O CERTO É NEGRO OU PRETO? SAIBA AGORA | Alê Garcia

  Рет қаралды 29,293

Alê Garcia

Alê Garcia

Күн бұрын

Пікірлер: 128
@luizamedeiros5711
@luizamedeiros5711 Жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso!!! Encontrei seu canal por um acaso (e ainda bem!!) e ameeeei! Continue! Ganhou +1 inscrita. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
Aêeee! Feliz que você tá por aqui, Luiza. Muito obrigado!
@marlenecoutinho7360
@marlenecoutinho7360 4 ай бұрын
Excelente sempre falei negro, até porque eu tive um professor de história que falava com orgulho... Sou negro, negro é raça. Preto é cor. Achei tão forte a forma que ele pronunciou e maravilhoso essa segurança dele que levo comigo.
@Don_Dark666
@Don_Dark666 2 ай бұрын
Pra mim também preto e uma cor, negro pra mim já é uma cor de pele .
@mtpedro1
@mtpedro1 Жыл бұрын
Pensei que esse vídeo ia cair na teoria que o certo é preto. Sorte que vc foi por outro caminho. Eu sou negro, eu sou preto eu sou afro brasileiro. O importante é ter consciência racial e entender que fazemos parte de uma comunidade. A única coisa que não sou é mulato, moreno, escurinho esses denominações que não levam a lugar nenhum.👊🏿
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
É isso, meu irmão! ✊🏾
@junior091083
@junior091083 Жыл бұрын
Vc é ser humano, vc é um irmão independente de cor, crença, ou qualquer outro rótulo.
@meirimendes5410
@meirimendes5410 8 ай бұрын
Eu acho melhor dizer negro e não ficar inventando nomes pra dizer que uma pessoa é negra. Quem é racista vai continuar sendo , e acho importante a pessoa se aceitar como é e não dar importância a esses racistas❤❤
@fernandarocha952
@fernandarocha952 8 ай бұрын
Então quando vou me referi a uma pessoa, brasileira com traços africanos não é racismo, me referir a preto ou negro certo? Isso que entendi...
@edivaldodutra3668
@edivaldodutra3668 6 ай бұрын
👏👏👏👏👏 pela equidade.🙏
@betaoD
@betaoD 4 ай бұрын
Ufa, graças a Deus encontrei a resposta...Certa vez um colega me advertiu ao falar q eu fui racista em minha fala, na hora eu me assustei pos n era a minha intenção, mas agora q está explicado eu me sinto bem melhor...Muito obgd, vc me ajudou muito cara, sucesso pra vc.
@annecarolinerosadossantos595
@annecarolinerosadossantos595 8 ай бұрын
Obrigada Ale, porque nem eu sei se sou negra,ou preta. Eu sempre me defeni como negra.Mas tem pessoas que se ofendem. Confesso que eu não sei como eu devo falar. Obrigada pela explicação. Gratidão!
@oalegarcia
@oalegarcia 8 ай бұрын
Tem pessoas que se ofendem em ser chamadas de negras, Anne? Por não se considerarem ou por preferirem ser chamadas de pretas?
@AdeG..
@AdeG.. Ай бұрын
Tô na mesma situação. Não posso falar que sou negra que as pessoas acham ruim e dizem que estou errada, quando falo preta, tô errada tbm, aí fica difícil entender “Ain parda” e pardo é branco? Oxe
@BrendaCBrettasfotografia
@BrendaCBrettasfotografia Ай бұрын
@@oalegarcia Não sei se é o caso dessa história, mas me recordo uma pessoa se sentir ofendida com termo negro, porque considera que o termo correto é preto.
@machabreu3211
@machabreu3211 3 ай бұрын
Cai nesse vídeo agora pq fiz uma postagem sobre a comemoração da Halle Berry de 20 anos do filme Mulher-gato e escrevi na postagem que ela foi a primeira mulher PRETA a protagonizar um filme de super herói. Um amigo comentou dizendo que negro é raça e preto é cor. Como sou um homem branco preferi me informar antes de falar qualquer coisa, se é que preciso falar algo. Talvez seja só uma oportunidade pra eu aprender com ele, que é uma pessoa negra (como ele prefere ser chamado) e ouvir mais pessoas com local de falar. Muito bom seu vídeo e seu canal!!
