Engraçado como a Torre Eiffel se tornou o mais famoso cartão postal de Paris... Para mim, o grande símbolo dessa cidade incrível é a Catedral de Notre Dame. Quando eu entrei na Catedral pela primeira vez, senti o peso da história e do tempo. Além disso, a imagem dela, vista do outro lado do Sena, é simplesmente deslumbrante.
@LSH2985 жыл бұрын
E hoje ,tristemente, se incendiou, foi a morte da Catedral de Notre Dame...tive a sorte de conhecê-la também.
@evaldinaaraujo90995 жыл бұрын
Carla Poppe 😭🇫🇷💔 🔥
@LSH2985 жыл бұрын
@lola Tomara, era muito peculiar,nao creio que sera como antes...O interior era a parte mais interessante da igreja.
@harrysonaraujo9995Ай бұрын
@@LSH298E finalmente podemos dizer que ela renasceu das cinzas e está prestes a ser reaberta ❤
@larissaffranca7 жыл бұрын
Tati, amo acordar domingo de manhã, receber notificação do seu video, preparar uma xícara de café com leite e sentar confortavelmente pra assistir. Hj foi especial por 2 motivos: primeiro pq tava LOKA pra essa resenhar aparecer aqui e segundo que sobrou bolo de cenoura de ontem. Pensa numa pessoa feliz =)
@josantos64897 жыл бұрын
Larissa França, invejei muito o bolo :/ kkkkkk
@lucasribeiro66047 жыл бұрын
miga sua loka, divide esse bolo com nós.
@gabrielalan10765 жыл бұрын
Que fofa
@samanthamolina7 жыл бұрын
Não me senti enganada pelo desenho da Disney, já sabia que não tinha tanto haver quando li e também sei que adaptações iam ser necessárias para transformar em um padrão disney. Mas olhando bem, o desenho é bem dark para os padrões Disney, é um dos meus desenhos favoritos, imaginar que a Disney fez um arcebispo cantar que preferia a mulher morta se ela não pudesse suprir seu desejo carnal doentio... É bem dark kkkk
@corujinha80077 жыл бұрын
O corcunda de Notre Dame é um dos meus filmes preferidos da Disney justamente por ter esse clima, como não assistir e perder o folego de tanto cantar "os sons de notre dame"? Tocam os sinos Paris despertou, ao soar de Notre Dame já tem peixe fresco o pão já assou, ao soar de Notre Dame...
@tayfbs7 жыл бұрын
No filme ele era um Juiz, acho que pra evitar problemas com a Igreja. Mas não deixa de ter o "que" dark.
@msterciotte7 жыл бұрын
Inclusive, acho que o arcebispo foi o personagem que a Disney mais deixou parecido com o original!
@justinianoneto87967 жыл бұрын
Eu acho um desenho muito adulto, sombrio.
@amkegeoword93935 жыл бұрын
Sim! As pessoas que falam que é INFANTILIZADA. Não é! Comparado ao livro é + leve
@suellencristine82113 жыл бұрын
Acho que a gente aprende um pouco em cada livro. Nesse aprendi que a tortura era algo oficial, que a própria justiça francesa da idade média tinha o tortura como meio de confissão. Por isso, para aqueles que defendem a tortura, deveriam saber que o fim de tal procedimento representou um avanço da sociedade. O livro também mostra como a justiça erra, como pequenos detalhes podem mudar a vida do cidadão (interrogatório feito por um juiz surdo com o corcunda surdo) .
@sarahparalovo7 жыл бұрын
Eu amo esse livro com força! E também sempre amei o desenho da Disney... Mas honestamente sempre me perguntei como diabos alguém terminou esse livro e pensou: "taí, essa história daria um ótimo musical infantil!" 😂😂😂
@anacarolinafonsecacarvalho20115 жыл бұрын
Acabei de ler e pensei a msm coisa! Kkkkkk
@eponinethenardier70375 жыл бұрын
Dinheiro. Queria uma adaptação japonesa da história como fizeram no anime Os miseráveis: shoujo cosette.
@lucasnogueiragarcia6 жыл бұрын
Esse é o livro da minha vida. Não só me transformou como leitor, mas também como ser humano. É encantador em todos os aspectos! Desde o enredo, passando pela composição geográfica e histórica, até o estilo da escrita. O Victor Hugo escreve de uma maneira onde cada palavra é um deguste. Impressionante! A edição que eu tenho é a da Estação Liberdade, que tem uma tradução primorosa. O prefácio é tão maravilhoso quanto o livro. Os anos passam e Notre-Dame de Paris não sai do meu primeiro lugar. Quero ser enterrado com este livro!
@corujinha80077 жыл бұрын
Apesar da Disney não ter feito uma adaptação muito fiel do livro e impossível negar que a animação do Corcunda de Notre Dame é um dos melhores filmes da Disney, acho que as duas obras (filme e livro) tiveram propósitos diferentes, o livro, como você mesmo falou, era uma maneira do autor preservar a cultura de paris do final da idade média, enquanto que o filme tem uma moral (afinal é um filme voltado para o publico infantil) de que não se pode julgar as pessoas pela sua aparência (apesar desse também não ser a principal mensagem do filme, que também varia de preconceito, etnocentrismo e intolerância religiosa, tudo num filme infantil), a animação da Disney do Corcunda de Notre Dame é uma das minhas animações preferidas da vida e não merece ser "depredada" como as velhas construções de Paris.
