquisição. Ela fala muito de noções de poder, trabalho doméstico, trabalho reprodutivo, como as mulheres trabalham gratuitamente para ser a base do sistema capitalista. Vale muito a pena! Ela é incrível!
@benilsoninacio4 жыл бұрын
Ontem, terminei a leitura de Na Colônia Penal e, realmente, você percebe que as invenções humanas podem ser benéficas e maléficas. A noção de que a culpa é inquestionável. Assim, o sofrimento físico e emocional eram formas de purificar e punir (os condenados) e de demonstrar a lei. Um alerta.
@PitaBorges4 жыл бұрын
Condenar sem provas não ficou no passado kzbin.info/www/bejne/d5LTmH6Pjrmsibs
@orelha20644 жыл бұрын
Coisas assim sempre me fazem pensar na importância dos direitos humanos. Parece que precisamos sempre impor limites a nós mesmos senão a barbárie vem de um jeito ou de outro. Parece que o "motivo religioso ou moral" dá sempre um caminho mais curto pra chegar até ela. 18:27: Não, Isa, a bíblia não diz nem de onde foi essa costela. Tá escrito só "uma de suas costelas".
@PitaBorges4 жыл бұрын
Exatamente! Recusar resquícios de sistema inquisitorial (ou seja, garantir direito ao contraditório, a ampla defesa, e os demais fundamentos do devido processo legal) tem tudo a ver com garantir os Direitos humanos. Condenar sem provas não ficou no passado kzbin.info/www/bejne/d5LTmH6Pjrmsibs
@ahras_econ4 жыл бұрын
Há uns anos li "Os bons andarilhos", de Carlo Ginzburg, e lá ele pesquisa uma seita em particular, a que dá nome ao livro, e a forma como a inquisição lida com as suspeitas e denúncias sobre a seita. No mais, ele apresenta a questão social e religiosa da Europa da época, mas o que mais me chamou a atenção foi como o que se chamava feitiçaria e bruxaria estava no escopo de quem precisava sobreviver em tempos tão duros. A questão social a que chama atenção o Ginzburg é algo que não é tão difundido mesmo em tempos tão informados como os nossos: o que uma pessoa não faria para driblar a fome em uma época em que a mortalidade era tão grande e a economia paupérrima? Não diria a uma mãe entristecida com a perda do filho que ela poderia mandar um recado a esse filho em troca de uma lasca de pão? Não confortaria essa mãe dizendo que seu filho agora está feliz e alimentado do "outro lado"? Essa mãe não sentiria gratidão o suficiente para dividir com esta pessoa a sua pouca comida?
@anacristinamachado61574 жыл бұрын
Desse autor,li os Queijos e Os Vermes que é muito bom,ele fala sobre um italiano.
@stephaniemoura83544 жыл бұрын
Sempre que falam de bruxas comigo hoje, eu me lembro da bruxa fantasma de O Livro do Cemitério. Ela contando a morte dela é mais ou menos assim: "me jogaram na água, com pés e mãos amarrados, fui caindo até o fundo da água, e lá fiquei" "Então você não era bruxa?" "Ah, eu era sim, depois voltei e matei todo mundo"
@suaneduarte9097 Жыл бұрын
Era um demônio, anjo caído, e.t 😂😂😂
@carlosedcnatal13674 жыл бұрын
Lembrei-me de um baita disco do King Diamond, de 1990, chamado The Eye. Trata-se de uma vigorosa, virtuosa e conceitual obra ao estilo Heavy Metal, cujo enredo "dialoga" de forma sinistra com o texto apresentado aqui nesta resenha (e que resenha, heim! 🤘). Vale a pena escutar este disco!