@oalegarcia
@oalegarcia 3 ай бұрын
@@machabreu3211 Bem-vindo. Que bom que você curtiu! Muito obrigado por estar junto 😃
@ailtonreis3
@ailtonreis3 2 ай бұрын
Fala Alê, beleza? cara, que conteúdo bacana o seu, fico lisonjeado e feliz por encontrar conteúdos assim no meio de tanta coisa sem qualidade nas redes, parabéns.
@oalegarcia
@oalegarcia Ай бұрын
Pô, muito obrigado, querido! Valeu demais por estar aqui :)
@washingtongeraldodeoliveir8338
@washingtongeraldodeoliveir8338 Жыл бұрын
Interessante, sempre digo "negro", para se referir à cor de minha pele que é um moreno médio, quase um marrom claro. Já até tentaram me corrigir e eu respondi que essa expressão: "preto" era uma expressão importada da realidade norte-americana e continuei com o negro; às vezes, uso moreno também e não vejo problema nenhum nisso.
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
Moreno é branco de cabelo preto.
@leandrocastro2092
@leandrocastro2092 10 ай бұрын
@@oalegarcia Moreno vem de mouro; os africanos que ocuparam a Ibérica. Eram pessoas marrons e pretas. Essa definição de cabelo preto é algo recente e não reflete a etimologia da palavra.
@lroche3262
@lroche3262 4 ай бұрын
Eu nunca pensei na palavra ‘negro’ com toda essa carga histórica negativa, mas como característica física e também uma identidade e cultura marcantes e belíssimas. Já a palavra ‘preto’ parece não ter nada a dizer além da cor da pele, o que não há nenhum problema, mas na minha opinião não representa os que se consideram negros e lutam por mais espaço na sociedade.
@lilianwallerstein1524
@lilianwallerstein1524 3 ай бұрын
Não posso ser chamada de preta pela cor da minha pele (sou filha de alemão). Mas tenho orgulho da minha negritude, pois meu avô materno era negro e minha avó, cafusa. Então, o mais correto é me denominar mulher negra? Mas tb tenho orgulho da cor da minha pele. E tb me digo mulher preta. Por isso ainda tenho dúvidas do melhor termo a usar. Ou depende do contexto? Já fui considerada "tinta fraca".
@arq.raimundofilho6286
@arq.raimundofilho6286 Ай бұрын
Pela sua descrição, você é parda.
@daviph8
@daviph8 Ай бұрын
Sua pele é branca?
@jacksonramos94
@jacksonramos94 5 ай бұрын
Simples direto e rastreio parabéns
@Mjjardel
@Mjjardel 3 ай бұрын
Eu sou Negro, ou preto??
@djale77
@djale77 5 ай бұрын
Ae brother. Muito legal o vídeo. Foi direto no assunto. Gostaria de incluir alguns comentários. O tema "one drop rule" certamente não foi na época do DNA. Porque hoje saberiam que todos tem traços de todas as etnias (mesmo que 1% ou 1 gota). Mameluco é muito focado em sertanistas (ou desbravadores) com indígenas, ou seja, não são afro-descententes. Mas posuem obviamente colocaração de pele e outras características divergentes do posso europeu. Bom, eu tenho as principais decendências o europeu (Italiano) e o Nodestino (Que por natureza já é uma mistura maravilhosa). E tirando a parte de DNA e ciência de lado, eu particularmente acho muito válida (desde que sem modo depreciativo) a citação de características físicas, o que é muito comum entre amigos. Meus apelidos são baixinho, paraíba, zoreba, e por aí vai. Mas isso engrandece minha origem e distinção. Dito isso, eu prefiro chamar meus amigos de Negro ou obviamente Nego, neguinho, negão. Acho que o EUA manteve uma linha mais pejorativa para esse termo. De qualquer forma, brasileiros são mais alegres, chamam europeu de Alemão, qualquer asiático de China e tá tudo certo. O primeiro passo é aceitarmos que todos aqui somos vira-latas com orgulho. Grande abraço e parabéns pelo vídeo xará.