@davidtppelin10115 жыл бұрын
para que colocar frollo matando a mãe do quasimodo em vez dele ser adotado e pq omitir que esmeralda era uma criança francesa roubada pelos ciganos? Poderiam colocar um reencontro entre mãe e filha. Para que frollo persegue os ciganos no desenho quando no livro ele nunca fez isso? Isso me faz pensar quais as intenções da disney. Para que omitir o lado compassivo de frollo? E achei péssimo febo e esmeralda, um principe encantado poderiam optar pelo gringoire como em outras versões.
@marcelodias94575 жыл бұрын
David Tppelin mimimi certamente você não trabalha com montagem de roteiro para o público infantil, e mesmo assim eles ainda ficaram bem no limite, é o melhor desenho da Disney de longe. Eu considero como duas obras separadas e gosto mto das duas.
@FFonsecaMendonca7 жыл бұрын
Tati, eu fiquei com a impressão que o livro é dividido mais ou menos em 2 partes: a primeira, onde tem mais digressões, e a segunda, onde a história se desenrola mais livre das digressões. O que eu achei fascinante no livro foi como as digressões "constroem" um imaginário (não só da arquitetura, mas também do espirito/sensação da época e do lugar) que é usado no desenrolar da história. Se não fosse as digressões, uma das sequências com o claude frollo não seria tão psicodélica (e maravilhosa!) como foi.
@sophystha7 жыл бұрын
O pior é quando a gente se pega falando igual a Tati, pensando igual a Tati, com a voz da Tati na cabeça. Pensa num negócio viciante! O bom do canal é organizar minhas leituras. Concentrar no que interessa, jogar o resto fora. A vida é muito curta para deixar de ler o livros que a Tati recomenda.
@gladiadordestemido95145 жыл бұрын
Bom dia, boa tarde ou boa noite. Amigo(a) você poderia me ajudar a encontrar um filme do "Richard Harris" ( bem!!!! acho que foi com ele ) mas o ator fez o papel também, de um monge. E que nesse mesmo filme uma mulher é despida na frente dele; e por este motivo dai em diante começa o "inferno pra ela". Tem até uma parte que ele corta a linguá dela com uma tesoura. Creio que foi baseado também em um livro. Se vc puder me ajudar a achar este filme, desde já fico muitíssimo agradecido. ATÉ e fica com Deus!!!!!!!
@luisrobertodrehmer20427 жыл бұрын
Essa edição da Zahar é lindíssima, assim como a sua versão do Conde de Monte Cristo. Ambos livros apresentam textura e ilustrações muito boas, além da grafia das fontes super agradável. Valem a pena!
@elienecelestino32626 жыл бұрын
Que resenha gostosa de se ver! Li esse livro quando tinha apenas 18. Hoje lembrando em uma conversa com a minha filha, comentando o quanto ela perde por não ler e mencionando o quanto chorei no final e minha intenção de relê_lo hj aos 41 para refrescar minha memória entendi o por quê chorei. O triste final me fez mergulhar tanto que parecia que eu estava lá.
@carolinabatista11873 жыл бұрын
Tenho 18 anos e terminei hoje a leitura. Chorei tanto! Também me senti assim, submersa.
@kimwicks55407 жыл бұрын
Victor Hugo é o rei que rege meu coração, só de falar em os Miseráveis chega me arrepio hahah
@anacarladebrito95767 жыл бұрын
Pena o youtube não ter a opção "amei"! Maravilhoso te ouvir, Tati! Oxalá tenhamos uma vida bem longa pra ler bastante! Teus vídeos me dão fome de leitura.
@sempreLero7 жыл бұрын
Tati, achei muito interessante o que voce apontou sobre o Victor Hugo usar verbos de ação para a cidade porque me fez lembrar dos textos que li sobre as reformas urbanas do século XIX (inclusive a de Paris, depois de 1850). muito do discurso dessas reformas se embasava em "humanizar" a cidade, usando os termos como artérias, coração e pulmão da cidade, também pensando em sanar as "doenças". não vai ter como vou ter que colocar esse livro na listinha pra ler o mais rápido possível!
@leonardopiodafonseca15007 жыл бұрын
Mariana Teixeira ,notável observação a sua, muito própria e pertinente,felicito a ambos por trazerem à luz este pormenor importantíssimo da obra,q ademais tão bem traduz e patenteia visos de um complexo de vicissitudes históricas e sociais dos mais característicos e decisivos,q entre outras coisas assinalaram progressivamente o transfigurar-se e apregoado humanizar-se das grandes metrópoles europeias,máxime na segunda metade do século 19...assim q após as dramáticas e tormentosas comoçoes revolucionárias e sociais de 1830 e 1848,afinal sufocadas,paris havia de ser logo submetida,pois,a uma profunda "intervenção cirúrgica, de alcance e caráter sobretudo saneador e urbanístico",-verdadeira e sugestiva humanização e espiritualização da futura"cidade luz"- obra cuja figura principal e mais proeminente, como se sabe, fora o famoso barão haussmann,q de fato pôs abaixo o q remanescia e persistia do enfermiço e socialmente proditório organismo-anatomia,vísceras,fisiologia e arcabouço- da velha cidade dos tempos do corcunda,dos tempos de rabelais,dos tempos de pascal,dos tempos em suma da revolução e das comunas,superposição de camadas e espectros históricos e imateriais q consubstanciavam todo o existir imêmore e venerando de paris...lembra-me agora q tbm a nossa antiga metrópole, lisboa,destruída pelos sismos e convulsões intestinas de novembro de 1755,fora por suposto renascida dos escombros,madrugando assim na obra e