O que é racismo estrutural? | Silvio Almeida

  Рет қаралды 1,010,646

TV Boitempo

TV Boitempo

Күн бұрын

Пікірлер: 1 600
@paulomjm10
@paulomjm10 6 жыл бұрын
Infelizmente, como já dizia os Racionais, "....me ver pobre, preso ou morto já é cultural", ser negro no Brasil é teste de sobrevivência!
@j0i1n3n
@j0i1n3n 5 жыл бұрын
Mais do que teste de sobrevivência é estar diariamente sofrendo atentados de morte do proprio estado e da sociedade, teste de sobfevivência soa como se houvesse sempre uma maneira de vencer, quando n é verdade é um genocídio velado.
@thiagobarreto1269
@thiagobarreto1269 5 жыл бұрын
@Paulo Mauricio vc foi perfeito,no que disse!
@Levinocry
@Levinocry 5 жыл бұрын
Incrível! Ótima colocação Paulo!
@LuizCarlos-nv5lz
@LuizCarlos-nv5lz 4 жыл бұрын
Você tem razão
@contratcna
@contratcna 4 жыл бұрын
Onde a pessoa negra é proibida de entrar? Qual motivo da pessoa negra "ganhar pouco"? Será a falta de escolaridade? Onde trabalho as moças que cuidam da parte da limpeza, tem loira de olhos verdes/azul, tem parda e negra, todas ganham O MESMO SALÁRIO, qual função que o negro ganha menos??? Quando se fala de pessoas negras presas, e se formos nos presídios, vemos várias pessoas pardas e não negras, está tendo uma divulgação falsa! O povo negro no brasil é menos que 7%...
@LiviaInda
@LiviaInda Жыл бұрын
O racismo político, é se criar uma narrativa onde se diminui a cor negra, e políticos corruptos se apresentam como seus defensores. É um comércio, um meio de vida, ganhar a vida defendendo raça e gênero. Antes que me critiquem, sou uma que sofre com esse racismo do amor, que sou criticada por não votar em corruptos, pela política que me coloca como incapaz, inferior, alguém que tem que votar no PT para não passar fome. Alguém que os homens tem receio de iniciar um caso, para não ser acusado de assédio. Alguém que de uma tempos pra cá, causa receio aos empregadores, pq qualquer negro que for chamado atenção no trabalho, pode processar a empresa por racismo. Vergonha, desse Brasil, que nojo. Canalhas , respeitem os negros oportunistas canalias.
@maychan7157
@maychan7157 Жыл бұрын
venho do futuro orgulhosa para dizer: meu ministro!!! ❤👏👏
@29charles04
@29charles04 Жыл бұрын
May Chan, #TMJ🤜🤛
@franciscorodrigues8803
@franciscorodrigues8803 Жыл бұрын
... e por que não: nosso presidente?
@Severino-tg4si
@Severino-tg4si Жыл бұрын
Pleno século 21 ainda se fala de sismo para Piauí Office do homem essa história de todos nós somos filhos somos filhos de Deus
@Severino-tg4si
@Severino-tg4si Жыл бұрын
E o seu sangue não é azul é da mesma da mesma cor temos o sangue tudo igual sangue ninguém melhor do que o
@tiago_diniz9
@tiago_diniz9 Жыл бұрын
O Ministro dos maconheiros.
@JoaoAlmeida-ge3hy
@JoaoAlmeida-ge3hy Жыл бұрын
Excelente escolha do Lula pra ministro, substituindo a doida da Damares....que Deus proteja a ilha de Marajó!
@jenniaza
@jenniaza 11 ай бұрын
No próprio livro ele diz que o racismo estrutural é uma TEORIA 😂
@anaalves8824
@anaalves8824 6 ай бұрын
O caso Mariele chocou, virou até série na globo, detalhe só causou a comoção enquanto acharam q o Bolsonaro stava envolvido😅 ridículo!!
@luzinetedamata
@luzinetedamata 6 жыл бұрын
Tu nasceu do ventre de um livro! Que inteligência, elegância, empoderamento... Encontrei seu livro na Saraiva e vim te pesquisar ,acabei encontrando um diamante.
@daniloazeredo2612
@daniloazeredo2612 4 жыл бұрын
Pensei que tu ia vir com a letra do jorge bem. Nasceu de um ventre libre do século vinte.
@nunomessias345
@nunomessias345 4 жыл бұрын
Que lindo poema em uma frase só ! Um grande abraço
@claudineidossantos8701
@claudineidossantos8701 3 жыл бұрын
@@daniloazeredo2612 v
@silviaelena9747
@silviaelena9747 3 жыл бұрын
@amigos Brasil ....a pessoa vem no canal, com uma reflexão ótima, falar desse presidente de merd@.
@csarchannel7681
@csarchannel7681 3 жыл бұрын
Assista "diamantes de sangue" e pesquise o Mandela, encontrará diamantes melhores...
@Romeno2k
@Romeno2k 4 жыл бұрын
Isso é muito triste, eu q sou pardo filho de espanhol e minha mãe brasileira, reflexo de uma nação que se orgulha da sua miscigenação, sofro racismo corriqueiramente por morar em bairro nobre em que na sua grande maioria residem brancos, e isso está na forma q as pessoas te olham e tratam vc, no ápice de uma criança de apenas 4 anos de idade me chamar de cor de bosta, ela não aprendeu isso sozinha. O racismo está sendo passado de geração para geração. Minha mulher por ser negra e trabalhar cm o público cansou de ser humilhada por clientes brancos porque eles acham que tem esse direito. E os processos que ganhei por conta disso, n faz essas pessoas melhores, elas apenas acumulam mais ódio e pude ver isso no olhar delas realmente é uma geração perdida. Mas nossas crianças ainda podem viver sem isso cm políticas de educação melhores.
@mariaaparecidamoura8933
@mariaaparecidamoura8933 4 жыл бұрын
Parabéns Professor 💐💕você é exemplo para todos , vamos continuar escancarando esta violência que é o racismo. E, pensar que maioria dos homens brancos são corruptos....
@vivendoaprendendo717
@vivendoaprendendo717 3 жыл бұрын
É isto Daniel Danilencol, que eu falo, como uma criança de quatro anos pode agir assim, elas são puras, elas aprendem conceitos com os pais, familiares, amigos e escolas. E acabam perdendo o bom caráter, como os demais, eu ainda creio, que toda a melhora ainda está nas mãos das novas gerações, para uma mudança mais cabíveis, mas olha quantos anos isto levará para prática deste ato, até que isto seja aplicado, mesmo imediatamente..
@tonyblair5842
@tonyblair5842 3 жыл бұрын
Muitas pessoas que dão entrevistas e essa mera toda, dizendo em público que o racismo é uma vergonha, educam os filhos a serem racistas, eu já vi isso e já passei por isso. Mas vamos continuar lutando, procurando ser o mais educados o possível, violência gera violência!!!!!
@franciscoraminelli8572
@franciscoraminelli8572 3 жыл бұрын
@@tonyblair5842 .O racismo estrutural existe. Acho que as lideranças em geral devem estimular o negro a estudar mais, ocupar lugares de destaque na sociedade. Nascemos e crescemos vendo os negros nas posições mais simples, assim acostumamos. Não está nos planos de uma pessoa negra mudar as coisas, assim permanecerá por muito tempo, cabe aos líderes das diversas campanhas estimular o estudo, a autoestima. A ocupação dos lugares de destaque deve ser um objetivo a ser alcançado. Esperar por ajuda não considero boa solução.
@paulogustavo707
@paulogustavo707 3 жыл бұрын
Isso que eu penso, por mais que existam leis e varias campanhas, o racista não vai mudar seu pensamento. É um problema que só será resolvido a longo prazo, ensinando as crianças desde cedo que somos todos iguais. Realmente é uma geração perdida, esses não vão mudar nunca, pq eles aprenderam assim, e ja dizia eistein " mais facil desintegrar um átomo do que um preconceito".
@DanielMelo-md9rv
@DanielMelo-md9rv 8 жыл бұрын
Foi meu professor na USJT grande homem.
@laurenirbatista4425
@laurenirbatista4425 5 жыл бұрын
Daniel Melo 😊
@VanessaSilva-mi1zb
@VanessaSilva-mi1zb 4 жыл бұрын
Se vocês quiserem saber o porque do racismo e clariamento no Brasil de uma forma clara, veja esse vídeo. kzbin.info/www/bejne/b2mWd5mdn8SaeNk
@fraciscomiguel6989
@fraciscomiguel6989 4 жыл бұрын
Cê teve ter muito orgulho disso.
@laurenirbatista4425
@laurenirbatista4425 4 жыл бұрын
meu sonhoooooo.... me conta, como ele é?
@DanielMelo-md9rv
@DanielMelo-md9rv 4 жыл бұрын
@@laurenirbatista4425 super educado, no final da aula dava boa noite apertando a mão de todos os alunos na porta da sala, fora o domínio do assunto que era impressionante.