@oalegarcia
@oalegarcia 5 ай бұрын
Muito obrigado, bro. Obrigado também por seus adendos e informações. Abração!
@hellyoliveira7428
@hellyoliveira7428 Жыл бұрын
Sou pardo, portanto sou negro.
@nilzateresinhadeseverogarc6968
@nilzateresinhadeseverogarc6968 Жыл бұрын
Eu te curto sempre meu filho amado. Beijos
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
🖤
@almakee000
@almakee000 Жыл бұрын
Hoje em dia há uma maior autoconsciência racial, antigamente as pessoas não gostavam de se autoidentificarem com negros, certa vez vi o Netinho de Paula em seu programa de tv dando uma lição em uma menininha negra que corrigiu a irmãzinha ao dizer que não era negra, mas sim morena, ele então disse que eles eram negros. Na verdade essa questão é antiga, me lembro que na escola estudei com um menino que certa vez chorava na sala de aula, ele estava triste por ter sido chamado de preto, então veio a professora e o consolou ao dizer que ele era moreno jambo.
@AryandersonPedrosaPachecodaSil
@AryandersonPedrosaPachecodaSil 4 ай бұрын
Bom, o que deu a entender é que preto se atribui as pessoas com a pele bem mais escura, e o negro pra aqueles mais claros. Mais so se torna preconceitos, racismo e ofensa se a palavra vinher seguida de adjetivos negativos, ou intonção com constrangimento.
@narinhamorena6352
@narinhamorena6352 Ай бұрын
Gostei muito de sua explicação.
@oalegarcia
@oalegarcia Ай бұрын
@@narinhamorena6352 Muito obrigado, Narinha. Obrigado por estar aqui
@isadorah4969
@isadorah4969 Жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso!!! Achei super bem feito, bem escrito, tudo muito profissional. Parabéns!!! Estou surpresa que seu canal ainda não tenha meio milhão, mas acredito que com essa qualidade de TUDO vai chegar lá. Nossa! Tive que comentar pq realmente me surpreendi que o canal ainda é pequeno. Sou branca e não me interesso muito em entender essa parte de autoidentificação das pessoas como pessoas pretas, eu acredito que o meu papel é participar da luta contra o racismo estrutural. Não sei se isso é certo? De qualquer jeito, sempre fico com um pé atrás quando o assunto é luta anti racista e estou falando disso com uma pessoa negra. Tenho medo de parecer inimiga porque não sei coisas, e se eu não sei e pergunto também já foi interpretado como ofensa. Obrigada pelo conteúdo :)
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
Muito obrigado, Isadora. Fico muito feliz que você tenha gostado do vídeo e identificado esta qualidade no canal. Vamos em busca deste milhão aí! Por isso é importante continuar fazendo vídeos importantes pra vocês. E ter este retorno é muito importante pra mim! Muito obrigado :)
@kioshihada2587
@kioshihada2587 5 ай бұрын
NA MINHA FAMÍLIA SOMOS BRANCOS...MUITO BRANCOS!! SEMPRE TRATAMOS OS MAIS QUERIDOS COMO MEU NEGO...OU MINHA NEGA... AGORA ESTÁ FICANDO ESTRANHO... NOUTRO DIA CHAMEI MINHA FILHA DE MINHA NEGA... E A AMIGA DELA FICOU OFENDIDA!!! TÁ DIFÍCIL...😅😅😅
@andrealves6208
@andrealves6208 7 ай бұрын
Black Americans é o termo atual usado ao invés de African American, para quem é nascido nos EUA.
@rubinhodasilva7451
@rubinhodasilva7451 4 ай бұрын
Eu no Brasil, nos documentos sempre figurei pardo (pai branco e mãe preta). Na Argentina onde morei durante 35 anos tds me tratavam de negro (carinhosamente). Não uso mais o termo pardo, moreno, etc Eu sou e mw considero NEGRO. Mesmo tendo sangue branca por parte de pai!
