No Brasil existe racismo estrutural?

  Рет қаралды 30,566

Marcelo Andrade

Marcelo Andrade

Күн бұрын

No vídeo de hoje, mostro ao ‪@sacocheioradio‬ que no Brasil nunca houve racismo estrutural!
O Brasil, desde o início da sua colonização é um país de mestiços, raça e cor da pele nunca foram motivos de segregação aqui. A lei sempre foi a mesma para todos, Henrique Dias (Negro) e Felipe Camarão (Índio), morreram com a maior honraria do Estado Português. A corte de Dom Pedro II era composta por várias pessoas de cor.
Esse vídeo é um trecho da minha participação no ‪@aderivapodcast9438‬. Para assistir o podcast completo clique neste link: • Marcelo Andrade (246) ...
Inscrição para a Semana História da França: professormarce...
Escola da Verdade Histórica: bit.ly/3gdMoTa
Blog: professormarcel...

Пікірлер: 568
@brunorz9129
@brunorz9129 Жыл бұрын
Este corte desmonta as diversas falácias e exageros contadas a exaustão pelas ongs sobre o racismo brasileiro.
@andrepereiraribeiro6433
@andrepereiraribeiro6433 Жыл бұрын
Fala pouca merda, por favor!
@gaucho69gaucho71
@gaucho69gaucho71 Жыл бұрын
Leia Clovis Moura e você se convencerá do contrário. Aproveite e leia o livro Tumbeiros que o ajudará também.
@tebenedict
@tebenedict Жыл бұрын
Racismo é um negócio. Mt dinheiro envolvido.
@RockUnification
@RockUnification Жыл бұрын
Vc vai se basear apenas na versão dele??
@Rodolfo-Correia
@Rodolfo-Correia Жыл бұрын
@@RockUnification racismo é um crime individual, assim como sua aplicação penal. Racismo estrutural é só termo criado por militante, tanto que esse besteirol não possui nenhum respaldo jurídico. Se acha que estou errado, vá na delegacia mais próxima e se entregue. Diga para os policiais que você é um racista.
@abuscamaissinceradaverdade
@abuscamaissinceradaverdade Жыл бұрын
A defesa da verdade é tão perigosa porque o povo tem medo de tocar nesses assuntos, isso faz o professor parecer um racista para os twiteiros.
@humildeopina
@humildeopina Жыл бұрын
Pq que vc sentiu isso?
@abuscamaissinceradaverdade
@abuscamaissinceradaverdade Жыл бұрын
@@humildeopina Porque eu já fui um jovem twiteiro, e sei que o modo de compreensão do jovem twiteiro é a dialética negativa, e fazemos isso sem ser de maneira intencional, porque, quando não somos apresentados a lógica formal como uma maneira de pensar e a cultura derrete o nosso cérebro diariamente, distorcemos a realidade.
@humildeopina
@humildeopina Жыл бұрын
@@abuscamaissinceradaverdade rs... Interessante seu ponto de vista. Mas, será que foi mesmo por vc já ter sido um "jovem twitteiro" que te fez perceber a fala do autor do vídeo com racista?
@abuscamaissinceradaverdade
@abuscamaissinceradaverdade Жыл бұрын
@@humildeopina Amigo, quando mudei de vida, eu não mantive minha educação dada pelo MEC, eu fui atrás de me educar de verdade, eu me eduquei pelas artes liberais, então, obviamente, estudei lógica e gramática, e no momento que você me faz uma pergunta sobre oque eu não disse como se fosse algo que eu tivesse dito, a sua nojeira fica escancarada; eu não disse que eu percebi ele como racista, eu disse que para os twiteiros, o professor pareceria um racista.
@humildeopina
@humildeopina Жыл бұрын
@@abuscamaissinceradaverdade Ih... Tô aqui pra isso não! Só te fiz uma pergunta, se não entendeu, era só dizer que não entendeu. Briguinha de internet é muito pouco pra mim. "escancarar nojeira". Que papinho furado!. Sucesso ai, nos estudos!
@carlosadestrador
@carlosadestrador Жыл бұрын
O professor Marcelo é muito bom, sou fã.
@eduardocostadasilva2494
@eduardocostadasilva2494 Жыл бұрын
Sempre falei isso , não tem como comparar o racismo no BRASIL com a segregação americana
@abbeyroad3657
@abbeyroad3657 Жыл бұрын
Mas não é pra comparar, tio. Racismo é racismo!
@arthur6139
@arthur6139 11 ай бұрын
@@abbeyroad3657O problema, é que ele critica o pensamento de que só existe o racismo estrutural racismo estrutural, e as pessoas querem fazer políticas públicas de reparação histórica que não são eficazes e que dividem ao invés de unir. E esquecem do racismo individual e racismo de diferentes cultura que também devem se estudado, e combatido com políticas eficientes(como educação primária garantida, melhores condições socioeconômica, ao em vez de criar cotas raciais para tudo)
@douglasmartins2150
@douglasmartins2150 7 ай бұрын
​@@abbeyroad3657o mais legal é que o tal professor deu um like nesse comentário "genial".
@LuAntonio
@LuAntonio Жыл бұрын
Teve até um ex escravo que chamava Luis Gama, que logo depois de ter sua liberdade, se formou em direito e libertou vários negros.
@joaovictorcc9503
@joaovictorcc9503 Жыл бұрын
A maioria esmagadora se ferrando na época - inclusive ele, mas sim, vamos tratar exceção como regra
@eduardocostadasilva2494
@eduardocostadasilva2494 Жыл бұрын
@@joaovictorcc9503 como ele o Brasil teve a escravidão mais branda porem ainda teve escravidão , não deixa de ser um fato que so ocorreu aqui
@lincolnprestes7617
@lincolnprestes7617 Жыл бұрын
​@@eduardocostadasilva2494 mais branda? Aqui foi o país que mais se trouxeram escravos em toda a América. Lê pelo menos duas páginas sobre o tema
@wellingtonsh1
@wellingtonsh1 Жыл бұрын
​@@lincolnprestes7617 Quantidade de escravos não tem relação se o modelo era mais brando ou não. Um modelo de Escravidão como o Americano que era mais estrito e dava menos direitos aos escravos inclusive gerava um incentivo a se comprar menos já que permitia menor mercado consumidor, diferente daqui que escravos compravam escravos.
@lincolnprestes7617
@lincolnprestes7617 Жыл бұрын
@@wellingtonsh1 mas que direitos tinham aqui? Qual a proporção de escravos que comprava escravo? Da pra contar nos dedos. E permitir a miscigenação é argumento fraquissima, já que muitos filhos de escravas eram fruto de estupros
@joaocarvalho2291
@joaocarvalho2291 11 ай бұрын
Vocês materializaram o conceito de diálogo. Um interesse genuíno em entender a questão e um espaço respeitoso para que seja explicado. Dá muito gosto acompanhar, é muito enriquecedor para todas as partes.
@gmgomful
@gmgomful Жыл бұрын
A escravidão não foi uma instituição baseada no racismo, mas sim no sistema econômico do mercantilismo colonial. Por isso era comum negros libertos senhores de escravos. O caso mais emblemático foi o do Barão de Guaraciaba, o grande Barão Negro, um dos fazendeiros mais ricos do Brasil, dono de mais de mil escravos.
@rogeriosantanarodrigues2954
@rogeriosantanarodrigues2954 Жыл бұрын
Você está tomando a exceção como regra. Veja: se a escravidão não era baseado em racismo, por que no Brasil não havia escravos brancos? O que impedia uma pessoa branca de ser escravizada? Existem muitas lacunas no discurso que você está sugerindo.
@rogeriosantanarodrigues2954
@rogeriosantanarodrigues2954 Жыл бұрын
E outra coisa: de onde veio a informação que era comum negros escravizarem negros no Brasil? Não digo que não acontecia. Agora, dizer que era comum soa muito exagerado, pra não dizer mentiroso.
@PauloVictor-nt3hu
@PauloVictor-nt3hu Жыл бұрын
​resposta: Porque na África, era o local em que tinha um povo mais fraco e miserável que em outros locais na Europa, e os povos em sua maioria eram negros, e foram dominados por povos brancos que haviam mais poder, ou seja, eles foram escravizados por serem úteis para o trabalho na época, e não por causa da cor da pele. Fora que o sistema escravagista na África entre NEGROS, é anterior ao colonialismo europeu. Tanto é que negros já escravizavam negros, ANTES dos europeus chegarem. Outra coisa é que os mulçumanos(adorados pela esquerda por conta da pirraça contra a igreja) já escravizavam os negros na África bem antes dos Europeus.
@kauanpereira1918
@kauanpereira1918 Жыл бұрын
​@@rogeriosantanarodrigues2954A diferença é que o tráfico de escravos aconteciam com pessoas já escravizadas. Onde no mundo havia lutas entre povos eslavos que gerava escravidão? Mas no século 19 os ingleses fizeram sim escravidão com brancos.
@rogeriosantanarodrigues2954
@rogeriosantanarodrigues2954 Жыл бұрын
@@kauanpereira1918 Sim, eslavos foram muito escravizados na Idade Média tbm. Mas escravidão do Brasil está inserida em outro contexto. Não acredito que a escravidão africana deva ter começado por uma questão racial, mas ao longo dos anos essas narrativas foram sendo criadas pra justificar a violência exacerbada dos portugueses. Exemplos: a maldição de Cam, no âmbito religioso, e a eugenia, no âmbito científico. A nossa sociedade foi erguida sobre esses preceitos, não dá pra dizer que não. Quando vc acha alguém muito burro, você chama de Boçal. Boçal era como eram chamados negros que não falavam português. Observe que até o nosso vocabulário se desenvolveu pra depreciar a cultura negra. Não quero aqui criar um discurso sensacionalista, mas o fato é que o Brasil começou assim, e os resultados disso são até hj sintomáticos.