@Silva-ux2gb
@Silva-ux2gb 3 жыл бұрын
Porque que as pessoas são racista não vamos fezer isto
@elenidelimabico
@elenidelimabico Жыл бұрын
Ser branco ou negro não deveria nem ao menos chegar der assunto em foco, somos todos iguais, formados por um conjunto de células. O racismo e qualquer preconceito é no mínimo ridículo!
@AmalriGomes-r4y
@AmalriGomes-r4y 5 ай бұрын
Antes do Racismo, está a ESCRAVIDÃO. QUEM DISSE QUE NO BRASIL , NAO TEM ESCRAVO???????
@ricardo45607
@ricardo45607 8 жыл бұрын
O cara fala muito bem!!! Queria ter essa elouquencia.
@rebelloc23
@rebelloc23 8 жыл бұрын
Mais do que eloquência: é estudo
@rose.projetoarq
@rose.projetoarq 6 жыл бұрын
Ricardo Colucii eloquência*
@sodasilva4896
@sodasilva4896 5 жыл бұрын
Só estuda man, você é capaz!
@ritarosa3790
@ritarosa3790 5 жыл бұрын
Essa sua afirmação @Ricardo Colucci legitima a falta de naturalização na fala e discurso de pessoas negras. Como se nós negros não soubéssemos nos expressar com retórica, como se todos os negros falassem errado etc. Min 7:7 . Sim amiguinho esse teu apontamento afirma o que Silvio diz. Tua fala se enquadra dentro do Racismo Estrutural.
@lutanegra
@lutanegra 5 жыл бұрын
@@ritarosa3790 Perfeita observação! 👏👏👏
@gabrielsouzamendesdesaesil5956
@gabrielsouzamendesdesaesil5956 Жыл бұрын
Eu discordo um pouco desse pensamento, na minha visão isso tira a culpa do racista
@perciosplace
@perciosplace Жыл бұрын
realmente tira, mas isso n ta errado, o individuo tem culpa, mas da msm forma q n vamos vencer a criminalidade atacando o criminoso, nós n vamos vencer o racismo atacando o racista, problemas sistémicos necessitam de uma solução radical, que ataque a raiz do problema.
@rsl4448
@rsl4448 4 жыл бұрын
Sou mulher negra e realmente é estranho para as pessoas nos ver em determinados ambientes, pois a representatividade ainda é pequena no Brasil, médicos, juízes, engenheiros, advogados, veterinários, enfim, ainda nos estranham em cargos naturalmente ocupado por brancos e tudo é muito mais difícil de fato sendo mulher.
@ciaxares2006
@ciaxares2006 4 жыл бұрын
Mas que tipo de branco é esse, pois eu sou branco e na maior parte da minha vida nunca consegui ganhar mais do que 1200 reais trabalhando como manobrista e similares, inclusive conheço muitos outros "brancos" que estão em situação pior do que eu.
@felipesouzasilva709
@felipesouzasilva709 4 жыл бұрын
Tudo na vida tem que dar errado por causa da pigmentação da pele???? Sinto muito, isso não tem lógica! Você é aquilo que pratica todos os dias e não pelo que você sofre! Nós estamos onde nós temos que estar seja branco, negro, marrom, amarelo.....
@rengarmono43
@rengarmono43 4 жыл бұрын
@@felipesouzasilva709 sim melanina n e motivo pra ser contratado ou para passar em um concurso público lkkkk
@lilas1999
@lilas1999 4 жыл бұрын
@@ciaxares2006 SUA REPOSTA MOSTRA QUE VC SÓ VE A SI MESMO E A SUA SITUAÇÃO. VC NÃO OLHA PARA O PANORAMA GERAL.
@ciaxares2006
@ciaxares2006 4 жыл бұрын
@@lilas1999 Penso exatamente o mesmo de vocês, ou seja, sua resposta cai como uma luva para vocês mesmos.
@marciadc47
@marciadc47 Жыл бұрын
Tenho a seguinte questão: Auto-declaração racial - legalmente (na lei) a pessoa se autodeclara qual a sua cor ou raça, na pesquisa do Censo. Porém, quando se cadastra para cotas... essa auto-declaração é conferida e anulada ou confirmada por outros, já aceitos como negros geralmente. O Censo abrange em suas pesquisas a pergunta se a pessoa "SE DECLARA" como negra, parda, amarela ou branca. No meu ver, aqui no RS, eu sou parda, minha filha é branca, meu cônjuge é branco, meu pai é pardo, minha mãe é branca. Porém, aos olhos de uma pessoa do sudeste, eu sou vista por branca. Mas cresci e vivi no meio de uma cidade de etnia predominantemente alemã, onde eu era 'elogiada', juntamente com meu irmão como 'café com leite', ou seja, um modo mais 'bonito' de dizer que eu era parda. Aí, cresci com o senso e pessoa parda, misturada, café com leite. E todas as visitas que tive de censo onde morei, Porto Alegre e cidade do interior do RS, não tenho como dar outra resposta, minha identidade pessoal é 'sou parda'. Passei por preconceito sim, de colegas de ap em PoA descendentes de poloneses... humilhação de chorar e não dizer nada. E fico pasmada quando frente pessoas de outros estados, ou de cidades metropolitanas aqui do Estado do RS, seja de cor negra ou branca me definirem por branca. A lei pelo que sei abrange, nas suas inclusões, pessoas negras ou pardas; e por que quando vão inserir vagas reservadas, excluem os pardos e inserem apenas negros ou afro-descendentes? Isso que não entendo. Obrigada.
@geraldohorta5840
@geraldohorta5840 8 жыл бұрын
Para quem, como eu , tinha alguma dúvida sobre a importância da política de cotas, essa aula sobre Racismo Estrutural é atordoantemente esclarecedora ! Muito obrigado, Professor Sílvio Almeida.
@VanessaSilva-mi1zb
@VanessaSilva-mi1zb 4 жыл бұрын
Se vocês quiserem saber o porque do racismo e clariamento no Brasil de uma forma clara, veja esse vídeo. kzbin.info/www/bejne/b2mWd5mdn8SaeNk
@guilhermealtenfeldergarcia8304
@guilhermealtenfeldergarcia8304 4 жыл бұрын
E qual sua opinião sobre política de cotas raciais X política do cotas socioeconômicas?
@prypenedo8480
@prypenedo8480 4 жыл бұрын
justamente!
@diegonexus3082
@diegonexus3082 4 жыл бұрын
@@guilhermealtenfeldergarcia8304 eu tenho uma opinião bem incomum sobre esse assunto, particularmente sou bastante favorável a cotas raciais mas não sou muito simpático a cotas sociais, ao menos no sentido de não ver relevância nelas do ponto de vista da sociedade toda, vai ajudar o indivíduo que acessa a universidade e as pessoas ao redor desse indivíduo mas o impacto global é pequeno a quantidade de vagas é estatisticamente muito limitada perto dos milhões de pobres que existem e isso não impacta de forma significante da redução da pobreza ou do acesso a educação de 95% dos pobres já a cota racial tem outro objetivo, que é normalizar pessoas negras em espaços majoritariamente brancos, é levar ao inconsciente coletivo que negro não é só o porteiro e o segurança, mas o professor, o arquiteto, o médico etc então ai não importa muito se só 5% dos negros do país vão acessar universidade é essa a função da cota racial, porque da mesma forma que as cotas sociais a esmagadora maioria dos negros (e dos pobres) vai seguir sem acesso a ensino superior mas com a cota racial ao menos o racismo tende a diminuir
@guilhermealtenfeldergarcia8304
@guilhermealtenfeldergarcia8304 4 жыл бұрын
@@diegonexus3082 interessante, mas sua opinião não é incomum de forma alguma! Entendo seu ponto de vista, apesar disso eu discordo. Primeiro temos de partir de um pressuposto lógico e empírico, o de que cotas, independente do grupo alvo, são políticas paliativas(portanto não há como se falar em universalização, seja lá em qual nível, de forma alguma), e, via de regra, apesar de serem perpetradas pelo próprio estado, simbolizam claramente a falência deste em áreas pontuais, principalmente no caso discutido, a educação; afinal, o racismo contemporâneo é oriundo das teorias raciais ou racialistas, desde Kant no século XVIII, passando por Gobineau, os teóricos nazifascistas e sendo finalizada/abolida pelos cientistas e geneticistas humanistas, simbolizados principalmente por Albert Jacquard, os quais atestaram que a espécie humana não pode ser dividida em raças, dadas as flagrantes indiferenças, que são meramente fenotipicas e quase em sua totalidade, exógenas. Feito esse preâmbulo, temos que todo indivíduo racista é necessariamente um indivíduo que não recebeu educação científica e histórica adequada, ou meramente um negacionista, e, como sabemos, a enorme maioria das pessoas que vez ou outra emitem opiniões de cunho racista fazem parte do primeiro grupo, e quando confrontadas com a ciência percebem estar equivocadas e na maioria das vezes mudam sua conduta. No caso do segundo grupo, sabemos que uma porcentagem pequena dos seres humanos são boçais, e quanto a esses não há muito que se fazer, posto que sempre haverá ignorância entre nós, entretanto, se contido nesse tipo de grupo, como no caso de terraplanistas, tendem a ser marginalizados socialmente e ridicularizados. A partir daí temos, claramente, que o grande problema do racismo entremeado na população é a falta de educação adequada, que dá margem aos simbolismos inseridos em parte da cultura nacional e muitas vezes reproduzidos sem reflexão(exatamente pela falta de educação). Concomitantemente, temos o aspecto do grande contingente populacional pobre em nosso país, incapaz de receber educação decente e, em muitos casos, sendo esse o fator decisivo para a perpetuação dessa pobreza de maneira geracional, uma vez que se torna mais difícil a ascensão social pelos métodos tradicionais(que não são obviamente os casos de jogadores de futebol e muitos artistas). Tendo isso em vista, o que se mostra imperativo no caso da educação brasileira? Em minha opinião, a resposta é clara; seria a promoção da educação fundamental e média de qualidade, o que leva uma geração para causar efeito, e nesse interregno, promover cotas de acesso à quem não teve condições equânimes de acessar colégios particulares pela falta de condição econômica. Ao mesmo tempo, também é necessário promover uma base curricular mais livre, que inclusive promova e incentive aos estudos de história da África e matrizes religiosas afro, por exemplo, gerando ilustração e conscientização nacional. Cotas não deveriam ser usadas, de maneira alguma, para normatizar algo que já é o espelho estatístico nacional, de população amplamente mestiça, parda e negra; tampouco esse tipo de pseudo-normatização forçada gera conscientização coletiva, senão mais tensão racial. A normatização(palavra horrível) do negro em certos círculos é intrínseca ao caráter educacional, só esse tem a capacidade factual de proporcionar ascenção social universal e romper, paulatinamente, com preconceitos abjetos de todas as espécies. As cotas sociais, portanto, se mostram mais justas e inclusivas, em minha opinião. Eu acredito que o ponto nevrálgico seja o de combater a pobreza pela inclusão educacional, uma educação básica de qualidade. Essa sim será a ferramenta capaz de realizar transformação social e erradicação de certos ranços culturais que ainda perduram de maneira real ou simbólica, oriundos do período de escravidão.