@receitasevyelu4283
@receitasevyelu4283 3 ай бұрын
Parabéns vc fala muito bem❤
@oalegarcia
@oalegarcia Ай бұрын
Muito obrigado! Obrigado demais por estar aqui :)
@BrendaCBrettasfotografia
@BrendaCBrettasfotografia Ай бұрын
Fantástico.
@dougbonani
@dougbonani 9 ай бұрын
Participei do CENSO 2022, e quando eu perguntava a auto declaração da pessoa como preta, parda, branca, amarela ou indígena, várias pessoas insistiam em dizer "morena", como se preta fosse até uma ofensa, ou algo do tipo, achei isso bem curioso. Agora vendo seu vídeo, entendo melhor o porquê disso. Ótimo conteúdo, você está de parabéns! Acabei de me inscrever! 😍👏🏼
@oalegarcia
@oalegarcia 9 ай бұрын
Sim! Esta dificuldade de auto-declaração é um problema no Brasil, pela falsa noção de harmonia racial que nos foi apresentada desde sempre. Tem um livro de Lilia Moritz Schwarcz, "Nem Preto Nem Branco, Muito Pelo Contrário", que apresenta um censo clássico realizado pelo IBGE em1976 em que os brasileiros se atribuíam 136 cores diferentes! Coisas como "cor de cuia, jambo, queimada, tostada, morena-bem-chegada, canela, bronze, melada", etc. A dificuldade do brasileiro de entender quem é
@vivianeschranck6826
@vivianeschranck6826 5 ай бұрын
Adorei seu post. Muito esclarecedor, leve e didático. Obrigada por suas colocações. Mais um like pra vc!
@oalegarcia
@oalegarcia 5 ай бұрын
Fico muito feliz. Muito obrigado por estar aqui e pelo seu comentário, Viviane! 🖤
@almakee000
@almakee000 Жыл бұрын
Eu gostaria que algum dia falasse sobre a publicidade brasileira nos últimos tempos, e como os personagens negros são usados nela. Como publicitário você entende mais do assunto do que eu , mas percebo que apesar da desrruivalização dos comerciais nos últimos tempos, e maior participação de pessoas pretos, o mercado publicitário dá pouco espaço protagonistico aos negros, eles estão lá em quase todos os comerciais,mas são menos visíveis, e há menos garotos-propaganda. Gostaria também, de saber sua opinião sobre aquele comercial do app Shell Box, ele me pareceu algo na fronteira "não foi ofensivo, você que é sensível" e "foi sem querer querendo".
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
Você tem um tópico importante a ser explorado. Gosto muito de falar de cultura de mídia e seria importante trazer os temas que você levanta
@FabianaBispopassos
@FabianaBispopassos 9 ай бұрын
Que necessário 👏👏👏👏✨ parabéns conteúdo que vale a pena.🤝🥰
@oalegarcia
@oalegarcia 9 ай бұрын
Muito obrigado!
@michaelmartins2272
@michaelmartins2272 9 ай бұрын
"preta é minha cor" nabby Clifford. Muito bom esse vídeo.
@oalegarcia
@oalegarcia 9 ай бұрын
Muito obrigado, Michael
@rosariocampelodemiranda1794
@rosariocampelodemiranda1794 2 ай бұрын
Salve!
@Gaal7
@Gaal7 9 ай бұрын
Conheci seu canal por Atlanta e estou vendo o resto dos conteúdos, obrigado por isso!
@oalegarcia
@oalegarcia 9 ай бұрын
Pô, que demais. Muito obrigado por estar junto. Feliz que você tá curtindo. Abração!
@remodm1189
@remodm1189 Жыл бұрын
Oi Ale Garcia! Bom dia! Muito obrigada, sensacional!! 👏🏻👏🏻💕
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
Bom dia! Obrigado a você 😃 Feliz de tê-la aqui 🖤
@arq.raimundofilho6286
@arq.raimundofilho6286 Ай бұрын
Existem os pardos que não tem uma gota de sangue africano, como os indígenas e os caboclos. Sendo assim, o termo negro, neste caso, acaba apagando a história dessas pessoas no Brasil.