@gilbertofbrasilmiscigenado9623
@gilbertofbrasilmiscigenado9623 Жыл бұрын
Além do Brasil ter permitido a miscigenação, a Santa Igreja Católica combatia qualquer tipo de escravidão, que não ocorreu só na África, mas em vários outros lugares na historia da humanidade.
@DouglasRodrigues-pd5yd
@DouglasRodrigues-pd5yd Жыл бұрын
Isso é ridículo, no Brasil houve, sim, racismo, inclusive, racismo tão vergonhoso que seria melhor negá-lo a recenhecê-lo. Ele afirma que o racis brasileiro é melhor que o racis americanos, ainda que nos EUA, existem muito mais negros ricos, um presidente, por exemplo, que no Brasil.
@gilbertofbrasilmiscigenado9623
@gilbertofbrasilmiscigenado9623 Жыл бұрын
​@@DouglasRodrigues-pd5yd Não fala asneira. A Santa Igreja Católica sempre aceitou a miscigenação diferentemente dos protestantes. E com isso contribuiu muito mais para a dignidade dos povos negros e indígenas que, diferentemente dos países anglo-saxão não aceitavam misturas. Mas e logico que vocês deturpam ate a historia do seu próprio pais, pois não passam de pessoas com complexos de vira-latas que depois da re´-pública maçônica que tentou imitar essas ideias m4ld1t4$, acabou ficando não apenas pior para a população negra de fato, mas para a maioria do povo que e´ miscigenado, onde o americanismo junto a mídia ao bombardear desinformações, vocês dessa geração nutellas mimimizenta deturpam a historia.
@gilbertofbrasilmiscigenado9623
@gilbertofbrasilmiscigenado9623 Жыл бұрын
@@DouglasRodrigues-pd5yd Hoje sim, ideologias de m... estão impedindo nossas raízes brasileiras de desenvolver conforme este pais foi civilizado. Marxistas, ou liberais são verdadeiros embustusteiros contra esta nação.
@sandroalmeida650
@sandroalmeida650 Жыл бұрын
Existia escravidão dentro da própria África Grupos tribais escravizava outras tribos
@gilbertofbrasilmiscigenado9623
@gilbertofbrasilmiscigenado9623 Жыл бұрын
@@sandroalmeida650 Verdade!!! Se você conhecer alguma obra relacionada a este tema me indique fazendo favor algum livro em especifico? Abraço
@Luis-Andre1980
@Luis-Andre1980 Жыл бұрын
O comentário foi perfeito. Acaba com todas as falácias desse movimento negro que muitos são chamados de "afro-comunistas". Parabéns professor!
@wellingtonsh1
@wellingtonsh1 Жыл бұрын
São Afro-Comunistas. Não tem um que não fale de consciência de classe. Até 1970 existia monumento negro liberal e movimento negro conservador, agora o movimento negro é todo comunista e Woke (o que não reflete o negro, que tende a ser evangélico de direita).
@sousamayweather588
@sousamayweather588 8 ай бұрын
Qual instituição aqui no Brasil vc já viu se denominar afro comunista?
@walefalmeida
@walefalmeida Жыл бұрын
A Rainha Isabel foi presenteada com a Rosa de Ouro pelo Papa Leão XIII, em 28 de setembro de 1888, por ter assinado a lei Aurea. Um dos presente mais sublimes que a igreja já concedeu a alguém que faz uma benfeitoria.
@gustavo_souza
@gustavo_souza Жыл бұрын
Outra falácia histórica, que a princesa Isabel ""libertou"" os escravos, como se não tivesse tido muita luta, morte e sangue derramados ao longo de mais de 350 anos de escravidão no Brasil. Falácia histórica essa que invisibiliza a luta ao longo de todos esses anos para coroar uma branca qualquer por ter assinado um pedaço de papel.
@walefalmeida
@walefalmeida Жыл бұрын
@@gustavo_souza dependendo pedaço de papel assinado, dependendo do país, você vai pra cadeia ou pega uma prisão perpétua ou cumpre a pena de morte. Tá vendo, não menospreze um simples pedaço de papel. Veja mais o canal do professor aqui que você vai descobrir melhor a história do Brasil Império.
@gustavo_souza
@gustavo_souza Жыл бұрын
@@walefalmeida acho que vc não entende muito ironia, pois eu sei que um documento pode mudar os rumos da história, contudo ela não fez isso de boa vontade, houve muita pressão e luta até que a monarquia não teve mais como escapar. Não é a toa que 1 ano depois tomaram o poder deles, não tinham mais para onde fugir, e sinceramente essa corja voltou tarde pra Portugal. A história do Brasil Império foi até seu último ano escrava, e só quem não era escravo tinha alguma chance de ter alguma benesse com essa monarquia m#1d1t@
@walefalmeida
@walefalmeida Жыл бұрын
@@gustavo_souza infelizmente não dá pra debater com você com um textinho de KZbin, até porque você vem com narrativas muito fáceis de ser contadas, cheias de sentimentalismos. Acompanha aí o professor que você vai aprender história de verdade e não as fábulas que seu professor te contou no ensino médio.
@jujalcantara
@jujalcantara Жыл бұрын
Então quer dizer que no Brasil, a escravidão foi mais branda ?
@tsinoerminpour
@tsinoerminpour 3 ай бұрын
Concordo, nos brasileiros. Sempre interagimos todas as ravas
@fernandomacjun1537
@fernandomacjun1537 Жыл бұрын
Para o cristão não existe diferenças entre os seres humanos, só existe o cristão e o não cristão, para este necessária a conversão.
@marcelloanthonygiacomini7507
@marcelloanthonygiacomini7507 Жыл бұрын
Comentário perfeito!
@leandropereira7787
@leandropereira7787 Жыл бұрын
Ponto final.
@marcelloribeiro8046
@marcelloribeiro8046 Жыл бұрын
Só lembrando que ninguém é obrigado a pensar como cristão ou seguir os valores cristãos e nem a aceitar ser convertido
@gothicllo1329
@gothicllo1329 Жыл бұрын
@@marcelloribeiro8046 livre arbitrio*
@lipesbrandao
@lipesbrandao Жыл бұрын
@@gothicllo1329 cujo a única teologia cristã que faz um mínimo, com muito esforço, de sentido, não acredita
@samuel-ux5xb
@samuel-ux5xb Жыл бұрын
O cara fala de brando como se fosse ok, e cita exceções como regra, "ah mas teve o negro chico vatico que foi rei"" sim vamos tratar casos isolados como regra kkkkk, esse video pareceu ate piada
@AdeptusMechanicusBellator7WT51
@AdeptusMechanicusBellator7WT51 Жыл бұрын
Tu não sabe o que é branda?
@AdeptusMechanicusBellator7WT51
@AdeptusMechanicusBellator7WT51 Жыл бұрын
Ele nem usou isso como base da argumentação
@isabellaalves4017
@isabellaalves4017 3 ай бұрын
Esse pseudo professor é um charlatão, basta uma caminhada na rua que você encontrará o racismo escancarado na sua cara, quantas mulheres brancas você vê empurrando um carrinho de bebê com uma criança preta dentro e uma mulher preta comprando a força de trabalho dela ? Essas concepções de direita não saem do simples pro complexo, eles tem uma dificuldade absurda. O problema é que se entende racismo no país como um mero insulto e não como um sistema.
@danielgouveia3629
@danielgouveia3629 2 ай бұрын
👏👏👏 uma aula de história.
@ceciliasferreira6017
@ceciliasferreira6017 Жыл бұрын
No Brasil o racismo acaba quando um negao ve uma brancona e quando uma brancona ve um negao.
@guilhermehenriquemichelett2939
@guilhermehenriquemichelett2939 Жыл бұрын
O que você quer dizer com isso ??
@andersondosanjos4288
@andersondosanjos4288 Жыл бұрын
A branca só fica se o negao tiver uma graninha.
@wellingtonsh1
@wellingtonsh1 Жыл бұрын
​@@andersondosanjos4288 Mas ai é com qualquer um, não precisa ser negro para se exigir a grana.
@wellingtonsh1
@wellingtonsh1 Жыл бұрын
Bom o Sentido Branco com Negra também é bastante comum.
@andersondosanjos4288
@andersondosanjos4288 Жыл бұрын
@@wellingtonsh1 não amigo, se o cara for branco e pobre contra um negro pobre o branco leva vantagem.
@viajantedocosmos383
@viajantedocosmos383 Жыл бұрын
"A Verdade vos Libertará" (João 8:32) Parabéns ao historiador
@Anticlubista
@Anticlubista 10 ай бұрын
Pronto. Agora DEUS também NEGA o racismo estrutural no Brasil. Ou seja, esse é um pecado que não existe no Brasil varonil. 😂😂😂😂😂😂😂😂 """""👍🏻""""".
@marciabaptista8091
@marciabaptista8091 Жыл бұрын
Nossa! Maravilha de aula. Desconhecemos nossa história.