exemplo de recriação das capitais mais designadas e representativas do ocidente,e isto ainda nos meados do século 18(sob certos aspectos,pudera citar-se mesmo a londres de 1666,afligida pela peste,e,em sequência,pelo crepitar e espraiar-se de memorável incêndio)...outrossim o nosso rio de janeiro,então sob o governo presidencial de rodrigues alves e prefeitura de pereira passos,houvera igualmente de viver, nos primeiros anos do século xx,inspirados nos feitos do célebre alcaide parisiense- alarmado ante o recrudescer dos vagalhões das lutas e reivindicações populares,-a remodelação e refazimento da decadente e conventual cidade colonial luso-afro-fluminense,com o proverbial "bota abaixo",a demolição e remoção violenta dos seus cortiços,tugúrios,"cabeças de porco",betesgas infectas e maleitosas, históricas igrejas barrocas dos séculos 17 e 18,becos de baixa prostituição, pensões suspeitas ou degradadas-espaço e refúgio tradicional onde vivia e se acoutava portanto a gente humilde e trabalhadora do centro da cidade,.rasgando-se-lhe destarte sobre o corpo convulso e derrocado, da abafadiça e tortuosa cidadela dos vice-reis,-mercê de seus conventos e outeiros,"irmandades de pretos" e" pequenas Áfricas",-a abertura de grandes avenidas,vastas artérias de irrigação do fluxo urbano e cerebral,de cujo renovado complexo metropolitano, todavia,foram prontamente,e cuidadosamente,- afastadas e exiladas- as massas brutalizadas do povo pobre de ex-escravos e operários,q se puseram aos cambaleios a buscar guarida e morada nas encostas e rebordos dos aludidos outeiros e morros cariocas,origem maior das nossas favelas atuais...eis q tinhamos enfim boulevares parisienses à haussmann, exuberando aos fulgores tropicais do horto da tijuca e do nosso incomparável golfo da guanabara,a face supostamente renovada,espiritualizada,revascularizada,europeizada e revitalizada da capital federal da novel república,cabeça e sistema neural de todo Brasil, inaugurada em novembro de 1889.
@lazaroneto6176 жыл бұрын
Eu amo os comentários da Tati sobre os mais variados livros e fatos. Eles são muito enriquecedores!
@brunoschaves_7 жыл бұрын
A personagem principal é Paris. O coração é a Catedral de Notre Dame (o tanto de demoli - constrói pode ser visto como os percalços e evoluções que enfrentamos na vida). A alma são os parisienses (cada um para um canto, cada qual com suas vontades, todos com um destino para si). Será? ;)
@danirj776 жыл бұрын
bruno silva também vi assim
@romulomarin3132 Жыл бұрын
Uma questão que tb achei interessante no livro é a forma como o autor apresenta a substituição da arquitetura como forma de expressar conhecimento pela invenção do livro impresso.
@JoaoVictorCSouza-ll9cd7 жыл бұрын
Tem um outro romance muito bom do Victor Hugo (que é desconhecido por muitos), que é O Homem Que Ri.Vale a pena ler o livro e ver filme 1928.
@davidtppelin10115 жыл бұрын
dea foi a versão melhorada de esmeralda.
@wolverinenascimento3564 жыл бұрын
Depois que li "O último de um condenado", decidi lê outros livros do autor. Achei esse livro maravilhoso, embora considere "Os miseráveis" a obra prima do Hugo! Excepcional escritor!
@antonioemilio51795 жыл бұрын
Também li Notre Dame de Paris com o Google ao alcance da mão. Foi uma viagem no tempo gravada na imaginação. Simplesmente sensacional esse livro.
@m1n0g7 жыл бұрын
Tati, eu estava doida para que você fizesse esse vídeo, pois sempre fui apaixonada pela história do Corcunda (versão Disney) e mais ainda apaixonada pelo Claude Frollo. Quando me disseram que o Frollo do livro era ainda mais profundo e enigmático que o da Disney (por motivos óbvios), fui logo atrás do livro e comprei a tradução da Martin Claret, mas tive imensa dificuldade em ler o livro, tanta que cheguei a desistir, parecia que me faltava bagagem linguística, histórica e de técnicas de leitura - alias, foi tão maçante e traumatizante que cheguei a me questionar se eu ainda sabia ler. Vou tentar procurar essa versão do livro e dar mais uma chance, obrigada pelo vídeo.
@laisp72537 жыл бұрын
Ai que vontade de reler esse livro maravilhoso com esse vídeo. Li esse livro por ser apaixonada pela animação da disney, e como você falou, foi um choque a diferença de alguns personagens e da história em si. Eu gosto de dizer que a disney fez um "favor" ao Victor Hugo em mudar a personagem da Esmeralda, foi uma decepção ler que ela era essa adolescente troxona babando pelo Phebo, enquanto no filme ela é maravilhosa, sangue no olho, pisa no Frollo kkkk Sem dúvidas a Catedral é a personagem principal desse livro, quando um dia for para Paris, vai ser Notre-Dame rainha, Torre Eiffel nadinha, tamanho o amor que esse livro desperta por ela
@gladiadordestemido95145 жыл бұрын
Bom dia, boa tarde ou boa noite. Amigo(a) você poderia me ajudar a encontrar um filme do "Richard Harris" ( bem!!!! acho que foi com ele ) mas o ator fez o papel também, de um monge. E que nesse mesmo filme uma mulher é despida na frente dele; e por este motivo dai em diante começa o "inferno pra ela". Tem até uma parte que ele corta a linguá dela com uma tesoura. Creio que foi baseado também em um livro. Se vc puder me ajudar a achar este filme, desde já fico muitíssimo agradecido. ATÉ e fica com Deus!!!!!!!