@oalegarcia
@oalegarcia Ай бұрын
se não tem uma gota de sangue africano, não são negros. se são indígenas, são indígenas
@arq.raimundofilho6286
@arq.raimundofilho6286 Ай бұрын
@@oalegarcia, você respondeu sem responder, hehehe... Deixa eu tentar ser mais claro... Aqui na região amazônica é comum vermos famílias cujo os avós eram indígenas puros, de tribos, mas migraram para as cidades e constituíram famílias. Seus descendentes são pessoas de fenótipo indígena, porém o modo de viver é urbano ocidental; falam apenas a língua portuguesa; tem casas de alvenaria na cidade; trabalhando de segunda a sexta-feira, com carteira assinada ou não; com filhos na escola; adorando Jesus Cristo e indo à igreja no domingo (ou sábado)... Se o IBGE pedir a autodeclaração destas pessoas, elas irão se declarar PARDAS e não indígenas. Só que ao fazerem isso, elas são automaticamente incluídas no grupo dos negros. Está certo isso? Eu acho que não! Um descendente de indígenas, seja puro ou caboco, passa a ser confundido nas estatísticas com os descendentes de negros africanos, por causa desta confusão de que “o pardo é negro”. Outra... com esta classificação fica parecendo que os indígenas foram exterminados, quando na verdade eles sobrevivem em nossas veias. Eu mesmo sou descendente de índios tupinambás, por parte de mãe. Um exemplo de pessoa conhecida na mídia nacional que pode acabar sendo classificada como negra sem ser: a modelo Luiza Brunet. Ela é caboca de pele parda. Se ela se declarar branca está errado, mas se ela se declarar parda automaticamente ela vira negra por causa da nova classificação do IBGE. Olha a confusão!
@arq.raimundofilho6286
@arq.raimundofilho6286 Ай бұрын
@@oalegarcia, nos países do hemisfério norte os indígenas foram confinados em reservas, mas na América Latina não. Tentar copiar ideias dos EUA para o Brasil de qualquer jeito não dá certo!
@suilakids7297
@suilakids7297 11 ай бұрын
Que perfeito! Então é certo também confeccionar aquelas bonecas Abayomi da criadora Lena Martins com tecidos da cor marrom...abrangendo todos os tons escuros de pele ?
@Dutsc
@Dutsc Жыл бұрын
Perfeito Alê, foi cirúrgico em poucos minutos. 👊🏿
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
Muito obrigado, irmão. Feliz que você tá junto!
@albertofraga5707
@albertofraga5707 Жыл бұрын
Muito bom! Citar Abdias é essencial para qualquer debate sobre negritude, assim como kabengele!
@bittencurius
@bittencurius Жыл бұрын
Super conteúdo, Alê!!! ✊🏽🤘🏽✌🏽
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
Muito obrigado, querido! Abração :)
@Esportise
@Esportise Жыл бұрын
Vídeo incrível! Parabéns 👏
@hipnos6543
@hipnos6543 8 ай бұрын
Muito obrigado, estava com essa dúvida para a crianção de um trabalho, ajudou muito mesmo.
@oalegarcia
@oalegarcia 8 ай бұрын
Obrigado! Fico feliz :)
@felixfabio4651
@felixfabio4651 5 ай бұрын
Mas se eu sou pardo, eu sou negro não é?
@joseferreira-pl9
@joseferreira-pl9 6 ай бұрын
Eu concordo mais com este vídeo, acho corretíssimo, nunca vi esclarecido em lado nenhum, que negro fosse uma cor, sobre cafuçu, na África, são classificados os pretos mais claros, puchando para o amarelado. kzbin.info/www/bejne/aZTGiH-iZdJnh6M&si=uzeHvmte9L6VwTaN
@AndréBrunharadeSouza
@AndréBrunharadeSouza 7 ай бұрын
Tenho uma dúvida. Uma pessoa de cabelo preto com a pele pouco escura, seria negro? Ou moreno?
@arq.raimundofilho6286
@arq.raimundofilho6286 Ай бұрын
Pardo ou moreno
@bionda9615
@bionda9615 8 ай бұрын
A explicação do senhor Nabby Clifford embaixador do reggae...a melhor que já escutei...