@brasilpolemico7262
@brasilpolemico7262 Жыл бұрын
Verdade não tem racismo estrutural no Brasil mesmo tendo 56% dos brasileiros sendo negros é comum gerentes e políticos negros os que não sobe na vida porque não estão com vontade preferem trabalhar em serviço braçal pra manter a forma física? Esse professor é uma piada envergonha a categoria
@juniordavila1045
@juniordavila1045 Жыл бұрын
@@brasilpolemico7262 Outra teoria da conspiração do ibge usada como ideologia de endeusamento negro em desfavorecimento dos brancos,a maioria da população é branca e parda,pardo e mistura dos 2, uma pessoa bronzeada e etc, pardo não é branco,nem negro e outra na maioria das regiões,microrregiões,metropóles,cidades médias/pequenas,vilas e etc vc ver 6,7 brancos pra cada 1,2 negros, e 2,3 pardos pra nem 1 negro direito,mais ou menos é isso, e na mídia,política,esporte,parte da cultura e etc representados por brancos e restante por pardos,negros e índigenas.
@batistajose6974
@batistajose6974 Жыл бұрын
​@@brasilpolemico7262 um piada és tu pelintras. Os holandeses eram cruéis com os escravos assim como os ingleses.
@cristianosiqueira1536
@cristianosiqueira1536 11 ай бұрын
​​@@brasilpolemico7262 Já começou errado. A maioria dos brasileiros são pardos. Pergunta a uma pessoa que se acha parda se ela se acha negra
@abelcarvalho5997
@abelcarvalho5997 9 ай бұрын
Nós livros do Machado de Assis mostra a relação do escravo com seu dono , escravo tinha uma relação próxima com seu dono e era comum o dono colocar a alforria no testamento, tinha o escravo de ganho ele trabalhava na rua e dividia seus ganhos com seu dono e juntava esse dinheiro pra comprar sua alforria. Como o Brasil é um país muito pobre , era comum o dono do escravo que geralmente eram poucos pq era muito caro ter escravo , geralmente tinha um ou dois .
@thferreirad
@thferreirad Жыл бұрын
0:25 Não teve Racismo Estrutural no Brasil. 0:40 Racismo Local. 0:52 1º Argumento que não houve racismo estrutural no Brasil. 2:17 Escravidão não é uma relação de causa e efeito com o Racismo. 3:55 Viajantes dizem que a Escravidão no Brasil foi a mais Branda e a Pior foi a dos Holandeses. 7:20 Negros que enriqueceram no Brasil. 8:50 Africano em Zoológico nos EUA.
@apsicologiadosfatos2616
@apsicologiadosfatos2616 20 күн бұрын
E?
@lipesbrandao
@lipesbrandao Жыл бұрын
O governo republicano tinha políticas e pretensões eugênicas para lidar com a população negra, isso registrado em documentos da época, além das inegáveis atitudes que tomou pra "embranquecer" o país. Mas nunca existiu racismo estrutural, não. Imagina
@raulsilva3173
@raulsilva3173 Жыл бұрын
"governo republicano" explica muita coisa 🤣
@joaotupy6811
@joaotupy6811 Жыл бұрын
Esse cara é fora da casinha...
@lipesbrandao
@lipesbrandao Жыл бұрын
@@raulsilva3173 em partes. A República só abriu a porteira de vez pra quem realmente já dava as cartas no país há muito tempo antes do golpe. Mudou-se o regime de governo, mas as estruturas de poder por trás desse tipo de coisa sempre foram as mesmas
@oswaldogiacomo2980
@oswaldogiacomo2980 Жыл бұрын
Finalmente alguém com bom senso nos comentários desse vídeo.
@cacildafranca8197
@cacildafranca8197 Жыл бұрын
Libaneses, sírios e japoneses não são loiros e vieram aos montes para o Brasil. Clareamento a força tem bastante demagogia.
@Meci-careca
@Meci-careca 4 ай бұрын
Independente do motivo da escravidão, a raça negra foi tratada como inferior e isso é incontestável, foram jogados a sua própria sorte, os brancos escravos foram soltos... tinham pra onde voltar, e se não, um preto e um branco pra serem contratados, quem vc acha q seria?
@ClaudioCalazans-c8y
@ClaudioCalazans-c8y Ай бұрын
A escravidão Atrigiou todos os grupos, só entre 1542 e 1755 mais de 300 mil índios foram escravizados.. Mas ninguém acha isso racismo.
@lourdescota5025
@lourdescota5025 Жыл бұрын
Professor, fale sobre aquela prisão da cidade Rio de Conta na Bahia. Dizem que era uma horrível prisão de negros.
@lincon541
@lincon541 Жыл бұрын
professor, uma dúvida sincera. E quanto, por exemplo, às políticas dos cortiços? Quando vemos q o Estado, embora n possuísse explicitamente um racismo, tratou os negros marginalizados com mais negligência, o q podemos dizer sobre isso? Forte abraço e obrigado por todo o seu conteúdo
@vh3438
@vh3438 Жыл бұрын
Talvez não os negros necessariamente, mas os pobres.
@satipy
@satipy Жыл бұрын
Nesses mesmos cortiços também viviam, meninos emigrantes portugueses, que a família enviava aos milhares, para o Brasil SÓZINHOS, para escapar da fome que, devido a VÁRIOS fatores, estava varrendo Portugal. A família enviava as crianças (tinham cerca de 10, 12, 14 anos), em desespero, como último recurso, para iniciar uma vida nova, e depois chamarem a família. No Brasil, eles, eram o principal alvo dos abusos dos patrões brasileiros, porque eram os emigrantes mais vulneráveis. Eram explorados, muito foram escravizados (não oficialmente) e eram-lhes dados os piores trabalhos. Devido a isso, uma grande parte deles (não sei se a maioria) morria de doença ou exaustão. ELES VIVIAM NOS CORTIÇOS COM OS EX-ESCRAVOS. ESTAS HISTÓRIAS, NUNCA SÃO CONTADAS NO BRASIL. A EMIGRAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ, É GLORIFICADA, É TEMA HERÓICO DE NOVELAS, SÉRIES E FILMES NO BRASIL. MAS A EMIGRAÇÃO PORTUGUESA, PRINCIPALMENTE A TRÁGICA EMIGRAÇÃO DE MENINOS PORTUGUESES, ESSA É REMETIDA PARA O "QUINTO DOS INFERNOS" BEM ESCONDIDA DO PÚBLICO. DE OUTRA FORMA, ACHO EU, SERIA UM POUCO MAIS DIFÍCIL MANTER O VELHINHO DISCURSO LUSOFOBICO DO PORTUGUÊS FILHO DA P... TA. EXISTE UM SÉRIO, E MUITO VELHO, PROBLEMA RELACIONAL DO BRASILEIRO PARA COM O PORTUGUÊS, E ISSO TEM QUE SER ENCARADO DE UMA VEZ POR TODAS.
@lincon541
@lincon541 Жыл бұрын
@@vh3438só q os cortiços no RJ eram compostos majoritariamente por negros. Mas concordo com vc nesse sentido tbm
@lincon541
@lincon541 Жыл бұрын
@@satipy entendi, minha cara
@robertoferreira7540
@robertoferreira7540 Жыл бұрын
Eram políticas para pobres
@sandroalmeida650
@sandroalmeida650 Жыл бұрын
Quando olharmos para o passado, precisamos esquecer da estrutura atual que vivemos No século 18 um negro pobre não era muito diferente do novo colono ( só pessoas ligadas a corte tinham um melhor privilegio) O resto dos camponesas não Um branco colono que se aventurava , tinha um machado Nada diferente de um negro livre Ser pobre no século 18 era unânime A maioria estava no mesmo nível de dificuldades Não existiam maquinas e muito menos poder bélico Um rei corria o risco de morrer de caganeira , assim como o servo Um rei poderia ser morto facilmente, porque não havia desigualdade de poder O escravo poderia ter uma espada assim como o rei A ciência e medicina se baseava em hipóteses e crendices Querer adaptar o século 18 ou 17, a visão de classes sociais atual é de uma burrice abominável
@marie3587
@marie3587 Жыл бұрын
Sandro Almeida seria de considerar tudo o que era horrível nesses séculos, tanto para brancos, mestiços ou negros, de relembrar que - No Brasil, a primeira anestesia foi realizada pelo Dr. Roberto Jorge Haddock Lobo, nascido em Portugal, em um estudante da Escola de Medicina do Rio de Janeiro, Francisco d'Assis Paes Leme, com intenção apenas experimental, em 20 de maio de 1847 (1 ou 2 anos depois de ter sido inventada) até bem tempos recentes, - morriam milhares de epidemias sem vacinas -feridas eram curadas com ferros em brasa, - as infeções levavam à loucura e à morte antes da penicilina, -dentes eram arrancados a sangue frio, - amputavam-se membros sem anestesia para evitar gangrenas, etc. - mulheres desfaziam-se em filhos e a maioria acabavam por falecer devido a partos de alto risco - nas viagens marítimas morriam metade dos ocupantes com escorbuto, ataques dos piratas, ou em naufrágios, etc. -no Brasil, nos aldeamentos dos índios faziam-se churrascos com os corpos dos inimigos, viviam dezenas de pessoas em comum numa grande cabana, guerras entre tribos, existiam sacríficos e dolorosas escarificações na pele… - nas guerras os jovens eram arrancados da casa dos pais, para servirem no frente da batalha com baionetas a furar-lhes o corpo ou despedaçados pelos canhões...