@anabeatrizrausse57213 жыл бұрын
Acabei de ler! Livro fantástico! Mas como passei raiva com a paixão doentia da Esmeralda pelo Phoebus, nossa hahahaha Mas sensacional, valeu demais pela dica, Tati!
@luiz_aso7 жыл бұрын
Tem um filme de terror que se passa nas catacumbas de Paris, tem na Netflix. Se chama "Assim na terra como no inferno" recomendo Tati.
@williamferreiradelima88677 жыл бұрын
O ponto que eu mais amo no seu canal são os seus comentários sobre os livros. Livros que eu já vi em algum momento, já vi resenhas e outras coisas mas não fiquei com vontade de ler. Seus comentários são muito bons e empolgantes, eu tenho vontade de ler todos esses livros que você comenta mas que em algum momento não me despertou interesse! Parabéns pelo trabalho Tati, é muito sensacional
@MicaMartins7 жыл бұрын
Muito bom o vídeo, Tati. Passei meses esperando por ele, pois este ano meu clube de leitura também leu O Corcunda (alguns meses a atrás) e estava ansiosa pela sua visão da história. Eu gostei de Corcunda, mas não tive o mesmo prazer que você. Confesso que me cansava com as descrições da cidade e da Catedral, mas é porque eu não sou uma pessoa muito visual, então tinha que quebrar a cabeça para imaginar o lugar e não divagar enquanto lia. Os personagens em sua maioria são bem difíceis de gostar, mas volta e meia eu simpatizava com algum pensamento ou atitude de um e de outro (menos do irmão do Claude... Com exceção do final), mas, com certeza, o melhor personagem foi o Gringoire (tirando o capítulo de introdução dele, onde ele me cansou).
@bruna327107 жыл бұрын
Mica RM tive a mesma sensação que vc. Achei um saco a parte onde o autor detalhava a igreja e tal.
@debinhalokinha7 жыл бұрын
Tati, vc alegra meus domingos, só tomo meu café vendo seus vídeos! Te conheci no começo do ano e de lá pra cá tenho lido mto mais por sua causa! ❤️
@rosangelaqueiroz81357 жыл бұрын
Que livro! Uau! Amei! Achei o personagem Pierre Gringoire uma figura, todas as partes dele achava graça!😀 Agora aquele Claude Frollo que homem sinistro, Phoebus também. Tinha uma outra ideia de Quasímodo e Esmeralda. Enfim... Vitor Hugo me surpreendeu, com certeza o lerei mais.❤️📖❤️
@rafaelsqzbook6 жыл бұрын
A qualidade do áudio dos seus vídeos possivelmente seja o melhor, é muito boa, eu ouço praticamente tudo, até quando você folheia os papéis, sua respiração etc...
@AprendizdeLeitor7 жыл бұрын
Depois de ter lido 'Os Miseráveis', acho que este não será um desafio assim tão grande. Sempre gostei muito da adaptação da Disney, era muito mais dark que os restantes filmes, a banda sonora era belíssima, Quasimodo era um personagem principal encantador, aliado ao facto de se passar na maravilhosa (ou talvez não) cidade de Paris, como não gostar? Mais uma análise super interessante!
@grifandolivros7 жыл бұрын
Tati, o século XV faz parte da Idade Moderna, muitas das características que você mencionou fazem parte desse período (acusações de feitiçaria, por exemplo), a Idade Média, se a gente for parar pra colocar um "ponto final" nela, vai até o século XIII, por aí. Caso o assunto te interesse, recomendo o livro História do medo no Ocidente, do Jean Delumeau, é um livro fascinante sobre a história vista através da perspectiva do medo e o modo como Delumeau escreve o livro é muito fluído e de fácil compreensão, além de não ser maçante e trazer muitas informações interessantes. Muito boa a sua resenha, me deixou mais ansiosa ainda para ler esse livro, Victor Hugo é maravilhoso
@col.billkilgore43413 жыл бұрын
Muito bom! Redescobrir esses clássicos da literatura universal por meio de uma pessoa apaixonada por leitura.
@claucoelho5 жыл бұрын
Vi denovo!!! Amei este vídeo! Aproveitei o incêndio na Catedral e toda a comoção para obter meu exemplar. Quero entender a história da catedral. Obrigada Tati! Vc sempre me ajuda muito🤗🌸💞
@anacarolinafonsecacarvalho20115 жыл бұрын
Ótima resenha, acabei de ler o livro e gostei muito. Já tinha me apaixonando pela escrita do Victor Hugo em os miseráveis e tbm amo as digressões dele (algumas kk). Admito q me decepcionei um pouco cm a Esmeralda, achei ela uma pamonha da metade pro fim. E Gringoire melhor personagem! Torci mt por ele.
@marilucs7 жыл бұрын
Sugiro a todos que manjam de ingles assistir ao video da Lindsay Ellis: "The Case of Disney's the Hunckback of Notre Dame" É uma analise dos filmes mas tem muita informaçao legal! Adorei o video Tati! ♡
@msjulianosimon7 жыл бұрын
Esse video é muito bom
@leonardofreitas53752 жыл бұрын
Achei interessante a descrição que o autor faz da importância da Arquitetura na história da Humanidade. Como os momumentos condensam símbolos e valores e transmitem isso para as pessoas ao longo das gerações. É uma espécia de "livro a céu aberto". A descrição de como Paris nasceu (se me lembro bem, na Ilha de la Cité) e foi se espandindo em torno do rio Sena também é interessante. Acho que o enredo de Os Miseráveis e Trabalhadores do Mar superam muitíssimo o Corcunda de Notre Dame.