@PitaBorges4 жыл бұрын
Condenar sem provas não ficou no passado kzbin.info/www/bejne/d5LTmH6Pjrmsibs
@carlosedcnatal13674 жыл бұрын
@@PitaBorges muito obrigado por compartilhar, Pilar Barbosa! 😉✌
@jaquelinebarretodossantos58054 жыл бұрын
Já tô interessada nesse disco. A Banda Rainbow usava muito os símbolos ligados à mulher e ao universo porém não me recordo de nenhuma música ligada à Bruxa . Eu gosto muito das simbologias usadas
@caiorodrigues44574 жыл бұрын
Memorial do Convento mostra bem como era a Inquisição em Portugal nos anos 1700.
@LucioMarcosdeFreitas4 жыл бұрын
Li este livro faz mais de vinte anos. Embora muito pesado achei muito bom para entender o pensamento de uma época, e que ainda deixa vestígios.
@hectorrodriguez44264 жыл бұрын
Felicitaciones Isabella! Siga así! es un oasis en el desierto
@millenedarosa97784 жыл бұрын
Um bruxo é um mago, um sábio, um conselheiro do herói, um Merlin. Uma bruxa é uma mulher louca, obscena, repulsiva, uma bruxa má do Oeste.
@LaAlquimista11112 жыл бұрын
Perfeito
@HelioScudeiro2 жыл бұрын
Sei que seu comentário tem 1 ano, mas o encontrei hoje e talvez, hoje, ele lhe faça sentido. Seu comentário é perfeito e meu ponto é que as mulheres dão luz aos homens, como podiam não educá-los no sentido de mudar essa sociedade patriarcal? Se colocavam como inferiores, ainda vemos mulheres nessa situação, no oriente médio mulheres que foram entregues a homens mais velhos, por vezes ainda meninas e sofreram abusos desses homens mais velhos e seguem a entregar as filhas adolescentes, quando não meninas, por esposas a homens mais velhos, mantendo e renovando o ciclo de sofrimento, duro pensar que elas não veem saída para isso, vai-se fazer o quê? Se recusar será espancada ou morta apredejada, se tentar educar o filho a não judiar das meninas que vierem a ser suas esposas e apanhar da mesma forma... tem que haver uma revolução feminista, não essas feministas amalucadas que querem subjugar e causar mal injusto a todos os homens, independentemente do carater do homem, só o fato de ser um homem já seria motivo para ser alvo de ódio feminino, mas uma revolução feminista que exija e lute igualdade, junto a homens, como eu, que veem a necessidade dessa revolução, dessa busca pela igualdade... eu procuro fazer minha parte, principalmente pela minha filha, ainda com seus 5 anos. Felizmente minha filha já chega a uma sociedade em que as mulheres se impõem, ao menos no mundo ocidental.
@LaAlquimista11112 жыл бұрын
@@HelioScudeiro que bom :)
@ahk98382 жыл бұрын
Mas é isso aí mesmo
@renanfelipe3458 Жыл бұрын
Kkkkkk ....faz sentido
@joselioalvinegro4 жыл бұрын
Lembro que na minha infância na Bahia qualquer coisa de ruim que acontecia era considerado feitiço dos quilombolas que morava na região... As pessoas cuspia no chão quando eles passavam, um absurdo! Ou seja, há menos de vinte anos atrás, imagina a cinco século?
@andreiacristina59474 жыл бұрын
Que resenha maravilhosa! Adorei! Sério Isa, que resenha incrível! (:
@gisellelima3444 жыл бұрын
Sempre quis ler esse livro, e até então, não tinha encontrado em lugar nenhum.
@patricknetodebastiani80934 жыл бұрын
Vídeo mais esperado de toda sexta ! Sou sei fã .
@Profebibireis4 жыл бұрын
Nossa, quanta páginas marcadas nesse livro, Isa 👏🏻👏🏻🧐 fiquei interessada nessa história, aliás tudo daquela época me interessa, e eu venho beber dessa fonte por aqui, já que no meu canal leio mais sobre livros do mundo geek, nerd e cinema.
@inutilizandokkk42614 жыл бұрын
Ah, como eu amo essa mulher.
