No Brasil pouco se fala sobre Portugal?

  Рет қаралды 7,253

Clarisse Fernandes

Clarisse Fernandes

Күн бұрын

Пікірлер: 444
@AldaGomes-d7g
@AldaGomes-d7g 3 ай бұрын
O Brasil tem o complexo do colonizado! Há 500 anos, vários países da Europa descobriram / acharam os outros mundos! Era a realidade da época! E hoje todos esses países existem como são , graças aos descobridores! Não se deve alimentar "ódios" Somos um povo pacífico, respeitador, mas que gosta de ser respeitado! Dito isto e falando do presente, nós somos muito mais do que a ideia que o brasileiro tem de nós! A mulher de pelos nas pernas e lenço na cabeça, e os homens de bigode! A dançar folclore e a cantar o fado! Portugal é moderno, culto, com muito bons artistas na música, representação, incluindo novelas, Na literatura, e todas as outras artes! Além de cientistas, médicos, arquitectos, reconhecidos internacionalmente! O país é lindo! Paisagens naturais, uma arquitectura riquíssima! Somos Portugal desde 1143 ! Com uma história extraordinária! Temos as Ilhas dos Açores e a Madeira, com belezas naturais únicas! Que mais? Somos amistosos, solidários, prestáveis! Felicidades!
@josecarvalho2394
@josecarvalho2394 3 ай бұрын
Minha amiga quem ama Portugal são os portugueses .Eu estou na Alemanha há 25 anos Respeito a cultura alemã. O meu país é o meu Portugal ❤
@carloscanariocanario1159
@carloscanariocanario1159 3 ай бұрын
Porque os brasileiros sempre foram AntiPortuguesismo é só leres o livro do jornalista Português Carlos Finoque também foi embaixador no brasil. Queriam apagar a memória de Portugal no Brasil destruiram muita coisa não destruiram tudo porque senão não ficava lá nada. . Portugal é que fundou o brasil. A História de Portugal é uma História linda e cheia de coragem deste povo Lusitano Pesquize e vai ficar e vai ficar espantada ao saber o que este pequeno País foi capaz de fazer pelo .Mundo. VIVA PORTUGAL.
@CiprianoAlvor
@CiprianoAlvor 3 ай бұрын
Ser brasileiro é ser contra Portugal e contra os portugueses. A nacionalidade brasileira foi fundada no princípio que ser brasileiro é ser contra Portugal e ser anti-português. Carlos Fino, um jornalista português que trabalhou na Embaixada de Portugal em Brasília, apercebeu-se do anti-portuguesismo da parte dos brasileiros, fez pesquisas e chegou à conclusão que ser brasileiro é ser anti-português e ser contra Portugal. Segundo Carlos Fino, o sentimento anti-português está enraizado na mente dos brasileiros e que faz parte da cultura deles dizer o pior possível acerca de Portugal e dos portugueses. Carlos Fino: “O anti-portuguesismo está no ADN da nacionalidade brasileira e tem-se mantido nos últimos dois séculos. Há duzentos anos que a comunidade portuguesa no Brasil não faz outra coisa senão contrariar a mentalidade brasileira, mostrar que os portugueses não são burros”, destaca o jornalista. A experiência em terras de Vera Cruz levou o jornalista Carlos Fino a a escrever uma tese de doutoramento, defendida na Universidade do Minho, que deu agora origem a um livro: “Portugal-Brasil: raízes do estranhamento”.
@mariadosanjossousa6181
@mariadosanjossousa6181 3 ай бұрын
Sou Portuguesa mas isso não me impede de ver a realidade Há bons e maus em todo o Mundo Eles são vítimas do Analfabetismo e continuam a Não se preocupar com essa questão, estão mais focados e interessados em futilidades O nível de um PAÍS VÊ- SE PELA CULTURA !! QUEM SE APROVEITA MAIS DISSO SÃO OS POLÍTICOS QUE NÃO LHES INTERESSA QUE O POVO SEJA EVOLUÍDO !! OS UMA CERTA ÉLITE VIVE HÁ CUSTA DA POBREZA E IGNORÂNCIA DE OUTROS !! Eles só acreditam nas falsas notícias de Famosos que os Midia se encarregam de Transmitir e afins, as Religiões também estão a contribuir para a existência de milhares de Fanáticos e os KZbinRS com as suas Informações BOMBÁSTICAS E A MAIORIA FALSAS A DIZER SÓ MAL DE PORTUGAL E DOS Portuguêses só piora tudo e a Situação complica-se ainda MAIS E PIOR AINDA ESTÃO A INTROMETER-SE NA Política de Extremistas de DIREITA, E A DAR A SUA OPINIÃO FAVORÁVEL A ELES DISTORCENDO OS FACTOS E DIZENDO MENTIRAS PARA OS SEUS CONTERRÂNEOS !!
@dalvasantos4807
@dalvasantos4807 2 ай бұрын
@@CiprianoAlvor nesta universidade que um português deu um soco em uma senhora brasileira que estava fazendo doutorado, a senhora com 50 anos e ele com 30 anos, vocês falam que brasileiros não gosta de português e vocês gostam de nós? Aqui no Brasil este covarde não ficaria impune, como ficou aí. Teve a cara de pau de dizer que cuidou p dar o soco sem quebrar a mandíbula.
@lreis1747
@lreis1747 3 ай бұрын
As razões são históricas, a alguém interessou apagar da escola brasileira de onde vieram e assim não sabem para onde vão, o desconhecimento e a ignorância servem sempre a alguém, aos "queridos italianos" e outros que chegaram, viram a mesa posta e sentaram-se para jantar. Os brasileiros não sabem nada sobre Portugal porque não querem estudar o assunto, já que ler é uma chatice podem ver os vídeos do Tiago Braga (impérios AD), brasileiro BASTANTE INTERESSADO em conhecer e divulgar a nossa história que deveria também ser a história do Brasil, são vídeos muito divertidos mas com base em factos reais e não na treta dos TikTokes deste mundo e que brasileiro adora. Quanto a esse desconhecimento veja os nomes dos políticos brasileiros e está tudo dito, a quem interessou apagar a história, veja também os relatórios PISA e saiba qual o nível de ensino no Brasil, é uma aberração. A mim pouco me importa se sabem ou não de onde vieram e o porquê de falarem (mal mas falarem português), isso é um problema dos brasileiros, cada povo tem o que merece e faz ou não por ter. Lamento dizer isto mas o Brasil nunca deixou de ter colonos, apenas o nome mudou e no presente são uma neo-colónia dos EUA e da China e o que é lamentável é que nem isso percebem, vivem alegres e contentes de assalto em assalto e de tiroteio em tiroteio especialmente nas grandes cidades, VIVA O ANALFABETISMO E A MALANDRAGEM. Pela rama podemos analisar as bases, um presidente analfabeto funcional e com alguma apetência pela cachaça, até pela cara se nota isso, será que no Brasil não existe gente competente para gerir um barco daquele tamanho??? NÃO ACREDITO.
@susantiliacabrita3532
@susantiliacabrita3532 3 ай бұрын
Se não for é Steve preside nte , no intretanto puseram lá o outro ainda pior que este, este ainda era sindicalista ,
@RoniStuati
@RoniStuati 3 ай бұрын
Cala sua boca imunda, fala que o Brasil não fala português, é uma pura ignorância sua!
@alexssscosta
@alexssscosta 3 ай бұрын
Concordo com você, um povo sem história e ignorantes! Isso interessa a ALGUÉM
@manuelcustodio4328
@manuelcustodio4328 3 ай бұрын
Brasileiro churrasco e 🍺 educação e cultura não entra no cérebro de bosta
@EdilsonRibeiro-o8h
@EdilsonRibeiro-o8h 3 ай бұрын
Eu sou afro-brasileiro, gosto de me aprofundar a tudo oque diz respeito à Portugal. A questão das novelas dos imigrantes italianos foi-se em um ciclo contado da historia e chegada dos italianos em Sudeste e Sul do Brasil contada por descendentes. Contudo, o Brasil é um País de raízes portuguesas, creio que este tipo de novela nem sequer faz mais sentido transmitir, inclusive a última dentre essas foi um fiasco, de maneira que nem me lembro o nome, já a "Terra Nostra" e "Rei do Gado" que foi nos anos 1990 2000 foram sucesso até em Portugal. Meu vínculo é com Portugal é África. Imigração italiana, alemã, libanesa veio em peso, fizeram muito pelo Brasil, mas longe de serem maioria aqui, como sao os italianos em Argentina Uruguay por exemplo. O Brasil tem muito de Portugal.❤❤❤
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 3 ай бұрын
Olá Clarisse! Parabéns e obrigado pela reflexão! Já fiz algumas semelhantes em meu canal! Realmente, em geral, o brasileiro conhece muito pouco Portugal e o inverso é o contrário, os portugueses, em geral, conhecem muito bem o Brasil. Também discordo da existência deste tal ódio, para se odiar, é necessário conhecer bem e muitos brasileiros simplesmente desprezam... Preocupam-se muito mais com EUA, Inglaterra, itália, França e até Japão basta ver que nos telejornais brasileiros sempre há correspondentes em tais países a trazer notícias diárias, já de Portugal... Quanto às novelas e produções audiovisuais feitas sobre os portugueses no Brasil, destaco: Os Maias (na Globo), que teve uma belíssima trilha dos Madredeus As pupilas do Sr. Reitor (SBT), a qual popularizou a Canção do Mar com Dulce Pontes Vila Madalena (que havia um nucleo importante português estrelado pela ítalo-brasileira Nicete Bruno) Desmundo (um filme muito bom que mostra os primeiros portugueses no Brasil) Quinto dos infernos (minissérie da Globo) que trata a vinda da família real portuguesa ao Rio de Janeiro... E há outros menos conhecidos... E discordo que os portugueses não gostam dos brasileiros, claro que existem os que desgostam, mas isso é devido à presença incómoda que atualmente alguns brasileiros acabam por "promover" em Portugal... E os portugueses, na maioria das vezes, possuem toda razão. Mas, especialmente no início da minha vida em Portugal, em 2018 e nos anos anteriores em que fui pra visitar, sempre ouvi os portugueses a falarem dos brasileiros com muito carinho e admirção e o mesmo ocorre em muitos comentários de vídeos do meu canal... Infelizmente, nos últimos anos, com esta intensa imigração de brasileiros, a coisa tem mudado um pouco... mas é justificável, afinal, muitos portugueses acabam por ter contato com brasileiros de "qualidade duvidosa" e, assim, razão para "odiá-los" Um LUSOaBRaço!
@mariofelix3508
@mariofelix3508 3 ай бұрын
á milhares ou milhões de brasileiros que falam mal ou não gostam de Portugal e nem sabem que tem sangue português mas cada um tem sua opinião deveria era ser mais respeitada de ambas as partes outro pormenor que lhe vou dizer você mora cá em Portugal mas eu já tenho uns aninhos trabalharam comigo muitos brasileiros de quase todos os estados do Brasil e conheço bem as diversas culturas que existem no Brasil foram mais de 20 anos que interagi com eles ainda hoje tenho vizinhos que são brasileiros já moram á uns anos em Portugal somos uma família mas falando sobre a cultura brasileira que nós portugueses conhecemos as gerações mais antigas não estas gerações mais novas desde telenovelas a primeira novela que deu em Portugal foi GABRIELA CRAVO E CANELA e outra coriusidade até o parlamento que estão na assembleia da república paravam todos os trabalhos para assistir á novela isto é verdade pode pesquisar música desde de Roberto Carlos o meu ídolo preferido até toudos os grandes cantores brasileiros vieram a Portugal diversas vezes ainda hoje IVETE SANGALO PAULA FERNANDES é uma longa lista que não tem fim o futebol brasileiro o de antigamente quando jogava a seleção brasileira os portugueses sempre apoiavam a seleção brasileira e muitas outras coisas que os portugueses consomem da cultura brasileira é que muitos brasileiros desconhecem que o Brasil já foi Portugal e o rio de janeiro a capital de Portugal peço desculpa por este rol de palavras felicidades pra você sua família e sucesso para o canal um bem haja
@luisoliveira9135
@luisoliveira9135 3 ай бұрын
Por favor, não entre por aí, que os brasileiros têm sangue português. Por essa ordem de ideias, os portugueses também tem sangue italiano uma vez que os romanos se instalaram na península ibérica. Ser português é uma questão cultural, de saber estar, duma identidade lusitana, duma língua nossa. O Brasil está nos antípodas de Portugal, nós temos mais em comum com os suecos ou austríacos ou com qualquer povo europeu do que com o Brasil (refiro-me a cultura e forma de estar ). Já o Brasil tem mais a ver com a forma de estar africana: barulho, bagunca, ócio, desrespeito pelas regras em comunidade.
@EdilsonRibeiro-o8h
@EdilsonRibeiro-o8h 3 ай бұрын
O Brasil tem muito de Portugal, isto é irredutível inevitavel. Sou afrobrasileiro, mas trago em mim muito de Africa e Portugal, e confesso de todo meu coração que tenho um carinho especial e imenso por Portugal. Admiro A história e muito mais.