@susanabuck11666 жыл бұрын
Acabei de reler o livro. Maravilhoso, Victor Hugo, genial como sempre, me fez devorar seu livro e perceber aspectos que eu não havia notado quando li o romance há quase trinta anos . Era adolescente e só meio que prestei atenção mesmo no romance entre os personagens. Nessa releitura, deliciei - me com as descrições da Paris medieval, com a crítica à corrupção dos clérigos, dos nobres e do rei mesmo. Na minha opinião, a personagem central é mesmo a catedral de Notre Dame e sua imponência reinando e meio que oprimindo a cidade. Recomendo a leitura a todos. Tem citações em francês e latim, mas são traduzidas primorosamente. Obrigada, Tati. Seu vídeo me incentivou a reler a obra ,valeu
@beatriz.spinelli5 жыл бұрын
Estou começando a ler esse livro. E aproveitei e vim rever sua resenha. Simplesmente maravilhosa! Eu vou até reler o primeiro capítulo, acho que não dei a ele a devida importância. Amei mais ainda esse vídeo agora que estou tendo contato com a obra. Beijo.
@gladiadordestemido95145 жыл бұрын
Bom dia, boa tarde ou boa noite. Amigo(a) você poderia me ajudar a encontrar um filme do "Richard Harris" ( bem!!!! acho que foi com ele ) mas o ator fez o papel também, de um monge. E que nesse mesmo filme uma mulher é despida na frente dele; e por este motivo dai em diante começa o "inferno pra ela". Tem até uma parte que ele corta a linguá dela com uma tesoura. Creio que foi baseado também em um livro. Se vc puder me ajudar a achar este filme, desde já fico muitíssimo agradecido. ATÉ e fica com Deus!!!!!!!
@elianasouza98632 жыл бұрын
Obrigada, Tatiana! Eu havia desistido de ler esse livro por conta de muitas resenhas que vi dizendo que não gostaram do livro pq ele é muito descritivo...e eu caí nessa!Mas vc me fez mudar de idéia,quero corrigir esse erro, afinal é Vítor Hugo. Obs: Os comentários tbm me ajudaram muito.
@fernandagiffoni51147 жыл бұрын
Viva!!! Dupla felicidade, vídeo no café da manhã de domingo e sobre o livro que esperei o ano todo!!! Eu AMO esse livro, a história é bem mais pesada do que a gente imagina. O final da Esmeralda é chocante e a ação final que se passa na catedral é de tirar o fôlego! Espetacular!
@solsilva29443 жыл бұрын
Terminei de ler há dois dias e ainda não tenho palavras para expressar o que li! Não espera o final que o autor deu para as personagens. Concordo contigo: o final é de cortar o coração!
@arthurmonteiro55907 жыл бұрын
Melhor canal, dá estímulo ler os livros comentados! 😍
@am.i.ana.4 жыл бұрын
o ballet de repertório (esmeralda) é mais fiel ao livro, lindo, rico e com variações difíceis... perfeito 💕
@am.i.ana.4 жыл бұрын
link da peça: kzbin.info/www/bejne/bp7Wh6euZsmIfNk
@thiagocoutinho74007 жыл бұрын
Livro apaixonante. Li ano passado e nunca me esqueço das últimas duas frases. Cruel e realista.
@glendasouza81757 жыл бұрын
O final desse livro roubou meu coração. ❤️ Um dos melhores livros que já li na vida.
@matheusutim7 жыл бұрын
Tatiana, já era apaixonado no seu canal e tinha um tempinho que já não via seus vídeos. AMEI essa abertura nova e essa logo. 😍 TO APAIXONADAAAA
@renatasantossilva95497 жыл бұрын
Só observo a capacidade de Tatiana em convencer a ler alguns livros que nunca tive vontade de ler...hahaha Já tinha dito mais de uma vez que não ia ler esse livro, aí termino de ver o vídeo e coloco o livro na minha lista de desejados :)
@FranciscodeAssisDorneles4 жыл бұрын
Sou poeta e posso dizer, discípulo de Victor Hugo. Terminei esta semana de ler O corcunda de Notre Dame. Você falando sobre o desenho da Disney, cito também um filme que vi de 1982 (?). Este romance é muito forte para crianças, por isso que dá para entender não seguirem a risco a narrativa. Aquele final deixa qualquer criança com trauma pelo resto da vida. Sobre o filme que citei acima, um desperdício; nada haver com o romance. Mudaram o final, não tem a mãe da Esmeralda. Foi há um tempo atrás que tentei ler esta obra, porém, não estava rendendo, agora foi. Sim, vejo a Catedral como a personagem principal. A sua arquitetura é muito trabalhada pelo Víctor Hugo. Achei interessante ele monstrar que as grades obras tem outras semelhantes por baixo. São as masmorras, os calabouços, sub mundo de sofrimentos. Me fez lembrar o filme Metrópole. Fechado, vejo esta obra como um ensaio para a grande obra Os Miseráveis.
@ekaterinaalexandrovnashche34164 жыл бұрын
O título do livro não é nem O corcunda de Notre Dame, mas Notre dame de Paris e a catedral é o personagem principal. Em 1869 Victor Hugo retomou com um novo romance, esse sim o foco é um protagonista deformado, O homem que ri. Nenhuma adaptação em si fez justiça ao livro, eu me lembro que a versão de 1923 aparece a mãe da Esmeralda. Cineasta tem a mania de achar quepode melhorar o original, mas com Victor Hugo é impossivel e ai vemos essas adaptações grosseiras.
@FranciscodeAssisDorneles4 жыл бұрын
@@ekaterinaalexandrovnashche3416 Verdade, isso mesmo. Agora quanto ao desenho é a gente perdoa, visto que é para crianças. Abração
@l.flovelace16994 жыл бұрын
Eu estou querendo começar a ler as obras de Victor Hugo, mas não sei ao certo por qual livro começar. O corcunda de Notre Dame seria uma boa?