@nanaelizabr4 жыл бұрын
Eu já tinha ouvido falar desse livro há muito tempo... e em umas das feiras de livro na minha universidade eu comprei o livro, na versão da editora record. Ainda não li. E achei muito interessante que você trouxe o livro pro debate! Muito obrigada!
@felipeee2284 жыл бұрын
Isa, não conhecia esse livro, não sei se isso é bom ou ruim. Mas vc não gostaria de resenhar tmb O misterioso caso de Styles? Esse mês ele completa 100 anos ❤
@mayracarvalho64554 жыл бұрын
Você está certa em sua interpretação sobre o pecado original. O pecado original deve ser interpretado como o “homem” querer ser igual a Deus, não tem conotação sexual. Surreal esse livro, pior ainda saber que é histórico.
@tatacardoso30564 жыл бұрын
Eu tô indignada com esse livro, cara é revoltante. Nem dá pra acreditar que isso é um livro de "teologia"! Além de tudo os ditos padres, fazem uma visão totalmente distorcida dos textos bíblicos para dar "razão" aos absurdos que eles criaram 🤦🏽♀️
@RicardoMdeLara4 жыл бұрын
O mal é uma constante na história da humanidade. A bondade sempre será uma exceção.
@fabiolaprado16194 жыл бұрын
Que video intenso! Mais uma vez parabéns por transportar cada um de nós para a história e, ao mesmo tempo, fazer relações com o nosso presente. Você se supera a cada resenha e vídeo e não há como não assistir até o fim. Fiquei arrepiada e orgulhosa de você. Ser mulher nunca foi fácil e ainda não é, mas a cada pílula de conhecimento que você transmite é uma grande contribuição para que novos avanços sejam feitos para todas. 👏👏👏
@ritan.17754 жыл бұрын
Fico à espera das 3 da tarde para ver o vídeo 😍 estás tão bonita!
@gerinbontempo4 жыл бұрын
Para ir mais além e compreender a dinâmica histórico-cultural e as estruturas socio-econômicas que levaram ao fenômeno da caça às bruxas, é fundamental a leitura do livro incorrigível de Silvia Federici, "CALIBÃ E A BRUXA"
@lianebertinetti39044 жыл бұрын
Infelizmente o patriarcado existe nos dias de hoje em todo planeta em menor ou maior grau.
@PitaBorges4 жыл бұрын
Condenar sem provas não ficou no passado kzbin.info/www/bejne/d5LTmH6Pjrmsibs
@gabrielleitecarvalho28864 жыл бұрын
Isa, eu me lembrei sobre essa edição da Quatro Cinco Um quando vi recentemente pessoas queimando os livros do Paulo Coelho, após este manifestar-se contra o atual governo. Infelizmente, as pessoas mantém ainda essa cultura de idolatria política....
@RafaelSantos-xl1ut4 жыл бұрын
Que babado. Muito louco como eu me percebo ignorante de tanta coisa mesmo tendo estudado muito a vida toda. Quero aprender mais sobre isso.
@PitaBorges4 жыл бұрын
Todos somos ignorantes, só que em coisas diferentes 🍀🍀🍀 por isso comunicação é tão valiosa💚
@claudiadonadio75464 жыл бұрын
E os "cidadãos de bem" continuam por aí... não duvido que muitos deles apoiassem atos como esses, mesmo hoje em dia.
@poetaestelar4 жыл бұрын
A gente ainda coloca as pessoas na fogueira em pleno século XXI
@kelekssoares4 жыл бұрын
Eu tava vendo um vídeo de pokémon e corri pra cá heheueheu foi engraçado o meu desespero pra abrir a notificação
@PitaBorges4 жыл бұрын
Melhor canal de livros 💚
@estevesprih4 жыл бұрын
Assustador! Só de pensar que isso não é livro de fantasia.. que tudo isso existiu. Que possamos tirar uma lição de tudo isso pra vida! Ah, é isso livro que é citado no filme O código da Vince?