@mariaaparecidaferreira9887
@mariaaparecidaferreira9887 3 ай бұрын
MUITAS PESSOAS ESTÃO ENGANADAS, OS BRASILEIROS GOSTAM MUITO DE PORTUGAL. EU NÃO CONHEÇO PORTUGAL, MAIS CONHEÇO TUDO SOBRE PORTUGAL, CONVIVI. SEMPRE COM PORTUGUES, PORTUGAL FEZ MUITO PARA O BRASIL, MAIS. O MAIS IMPORTANTE DE TUDO QUE FIZERAM, FORAM TRAZER. O CRISTIANISMO PARA CÁ, SE SOMOS HOJE QUASE 100: POR CENTO CRISTÃOS AGRADECEMOS A ELES. PORQUE OS ÍNDIOS QUE VIVIAM AQUI NÃO TINHA RELIGIÃO. PARA MIM FOI A MELHOR COISA, HOJE CONHECEMOS A JESUS DE NAZARÉ. NÃO SÓ O BRASIL COMO OS OUTROS PAIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA. PORTUGAL TEVE UMA IMPORTÂNCIA MUITO GRANDE NO CRISTIANISMO. NO MUNDO. MUITA. PAZ.🙏⭐🙌🇧🇫🇧🇷🙏⭐🙌🇧🇫🇧🇷🙏⭐🙌🇧🇫🇧🇷
@EdilsonRibeiro-o8h
@EdilsonRibeiro-o8h 3 ай бұрын
@@mariaaparecidaferreira9887 Poise, como não gostar de nosso próprio DNA, do nosso primogenitor? Desde a língua, sobrenomes, gastronomia, arquitetura, folclore, histórias, religião como bem disse você, é impossível que alguém tenta ou consiga invalidar todo esses vínculos. Podemos ter maioria de imigrantes do 4 cantos do Planeta, mas eles nunca mudaram a história do Brasil relatada e construída a partir dos portugueses. Está em tudo. A gente vê Portugal no Brasil, vê Brasil em Portugal. Desde no nossos hábitos, costumes, festas, ditos populares, crenças. Este é um vínculo perpétuo. Italianos tem no Mundo todo, em Argentina, EUA, Austrália, França, Suíça, Uruguay Chile, Venezuela e no Brasil não seria diferente, como também há no todo alemães, Polacos, chineses, japoneses, indianos. Porém no Brasil todos convivem, plenamente com os costumes deixados pelos portugueses, africanos e nativos. Todos estão integrados ao sistema, a gastronomia, as artes brasileira.
@antoniom333
@antoniom333 3 ай бұрын
Em Portugal ouve-se música espanhola, americana, francesa, italiana, brasileira e até portuguesa. Consome-se literatura países de todo o mundo. Estive pouco tempo em terras brasileiras, a sensação foi de no Brasil, até os professores, apenas "ouviram" falar de Camões e Fernando Pessoa. Existe muita cultura do consumismo norte-americano e do sonho de consumir, não averiguando qualidade, mas marcas. Em Portugal parte da população que pensa menos tende a seguir o mesmo. Conheço alguns brasileiros, muito poucos, que sabem bastante sobre Portugal, mas têm alguma dificuldade em encontrar no Brasil referências à cultura. É vulgar, um austríaco um canadiano ou um sueco saber mais sobre Portugal que um brasileiro. É mais comum quando indagamos a tropicalidade de um sotaque sobre Portugal receber-mos a resposta de "ora pois".
@josealmeida3231
@josealmeida3231 3 ай бұрын
ANTÓNIO...plenamente de acordo com as suas palavras !!! Há que assumir que os brasileiros são muito pouco cultos...e isso é assumido pelo governo brasileiro !!!
@EdilsonRibeiro-o8h
@EdilsonRibeiro-o8h 3 ай бұрын
Então sou excessão a essa regra, pois mesmo sendo de origem afro, gosto muito de Portugal. Camões é o Pais da língua portuguesa. Como Machado de Assis significa para o Brasil. Mas, como não saber sobre José Saramago, tenho livro sobre a história de Portugal de José Hermano Saraiva, tenho livro do escritor português José Luís Peixoto:"Morreste-me". Sempre gostei de mergulhar, me comunicar à minhas raízes, E repito, sou afro-brasileiro, filho de baiano radicado no Sul do Brasil Paraná. Gosto muito da história de Portugal.
@AldaGomes-d7g
@AldaGomes-d7g 3 ай бұрын
​@@EdilsonRibeiro-o8hQue bom se fossem todos assim!!! 👍👏👏👏
@diogorodrigues747
@diogorodrigues747 3 ай бұрын
A resposta é bastante rápida: sim. E não é só com Portugal, é praticamente com todos os restantes países lusófonos. Eu diria que a maioria dos brasileiros nem sequer sabe que se fala português em países africanos, e isto apesar de que muitos desses países africanos consomem muito conteúdo brasileiro (muito mais até que os portugueses, que sempre foram muito mais nacionalistas e 'independentes' no que toca à cultura). O brasileiro vive de forma muito isolada a nível global, ainda que não se apercebam disso. O melhor exemplo desse isolamento é o facto de muitos artistas latinos, de países geograficamente ao lado do Brasil, serem relativamente conhecidos em Portugal (alguns mesmo muito conhecidos) e no Brasil praticamente ninguém os conhece tirando alguns nichos muito pequenos. Os únicos países estrangeiros com influência no Brasil são os países anglófonos, mas mesmo essa influência tem vindo a diminuir em anos recentes com a expansão das redes sociais e o 'boom' dos artistas populares brasileiros nas redes sociais.
@MarianaMendes-u9c
@MarianaMendes-u9c 3 ай бұрын
"Por que no Brasil se sabe tão pouco sobre Portugal e sobre a cultura portuguesa?" Essa é uma pergunta para os brasileiros responderem. Eu sou portuguesa, e desde cedo aprendi a conhecer coisas sobre Portugal e suas regiões, bem como sobre outros países (incluindo o Brasil, claro). Via nas livrarias livros brasileiros tal como tinham sido editados no Brasil e li alguns. Ouvi na TV alguns bocados de novelas brasileiras (digo bocados porque nunca tive muita paciência para seguir as histórias que eram interrompidas num momento super importante para continuar no dia seguinte). Nem as novelas portuguesas me interessaram muito, pelo mesmo motivo. Mas vi alguns filmes brasileiros , sem dobragem nem mesmo legendas, ouvi canções brasileiras... e li a História sobre os descobrimentos, onde entravam também as "terras de Vera Cruz" (futuro Brasil), e depois sobre o período em que a corte portuguesa foi para o Brasil, levando à sua independência. Também vi filmes de outros países e em outras línguas, apenas com as legendas, o que foi a minha primeira aprendizagem sobre os sons e algumas palavras das línguas estrangeiras. Ao mesmo tempo, as notícias de jornais e TV nunca eram só sobre Portugal, e a História aprendida na escola também tinha uma boa parte dedicada a outros países e povos. Mais tarde vieram os documentários televisivos, depois algumas viagens pela Europa... Tudo isso me/nos fez conhecer bastantes coisas sobre o Brasil e outros países, fazendo-nos achar normais as diferenças de linguagem, de cultura, de costumes. Por isso, achei estranho quando, mais recentemente, comecei a ver vídeos dos brasileiros que vinham para Portugal, e em que eles pareciam achar muita estranheza e até uma certa "anormalidade" em coisas que aqui eram diferentes do Brasil - quer no aspecto da Língua, quer da cultura, quer dos costumes, da maneira de ser das pessoas, etc. Afinal, nós já estávamos bem habituados a tantas diferenças entre povos e países, que as diferenças eram algo de mais normal que as "semelhanças". Estas, simplesmente não existiam ou eram raras, nem existem, e isso é que é normal. São as diferenças que criam a identidade de cada povo, mas precisamos de as conhecer e aceitar, sem qualquer estranheza nem preconceitos.
@Marina-Lemos
@Marina-Lemos 3 ай бұрын
Olhar apenas o próprio umbigo não leva ninguém a conhecer essas diferenças, nem a abrir-se ao resto do mundo, que é vasto. Não importa se cada país é grande ou pequeno, já que há países enormes, mas com limitações culturais, e países pequenos muito mais avançados.
@isalindanunes863
@isalindanunes863 3 ай бұрын
Peço desculpa pela minha opinião mas acho que tem mais a ver com conhecimento, educação e cultura Os brasileiros não só não sabem nada de Portugal como também pouco ou nada sabem de outros países da Europa ou do mundo ! Já os portugueses alguma coisa sempre sabem de outros países, até canções e artistas franceses, italianos, espanhóis e por aí vai eles conhecem. Qualquer jovem português fala uma ou duas línguas e tem uma cultura geral vasta. Isso eu não vejo na maioria dos brasileiros
@palmiramestre6212
@palmiramestre6212 3 ай бұрын
Eu tenho 70 anos, fiquei admirada a falar com uma miúda brasileira de 18 anos ela não sabia que Bruxelas é na Bélgica,
@lenel754
@lenel754 3 ай бұрын
Seria a mesma surpresa para um brasileiro ouvir de uma menina portuguesa de 18 anos dizer que nao sabia que Rio Grande do Norte ou ou Estado brasileiro se encontra no Brasil. O Brasil é imenso geograficamente tanto quanto o Continente Europeu . Então senti um pouco de arrogância no comentário em que uma de 70anos se surpreender pelo fato de uma menina brasileira de 18anos talvez sem nunca ter vindo à Europa não saber que Bruxelas era na Bélgica.
@joaquimsilvadomingues6927
@joaquimsilvadomingues6927 3 ай бұрын
Verdade
@joaquimsilvadomingues6927
@joaquimsilvadomingues6927 3 ай бұрын
​754
@joaquimsilvadomingues6927
@joaquimsilvadomingues6927 3 ай бұрын
Sei por ter 70 até podia ter noventa a ignorância não está na idade isso não é xenofobia ? A idade 😮😅
@termiranda4504
@termiranda4504 3 ай бұрын
minha querida a missão de Portugal no brasil esta escrita na bíblia ,a nossa missão era espalhar palavra de deus no mundo herança dos nossos templários como cavaleiros de deus e defensores dos peregrinos ,pouco se fala no assunto mas esta a vista de todos na nossa bandeira ,temos 5 escudos -cada 1 representa os 5 reis mouros derrotados por Portugal na conquista das suas terras ,cada escudo tem 5 moedas de prata que representa as chagas de cristo, então há 5 escudos mais 25 moedas de prata fazendo 1 total de 30 o mesmo numero de moedas pelas quais jesus foi vendido por judas ,Portugal teve muitas colonias mas o brasil nunca foi visto como colonia mas sim como parte de Portugal
@olgaresende9408
@olgaresende9408 3 ай бұрын
Pena que MUITOS desconhecem Portugal... pensando que somos uma extensao do Brasil e que a lingua portuguesa e proveniente de la ... renegam o pai (Portugal) e desprezam a mae ( india nativa) e seus descendentes .
@luisjustinniano.7792
@luisjustinniano.7792 3 ай бұрын
O papel de Portugal foi também principalmente roubar ouro, pal Brasil, diamante, e encher de escravos africano obrigado.
@vascoguilhermino6493
@vascoguilhermino6493 3 ай бұрын
Olá, onde a ignorância chega. Portugal no Brasil pôs o triplo daquilo que tirou, passe bem.
@magdacosta8717
@magdacosta8717 2 ай бұрын
​@@luisjustinniano.7792 isso foi a história que te contaram para justificar a desigualdade monetária que existe. É mais facil ensinar que existe pobreza por causa da colonização, do que criar politicas sociais que prejudiquem e tirem poder aos mais ricos.
@monikoslda2034
@monikoslda2034 3 ай бұрын
se calhar tu só quando chegaste a Portugal é que reparaste que o azeite Galo que consomem no brasil é português
@josealmeida3231
@josealmeida3231 3 ай бұрын
KKKKKKKKK !!! Na "mouche" !!!
@ClarisseFernandesBrPt
@ClarisseFernandesBrPt 3 ай бұрын
Não amigo, eu já sabia 😂 até porquê o rótulo leva a frase "feito em Portugal"
@RoniStuati
@RoniStuati 3 ай бұрын
Português analfabeto se calhar😂😂😂
@josevicentemartins9085
@josevicentemartins9085 3 ай бұрын
Viva Clarisse, a cultura é algo que se busca, que está disponível em escolas, institutos, universidades. Quando não frequentamos esses locais, está disponível em livros, que podem ser adquiridos em bibliotecas ou em livrarias. É verdade que se aprende a ver telenovelas, mas quem tem apetência por mais cultura busca outro tipo um pouco mais aprofundado de informação. Infelizmente, é verdade que o ensino da história no Brasil, no que diz respeito à própria história do Brasil, associada è história de Portugal, de modo indelével, é incrivelmente negligenciada. Por exemplo, deixe que lhe diga, por exemplo, que o Brasil nunca foi colónia de Portugal, mas sim parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. Portanto o Brasil fazia parte do reino, ao contrário de Angola , Moçambique, Guiné, Cabo Verde, S. Tomé e Principe, Macau, Timor, Goa, Damão e Diu, estas sim colónias, mais tarde designadas por províncias ultramarinas. Sabia que o Rio de Janeiro foi capital do Império Português durante 10 anos ? Veja bem, Clarisse Fernandes, as coisas que fica a saber se as procurar nos sítios correctos.
@joaquimmarques47
@joaquimmarques47 3 ай бұрын
Clarisse desculpe mas eu ultimamente tenho lido muitos comentários de brasileiros, e diz-se muito mal de portugal, mesmo sem conhecerem grande coisa do país!!! e olhe que alguns são bem ofessivos e é pena, porque no sangue de muitos brasileiros, corre sangue dos seus antepassados portugueses. Porém existem muitos estudiosos brasileiros, (verdadeiros conhecedores da história de Portugal e Brasil) que enaltecem o que os portugueses fizeram no Brasil...