@hemersonmendesadm7 жыл бұрын
A gente leu praticamente no mesmo período ^^ Terminei hoje e já corri aqui pra ver eu vídeo. Adorei! Não tanto como o miseráveis mas amei, Victor Hugo é incrível. A forma como esse homem conecta os personagens é muito foda. PS: Tbm fui engando hehe
@claudiachristinavictorinob37205 жыл бұрын
Adoro suas postagens, você nos faz desejar muito ler o livro. Estou lendo Os Miseráveis, lendo não, degustando porque é uma delícia, depois vou ler O Corcunda de Notre Dame com certeza.
@vanessac.s.vieira5817 жыл бұрын
Adorei sua resenha! Sobre as catacumbas de Paris, há possibilidade de você fazer um passeio por lá. Eu não fiz o passeio, mas deve ser bem legal!
@thaais.f7 жыл бұрын
Socorro Tati! Como você conseguiu ler esse livro em 10 dias? Choreeei! Hahahah Comecei o meu dia 1ª também, mas ainda estou na metade do livro dois 😐 Mas a minha edição é a de bolso. De qualquer forma, estou adorando! Adorei as descrições que o autor faz logo no começo. Pretendo ano que vem me aventurar em “Os Miseráveis”, então acho que foi uma ótima escolha para iniciar a leitura de Victor Hugo por este livro. Após finalizar a leitura assistirei o vídeo novamente. Hehe ;)
@saraholiveira17366 жыл бұрын
Neste exato momento terminei de ler essa maravilhosa obra, confesso que também me senti enganada..quando estava lendo, sem querer, abri na página que intitulava "casamento de Quasímodo" e pensei "nossa, peguei um baita spoiler, agora já sei o final da história". De novo enganada. Chorei horrores com este fim trágico e de cortar mesmo os corações! Mas fiquei apaixonada pela inteligência da escrita do Victor Hugo❤ obrigada pela resenha incrível!
@Not-So-GrandPianist7 жыл бұрын
Já li o corcunda de notre dame ha um tempao! Eu lembro q demorei demais pq o inicio é mto chato (totalmentr pulei a descrição da paris medieval hahahah) mas pelo final vale mto a pena ler! É mto diferente mesmo da versão da disney, mas se a disney quisesse ser fiel à historia original, acho q nao seria um filme pra crianças..
@cyntiamachado41427 жыл бұрын
Isabela Nascimento Eu comecei a ler no começo do ano e desisti. Se não me engano, no primeiro capítulo. Fiquei muito confusa kkk . talvez eu dê uma segunda chance...
@amkegeoword93935 жыл бұрын
Não seria... mas eu acho mto bom a Disney ter feito. Não tinha que ser igual o original; é uma adaptação! Além disso, fizeram de outros filmes e ninguém reclamou da adaptação. Além disso... eu tô meio desconcertada em saber que o Quasimodo morre no original pelo Frollo... sério: parece que tu cria um afeto enorme pelo personagem.
@celiseteixeiradefreitas3708 Жыл бұрын
Quase desisti no começo...só depois das 100 paginas é q dá uma melhorada...
@vanessacamargo667 жыл бұрын
Olá Tati! Vi um documentário sobre as Catacumbas de Paris que dizia o seguinte: os cemitérios mal posicionados estavam contaminando as águas da cidades, por isso, ganharam outro destino. Os ossos foram armazenadas porque a igreja não permitiu que se desfizessem dos restos mortais de outra maneira. Abraços
@carlacarmo257 жыл бұрын
Li esse livro na adolescência, mas achei a capa dessa sua edição tão linda que vou comprar e aproveitar para reler!
@RodrigoCastroAngelo7 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Sobre a comparação com o filme da Disney, tem um vídeo no KZbin que comenta sobre as mudanças que essa história sofreu ao longo dos anos. Teve várias adaptações, pra várias mídias, e todas elas mudavam um pouco (seguindo a máxima 'quem conta um conto, aumenta um ponto'), inclusive o Victor Hugo fez uma adaptação pro teatro que era diferente do livro em alguns aspectos. Daí quando a Disney resolveu fazer um filme dessa história, meio que tiveram que escolher uma versão e trabalhar em cima dela.
@RodrigoCastroAngelo7 жыл бұрын
O vídeo que eu mencionei é da Lindsay Ellis: kzbin.info/www/bejne/d3qsiKxpib9km6s
@CharlesCantor6 жыл бұрын
Acabei de ler o livro. Achei uma história genial, um enredo emocionante e um final macabro que confesso que me deu um frio na espinha. É possível notar tbm em Claude Frollo a inclinação que Vitor Hugo possuía pelo espiritismo e pelo ocultismo, pois esse personagem, após sugar todo o conhecimento permitido, passa a envolver-se com hermetismo e alquimia. É interessante notar a complexidade de sua personalidade visto que era o arquidiácono da Catedral, mas faz todos os seus experimentos alquimicos em busca da pedra filosofal dentro da própria Catedral, num aposento secreto. Enfim, leia... palavras não definem a grandiosidade desse livro.