@PitaBorges4 жыл бұрын
Condenar sem provas não ficou no passado kzbin.info/www/bejne/d5LTmH6Pjrmsibs
@claudiodossantos59953 жыл бұрын
É de fantasia sim
@rjdricagomes Жыл бұрын
Eu simplesmente amo esse canal. Isabella vc é incrível. Sou fã. Obrigada pela sua sobriedade.
@Earth-pq6fk4 жыл бұрын
É muito curioso como as pessoas eram horrorosamente cruéis na Idade Média, parece que eles passaram por uma terrível epidemia de psicopatia
@jacquelinerachid19174 жыл бұрын
Por coincidência estou lendo esse livro, um exemplar bem antigo do meu pai e logo na primeira página ele fala sobre a dificuldade de ler a obra, parou e reiniciou várias vezes. Ele não conseguiu terminar antes de partir. Também não sei se consigo. É brutal. Ótimo vídeo.
@luoroz3 жыл бұрын
Cheguei no seu canal sem querer e estou admirada como vc fala de forma profunda e didática, seu português admirável e colocações perfeitas obrigada.... Vou ler este livro pois tudo isso me interessa muito. Sinta meu abraço de agradecimento
4 жыл бұрын
Você já leu algo da Silvia Federici? Se não indico Calibã e a Bruxa e Mulheres e Caça às Bruxas. Tenho certeza de que vc vai amar.
@Gustavo_Gindre4 жыл бұрын
Excelente!
@Johnny78174 жыл бұрын
Que abertura de vídeo, até arrepio Edt: que eu me lembro ñ foi de uma costela torta de Adão que criou Eva, eu lembro que foi sim de uma costela mais ñ torta. Eu acho MT errado oque falam sobre as mulheres, só pq uma vez Eva pecou, pecar é algo normal do ser humano. Na minha opinião as pessoas tem que parar com tanto ódio de bruxas, todos tem que amar uns aos outros do jeito que são, é só minha opinião se vc discorda eu respeito, uma boa tarde :)
@laisteixeira79134 жыл бұрын
Recomendo a leitura de "Calibã e a Bruxa" para entender melhor como funcionava e os motivos que levaram a essa perseguição das mulheres na idade média.
@claudiodossantos59953 жыл бұрын
kkkkkkkk piada, sabem nada sobre idade média, usam como argumento um livro banido pela inquisição
@evandrotrakinas94424 жыл бұрын
No curso de história, em moderna 2, li esse livro...é realmente pesado. Ademais, há outros massa Sobre o tema, mas esse é o melhor
@socorrovieira84124 жыл бұрын
Estarrecida! Uma coisa é a pessoa saber que houve a Inquisição, outra é ouvir essa lei/norma , e foi escrita pelo "representante" de Deus . A misoginia, pura ignorância e maldade. Obgda por mais esse conhecimento.
@silvi-lima4 жыл бұрын
Desde pequeños ouvimos histórias com bruxas nos contos de fadas. A gente não faz ideia de que isso influencia profundamente e subconscientemente nossas ideias sobre a figura da mulher principalmente quando ela foge do padrão que a sociedade impõe. Muito perturbador mesmo...
@marciok.21854 жыл бұрын
Isa, vc já leu os livros da Márcia Frazão? Ela escreve sobre temas relacionados à bruxas e também tem um canal aqui no KZbin (mesmo não sendo muito ativa no canal). Mas vale a pena conferir.
@armistrongsouto85804 жыл бұрын
Uma dica: Não há sons fechados, em Latim. Portanto, não se pronuncia MALÊUS, mas MALÉUS MALÉFICARUM. Os acentos estão, aí, apenas para indicar o som aberto, já que, no Latim, também, não há acentuação. Abraços fraternos!
@sarahyay16144 жыл бұрын
Tem também um documentário disponível no KZbin chamado Haxan, foi feito no início do século vinte e a qualidade é surpreendente, ele conta os processos e coisas comuns que aconteciam na caça as bruxas. Vale a pena assistir!