@FernandoAntunes-d1z
@FernandoAntunes-d1z 3 ай бұрын
Os brasileiros apenas são grandes em termos de território porque no resto são um país medíocre 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@laurasimoes5444
@laurasimoes5444 3 ай бұрын
Eu , quando quero conhecer mais sobre um país, pesquiso. Não há desculpa para a ignorância com tantos meios ao nosso alcance que nos podem fornecer esse conhecimento.
@franciscocarvalho970
@franciscocarvalho970 3 ай бұрын
Olá Clarisse, Antes de mais permita-me pedir antecipadamente desculpas, primeiro a si, a quem possa ler este comentário por algum erro ortográfico ou gramatical, mas, estou sem oculos comigo e tenho miopia num grau que desaconselharia a minha ousadia em escrever isto. Sou um português que passou, vivi 5,4 meses, a segunda metade da década de noventa em S.Paulo a ser pago para estudar o Brasil. Cheguei ao seu canal por motivos profissionais para estudar os brasileiros em Portugal, no entanto este comentário é só e apenas pessoal. Depois de "zapear" por vídeos seus percebi, acho eu, um interesse premente mas sereno em tentar entender o que a rodeia e usa mais este veículo para pensar alto que para tirar partido de quem a ouve ou, pior, comercializar "os espectadores". Daí ter interesse em dar a minha opinião. A questão do desconhecimento da generalidade dos brasileiros em relação a Portugal é muito profunda e tem várias explicações. A origem desse desconhecimento/desinteresse é partilhada por miitos povos que têm em comum o facto de serem países colonizados. Há uma tendência natural do síndrome de "matar o pai" para se ser adulto. Isto, como tudo o que vou dizer a seguir merecia outro desenvolvimento que este meio não permite. Depois houve um novo fenómeno que levou a que o Brasil tenha tido um deslumbramento com a cultura americana no período da ditadura militar, antes disso havia programas televisivos de grande audiência protagonizados por vedetas da cultura portuguesa, exemplos da Amália Rodrigues, Eaul Solnado, etc. Fenómeno esse que perdura até aos dias de hoje. Dentro deste breve resumo e para concluir, o facto de o Brasil ser um pais continental já por si só produz conteúdo suficiente para se bastar, comum a países similares, e deixar pouca margem para o exterior. No sentido inverso está Portugal. O pai(colonizador) que viu o filho(colónia) fugir abruptamente do ninho e não resiste a "espreitar" o que anda a fazer. A dimensão do país que é muito pequena e naturalmente produz pouco conteúdo e vai consumir o que se faz noutras paragens, etc. Há também uma explicação para o facto de em Portugal see ter, embora muito ficcional, um conhecimento da "realidade " brasileira e da forma como usam o português que advém do período pós ditadura e pós 25 de Abril. Na altura saíamos de uma realidade muito cinzenta e fechada para a abertura total ao mundo e estávamos havidos de coisas novas. No entanto o dinheiro para essa necessidade era escasso, logo a forma mais rápida, barata e eficiente de suprir essa necessidade foi adquirida através de "enlatados" vindos do Brasil e todos os seus satélites no que tinham se bom e de mau também,como é óbvio. Peço desculpa por uma ou outra imprecisão que possa ter tido e também por um comentário tão extenso, precisaria de muito mais, mas achei util fazê-lo. Felicidades
@josealmeida3231
@josealmeida3231 3 ай бұрын
FRANCISCO....o seu comentário está correctíssimo !!!
@marie3587
@marie3587 3 ай бұрын
​ portugueses e brasileiros deveriam relembrar que Brasileiros consomem muita cultura portuguesa e talez não se apercebam disso! tem - um património enorme de barroco português - têm as cidades históricas idênticas às portuguesas (Olinda, Diamantina, São Francisco do sul, Ouro Preto, Salvador, etc.) construídas pelos portugueses e pelos filhos da miscigenação durante o Brasil colónia - têm grandes obras criadas por mestres como pintores, músicos e compositores portugueses ou descendentes de portugueses, - têm a arte da azulejaria portuguesa por todo o lado - têm mais de 300 fortes e fortalezas das construções militares portuguesas - têm todas as festas, procissões e romarias que foram transladas para o Brasil juninas, Santo António, ciro de Belém, carnaval, cirandas, etc culinária de origem portuguesa, árvores de fruto e outras plantas transportadas para o Brasil e aclimatadas pelos antigos portugueses (manga, coco, óleo de dendém, etc. ) e um património inestimável de monumentos grandiosos, casarões, igrejas, palacetes, mosteiros, fundados no período colonial De relembrar que muitos artistas e outros famosos, sáo descendentes de portugueses como filho de um português, Manuel Francisco Lisboa, conhecido como "Aleijadinho”, devido a uma doença degenerativa que o afetou já em adulto, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, Minas Gerais, no dia 29 de agosto de 1738,
@feralv1975
@feralv1975 3 ай бұрын
Foi um português que deu a independência ao Brasil ao contrário de todas colónias. Foi Portugal que deixou todo um pais unido nas mãos dos brasileiros e não retalhado em fragmentos como fez Espanha na América latina.
@josevicentemartins9085
@josevicentemartins9085 3 ай бұрын
Desculpe emendá-lo, mas não resisto. O Brasil nunca foi colónia de Portugal, mas sim Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. Inclusive, o Rio de Janeiro foi capital do Império Português durante 10 anos.
@CMeosuarra
@CMeosuarra 3 ай бұрын
@@josevicentemartins9085 Faltou os territórios ultramar constituídos por goa Macau cabo-verde angola moçambique são tome e príncipe guiné Bissau guiné equatorial e o resto das ilhas que todas pertenciam ao território Português e não eram colonias .
@dalvasantos4807
@dalvasantos4807 2 ай бұрын
​@@josevicentemartins9085isto que eles fizeram foi muito bom, hoje somos potência e já vi muito hispânico dizer que se a América espanhola não tivesse se dividido eles seriam potência como o Brasil.
@josevicentemartins9085
@josevicentemartins9085 2 ай бұрын
@@dalvasantos4807 Sim. Pura engenharia política portuguesa😁
@sofia_ines
@sofia_ines 3 ай бұрын
Vamos estar unidos para sempre....para o bem e para o mal... Beijinhos e seja feliz!
@MatildePortugal-ew1zz
@MatildePortugal-ew1zz 3 ай бұрын
Talvez nao
@joaoboscoth203
@joaoboscoth203 3 ай бұрын
@@MatildePortugal-ew1zz se vc tiver o poder de mudar o passado, pode começar.
@Goldenspitfire588
@Goldenspitfire588 3 ай бұрын
O Brasil é um país com dimensões continentais, e que desde meados do seculo XIX acolheu gentes de várias origens (Portugal, Espanha, Italia, Libano, Japão, etc). Quando a percentagem de descendentes de originários de outros países que não Portugal passou a ser significativo, fez com que a população brasileira em geral tenham perdido o seu interesse por Portugal. Já tive oportunidade de falar com diversas pessoas que na sua infancia teve a oportunidade de conviver com familias portuguesas que tinham emigrado para São Paulo nas decadas de 40 e 50 do sec XX, por exemplo e que guardaram boas recordações que perdurou pela vida inteira. Infelizmente a modernidade fez com que a influência portuguesa tenha se diluido e hoje em dia as novas gerações não se interessam minimamente por conhecer Portugal, a sua cultura e as suas gentes. Acrescento a isto o interesse político do Brasil criar os seus próprios herois nacionais e em consequência disso haver uma ruptura com o passado, com a história e demonizar a imagem de Portugal.
@marie3587
@marie3587 3 ай бұрын
brasileiros não foram colonizados pelos portugueses uma vez que nem existiam ´eram todos portugueses até 1824 quando apareceu a cidadania brasileira na primeira constituição outorgada por D. Pedro I e o Brasil era uma extensão de Portugal
@Goldenspitfire588
@Goldenspitfire588 3 ай бұрын
@@marie3587 Verdade. Hoje em dia devido à necessidade de auto afirmação, muitas pessoas optam por ignorar parte da história, ou fingem demência para não serem obrigadas a admitir certos factos históricos e para criar uma nova narrativa. Quando uma pessoa tem uma boa formação, tem conhecimento suficiente sobre diversos factos históricos e não se deixa enredar por esta nova cultura woke que pretende impor uma determinada narrativa e promover o cancelamento dos verdadeiros conhecedores de história.
@CMeosuarra
@CMeosuarra 3 ай бұрын
Procura este video e talvez mudes algumas ideas . "TOP 25 Etnias com mais Descendentes no Brasil (Atualizado)"
@Goldenspitfire588
@Goldenspitfire588 3 ай бұрын
@@CMeosuarra Legal o video. Penso que apesar de tudo o que eu falei esta correto e o video assim o confirma. Se formos a contabilizar a totalidade de descendentes de originarios de outros paises que não Portugal, percebemos que Portugal passou a ser minoritario e consequentemente as novas geracoes perderam o interesse pelo fato de nao terem nenhuma afinidade com o país através dos seus ancestrais diretos. De qualquer forma muito obrigado por ter enviado o video, gostei muito.
@CMeosuarra
@CMeosuarra 3 ай бұрын
@@Goldenspitfire588 Se tiveres reparado descendes diretos 25 milhoes mas incluido mistura 180 milhões ( que são os totais ) ou os italianos estavam em 1º lugar 30 milhões de descendentes , isto a admitir que os números são corretos .
@ruinunes7180
@ruinunes7180 3 ай бұрын
Isso só mostra a ignorância dos brasileiros.
@josemachado4076
@josemachado4076 3 ай бұрын
A culpa está no ensino, nas escolas brasileiras
@joaojosesilva693
@joaojosesilva693 3 ай бұрын
O ensino escolar no Brasil deve ser terrível!
@FernandoAntunes-d1z
@FernandoAntunes-d1z 3 ай бұрын
Mas o Brasil têm ensino?🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@joaoboscoth203
@joaoboscoth203 3 ай бұрын
bom ou ruim, sabem de onde veio o nosso ensino? os estados menos desenvolvidos aqui do Brasil sao curiosamente os de maior descendencia portuguesa. nasci em um deles. não cuspam para cima...
@fernandoarvore
@fernandoarvore 3 ай бұрын
O ensino no brasil é o pior ensino do mundo entre aqueles submetidos aos critérios de Pisa. Também num estudo internacional se determinou que os brasileiros são o segundo pior país do mundo na percepção da realidade. É o que os brasileiros dizem "sem noção". Finalmente a cereja no topo do bolo, o coeficiente de inteligência(QI) dos brasileiros que era de 87, abaixo da média mundial, na última avaliação ainda baixou mais, para 83. Eu não quero adjectivar os brasileiros perante estes números, mas para os mais analíticos podem fazer pesquisa no KZbin para ver o que os próprio brasileiros pensam a respeito disso.
@Poraqui
@Poraqui 3 ай бұрын
Livro "Portugal e Brasil: raízes do estranhamento e da (in)comunicação." "Manifestos de Agosto". Está lá tudo explicado.
@mimosomim
@mimosomim 3 ай бұрын
É mais um problema do Brasil do que de Portugal. Nós, portugueses, conhecemos o suficiente ou pelo menos o mínimo do Brasil, porque como sabe, nós, Portugal, temos mais tempo de Brasil do que os brasileiros têm de Brasil. O que passou depois de 1822 já não nos interessa muito, daí em diante. Ainda recentemente o nosso PM foi em visita de Estado a Angola. Tivemos 13 anos de guerra colonial e são independentes desde 1975 e foi uma festa a forma como o nosso PM foi recebido e tivemos uma guerra colonial o que não aconteceu entre Portugal e o Brasil.
@josealmeida3231
@josealmeida3231 3 ай бұрын
MIMO...os brasileiros sofrem do complexo de país colonizado !!!...O Brasil é um país continental...mas à custa do sangue...suor ...e lágrimas ...dos portugueses...mesmo assim aqueles artolas...em vez de louvar os portugueses...dedicam-nos um ódio visceral...e nós retribuímos !!!
@cjnge6828
@cjnge6828 3 ай бұрын
não se pode comparar os países africanos de expressão portuguesa, ao Brasil..o africano é gente educada, conhecem razoavelmente Portugal, convivemos muitos anos juntos, já vivi em Angola um tempo, e recordo bons tempos lá passados...com o brasil, nunca teve respeito a Portugal, e culturalmente, pouco se sabe, acho um povo complexado, muito narcisista, sem identidade de valores...
@manuelcardoso1117
@manuelcardoso1117 3 ай бұрын
@@cjnge6828 Disse tudo meu amigo ou minha amiga.
@ArmandoMamede-h2b
@ArmandoMamede-h2b 3 ай бұрын
​@@josealmeida3231nós não retribuimos do mesmo modo. A propósito, há muitas pessoas no Brasil com cultura literária, linguística, histórica, etc, mas infelizmente uma grande maioria, incluindo as gerações jovens, é ignorante até acerca do seu país, o Brasil. Tenho falado com jovens brasileiros entre os 20 e os 30 anos muito pouco sabem da história do séc. XX do seu país, muito menos que eu, português, minimamente atento ao que acontece no mundo.