@ordinaryman8708
@ordinaryman8708 Жыл бұрын
O homem é fruto de sua época.
@rogeriosantanarodrigues2954
@rogeriosantanarodrigues2954 Жыл бұрын
Cara, isso que você falou não é verdade. Ser negro no Brasil no século 18 era um problema muito grande, pois significava um impeditivo de ascensão social muitas vezes. Um negro liberto poderia facilmente voltar a ser escravo.
@sandroalmeida650
@sandroalmeida650 Жыл бұрын
@@rogeriosantanarodrigues2954 Vc tem toda a razão Poderia ser escravizado de novo até por outro negro Zumbi tinha escravos negros Negros também escraviza negros Inclusive eles mesmos que os capturava na África, e depois vendia aos europeus e muçulmanos
@julianaguerra6283
@julianaguerra6283 11 ай бұрын
@@rogeriosantanarodrigues2954 A sociedade brasileira era diferente de hoje. Praticamente nao existiam brancos. Pois os homens vinham de Portugal sem familia , eram meninos de 15 , 17 anos. Tinham muitos filhos, com mulheres q eram mesticas ou africanas. No inicio do Brasil tinham filhos c as indigenas. Os outros europeus somente chegaram, quando a escravidao estava p acabar.Portanto ,era dificl saber quem era escravo, quem era liberto, baseado na aparencia. Os brancos estavam na classe mais alta, pois eram das familias de descendentes dos primeiros portugueses, q nao se misturaram, e traziam suas mulheres da europa(parentes). E continuavam casando entre parentes.Essas familias tiveram uma 1 miscigenacao c as indias e depois se casavam entre primos ou com os portugueses "de bem" q chegavam.
@oleaojarbas
@oleaojarbas 7 ай бұрын
Exemplos: Lei de terras (1850) impedia que os negros se tornassem donos de terras, como vinha ocorrendo com os colonizadores, incentivo estatal para imigração de europeus baseado em teorias eugenistas para "branquear" o país e enfim o pais se desenvolver, a Igreja Católica como instituição possuía propriedade de escravos... A fala dá a entender que a escravidão foi suavizada (eufemismo) e não foi tão ruim assim e o racismo é só localizado em indivíduos porém é presente no cerne da sociedade.
@joaoantunes4548
@joaoantunes4548 2 ай бұрын
A lei de terras não impedia diretamente os negros de tomar terras, apenas instituía que a aquisição de terras se dá perante compra. Claro que negros, na sua maioria de poucas posses, não podiam ter terras, mas isso não é devido a tratamento diferencial. Um branco que fosse pobre também não poderia comprar terras.
@dedikado1987
@dedikado1987 Жыл бұрын
como q vcs escuta esse cara e leva isso a serio pelo amor
@holandaragnarok
@holandaragnarok Жыл бұрын
Argumentos por favor ?
@frazyfrog
@frazyfrog Жыл бұрын
@@holandaragnarok não é debate doidao pede argumento pra mamae
@felipepereiraeferreira7221
@felipepereiraeferreira7221 Жыл бұрын
@@holandaragnarok darwinismo social, embranquecimento científico, necropolítica com os negros, tudo isso é inegável e aconteceu no processo de escravização e abolição da escravidão do Brasil. O fato do racismo ter sido mais grave nos EUA não significa que não haja tido racismo estrutural no Brasil, pelo amor de Deus. Antes de entrar no vídeo já sabia o argumento que ele ia usar, a famosa história incompleta
@rafaeldiniz7458
@rafaeldiniz7458 Жыл бұрын
É inacreditável KKK acho que nem ele acredita no que fala
@PRM256
@PRM256 Жыл бұрын
O fato é que vc não tem argumentos nem conhecimento para contestá-lo, admita.
@djalmaneto3285
@djalmaneto3285 Жыл бұрын
"Um negro brasileiro quando ganhava liberdade tinha todo o direito de um branco" que bobagem absurda é essa? Como que alguém diz uma mentira histórica dessa e ainda é apoiada? Caramba quanta ignorância. Isso é negar os fatos históricos, e ainda se diz professor... lamentável.
@HUEnshiro_do_Norte
@HUEnshiro_do_Norte Жыл бұрын
Pesquisa aí sobre o Barão Negro.
@AdeptusMechanicusBellator7WT51
@AdeptusMechanicusBellator7WT51 Жыл бұрын
Mas tinha, ele falou no âmbito estatal não no social
@alissongoulart4961
@alissongoulart4961 8 ай бұрын
A afirmação dele está correta, sua interpretação que está errada.
@antoniolucashenriquedepaiv2972
@antoniolucashenriquedepaiv2972 Жыл бұрын
Boa madrugada a todos. Salve Maria!🌹🌹🌹
@apachelives.8262
@apachelives.8262 Жыл бұрын
amigo, eu quero entender: se a escravidão aqui foi tão de boa pq a população é marginalizada?
@hier3094
@hier3094 Жыл бұрын
Por conta do Q.I abaixo, estude os livros de Charles Murray e Richard Lynn
@apachelives.8262
@apachelives.8262 Жыл бұрын
@@hier3094 isso nem é argumento. QI nem um metrica válida. E mesmo assim QI nao define isso. A população japonesa tambem ja foi marginalizada e hoje nao é mais assim.
@ram0s._1
@ram0s._1 Жыл бұрын
exatamente, n sei oq passa na cabeça desses caras kkkkk
@404ntf
@404ntf Жыл бұрын
@@apachelives.8262 Politicas de Estados ruins, é só não votar em bêbado ladrão que talvez um dia esse país vai pra frente e as desigualdades minimizem.
@LuxitosGemaplys
@LuxitosGemaplys Жыл бұрын
​@@apachelives.8262 Somos um país pobre , temos uma dificuldade para empreender , sistema educacional péssimo , imposto não sendo usado de forma correta e etc.
@Sammerl
@Sammerl 5 ай бұрын
É importante ser honesto ao discutir o racismo no Brasil, especialmente nos dias de hoje. Em comparação até mesmo com algumas partes da África, onde conflitos étnicos persistem por motivos superficiais, como a forma do nariz, o Brasil parece ter níveis menores de racismo. Enquanto em outras nações, como nos Estados Unidos, África do Sul e Austrália, o racismo é um problema evidente e muitas vezes sistêmico, o Brasil destaca-se como um país que, em termos relativos, promove uma maior igualdade racial.
@maxswan5425
@maxswan5425 Жыл бұрын
Obrigado professor por trazer verdades sobre esse assunto
@manuelcardoso4196
@manuelcardoso4196 Жыл бұрын
Exato, tem que contextualizar, para isso há que estudar e ser honesto intelectualmente, o que exige esforço e amor pelo conhecimento em busca da verdade. Crítica de sofá é tão facil quanto vazia.
@vibracaoazul4377
@vibracaoazul4377 11 ай бұрын
Grande parte da argumentação populacional é assim
@dioneirobert5174
@dioneirobert5174 Жыл бұрын
Um choque para muitos, que estao acostumados com o que os livros esquerdistas contam. O deplorável é ver que a grande maioria acha que sabe mais que alguem que estudou a vida toda sobre o tema, que é o caso do entrevistado. Muito bom ver a verdade sendo contada e afastando cada vez mais as pessoas dos chavoes esquerdistas.
@HellHunter_
@HellHunter_ Жыл бұрын
Kkkkkkkkkkk esse pseudo professor só quer midia, ele sabe q ta mentindo
@Cristiano-tn3qz
@Cristiano-tn3qz 9 ай бұрын
Escola só engana, a décadas. Engana os fracos, aqueles que buscam a verdade a encontram.
@caioalmeida4139
@caioalmeida4139 19 күн бұрын
Q escravidão brasileira de fato foi mais cruel e morria mais que a Norte americana. Segundo estudos, a expectativa do escravizado no Brasil era menor do que a do EUA. Isso levou ao Brasil "importar" um fluxo constante de africanos toda sua história, ao contrário dos 300 mil nos EUA , por aqui foi por volta de 4,5 milhões
@ulissesdanielsantos5533
@ulissesdanielsantos5533 6 ай бұрын
Chega a ser cômico ver duas pessoas brancas falando sobre racismo
@robertocaetano4945
@robertocaetano4945 6 ай бұрын
E daí? É uma democracia, todo mundo tem direito de falar sobre o que quiser.
@newtonjacksonborgespinto6038
@newtonjacksonborgespinto6038 Ай бұрын
Ô Ne💩gão, não cômico, é fato mesmo, que são mais capazes de falarem tais assuntos são os brancos mesmo, que são intelectuais , conhece muito bem a história e desde onde começou que foram em alguns pais africano, muitos negros ganharam dinheiros vendendo negros ou trocandos por mercadorias, se fosse dois pretos só falariam o que aconteceu por aqui, não falariam como começou por lá, fora quando mantém 🤘🤘👉👉👉
@ClaudioCalazans-c8y
@ClaudioCalazans-c8y Ай бұрын
Nesse país todos nós tem pelo menos um ancestral Africano, isso aqui não é os Estados Unidos.
@Oalgoz666
@Oalgoz666 Ай бұрын
como ninguem deletou esse vídeo ainda?