@almakee000
@almakee000 Жыл бұрын
Finalmente alguém me deu uma explicação sobre essa questão. De fato a miscigenação do Brasil sempre foi tão grande que as misturas raciais eram vistas nos meus livros escolares na quarta série dos anos 80. Ao longo dos tempos eu percebi que sempre houve tendências sociais de denominação e autodenominação, antes de preto era pessoas de cor, e antes era afro-descendente..
@jailsonbento3739
@jailsonbento3739 Жыл бұрын
Top de linha Ale. ✌
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
Muito obrigado, Jailson! Abração
@PatriciaOliveira-ld2ie
@PatriciaOliveira-ld2ie 10 ай бұрын
Nossa amei sua explicação, gratidão ❤
@oalegarcia
@oalegarcia 10 ай бұрын
Fico feliz que tenha gostado, Patrícia. Muito obrigado por estar junto!
@VictorMachadoJesus
@VictorMachadoJesus 7 ай бұрын
Que aula sensacional, obrigado
@oalegarcia
@oalegarcia 7 ай бұрын
Obrigado a você por estar junto, Victor!
@ExuCapaPretaMussifim
@ExuCapaPretaMussifim 5 ай бұрын
se fala nego ou negro ? qual o certo ? sem ser racist... preciso de mais conteúdo como os seu, to querendo estudar mais sobre a cultura negra, já ate me inscrevi aqui, tomara que esse canal ainda esteja ativo, tenho que saber falar sem usar termo racis... isso ta na historia do brasil
@ExuCapaPretaMussifim
@ExuCapaPretaMussifim 5 ай бұрын
obrigado por indicar livros
@arievilol
@arievilol 4 ай бұрын
Nesse contexto, a pronúncia certa é "negro". "Nego" é informal, que pode ser dito num contexto de intimidade, esse termo ficou tão popular que é usado até mesmo de forma genérica pra se referir a qualquer pessoa, independente da cor da pele.
@ExuCapaPretaMussifim
@ExuCapaPretaMussifim 4 ай бұрын
@@arievilol eu perguntei porque infelizmente existe muitos termos e ditados racista que muita gente não conhece, por isso eu acho importante esses tipo de assunto, obrigado por me responder
@marcela.miranda
@marcela.miranda Жыл бұрын
Muito bom! 👏🏽
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
Muito obrigado, Marcela! Feliz que você gostou ✊🏾🖤
@emmmabovary
@emmmabovary 9 ай бұрын
Excelente conteúdo!
@oalegarcia
@oalegarcia 9 ай бұрын
Muito obrigado 🖤
@brunorafael321
@brunorafael321 10 ай бұрын
Nossa, mano! Eu amei demais esse vídeo! Eu sou tatuador e quero fazer uma arte, e procuro uma mulher preta como modelo para fazer uma tattoo free. Ae fiquei na dúvida se falo mulher preta ou negra. Ae pesquisei isso no Google e apareceu seu vídeo.
@oalegarcia
@oalegarcia 10 ай бұрын
Feliz que você curtiu, mano!
@nakatazin8449
@nakatazin8449 Жыл бұрын
Seus videos sao fodas mano
@oalegarcia
@oalegarcia Жыл бұрын
Pô, muito obrigado! Valeu demais por estar aqui!
@juniorrufino4017
@juniorrufino4017 8 ай бұрын
Mais um escrito mestre!
@oalegarcia
@oalegarcia 8 ай бұрын
Muito obrigado por estar junto, irmão!
@jazzsiqueira3623
@jazzsiqueira3623 6 ай бұрын
One-drop rule
@ricomarlon1224
@ricomarlon1224 9 ай бұрын
🥰 AMO ESSE CANAL
@oalegarcia
@oalegarcia 9 ай бұрын
Que demais ler isto, Rico 🖤 Muito obrigado! Me ajuda indo ali na aba Comunidade e respondendo a enquete sobre o que mais você gosta aqui?
@sarafontainha223
@sarafontainha223 7 ай бұрын
Muito bom!
@oalegarcia
@oalegarcia 7 ай бұрын
Muito obrigado, Sara!