@ClarisseFernandesBrPt
@ClarisseFernandesBrPt 3 ай бұрын
Nossa José. Me exclua desta troca de farpas. Não nutro ódio visceral por ninguém nem quero recebê-lo de volta. 😂 Em tempo: não sou artola 😂
@luiscastanho
@luiscastanho 3 ай бұрын
Infelizmente os brasileiros maioria não sabe escrever correcto.
@MiguelCarvalho-qi5gq
@MiguelCarvalho-qi5gq 3 ай бұрын
Nao sabem escrever nem falar , sao o pais lusófono que pior fala a língua!!
@RoniStuati
@RoniStuati 3 ай бұрын
Kkkkkkkk chora português feio e sem leitura e com altos erros ortográfico😂😂😂
@RoniStuati
@RoniStuati 3 ай бұрын
Portugal é um terceiro mundo da Europa 🇵🇹🤏🤏🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@joaquimsilvadomingues6927
@joaquimsilvadomingues6927 3 ай бұрын
​@@RoniStuatisei terceiro mundo 😂e o Brasil com crianças na rua vendendo balas em Portugal isso não existe o que se chama o brasil ?primeiro ou terceiro 😂😂😂😮🖕🏾🦧
@RoniStuati
@RoniStuati 3 ай бұрын
@@joaquimsilvadomingues6927 Chora terceiro mundo da Europa e sem copa do mundo 🇵🇹🤏🤏🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@cjnge6828
@cjnge6828 3 ай бұрын
aqui também se fala pouco do brasil, o brasil é que fala muito de Portugal, mas no mau sentido... quem seguir os vlogs brasileiros a grande parte, são maledicência e críticas sobre Portugal, depois ainda vêm os "atrasados", país bidé a cair ao mar, bla bla e assim, elogios á brasileira, com um "amor enorme" a Portugal...mas coitados também é fruto da infelicidade em vivem sempre revoltados...
@elisabetefarinho9075
@elisabetefarinho9075 3 ай бұрын
Tem muito brasileiros a e brasileiras a dizer bem mal de Portugal aliás eles não gostam nem nunca gostaram dos portugueses e de Portugal
@cjnge6828
@cjnge6828 3 ай бұрын
@@elisabetefarinho9075 é exatamente o que tenho dito, com raras exceções, os brasileiros recalcados com complexos de séculos, odeiam Portugal, e como sabemos disso, e como o brasileiro não é de confiar, a grande maioria dos portugueses, não levam esse povo estranho a sério, porque sabe que não é povo amigo de Portugal, muito pelo contrário...a nossa má sorte, é a vossa felicidade... até lá vista...
@MiguelCarvalho-qi5gq
@MiguelCarvalho-qi5gq 3 ай бұрын
​@@cjnge6828 os Brasil s4mpre fou um oais de terceiro mundo e de analfabetos , nen deles gostam quanto mais dos outros , sao falsos e opurtunistas , nunca veleram nada nem era agora que iam valer.
@mariabarbeitos
@mariabarbeitos 3 ай бұрын
Generalizam demais. Não são todos os Brasileiros, como não são todos os Portugueses.
@MiguelCarvalho-qi5gq
@MiguelCarvalho-qi5gq 3 ай бұрын
@@mariabarbeitos serao 5 % dos Brasileiros?!
@monikoslda2034
@monikoslda2034 3 ай бұрын
agora responde... o porquê de nenhum artista português ser convidado a ir ao brasil a divulgar o trabalho que faz não só em Portugal como pelo mundo fora... desde teatro, musica, artistas plásticos etc . mas depois quando os Portugueses barram a participação de "artistas prostitutas " como MC Pipokinha ficam todos indignados
@josealmeida3231
@josealmeida3231 3 ай бұрын
MONIKOS...aqui discordo de si !!!...Temos que ter em atenção que a CLARISSE também é pouco culta....e desconhece que desde os anos 20 que actores e actrizes portugueses dão espectáculos no Brasil !!!....A Amália Rodrigues... a nossa diva...era casada com um cidadão brasileiro... e todos os anos dava espectáculos no Brasil...só que isso não é do tempo da CLARISSE...e só as pessoas cultas é que sabem isso !!!...O Francisco José...o Tony de Matos..e muitos outros...viveram muitos anos no Brasil...onde deram muitos espectáculos !!!
@CarlosAlberto-t7d
@CarlosAlberto-t7d 3 ай бұрын
Sou Brasileiro e concordo com você totaltalment e!
@marsulster
@marsulster 3 ай бұрын
@@josealmeida3231 Olá! Sempre houve artistas Portuguêses a fazer espetáculos no Brasil. Só que com pouca divulgação no Brasil, e depois o povo Brasileiro não vai a uma sala ver um estáculo, prefer um espetáculo de rua 🙂
@AldaGomes-d7g
@AldaGomes-d7g 3 ай бұрын
Outro idiota inculto!!!
@dalvasantos4807
@dalvasantos4807 2 ай бұрын
Muitos artistas portugueses fazem novela aqui e são adorados pelos brasileiros. Eu amo o Ricardo Pereira.
@Esmold
@Esmold 3 ай бұрын
Olá, sou português e achei o teu vídeo bastante interessante e respondendo a algumas das questões. Os portugueses na sua generalidade não odeiam os brasileiros, claro que não posso falar de todos, mas na minha perspetiva o que existe é uma grande ignorância ou uma grande falta de informação da parte do povo brasileiro sobre nós e que muitas vezes a narrativa de "devolvam o nosso ouro" ou outras questões sobre as explorações marítimas ainda prevalecem muito, mas que se esquecem que tudo aconteceu há mais de 500 anos quando nenhum de nós ainda era nascido. Isto para dizer que ambos (Portugal e Brasil) são culturas muito ricas, bonitas e que acho que todos deviam conhecer, nem que façam uma pesquisa rápida no google ou KZbin sobre as paisagens, ruas, festas de cada país. Um grande abraço desde o Porto ❤️
@luiscastanho
@luiscastanho 3 ай бұрын
Se o Brasil é tão grande porque vêem para Portugal arrumar problemas, felizmente que mais rápido que imaginam vão ser corridos.
@rafaelribeiro2527
@rafaelribeiro2527 3 ай бұрын
Se o brasileiro tivesse orgulho na sua história falaria mais sobre Portugal
@lucianogoncalves5640
@lucianogoncalves5640 3 ай бұрын
Estudei nos anos 90 até 2022, não falavam muito de Portugal... Sei mais das histórias dos franceses, ingleses do que as dos Portugueses.
@monikoslda2034
@monikoslda2034 3 ай бұрын
como se pode generalizar que o brasileiro odeia Portugal, ai não? , tu própria disseste que não conhecias nada de Portugal antes de vires para cá!!! e é geral pelo teu discurso que isso acontece no território brasileiro. por isso tens de ser coerente em todo o teu discurso.
@josealmeida3231
@josealmeida3231 3 ай бұрын
MONIKOS...é ponto assente que os brasileiros odeiam os portugueses...e basta estar atento aos vídeos editados pelos youtubers brasileiros...mas no Brasil....ler os comentários...para sentirmos o ódio que os brasileiros nos dedicam !!!....Essa a razão porque a xenofobia explodiu !!!
@cjnge6828
@cjnge6828 3 ай бұрын
Eu depois de três anos a seguir vlogs brasileiros, é essa a minha opinião, o brasileiro é uma pessoa pouco respeitosa, de uma maneira em geral não gosta de Portugal, já na primária os professores de história do brasil, incutiram nos alunos o ódio a Portugal, dizendo que o ouro era todo deles, (brasileiros) (grande mentira) o ensino no Brasil é péssimo... culturalmente, não sabem nada, há tempos andava um sujeito a fazer perguntas na rua, e perguntou a uma sra, em que continente ficava Lisboa, e ela disse que ficava em África...mas sabem dizer que o brasil é muito grande, mas não dizem quem lhes ofereceu tão grande país...e quase todo o brasileiro sabe que Portugal é do tamanho, Pernambuco... sabem isso porque lhes foi ensinado na escola, a tabuada já não ensinaram...porque não interessa... há portuguesas a viver no Brasil, que alinham com os brasileiros quando calha o "bota abaixo", em especial gente nova é lamentável, a falta de dignidade patriótica desta gente.. pessoalmente não tenho nada contra brasileiros de bem...mas detesto a mentalidade brasileira, e o despezo que têm pelos pobres, para mim, o Brasil nem morto...
@ivanasouza1759
@ivanasouza1759 3 ай бұрын
​@@cjnge6828pois FALTA não faz cá, não venha, nem quando a ( guerra estourar na Europa), certamente, quando Portugal passou pela ditadura de ( Salazar em Portugal, muitos Portugueses vieram ao Brasil matar sua fome). Pois vocês portugueses só sabem falar mal do Brasil e dos Brasileiros, critica-lo e chamar os Brasileiros de favelados e analfabetos, vocês sim não nos respeitam.
@joaquimsilvadomingues6927
@joaquimsilvadomingues6927 3 ай бұрын
​@@cjnge6828👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@GazilionPT
@GazilionPT 3 ай бұрын
Nos anos 1980 houve uma telenovela brasileira que fez sucesso em Portugal, chamada "Os Imigrantes". Os protagonistas eram 3 imigrantes que chegaram ao Brasil pouco após o fim da escravatura e a implantação da República: um italiano, um espanhol e um português. Os três tornam-se amigos, mas após algum tempo seguem caminhos separados (com eventuais encontros esporádicos, não me recordo). Tanto quanto me lembro, a história dava de facto mais destaque ao percurso do italiano.
@luiscastanho
@luiscastanho 3 ай бұрын
O Brasil não sabe nada do exterior nem mesmo do Brasil.
@ROSASANTOS-jp6wx
@ROSASANTOS-jp6wx 3 ай бұрын
Sabem o suficiente para para caírem como moscas e Portugal.
@CMeosuarra
@CMeosuarra 3 ай бұрын
@@ROSASANTOS-jp6wx Procura este video e talvez mudes algumas ideas . "TOP 25 Etnias com mais Descendentes no Brasil (Atualizado)"
@altinocarvalho3170
@altinocarvalho3170 3 ай бұрын
Qual aspecto da cultura de Portugal você tem maior apreço? (Resposta do amigo Quorano: Sergio Correa de Siqueira) A gentileza da maioria dos portugueses me fascina e atrai. Eu brinco que o "botão de ligar" dos portugueses é o "Bom dia!" e o "Se faz favor". Melhora a manhã, glorifica o dia. Comprar pão já é uma experiência agradável: Bons dias, Dona Eponina. Como passou de ontem? Muito bem, Senhor Sérgio. E o Senhor? E os miúdos? Muito bem, Graças a Deus. Tem papos secos, por favor? Não estão bons, mas tenho croissants fresquinhos, do jeito que o Senhor e o Menino Antônio gostam. Então me dê dois. Croissants embruhados, pagamento, a depedida: Muito obrigado, Dona Eponina. De nada, Senhor Sérgio. Fique com Deus. Amém. Faz o meu dia. Estas simples fórmulas e palavrinhas trocadas me dão fé na Humanidade. No Brasil eu mal mereceria uns grunhidos de orangotango da atendente - com exceções, lógico. Tem um menino pernambucano na minha padaria que era grosso feito toco de açougueiro; hoje rendeu-se à doçura portuguesa. Muito bom.
@antoniomorais5627
@antoniomorais5627 2 ай бұрын
A verdade é única. O Brasil nunca teve muito interesse com conhecimento sobre Portugal. O Brasil sempre esteve mais afeiçoado a tudo que era dos USA. è factual que o Brasil já se desligou de Portugal. Porque razão o Brasil nunca se interessou por Portugal? Os brasileiros não se interessam nem nuca se interessaram com Portugal, sómente agora o interesse é viver em Portugal porque tem melhor vida do que a do Brasil. Isto tem um nome?
@joaquimsilvadomingues6927
@joaquimsilvadomingues6927 3 ай бұрын
Muito amável a senhora mais um subscrito mas lhe digo pra mim nao me interessa se brasileiros gostam ou nao de portugal o mundo civilizado nos conhece basta vêr os premios de turismo a nivel mundial que portugal recebe beijinhos❤
@mariaglorica9435
@mariaglorica9435 2 ай бұрын
Eu também não tenho problema nenhum ,se os brasileiros não gostarem de mim, Só queria mesmo é que me deixassem viver em paz,e isso não tem acontecido nos últimos anos, daí o meu aborrecimento.
@marie3587
@marie3587 3 ай бұрын
alemães, italianos, espanhóis, japoneses, libaneses, chegaram ao Brasil procurando a terra prometida, a partir de meados do século XIX chegando a uma país independente e soberano, a quem era atribuidos terrenos para cultiva na sua condição de imigrantes Portugueses desde 1500 chegavam ao Brasil como quem muda de região no seu próprio país e construiram as condições, cultura, agricultura, e infraestruturas que existiam no Portugal metrópole A ocupação territorial propriamente dita veio com os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, que surgiram no Brasil antes de 1520, e rapidamente se espalharam por todos os pontos do litoral habitados por portugueses Veja-se como era difícil e cruel a caminhada da portuguesa Maria Tomásia Cardiga em terras do Brasil colónia se deslocando pela costa da capitania, nos primórdios do século XVI Assim lemos: …] mandou marchar cinco filhos diante, dos quaes o mais velho não passava de dezoito annos, logo os soldados, e detraz elle e sua mulher, todos a pé. Logo nesta primeira jornada começaram a sentir o trabalho, porque, tanto que a calma começou a cahir, não havia quem pudesse pôr o pé na areia de quente, começava já o choro das crianças, os gemidos da mulher e lastima dos soldados […] com muito trabalho e risco de tapuyas inimigos, que por alli andam e lhes viam os fumos, mas o peior inimigo era a fome e sede, com que começaram a morrer os soldados […] se poz D. Thomazia, mulher do capitão, a dizer tantas lástimas que parece se lhe desfazia o coração, vendo que tinha todos seus filhos ao redor de si, e pegando della do menor até o maior diziam que até alli bastava de caminhar, que também queriam morrer com aquelle homem, porque já não podiam soffrer tanta sede. […] Mas caminhando avante da salina, morreu o filho mais velho ao capitão...."