@zegonzales1
@zegonzales1 3 жыл бұрын
Não existe racismo estrutural no Brasil . Racismo não se refere a "injustiça" , pq o mundo é injusto desde que ele existe , racismo se refere a preconceito de cor . Sociedade "estruturalmente racista" é aquela que funciona com leis racistas e sistema judicial idem . Um bom exemplo era a África do Sul antes do fim do Apartheid . o Racismo no Brasil é Cultural , não estrutural . É Cultural por que brasileiro adora um preconceitozinho e um ódio ao diferente . BBB 21 prova que a militância de Esquerda não é moralmente melhor do que ninguém , MUITO PELO CONTRÁRIO .
@denilson_nunes
@denilson_nunes 3 жыл бұрын
Concordo com tudo que ele menciona, mas ainda sou mais na linha do Morgan Freeman sobre a consciência negra, precisamos saber que o mundo é racista e machista, e que temos um histórico e cultura que comprova isto e que precisa ser mudado, mas ter o máximo de cuidado para não aumentar ainda mais esta discriminação, seja ela qual for, com medidas de segregação entre as pessoas.
@zanolhotv2701
@zanolhotv2701 3 жыл бұрын
Você sabe que o Freeman mudou de ideia né?
@dansoares5582
@dansoares5582 2 жыл бұрын
@@zanolhotv2701 massacrado como ele foi, natural que tenha mudado.
@santossantana6929
@santossantana6929 2 жыл бұрын
Vc quer falar de economia? Ok, vc fala de grandes empresários, desculpa, a maior parte dos empresários no Brasil são os médios e pequenos, não os grandes, são esses que os tributos e obrigações as vezes tornam o empreendedorismo inviável, isso é um problema sério, pois, pessoas como eu e vc, temos dificuldade em sair de um trabalho formal e empreender exatamente por isso. O grande empresário vai bem obrigado. Alguns desses estavam no governo do PT por exemplo pegando empréstimos do BNDS, pagando propina a políticos, superfaturando obras, fazendo farra com dinheiro público. O grupo social mais "afetado" pela carga tributária são os que mais ganham e os que consomem produtos com maior alíquota tributária. Quando vc fala "pesquisas apontam", fica claro que vc pega a pesquisa que lhe convém e nem vai checar a veracidade, claro vc é formado em direito, não em Contabilidade. 1º Quem ganha até R$ 2.379,97 reais ao mês (R$ 28,559,70 reais ao ano) está isento de pagar IR. 2º O tributos em cima dos produtos de mercado por exemplo são feitos a partir da sua essencialidade, arroz, feijão, algumas carnes, laticínios, tem a menor taxa tributária, é isso que o pobre compra no mercado, o rico vc acha que come arroz feijão e frango? 3º Água e luz, dependendo da renda familiar, também tem desconto, em alguns casos tem taxa única simbólica. 4º Existem programas sociais governamentais que dão dinheiro para os mais necessitados Enfim, eu poderia ficar aqui citando mais dados, mas acho que esses já são o suficiente para invalidar essa pesquisa, que aliás eu conheço bem, falando sobre a taxa de impostos desigual, porque o impacto dele no salário do pobre é muito maior do que o do rico, essa pesquisa parte da premissa hipotética que ambos pagam as mesmas taxas mas não é assim que funciona, o sistema foi montado assim porque não seria possível cobrar impostos no mercado á partir da sua classe social, mas foram corrigidos com isenções no IRPF, com diminuição das taxas dos itens considerados da cesta básica, enfim, ali em cima citei 4 itens importantes que invalidam tal estudo. Meu segundo ponto é que caso houvesse mesmo a desigualdade apontada pela pesquisa, ela não seria estruturalmente racial, que é o tema do teu vídeo, ela seria uma desigualdade social apenas. Pois na comunidade carente não tem negros apenas, tem negros, pardos e brancos, homens e mulheres, esquerdistas e direitistas. Vc quis basear um ponto de vista errado para chegar na teoria de que as mulheres negras é que pagam mais impostos, mas ela está furada, como demonstrado. Veja que para cada mentira contada na forma de "pesquisas apontam", é preciso uma explicação monstro para desconstruir a narrativa equivocada. Esse seu vídeo é um desserviço a sociedade.
@JhonataSantossapien
@JhonataSantossapien 4 жыл бұрын
A fala me contemplou. Porém gostaria de acrescentar que abaixo das mulheres negras estão as pessoas trans negras.
@isaacbovolato3219
@isaacbovolato3219 4 жыл бұрын
@@marcosleite5121 acho que ele quis dizer tanto homem quanto mulher, não especificou
@rengarmono43
@rengarmono43 4 жыл бұрын
Negros em um todo ser trans ou n, n importa kkk espero q tenha entendido oq quis dizer
@ladislausalomefrancisco4437
@ladislausalomefrancisco4437 4 жыл бұрын
Não misture as coisas por favor. Respeite a dor das mulheres negras. Você é homem
@ladislausalomefrancisco4437
@ladislausalomefrancisco4437 4 жыл бұрын
@Blue Eyes que tipo de pobre?
@ladislausalomefrancisco4437
@ladislausalomefrancisco4437 4 жыл бұрын
@Blue Eyes sei que existem pessoas que realmente usam isso como ideologia política mas existe uma discrepância na forma de tratamento em relação a mulher negra. E sei também que não é marchas barulhentas que vai mudar isso. Uma educação justa e igualitária é a saída.
@lucianovieira4150
@lucianovieira4150 3 жыл бұрын
É Racismo qdo vc vai no shopping, ou no mercado e o segurança fica te seguindo? Ou falam volta pro seu canto... N quero q vc tenha nada... Vamo viciar ele... Racismo isso? Porq comigo acontece direto! Vou mete o processo!
@PolisHistoria
@PolisHistoria Жыл бұрын
Sou Negro, Vivi com o preconceito desde criança na minha família pois os demais são pardos e brancos... Não vou desacreditar que um dia teremos igualdade no Brasil. Sei que a luta é lenta, MAIS NAO VAMOS DESISTIR!!
@paulolima2107
@paulolima2107 Жыл бұрын
Ai você vê na própria familia uma pessoa ter boa colocação em emprego só por ter a pele um pouco mais pálida do que a sua.
@JoaoVitordaSilvaCarreiro
@JoaoVitordaSilvaCarreiro 8 ай бұрын
PRE 412 - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA. UFV
@artechmusical4357
@artechmusical4357 Жыл бұрын
A própria ideia de racismo estrutural, cotas, luta por direitos... acabou se tornando motivo de divergências entre os próprios negros, alguns dizem que somos vitimistas e que é impossível reproduzir de maneira inconsciente ou consciente um passado que não vivemos.