@valeriabrandao8064
@valeriabrandao8064 Жыл бұрын
Santos negros catolicos: Santa Josefina Bahita, Sao Benedito, Santa Efigenia, Sao Martinho de Porres, Santo Antonio de Categero, Santo Elesbao, São Carlos Lwanga e companheiros mártires de Uganda entre outros. Isso fora os beatos tipo Nha Chica, Beato Francisco de Paula Victor, Beato Cyprian Michael etc
@valeriabrandao8064
@valeriabrandao8064 Жыл бұрын
Dependendo da parte do Brasil os escravos eram tratados com mais ou menos crueldade, mas todos sofriam muito. No Nordeste ser escravo era bem pior do que na corte (Rio de Janeiro) por exemplo. Mas tudo era ruim.
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Жыл бұрын
Sim, os escravos sofriam muito.
@eduoliveira3099
@eduoliveira3099 Жыл бұрын
Só divergi com o professor quanto ao banquete antropofágico, isso era entre os tupinambás, e não entre negros.
@fred22mubh1
@fred22mubh1 Жыл бұрын
acho q ele se referia as tribos africanas
@leozinho0ow
@leozinho0ow Жыл бұрын
Na Amazônia brasileira, ouve uma lei de marquês de pombal que permitia o casamento interracial, brancos, negros e indígenas.
@jo5591
@jo5591 Жыл бұрын
HOUVE*************************a lei não escuta
@joaofarias3481
@joaofarias3481 Жыл бұрын
Relativizar escravidão é foda
@HUEnshiro_do_Norte
@HUEnshiro_do_Norte Жыл бұрын
Quem relativizou?
@sergiomanoel1222
@sergiomanoel1222 Жыл бұрын
Boa tarde, professor. Tenho tido muita dificuldade para achar livros sobre as antigas civilizações americanas e sobre a colonização do continente, que não estejam imbuídas no simplismo dialético. Por exemplo sobre os maias, incas, astecas; sobre a colonização portuguesa, espanhola, inglesa... Enfim, sei que é muita coisa, mas poderia me dar um norte? Alguns autores já me bastariam. Grato desde já.
@c.machado08
@c.machado08 Жыл бұрын
Será que aquele grupo de Rap, Racionais MC's sabem sobre esses fatos? Na boa, só queria ver esses caras (Racionais) acessarem esses fatos históricos.
@jacintocosmo5017
@jacintocosmo5017 Жыл бұрын
Claro que não! Só acompanhar os discursos até hoje.
@leovento
@leovento Жыл бұрын
Tu vê um vídeo de 10 minutos como "fatos"?
@vibracaoazul4377
@vibracaoazul4377 11 ай бұрын
​@@leoventoUma conversa honesta vale mais do que uma história bem contada
@leovento
@leovento 11 ай бұрын
@@vibracaoazul4377 Se você for imediatista, faz sentido. Quem é detalhista prefere uma história longa com embasamento técnico e científico. Quem gosta de conversa rápida normalmente é superficial.
@vibracaoazul4377
@vibracaoazul4377 10 ай бұрын
​@@leoventoEntão,no meu caso... Como eu já estudo sobre o tema, não tenho lado nenhum(brancos e negros são farinha do mesmo saco), comprovadamente já foi constatado que muito dos grandes historiadores e intelectuais políticos do Brasil distorceram alguns fatos para sustentarem as suas teses,entre outros fatores... Eu digo que uma conversa honesta é melhor que uma história bem contada
@felipeguttemberg98
@felipeguttemberg98 Жыл бұрын
Esse é um professor de verdade
@paulorafaelamato7090
@paulorafaelamato7090 27 күн бұрын
Aqui na minha cidade tínhamos um padre Indiano !
@wellingtonsh1
@wellingtonsh1 Жыл бұрын
Nada estrutural no sentido dialética de estrutural que esse povo usa, existe. É bastante interessante notar que existe intenção de mudar completamente o significado de racismo recorrendo a memoria do terno anterior mas substituí-lo pelo "racismo estrutural" conceito que se fosse usada outra palavra para designar ninguém se importaria por isso precisam da memória do conceito clássico de racismo enquanto eles negam sua existência (ação individual, estatal ou institucional feita de forma consciente e aberta de tratamento desigual ou violência devido a consideração racial).
@leovento
@leovento Жыл бұрын
Você precisa aprender sobre vírgula.
@Cristiano-tn3qz
@Cristiano-tn3qz 9 ай бұрын
Vírgula e concordância
@ddinhooliveira
@ddinhooliveira 9 ай бұрын
Qdo ele diz q é individual acho pior ainda pq quer dizer q as pessoas nem precisavem de lei para isso, dizer q a escravidão foi branda, independente se foi ou não branda foi escravidão, comparação perigosa com outros paises para atenuar nossas mazelas isso sim.
@alissongoulart4961
@alissongoulart4961 8 ай бұрын
Nesse ponto ele está certo nem precisa olhar para o passado nosso presente mostra isso.
@vaniengel4622
@vaniengel4622 Жыл бұрын
Boa noite 💤🌃 professor e like 👍👍👏😉
@omarcelo.andrade
@omarcelo.andrade Жыл бұрын
Muitíssimo obrigado
@caionether4997
@caionether4997 Жыл бұрын
5:22 até a minha cidade ele cita kkkkk (pra quem quiser saber é Região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas)
@phileduardo
@phileduardo Жыл бұрын
Gosto dos conteúdos do Marcelo porém, infelizmente, há a presença de falácias argumentativas neste vídeo e eu buscarei apresenta-las item por item: (Antes, um elogio. Ele sinalizou bem para o fato de que escravidão e racismo não devem ser colocados sempre dentro de um relação de causa e efeito. Ainda que esta relação, por vezes, ocorra em determinados períodos históricos ela não ocorre sempre e nem é suficiente para explicar o todo. Agora, vamos aos equívocos.) 1. Análise relativa sobre a questão racial. "Há, mais o racismo nos EUA era muito pior sabe.." Isto não é argumento, mas sim uma fuga ao assunto proposto. Nem sequer deve ser aprofundado. 2. Apresentação da figura de negros excepcionais na história brasileira para amparar a tese de que após a conquista da alforria o negro dispunha de ferramentas para a ascensão social e o livre exercício de sua cidadania. Tese claramente falsa e a literatura brasileira e os documentos históricos deixam isso evidente. Mesmo após a determinação legal do fim da escravidão, em 1888, o negro teve a sua presença proibida em diversos espaços, como clubes sociais, clubes esportivos, cafés, teatro, cinema, colégios particulares, etc. E em alguns casos só se permitia a entrada de negros que fossem negros excepcionais ligados a autoridades ou a pessoas do alto escalão. 3. A tese de que o Brasil não é um país estruturalmente racista por que há a presença de mestiçagem. Mais um argumento equivocado tendo em vista que a mestiçagem foi parte em fruto (e não sendo casos isolados) de ocorrências de violação sexual tanto a escravas quanto a negras recém alforriadas, assim como, mais tarde, o aliciamento destas (dado a idealização do corpo negro como 'corpo fácil'). Por outro lado, tenho que concordar com uma visão (da qual não foi citada no vídeo, porém é pertinente) de que, sexualmente falando, brancos e negros no Brasil sempre exerceram uma curiosidade mútua por seus corpos e um desejo aguçado pela relação sexual inter-racial. Agora, a atratividade sexual não produziu a ascensão do negro, socialmente, politicamente, economicamente,, etc porém apenas o afirmou como objeto interessante do ponto de vista sexual. 4. Apresentação do racismo no Brasil como "casos isolados". Mais uma mentira . O racismo brasileiro pode sim ser encarado estruturalmente tendo em vista que ele leva não só a segregação econômica e a baixa representatividade do negro na política (pilares este da obra Racismo Estrutural de Silvio Almeida, obra esta dotada de grande robustez estatística para a sua comprovação) como ele também se estrutura no campo subjetivo ao produzir as mesmas tipologias comportamentais e dinâmicas racistas, ainda que elas ocorram em diferentes regiões e épocas. Além disso, quando ocorre um caso explicito de racismo, em sequência ocorre em cadeia casos semelhantes, às vezes recorrendo aos mesmos recursos: violência, gestos, xingamentos. E detalhe, estamos apenas citando os casos de racismo que ocorrem com alto grau de explicitude e por isso podem ser analisados objetivamente. O racismo pouco explicito, aquele que o negro percebe na pele desde as primeiras fases da sua socialização é o mesmo racismo que se dispõe de instrumentos para o seu falseamento e a sua relativização, jogando a consciência do negro contra ele mesmo assim como o estímulo a internalização de sentimentos de inferioridade, dificuldade de percepção da sua negritude e ao mesmo tempo da sua subjetividade como pessoa humana além, por vezes, da reprodução por ele mesmo de práticas racistas que apenas alimentam esse mal e pouco contribuem para o seu real enfrentamento.
@paixao26
@paixao26 Жыл бұрын
Esse cara é patético
@VictorHugo-io8of
@VictorHugo-io8of Жыл бұрын
Perfeita sua análise. Acho essa atitude de nós direitista de negar completamente qualquer tipo de problema que possa beneficiar pautas militantes um verdadeiro tiro no pé. Há sim exageros históricos, mas negar por completo é um erro tremendo.
@cristianosiqueira1536
@cristianosiqueira1536 11 ай бұрын
Como vc comprova que a miscigenação é resultado, em boa parte, por estupros?
@cristianosiqueira1536
@cristianosiqueira1536 11 ай бұрын
Absolutamente todos os mestiços que conheço não foram frutos de estupros.
