Рет қаралды 233
Nas celebrações do Dia da Terra e do Dia dos Povos Indígenas, nessa quarta-feira (19/04), a UFRPE promoveu, entre diversas atividades, um dia de campo especial na Estação Ecológica de Tapacurá da UFRPE com estudantes indígenas e quilombolas. Promovida pelas Pró-Reitorias de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) e de Extensão, Cultura e Cidadania (Proexc), a ação do Programa Natureza e Cidadania, contou com dinâmicas, trilha, plantio de mudas, exercícios e aula de biodiversidade.
No trajeto, os estudantes realizaram o ritual de abraço ao Curupira, tradicional escultura da Estação Ecológica e ainda conheceram o laboratório da estação, que acabou de ser reformado e reabre para as ações de ensino, pesquisa e extensão da UFRPE após oito anos.
Situada em São Lourenço da Mata, na região que abrigou os primeiros cursos da UFRPE, na época dos monges beneditinos, a estação experimental serve de base para pesquisas da Universidade e ações de educação ambiental.
A Estação Ecológica do Tapacurá foi fundada em 1975 e é composta por três unidades de conservação, conhecidas popularmente como: Mata do Alto da Buchada, Mata do Camucim e Mata do Toró.
A extensa área abriga pesquisa e aulas práticas para a UFRPE e também outras instituições brasileiras e estrangeiras de ensino. Também atua com produção de mudas nativas e atualmente é das áreas mais importantes de conservação da biodiversidade da Mata Atlântica no estado de Pernambuco.
@estacao_ecologica_tapacura