@emilialemos52
@emilialemos52 3 ай бұрын
Concordo consigo que é desajustado dizer que existe uma questão de ódio entre brasileiros e portuguesas. Isso não é verdade. O que penso que há dos brasileiros para com os portugueses é menosprezo. Aliás, é por força desse menosprezo que a generalidade dos brasileiros nada sabem sobre Portugal e os portugueses. Já o contrário não é assim. Os portugueses acostumaram-se há muitos anos a assimilar a cultura brasileira, desde novelas, música, as revistinhas de banda desenhada da Disney (Zé Carioca, Urtigão, Peninha, etc.). É por essa razão que a maioria dos brasileiros se mostram surpreendidos quando, emigrando, descobrem a riqueza da cultura portuguesa e tomam consciência do quão enganados e mal informados estavão relativamente a Portugal e os portugueses. Em resumo, Portugal descobriu o Brasil há maids de 500 anos e agora os brasileiros têm oportunidade de descobrir Portugal, culturalmente.
@fernandofreitas8343
@fernandofreitas8343 3 ай бұрын
O povo português, respeita os os brasileiros,mas há brasileiros que não se dão ao respeito, pelo contrário alguns brasileiros,vem para Portugal criar problema
@LeonelInacio27
@LeonelInacio27 3 ай бұрын
O povo brasileiro e a verdade seja dita é um povo inculto e com preguiça de aprender as coisas consideradas boas socialmente. Um povo que esconde a sua história, para as gerações vindouras é um povo com vergonha de si mesmo e sem identidade própria. O brasileiro inconsciêntemente reconhece o seu grau de ignorancia e tenta colmatar essa lacuna com as características que os denominam, assim como o excesso de alegria que extravasa a normalidade e que os faz gerir as aparencias demonstrando que tudo está bem, a violencia que os induz aos crimes, a falta de identidade própria que os leva a impôr a sua cultura aonde quer que estejam, dentro e fora do Brasil, etc. Um povo mesclado de sangue e culturas várias que vive em litígio constante consigo mesmo e usa a alegria como arma para se afirmar no mundo, a violencia que o caracteriza como forte para suportar o desconhecido projectado pela ignorância e ao tentarem impor a sua cultura, refletem a sua fragilidade no convivio com outras culturas, gentes, raças, crenças e credos.
@antonioalcobia1943
@antonioalcobia1943 2 ай бұрын
O mais engraçado é que os brasileiros queixam se de terem sido colonizados, houve escravatura,roubamos o ouro TC.mas preferiam ter sido colonizados pelos ingleses.sera que estes iria tratar los bem, e não haveria escravatura???😂
@anabelalaborinho440
@anabelalaborinho440 3 ай бұрын
No Brasil há historiadores muito competentes mas por motivos pouco esclarecedores essa história não é ensinada, antes é ensinado uma forma deturpada dos acontecimentos históricos.
@JorgeMendes75
@JorgeMendes75 3 ай бұрын
Pelo que percebo a Clarissa Fernandes(apelido que o meu pai tem) está a viver na zona de Guimarães, a minha terra natal. Espero que se esteja a integrar bem no Minho e que a sua família seja feliz por aí. Quanto ao tema. O Brasil, tendo-se tornado independente sob um rei português e tendo sido efetivamente até esse ponto uma parte de Portugal, inclusivé sendo o Rio de Janeiro a capital do reino, precisava de "matar o pai" para obter a sua individualidade, e por isso foi feito um grande esforço desde o século XIX para desvalorizar o papel de Portugal na história do Brasil, e não só desvalorizar como ocultar a presença avassaladora da cultura portuguesa no Brasil. Daí os chistes, a história do ouro, os padeiros e as mulheres de bigode. As elites brasileiras conhecem muito bem Portugal e a cultura portuguesa. Um segredo que guardam para si. Os políticos tentaram ao máximo apagar Portugal da história do Brasil, mas tal é impossível, porque desde a língua á arquitetura passando pela gastronomia, Portugal espreita por todos os lados. A evidência mostra que os portugueses em geral adoram o Brasil, consomem muita cultura brasileira e conhecem melhor certos artistas e autores brasileiros que boa parte dos brasileiros. Se odiássemos não consumiríamos em quantidades astronómicas a cultura brasileira, nem teríamos tanta familiaridade com a vossa variante da nossa língua comum. Eu não seria o mesmo sem Caetano, Gil, Chico ou Marisa Monte, entre outros músicos e escritores. Energúmenos odiosos existem em todos os lugares, e portugueses e brasileiros não são excepção. Move-os a ignorância. Basta ver as caixas de comentários. O que eu incentivo aos brasileiros que aqui estão é que se abram à cultura portuguesa: leiam, vejam documentários, visitem os museus e as cidades. Depois olhem para o vosso grande país e digam em que medida Portugal está ou não mais presente do que aquilo que vos é (não) aparente pela educação que recebem. Quanto ao sotaque do seu filho, o que vejo em conhecidos que cá estão há muito é que ligam e desligam o sotaque a seu bel prazer conforme o contexto. Sotaque é sotaque, não é a língua, e em Portugal não temos dificuldade com os sotaques brasileiros, mas ele dominar o sotaque português (minhoto espero) será bom, não lhe fará mal nenhum. Força para os seus vídeos!
@paulolopes3258
@paulolopes3258 3 ай бұрын
Aqui à um mês ou dois atrás foi noticiado na televisão que foi realizada uma pesquisa que concluiu que existirem mais igrejas que escolas no Brasil. Talvez também existam mais Pastores que professores e mais fieis que alunos? Isto é capaz de explicar alguma coisa, não?
@nunosoares8500
@nunosoares8500 3 ай бұрын
Interessante! Os portugueses ouvem o português do Brasil à mais de 40 anos, por novelas e música! Os portugueses ou a maioria dos portugueses conhecem a História do Brasil! Para muitos brasileiros, a história do Brasil passa sempre pela História de Portugal!
@nataliafreitas1526
@nataliafreitas1526 3 ай бұрын
Desculpe, tem vivido toda a sua vida com uma realidade muito romântica sobre esse assunto. É a primeira brasileira a por em causa se o brasileiro gosta de Portugal e dos portugueses..e depois dá provas em como isso é verdade. Não sabem nada porque nunca quiseram saber,nem nunca foi ensinado,nós portugueses desde cedo aprendemos na escola, muito sobre os paises de lingua portuguesa,das antigas colónias, e não só. O brasileiro dizem que sabem que Portugal é o país do bacalhau,quando o bacalhau não é português..romantiza um assunto que de romântico tem pouco..os brasileiros ainda pensam que vivemos como no tempo dos descobrimentos, e só ver como ficam admirados quando cá chegam. Parece me um vídeo a querer atirar areira para os olhos dos portugueses..somos sim um povo com mais cultura geral que os brasileiros, e tem muitos e muitos anos que sabemos a vossa opinião sobre nós..e mesmo assim..!!! Cá estão vocês, mesmo não gostando de nós. Não dê romantismo onde não há.
@fernandanunes5642
@fernandanunes5642 3 ай бұрын
O Brasil é um país grande, não é interessante falar de um país pequeno como Portugal, só os estados unidos é que é bom, ou países grandes, eu sei porque consumo muitas notícias do Brasil na Record e outros canais, e verifico isso, só o que é grande é que é bom
@MiguelCarvalho-qi5gq
@MiguelCarvalho-qi5gq 3 ай бұрын
Ser grande nem sempre significa ser bom e o Brasil infelizmente é o exemplo disso.
@FernandoAntunes-d1z
@FernandoAntunes-d1z 3 ай бұрын
O Brasil é um país grande em termos de território e parou aí,nesse país impera o crime, a ignorância das pessoas,a falta de formação civica, só eles é que não reconhecem isso
@dalvasantos4807
@dalvasantos4807 2 ай бұрын
Não fale besteira, o Brasil é maravilhoso, nós já somos potência e se tu é europeu já deves ter ouvido a previsão de especialistas no assunto. FUTURAS SUPER POTÊNCIAS: CHINA, BRASIL, ÍNDIA.
@antoniomorais5627
@antoniomorais5627 2 ай бұрын
Futuras?@@dalvasantos4807
@ruimiguel1976
@ruimiguel1976 3 ай бұрын
Chama-se sindrome de inferioridade. Têm que aprender a aceitar o passado para poderem construir o futuro. Ainda são novos como o tempo vão aprender.
@VictorPMarcos
@VictorPMarcos 3 ай бұрын
Se isto não é ódio, então o que é ? kzbin.info/www/bejne/fmGwd417idZ7Y9Esi=xu4sYLOEUOhjAJo2
@julybosco
@julybosco 3 ай бұрын
Oi, tudo bem? Você trabalha com o que em Portugal?
@juliopereira557
@juliopereira557 3 ай бұрын
É triste mas o Brasil despreza as suas origens e história , as escolas falam dos Portugueses como se tivessem sido uns monstros que chegaram mataram e trataram mal os índios , roubaram o que era ( deles , deles quem ? ) pois o Brasil era território Português etc ... Pergunto qual o país do mundo que foi criado sem sangue derramado ? Portugal criou as fronteiras do Brasil e deixou um território imenso para os Brasileiros mas poucos são os brasileiros a valorizar isso . Em tempos de escola sempre me foi ensinado que o Brasil era o país irmão e acreditei mas com o tempo cheguei na conclusão que não é assim , as anedotas sobre os Portugueses os fazendo de burros , a musica Portuguesa que não é ouvida e não vende no Brasil enquanto nós em Portugal ouvimos a musica Brasileira como se fosse nossa . Era necessário politicas que fizessem mudar a visão negativa dos brasileiros em relação a Portugal a começar pelas escolas e TV jornalismo etc... um governo patriota que tenha amor pelas suas origens que respeite a sua cultura e a cultura do país que criou vários países incluindo o Brasil
@joaoboscoth203
@joaoboscoth203 3 ай бұрын
aqui no Brasil pouco se sabe sobre qualquer outro país, e não apenas Portugal. Portugal é visto como qualquer outro país europeu, inalcançável para a grande maioria da população que mal pode conhecer outros estados do próprio país, que por si só em extensão é quase uma Europa inteira. praticamente toda a regiao onde nasci é de descendentes de portugueses, mas isso nao é pauta, não é assunto. nao ter condiçoes financeiras, nao ter acesso a uma boa educação, não deveria ser motivo de graça ou chacota por quem teve outras oportunidades. do que adianta nascer em algum país supostamente mais desenvolvido e tratar aos demais que nao tiveram as mesmas condições com arrogancia, como se eles fossem culpados? essa é a forma com que vc aproveita essa oportunidade? mesmo tendo acesso a uma melhor educação, vivem a dar coices com um certificado debaixo do braço. pelo menos aqui nos comentários é só oq se vê. o que me faz as vezes pensar se realmente seria saudável expor pessoas mais vulneráveis a esse tipo de contato.
@ClarisseFernandesBrPt
@ClarisseFernandesBrPt 3 ай бұрын
Querido João. Primeiro, obrigada pelo seu comentário. Eu queria muito que os brasileiros falassem abertamente sobre algumas questões que trago aqui mas infelizmente noto que a grande maioria só assiste e quem comenta (sem nenhum contra-ponto) são os portugueses. Fico muito feliz com seu posicionamento e mais: concordo 100% contigo. Eu viajei pouquíssimo pelo Brasil e com muito sacrifício. Quanto ao ensino limitante, é verdade mas também é verdade que o conhecimento de uma forma geral é de alcance a muita gente, pelo menos a todos que tem acesso as redes sociais. O que ocorre, ao meu ver é que o pensamento crítico e a curiosidade nata não se desenvolve nas pessoas em razão do ensino superficial. A maioria dos alunos tem interesse em realmente aprender sobre um assunto e aprofundar o que há em torno dele ou apenas alcançar a nota necessária pra seguir adiante? É de certa forma cultural, o que é uma pena. Concordo absolutamente contigo sobre o fato de muitas pessoas letradas ou culturalmente mais desenvolvidas se auto intitular superior por isso. Eu sempre me pergunto: se educação não é só conhecimento acadêmico mas também o respeito, bom tom e empatia com o próximo, uma pessoa que se vangloria por ser culta e diminui que não é, afinal é de fato alguém educado? Tu me parece um rapaz muito perspicaz e parabéns por isso. Se me permite, que idade tens?