@iirisoliveira3 жыл бұрын
Maravilhosa sua resenha! A cada dia fico mais apaixonada pelo seu canal. Eu tinha esse livro, era da minha mãe e peguei para mim, com os anos acabei me desfazendo, mas fiquei exatamente como vc quando o li e ainda era adolescente, na década de 90. Meus parabéns!!
@dymileo4 жыл бұрын
Livro que não merece ser "divulgado", se para a época já era muito cruel com as mulheres, hoje em dia, o desastre seria muito pior.....em vista da forma que se é visto a Mulher na Sociedade.
@renang.machado44654 жыл бұрын
Que início de vídeo impactante! E que horror de livro!
@PitaBorges4 жыл бұрын
Condenar sem provas não ficou no passado kzbin.info/www/bejne/d5LTmH6Pjrmsibs
@clarisse98814 жыл бұрын
Eu já tinha visto esse livro numa versão econômica na Saraiva, li poucas páginas e acabei não comprando, mas assistir tua resenha me deu vontade de lê-lo, apesar de toda a angústia e revolta que essa leitura vai trazer.
@LinCMA4 жыл бұрын
como é bom ver seus vídeos, Isa! apesar do tema indigesto e terrível desse livro, entrar em contato com obras históricas é necessário para entender o que se passava naquelas cabeças, e que infelizmente ainda passa. mil abraços!
@rosebelgimenez5114 жыл бұрын
Eu realmente não tenho coragem de ler esse livro, a gente sabe que aconteceu, mas não os detalhes....eu passo mal quando lei algo tão desunamo....
@PitaBorges4 жыл бұрын
“Aconteceu” só, não... ainda acontece. As manobras jurídicas que impediram a última eleição de ter outro desfecho usaram esse raciocínio inquisitorial postulado aí por esse livro de séculos atrás. A ideia de que a confissão é a “rainha das provas” e todos os abusos que vieram das delações premiadas continuam acontecendo no Brasil de 2020.
@andreiacristina59474 жыл бұрын
Mais uma resenha! Que maravilha! ♡
@a_skywalker4 жыл бұрын
22:24 achei q a Isa ia amassar e rasgar as páginas (merecia tmb). Que livro absurdo! 😤 Tomara q o inferno exista só pra q esses autores estejam sofrendo todo tipo de punição até hoje. Sim, o que é extremista e absurdo sempre se sobrepõe ao que é moderado. Horrível isso. 😑
@sergioconforti57274 жыл бұрын
Olá, Isabella! Que tal fazer um vídeo sobre esses livros malditos, como Os Protocolos dos Sábios de Sião, Mein Kampf etc?
@guilhermeazevedo62324 жыл бұрын
Só pra dizer q eu não pedi nenhuma delas em casamento! Isso é fake News! Ass.: cramunhão
@HeitorLuiz.p44 жыл бұрын
Adorei a análise especialmente por mostrar os dois lados da igreja, por mostrar que as pessoas boas e sensatas tb existiram e principalmente por analisar o texto bíblico e comprovar que o gêneses nunca citou essa ideia estapafúrdia de que a mulher tem uma falha na formação . Infelizmente pessoas más sempre se infiltraram na igreja e isso gerou um mal imensurável à sociedade.
@andre992494 жыл бұрын
Que vídeo impactante meus amigos!! Parabéns pelos excelente trabalho como sempre!!!