@arthurrq27 жыл бұрын
aaaaaaaaa eu li em fevereiro e passei o ano todo esperando por essa resenha. E, como sempre, foi otima 😍
@laryssacosta42137 жыл бұрын
"ok, fui enganada" kkkkkkk ♥
@Rodrigo_Oliveira.7 жыл бұрын
Quero muito ler esse clássico. A capa dessa edição é um luxo que chama ainda mais a atenção pra uma história fascinante. Não me senti enganado pela Disney, porque eu já sabia que ia ser uma adaptação que pudesse tranquilamente ser vista por toda a família. Aliás até fiquei espantado quando li em uma revista em meados dos anos 90 que a Disney adaptaria o Corcunda. Mesmo nunca tendo lido esse livro, lembro de ter visto algum filme baseado nele quando era pequeno, e era uma trama pesada.
@andreyzwan57447 жыл бұрын
TATI SEU CABELO TA LINDOOOOOO!
@saramaria44186 жыл бұрын
Tati, estou lendo este livro e nossa a parte da descrição arquitetônica de notre drame e da Paris medieval é um tanto cansativo, e sim eu estou um tanto perdida nesse livro kkkkkkkkk
@anaveiga1147 жыл бұрын
Anos atrás, antes de ler esse livro, folheei as últimas páginas. Fiquei impactada e pensei "preciso saber como os personagens chegaram a esse ponto".
@nicellejuliana7 жыл бұрын
Tati vc deixa minhas manhãs de domingo muito melhor! Sempre tive curiosidade em relação a esse livro, já vai entrar na minha lista. :)
@LIDIANE.F_SANTOS7 жыл бұрын
Vc pretende ler "o homem que ri" tbm de victor Hugo???? É outro romance dele q traz muitas coisas historicas q eu desconhecia e são muito interessantes.... Recomendo
@yuripimenta65566 жыл бұрын
Eu sempre quis ler O Corcunda de Notre Dame por causa do desenho, essa e Mulan são minhas animações preferidas da Disney. Já tinha noção de que o livro era mais pesado, mas o desenho também é bastante sombrio para o padrão Disney. Do Victor Hugo, eu li Os Miseráveis e gostei bastante.
@miguelguel43777 жыл бұрын
Ansioso pelos 12 livros para 2018 !!
@fabianebia78857 жыл бұрын
Somos dois!!!
@justinianoneto87967 жыл бұрын
Li esse livro quando tinha 14 anos na mesma época em que li Os Três Mosquiteiros, mas, lembro que era uma edição condensada. Agora aos 48 tenho que voltar a ler, completa. Obrigado Tati por esse vídeo maravilhoso. Adoro a época medieval.
@msterciotte7 жыл бұрын
Esperei o ano inteiro esse vídeo!!! \o/ E amei! Odiei minha primeira leitura desse livro, mas acho que foi por 2 motivos: quebrar tudo que a Disney enfiou na minha cabeça (mas no final das contas, até achei interessante); e principalmente por ter lido durante a recuperação de uma cirurgia (acho que eu devia ter lido um YA mamão com açúcar e não esse livro soco no estômago). Enfim, achei que o Victor Hugo não nos poupa de nada nessa história e vou reler assim que meu ranço do Corcunda passar... Vou ler Os Miseráveis ano que vem pra ver se ajuda a ter mais apreço pelo autor!
@marina.nunesc7 жыл бұрын
Tatiii, faz um vídeo atualizando o Desafio da Rory Gilmore; quais tu lestes e os que pretendes ler, please!!
@kksjdr15 ай бұрын
Fui ver o desenho da Disney só depois de acabar de ler o livro. Não tinha assistido ainda. E amei ver, pelo olhar da Disney, as cenas que imaginei, pelo menos a Paris medieval e a cena do chumbo incandescente caindo das gárgulas!!! Que cena!!! 🤌🏻 Livraço!
@kksjdr15 ай бұрын
Aliás ela está agora (2024!) na fase final da reforma! E vai ser uma grande festa esta reinauguração depois do incêndio que quase a destruiu.
@luizalcantara6 жыл бұрын
Acabei de ler o livro. De inicio me senti enganada pela disney mas depois separei completamente as histórias, são ambas interessantes mas o livro é muito mais pesado e melhor! Gostei da observação em relação à peça, não havia reparado nisso! Vou voltar no capítulo e reler! Boa crítica!!
@selmamartinsmartins40275 жыл бұрын
Amei a resenha ! Parabéns Tatiana !
@mgsousa277 жыл бұрын
Tati, sim me sentir muito enganada (kkk). Confesso que passei admirar o Frollo, pois como você explicou é um personagem complexo e muito humano que se perde por amor ou cobiça na história. Odiei o Phoebus, e definitivamente fiquei com raiva mortal da Esmeralda (não posso falar o porque, mas acho que você entenderá ). Como você disse no final além de Notre Dame o personagem principal dessa história é Gringoire. Parabéns pelo canal!
@isabelearagaki80157 жыл бұрын
Adorei o vídeo! Tem um musical francês chamado "Notre Dame de Paris" sobre esse livro e é maravilhoso! Recomendo
@Kauane1117 жыл бұрын
Oi, Tati! Você já leu alguma coisa da Colleen McCullough? Dificilmente vejo alguém falando sobre ela, apesar de Pássaros Feridos ter rendido uma minissérie, se não me engano. Li há alguns anos O Toque de Midas e gostei bastante. Beijos, adoro você e seus vídeos!
@ProsaseAlgoMais7 жыл бұрын
Oi Tati! Já fiquei morrendo de vontade de ler O Corcunda de Notre Dame. Li Os Miseráveis em 2015 e amei, se tornou livro da vida e fiquei apaixonada pela escrita do Victor Hugo. Preciso muito voltar a ler esse grande escritor e mais uma vez você me deixa com vontade de largar tudo e pegar um livro. Beijos Fran Borges
@duolipe4264 жыл бұрын
Ontem revi o filme da Disney e fiquei com vontade de ler o livro, que com certeza farei! Amei a resenha
@estiloRihanna7 жыл бұрын
Peguei esse livro por causa de outra booktuber, mas estava ansiosa por sua resenha.