@joaoboscoth203
@joaoboscoth203 3 ай бұрын
@@ClarisseFernandesBrPt obg pelas palavras e pelo rapaz 😆. completo 39 em poucos dias. vi alguns videos seus de ontem pra hj e confesso que ler os comentários as vezes me dá nos nervos, mas meio que entendo a confusao. muitos usam a propria perspectiva, a propria realidade, para exigir um padrao similar de cultura a quem vive em um universo completamente diferente. isso nao tem como dar certo... 🙈
@anselmoachkar1769
@anselmoachkar1769 3 ай бұрын
Pq tenho a sensação de que em vários dos seus vídeos falando dos portugueses, dos costumes portugueses, beira uma certa ingenuidade, beira mesmo o desconhecimento, mas nas entrelinhas tem algo que soa como cutucada, pede desculpas várias vezes, mas logo em seguida dá outra cutucada. Estranho!
@peixotoagostinho8792
@peixotoagostinho8792 3 ай бұрын
Brasileiro gosta mais da cultura USA que da cultura Europeia até mesmo da própria História Brasileira. Mas isso é culpa da maneira que aprendem na escola en casa e nas redes sociais.
@AntónioMagalhães-n4l
@AntónioMagalhães-n4l 3 ай бұрын
E normal no Brasil não saberem nem de Portugal nem outro país do mundo, porque os brasileiros acham que são os maiores do mundo em tudo e coitados eles nem sabem onde o brasil está no mapa mundo, são triste em cultura e educacao
@EdilsonRibeiro-o8h
@EdilsonRibeiro-o8h 3 ай бұрын
O senhor esta redondamente enganado a respeito do BRASIL e dos brasileiros. A porcentagem dos brasucas que sabem suficientemente sobre geografia e historia e infinitamente maior do que aqueles que nao sabem. O brasileiro em geral deixam A desejar em materias de EXATAS matematica< calculos
@felicidadeamaro5897
@felicidadeamaro5897 3 ай бұрын
@@EdilsonRibeiro-o8hestás enganado os europeus são um povo apreciado e desejado pelas potências mundiais os maiores conflitos guerras estão sempre na disputa relacionados á Europa porque o continente europeu é muito invejado pela sua capacidade de inovação tecnológica economia e e a Rússia a China estão sempre a busca de nos espionar e nós fomos burros de pensar que os outros eram nossos amigos o que aconteceu ficamos dependendo deles mas da Rússia conseguimos a independência de energia e agora falta a independência industrial da China, o que essas potências pensavam nos dominar deu errado, porque a mudança começou?? Lentamente e tudo graças á guerra da Ucrânia 😁😂estamos numa crise econômica inflação mas iremos sair dela estamos a trabalhar nas mudanças energéticas que irão ser inovadas no continente europeu ( mais uma vez os pensadores e desenvolvedores cabeças europeias).,,,,,
@FernandoAntunes-d1z
@FernandoAntunes-d1z 3 ай бұрын
@@EdilsonRibeiro-o8h cara,tu anda fumando 💩? só pode🤣🤣
@fernandoarvore
@fernandoarvore 3 ай бұрын
​@@EdilsonRibeiro-o8hoh mano tu tá de brincadeira. Segundo dados difundidos no próprio brasiu, 65% dos brasileiros são anaufabeto funcionau. Sem esquecer o QI de 83. Vamu qui vamu.
@dalvasantos4807
@dalvasantos4807 2 ай бұрын
Santa ignorância 😅😅😅😅😅
@vascomiguelalbuquerque1534
@vascomiguelalbuquerque1534 3 ай бұрын
Eu estou pouco lixando se no terceiro mundo falam pouco sobre o nosso pais 🇵🇹, o que realmente é relevante, é saber que Portugal está a ser desparasitado....os brasileiros estão a ser corridos ( deportados ) de Portugal, que noticia tao boaaaaaa
@RoniStuati
@RoniStuati 3 ай бұрын
Kkkkkkk Portugal é insignificante no Brasil 😂😂😂😂
@RoniStuati
@RoniStuati 3 ай бұрын
Portugal terceiro mundo da Europa 🇵🇹🤏🤏🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@AldaGomes-d7g
@AldaGomes-d7g 3 ай бұрын
Não é assim ! Sou portuguesa e não gosto de ouvir e ler ipiniões destas!
@AldaGomes-d7g
@AldaGomes-d7g 3 ай бұрын
​@@RoniStuatiidiota!!!
@joaoboscoth203
@joaoboscoth203 3 ай бұрын
tão pouco se lixa e faz o que por aqui? ta perdido? conte outra...
@cjnge6828
@cjnge6828 3 ай бұрын
estive a ver um vlog brasileiro, que um tipo fazias perguntas na rua, ás pessoas que passavam a uma delas perguntou, quanto são 8x7=56 espantoso... ninguém sabia a tabuada, só diziam, ai eu nao sei nada de matemática, mas NÃO sabiam.a tabuada...e as pessoas nem todas, eram criancas...de uns 15 anos...
@filipeneves9995
@filipeneves9995 3 ай бұрын
Na época dos descobrimentos todos esses países espanhois, italianos,ingleses,holandeses etc queriam descobrir o Brasil
@VitalinoNascimento-ti7fx
@VitalinoNascimento-ti7fx 3 ай бұрын
Clarisse deves ouvir o professor Marcelo Andrade. Um excelente professor brasileiro vai a KZbin. Os portugueses não descobriram o Brasil porque na altura não existia Brasil . Portugal fez o Brasil. Assim que o Brasil foi independente perdeu logo uma província que hoje é um país da América latina.
@fernandanunes5642
@fernandanunes5642 3 ай бұрын
Tem razão, quando diz que os brasileiros não sabem nada de novo Portugal, porque o Brasil é tão grande, porque vai
@elisetesousa1371
@elisetesousa1371 3 ай бұрын
Rabo de peixe é uma serie portuguesa com actores portugueses veja vai gostar
@ClarisseFernandesBrPt
@ClarisseFernandesBrPt 3 ай бұрын
Já vi assim que lançou e gostei imenso. Excelente série.
@RoniStuati
@RoniStuati 3 ай бұрын
Kkkkkkkkkk Sergipe ruim e com português errado de vocês tugas 😂😂😂
@isalindanunes863
@isalindanunes863 3 ай бұрын
O português consegue por norma consegue falar e desenvolver qualquer assunto Já o brasileiro, a maior parte desconhece factos simples que nos faz ficar de boca aberta !
@filipeneves9995
@filipeneves9995 3 ай бұрын
Você sabe que o Brasil foi formada por vários países europeus .você acha que um espanhol ou italiano ia falar que portugal seria um país grandioso?
@mbalhau
@mbalhau 3 ай бұрын
Sou português e dói muito o ódio que emana do Brasil, e nem falo dos brasileiros, mas isso é resultado do que as elites e todos os que, no Brasil têm ou tiveram poder político sobre os conteúdos escolares no sistema educativo brasileiro, e o fizeram intencionalmente para deturpar os programas escolares, com um desprezo total, por tudo que referisse Portugal. Na minha opinião, o Brasil, se é algo hoje, no panorama internacional, a Portugal o deve. Politicamente foi privilegiado, em comparação com as restantes ex-colónias portuguesas, desde logo, as africanas, pelos duzentos anos que o Brasil leva de independência (1822) e as ex-colónias africanas, apenas em 1975, 150 anos depois, com guerras coloniais pelo meio. Resta dizer que o Brasil foi tratado como território autónomo, incluído numa União política entre Portugal e Brasil, com a capital dessa União, durante alguns anos, no Brasil. Deixámo-vos um País lindo, com recursos naturais enormes, um colosso quase do tamanho de um Continente. Duzentos anos sozinhos, e não foram capazes de gerir os vossos recursos económicos e nalguns casos até regrediram. Cometemos erros, como todos os Países colonialistas, mas os africanos de Angola, Moçambique, Guiné, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, terão muito mais razões de queixa, até porque a escravatura incidiu mais sobre eles, não só, pelos portugueses, se calhar, com maior violência pelos brasileiros; é bom que não esqueçam os desmandos e abusos dos muitos esclavagistas vossos compatriotas.
@hugopote5635
@hugopote5635 3 ай бұрын
Excelente vídeo. Ótima reflexão.
@feralv1975
@feralv1975 3 ай бұрын
Quando não se sabe nada sobre um determinado país que esteve na vanguarda da globalização mundial é muito revelador da cultura da pessoa. Continuo a ver muitos comentários xenofobicos de brasileiros nos vídeos na Internet. Mesmos as piadas dos brasileiros sobre os portugueses revela a falta de cultura e desconhecimento sobre a realidade portuguesa atual.
@GabrielaSantos-dr6nu
@GabrielaSantos-dr6nu 3 ай бұрын
Cara colega qual a necessidade de exaltar o colonialismo? Tudo ainda é muito recente , conseguimos construir nossa própria cultura . Eu gosto muito de Portugal vivo aqui há muitos anos , estudei em uma universidade Portuguesa o ensino è rigoroso mas muito bom . Respeito e entendo as diferenças culturais falamos a mesma língua mas temos hábitos e valores diferentes. Os portugueses são na maioria pessoas honestas e muito trabalhadores , mas Frisando que as universidades portuguesas utilizam muito conteúdo literário brasileiro isso é maravilhoso. Não vejo necessidade de produzir uma serie falando sobre a colonização acredito que não seria do agrado dos portugueses retratar verdades obscuras è melhor que fiquem no passado e possamos desenvolver laços de amizade e respeito mútuo Mas quem gosta de monarquia è guilhotina. Você levantou questões pertinentes. 😊
@ClarisseFernandesBrPt
@ClarisseFernandesBrPt 3 ай бұрын
@@GabrielaSantos-dr6nu Amiga, acontece que são duas narrativas muito distintas. Aquela história de há três versões dos fatos (no caso do colonialismo): a brasileira, a portuguesa e a verdadeira 😅. Nos comentários deste vídeo e mais um ou dois (dos mais recentes) estou conhecendo um ponto de vista muito diferente. Uma hipotética série relatando os fatos (desde que verdadeiros) não agradaria muita gente dos dois lados. Os brasileiros também se apegam muito ao tal ouro entre outras coisas. Muitos pensam que só os portugueses escravizaram, etc. Acho que conhecer mais sobre como tudo se deu é importante mas claro que isso traria algum desconforto. Obrigada pelo seu comentário.
@ricardotavares3833
@ricardotavares3833 3 ай бұрын
A série rabo de peixe no brasil, foi dobrada para português-brsileiro.
@ClarisseFernandesBrPt
@ClarisseFernandesBrPt 3 ай бұрын
Aqui em Portugal assisti logo que lançou em Português brasileiro, não por opção.
@franciscofigueiredo836
@franciscofigueiredo836 3 ай бұрын
Eu acho que o português às vezes sente-se um pouco frustrado por estar mais à vontade com a cultura brasileira, pelas novelas que viu etc...e depois sentir que do outro lado não conhecem ou conhecem pouco as nossas músicas (e não falo de fado, unicamente, obviamente. Temos grandes bandas de rock, metal, pop, alternativo, etc.., bem como os nossos escritores, actores, etc.. e ainda têm ideias já muito obsoletas e erradas com os portugueses. Mas tenho boa gente brasileira cá em Portugal que conheço. Mas tenho pena que não tenham absorvido já imensa cultura portuguesa em várias áreas...e percebo que seja difícil..chegou sempre muito pouco nosso aí, infelizmente para os dois povos
@ameliamhenriques3259
@ameliamhenriques3259 3 ай бұрын
A 1ª novela brasileira que assisti foi Gabriela cravo e canela com a Sónia Braga e depois a Escrava Isaura...era novidade...há anos que não assisto a novelas quer brasileiras, portuguesas , mexicanas ou turcas que são creio as que mais passaram em Portugal ...nós portugueses não odiamos brasileiros termo forte demais e sim não gostamos de desrespeito de cultura e quererem prevalecer os hábitos e costumes deles...e aqueles que dizem mal ...o que merecem? Ninguém pediu para virem e chacotear de nós...então que vieram cá fazer? e daí alguns portugueses dizerem voltem para o Brasil...temos um ditado...em Roma sê romano e faz como vires fazendo...sou neta e bisneta de imigrantes na Venezuela...há 120 anos e era uma vida dura...sem tv, sem telm, sem as tecnologias de hoje e muitas vezes o homem ia só imigrando...anos sem ver mulher e filhos...alguns até deixavam de contatar com a família constituindo outra ou simplesmente morriam e ninguém sabia...há que ter perfil e espírito de sacrifício...tenho algumas amigas/os brasileiros e 5*
@luiscastanho
@luiscastanho 3 ай бұрын
Neste momento em Portugal as novelas que fazem mais sucesso em Portugal e outros países dos palops têm mais sucesso que as novelas brasileiras.
@RoniStuati
@RoniStuati 3 ай бұрын
​@@serramcskkkkk Portugal é insignificante no Brasil e as novelas de vocês também 😂😂😂
@António-m7z9i
@António-m7z9i 3 ай бұрын
Portugal exporta para o Brasil, azeites, vinhos etc. entre muitas outras coisas, só não conseguimos exportar inteligência e bom senso. Cura-te.!
@luiscastanho
@luiscastanho 3 ай бұрын
@@António-m7z9i os brasileiros não têm dinheiro para comprar azeite e vinho português é muito caro para eles, o que observei é que o azeite português no Brasil é todo falsificado.