@phileduardo
@phileduardo 11 ай бұрын
​@@cristianosiqueira1536 ​Amigo. Como você me solicitou eu me sinto no dever de indicar uma bibliografia. Retrato em Branco e Negro: Jornais, Escravos e Cidadãos em São Paulo no Fim do Século XIX (Lilian Schwharts) Racismo no Brasil. Publifolha, 2012. (também de Lilian Schwharts) Como o racismo criou o Brasil? (Jessé Souza) Todos são livros científicos que contam com documentação histórica. E deixo bem claro. Não é que a miscigenação brasileira é toda resultado de violações s.exuais, porém esta parte ocorreu sim, o quanto não sabemos, porque é uma violência que sempre tentou se jogar pra debaixo do tapete. E outra parte da miscigenação é também pela relação fetichista que historicamente existe entre brancos e negros, em grande parte consensual, porém reduzidas a relações de objetificação. Parte desse comentário também é crítica a n.egros que pensam o corpo como um passaporte para a ascensão social, porém sem perceber, se reduzem a objetos e alimentam um aspecto da mentalidade racista, que é a subserviência de corpos
@Idarlys_Oliveira
@Idarlys_Oliveira Жыл бұрын
Ahauhaau anão Proibia????? Não podia confessar sua fé, não podia jogar capoeira, não tinha trabalho, pois foram trazidos Europeus para trabalhar nos engenhos. Pqp Professor. Me ajuda aí.
@ram0s._1
@ram0s._1 Жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkk pois é
@HUEnshiro_do_Norte
@HUEnshiro_do_Norte Жыл бұрын
Sabe quem proibiu nominalmente a Capoeira? Getulinho, o tal pai dos pobres que a Esquerda tanto vive mamando.
@walissonfreitas4159
@walissonfreitas4159 Жыл бұрын
Exatamente, passou um pano.
@JoséNascimento-s6j
@JoséNascimento-s6j 5 ай бұрын
Esse professor é mais um negacionista 😂😂😂 hipócrita maldoso ele sabe apenas tá passando o pano... é um mentiroso
@brenonogueira6456
@brenonogueira6456 Жыл бұрын
Um certo ministro desse atual governo, fez fama levantando essa falácia, e realmente o Brasil é um país mestiço, minha mãe é negra e meu era Branco!
@10ralves
@10ralves 5 ай бұрын
Segundo o prof Paulo Cruz, o termo "racismo estrutural" foi criado pelo Sílvio Almeida (atual ministro dos Direitos Humanos), mas ele não define/conceitua o termo. Traduzindo: não há como enquadrar uma situação como sendo racismo estrutural.
@olympiolf
@olympiolf Күн бұрын
Neste caso você usa uma coisa chamada "boa vontade interpretativa" e entenda que, ok, racismo estrutural nem existe como termo, então utilize "racismo institucional".
@10ralves
@10ralves 17 сағат бұрын
A simples mudança de termos não implica a existência dele. Ter boa vontade interpretativa é subjetivo demais. Já ouviu falar da escravidão de cristãos brancos por muçulmanos? Pois é. Existiu. ​@@olympiolf
@olympiolf
@olympiolf 9 сағат бұрын
​@@10ralves Não disse que existe ou que não existe. Houve uma confusão nos termos pelo Marcelo. O que ele quis dizer ao se referenciar como "racismo estrutural" foi "racismo institucional". Já ouvi falar e li à respeito sobre a escravidão imposta por mulçumanos, não entendi por que trouxe para o argumento, sendo que o meu ponto foi apenas sobre a confusão nos termos utilizados.
@Nostalgia-pc6hb
@Nostalgia-pc6hb 3 ай бұрын
A esquerda brasileira que odeia os EUA importou essa questão que aconteceu nos EUA como se houvesse ocorrido aqui.
@Ren547
@Ren547 Жыл бұрын
Boa explicação.
@evogtec
@evogtec Жыл бұрын
Isso mostra ainda mais o trabalho de Dom Pedro II contra a escravidão em seu reinado
@gustavo_souza
@gustavo_souza Жыл бұрын
Se ele era realmente contra a escravidão, porque ele não resolveu isso de fato e teve que ficar 50 anos no poder sob pressão interna por lutas e revoltas dos escravos, pressão externa até que cedesse? Se ele realmente quisesse fazer algo a respeito ele faria e pronto, mas não fez
@evogtec
@evogtec Жыл бұрын
@@gustavo_souza não, era uma monarquia parlamentarista, Dom Pedro II não era ditador e não podia fazer o que quiser, teria que ter aprovação (das pessoas e parlamentares), os parlamentares eram os ricos que tinham safra e poderio escravista, Dom Pedro I tentou abolir a escravidão em 1824 com a primeira constituição, mas foi barrado pelo parlamento
@evogtec
@evogtec Жыл бұрын
@@gustavo_souza fora que, sim, ele teve que esperar a política externa, Dom Pedro II também tentou levar o assunto a abolição para o parlamento varias vezes mas sempre foi barrado, em 1888 era o ultimato, feito pela sua filha, e todos sabiam que isso poderia custar o trono, mas eles não se importaram e fizeram
@cristianosiqueira1536
@cristianosiqueira1536 11 ай бұрын
​@@gustavo_souzaPressão interna muito grande, tanto que um ano depois da Lei áurea houve a queda da monarquia
@cucatomica
@cucatomica Жыл бұрын
O PROTESTANTISMO FEZ UM BRILHANTE TRABALHO DE GERAR GRANDES IMBECIS, DESVIRTUANDO A IGREJA CATÓLICA E ESCONDENDO SUAS PRÓPRIAS CRUELDADES.
@AlexandreTebaldi
@AlexandreTebaldi 2 ай бұрын
até parece.
@milton8769
@milton8769 Жыл бұрын
“Racismo localizado”…”Escravidão branda”…Meu Deus…medo de dar palco pra gente assim.
@alexmendes7763
@alexmendes7763 Жыл бұрын
Entendo vc
@HUEnshiro_do_Norte
@HUEnshiro_do_Norte Жыл бұрын
Refuta, jumento!
@donramonn12
@donramonn12 Жыл бұрын
Uai. Rebata com argumentos.. uai. Tão fácil
@milton8769
@milton8769 Жыл бұрын
@@donramonn12 não se conversa com racistas, muito menos com os enrustidos. Esse são como ratos da pior espécie. Tentam sutilmente reescrever a história e criar narrativas para influenciar a juventude. Bem como fizeram os nazistas com a juventude hitlerista. É o novo velho plano desse bando de covardes. Homens fracos, com ego inflado. Melhor seria amarrá-los num tronco dar 20 chibatadas e cobrir as feridas com sal, enquanto seus filhos e sua mulher prestam “serviços” a quem o tortura. Só depois disso valeria perguntar se realmente ele acha que “a escravidão foi branda”. Como não podemos fazer isso, não perco tempo ou dou palco para “terraplanista histórico”. A gente sabe exatamente o que essa laia está tentando. Não enganam ninguém.
@ilcastilho
@ilcastilho Жыл бұрын
Por que? Não tem nenhum tipo de problema com esses termos.
@gordonproductions284
@gordonproductions284 10 ай бұрын
Eu fico pensando que a escravidão no geral só é vista de forma negativa hoje em dia por conta de estar atrelada ao racismo.
@douglasmartins2150
@douglasmartins2150 7 ай бұрын
E quais são os pontos positivos da escravidão?
@interrogacao8202
@interrogacao8202 Жыл бұрын
No Brasil quando uma pessoa é racista ela é mesmo ou seja pior ainda do que um racismo institucional
@RenatoGluchowski
@RenatoGluchowski Жыл бұрын
Racismo isolado nunca é pior que estrutural, toda a sociedade aparta uns dos outros, dizem que na Africa do Sul, até pouco tempo atrás ainda tinha marcas do Apartheid na sociedade e eles ainda eram extremamente racistas. Sem falar que uma estrutura social que favorece o racismo ela o multiplica, e piora, pois nesses países os negros ficavam racistas por causa dos brancos racistas.
@interrogacao8202
@interrogacao8202 Жыл бұрын
@@RenatoGluchowski Racismo estrutural você muda a estrutura as leis e acabou o racismo No Brasil nunca teve racismo institucional então se por acaso existe racismo "estrutural" é porque as pessoas que compõe aquela estrutura são racista Racismo pessoal você não muda pois está dentro da pessoa não tem como vc forçar um racista não ser racista. Racismo estrutural é usado como desculpa por pessoas racista. Um exemplo disso é a Luísa Sonza que foi racista e jogou a culpa na estrutura Imaginaria dela, tentando se insentar da culpa Não amigo ela foi racista porque ela é racista e não por causa de uma "estrutura" racista
@vibracaoazul4377
@vibracaoazul4377 11 ай бұрын
​@@RenatoGluchowskiVocê não estuda história mesmo...
@ClaudioCalazans-c8y
@ClaudioCalazans-c8y Ай бұрын
Só um maluco pra falar uma coisa dessas, basta apenas passar um mês na Argentina pra tu ver a diferença.. Os caras lá falam as piores barbaridades em público justamente porque a sociedade comum ver como natural.
@TheWelynto
@TheWelynto Жыл бұрын
Eu gostaria de saber onde posso encontrar mais informações à respeito do escravo trabalhar no sábado para comprar a sua liberdade. Alguém pode me ajudar?
@sylviaoliveiracichello897
@sylviaoliveiracichello897 Жыл бұрын
Digamos que o País tem um racismo estrutural de forma indireta.