4 жыл бұрын
O professor Paulo Cruz fala também sobre Silvio Almeida nesse vídeo kzbin.info/www/bejne/jHuwfnyhoJ56m5Y
@DRIKADBPRODUCOES
@DRIKADBPRODUCOES Жыл бұрын
Precisamos aprender diariamente, obrigada Ministro, obrigada Boitempo. Esse vídeo é sempre atual.
@caiogandra2377
@caiogandra2377 Жыл бұрын
Mano é simples e óbvio, numa economia distorcida, com taxas tributária orrenda junto com uma desorganização tributária e uma inflação alarmante é óbvio que que paga a conta é o mais pobre, pois, se for pensar na quantidade de impostos cobrados do topo até a base e de se pensar que quem vai pagar mais no final são os mais pobres. Não disse nada de extraordinário tenho que dize, mas é importante levantar a discussão não sou um marxista, muito pelo contrário sou um libertario e tenho que dizer que a culpa dessa distorçao na mentalidade coletiva é culpa do Estado foi ele quem permitiu a escravidão negou que o povo negro pudesse se proteger e que pior legitimou a perseguição dos negros. A culpa é e sempre será do estado! Enquanto permitirmos que uma minoria de burocratas tome conta de nossas vidas essas infelicidades vão continuar acontecendo.
@BeatrizOliveira1911
@BeatrizOliveira1911 8 жыл бұрын
Queria ressaltar que é um excelente professor! É uma felicidade estar numa aula dele! O cara é foda
@victorcarlossilvavalentim4337
@victorcarlossilvavalentim4337 4 жыл бұрын
Ele ensina em qual faculdade Bia?
@davidkakon1189
@davidkakon1189 4 жыл бұрын
@@victorcarlossilvavalentim4337 USTJ
@Rob-h3w
@Rob-h3w 18 күн бұрын
Deu ruim,hein?!
@mateusfaria4797
@mateusfaria4797 4 ай бұрын
Já passou da hora de alterarem a proporcionalidade de tributação. Triste.
@AlissonSiri
@AlissonSiri 6 жыл бұрын
Sobre Cotas : sou totalmente a favor de cotas sociais (e acho que deveria ser 90% de cotas sociais em universidades públicas), mas contra cotas raciais e também explico o porque: digamos que numa faculdade há 500 vagas, e 50% são cotas sociais (para pessoas pobres). Logo, são 250 vagas para cotas sociais. Digamos que na população pobre (quem precisaria da cota), 80% são negros (pois a maioria dos pobres são negros), 15% brancos, 5% indígenas (essas porcentagens são só exemplos). Isso significa que em um possível grupo de 1000 pessoas que disputariam as cotas, 800 seriam negros, 150 brancos e 50 indígenas. Qual a necessidade de criar cotas raciais (seja para negros ou indígenas) se já boa parte das pessoas que disputam as cotas são negros? Sobre racismo estrutural: a maioria da população pobre no Brasil é de negros, morando em periferias, onde ocorre muita violência, então quando as pessoas vêem notícias de jovens negros sendo mortos em periferias, a falta de espanto não é pelo fato de serem negros, mas sim pela fato de ter ocorrido em favelas, pois a violência nas periferias sim já virou algo "normal" (embora não devesse ser). Portanto não concordo que isso seja racismo estrutural (e quem discorda do meu argumento, me explique o porque).
@ebanoban
@ebanoban 5 жыл бұрын
Eu concordo com vc em partes, mas vou além. Creio que cotas em universidades sejam apenas um paliativo, pois na realidade não tem como haver discriminação racial ou social na FUVEST, por exemplo. Entra quem acertar mais, quem corrige as provas nem tem acesso ao conhecimento da etnia do vestibulando. O racismo não afeta diretamente o vestibular, afeta o caminho anterior e posterior. Uma saída mais efetiva até do que a criação de cotas sociais nas universidades públicas, seria a criação de cotas raciais e/ou sociais, nas escolas particulares de classe A e B, talvez dando incentivos fiscais para essas instituições privadas, assim os alunos sairiam preparados "em pé de igualdade" com os outros para disputar uma vaga num processo seletivo. O outro problema também não é só entrar numa USP, é se manter e sair de lá com o diploma. É muito difícil pra um jovem pobre, principalmente um negro pobre, se manter numa rotina de estudos em horário integral, ainda arranjar tempo pra trabalhar e se sustentar e/ou sustentar a família, enquanto um jovem de classe A e B não teria essa necessidade. Então também deveriam haver bolsas de estudos para estudantes de baixa renda depois de ingressarem na universidade. Mas tudo isso da muito trabalho para os governantes e se durante 13 anos de um governo supostamente de esquerda não chegamos no ideal, não será nos próximos 4 ou 8 anos que iremos chegar. Então as cotas, do jeito que estão, é melhor que nada.
@jessica.froehlich.f
@jessica.froehlich.f 5 жыл бұрын
Você nem sabe como funcionam as ações afirmativas no Brasil, falou muito, falou merda e assinou o atestado de ignorante. Primeiro que todas cotas raciais no Brasil estão dentro das cotas sociais. Segundo que os brancos pobres nunca se organizaram para lutar pelas cotas sociais. As cotas sociais são um brinde que nós brancos que ficamos com a bunda sentada na cadeira ganhamos de presente do movimento negro que lutou MUITO para conquistar as ações afirmativas. Terceiro, você não assistiu o vídeo ou não foi capaz de compreender. É por isso que você não passa no vestibular, você é burro, a culpa não é das cotas. Quarto, larga de ser desonesto e preguiçoso e vai ler qualquer pesquisa sobre a população brasileira, renda média, percentual de negros na política e etc. A cor é determinante na situação econômica.
@eliomarjesusdossantos2782
@eliomarjesusdossantos2782 Жыл бұрын
Negros e brancos...não dispararam ao mesmo tempo na corrida pela ascenção social...saímos depois de iníquos 400 anos de trabalhos forçados,sem direito à educação ou à uma formação profissional! Como atenuarmos o círculo viçioso de miséria e pobreza indigna?Cotas raçiais ou a nossa "indenização"...sem falarmos dos danos espirituais! Por 400 anos! Sem falarmos em juros e correção monetária... Co
@vivaldoconceicao6047
@vivaldoconceicao6047 5 ай бұрын
Que posicionamento e leitura perfeita do filósofo Silvio,...estava indo dormir quando esse video me chamou atenção através do tema. meus parabéns professor. Forte abraço e gratidão. Vivaldo dos Anjos (Salvador - Ba)
@marizavisuarte7842
@marizavisuarte7842 Жыл бұрын
Não só para os pretos e ou brancos etc. No Brasil quem sustenta a pirâmide é quem ganha pouco e paga muito mais !!!
@amaurijose6109
@amaurijose6109 4 жыл бұрын
Professor, a única palavra que eu tenho a acrescentar no seu fantástico comentário, é: respeito
@VanessaSilva-mi1zb
@VanessaSilva-mi1zb 4 жыл бұрын
Se vocês quiserem saber o porque do racismo no Brasil de uma forma clara, que vocês entenda assista esse vídeo. kzbin.info/www/bejne/b2mWd5mdn8SaeNk
@MariaAparecida-ep3pr
@MariaAparecida-ep3pr 4 жыл бұрын
K
@Rob-h3w
@Rob-h3w 18 күн бұрын
Te faturou?
@direitovale2240
@direitovale2240 2 жыл бұрын
Eu sou parda , filha de mãe negra e pai pardo Minha mãe e irmãs que são mais negras que eu , na minha infância me chamavam de cor de bosta Na concepção delas , só era bom ou bonito a cor morena;O negro era o mais forte e o brancos os fracos Os brancos eram branquelos azedos; As pessoas negras possuem os traços mais bonitos , como bocas grossas etc enquanto os traços brancos são feios Entretanto, eu nunca na vida presenciei alguma pessoa branca fazendo algo parecido ou me ofender por não ser negra como a minha família
@martindutel3830
@martindutel3830 Жыл бұрын
Gostaria de saber quando vamos ouvir falar do racismo científico praticado no século XIX e XX
@maludaflon7886
@maludaflon7886 9 ай бұрын
Pera aí, não é verdade que a morte de pessoas negras não causa espanto na sociedade. Basta ler os comentários para saber que a maioria aqui, inclusive eu, se espanta sim.
@brian7becker
@brian7becker 7 жыл бұрын
hmmm O que eu sempre percebi tem nome... racismo ou machismo estrutural. Eu chamava de condicionamento de racismo instaurado na sociedade que é passado de geração para geração... Ótimo vídeo!
@luizwanner1213
@luizwanner1213 4 жыл бұрын
Parabéns professor!!! Muito elucidativa a sua palestra ...