@FernandoAntunes-d1z
@FernandoAntunes-d1z 3 ай бұрын
​@@RoniStuatio Brasil atualmente só aparece nas notícias pelos piores motivos,🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣esse país anda á deriva , não admira que estejam a fugir para Portugal 😂😂😂😂😂😂😂
@ricardopebiche01
@ricardopebiche01 3 ай бұрын
Nao se fala de Porrugal no Brasil Porque o Brsail afastou se de Portugal Como um filho k abandona o pai ! O problema é a historia contada nas escola brasileiras muto vago e sempre cokocam os Pr como vilões infelizmente . A historia de Pt para os Brs é do tipo Chega mos ai numas caravelas descobrimos o Brasil e acabou LOL Pois a historia de Portugal é muito mais que isso ;) Sempre falo PAIS QUE NÃO RECONHECE O SEU PASSADO JÁ MAIS É UM PAIS COM FUTURO ... Ja em Pt nos consumirmos a cultura Br com musics , telenovelas a mais de 50 anos !!! E no Brasil ? Na minha opinião o problema esta ai 😊
@antoniolemos6332
@antoniolemos6332 3 ай бұрын
Olá! ❤ ... Saudações desde Lisboa-Portugal 🇵🇹 Beijinhos 😘
@sosodepaula2065
@sosodepaula2065 3 ай бұрын
As pessoas nao sabem porque não lêem. Para quem gosta de história., leiam a trilogia do escritor Laurentino Gomes, que versa sobre a vinda da família real para o Brasil 1808; 1822, que versa sobre Proclamação da Independência e por fim, 1889, a Proclamação da República. É isso.
@janecunha2373
@janecunha2373 3 ай бұрын
ACHO que é por questões didaticas e não querem que saibamos a nossa cultura ( sim pois fomos descobertos por eles e temos muitos habitos deles deixados aqui e que( eu)acho que seria otima se estudassemos mais sobre PORTUGAL. TB percebo que eles são calados e faz com que não podemos vivenciar muitos da sua sociedade. Passei 15 dias ai e fiquei encantada com eles e so voltei por meu marido kkkk mais ... acho tb que tem outros razões que prefiro não levar para não haver conflitos .... E digo mais , hoje estudo muito eles sua geigrafia sua lingua seus habitos e etc...
@António-m7z9i
@António-m7z9i 3 ай бұрын
geografia sua língua seus hábitos e etc...
@paulomota5818
@paulomota5818 3 ай бұрын
Infelizes dos que não sabem de onde vêem
@franciscojose5025
@franciscojose5025 3 ай бұрын
Minha querida o Brasil teve que criar uma narrativa do antiportuguesismo para puder afirmar a sua identidade, sobretudo no inicio à sua independência. Por outro lado nem o governo de Portugal nem do Brasil se preocuparam muito com isso! Agora como há milhares de Brasileiros em Portugal talvez as coisas mudem! Viva CPLP! Bem haja!
@HenriqueGarcia-zc7jl
@HenriqueGarcia-zc7jl 3 ай бұрын
Os brasileiros precisam reconhecer o muito que receberam do portugugeses dos italianos e outros povos.
@josealmeida3231
@josealmeida3231 3 ай бұрын
Mais que não seja receberam um país continental....e muitíssimo rico...riqueza essa que eles não têm sabido aproveitar !!!
@serramcs
@serramcs 3 ай бұрын
​@@josealmeida3231 Os portugueses deviam ter feito o mesmo que os espanhóis... a sua parte ficou toda retalhada em vários países.
@felicidadeamaro5897
@felicidadeamaro5897 3 ай бұрын
Isso mostra que cultos os portugueses são que sabemos sobre o Brasil aliás muito mesmo sobre a história do nosso país pois temos história obrigatório sobre isso… isso é ignorância por parte do estado brasileiro que esconde as origens do Brasil 🇧🇷… eu não sabia que era assim que o povo brasileiro não sabe nada sobre os portugueses?? É triste porque 😢 se falam a língua portuguesa? Não entendo porquê que não há esclarecimento sobre Portugal 🇵🇹?? Estranho… realmente… muitos brasileiros têm a visão que os portugueses são os invasores maus 😢que desbastaram e e … o certo é que o Brasil não existiria sem Portugal 🇵🇹 como país … O Brasil 🇧🇷
@fernandoarvore
@fernandoarvore 3 ай бұрын
Oh "minina", não sei como classificar a sua prestação. Mas deixe-me dizer o seguinte: você ou anda muito distraída ou .... Portugal e os Portugueses sabem muito do brasil porque somos um povo muito aberto ao conhecimento Acresce que, desde sempre fomos educados a amar o brasil e o povo brasileiro como pais e povo irmão. Ao contrário, no brasil, você andava distraída e não se apercebeu na campanha sistematica de ódio a Portugal e aos Portugueses, , inclusive e especialmente nas escolas, onde se diziam as maiores barbaridades e mentiras sobre nós. Nós Portugueses, em Portugal, nem sonhávamos com a xenofobia que os Portugueses sofriam no Brasil. Até que começamos a ver o ódio disseminado através das redes sociais com insultos de toda a ordem A partir daí comecou a haver alguma reacção de Portugueses contra essa onda avassalora de ódio e desrespeito para com Portugal. Esse admiração e respeito dos Portugueses começou a diminuir tambem como consequencia de outra anterior vaga migratória de brasileiros que com o seu comportamento pôs os Portugueses de sobreaviso. Nessa ocasião muitos compatriotas seus não pagavam a rendas, vandalizaram apartamentos e roubaram as mobilias. A crescente criminalidade perpetrada por brasileiros, nomeadamente assassinios, violacoes, roubos, vigarices de toda a ordem etc etc também abriu os olhos a muitos Portugueses. Não há rivalidade alguma de Portugueses para com brasileiros mas sim uma reação á criminalidade e às campanhas de ódio dos brasileiros, escrita ou verbal explicita em todos os meios de comunicação social inclusivamente nas tv's brasileiras de alcance nacional, expressa por figuras publicas e até políticos de primeiro plano do brasil. Aliás, nao deixa de ser irónico sermos tratados de burros por aqueles que em media têm um QI de 83.
@carinajasmins
@carinajasmins 2 ай бұрын
Quando houver uma verdadeira educação relativamente ao ensino da História não haverá tanta raiva relativamente ao passado e aos Portugueses. Aí está a raiz do problema, porque Portugal sempre gostou do Brasil
@guilhermerelvas911
@guilhermerelvas911 3 ай бұрын
Olá Clarisse, Para responder se existe um ódio dos Brasileiros a Portugal, sugiro ler a crónica jornalística do Carlos Fino.
@josepereiradasilva1439
@josepereiradasilva1439 3 ай бұрын
Olá! Quem não sabe nada sobre Portugal, e porque não se interessou sobre Portugal antigos.na era colonial e na era do império brasileiro. Com dom Pedro segundo. . segundo sabemos pouco do momento atual de Portugal. não interessa para maioria dos brasileiros. Porque Portugal tem pouco a oferecer para brasileiros normais
@paulolopes3258
@paulolopes3258 3 ай бұрын
Mas os brasileiros em geral sabem alguma coisa sobre qualquer país ou cultura? Nem conhecem o próprio país nem a sua própria História... Há no entanto uma minoria (demasiado grande), que mesmo assim sabe alguma coisa sobre Portugal, essa minoria é constituída pelo menos pelos 500 que imigraram para cá.
@franciscoferreira-c5b
@franciscoferreira-c5b Ай бұрын
Gosto muito dos conteúdos dos seus vídeos, em relação ao desconhecimento de Portugal está no ensino escolar brasileiro não esquecer quem descobriu esse continente que lhe deu o nome Ilha Vera Cruz depois Vera Cruz e por fim Brasil foram os nossos antepassados, eu chamo ao vosso desconhecimento negação a historia do país, nos na escola estudamos toda a nossa história desde o nascimento até aos descobrimentos, poderei estar errado diria que 50% dos seus conterrâneos não sabem o primeiro nome do Brasil isso é negação a vossa origem.
@Sumido1972
@Sumido1972 3 ай бұрын
Sou português e pelo que sei, isso vem já do tempo da independência do Brasil, onde uma clã mais afortunada tentou apagar Portugal do mapa.
@joses.722
@joses.722 3 ай бұрын
O que o brasileiro conhece do mundo? NADA. Que cultura geral tem o brasileiro? Mínima. A educação brasileira é distorcida por interesses da minoria dominante que leva a uma personalidade egocentrista. O brasileiro acredita que é admirado e desejado pelo mundo. Acredita que o que tem é o melhor sem igual. Acredita que o seu conhecimento é de elevado grau no panorama mundial. Por complexo de inferioridade, é educado a achar que Portugal é atrasado, que para o português o brasileiro é um guia. Chega em Lisboa e o seu mundo vira do avesso e se sente o mais pequenino e desvalorizado. Vê na realidade que o seu "paraíso", afinar é atrasado socialmente com níveis de terceiro mundo. A reação são danos na personalidade.
@josealmeida3231
@josealmeida3231 3 ай бұрын
Eis um comentário profundo... e pleno de verdades !!!
@anselmoachkar1769
@anselmoachkar1769 3 ай бұрын
Concordo consigo em quase tudo, mas na parte em que diz que, o que o Brasil tem é o melhor, é de fato o melhor, só abro um parêntese, este melhor é para uma minoria da elite brasileira e de conglomerados internacionais que aqui fazem a "festa", isto não chega ao povo. Somos em nossa maioria um povo pouco honesto, nas pequenas e grandes atitudes, os poucos de boa índole vivem reféns do sistema, sem ter para quem reclamar, haja vista as instituições estarem todas corrompidas e a justiça não é diferente. Como este povo não tem instrução, não tem cultura, não tem educação, apega-se ao que o Brasil tem (não eles) e jogam na cara dos outros, para não se sentirem tão inferiores. Perceba que muitos dos meus, dizem que os estrangeiros adoram o nosso país, de fato na sua grande maioria os estrangeiros dizem que gostam do calor, praias, caipirinha, samba, futebol, e da "alegria", uma falsa alegria que esconde as mazelas de um povo. Fica claro que os "gringos" só gostam do oba oba do Brasil.
@MiguelCarvalho-qi5gq
@MiguelCarvalho-qi5gq 3 ай бұрын
Nem mais..
@RoniStuati
@RoniStuati 3 ай бұрын
Falou o terceiro mundo da Europa 🇵🇹🤏🤏🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@anselmoachkar1769
@anselmoachkar1769 3 ай бұрын
@@RoniStuati é tão terceiro mundo, que no sul de Portugal, existe um número expressivo de americanos, ingleses, alemães, que hoje vivem em Portugal. Acho que não está bem informado. Talvez no seu conceito viver bem está somente ligado a ser rico, deste modo continue para sempre no Brasil ou vá para os USA. Por aqui e nos USA vivemos "maravilhosamente bem" kkkkk
@MatildePortugal-ew1zz
@MatildePortugal-ew1zz 3 ай бұрын
PORQUE? CENSURA AO MAIS ALTO NÍVEL
@GigiDuque-cs4mi
@GigiDuque-cs4mi 3 ай бұрын
Você não pode dizer que no Brasil as pessoas não sabem nada sobre Portugal. Você não pode generalizar, pois cada Estado brasileiro tem outro tipo de informação e educação. Eu tive o privilégio de viver no Estado com mais cultura no Brasil, que é o Rio de Janeiro. O Rio sempre foi uma capital cultural em todos os sentidos. Eu sou brasileira, vivo há 30 anos na Áustria . Eu acho que você deveria escolher outro tema e esquecer um pouco os portugueses, pois eles como europeus não gostam que o país seja sempre tema de Internet. Aliás eu estudei em Minas Gerais e Rio de janeiro e sabemos muito sobre Portugal , até porque é impossível não saber nada sobre Portugal, se esses dois Estados foram os principais e mais importantes Estados na época do Brasil Colonia .Principalmente Minas Gerais, que foi o Estado preferido pelos portugueses Acho, que por você ser do Sul do Brasil , não teve muita ligação histórica com Portugal. Nós sempre soubemos quem era Camões, Fernando Pessoa, que a música de Portugal é o Fado, que Portugal tem o melhores vinhos , o melhor azeite , bacalhau, o pastel de belém, que foram os maiores navegadores da história mundial. Tudo é uma questão de onde a pessoa nasce no Brasil. Outra coisa a educação no Brasil não é mais como era há 40 anos, eu tive até professor da Espanha e itália ,quando eu estudava. Eu tenho hoje 60 anos e na nossa época as escolas eram melhores e os professores mais interessados.
@josealmeida3231
@josealmeida3231 3 ай бұрын
GIGI...eu não quis referir Fernando Pessoa...mas nos anos 70...segundo familiares meus brasileiros me informaram... havia no Brasil uma grande procura das obras de Fernando Pessoa !!!
@GigiDuque-cs4mi
@GigiDuque-cs4mi 3 ай бұрын
​@@josealmeida3231claro no ginásio tínhamos que ler Fernando Pessoa.
@josealmeida3231
@josealmeida3231 3 ай бұрын
@@GigiDuque-cs4mi Interessante !!!...Eu desconhecia isso !!!....Já agora devo dizer-lhe que também em Portugal lemos obras de escritores brasileiros !!! O Jorge Amado...tinha casa em Portugal...e todos os anos passava alguns meses em Portugal !!!...Talvez graças a isso... as obras do Jorge Amado são muito lidas em Portugal !!!