@nelsonfreiretorres67014 жыл бұрын
Isabella Lubrano eu não sabia de nada disso . Sabia que em determinada época existiu a inquisição , sabia que nesta época as pessoas não podiam usar a razão sobre o que lhes acontecia de ruim que as pessoas tinham de dizer que era castigo de DEUS e que se usassem a razão e alguém da inquisição presenciace (se digitei errado desculpa) essa pessoa já era levada a julgamento , sobre as bruxas sim eu sabia só não tinha consciência que eram mais mulheres que homens . Bom , como sempre você é excelente em suas resenhas e sua aparência é maravilhosa . Esta questão da inquisição até hoje os protestantes , os espíritas e até mesmo alguns católicos condenam a época em que ela existiu e o papa João Paulo ll pediu perdão ao mundo por um dia ter existido esta prática . Porém as condenações continuam , sugerem que a riqueza do Vaticano poderia aliviar a miséria , fome etc... e que esta atitude ajudaria a conseguir o perdão. Isabella eu vou compartilhar com algumas pessoas que não sabem de toda verdade , parabéns e obrigado minha professora virtual , parabéns pelo dia dos professores ainda que atrasado, abração 👏👏👍
@thereaderishere1174 жыл бұрын
Na verdade o Papa João Paulo II não pediu perdão pelas condenações e penalidades aplicadas pela Inquisição, apenas pelo que chamou de abusos. Não especificou quais, ficou no genérico. É uma pena, pois dá margem para fanáticos continuarem a justificar e suavizar as atrocidades cometidas pela Igreja, em nome de Deus.
@nelsonfreiretorres67014 жыл бұрын
@@thereaderishere117 👍
@Shoujofan4 жыл бұрын
Excelente vídeo. E fiquei feliz, como medievalista, de você ter deixado claro que o fenômeno da Caça às Bruxas é muito mais moderno do que medieval.
@mariane6734 жыл бұрын
Fico triste vendo isso, por se católica. Mas é muito importante olhar para o passado (e presente) com olhar crítico e sem apagar a verdade, olhar para nós mesmos com todo contexto histórico. Sempre pensando em melhorar, e principalmente lutar para garantir os direitos de todas a pessoas principalmente as vulneráveis.
@raruggia4 жыл бұрын
cada vídeo seu é uma aula! :) Sou tão sua fã!
@TatianaMaluf4 жыл бұрын
Sexta de manhã fico esperando esse vídeo 💜
@teapacks4 жыл бұрын
Eu também! 💜
@annajulianunes41174 жыл бұрын
Em Genesis diz que a mulher foi criada de uma costela, mas não se fala se era torta. O que esses padres falaram, de acordo com o que eles mesmos acreditam, é de que Deus era falho, por não ter feito a mulher "reta". Eles estavam refutando e contradizendo a sua própria fé. Sou cristã, mas sinceramente, queria que esse passado não tivesse existido.
@dhonysribeiro4 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso e esclarecedor! Parabéns Isabella
@nathaliavergara79343 жыл бұрын
9:54 acho que apesar de alguns ter uma visão mais moderada, mas acho que sempre foram extremistas, violentando, seja por morte seja por impor sua religião em diversas regiões e em diversos povos, desde que a igreja católica existe como instituição de poder
@cafenaestante4 жыл бұрын
Isa, recomendo a leitura do livro "história da bruxaria" do Jeffrey e do Brooks, é bem bacana pra complementar essa leitura. Nesse falam como foi o processo simbólico e folclórico da heresia, feitiçaria até chegar na bruxaria
@ariannezaide23932 жыл бұрын
Resenha impecável. Gostaria muito de assistir à uma resenha sua sobre as obras da Silvia Federici: O Calibã e a Bruxa, Mulheres e Caça as Bruxas, O ponto zero da revolução.
@priscaligiorne4 жыл бұрын
Isabella, obrigada por essa resenha. Esse é um assunto que precisa ser muito compreendido, afinal, a história se repete... A leitura de "O calibã e a bruxa", da Silvia Federici, complementa o entendimento histórico da contrução da imagem da bruxa. Vale a leitura, é uma autora muito clara. Beijos
@jonatasdelgado54514 жыл бұрын
Faltam 9 mil!!!
@italodelima80594 жыл бұрын
O livro é terrível, mas sua interpretação é fantástica. Parabéns, querida.
@leandronaldo44044 жыл бұрын
Durante toda a idade media,a igreja católica manteve seu poder através do medo,só assim ela consiguia controlar as pessoas que nem os traficantes fazem hoje em dia.