@algumnomeaihehe
@algumnomeaihehe 2 жыл бұрын
@KZbin User projeção forte rei, mas alem do argumento emocional você tem algum fato ou citação? beijos de luz
@Daniel-pu6od
@Daniel-pu6od 2 жыл бұрын
E como resolver ?
@tojogornottojog1100
@tojogornottojog1100 2 жыл бұрын
Corno manso 😂
@robson.silva-unesparparana5664
@robson.silva-unesparparana5664 Жыл бұрын
NO BRASIL TAMBEM TEMOS O FASCISMO ESTRUTURAL
@BrunaLima-mq1pr
@BrunaLima-mq1pr 2 жыл бұрын
Pelo que entendi o racismo foi estruturado por um patriarcado branco e foi politizado e naturalizado a exemplo disso a novela o cravo e a rosa
@nestorrennanegreiros9375
@nestorrennanegreiros9375 4 жыл бұрын
Naturaliza a violência contra os pobres, o problema é que a população negra compõe eu diria a maior parcela da população pobre...
@J_Aires
@J_Aires Жыл бұрын
Não da pra normalizar o racismo de nenhum ponto de vista, o racismo não é normal, pode ser comum na nossa sociedade, mas não é normal!
@gargameldw
@gargameldw Жыл бұрын
O que é estrutura? O que é estrutural? Respondendo essas 2 perguntas, vc descobre que não existe "racismo estrutural". Racismo sim existe, racismo estrutural não.
@perciosplace
@perciosplace Жыл бұрын
a pobreza que asola em grande maioria as pessoas negras, é parte do racismo estrutural, pq ela provem da escravidão, e os netos dos EX escravos ainda sofrem com ela
@ProjetoPentaBr
@ProjetoPentaBr 11 ай бұрын
​@@perciosplace Isso não torna o racismo estrutural. Isso torna o racismo histórico e com grande influência no sistema, mas não como estrutura fundamental dele. Dizer que o sistema é racista é humanizar um sistema que pouco olha para raça: se fossem judeus, portugueses ou africanos na base da sociedade, continuariam tendo menos oportunidades e, portanto, permanecendo na base social (em vez de negros, a classe baixa da nossa sociedade poderia ser qualquer outro grupo social). Agora, dizer que o racismo é estrutural é dizer que tudo, absolutamente tudo, todos os sistemas da sociedade são racistas, porque são "estruturados" (palavras do ministro) pelo racismo. Ou seja, essa nossa própria conversa seria racista. Nossa academia intelectual, na sociologia, história, política etc., seria racista. Inclusive quem é antirracista seria racista. Isso é tentar ver racismo onde não tem. É igual acreditar que quando um homem interrompe uma mulher é sempre por causa de machismo, sendo que homens se interrompem o tempo inteiro. Ou que, quando um homem mata uma mulher, é desigualdade de poder e, portanto, feminicídio, mas, quando um homem mata outro homem, aí sim tem várias justificativas do porquê.
@detudoumpouco3570
@detudoumpouco3570 10 ай бұрын
​@@ProjetoPentaBro racismo se configura como um processo estrutural por usa conjuntura, por seu processo histórico, Silva de Almeida ressalta as 3 maneiras estruturais racistas, econômica, subjetiva e política. O mecânismo histórico constitui o estrutural do racismo. Ele não diz que o racismo está em todo lugar como você fala. Sobre o significado da palavra estrutura, você deve estudar algo que é passado no ensino médio, o uso da semântica no seu devido contexto. Não consigo compreender como um vídeo curto de 10 minutos pode ser tão difícil, para você conseguir entender.
@detudoumpouco3570
@detudoumpouco3570 10 ай бұрын
​@@ProjetoPentaBrvocê se contradiz no seu primeiro parágrafo, como um fato histórico não tem estrutura?
@detudoumpouco3570
@detudoumpouco3570 10 ай бұрын
Um vídeo tão bem explicado e você não conseguir compreender, chega a ser extremamente assustador.
@martaxavier4763
@martaxavier4763 18 күн бұрын
História triste mas terá que enfrentar os tribunais.
@gabspacheco40
@gabspacheco40 5 жыл бұрын
Objetivo: Odiar todo mundo Obstáculo: Silvio Almeida
@TVBoitempo
@TVBoitempo 5 жыл бұрын
Hahahaha
@csarchannel7681
@csarchannel7681 3 жыл бұрын
O cara é autor de Marxismo e questão racial, a velha luta de classes, como sempre a divisão do ser humano em categorias...pena que os diálogos neste tema sejam tão ideológicos e pouco solucionadores do problema, só aumenta a disparidade.
@zanolhotv2701
@zanolhotv2701 3 жыл бұрын
Pega Cuba que seguir a cartilha da luta de classes, hoje Cuba é o país com a maior miscigenação em Cargos políticos, cerca de 51% dos politicos cubanos são negros, inclusive dois vice presidentes. Mas realmente, o marxismo não soluciona nenhum problema
@csarchannel7681
@csarchannel7681 3 жыл бұрын
@@zanolhotv2701 O marxismo realmente não funciona, mas Cuba também não!!
@Brunosbeto
@Brunosbeto 8 жыл бұрын
Boa explanação sobre o que é racismo estrutural. Compartilhando...
@janainasantos6934
@janainasantos6934 Жыл бұрын
Ministro do governo Lula! Maravilhoso!!!
@martinrestwood9064
@martinrestwood9064 7 жыл бұрын
Esse senhor é extremamente inteligente e debate com leveza um assunto tão triste e enraizado na nossa sociedade. Parabéns pelas palavras👏🏿👏🏿👏🏿
@camaradalampiao3436
@camaradalampiao3436 Жыл бұрын
É SÓ UM DEFENSOR DO CARREIRISMO NEGRO. SUBMETEM TODA A LUTA DO POVO À PAUTA IDENTITÁRIA FABRICADA PELO GOVERNO NORTE AMERCANO. TUDO COM UM SÓ OBJETIVO: OCUPAR POSIÇÕES MELHORES NUMA SOCIEDADE TOTALMENTE DEGRADADA. O IDENTITARISMO NÃO PRESTA.
@josevicentemartins9085
@josevicentemartins9085 3 ай бұрын
Declaração de intenções . sou branco, sou português, sempre vivi em Portugal, portanto não posso falar da realidade do Brasil em termos de racismo. Causa-me uma enorme impressão o racismo em si e abomino-o em qualquer das suas formas. Por exemplo, em Portugal tivemos um primeiro - ministro de origem indiana, vários ministros e vários deputados de origem africana, o que é normal, dado que Portugal têve colónias até há bem pouco tempo. Todavia, nas ex-colónias , nenhum branco ( nenhum ) branco integra os seus governos, apesar de haver brancos que nasceram lá e por lá ficaram. Creio que isso possa, eventualmente, consistir nalgum tipo de racismo. Quanto a ciganos, por um lado consideram-se portugueses, mas recusam-se a seguir as leis portuguesas, por exemplo casando compulsivamente meninas aos 12 anos, não deixarem as filhas frequentar a escola, os meninos nas escolas portam-se mal e quando o professor ou professora os repreende os pais vão à escola tentar bater -lhes , não pagam impostos, são violentos em supermercados e hospitais, porque exigem ser imediatamente atendidos sem esperarem a sua vez... quando um não cigano diz que não está de acordo com o modo de vida de um cigano, então, é considerado um racista. Racismo não, nunca, mas deveríamos não confundir más práticas de vida que ofendem e naturalmente irritam os cidadãos comuns, no seu dia a dia, com racismo, o que acontece amiúde.
@manuellearantes5221
@manuellearantes5221 7 жыл бұрын
Com certeza uma das minhas melhores descobertas no KZbin!
@fernandomartinsmaldonado820
@fernandomartinsmaldonado820 3 жыл бұрын
um estudo de 2010 do IBGE mostra que os brancos correspondem a 47.51% da população, os pardos correspondem a 43.42%, negros correspondem a 7.6%. esse 52% de pessoas negras dado pelo professor só é possivel se juntarmos a quantidade de negros com os pardos, mostrando uma falácia tendenciosa de tentar colocar alguns problemas onde nao tem... (lembrando que em nenhum momento eu disse que não existe racismo no brasil.)