@GigiDuque-cs4mi
@GigiDuque-cs4mi 3 ай бұрын
@@josealmeida3231Que maravilha . Isso sim é troca de culturas .❤️
@josealmeida3231
@josealmeida3231 3 ай бұрын
@@GigiDuque-cs4mi Já agora acrescento que também se lêem... em Portugal...obras do Paulo Coelho...Machado de Assis...Chico Buarque...Érico Veríssimo...e outros !!! Os portugueses consomem muita cultura brasileira ...daí que saibam muito sobre o Brasil !!!
@vivianerijo6947
@vivianerijo6947 3 ай бұрын
Nos livros sobre História aprendemos muito sobre Portugal e toda a Europa mas os europeus não aprendem nada sobre o Brasil, o que eles tem é o que vem de novelas ou músicas chicletes, que estão na mídia
@FernandoAntunes-d1z
@FernandoAntunes-d1z 3 ай бұрын
Hoje em dia o Brasil não tem nada de interessante,por isso que há cada vez mais brasileiros a fugir do país
@admiltonaraujo-ds7vc
@admiltonaraujo-ds7vc 2 ай бұрын
O Brasil é tão grande que pra aprender coisas lá fora vai levar um tempo😂😅
@anapaula-in4dy
@anapaula-in4dy 3 ай бұрын
Como sabem tão pouco, e tantos encontraram o caminho para cá. Desculpe o meu desabafo como podem vir sem conhecimento nenhum e gostarem deste país.😢😢😢😢
@VictorPMarcos
@VictorPMarcos 3 ай бұрын
Minha senhora como se pode explicar que até o hino do Brasil, repito...Hino do Brasil criado após a primeira república, insultasse Portugal e os portugueses...No Hino da Pátria? O vosso hino, inicialmente chamado de Hino ao 07 de Abril (que depois vira o Hino Nacional Brasileiro, ou seja, a “Marcha Triunfal”), tinha esta letra, dedicada aos portugueses: 1ª Estrofe: Os bronzes tirania Já no Brasil não rouquejam Os MONSTROS que nos escravizam Já entre nós não vicejam. Refrão Ingratos a bizarria, Invejosos de talentos, Nossas virtudes, NOSSO OURO, Foi seu diário alimento. 7ª Estrofe Homens BÁRBAROS, gerados de SANGUE JUDAICO e MOURO, Desenganai-vos: a Pátria já não é vosso tesouro Música: Francisco Manoel da Silva (1795-1865); Letra: Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva (1787-1852)
@wellington7845
@wellington7845 3 ай бұрын
Essa letra foi "cantada como hino", pois esse não era o hino oficial, durante o período regencial da monarquia, entre 1831 (ano da abdicação de D. Pedro I no dia 7 de abril, daí o nome do hino) até 1841 (ano da coroação de D. Pedro II). Nesse período, apenas 9 anos após a independência, o sentimento antilusitano ainda era muito forte. A república nada tem a ver com essa letra, pois foi proclamada 58 anos depois, em 1889. A parte instrumental se tornou o hino oficial em 1890 e a letra atual (a única oficial) foi adicionada em 1922.
@VictorPMarcos
@VictorPMarcos 3 ай бұрын
@@wellington7845 Caro Senhor Wellington, tem razão, o anti-lusitanismo começou bem antes da República e o hino foi apenas uma pequena contribuição para o que se seguiria depois, com o Massacre (Rusga) de Cuiabá, e nas publicações do jornal republicano o jacobino "combateremos e odiamos o elemento português, que é o que nos corrompe e ceifa a existência...", passando pelo corte de relações diplomáticas com Portugal em 1894 e posteriormente com implementação de um ensino anti-lusitano, cujos primeiros manuais de história do Brasil foram escritos, por um alemão, pelo alemão Carl Von Martius. Seguiu-se o desenvolvimento e teorização desse ódio a Portugal com as obras academicas de Prado Junior e Celso Furtado, entre outros e que nos dias de hoje se reletem nas anedotas de Ary Toledo e nos escritos da jornalista Ângela Dutra de Menezes com o singular título "O português que nos Pariu" ou do jornalista merdoso (dito "historiador") Laurentino Gomes cujo subtitulo do seu "best-seller" com o prêmio Jabuti de 2008, merece aqui o meu destaque: 1808: Como uma Rainha LOUCA, um Príncipe MEDROSO e uma Corte CORRUPTA Enganaram Napoleão e Mudaram a História de Portugal e do Brasil Um dos escritores mais vendidos no Brasil! Um caso de sucesso de um livro de m__da, mal escrito, detrator de Portugal, fomentador de lusofobia, e desprezo pela nossa origem portuguesa dos brasileiros: - D. João VI, o feio cobardolas com medo de caranguejos e trovoadas (página 32). - o Rio de Janeiro de então, suja e infestada de ratos. (Página 157 - corte de ociosa, corrupta, perdulária e voraz. (páginas 150 e 189) - pena o Brasil não haver sido colonizado por uma nação ativa e inteligente (página 263) - colônia é preguiçosa e descuidada, sem vocação para o trabalho, de povo analfabeto, inculto e desinstruído (página 268) - em São Paulo abundava a sujeira e a prostituição (página 270) Nota_ páginas de acordo com a edição comprada em Portugal. Assim com tão boa leitura e ensino, é fácil compreender que os brasileiros tenham o descaramento de dizer que a brutal desigualdade do Brasil, entre o top 10 do mundo, é derivada da "maldita herança portuguesa". Fique bem senhor Wellington e obrigado pela correção.
@VictorPMarcos
@VictorPMarcos 3 ай бұрын
@@wellington7845 Caro Senhor Wellington, tem razão, o anti-lusitanismo começou bem antes da República e o hino foi apenas uma pequena contribuição para o que se seguiria depois, com o Massacre (Rusga) de Cuiabá, e nas publicações do jornal republicano o jacobino "combateremos e odiamos o elemento português, que é o que nos corrompe e ceifa a existência...", passando pelo corte de relações diplomáticas com Portugal em 1894 e posteriormente com implementação de um ensino anti-lusitano, cujos primeiros manuais de história do Brasil foram escritos, por um alemão, pelo alemão Carl Von Martius. Seguiu-se o desenvolvimento e teorização desse ódio a Portugal com as obras academicas de Prado Junior e Celso Furtado, entre outros e que nos dias de hoje se reletem nas anedotas de Ary Toledo e nos escritos da jornalista Ângela Dutra de Menezes com o singular título "O português que nos Pariu" ou do jornalista merdoso (dito "historiador") Laurentino Gomes cujo subtitulo do seu "best-seller" com o prêmio Jabuti de 2008, merece aqui o meu destaque: 1808: Como uma Rainha LOUCA, um Príncipe MEDROSO e uma Corte CORRUPTA Enganaram Napoleão e Mudaram a História de Portugal e do Brasil Um dos escritores mais vendidos no Brasil! Um caso de sucesso de um livro de m__da, mal escrito, detrator de Portugal, fomentador de lusofobia, e desprezo pela nossa origem portuguesa dos brasileiros: - D. João VI, o feio cobardolas com medo de caranguejos e trovoadas (página 32). - o Rio de Janeiro de então, suja e infestada de ratos. (Página 157 - corte de ociosa, corrupta, perdulária e voraz. (páginas 150 e 189) - pena o Brasil não haver sido colonizado por uma nação ativa e inteligente (página 263) - colônia é preguiçosa e descuidada, sem vocação para o trabalho, de povo analfabeto, inculto e desinstruído (página 268) - em São Paulo abundava a sujeira e a prostituição (página 270) Nota_ páginas de acordo com a edição comprada em Portugal. Assim com tão boa leitura e ensino, é fácil compreender que os brasileiros tenham o descaramento de dizer que a brutal desigualdade do Brasil, entre o top 10 do mundo, é derivada da "maldita herança portuguesa". Fique bem senhor Wellington e obrigado pela correção.
@VictorPMarcos
@VictorPMarcos 3 ай бұрын
@@wellington7845 Caro Senhor Wellington, tem razão, o anti-lusitanismo começou bem antes da República e o hino foi apenas uma pequena contribuição para o que se seguiria depois, com o Massacre (Rusga) de Cuiabá, e nas publicações do jornal republicano o jacobino "combateremos e odiamos o elemento português, que é o que nos corrompe e ceifa a existência...", passando pelo corte de relações diplomáticas com Portugal em 1894 e posteriormente com implementação de um ensino anti-lusitano, cujos primeiros manuais de história do Brasil foram escritos, por um alemão, pelo alemão Carl Von Martius. Seguiu-se o desenvolvimento e teorização desse ódio a Portugal com as obras academicas de Prado Junior e Celso Furtado, entre outros e que nos dias de hoje se reletem nas anedotas de Ary Toledo e nos escritos da jornalista Ângela Dutra de Menezes com o singular título "O português que nos Pariu" ou do jornalista merdoso (dito "historiador") Laurentino Gomes cujo subtitulo do seu "best-seller" com o prêmio Jabuti de 2008, merece aqui o meu destaque: 1808: Como uma Rainha LOUCA, um Príncipe MEDROSO e uma Corte CORRUPTA Enganaram Napoleão e Mudaram a História de Portugal e do Brasil Um dos escritores mais vendidos no Brasil! Um caso de sucesso de um livro de m__da, mal escrito, detrator de Portugal, fomentador de lusofobia, e desprezo pela nossa origem portuguesa dos brasileiros: - D. João VI, o feio cobardolas com medo de caranguejos e trovoadas (página 32). - o Rio de Janeiro de então, suja e infestada de ratos. (Página 157 - corte de ociosa, corrupta, perdulária e voraz. (páginas 150 e 189) - pena o Brasil não haver sido colonizado por uma nação ativa e inteligente (página 263) - colônia é preguiçosa e descuidada, sem vocação para o trabalho, de povo analfabeto, inculto e desinstruído (página 268) - em São Paulo abundava a sujeira e a prostituição (página 270) Nota_ páginas de acordo com a edição comprada em Portugal. Assim com tão boa leitura e ensino, é fácil compreender que os brasileiros tenham o descaramento de dizer que a brutal desigualdade do Brasil, entre o top 10 do mundo, é derivada da "maldita herança portuguesa". Fique bem senhor Wellington e obrigado pela correção.
@helenapereira2994
@helenapereira2994 3 ай бұрын
Acho que eca indiferenca vossa em relacao a portugal tem realmente a ver com a historia ,pois o que voces encinam na escola de historia dos descobrimentos e quase inexistente ou nenhuna
@babaluBRA
@babaluBRA 3 ай бұрын
NEM QUERO SABER !!!!
@julialeite500
@julialeite500 3 ай бұрын
NÃO SABEM NADA INFELIZMENTE MAS AGORA TIDOS QUEREM VIR PARA CÁ, INFELUZMENTE NEM DA PRÓPRIA HISTÓRIA QUEREM SABER
@alexandramarto4682
@alexandramarto4682 3 ай бұрын
Os portugueses cresceram a ver novelas brasileiras
@MrViJoao
@MrViJoao 3 ай бұрын
Os portugueses também não sabem grande coisa sobre o Brasil. Para nós portugueses o Brasil é Rio de Janeiro atores de novela e futebol. Recordo que quando apareceu a primeira novela brasileira eu era muito jovem e não percebi nada do que falavam os atores. Se os brasileiros odeiam os portugueses é coisa que não nos preocupa muito, porque o Brasil está muito longe. Pela minha experiência o povo que está mais ligado à Portugal são os espanhóis.
@HistóriadoMundo-s8r
@HistóriadoMundo-s8r 3 ай бұрын
Nem sabem do próprio país vão saber dos outros ,é só os vídeos que alguns Brasileiros fazem na rua a perguntar quem são a pessoas com mais influencia na história do Brasil ,já vi uns que dizem a pipokinha, Anita, etc.😂😂😂
@adelesr4965
@adelesr4965 3 ай бұрын
André Sou português e vos respondo,se sabem pouco sobre Portugal é problema dos brasileiros.
Como os brasileiros se adaptam a Portugal?
20:29
Clarisse Fernandes
Рет қаралды 2,1 М.
Passei VERGONHA em Portugal por ser brasileiro 🇵🇹
16:39
Brasileiro na Europa com André Oliveira
Рет қаралды 24 М.
Farmer narrowly escapes tiger attack
00:20
CTV News
Рет қаралды 6 МЛН
coco在求救? #小丑 #天使 #shorts
00:29
好人小丑
Рет қаралды 10 МЛН
Из какого города смотришь? 😃
00:34
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 2,5 МЛН
Players push long pins through a cardboard box attempting to pop the balloon!
00:31
Top 5 coisas que amamos em Portugal 🇵🇹
26:30
The Godoys
Рет қаралды 6 М.
O fim do Brasil?
23:52
Clarisse Fernandes
Рет қаралды 1 М.
Eles estão há 2 anos em Portugal e a vida está assim/ Portugal 2024
25:57
Um Vídeo Controverso Sobre Portugal
20:22
Via Infinda
Рет қаралды 2,7 МЛН
Os singulares e mundialmente famosos VINHOS PORTUGUESES
15:10
Clarisse Fernandes
Рет қаралды 2 М.
Afinal os Brasileiros FALAM MAL a Língua Portuguesa?
22:25
Clarisse Fernandes
Рет қаралды 6 М.
A REALIDADE do brasileiro recém chegado em PORTUGAL
19:50
Milla Britock
Рет қаралды 21 М.
Qual será o futuro da Língua Portuguesa no Brasil?
17:13
Clarisse Fernandes
Рет қаралды 9 М.
Farmer narrowly escapes tiger attack
00:20
CTV News
Рет қаралды 6 МЛН