@sarafontainha223
@sarafontainha223 7 ай бұрын
​@@oalegarcia eu é quem tenho que agradecer a você por socializar seus conhecimentos. Seu vídeo tirou minha dúvida. Êpa! Já estava esquecendo de me inscrever. Inscrito!!
@ilm113
@ilm113 8 ай бұрын
Moço eu não entendi, eu vi uma pessoa falando que falar negro agora é errado, então, quando eu quero falar sobre a cor de pele de alguém eu tenho que falar que ela é negra ou preta?
@arq.raimundofilho6286
@arq.raimundofilho6286 Ай бұрын
Negra e preta são palavras sinônimas, que significa escura. As duas formas estão corretas.
@ilm113
@ilm113 Ай бұрын
@@arq.raimundofilho6286 muito obrigado
@monicavital9343
@monicavital9343 Жыл бұрын
Gostei da explicação
@leandrocastro2092
@leandrocastro2092 10 ай бұрын
Somos brasileiros. A história estadunidense dos termos é irrelevante. Há aqui uma tendência de sempre olhar para os americanos para entendermos a nossa própria cultura brasileira. Não dá certo. É triste sempre haver uma inclinação para a experiência estadunidense como se a nossa própria experiência não fosse o suficiente para validar um conceito. Não fazem isso com os jamaicanos, haitianos ou afro-surinamês. Já não é uma comparação didática mas um vira-latismo.
@oalegarcia
@oalegarcia 10 ай бұрын
Se você assistir ao vídeo até o fim, verá que já uma justificativa BRASILEIRA para nossa denominação, Leandro
@leandrocastro2092
@leandrocastro2092 10 ай бұрын
@@oalegarcia É sempre a mesma abordagem no KZbin quando se trata de sociologia brasileira. Já estou cansado de sempre basearem tudo o que é assunto na cultura estadunidense. Chega.
@arq.raimundofilho6286
@arq.raimundofilho6286 Ай бұрын
Acho que entendi seu posicionamento,@@leandrocastro2092. Lembrando que quando os portugueses chegaram à Pindorama. descreveram os indígenas como "pessoas de pele parda". Depois, ao se casarem com as índias tupis e terem filhos com elas, eles se referiam aos seus descendentes como pardos. Muitos pardos hoje no Brasil não tem uma gota de sangue africano, mas ao chamarmos estas pessoas de negras, apagamos suas histórias particulares. Nos EUA existem os brancos e o "resto", mas no Brasil nunca foi assim! Fica a impressão de que só importamos o que há de ruim nos EUA...
NEGRO X PRETO - Qual usar em português?
7:54
Português com Marcia Macedo
Рет қаралды 26 М.
Momentos Vergonha Alheia em Podcasts!
12:24
Canal 90
Рет қаралды 6 МЛН
World’s strongest WOMAN vs regular GIRLS
00:56
A4
Рет қаралды 3,3 МЛН
MY HEIGHT vs MrBEAST CREW 🙈📏
00:22
Celine Dept
Рет қаралды 88 МЛН
UFC 308 : Уиттакер VS Чимаев
01:54
Setanta Sports UFC
Рет қаралды 710 М.
Homosexuality in the Islamic World | Al Muqaddimah
18:12
Al Muqaddimah
Рет қаралды 1,4 МЛН
Negro ou preto? | DePretas
3:31
Gabi Oliveira
Рет қаралды 1,3 МЛН
QUEM É A PESSOA BRANCA? | BLACKOVER (EP1: PERGUNTAS)
15:53
ÉBANO Ent.
Рет қаралды 351 М.
Why meritocracy is a LIE... (it's way worse than people realize)
17:49
The Market Exit
Рет қаралды 311 М.
PARDO é negro? É preto? É papel? | A miscigenação no Brasil
17:35
Por que o cabelo é tão importante no movimento negro
7:52
BBC News Brasil
Рет қаралды 106 М.
O QUE É O PACTO DA BRANQUITUDE: SAIBA AGORA | Alê Garcia
5:38
Alê Garcia
Рет қаралды 1,1 М.
World’s strongest WOMAN vs regular GIRLS
00:56
A4
Рет қаралды 3,3 МЛН