@thiagomoreira5287
@thiagomoreira5287 3 жыл бұрын
Esse grupo de 7.6% vive uma estagnação econômica desde sempre, e não é culpa do racismo primariamente, mais sim do Estado ao todo que é racista
@knighttemplar9362
@knighttemplar9362 4 жыл бұрын
Vênia data máxima aos doutos, mas muito categoricamente me sinto obrigado a discordar de sua análise porque ela é de certa forma superficial e unifocal. A minha posição sobre o tema foi a princípio de explicar ou de tentar explicar, ainda que de forma muito genérica e primária para muitos que nada sabem onde e como nasceu ou se originou o racismo para uma melhor compreensão se é que ela pode ser explicada para ser compreendida, que o mundo contemporâneo ainda pratica o racismo e que ele é um comportamento global ou universal ativo no mais abrangente uso da palavra. Como foi dito e bem lembrado no começo do vídeo, sobre a pratica racista contra outras etnias, sendo essa notoriamente de forma mais amena, simplória ou sem o devido destaque, o Racismo não pode e não deve ser o pano de fundo principal apenas para caracterizar ou esteriotipar os indivíduos de tez escura como as grandes e únicas vítimas desse comportamento!!! O racismo se aplica à outras etnias de igual forma e teor e a outros pequenos grupos sociais de mesma maneira e intensidade. A ideia de rotular o racismo apenas aos afrodescendentes ou negros é um mimo que sempre é usado como um mantra por essa classe específica de pessoas. O meu enfoque mostra que o racismo também é praticado no país de origem da raça negra, no caso a África, entre os próprios negros contra os próprios negros e esse desentendimento pelos problemas que já mencionei, ainda são na nossa contemporaneidade, um dos principais fatores que fomentam as desigualdades, que continuam matando os africanos e separando os irmãos de cor dentro de sua própria casa. Não se deve polarizar ou enfatizar o racismo apenas para um determinado grupo ou etnia específica porque além de ser um erro descomunal é uma aberrante forma de desconhecimento sobre o assunto. Já chega de vitimismos!! Deixemos isso a cargo da História e que reescrevamos uma outra!! Já passou da hora das minorias e raças que se sentem menosprezadas, excluídas e "perseguidas" mostrarem seus potenciais e natos valores!! Como escritor que sou, vos deixo uma máxima bem contemporânea e aplicável à esse tema: ..."Não deve ser a tez da pele que determina as limitações de qualquer raça ou etnia, mas a cabeça onde o cérebro não precisa ter cor." ... Ricardo Fischer.
@carolinarobertadasilvanuve5495
@carolinarobertadasilvanuve5495 3 жыл бұрын
Eu até gostei um pouco da explicação dele , não tenho o estudo que o pessoal aqui tem, porém desde pequena vejo uma briga de cores por causa do racismo , escravidão e até hoje a há sociedade se dividi e até mesmo vemos o ódio entre as pessoas por isso claro os negros sofrem preconceito mas hoje tem uma briga racial um ódio do branco com negro e negro com branco as vezes a outra pessoa não precisa fazer nada ser negro ou ser branco de olhos azuis já traz um ódio em certas pessoas , não sei que tipo racismo estou falando não é o estrutural é só ser de certa cor ,isto me incomoda muito.
@cboavista4128
@cboavista4128 Жыл бұрын
Vale lembrar que a história da escravidão tem mais de "3500 anos", e durante maior parte deste tempo jamais teve como motivação questões raciais. (19:52) O mesmo estrativismo e exploração que nos queixamos tanto, são praticados desde sempre entre tribos africanas, asiáticas e principalmente entre euroopeus. Hipocrisia nossa atribuir todo o ônus de responsabilidade de um processo multimilenar à povos brancos, quando os primeiros escravizadores brancos "compravam" escravos de escravizadores negros na África. Fato!
@orphan-rv3zy
@orphan-rv3zy Жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/g6DIg4Wse5Kjb6c
@paulopontesadv
@paulopontesadv 3 жыл бұрын
Fiz estágio com essa fera em 1997 (98), em um escritório de advocacia em SP. Éramos acadêmicos de Direito, à época. Naquele tempo eu já sabia que ia "dar boa" !! Diferenciado !! Baita de uma cabeça !!
@Leandro-Ferreira.
@Leandro-Ferreira. 23 күн бұрын
😂 Confia.
@gracienecastrodasilva2571
@gracienecastrodasilva2571 2 жыл бұрын
Vim ver o vídeo para o concurso de professor em 2023
@GretgorPooper
@GretgorPooper 6 жыл бұрын
Tenho que me acostumar a não ler os comentários nos vídeos da Boitempo. Sempre tem gente de mente pequena (geralmente de direita, por que será) xingando o prof. Silvio sem entender bosta nenhuma.
@TVBoitempo
@TVBoitempo 6 жыл бұрын
Dureza, Gretgor...
@manoeljunior5281
@manoeljunior5281 4 жыл бұрын
'Geralmente de direita' não concordo. Lembre-se que a constituição que aí está, foi baseada nós princípios de uma sociedade esquerdista. Sem falar da CLT. Eu enquanto conservador ("direita") concordo plenamente com o Prof. Essa cultural estrutural, não só no Brasil, é sistemático e atinge inclusive os negros. Devemos pensar no cerne da coisa. E não fazer desses problemas uma bandeira política, como incansavelmente faz a esquerda (comunista/socialista) no Brasil e no mundo.
@diegonexus3082
@diegonexus3082 4 жыл бұрын
@@manoeljunior5281 mas o Silvio é marxista, ele diz o tempo todo que o capitalismo é racista não existe nada que não seja política, se você foge da política vai ser manipulado por quem gosta dela política não é só partido político não, vida social é política!
@manoeljunior5281
@manoeljunior5281 4 жыл бұрын
@@tiagomoraes1510concordo contigo. Fruto da ignorância política. Sou mais um desses ignorantes. Tenho um pai que fundou 23 diretórios do PT, tenho 2 irmãos com nomes que fazem menção aos ditadores comunistas, nasci, cresci, convive (e ainda convivo) cercado de marxista/comunista durante toda minha vida. Acreditei em tudo que me foi posto. Somente aos 36 anos (hoje tenho 37) consegui ver claramente. Mas, como você disse, fruto da Ignorância Política. Não mais.
@PsyFernando67
@PsyFernando67 4 жыл бұрын
@@manoeljunior5281 O cara claramente está ouvindo vozes. O que você disse é que tinha uma visão de mundo e hoje ela é diferente. Eu brindo a essa liberdade de escolha e desejo isso para todas as pessoas no mundo.
@rubensfonseca67
@rubensfonseca67 Жыл бұрын
O Governo Lula possui quantos % de Negros e Mulheres compondo as pastas ?????
@aynoarayane2422
@aynoarayane2422 Жыл бұрын
Possui mais % do q qualquer governo anterior já teve
@claizasantos5599
@claizasantos5599 4 жыл бұрын
Quando eu entro num ônibus lotado 6:00 da manhã ,la esta o negro o branco o amarelo o vermelo todos na mesma situação,
@DavijonatasPimentel
@DavijonatasPimentel 6 ай бұрын
Então vai para a Europa eles vão adorar você.
@Diegoix5ks
@Diegoix5ks 6 ай бұрын
Tao esperando o ser humano ficar perfeito enquanto quem vive acordado tem de trabalhar se quiser comer como em qualquer doutrina econômica que inventarem ! 😂😂😂
@gabes9811
@gabes9811 5 ай бұрын
nenhum desses, tirando o negro, foram e ainda sao escravizados
@ZukTheZuka
@ZukTheZuka 4 ай бұрын
​@@gabes9811a escravidão não sobre cor, inclusive no Brasil podia-se ter escravos brancos. Além disso diversos povos foram escravos ou dizimados ao longo da história, não os AFRICANOS 👍
@mariasoares2410
@mariasoares2410 Ай бұрын
55 % da população negra no Brasil e o lugar dessa população na política, nas grandes profissões, nos melhores restaurantes é quase nula... essa conta não fecha!
@jorgekoffi
@jorgekoffi 6 жыл бұрын
Racismo é estrutural e estruturante, "a morte de pessoas negras não causam espanto nas pessoas". Excelente texto, parabéns!
@AiwaLover
@AiwaLover 2 жыл бұрын
Isso é ele que diz. Identitario enviesado. Esta pregando o que no fundo eke quer: guerra de etnias. E nao de classes.
@elisetebonifacio4014
@elisetebonifacio4014 Жыл бұрын
Mimimi mimimi mimimi,aff..
@picanha120
@picanha120 Жыл бұрын
As vezes estão fazendo merda
@joberto90005
@joberto90005 Жыл бұрын
@@elisetebonifacio4014 eu acho que você está numa cor errada você é negra mas não gosta de negro um dia quando você for morta como o negro é morto na sua reflexão morte você falará É verdade eu morri e foi assassinada descriminalizada por ser negra Agora vejo que não é mimimi é verdade mesmo os brancos azedos estão matando os negros
@canaldasmoedas9184
@canaldasmoedas9184 Жыл бұрын
Não causam espanto, ao ser mais uma morte, é comum ver morte de tantas e tantas pessoas em notícias, ninguém fica espantado por isso, não importa cor da pessoa, o que aconteceu foi que morreu e pronto, morreu e sendo noticiado, morte atrás de morte, e isso vai para as notícias, ninguém liga se é negro ou branco, ninguém deve se importar com coisas assim, são pessoas, não apenas cores, são humanos, não coisas diferentes, são semelhantes.