@felipeguttemberg98
@felipeguttemberg98 Жыл бұрын
7:42 Isso pouca gente fala
@marcelolima857
@marcelolima857 Жыл бұрын
Adoro ouvir professor fico sabendo mais sobre história do Brasil adoro desmascarar professor comunista
@NormanBates99
@NormanBates99 2 ай бұрын
Branco falando sobre racismo, é como um bode à mesa de jantar.
@olympiolf
@olympiolf Күн бұрын
Um fake comentando no KZbin, é como um bode à mesa de jantar.
@evertoninf
@evertoninf 3 ай бұрын
Professor tem que ler a história novamente 😂😂😂
@canaldojoao1974
@canaldojoao1974 Жыл бұрын
Mas na igreja protestante americana havia divisão. Igrejas para brancos e igrejas só para negros. Não temos notícias de que a igreja católica permitisse essa cisão.
@donramonn12
@donramonn12 Жыл бұрын
Havia e há igreja pra negros.. com pastor negros todos negros.. então não tinha como..kkk😊
@oliviammarinho5863
@oliviammarinho5863 10 ай бұрын
As pessoas querem ficar na moda , não querem ver a verdade, estudar, tem medo de mudar, melhor fechar os olhos.
@phileduardo
@phileduardo 10 ай бұрын
você acabou de descrever o comportamento do negacionista sobre o racismo. parabéns
@anonymousg.5432
@anonymousg.5432 Жыл бұрын
Racismo no sentido amplo? Ou racismo apenas contra negros?
@sigillvmmilitvmxpisti5010
@sigillvmmilitvmxpisti5010 Жыл бұрын
Excelente
@brenonogueira6456
@brenonogueira6456 Жыл бұрын
No 📕 guia politicamente incorreto do Brasil, mostra fontes que zumbi tinha escravos e já vi professor de História exaltando zumbi dos Palmares 😅
@paixao26
@paixao26 Жыл бұрын
Fontes kkk
@douglasmartins2150
@douglasmartins2150 7 ай бұрын
Fonte: da juventude.
@youngkarlmarx7121
@youngkarlmarx7121 Жыл бұрын
Olavo de Carvalho 2.0? Hahaha deu uma diminuída sinistra no racismo brasileiro. Sobretudo no racismo velado que há na sociedade brasileira, para casos isolados. Brincadeira...
@LuisGui66
@LuisGui66 Жыл бұрын
eurocentrismo pae KKKKKKKKKKK esse gagá ai nem formado em história eh. Olha o site dele q vc vai ter noção do q to falando KKKKKKKKKK
@willianpiano
@willianpiano Жыл бұрын
Só que ele é uma versão MUITO mais burra do Olavo de carvalho. O olavo pelo menos manjava de filosofia. Esse Marcelo é um completo inepto
@LuisGui66
@LuisGui66 Жыл бұрын
@@willianpiano "manjava" entre muitas aspas KKKKKKKKKKK
@willianpiano
@willianpiano Жыл бұрын
@@LuisGui66 hahahahahahah pelo menos de Aristóteles ele TINHA algum conhecimento. Mas era um merda como pessoa de qualquer forma
@LuisGui66
@LuisGui66 Жыл бұрын
@@willianpiano sim KKKKKKKKKK esse marcelo além de burro eh mau caráter
@NickFixHC
@NickFixHC Жыл бұрын
O professor Marcelo Andrade é do caralho. Muito bom.
@jim6363
@jim6363 Жыл бұрын
esse cara é muito foda
@luizgustavodamattasilva9480
@luizgustavodamattasilva9480 Жыл бұрын
O melhor argumento para eu usar contra aquele advogado negro pateta que defende a tese de rac1sm0 estrutural: nossa missigenação! 😉👏 Muito obrigado, Prof. Marcelo! 🙏
@PPaulo-conceicao
@PPaulo-conceicao Жыл бұрын
Parabéns pela coragem professor. Eu sou negro e concordo plenamente com sua posição histórica
@JoséNascimento-s6j
@JoséNascimento-s6j 3 ай бұрын
Esse cara só fala besteira ele sempre tentar justificar o injustificável...
@jonathanoliveira5828
@jonathanoliveira5828 23 күн бұрын
Vamos falar racismo estrutural apresentador chama um homem branco fala sobre assunto
@evertonhumeniukdasilva2124
@evertonhumeniukdasilva2124 Жыл бұрын
Sou vizinho de uma fazenda onde há famílias de afrodescendentes e famílias brancas, os jovens de famílias branca têm as oportunidades nos melhores cargos, e para os negros sobra enxada e foice, lei pra isso realmente não existe, mas se isso não é racismo estrutural não sei o que é.
@buganemi
@buganemi Жыл бұрын
Não sabe o que é msm n. Aqui no Paraná é CHEIO de branco com olhos azuis,vizinhos de gente de tudo que é cor,e continuam pobres pra caramba,enquanto os vizinhos têm muitos bens.
@oliviammarinho5863
@oliviammarinho5863 10 ай бұрын
Racismo é um caso pessoal. Pior é a segregacao contra o pobre. Uma ojeriza pela pobreza, na África do Sul existem muitos brancos pobres e miseravros, que são segregados. Branco pobre na África do Sul não é sinônimo de supremacia.
@kleberrobertodossantos6825
@kleberrobertodossantos6825 5 ай бұрын
Negacionismo na veia mascarado de sensatez e propriedade de História.
@gustavo_souza
@gustavo_souza Жыл бұрын
Falou um cara branco e acompanhado por um monte de outros brancos nos comentários que aplaudem o que QUEREM OUVIR. Eu como um homem preto sinto na pele todo dia o racismo estrutural. Minha família a 4 gerações atrações atrás foi escravizada. Você ve descendentes de europeus ostentando seus nomes difíceis de pronunciar, mas os negros não tiveram nem mesmo direito de manter seus nomes originais, meu nome vem de um nome qualquer que algum escravocrata deu aos meus antepassados. Em função do esforço de muitas pessoas ao longo dos anos hoje eu consegui chegar no nível da classe média, mas ainda assim nunca sem deixar de ver o racismo estrutural todos os dias no meu trabalho, onde sou o único negro, no avião, onde quando eu não sou o único, um dos pouquíssimos, e em vários ambientes frequentados pela branquitude. Só diz que racismo estrutural não existe quem não o sofre ou quer que acreditem que não exista.
@rahanlion9123
@rahanlion9123 Жыл бұрын
Olha. A maioria pelo Brasil é negro é pardo, tipo pra mais de 80% da população, então se entenda com os de cor que causa o racismo estrutural e pare de colocar a culpa no branco.😉
@gustavo_souza
@gustavo_souza Жыл бұрын
@@rahanlion9123 e eu algum momento disse que os pardos não são negros? O que piora ainda mais a situação, já que então, segundo o seu dado, 80% da população é preta e parda, se pegar estatísticas de classe e renda, o topo sempre é do 20% branco do país.
@gustavo_souza
@gustavo_souza Жыл бұрын
@@rahanlion9123 e outra, o racismo estrutural é tão forte no Brasil que até mesmo negros são racistas com outros negros, sejam eles de pele mais clara ou escura. Eu sendo um negro retinto lembro muito bem do racismo escancarado que eu sofria na faculdade por outros negros pardos, que se viam como brancos. Esses negros claros, ou pardos, cresceram com a ideia de que por serem mais claros, eram brancos, mas ao longo da vida eles vão percebendo que isso não é verdade. A consciência de classe e raça precisa ser desenvolvida urgentemente no Brasil.
@thesis4349
@thesis4349 Жыл бұрын
Então por que não pesquisou qual o nome original da sua família? Vai lá, aproveita, você pode mudar seu sobrenome e nome, justiça tá aí para isso. Se houvesse o tal racismo estrutural, nem ascender de classe você conseguiria, e certamente culparia a todos menos a própria incompetência. Que aliás é padrão, a culpa é dos brancos, dos homens, dos héteros, dos americanos, dos europeus, de todos, menos do que reclama, a vítima faz questão de sempre se manter como vítima, senão a narrativa cai. Vale dizer que mais de 90% da população é preta ou parda (e não existe "negro"), se quer empurrar na marra que os menos de 10% restantes controlam os 90%, eu só posso te recomendar o hospício mais próximo.
@raulsilva3173
@raulsilva3173 Жыл бұрын
olha só gente, alguém falando sobre outras pessoas pela cor 😍 tem um nome para isso! alguém sabe ?
@robertooliveira786
@robertooliveira786 Жыл бұрын
Não houve, não há e não haverá escravidão branda. É escravidão! A história narrada pelos escravizadores é fantasiosa, faltam elementos importantíssimos. Mesmo assim, parabéns pela versão. Tudo lindo e indolor.
@raulsilva3173
@raulsilva3173 Жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@GutoKowalski70
@GutoKowalski70 Жыл бұрын
O Lula acabou de nomear um ministro que acredita nesse tal "racismo estrutural".
@vorveiro
@vorveiro Жыл бұрын
O único lado bom do Brasil é porque somos um povo miscigenado! Não importa o tom de pele, 95% da população são tudo do mesmo sangue, somos todos misturados! Mas infelizmente o governo e algumas pessoas tentam nos diferenciar a qualquer custo. A gente poderia enxergar uns aos outros como brasileiros! E não como raça ou etnia, pois isso não faz sentido no Brasil!