@quinhavieri21787 жыл бұрын
Eu lembro de ler no ens médio. Fiquei traumatizada! 😅 Chorei demais com o fim da Esmeralda. Passei raiva demais com o Phoebus!
@amkegeoword93935 жыл бұрын
Mas ela não morre, né? Ela mata o Frollo, se não me engano, dps dele matar o Quasimodo 😭
@thaisbarbosadeoliveira79627 жыл бұрын
Já curti, vou correndo preparar o café para assistir❤
@Wessgomes7 жыл бұрын
Thaís Barbosa de Oliveira Café 💙
@TatiSocunha14 күн бұрын
Esmeralda é a misericórdia que sucumbiu frente ao mal😢
@L-Slayer2 жыл бұрын
Tenho e recomendo essa edição fantástica .. ed zahar .. trabalho primoroso
@rosianeoliveira94472 жыл бұрын
Me interessei em ler o" corcunda " depois de ter lido os miseráveis ( do qual me apaixonei) ao ler depois de ter assistido ao filme, quando comentei com o meu sobrinho que faz arquitetura,ele me disse que o professor havia indicado mesmo pra eles lerem também...eu me diverti muito com os personagens a ponto de rir sozinha, enquanto lia...e chorei grossas lágrimas,com a história da mãe com o " sapatinho", por vezes quis abandonar a leitura, por me sentir até " torturada", mais fiquei presa a trama...e fui até o final surpreendente...nossa quis " matar o autor por matar quase todos os personagens" que pra mim só se redimiu deixando viver Djali ❤️eu desejei muito ler essa história...me realizei, agora quero a biografia de Victor Hugo, já estou me preparando pra " tortura 😰🙄
@anacarlacampos024 жыл бұрын
Eu amo terminar a leitura e vir aqui ver sei vídeo, acrescenta tanta coisa!! Amei❤️
@Valdsontfilho3 жыл бұрын
Ainda não li esse livro. E O Corcunda de Notre Dame foi o primeiro filme que vi no cinema.
@ViMAXina4 жыл бұрын
O Max Petterson (KZbinr que mora em Paris) fez, recentemente, um vídeo sobre as catacumbas de Paris.
@dalmataalbino7 жыл бұрын
Eu amo demais esse livro! Tive o prazer de ler esse ano e posso considerar meu primeiro clássico e fiquei super feliz com a oportunidade! 😍 A Disney me enganou direitinho kkkkkkk e eu com certeza acho que a personagem principal seja a Catedral! Livro incrível!
@evelynsilva16987 жыл бұрын
Oiee!!! Terminei o livro ontem e vim aqui ver o vídeo. Só um comentário, eu passei os 20% finais do livro morrendo de preocupação com a Djali e tive que devorar o final do livro de tanta agonia!!!Gringoire melhor personagem, fez exatamente o que eu faria...rsrsrsrs...Beijos Tati!!!! Ótimo vídeo!! ;) ps: (Sim, a disney me enganou direitinho, rs)
@maritinamoreira89497 жыл бұрын
Tati! Amei esse vídeo é fiquei muito curiosa pra ler, obrigada pela dica!
@suzishiro42747 жыл бұрын
Que livro! Que autor! Li Corcunda mês passado e esse mês terminei Os miseráveis e estou apaixonada pela escrita. Sim!!! Também me senti engana pela Disney rs.
@ricardobauler22762 жыл бұрын
Eu amo o livro (li três vezes e, inclusive, acabei de ler esta versão da Zahar) e também amo o desenho. Porque os dois são maravilhosos e têm muito valor - porém não têm nada a ver um com outro, haha.
@mazoonzunaal-mashani98997 жыл бұрын
Tenho esse livro aqui e simplesmente ainda não tive tempo para ler por conta da faculdade esperando minha férias para ler tanto ele como os miseráveis
@amandavincotoneti87603 жыл бұрын
Eu li O Corcunda de Notre Dame e gostei muito. Agora estou terminando Os Miseráveis (faltam umas 300 páginas)
@juliohenriquebaltazar32757 жыл бұрын
Leia os trabalhadores do mar, por favor!!!!
@querenhapuque67427 жыл бұрын
Julio Henrique Baltazar Maravilhoso esse, na minha opnião o melhor do Victor Hugo, atrás de "Os Miseraveis", apenas! há, há!
@MsPaul20057 жыл бұрын
Tomar cafe e assistir o video da Tati e uma otima maneira de comecar meu domingo
@otaviominecraft136 жыл бұрын
Eu olho primeiro as resenhas depois vou ler o livro . Desculpe os erros ortográficos estou entrando agora nesse mundo literário e amando..♥️♥️♥️♥️
@Katiacristina932 жыл бұрын
O desenho da Disney faz da adaptação na realidade dessas obras clássicas pelo fato de retratarem alguns fatos pesados da época o que a muitos séculos atrás não existia muito esse tipo de preocupação, eu acho !!!!
@anamonteiro39377 жыл бұрын
Tati acho q a festividade que você não conseguiu identificar no livro em que eles nomeiam o papa dos bobos, provavelmente é algum comemoração relacionada ao carnaval europeu. Lembrei de uma leitura que fiz de "Cultura popular na idade media e no renascimento" de Bakhtin em quero autor fala sobre a nomeação do rei dos bobos que ocorre durante o carnaval medieval, que por sinal durava meses... Enfim. Amei o vídeo, só me deu mais vontade de pegar minha edição pra ler. :D