@arnaldotomazdasilva5074
@arnaldotomazdasilva5074 Жыл бұрын
Eu como negro me coloco na situação de parabenizar e questionar o seguinte,esse vídeo tem seis anos,contudo agora,na condição de ministro dos direitos humanos,se haverá um levante mesmo que pequeno,contra essa estrutura que está aí há séculos?😢
@ricardo45607
@ricardo45607 8 жыл бұрын
Tem varios que acham td isso lorota, mentes tao fechadas!
@vilobaldosandes8550
@vilobaldosandes8550 3 жыл бұрын
SIM MAS O CANAL PORTA DUS FUNDOS E RACISTA POSSO PROVAR
@alexandretheodoro2414
@alexandretheodoro2414 Жыл бұрын
Me parece que temos um sinal de evolução da sociedade, quando um intelectual desse patamar faz parte da estrutura que a governa.
@Luiz-qk3hp
@Luiz-qk3hp 7 ай бұрын
Kkkkkk
@mricardo7672
@mricardo7672 7 ай бұрын
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Fazueli
@vorveiro
@vorveiro 8 ай бұрын
Eu vou comentar sobre o tema pela minha experiência! O meu pai, é racista pra caralh! A familia dele descendente de italiano! E casou com minha mãe! Nordestina e que tem o mesmo tom de pele que o meu. Pelo que eu entendi do meu pai e os amigos racistas dele, não é o tom de pele que eles odeiam, e sim o COMPORTAMENTO DOS NEGROS! Qualquer comportamento que foge do padrão, segundo eles é "coisa de preto" e precisa ser aniquilados. Mas precisa ser aniquilado, não porque eles odeiam, é pq geralmente os negros se sentem diferentes! Querem fazer suas próprias músicas, girias, estilos de roupas, etc..etc... Eles ficam nervosos, pois as pessoas negras são iguais a todos, mas por um motivo misterioso os negros querem se distanciar e serem diferentes! O meu pai infelizmente acaba generalizando, todos os negros que ele ver na rua, ele já assimila como um cara racista que quer ser diferente! Ele fica falando que os negros ficam de "mimimi" fica dizendo que eles estão se comportando igual pretos etc...etc... O meu pai e seus amigos adoram ver um negro cantando uma opera por exemplo! Porque segundo eles, esses negros realmente sabem que são normais e não precisam fazer "negrices" Eu sei que é um assunto muito pesado! Mas é necessário falar e mostrar a visão dos racistas. Na cabeça do meu pai e seus amigos, os verdadeiros racistas são os negros! Além disso, o ex-patrão da minha mãe, vivia nos Estados Unidos, e ele falava abertamente que não gostava dos negros dos Estados Unidos, mas não por causa do tom da pele, e sim comportamento! Lá nos Estados Unidos, existe muito disso de separação entre as pessoas! Lá tem grupos de armênios, chineses, judeus, etc... etc... Cada um com seu bairro. E no bairro dos negros e latinos tem muita droga, assaltos, gangues, ruas pixadas, usuários de entorpecentes, som alto, crianças sem pai, mães solteiras etc..etc... Então automaticamente as pessoas olham para um negro e ja generaliza achando que ele pertence a esse grupo. É claro que hoje em dia mudou bastante! Pois os Estados Unidos está querendo tirar essa impressão dos negros. Não é atoa que em muitas instituições norte americanas, existem diversos negros ocupando grandes cargos. Então, se eu fosse resumir, tanto o negro quanto ao branco, ambos se chamam de racistas. A melhor maneira de acabar com isso pelo menos no Brasil, é as pessoas aceitarem os fatos de que somos brasileiros! Apesar da diversidade de fisionomia, todos nós temos o mesmo sangue e descendencia! A partir do momento que você estiver preconceito com alguém, automáticamente você está tendo preconceito contra você mesmo.
@TheGuardian816
@TheGuardian816 6 ай бұрын
Desculpa a expressão, seu pai é um tosco que precisa de letramento racial e você colocou aqui meio que um protótipo de "democracia racial", que na teoria é bonitinha, mas na prática nunca funcionou nem existiu no Brasil.
@TheRamoneLuis
@TheRamoneLuis 7 жыл бұрын
Ninguém poderia ter explicado melhor. Parabéns!
@augustonascimento4547
@augustonascimento4547 2 жыл бұрын
O PL 4367/2020 do Dep Fed Pompeo de Mattos, PDT-RS, referente a concessão do décimo quarto salário para aposentados e pensionistas do INSS está tramitando na Câmara Federal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???!!!!!!!¡!??!!
@vaniahelena2480
@vaniahelena2480 Жыл бұрын
Tenho aprendido tanto com os meus filhos, eu não percebia que o racismo estava em algumas pessoas da minha família. Achávamos natural as piadas que se faziam . Hoje tenho plena consciência que tudo era muito errado. Eu não posso imaginar a dor que as pessoas negras sentem por tudo que passam. Mas eu sinto muito. Eu não sou racista e nunca vou fazer parte disso.
@gins9094
@gins9094 3 жыл бұрын
Que porcaria de explicação!
@lidielsonferreira7378
@lidielsonferreira7378 4 ай бұрын
revendo esse vídeo maravilhoso do nosso ministro, devido a um curso que estou fazendo e olha, vou te dizer, infelizmente esse vídeo ainda continua atual, e tenho o receio de que permaneça assim.
@viainsight
@viainsight 23 күн бұрын
A nova temática: assédio estrutural
@canaldiversaoearte
@canaldiversaoearte 3 жыл бұрын
ESPECIAL MOVIMENTO sobre Consciência Negra: kzbin.info/www/bejne/bnylpKeDd62gl8U
@evandroperin5453
@evandroperin5453 8 жыл бұрын
Leitura perfeita, compartilho de seu modo de perceber esse debate, parabéns! !!
@moisesbrito8159
@moisesbrito8159 Жыл бұрын
SILVIO ALMEIDA, Ministro dos Direitos Humanos NÃO NÃO NÃO, Você deveria ser Presidente do Mundo, de todos os países. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. CHEGA DE PRESIDENTES IMBECIS.
@wagnerbahia4205
@wagnerbahia4205 6 жыл бұрын
Parabéns, meu amigo! Dissertação lúcida e eloquente.
@moisesbrito8159
@moisesbrito8159 Жыл бұрын
SILVIO ALMEIDA, Ministro dos Direitos Humanos NÃO NÃO NÃO, Você deveria ser Presidente do Mundo, de todos os países. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. SILVIO ALMEIDA PRESIDENTE 2026. CHEGA DE PRESIDENTES IMBECIS.
@3do750
@3do750 6 жыл бұрын
Bah ganhou mais um inscrito muito bom
@TVBoitempo
@TVBoitempo 6 жыл бұрын
Viva, Jonas! Bem vindo! Em agosto sai vídeo novo do Silvio Almeida, aliás!
@thiagoapenaseu3252
@thiagoapenaseu3252 Жыл бұрын
Há infiltrados aqui...
@ladyrafiuscks
@ladyrafiuscks 4 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏a luta brasil!! Mudar já!! Bolsonaro na cadeia!!
@MarcosRodrigues-gh9qy
@MarcosRodrigues-gh9qy Жыл бұрын
Conheço empresários negros, médicos negros, juizes negros, policiais negros, delegados negros, atletas negros, cantores negros, artistas negros... Tivemos presidentes negros mesmo antes de países de primeiro mundo. Racismo estrutural...
@taxdriver.carlos
@taxdriver.carlos Жыл бұрын
você fala isso porque não é negro, não é gente como a gente
@josevictor7835
@josevictor7835 Жыл бұрын
O Brasil nunca elegeu diretamente um presidente negro, o máximo q teve foi o Nilo Peçanha, que assumiu enquanto vice Nunca tivemos um negro eleito presidente
@jovinateodoro5563
@jovinateodoro5563 7 жыл бұрын
Aprendi bastante nestes poucos minutos; simples, claro, didático. Obrigada!
@TVBoitempo
@TVBoitempo 7 жыл бұрын
Que bom, Jovina! O Silvio Almeida coordenou um dossiê fantástico sobre "Marxismo e a questão racial" que está saindo na edição de novembro da revista da Boitempo, a "Margem Esquerda". Ainda esta semana, publicaremos mais vídeos dele aqui na TV Boitempo! ;)
@Karatejin
@Karatejin 7 жыл бұрын
Parabéns!! Fui convidado a dar uma palestra com esse tema poucos dias atrás. Esse vídeo - somado um de Djamila Ribeiro sobre Racismo e Interseccionalidade e Emicida ajudaram bastante! Já me inscrevi no canal!
@TVBoitempo
@TVBoitempo 7 жыл бұрын
Que bom, Jomo! Seja bem-vindo. :) Boa leitura e bons estudos! Aliás, acabamos de publicar um novo vídeo com o Silvio sobre "Marxismo e a questão racial", tema do dossiê coordenado por ele na última edição da revista da Boitempo, a Margem Esquerda! Aí vai o link: kzbin.info/www/bejne/oJbHfZWVhqiLf80
@rpa1983
@rpa1983 7 жыл бұрын
Jomo, você tem blog, canal ou pagina sobre o assunto?