@rogeriosantanarodrigues2954
@rogeriosantanarodrigues2954 Жыл бұрын
Concordo que a miscigenação é um ponto muito positivo. Mas essa interpretação só começou a ser considerada nos anos 30 com a publicação do livro Casa Grande-Senzala do Gilberto Freyre. Antes disso, os cientistas sociais viam a miscigenação como um problemão! Inclusive grandes historiadores, como Varnhagen. Houve uma tentava muito forte de acabar com a cultura negra, com medidas como a criminalização de religiões de matrizes africanas e da própria capoeira! Acho importante debatermos estas questões sobre etnias e história de maneira séria. Mas o que eu tenho visto no canal desse cara é uma tentativa de menosprezar esse tema.
@vorveiro
@vorveiro Жыл бұрын
@@MARCOSMLV1991 Pois é cara, tudo tem os drawbacks, mas como sou um cara positivo, eu procuro sempre enxergar o hoje e o futuro.
@walissonfreitas4159
@walissonfreitas4159 Жыл бұрын
A bom, a igreja catolica nunca foi racista
@emanuelabazilio1672
@emanuelabazilio1672 Ай бұрын
Não, o exemplo determinante foi ter um bispo negro, lá n sei das quantas…
@emanuelabazilio1672
@emanuelabazilio1672 Ай бұрын
Kkkkkk
@jgs964
@jgs964 Жыл бұрын
A igreja perseguiu judeus.
@VirtusTheInvictus
@VirtusTheInvictus Жыл бұрын
Por que será né?
@joaopedromessias4967
@joaopedromessias4967 Жыл бұрын
Kkkkkkkkkk anão. Isso é um hino sensacional.
@henriquevieiradalpoz8855
@henriquevieiradalpoz8855 Жыл бұрын
3:01 faltou falar do nariz de formato específico de muitos desses traficantes de escravos (leiam Gustavo Barroso)
@danielvinicius762
@danielvinicius762 Жыл бұрын
((()))
@Danis2Play
@Danis2Play Жыл бұрын
Gente, ele fala dos direitos pos escravidão mas que não aconteceu, os negros ficaram marginalizados e é assim até hj, so ver periferias (favelas). E assim um estrutural social não velada de discriminação de pobre negro.
@poderdovisual
@poderdovisual Жыл бұрын
Quase 100% da população brasileira tem ascendência negra 👍😊
@Danis2Play
@Danis2Play Жыл бұрын
@@poderdovisual sim, isso é fato. Mesmo assim ainda existe racismo estrutural. Ate de negro pra negro.
@simaocalukembisitazacarias9776
@simaocalukembisitazacarias9776 4 ай бұрын
Esse cão é muito racista!
@nathanaelpereira5207
@nathanaelpereira5207 5 ай бұрын
Nah.. Somente pessoas brancas podiam participar dos altos postos e da Câmara. Existe racismo estrutural sim, só não é tão forte como a das colônias inglesas. A miscigenação, entre outras, foi estimulado depois por Portugal ser um país pequeno e de pouca gente.
@ClaudioCalazans-c8y
@ClaudioCalazans-c8y Ай бұрын
O governador-geral em 1647 era mulato
@nathanaelpereira5207
@nathanaelpereira5207 Ай бұрын
@@ClaudioCalazans-c8y ahã, de quantos? Claro que é estrutural. Escravo fica na base.
@nathanaelpereira5207
@nathanaelpereira5207 Ай бұрын
@@ClaudioCalazans-c8y agora vê se ele casou com uma mulata 🤷‍♀️
@ClaudioCalazans-c8y
@ClaudioCalazans-c8y Ай бұрын
@@nathanaelpereira5207 escravatura não é sinônimo de racismo, pois a escravatura atingiu todos os grupos, entre os escravos haviam negros, índios, mestiços e muitos brancos.
@nathanaelpereira5207
@nathanaelpereira5207 Ай бұрын
@@ClaudioCalazans-c8y não se pode negar que são indesejáveis como fenótipo ou grupo, piorado pela influência norteamericana. No interior do Nordeste, já vi Piauienses pobres branquíssimos com nojo de negros, e aí? Racismo nao anda no mesmo ritmo que discriminação, mas sao relacionados. E ainda há os escravos indígenas: Só ver uma pesquisa da ufma e ufpa aqui no MA: quanto mais pobre voce é mais sangue indigena vc tem.
@donramonn12
@donramonn12 Жыл бұрын
Rapaz, que diaxo que esse coroa quer se meter nesse assunto.. na época do império havia e muito. Rebouças passou num concurso mas foi negado a ele assumi o cargo por que o pessoal não aceitou..
@Bluepiu
@Bluepiu 7 ай бұрын
O cara sendo literalmente o herdeiro intelectual do Orlando Fedeli...
@adrianojaques4399
@adrianojaques4399 Жыл бұрын
Para um canal que objetiva a "história verdadeira", o entendimento apresentado é de uma falta de empatia, conhecimento básico. Aliás, já há algum tempo, que a escravidão "suave" entendida por Gilberto Freire (se é que o entendimento é consolidado nesse autor) deixou de ser base de referência principal. De verdade mesmo só mesmo a continuidade de um pensamento calçado no século XX e olhe lá...
@Silva-lx5bn
@Silva-lx5bn 6 ай бұрын
No Brasil tem um caso de racismo aqui e ali....kkkkk esse cara é uma piada!!
@robertocaetano4945
@robertocaetano4945 6 ай бұрын
Concordo que não existe racismo estrutural no Brasil...agora falar que tinha racismo aqui e ali é sacanagem... é muita desonestidade!
@silverjrbr2
@silverjrbr2 Жыл бұрын
O left medio quer trazer a segregação dos Estados Unidos pra cá
@Nanda-bc9bd
@Nanda-bc9bd Жыл бұрын
Branco falando do que não sabe! Aliás, qual é o lugar de fala dele mesmo ???
@AdeptusMechanicusBellator7WT51
@AdeptusMechanicusBellator7WT51 Жыл бұрын
Laranja falando de rosa cadê o lugar de fala
@Nanda-bc9bd
@Nanda-bc9bd Жыл бұрын
@@AdeptusMechanicusBellator7WT51 minha família é quase toda negra, sou uma das poucas brancas , minhas filhas são casadas com pardos, meu pai era pardo, meu namorado é negro, então sei do que falo, convivi desde de pequena com racismo estrutural na família, dentro de casa.
@AdeptusMechanicusBellator7WT51
@AdeptusMechanicusBellator7WT51 Жыл бұрын
@@Nanda-bc9bd eu sou laranja
@Nanda-bc9bd
@Nanda-bc9bd Жыл бұрын
@@AdeptusMechanicusBellator7WT51 ah sim entendi ☺️
@vibracaoazul4377
@vibracaoazul4377 11 ай бұрын
​@@Nanda-bc9bdLugar de fala? Argumento típico de quem foi doutrinado pelo sistema a ter uma perspectiva enviesada dos fatos O racismo existe desde o princípio do mundo,e acredite... Ele não é uma questão de cor,é uma questão bem mais profunda do que isso
@medradosantos
@medradosantos Жыл бұрын
👍👍👍😎
@rodrigooliveira1009
@rodrigooliveira1009 6 күн бұрын
Video cheio de meia verdade! Estudem ! Pesquisem ! Não sei se é a intenção ou somente ignorância desse senhor mesmo, mas tem muita informação omitida ! Ele fala verdades, mas omite coisas. Perigoso.
Lili entrevista | Silvio Almeida
16:45
Lili Schwarcz
Рет қаралды 275 М.
EXISTE RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL? | TBC DEBATE  | 27/04/2021
32:12
TV Brasil Central
Рет қаралды 98 М.
Стойкость Фёдора поразила всех!
00:58
МИНУС БАЛЛ
Рет қаралды 5 МЛН
Man Mocks Wife's Exercise Routine, Faces Embarrassment at Work #shorts
00:32
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 6 МЛН
Every parent is like this ❤️💚💚💜💙
00:10
Like Asiya
Рет қаралды 19 МЛН
إخفاء الطعام سرًا تحت الطاولة للتناول لاحقًا 😏🍽️
00:28
حرف إبداعية للمنزل في 5 دقائق
Рет қаралды 48 МЛН
O que é racismo estrutural? | Silvio Almeida
10:29
TV Boitempo
Рет қаралды 1 МЛН
Racismo existe sim! | Papo Rápido | Papo de Segunda
17:19
Canal GNT
Рет қаралды 553 М.
RACISMO REVERSO, BBB E OUTRAS FICÇÕES
18:08
Tempero Drag
Рет қаралды 590 М.
A origem do RACISMO
13:19
Caçador de Histórias
Рет қаралды 664 М.
O PROJETO DE BRANQUEAMENTO NO BRASIL
10:13
Vogalizando a História
Рет қаралды 132 М.
LÉLIA GONZALEZ: O RACISMO ESTRUTURAL | Jaqueline Conceição
8:47
Casa do Saber
Рет қаралды 159 М.
A importância do debate antirracista | Leandro Karnal e Adilson Moreira
51:57
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 64 М.
RACISMO ESTRUTURAL - DJAMILA RIBEIRO E SILVIO ALMEIDA
1:20:35
Feminismos Plurais
Рет қаралды 111 М.
R4CISM0 ESTRUTURAL NO BRASIL - DR. PAULO CRUZ | Cortes do Inteligência Ltda.
8:44
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
Рет қаралды 52 М.
Стойкость Фёдора поразила всех!
00:58
МИНУС БАЛЛ
Рет қаралды 5 МЛН