@Karatejin
@Karatejin 7 жыл бұрын
Oi Rodrigo! Tenho um blog: professorjomo.blogspot.com Meu canal do youtube precisa ser totalmente reformulado. Vai tomar um tempo razoável...
@rhaneoliveira1481
@rhaneoliveira1481 3 жыл бұрын
Já vi muita pessoa sofrendo racismo diga não au Racismoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Comenta aí diga não au Racismo
@rhaneoliveira1481
@rhaneoliveira1481 3 жыл бұрын
Diga não ao racismo
@alexandrebarros933
@alexandrebarros933 4 жыл бұрын
Sou professor é uma honra de ver e ouvir um homem tão preparado.
@pretaresisteresite3269
@pretaresisteresite3269 3 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/kKvIfHx5oMejapI tirem suas conclusões, a partir dos 40 seg
@renivaldomoreira9563
@renivaldomoreira9563 Жыл бұрын
O racismo e triste é constagedor , agente ver isso isso muito nas redes sociais com brincadeiras receativa.
@renivaldomoreira9563
@renivaldomoreira9563 Жыл бұрын
As brincadeiras recreativas nas redes sociais e nas rodas de brincadeiras e indetificado este assunto.
@agnesguimaraes732
@agnesguimaraes732 4 жыл бұрын
Ótimo vídeo indicado pela Rita do tempero Drag ! Me espanta tal realidade que nós pessoas negras vivemos em pleno sec 21 e quanto esse vídeo é necessário,parabéns pelo trabalho de vcs ❤️
@acsyssolar781
@acsyssolar781 4 жыл бұрын
"Sistematico....éh isso ai.!! ✨👍...O Antisemitismo entre outras pode ser uma especie de "Anomia $ocial, éh..esttrutural....✨✨✨
@leandrosilva5672
@leandrosilva5672 5 жыл бұрын
Silvio isso só vai começar a mudar qua esses 52 estiver na política como deputados federais e estaduais, senado só dessa forma
@rebecakarolyne3136
@rebecakarolyne3136 3 ай бұрын
👏👏👏👏
@Sergiobob
@Sergiobob 3 жыл бұрын
Obrigado Boitempo! Obrigado Silvio Almeida! Vídeo maravilhoso 👏🏾👏🏾🌹❤️
@power9922
@power9922 5 ай бұрын
Voce descreveu tudo o que eu penso sobre o racismo, porém de forma mais formal, eu gostei (OBS: tenho 16 anos)
@felipekc79
@felipekc79 8 жыл бұрын
Obrigado Boitempo, quantas vozes interessantes!
@claudioantoniodossantosgui6245
@claudioantoniodossantosgui6245 Жыл бұрын
Racismo existe no brasil,mas não está na estrutura .
@ProjetoPentaBr
@ProjetoPentaBr 11 ай бұрын
A estrutura simplesmente reproduz condições econômico-materiais que já existiam há muito. É um absurdo dizer que o sistema é racista, porque ele tende a dar menos oportunidades para qualquer classe social que esteja na base, independente da raça, gênero ou sexualidade. Dizer que ele é racista é humanizar um sistema que em si não depende de separação racial alguma.
@mccaldeira1968
@mccaldeira1968 3 жыл бұрын
Silvio Almeida é simplesmente fantástico, na clareza e profundidade de suas análises. Parabéns Boitempo pela publicação do vídeo.
@emanuelteixeiradefreitas2250
@emanuelteixeiradefreitas2250 5 жыл бұрын
Trabalho em um hotel 5 estrelas no Rio de Janeiro . Me entristece muito não ver negros brasileiros frequentando o lugar . Os negros que se hospedam são em grande maioria americanos
@fabiannamartins5897
@fabiannamartins5897 7 жыл бұрын
Isso é verdade, até produtos para cabelos afros são mais caros.
@rengarmono43
@rengarmono43 4 жыл бұрын
Kkkk por sorte corto meu cabelo fds kkkk
@rengarmono43
@rengarmono43 4 жыл бұрын
Mas isso é algo de mercado mesmo com o tempo o preço vai dimuir
@Lianebee2721
@Lianebee2721 3 жыл бұрын
O preço tá diminuindo agora, eu acho. Ainda ben
@lindaogostoso9363
@lindaogostoso9363 3 жыл бұрын
meu Deus agora vao querer inventar o feijao preto do carioca, vao dizer que o feijao preto é pra negros e o carioca é para os pardos e o branco é para os brancos? comentario sem noçao. minha filha produtos pra cabelo de negros nao sao mais caros porque o cabelo dos seres humanos de pele mais escura sao mais encaracolados? e por isso mais dificil de tratar? agora me explica o que xampoo de cabelo tem a ver com racismo?
@Lianebee2721
@Lianebee2721 3 жыл бұрын
Moço, produtos pra cabelo feminino variam sim, composição, resultados. Não sei se vc tem cabelos longos cacheados e se cuida bem deles, mas pelo menos com a maioria das garotas cacheadas que conheço é assim. Procuramos sempre aquele indicado para nosso cabelo pq os resultados são melhores. Composição muda quando o objetivo são cabelos diferentes
@Ana-rg6ks
@Ana-rg6ks 2 жыл бұрын
Pelo meu entendimento, de maneira superficial, Racismo estrutural é algo normalizado, algo aceito como cumum, a discriminação normalizada na vivência social, sendo na economia, no trabalho, na educação, no lazer, etc. Correto? Adquiri seu livro ontem, ansiosa para absorver esse conhecimento tão nescessário.
@RicardoUrbano
@RicardoUrbano 6 жыл бұрын
Que video FODA FOI ESSE. PQP
@w.a.h.c
@w.a.h.c 5 жыл бұрын
Que país é esse....
@alezinhapaixao
@alezinhapaixao Жыл бұрын
Eu fiquei maravilhada quando fui morar na Geógia Estados Unidos, uma das maiores redes de hospitais tem como diretora uma mulher Preta, os hospitais tem muitos profissionais médicos, fisioterapeutas, enfermeiros Pretos wow eu fiquei muito emocionada ao ver isso, sem esquecer dos canais de televisão somente com pessoas Pretas eu falo de noticiários, filmes, talk shows etc, coisa que quase não se vê no Brasil! Eu quero que meu país chegue a esse nível, pessoas Pretas ocupando espaços que infelizmente normalizamos ver somente pessoas brancas! E que o "pardo" assuma a sua negritude, porque o pardo só aceita que é Preto quando ele vai para outros país, porque os brancos fazem questão de mostrar isso! Paz d prosperidade a nós Pretos!
@leandro1999DSS
@leandro1999DSS Жыл бұрын
Narrativa da esquerda
Racismo e ressentimento dos brancos pobres | Silvio Almeida
6:58
TV Boitempo
Рет қаралды 396 М.
Lili entrevista | Silvio Almeida
16:45
Lili Schwarcz
Рет қаралды 275 М.
How To Get Married:   #short
00:22
Jin and Hattie
Рет қаралды 23 МЛН
哈哈大家为了进去也是想尽办法!#火影忍者 #佐助 #家庭
00:33
GIANT Gummy Worm Pt.6 #shorts
00:46
Mr DegrEE
Рет қаралды 99 МЛН
Players vs Corner Flags 🤯
00:28
LE FOOT EN VIDÉO
Рет қаралды 73 МЛН
Esquerda x Direita: o MÍNIMO que você precisa saber para não falar bobagem
11:57
O que é o NEOLIBERALISMO? | Silvio Responde
28:20
Silvio Almeida
Рет қаралды 560 М.
TRÊS TIPOS DE RACISMO: INDIVIDUAL, INSTITUCIONAL E ESTRUTURAL
20:02
Caique Belchior
Рет қаралды 44 М.
#98 - Cida Bento e o Pacto da Branquitude | PRETOTECA
32:40
Rádio BandNews FM
Рет қаралды 8 М.
RACISMO E ENCARCERAMENTO EM MASSA | Silvio Almeida
22:26
TV Boitempo
Рет қаралды 69 М.
RACISMO REVERSO, BBB E OUTRAS FICÇÕES
18:08
Tempero Drag
Рет қаралды 589 М.
LÉLIA GONZALEZ: O RACISMO ESTRUTURAL | Jaqueline Conceição
8:47
Casa do Saber
Рет қаралды 159 М.
O MIMIMI DO RACISMO REVERSO | Ana Paula Xongani e Lili Schwarcz
11:40
Ana Paula Xongani
Рет қаралды 107 М.
A origem do RACISMO
13:19
Caçador de Histórias
Рет қаралды 663 М.
How To Get Married:   #short
00:22
Jin and Hattie
Рет қаралды 23 МЛН